sábado, 27 de outubro de 2012

Brasileira de 61 anos dá à luz casal de gémeos

 


por Graciosa SilvaHoje

A mulher no hospital, acompanhada do marido.
A mulher no hospital, acompanhada do marido. Fotografia © DR
Uma mulher brasileira, atualmente com 61 anos, passou as duas últimas décadas a tentar engravidar. Conseguiu através de inseminação artificial e foi mãe de gémeos na passada terça-feira.
Antonia Leticia Rovati Asti diz a um jornal local do Brasil que "nunca pensou em desistir". A mulher de 61 anos deu à luz no Hospital de São Lucas, em Santos, no litoral de São Paulo.
"Estou muito feliz. Realizei o meu sonho de ser mãe. Tenho de agradecer a Deus e ao meu médico. Lutei bastante, mas com a graça de Deus, consegui. Todos os que querem alcançar uma vitória precisam de lutar. Em nenhum momento pensei em desistir. Sempre quis ser mãe. Nós não tínhamos muitas condições, mas economizamos muito para poder realizar o nosso sonho", contou a brasileira.
Apesar da idade avançada, Antónia diz que se sente bem de saúde e que está apta para cuidar dos dois bebés: "Estou ótima. Tenho muita disposição para tratar deles. Não me considero com 61 anos, acho que a minha data de nascimento está errada", brinca.
José César Asti, pai das crianças, apoiou a esposa desde o início e em todas as etapas do tratamento. O marceneiro escolheu o nome de Roberto para o menino, enquanto a mãe decidiu chamar Sofia à menina. O pai conta que se emocionou bastante quando viu os seus filhos pela primeira vez: "A emoção é muito forte."
De acordo com Marco António Antun, diretor clínico do hospital, apesar da gravidez de risco, os bebés estão bem: "A mãe foi atendida em boas condições e está bem, apesar de o risco muito grande que a gestação em idade avançada pode trazer. Os bebés também estão bem. Apesar de a mãe já ter tido alta eles ficarão no hospital até atingirem o peso ideal".
Sofia e Roberto nasceram às 22:30 do dia 23 de Outubro, de cesariana e pesando apenas 900 gramas cada um. Na data do nascimento os bebés tinham apenas 31 semanas de gestação (menos de oito meses) já que o parto teve de ser adiantado devido a um problema de hipertensão na mãe.

 

Sem comentários: