quinta-feira, 9 de julho de 2020

Os cães de caça


Domus Oikos
Dün, 11:57 ·



Os cães de caça

Filipe Nyusi será recordado como o primeiro presidente de Moçambique a instituir os "cães de caça". Estes tem a missão de caçar. Estes tem a missão de frenquentar as redes sociais pra desbravar as suas vítimas. Têem acesso as televisões de todo país. A sua importante missão não é mais de lustrar/"escovar" o boss, mas de atacar. Ir atrás de quem exerce alguma liverdade de expressão e atacá-lo com veemência, ridicularizá-lo, com insultos misturados com ameaças.
Cães de caça já são uma instituição. Tem acesso as televisão do Estado, principais jornais até aos tribunais bem como serviços secretos.
O Estado colocou a sua inteira disposição os meios de comunicação e seus órgãos. A finalidade é fazer calar a boca quem ousa criticar.

A democracia é definida nas ciências políticas e em filosofia política como um espaço público de debate de ideias. Um espaço de ideias contrárias e plurais animando-se por diversidade de pontos de vista. A crítica é elemento essencial das democracias modernas. A crítica aos servidores públicos carateriza a democracia tornando pessoas em cidadãos conscientes.

As críticas são uma forma do exercício da cidadania na formação da justa opinião pública. Opinião pública consciente da realidade tal como esta é. Isto ajuda na orientação do voto. Recordemo-nos que nas democracias os governantes não são donos do poder. Eles são meros funcionários públicos exactamente como diz o criador das democracias modernas, o francês Jean Jacques Rousseau. O poder é do povo. Karl Popper o filósofo moderno diz que o povo, os cidadãos têm o dever de controlar o seu poder. Expulsar os maus governantes e reconduzir ao poder os bons governantes. Os cidadãos devem estar sempre atentos ao exercício do poder.
Os governantes são simplesmente delegado pra bem representar o povo, os cidadãos. Se os governantes não merecerem a confiança dos cidadãos eles (governantes) devem ser substituidos. O poder é do povo.
Por isso existem eleições a tempo determinado no exercício do poder pra permitir o povo de julgar os governantes.

Os "cães de caça" tem a função de eliminar este exercício e direito de cidadania. Tem a função de impedir ou eliminar o direito constitucional de alguém ser bem informados.
Eles tem a missão de calar a boca e atacar qualquer um. Políticos, cidadãos comuns, até os religiosos. Ninguém escapa ás acções dos cães de caça.

Os "caes de caça" esperam um dia terem algum poder já que a finalidade não é outra. Eles também esperam algo em troca.

Recordemo-nos que Moçambique é dos moçambicanos e o poder que agora é representado também é dos moçambicanos. Porquê calar a boca dos moçambicanos quando controlam o poder que lhes pertencem?

Os cães de caça tem o seu público alvo preferido. São os jornais independentes como o Canal de Moçambique, Savana... etc. bem como as organizações da sociedade civil CIP, IESE, CDD...incluindo a Sala da Paz.
Estes estão todos dias nas redes sociais pra identificar a futura vítima. Aquando do julgamento em terras do Tio Sam de um delinquente que desgraçou o povo moçambicano foi mandado lá um "cão de caça". Qual era a sua missão? Fazer calar a boca, ou seja, pra dizer aos moçambicanos que as informações dadas por certa organização civil eram falsas.
Os cães de caça tem acesso a todas televisões do Estado e estes órgãos estão ao seu total dispor.

Modus operandi dos cães de caça? Eles não precisam da honestidade intelectual. Eles não tem nenhuma ideologia em defesa. Eles tem missão de caçar quem exerce o seu direito de cidadania. Calar a boca é a maior missão. Usam até insultos (ridicularizando a vítima em causa) com mistura de ameaças. Como Nyusi permite isso? Ora vejamos outros presidentes:
1. Samora Machel sem dúvida foi grande estadista uniu o povo moçambicano construindo aquilo que é a nação moçambicana. No tempo de Samora existiam ideólogos bem instruidos e de grande honestidade intelectual. Conheciam a ideoligia que defendiam. Eles defendiam a ideologia marxista-leninista com teorias fundadas e com ciência. Eram eles Óscar Monteiro, Jorge Rebelo, Marcelino dos Santos.
2. Joaquim Chissano - no tempo de Joaquim Chissano foi o tempo de grande exercício democrático de direito de cidadania que Moçambique tenha tido até hoje. Ele não precisou de pessoas pra lhe defender "mentirosamente" ou caçar quem o criticasse. Com Chissano Moçambique subiu no raking e Moçambique passou a ser classificado como um dos países de grande liberdade de expressão e exercício da cidadania. Foi com Chissano que muitos jornais e televisões independentes foram criados. Foi neste tempo que a lei da imprensa ganhou espaço.
3. Armando Guebuza - no tempo de Guebuza. Guebuza sem dúvida é um sonhador, um construtor. Guebuza sonha estradas, pontes, barragens. Foi o presidente construtor por excelência. A pesar das dívidas ocultas do seu tempo foi o maior construtor do país. Mas Guebuza era sensivel às críticas da sua pessoa. Num discurso aquando da sua laurea Doctoris Honoris Causa na Universidade Eduardo Mondlane disse: "Se alguém começa por criticar-me, eu perdo interesse em escutá-lo, e de continuar a ouvir a esta pessoa". Guebuza criou o famoso G40. Quem são e qual é o perfil dos integrantes do G40? O G40 é um grupo de intelectuais, constituido na sua maior parte por académicos. Estes deviam ter uma certa lábia e poder influenciador na praça moçambicana. O G40 era composto por gente com alguma qualidade oratória até podemos dizer alguns com capacidade retórica notável. A função do G40 era lustrar a imagem do boss, Guebuza. Guebuza era alérgico as críticas a sua pessoa.
Guebuza amava ser falado como um grande homem, um grande estadista e um grande construtor. G40 não calava a boca de ninguém e nem caçava quem criticasse guebuza era puro "wikismo".
4. Filipe Nyusi - no tempo de Nyusi conhecemos outro performance, uma outra estratégia de lidar com o público. De 40 dos G40 são criados "cães de caça". Estes são reduzidos em número. Como também em qualidade. Insulto e ameacas que cães de caça fazem mostram a fraca capacidade argumentativa e inteligência discursiva.
Os cães de caça são só 3, as vezes passam a 4 dependendo do ataque em vista. Eles tem acesso aos tribunais, televisões, todas instituições do estado como condição pra prestar bom serviço.

Quando identificam a vítima a estes cães não lhes interessam a honestidade intelectual, defesa de Moçambique. Não lhes interessam os interesses dos moçambicanos. Partem pra o ataque e basta. Se G40 defendiam o boss os cães de caça deixam este trabalho as televisões TVM, jornal Domingo, um pouco jornal Notícias e Rádio Moçambique. Estes órgãos já o fazem no bom lustro do chefe. Os cães de caça podem até lustrar o boss, mas a sua principal missão é fazer calar a boca a qualquer um que queira exercer o direito de cidadania. Os que ousam criticar a má governação, a corrupção, a roubalheira.
Estamos fritos. Jovens!




139Homer Wolf, Linette Olofsson ve 137 diğer kişi

45 Yorum36 Paylaşım

BeğenYorum YapPaylaş

Yorumlar


Rufino Bambo Aly Caetano, a mera semelhança é coincidência???
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Aly Caetano yanıtladı · 1 Yanıt


Nico Voabil Muito fritos, com os 👣 expostos ao 🔥. Eu não sei se depois de mortos, aqueles três teram Legado, tenho minhas dúvidas, até os filhos teream vergonha dos pais
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Edwin Hounnou Uma surra a valer! Os cães de caça, por vezes, mordem e bem!
3
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Domus Oikos yanıtladı · 1 Yanıt


Alvim Narciso Semente A revolução começa já, nós podemos mudar isso, nada é eterno. Como dizia o próprio Samora não há mal que não acaba.
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Marcio Correia PR e governo falhado e arcaico.
Bunu gizle veya şikayet et

2


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Ricardino Jorge Ricardo Verdadeiros "cães de caça."
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Alfredo Rafissone Sambula Obrigado pela partilha do saber professor.
( E E J)
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Naldo Duvane São esses cães de caça, que quando perde a força e o poder de ladrar começam a divulgar os segredos do estado......
4
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Jeremy Timbe Depois de você ser estuprado culturalmente e colonizado, você pode conseguir a independência e até mesmo a liberdade, porém Auto-ódio é uma verdadeira guerra que você tem contra você mesmo, quando você é livre e independente, mas não tem conhecimento s…Daha Fazlasını Gör
6
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Donald Merrlyna Zunguza Sao os E. Souza, J. Arnaldo, etc. Que gastam seu tempo defendendo a maldade no nosso pais. Esses tem dias contados e so atrapalham os idiotas.
3
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Luis Madjadire Cães de caça kkkkkkkkk
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Profeta Das Cuinas
Bunu gizle veya şikayet et



TENOR


1


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Profeta Das Cuinas
Bunu gizle veya şikayet et



TENOR


1


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Sergio Nguenha Estamos fritos sim. Não deve haver qualquer dúvida quando a veracidade do dito neste texto. De facto, assistimos a mortes inesplicaveis que até hoje ninguém consegue nos convencer como essas pessoas morreram, como foram vitimas vilipêndio, porrada, etc…Daha Fazlasını Gör
4
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Francisco Pacheco Antonio Chigogoro Os três cães de caça muito perigosos são, Egídio Vaz, Julião Arnaldo e o jurista criminalista , advogado nhamandhevo.
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Iany Eunice yanıtladı · 2 Yanıt


Luis Ferreira Fight Depois existem aqueles cães que por força de hábito, agente diz: Suca daí ....macaco
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Domus Oikos Missão: impedir a formação de opinião pública consciente
4
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Domus Oikos Missão:"combater quem pode influenciar os outros na formação da opinião pública consciente.
5
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Francisco Jose Aqueles cães principalmente aqueles três, Que todos dias latem, agem por conta própria ou no mínimo por interesses que nem a presidência nem o PR conhece. Um tem esperança de vir a ser Procurador da República, os outros é por fome mesmo. Mas enfim, são cães de caça mesmo!!
4
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Soares De Pombal Pombal 😂😂😂😂
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Euverson Eugénio Khewa AGORA se eles NÃO precisam intelectuais precisão de Leões e Raposas pois Estes muitas vezes são pessoas de má fe sem JUSTIÇA, Honestidade e solidariedade. Agem na base de injustiça ditaduras; autoritarismo.
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g
· Düzenlendi

Geraldo Angelo Mutuque Fantástico
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Sonia Mboa Mboa Nesta historia toda somos todos culpados.

Alimentamos nos postes destes em comentarios e partilhas e ate em LIKE…Daha Fazlasını Gör
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Silvia Silverio Momade yanıtladı · 1 Yanıt


Raposo Andrade Bem haja, Professor! Bravo
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Spyke Sick ....coitado dos verdadeiros cães de caça. Nem merecem descer tão baixo na comparação!
Ehejeheh.
Bem bem quem deu início deste tipo de gente , foi o pai dos G40!😭👎
3
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Eugenio Patime Yeah, muito forte esse texto
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Dzongue Autonomense Grande texto ilustre
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Kuyengany Produções Abaixo a Frelimo
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Gloria Malunga
Bunu gizle veya şikayet et



Beğen
· Yanıtla
· 1g

Iany Eunice aguardem o substituto do gomati , que vos trará drones de caça , um diabo que vai fechar a internet pra todos excepto os drones
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Ozias Cambanje Cambanje Texto profundo, resta saber se os cães de caça estão no sono profundo ou virão contra-atacar. Bem haja.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 23s
· Düzenlendi

Salvador Matavele Que nos tragam a paz em Cabo delgado, já basta de rios de sangue dos nossos irmãos e Cabo delgado também é Moçambique.
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 12s

Stefen Khalifa Bug Bem dado...
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 11s

Belmiro Americo Epa vao brincando de Democracia o Advogado da Democracia ja se foi agora estamos no comunismo capital
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 10s

Helena Damas Grande texto
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 10s

Caloty Rufas Mto chato
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 5s

Huggo Duarte O que me deixa tranquilo, é saber que cedo ou tarde todos teremos o mesmo fim, a morte. E todos esses que trocam a liberdade e o bem estar da maioria em benefício próprio, a justiça divina tarda mas é infalível.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 4s

Àfrica Campo de Guerras A continuidade!!!
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 2s







Yorum yaz...














Sem comentários: