terça-feira, 28 de julho de 2020

PRESIDENTE UHURU DO QUÉNIA BANIU A HOJE A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS PARA CONTER O CORONAVÍRUS


Por Gustavo Mavie
O presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, anunciou hoje a proibição da venda de bebidas alcoólicas em todos os bares e botle stores do País, enquanto os bares permanecerão fechados por tempo indeterminado, noticiou a Rádio Mundial BBC a partir do seu correspondente em Nairobi , Emanuel Uzinga.
Em Moçambique os bares estão encerrados há já meses desde que o Presidente Nyusi decretou o Estado de Emergência que vigora há três meses já. A venda do álcool e o seu consumo, principalmente nas grandes cidades é apontado como levando os consumidores a se negligenciar do distanciamento social e a não usarem as mascaras enquanto bebem com os outros consumidores ou seus amigos.
Um dos países onde se acredita que é em parte o excessivo consumo de álcool pelo seu povo que está no elevado número de infecções é a nossa vizinha África do Sul onde há quase cerca de 500.000 infectados confirmados e cerca de 7 mil mortos já. Só no passado dia 2 de julho foram diagnosticados pouco mais de 8 mil novas infecções. Durante a semana passada a África do Sul foi abalada pela morte de mais de 500 pessoas em 24 horas, o que foi a mais alta taxa de mortalidade jamais registada naquele país num só dia. Tratando-se dum país vizinho devia e deve servir-nos de alerta ou aviso de que o Covid19 existe como mata de facto.
Uhuru anunciou esta medida quando procedia à comunicação ao País em que estendeu as medidas de recolher noturno obrigatório em todo o país por mais um mês, após um aumento de infecções confirmados de Coronavírus no país.
Ele fez o anúncio depois de se reunir com governadores regionais na segunda-feira para avaliar a resposta do país ao Covid-19. O presidente disse estar preocupado com o aumento de casos, especialmente entre jovens "cujas acções imprudentes colocam em risco todo o país". Até o momento, o Quénia registou mais de 17.000 casos de Covid-19, com 280 mortes.
Até hoje há mais de 16 milhões de infectados já confirmados e cerca de 700 mortos em todo o mundo.
Hoje mesmo a OMS declarou o Coronavírus como a pior epidemia a afectar o mundo e que é imperioso que todos os governos tomem medidas sérias para evitar a sua propagação. O que mais assusta é que à medida que o tempo passa há cada vez mais pessoas que são diagnosticadas com este vírus. Este aumento em espiral de mais infecções leva peritos a assumirem que até ao final deste ano e ao longo do próximo a situação esteja fora de controlo caso não se tome medidas draconianas.
gustavomavie@gmail.com e Whatsapp 847360397
Yorumlar
  • Lyndo A. Mondlane È com isso se combate o corona????
    1
  • Gerson Jossias Nhamunda como assim 700 mortes em todo mundo.alguma coisa não está bem
  • Ricardo Santos O meu amigo Gustavo Mavie continua a escrever sobre o corona de forma eticamente reprovável. Se é essa a sua opinião, diga claramente que se deve proibir o consumo de bebidas alcoólicas em Moçambique. Não venha contar de mansinho histórias da carochinha do Quênia e da África do Sul que são países conhecidos pela disparatada e mortal abordagem da pandemia da Covid 19. Elogie os que obtém tão maus resultados e explique porque razão quer que o nosso país siga o mesmo caminho. De uma forma clara. Com ética.
    3
  • Lyndo A. Mondlane Ricardo Santos
    Sinceramente o q tem q ver o corona com a bebida???
    1
  • Lidasse Uaiéca Bom eu bebi hoje com meus amigos. Se nyusi nos privasse dessa nossa liberdade, se mesmo nyusi fizesse isso, teriamos nos encontrado (eu e meus amigos) porque somos desempregados, não temos trabalho nem condição moral para combater esse corona. A vida que temos não nos permitem ficar entre 4 paredes, se nao morremos de stress e de vocês que roubam a nossa pátria.
    Então se o corona existe e mata e pode me mandar, pode vir ter comigo desde que me dê a oportunidade de leva-a até a p.... Vermelha para limpar todos que desgracam esse país
    2
  • Filipe Mata Há gajos que gostariam de ver o presidente a suspender a constituição da república, decretar o recolher obrigatório e chamar a tropa para o terreiro!... Sinistros! Querem mostrar serviço a quem? Engraxar, qualquer um até pode. Mas, por favor, que se sente num banquinho de engraxador. Não engraxe deitado de bruços.

Sem comentários: