quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Guebuza, política e negócios

Marcelo Mosse added 2 new photos.
2 hrs · Edited · 

Em 2004, quando Armando Guebuza foi indicado candidato da Frelimo às presidenciais, publiquei um artigo (Corrupção em Moçambique: Alguns elementos para debate) que era alta e politicamente incorrecto. Num simples exercício, quase preguiçoso, fiz um inventário ao património do candidato e observei que ele era um empresário com muitos interesses.
Guebuza tinha empresas em tudo o que era atividade económica e um sem número de parceiros. Muitos disseram depois, com base naquelas evidências, que ele era um homem rico, mas esse não era o meu desiderato. Outros acrescentarem que, por isso, ele não iria “roubar”. Eu adiantava uma outra hipótese: Que ele não era rico, tinha sim muitas empresas (a Focus 21, era a principal) e ligações empresarias mas que, tendo em conta a sua apetência por empresas e dinheiro, e dentro do nosso quadro precário de ética e probidade, havia a hipótese de ele usar o poder para enriquecer esse património empresarial.
Hoje, Guebuza deixa o poder e, calculo, um dos seus objectivos foi alcançado. E não foi pela viabilização dessas muitas empresas. Foi por outras vias. Ao longo destes anos, Guebuza chamou a si a decisão sobre os principais negócios do Estado e onde houve oportunidade, tratou de capitalizar a Focus 21.
Imitando o modelo angolano, entregou a liderança dos negócios da família à sua filha Valentina. Esperto, afastou antigos parceiros e retirou-se das distintas áreas, apagando o seu nome dessas tantas empresas (Mavimbe, Intelec, etc), passando a capitalizar parcerias com multinacionais, fazendo da Focus 21 um centro giratório para tudo o que fosse investimento estrangeiro em infraestruturas de logística. Para isso, não se coibiu de arranjar birras com colegas do Partido como Alberto Chipande e Mariano Matsinha.
E nem sempre agiu dentro dos ditames da transparência que devem caracterizar os negócios do Estado. O recente episódio dos prazos apertados para o licenciamento dos 15 novos blocos de petróleo mostra isso. As peripécias à volta da Base Logística de Pemba também, para nomear apenas dois casos recentes.
Dez anos depois, Guebuza deixa o poder controlando boa parte do sector privado. Hoje, seria interessante voltar a fazer, mais criteriosamente, um levantamento sobre os seus interesses empresariais. Mas seria uma empreitada muito complicada, se bem que relevante: já não basta ir apenas ao Registo de Entidades Legais. É preciso ter fontes do sector privado dispostas a falar. Cada vez mais, o registo de propriedade é feito usando-se a figura das Sociedade Anónimas, que esconde a identidade dos accionistas, e privilegiando-se paraísos fiscais. Por outro lado, “acordos societários” entre accionistas permitem esconder pactos de cedência de interesses a pessoas que, formalmente, não são parte da sociedade.
Gostava de ver a declaração patrimonial do camarada Guebuza...
Like ·  · 
  • Nelson Bucar Pois é meu caro vamos ver o Filipe o que nos fará!
    2 hrs · Like · 2
  • Joseph Faduco Meu e estimado jornalista dr Marcelo Mosse por acaso tive a sorte de ler trechos do teu artigo acho k foi de 2004. Akele parecia uma profecia PK agora estou a ver tudo k la vinha. Parabéns gostava de ver o apocalipse daquele artigo
    2 hrs · Like · 5
  • Félix Esperanca E eu gostava de ver a declaração patrimonial do Presidente Nyusi hoje e revê-lo daqui a 10 anos..
    2 hrs · Like · 5
  • Joseph Faduco Também gostava de meu caro Félix Esperanca mas infelismente acho k a nossa lei não obriga a eles a fazem essa declaração, permitindo com eles delapidem o dinheiro do povo
    2 hrs · Like · 2
  • Charles John Nhussi vai depender do guebuza. Guebuza e' Presidente da frelimo. Mas se eu fosse nhussi e guebuza querer me teleguiar, saio do partido
    2 hrs · Like
  • Jose Chixamane Eu espero que o eng F.Nyusi possa fazer Valer a sua palavra d promessa ao longo d campanha,e que junto c a sua equipe arregassem as mangas e maos a obra mas.Mas com consciencia acentado nos interres superiores d povo.PK se nao..!
    1 hr · Like
  • Marcelo Mosse As declarações patrimoniais dos titulares de cargos públicos são publicas noutros contextos....aqui ainda é tudo secreto...veja, Félix Esperanca a declaração de Barack Obama para 2013...limpinho...limpinho...:http://sergioaguayo.org/.../BO_financial_disclosure...
    1 hr · Edited · Like · 2
  • Mudzulu Wa Capaina Com a devida venia, caro Marcelo Mosse ainda à dias, neste mesmo espaço, cogitava eu se o homem que neste momento está recebendo os destinos da Pátria Amada podia nos dizer com quanto sai, nessa coisa de riquezas, na pole de partida (diga-se, hoje dia 15 de janeiro)!!!
    1 hr · Like · 1
  • Francisco Mbumila Mbumila De Filipe Nhussi nada de novo devemos esperar porque xta ladeado de tubaroes,ele é um graudo!
    1 hr · Like · 1
  • Jossefa Sebastião Sero E pão do mesma farinha.nao vai mudar nada.a classe pobre vai continuar a passar mal..
    1 hr · Like
  • Agostinho Inguane É isso, ja esta tetemunhado o inicio de mais um sofrimento para os moçambicanos. Que pena! A cegueira de um povo dá nisto!
    1 hr · Like
  • Felismino Santos Santos Nhussy vem pra cumprir uma agenda dos tubaroes onde perfilam os camaradas, o povo vai assistir impavido cmo ontem, hoje e amanha; os intocaveis, seus filhos, netos, familiares, amigos & companhia vao continuar a enriquecer, tornarem se ricachos.
    1 hr · Like
  • Nkuyengany Produções e o Guebuza que se Demita da Presidência da Frelimlo pah!
    1 hr · Like · 1
  • Filipe Ribas A questão que coloco Marcelo Mosse é se houve investimento ou apenas uma traficância autorizativa capitalizada. A ser assim, podemos ter gigantes financeiros capazes de cair na primeira auditoria. Meteram capitais nessas participaçöes?
    1 hr · Like · 2
  • Milton Cabir The game its over of the Guebuza
    1 hr · Like · 2
  • Francisco Mbumila Mbumila Tudo na vida tem príncipio e tem fim,Guebuza ja é populaçao como eu,deve abrir uma fabrica de Phombe ai em Maputo.
    1 hr · Like · 2
  • Felismino Santos Santos Guebas pode demitir se do partido contra vontade dos seus seguidores aqueles que pregoavam a alteracao da CR pra mante-lo no terceiro mandato isto sera em breve; nao sou profeta mas sera em breve
    1 hr · Like · 1
  • Nkuyengany Produções antes que ele faça o mesmo que fez ao Paìs é Urgente a Demissão do Guebas da Frelimo por favôr
    1 hr · Like · 1
  • Marcelo Mosse Filipe Ribas duvido que tenhamos em Moçambique figuras com pujança financeira para emparceirarem com multinacionais...o que conta até agora é o capital político...stamos a falar de rent seeking não é...num outra perspectiva até podemos aceitar uma espécie de moratória para que as elites locais se capitalizem dessa forma mas o problema é que depois não vemos um comportamento empresarial de facto, tipo usarem esse capital gerado sem esforço para investirem no sector produtivo...a poucos anos, até pensei que as Insitecs e as Intelecs iriam ser as tais...mas continuam nas mesmas lógicas...Veja'se se Palma, em Cabo Delgado...o primeiro investimento de vulto não ligado as ENIs e Anadarkos é a de uma italiano que foi la "enterrar" 1 milhao de USD num guest house...os nossos empresários estão a espera de boleias...ou, nas lógicas actuais, andam a caçar a terra local para servir como asset...
    1 hr · Edited · Like · 1
  • Milton Cabir Ele não entregou aquela escultura do falecido Malangatana deu como símbolos dos artistas faltou entregar isso
    1 hr · Like
  • Francisco Mbumila Mbumila Prosseguirei com dinamismo do presidente Guebuza!Fico muito preucupado com esta afirmaçao de Nhussi
    59 mins · Like · 1
  • Yomimi Mimi eu gostaria de ver a declaração patrimonial de há dez anos atraz, dele e da valentina, e comparar com a de hoje.
    58 mins · Like · 3
  • Milton Cabir É mesma linhagem
  • Milton Cabir A capoeira do patinhas deve estar sem espaco para nenhum pato
  • Francisco Mbumila Mbumila Nhussi será empregado de Guebuza!
  • Amelia Madime Tmbem xtou cm Francisco Mbumila Mbumila e precupante essa afirmacao o guebas foi dinamico no roubo
    50 mins · Like · 1
  • Yomimi Mimi Não acredito que o Nyusi será empregado do guebuza. tenha para mim que será ele mesmo. não vamos esquecer que ele é estudado e já viveu em países melhores, tem a mente aberta. espero sinceramente que sejá mais Chissano que Guebuza
    48 mins · Like · 1
  • Sarmento Abel Sande Nao havera mudancas substanciais,pois ambos sao da mesma escola (DO PROF.RAIMUNDO) ou seja,farinha do mesmo saco.
  • Gracio Abdula Jamais teremos alguém como Guebuza, para o bem e para o mal. Agora coneça uma nova era. Nós que temos um palmo de dignidade devemos aproveitar a mudança para denunciar a escumalha de corruptos e arrogantes! "Todos iguais perante a Lei! Ninguém está acima da Lei!"
    37 mins · Like · 2
  • Horacinho Remane Concordo Camaradas
  • Zulficar Mahomed A tal inclusão de que fala, é a inclusão dos que, entre eles, estavam desavindos.
    Cá pra mim, é a soma de mais um grupo ao já existente.
    20 mins · Like · 1
  • Francisco Mbumila Mbumila Yomimi Mimi!Respeito a tua opiniao,o ter estudado fora nao significa k ele nao será empregado de Guebuza,alias todo akele k estudou na antiga URSS nao graduou por saber a passagem de classe era automática e tratava se de solidariedade com o povo de Moçambique porque na altura nao tinhamos quadros nem enginheiros.
    20 mins · Like · 1
  • Yomimi Mimi Francisco Mbumila Mbumila na verdade eu dizia isso de esrudar fora por achar que tem uma mente mais aberta.
    Espero sinceramente que ele seja mais para o povo do que para a riqueza.
  • Francisco Mbumila Mbumila Com toda razao Yomimi Mimi,se ele for pra o povo será um belo presidente e se esquecer o povo terá a devida resposta negativa.
    5 mins · Like

Sem comentários: