segunda-feira, 12 de setembro de 2016

MEDIADORES INTERNACIONAIS JÁ ESTÃO (DE NOVO) EM MOÇAMBIQUE


Os mediadores internacionais cumpriram com a sua palavra e pontualmente regressaram a Moçambique ontem domingo e encontram - se em Maputo. Portanto o diálogo retoma hoje segunda - feira, 12/09/16, coincidentemente, é o dia que a frelimo atentou contra a vida do líder da renamo no ano passado em Chibata.Acreditamos que a retomada do diálogo correrá de melhor forma.
Na sua visita a Gaza o Nyusi prometeu ao povo local que faria tudo para terminar o conflito militar que assola o país neste momento. Mas o Nyusi não disse que o diálogo iria terminar com o conflito militar mas que faria todo o esforço para se encontrar com o presidente da Renamo e ele tem a "máxima certeza" que basta encontrar se com o líder da Renamo, o conflito militar acaba no mesmo dia.
Achamos que isto é propaganda do Nyusi, porque ele já se encontrou com o líder da Renamo em Maputo, onde fizeram um acordo verbal sobre as autarquias provinciais. O acordo foi em 05/02/2015. Mas volvido um mês, o mesmo Nyusi andou pelas províncias a desqualificar o acordo e acusando Afonso Dhlakama de querer dividir o país, por isso não se pode confiar neste senhor. O encontro entre os dois líderes partidários só será efectuado depois de tudo ser posto em prática.
O que podemos esperar é um diálogo sério e construtivo entre a Frelimo e a Renamo com a mediação internacional e que consiga trazer a paz que todos almejamos mas isto só será possível se o primeiro ponto da agenda ("governação da Renamo nas 6 provincias") for ratificado pela Assembleia da Republica e implementado, sobretudo a nomeação imediata dos governadores, administradores, etc da Renamo; a reestruturação das forças armadas (FADM e FIR), principalmente a colocação dos comandantes da Renamo nos lugares de chefia para criar equilíbrio entre os elementos da Frelimo e da Renamo assim como a entrada dos homens da Renamo na polícia da República (PRM) e o segurança do estado (SISE), tudo isto visa que estas instituições sejam apartidárias, isto é, deixam de servir os interesses criminosos da Frelimo como tem sido apanágio.
Se tudo for resolvido durante este mês de Setembro, a paz pode ser alcançada antes do dia 30 porque o que a Renamo exige é legítimo. O monopólio da Frelimo deve acabar, porque este país deve ter alternância governativa. A proposta da Renamo foi o meio termo encontrado para se resolver o diferendo eleitoral já que a Frelimo, depois de perder as eleições, recusou se abdicar do poder e enviou vários contigentes militares para esmagar o vencedor. A Renamo jamais iria tolerar esta grotesca violação das regras democráticas.
NOTA:
Atenção:
Não há nenhuma base ou quartel da Renamo assaltado em Morrumbala, isto é mentira do tamanho da Serra da Gorongoza. Houve um 'end game' em Morrumbala. Em Sabe quase já não há tropas da frelimo, a maioria fugiu para Nzero. Temos confirmação que as perdizes ouviram as falsas propagandas da Frelimo sobre o suposto assalto a sua base e estão furiosas e prometem aniquilar totalmente o remanescente das tropas da agora muito frágil posição de Sabe (depois do ataque e assalto a esta posição na última sexta feira muitos desertaram e continuam a desertar) e garantem que vão espetar algumas cabeças dos cadaveres dos militares e coloca las ao longo da estrada para que ninguém mais tenha dúvidas da sua superioridade militar.
UNAY CAMBUMA
SERÁ QUE A FRELIMO VAI CEDER OU USAR-SE-A FORÇA DAS ARMAS? TUDO VAI DEPENDER DA FRELIMO NA MESA DO DIÁLOGO MAS A GOVERNAÇÃO DAS 6 PROVINCIAS É IRREVERSÍVEL!
Boa tarde Moçambique!
Mediadores internacionais honraram com sua palavra tal como prometeram da última vez que regressaram aos seus paises. Estão de novo em Moçambique e em prontidão para dar continuidade na mediação das negociações em curso entre o governo da Frelimo e o maior partido da oposição Moçambicana (Resistência Nacional Moçambicana). O povo Moçambicano aguarda com tanta expectativa um acordo entre as partes as partes que culminará com o restabelecimento de uma paz efectiva e duradoura em Moçambique. Em importante referir que as negociações em curso visam ultrapassar os últimos contornos eleitorais. Dhlakama não usa a força das armas para alcançar o seu objectivo que é de libertar o povo mas poderá vir a usar caso necessário. A frelimo roubou os votos e voltou a alinhar contigentes militares para perseguir e matar o vencedor no centro do país. Desde que as hostilidades militares recomeçaram em Fevereiro passado, Os comandos das Forças Revolucionárias de Moçambique lutam essencialmente na defensiva, salvo alguns ataques "preventivos". Como dizem as perdizes, apenas deram um "cheirinho" tanto em Morrumbala assim como em satundjira. Aliás, antes de encetar tentativas de ataques e assaltos a serra da gorongosa assim como em Morrumbala, as perdizes disseram que as brincadeiras da Frelimo culminariam com assalto e destruição de algumas bases e assim aconteceu. Em Sabe-Morrumba depois de bombardeamentos cegos as perdizes massacraram e persiguiram as tropas da Frelimo até sua base em sabe que culminou com assalto e recolha de quantidades considerável de armas visto que a maior dos sobriviventes fugiram desarmados e havia um stock de munições na posição de sabe. Dhlakama é um homem da paz e sempre foi um homem da paz. A frelimo é que não pela paz. Recorde se que num passado muito recente a Frelimo através do General Caduto Jacinto Veloso cedeu as 6 provincias e mais tarde virou disco, descordando um acordo por ele assinado mas para Renamo esse ponto já foi ultrapassado com sucesso. E importante referir que a Renamo não irá tolerar brincadeiras desta vez na mesa do diálogo. Nyuse diz que está disponível para dialogar com o líder da Renamo com vista a um alcance da paz efectiva. E uma propaganda isso. Ele se esqueceu de que o líder da Renamo saiu da Beira a Maputo onde assinou se um acordo verbal do projecto das autarquias provincias e como se não bastasse mais tarde saiu e fez uma propaganda barata, acusando o líder da Renamo de querer dividir o país. Não há por se debater porque a frelimo tem em consciência o que realmente a Renamo quer. Se é que estão pela paz, veremos na mesa do diálogo. Volto a repetir, se a Frelimo quiser brincar vai recorrer a união europeia pois militarmente não é capaz de derrubar a Renamo. A Renamo vai atacar e assaltar todos quartéis com maior aglomeração das suas melicias mal treinadas em difinitivo e assim sendo os governadores por si e sem uso da Força vão abandonar os palácios e regressar a Maputo.
Nota:
A informação que dá conta do assalto ao quartel da Renamo em Morrumbala é uma propaganda barata. A Renamo não tem base muito menos quartel em Morrumbala. O quartel da Renamo foi instalada num lugar estratégico e super protegido com unhas e garras. E uma base muito perigosa do que a da serra de gorongosa. De salientar que 90% da população do distrito em alusão não sabe é nem nunca ouviu falar-se da tal base. 2% são líderes comunitários e secretários dos bairros que desconfiam e forcecem dados errados aos seus superiores e os 8% são comandos das Forças Revolucionárias de Moçambique que por sua vez repelem batalhões e batalhões das tropas conjuntas da Frelimo.
General Nitafa.
12 de Setembro de 2016!
GostoMostrar mais reações
Comentar
25 comentários
Comentários
Calisto Meque Meque Vamos aguardar, o povo não ser refém de um grupo de bandidos armados, se frelimo não aceita essa facilidade e chance que a renamo está dando o povo vais fazer justiça.
GostoResponder14 h
Nitafa Nitafa Nomo Tudo vai depender da Frelimo!
GostoResponder3 h
Barao Junior Cuambe Em torno dos ataques entre a RENAMO e a FRELIMO, está surgindo diversidade de opiniões, que algumas considero como falsas, minutos atrás, a um jornalzinho que chama - se TVE24 que publicou uma informação alegando que a RENAMO usa o fardamento das FDS p...Ver mais
GostoResponder23 h
Antonio Memba Se os homens da frelimo nao assistem a novela os DEZ MANDAMENTO o problema e deles para salvar o egipto dependeu de rei,e pela teimosia do rei o que aconteceu?entao o presidente do povo mocambicano e da revolucao e o moises salvador do povo mocambicano,e o nyusi quem sera?
GostoResponder23 h
Titos Filipe David Simango Mas nao ultrapassar setembro por favour meus defensores generais rangers vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa e forçaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
GostoResponder3 h
Gil Aviso Sabonete Realmente Barao Jr.
GostoResponder3 h
Canibal Justiceiro Vivaaaaaaaa
GostoResponder3 h
GostoResponder13 h
Victoria Mavie isso ai
GostoResponder3 h
Quisa Netypwa Augusto Augusto Viva viva a vitoria, e certa.
GostoResponder2 h
Alberto Lucas Miambo A uniao faz a força
GostoResponder2 h
Monteiro Malengua Abaixo a Frelimo, Abaixo a Renamo, Abaixo a MDM, Abaixo os outros Partidos Politocos e VIVA O POVO MOCAMBICANO. nos e que somos os donos deste deste Pais e so Querermos (juntos conseguimos LIbertar este Pais)
GostoResponder12 h
Tonny Maphosa Xtamos indo vivaaaaaaaaaaa
GostoResponder2 h
Julio Maunze kkkkkk a frelimo deve deixar de mamipular bocas das pessoas manipular armas si bem k sao fortes capaz de acabar com a renamo,ai vem a minha pergunta como é possivel comandos da renamo usar fardamento das fds para matar a população? 2 onde a renama leva esse fardamento? tudo mintira da frelimo, meus senhores nao pensem k Moçambique de hoje é aquele de 1975 devem saber k agora xtamos no século xxi ou por outra xtao a tentar imformar os familiar dos militar k vossos filhos xtao acabar com a renamo? porque onde assalta fardamento para a força adversaria usar é sinal de k a renamo dispiu os cadáveres das fds,ishii tou a ficar sem palavras, meus pais ajudem mi analisar bem este assunto talvez eu xteja erraddo na quilo q xtou a pensar..
GostoResponder2 h
Jose Majasse Dombe Resistentes sempre Resistentes.
GostoResponder2 h
Muemede Anselmo General sera k o ponto dificir é as 6autonoma ou o monstro vivo ceder todas arma inclusive santuario sagrado d serra?
GostoResponder12 h
Unay Cambuma a frelimo se existe na sua sede em Maputo. A frelimo ja nao e nada, ja acabou.
GostoResponder1 h
Unay Cambuma Se a frelimo brincar nas negociações vai cair pela forcas das armas e seea tiro e queda porque o seu exército foi destrocado. Alguem devia se perguntar porque ja nao vucu vucu nas colunas de Muxungue ha quase uma semana. Pensam que a Renamo apesar esta a comer maçaroca assada em Morrumbala e em Gorongosa?
GostoResponder11 h
Unay Cambuma As tropas da frelimo que restaram sao verdadeiras catorzinhas inofensivas. Até da pena.
GostoResponder1 h
Jose Majasse Dombe Unay Cambuma Quer me dizer que poderão vir a ceder?
GostoResponder11 h
Nitafa Nitafa Nomo Uma vez Resistente, Resistente para sempre!
Filipe Augusto Natal Viva papa dhlakama com os generer e com todos resistente de mocambique estamos na oracao para converter nas negociasoa viva renamo.
GostoResponder
BREAKING!
GRUPO DAS TROPAS DA FRELIMO
Que estava encurralado na zona de Massuco (Sueste da Serra da Gorongoza) abateu o seu comandante no principio da noite de ontem e fugiu pelas altas horas da noite, abandonando tudo numa mata no interior da Serra.
Este era um grupo especial chamado "Trovoada", supostamente constituido por antigos rangers "que conhecem os segredos da montanha" e que era coordenado pelo Coronel Chicalango mas este por medo apenas envia o seu subalterno. O grupo ora fugitivo era constituido por cerca 150 homens e sofreu grandes baixas depois ser fustigado pelas forcas da Renamo desde a manha da última sexta-feira e ate ontem estavam a fazer desesperados pedidos de socorro aos colegas que estao nas posições ao redor da Serra mas estes recusaram se terminantemente por razões óbvias.
Mais detalhes sobre o assunto oportunamente
Unay Cambuma
GostoMostrar mais reações
Comentários
Pedro Casimiro Nós em prontidão a kualker segundo tamos ligado de dados pk é a nossa determinação no tempo real
Gosto11 h
Carlos Jose Bacalhane força jornalista do povo.
Gosto1 h
Castiano Abílio Neves Neves Estam mal esses compatriotas,k Deus seja mediador das ambas partes,isso deve acabar phá. Cada um viver da sua maneira.
Gosto1 h
Tomo Paiwa Ya ta se mal;o lider é Moesis
Gosto1 h
Frenk Paulo Paulo Obrigado por nos dar informacao
Gosto1 h
Angelo Francisco Suraje Suraje Aí estão garotos de vovó Dhaka
Gosto1 h
Gosto1 h
Sodja Rinosvika Kure Thanks mrs cambuma long timeVer Tradução
Gosto1 h
Andries Ouana Kkkk valeu.
Gosto1 h
Pedro Taremba Aguardamos por procimas ditalhes.
Gosto1 h
Elsea Manuel Em conversa com um tal superior disse me claramente. Ninguém vai conseguir derrubar Dlhakama pior na Serra de Gorongosa. Um ranger mesmo que conheça os segredos da Serra e das montanhas, quando fica do lado da Frelimo todo o conhecimento fica sem efeit...Ver mais
Gosto11 hEditado
Steven Collen Gohodza Gohodza O agitador sempre é preguiçoso
Gosto11 h
Elsea Manuel Quem é agitador Steven Collen
Gosto1 h
Rachid Said MAS ATE QUANDO ESSE MALDITA GUERRA?
Gosto1 h
Godfil Aguiar Kikikiki
Angandimasso Alface Luís Esse comandante recebeu, ele queria desgraçar os filhos de donos enquanto sofrendo com fome, brutos foram aqueles que aceitaram ser fuzilados pelas ordens de um bruto comandante os outros poderiam acabar com o gajo antes de fuzilar os 17 indivíduos......!
Luis António Macuacua As coisas estao pesima na serra
Chamado Dos Meque Muchanga Fizeram bem com est traidor d comanante
Joao Moreno Eram estes que estavam a comer carne até aparecer uma diarreia mental e está aí o resultado.... Kkkkkk
Paulo Goncalo Senhor mente muito eu estou aqui e não aconteceu nada. Mentiroso
59 comentários
Comentários
Nandinha Injala Agora vai ficar bem cortar cabeças dos nossos filho e espetar na estrada? Afinal a finalidade e de atijir quem?dirigentes ou nos os pais.tios.irmaos.e familiares dos malogrados?
Gosto8 h
Tomas Humbe Os frelos nao me enganam,o k aconteceu foi o inverco a fds foi aniquilida viva os rangers
Gosto18 h
Armandinho Da Filipa Cambuma Estas assinaturas devem funcionar.
Gosto8 h
Arindo Zandamela ......esses que irão cortar as cabeças, são pessoas? Falas como se tratasse de cabritos.Porque tanto ódio irmãos?Queremos deixar alguém de fora nos dividir como aconteceu na Líbia, com interesses ocidentais?Procuremos outras formas sábias de trazer as ...Ver mais
Gosto8 h
Amilcar Juvencio Alberto Sinete Kkkkkkk UNAY so vem contra partido no poder eu gostaria de saber teu partido desde so fala de governar onde ganhou mas nunca como alguem k quer governar sempre e fugitivo ainda onde el acretida ter victoria
Gosto18 h
Nelson Telmo Bernardo Telmo O povo no poder. O povo no poder.
Gosto18 h
Tonny Maphosa Nós somos resistente para sempre viva renamo e o povo avitoria e certa
Gosto18 h
Peri Passo Chapepa Chapepa Copiad grand unay aguardamox o xef é espetacular nas noticias
...viva os rangers..
Gosto8 h
Unay Cambuma Alguem esta a dizer que as imagens que circulam na net sobre o suposta base da renamo sao de Maringue e foram captadas em 2013. Quer dizer, e daquele postinho avancado a que me referi ontem.
Gosto18 h
Elias Joaquim Viva..
Gosto8 h
David Jose Xtao atrazar moto acende o povo xta cansado com regime.desta vez frelixo fora o povo no puder kkkkkkk.
Gosto17 h
Neymar Vasco Pedro Mais forca ranger.
Gosto7 h
Ricardo Manhoso Estevao MOÇAMBIQUE , MOÇAMBIQUE .
QUE DEUS OUÇA NOSSAS ORAÇOES E NOS ACUDA .
AMEN .....
Gosto17 h
Mateus Samuel Camisola Elias Vivaaaaaaaaaa Afonso dhlakama Viva unay cambuma viva os verdes moç
Gosto7 h
Helio Luis Uki essta acontecendo mesmo?
Gosto7 h
Gosto7 h
Helder Tome Tome Triste,Moçambique virou um vorredor da morte silenciosa .
Gosto17 h
Amonge Rafael Macuacua Ontem na hora do telejornal
A
Energia estava a
...Ver mais
Gosto37 h
Gosto17 h
Alberto Lucas Miambo Nyusi fala o que pensa e faz o que lhe mandam por essa razao ele é muito atrapalhado e nervoso quando fala com jornalistas.
Gosto17 h
Andries Ouana TA CERTO.
Gosto7 h
Chamado Dos Meque Muchanga Até é melhor mxmo cortar cabeça desses malucos
Gosto7 h
Chamado Dos Meque Muchanga Até é melhor mxmo cortar cabeça desses malucos
Gosto17 h
Rico Caetano Deus ja ouviu a muito tempo, so ta espera do dia.bom dia meus manos...
Gosto26 h
Celestino Amade Celestino PESSOAL VOCES SO DEFENDEM QUE NAO HOUVE ASSALTO EM MORRUMBALA NAO DEFENDEM COISAS SE TESE NA VERDADE O QUARTEL GENERAL DE MORUMBALA JA ERA SEUS DESGRACADO BANDIDOS ARMADOS DA RENAMO VOCES ESTAM A VIVER NA MATA PORCAMENTE SEM NENHUMA ESPERANSA POR FAVOR VAO CUIDAR DAS VOSSAS FAMILIAS MENDIDOS MENTAIS. Nao falei nada eu soy desgrassado.
Gosto26 h
Jaime Mangaua Sinifa Bitone Copiado. Força unay
Gosto6 h
Rico Caetano Celestino Amade Celestino, aqui so comentamos o seu inimigo politico, nao é o meu nem o nosso, portanto nada de ofensas. Bom dia mano.
Gosto26 h
Antonio Nhampoca Pite Pite Voce qu esta comentar isto e falso
Gosto6 h
Osvaldo Da Teresa Renamo forca
Gosto6 h
Almeida Chico Massambo mano agente ja ouviu muita paulada desde do princopio da campanha eleitoral ate hoje houveram muitas promessas do lider quando favia a sua degressao pelas provincias e prometeu datas,semanas e mes do seu mandato e hoveram festas quase em todos distrito...Ver mais
Gosto6 h
Tocova Amisse A FRELIMO É QUEM ESTA DIVIDIR O PAIS, SERA Q A PROPOSTA DA RENAMO NOUTROS PAISES NAO HA PROVINCIAS AUTONOMAS?
Gosto16 h
Francisco Nhaca Conta outra história irmão
Gosto6 h
Luwy Fernandes Pr nao quer Paz enquanto estao reunidos os ataques nao paran . Para que gastar esforcos e sem falar da logistica .
Gosto5 h
Agostinho Joao Filipe Mabunda A frlmo sta dividir o pais por nome da renamo
Gosto5 h
Tomás Chirindza QUEM ACHA QUE DETEM A INFORMACAO VERDADEIRA QUE MANDE FOTOS E VIDEOS......QUANDO SE DIZ A RENAMO MATOU TANTOS DA FDS E NAO SOFREU NENHUMA BAIXA FICA VERDADE MAS QUANDO SE DIZ AS FDS MATARAM TANDOS DA RENAMO E NAO SOFRERAM BAIXAS JA E MENTIRA.....PALHACADA QUEM TIVER A VERDADE QUE DOCUMENTE VIA FOTOS E VIDEOS CASO CONTRARIO FODA SE TUDO......VOU BATER UMA CERVEJA
Gosto25 h
Pentecostes Mumba Nellyto Mumba vieram fazer oke??
Gosto5 h
Angela Bento viva a renamo!
Gosto5 h
Gasuse Gafar Celestino Amade Celestino acreditei plenamente por se referir d DESGRACADO e MENDIDOS MENTAL, e faltou saberes k tambem es criminonoso e assassino e acima d tudo desumano,
É CRIMINISO TODO AKELE QUE:
-Iincendia residencias;
...Ver mais
Gosto25 h
Vintoso Luis Muita forca ai
Gosto4 h
Torcio Macucha Os rangeres em acção viva renamo viva Afonso dalakama.
Gosto14 h
Negro Bruto a frelimo esta tentar fintar os mediadores
Gosto4 h
Bacar Abdala O celestino e um miudo ,nao sabe que a frelixo e mentirosa,matou samora mentiu para o ex regime racista da Africado sul, faliu o banco Autral mentiu para familia Satar ,robou dinheiro culpou a ematum,matou urias simango disse era traidor,levou o esta...Ver mais
Gosto3 h
Sergio Antonio Munguambe Unay... Mama nao te ensinou que mentir e pecado?
Gosto2 h
Sergio Antonio Munguambe Bacar e voce sabe dessas historias todas? o que fizeste?
Gosto2 h
Simao Matavele Sr Abacar. Esse tal de Celestino ñ é por ser miúdo. Acho k ele tem ouvido conversa dos seus familiares mais velhos a falarem besteiras contra o cidadão pacato. E está herdar isso como boa coisa para compartilhar c as pessoas .ele é Mampara do fb.
Gosto1 hEditado
Sebastiao Pinto Barroso Pinto Celestino este conselho voce daria aos fdms q estao a morrer nas matas a devender os interes desses gatunos. Fir nao tem familia?
Sebastiao Pinto Barroso Pinto Sua cara mostra q es catjaceiro mesmo
Gosto6 min

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook