quinta-feira, 9 de julho de 2020

ELÍSIO DE SOUSA, SEUS DERIVADOS E FAUNA ACOMPANHANTE


Armando Nenane
Dün, 07:06 ·



ELÍSIO DE SOUSA, SEUS DERIVADOS E FAUNA ACOMPANHANTE

Por Armando Nenane*

É o mais extraordinário desdobramento de um escândalo de segurança com sinais característicos de um escândalo político e de um escândalo financeiro que já tive o privilégio de testemunhar em toda a minha vida profissional como jornalista.
Embora soubesse que os visados deste escândalo haveriam de responder com tentativas de esclarecimento dos factos ou mesmo com desmentidos, no âmbito do exercício do direito de resposta que a Lei de Imprensa lhes assiste, estava mesmo longe de mim imaginar que no lugar de recorrerem a esses expedientes haveriam exactamente de me atacar com uma pretensa denúncia a Procuradoria Geral da República onde me acusam dos crimes de "simulação" e de "abuso de autoridade pública" por ter depositado 50 meticais numa conta supostamente pertencente ao Ministério da Defesa Nacional tornada pública pelo Canal de Moçambique com o intuito de confirmar se a mesma realmente existia.
O primeiro ponto de ordem que gostaria aqui de colocar nesta minha abordagem tem a ver com a pessoa visada pela denúncia materializada pelo "advogado" Elísio de Sousa, que não deveria ter sido eu, mas sim o Luís Nhachote e o Estácio Valoi, que são, respectivamente, Editor Executivo e Director do diário eletrônico online MOZ24H, sendo eles os responsáveis pela publicação da notícia segundo a qual eu, Armando Nenane, teria exercido um importante acto de cidadania ao depositar 50 meticais na referida conta bancária num dos balcões do Banco Comercial e de Investimentos (BCI).
Na sua tentativa de me atingir, mais uma vez o rancoroso e espalhafatoso "advogado" do Comando Geral da Polícia da República de Moçambique errou no alvo, tal como sempre errou desde a primeira vez que começou a me atacar. E aqui gostaria de contar uma coisa que as pessoas ainda não sabem. Elísio de Sousa me atacou pela primeira vez, acusando-me de haver BURLADO um senhora que forneceu refeições numa conferência realizada pela AMJJ, apenas porque queria antecipar uma investigação que ele tomou conhecimento de que a mesma estava em curso graças a uma suposta violação de correspondência que teria ocorrido na Ordem dos Advogados de Moçambique, mas ele confundiu o dono da correspondência comigo, ou seja, trata-se de um pedido de informação do Centro de Jornalismo Investigativo (CJI), também dirigido por Luis Nhachote, sendo eu reponsável pela Associação Moçambicana de Jornalismo Judiciário (AMJJ).
Nas suas perguntas a OAM, a que tive acesso, o CJI do Luís Nhachote procura saber daquela instituição sobre quando foi que o cidadão Elisio de Sousa ingressou na advocacia, se o mesmo terá apresentado uma certidão que comprova que nunca foi expulso da magistratura, se o mesmo teria apresentado uma certidão que comprova o deferimento tácito da licença disciplinar ilimitada, se a ordem dos advogados teria efectuado diligências para aferir se o mesmo nunca foi expulso da magistratura, entre outras questões. Logo que tomou conhecimento dessa correspondência nos corredores da ordem, de Sousa desencadeou com o reforço dos seus sequazes uma campanha de linchamento de imagem contra a minha pessoa, mas infelizmente ele acabou atingindo o alvo errado, porque não sou o responsável pela correspondência, mas sim o CJI do Luís Nhachote. É o que acontece desta vez também. Eu sou a fonte de informação e actor principal da matéria publicada pelo MOZ24H sobre o assunto do depósito dos 50, portanto devia processar o MOZ24H e seus jornalistas, conforme a Lei de Imprensa.
Por outro lado, Elísio de Sousa vem mostrar mais uma vez com esta sua acção macabra que ele ainda não conseguiu se desvincular mentalmente da magistratura do Ministério Público, por isso na sua denúncia já ele me trata por "arguido", como se eu já tivesse sido constituído em arguido por aquele órgão da administração da justiça. E aqui me parece que não se trata de um erro involuntário, há claros sinais que mostram que o "advogado" queria que aquele seu rascunho tivesse entrado naquele órgão já como um verdadeiro processo contra a minha pessoa, onde já teria sido efectivamente constituido em arguido de facto, mas tal manobra dos bastidores desta vez não funcionou, não foi a tempo de alterar o título de "arguido" já na sua pretensão denúncia. Tratar-me por "arguido" numa simples denúncia mostra por si só que estamos em presença de uma pessoa que está a agir com muita má-fé, uma pessoa mal intencionada que apenas quer porque quer me ver atrás das grades, o que espera conseguir com artimanhas de muito baixo nível. É na base desse tipo de expedientes que se cozinham nos gabinetes do G 40 processos iguais aos que culminaram agora com a constituição de Fernando Veloso e Matias Guente em arguidos, numa clara perseguição judicial contra inimigos jurados do poder político, o que já no passado recente o fizeram com o economista Castelo Branco e o jornalista Fernando Mbanze, bem assim como mais atrás o fizeram com Fernando Veloso, Luís Nhachote e o falecido Álvaro de Carvalho, isso quando não se tem a mesma sorte que tiveram Gilles Cistac, Anastácio Matavele e outros, com os quais se partiu de imediato para execuções extra-judiciais.
O que eu também gostaria de explicar ao Elisio de Sousa, seus derivados e fauna acompanhante é que o depósito que efectuei na conta tornada pública pelo semanário Canal de Moçambique era para confirmar se a mesma de facto existia, assim como saber quem deveria ser titular. O facto de haver aparecido como titular o MDN - Direcção Nacional da Logística e Finanças não significa automaticamente que essa mesma conta pertence a Direcção Nacional da Logística e Finanças do Ministério da Defesa Nacional, aliás são muitas diligências que precisariam de ser feitas para se chegar a tal conclusão, um exercício para o qual o asnino não teria muita utilidade.
Ora, o que também teria espevitado a minha curiosidade é o facto do Canal de Moçambique haver afirmado que a conta foi criada pelo então ministro da Defesa Nacional, Atanásio Salvador Mtumuke, em coordenação com o então Ministro do Interior, Basílio Monteiro. Qualquer moçambicano com uma consciência cívica acima da média deveria se preocupar só de ouvir que um ministro criou uma conta bancária em nome de um ministério, tal como apareceu no jornal, porque o cargo de ministro é passageiro, enquanto o Estado, a logística e suas finanças são permanentes. Ora, o ministro quando termina as suas funções, ora porque chegou o fim do seu mandato, ou mesmo porque pode ter sido exonerado a meio do mandato, ele vai, mas deixa o ministério, as suas finanças e a sua logística.
O aparecimento do nome do antigo ministro Atanásio Mtumuke no meu talão de depósito foi de facto um caso extraordinário que ainda precisa de ser esclarecido pelas autoridades competentes, pelo Ministério da Defesa Nacional bem como pelo próprio BCI. Embora eu tenha escrito 20 meticais no talão de depósito, a funcionária do banco depositou todos os 50 meticais que lhe entreguei, quando me dei conta disso já era tarde, ela pediu desculpas pela falha e me disse que não teria como recuperar o valor alegadamente porque se tratava de uma "conta empresa", só se fosse uma "conta individual". Não percebo nada de linguagem bancária, por isso não sei como apareceu o nome do antigo governante no lugar de depositante no meu talão de depósito, mas isso é uma grande notícia. Foi mesmo um dia de sorte. Também não percebi como a funcionária tratou a conta de uma direcção nacional de um ministério como se tratando de uma "conta-empresa", o que também deverá ser esclarecido, ainda que seja assunto de burrice da minha parte.
Com o devido respeito pelas pessoas que nos acompanham, gostaria de me alongar um pouco mais para explicar melhor o que se passa neste assunto, onde tudo podia se esperar menos uma intervenção bizarra de Elisio de Sousa, seus derivados e fauna acompanhante com denúncias melquetrefes com as quais somente pretendem instigar o abuso do poder da acção penal contra mim.
Numa altura em que a guerra contra os terroristas que actuam em Cabo Delgado desde Outubro de 2017 e que já causou mais de 1000 mortes, cerca de 211.000 refugiados e destruição de várias infra-estruturas, não estamos aqui a tratar de um assunto pequeno. Estamos justamente a querer compreender a gravidade das afirmações feitas pelo Canal de Moçambique, segundo as quais o dinheiro que devia ser destinado aos polícias e militares que fornecem serviços de segurança às empresas multinacionais em Cabo Delgado está a ser comido pelos chefes, que terão criado uma conta no BCI para esse efeito.
Nos termos e condições do contrato classificado confidencial entre aquelas companhias e os ministérios da Defesa e do Interior, tornado público pelo Canal de Moçambique, o referido dinheiro deveria ser distribuído pelos militares das FADM e polícias da UIR de acordo com os seguintes critérios de remuneração:
- oficiais superiores (de major em diante, tratando-se do Ministério da Defesa Nacional, e oficiais superiores, tratando-se do Ministério do Interior), 315,00 meticais por dia
- oficiais subalternos (de alferes a capitão, tratando-se do Ministério da Defesa Nacional, e oficiais subalternos, tratando-se do Ministério do Interior), 250 por dia
- sargentos (em ambos ministérios), 200 meticais por dia
- praças (tratando-se do Ministério da Defesa Nacional, e guardas da polícia de categoria básica, tratando-se do Ministério do Interior), 150 meticais por dia
Segundo o Canal de Mocambique, são destacados para Cabo Delgado cerca de 1000 elementos das Forças de Defesa e Segurança e, na sua maior parte, não recebem os valores das empresas multinacionais, o que está a gerar uma enorme confusão e desmoralização, havendo indicações segundo as quais "o dinheiro tem ido para os chefes".
No lugar de processar os jornalistas Fernando Veloso e Matias Guente por violação de segredo de Estado, bem como a mim agora por "simulação" e "abuso de autoridade pública", o que já é descrito como parte da habitual perseguição judicial dos inimigos jurados do poder político, o Ministério Público devia se preocupar mais em investigar o dinheiro que se diz que devia chegar aos militares e polícias mas não chega. É tão distraído o Ministério Público que não percebeu a mensagem que o jornal pretendeu transmitir ao divulgar uma informação que alguém pretendia manter como secreta mas somente com o intuito de ocultar esquemas de roubalheira por detrás do segredo de Estado como demonstra o jornal.
Para além do nome do antigo ministro da defesa nacional Atanásio Salvador M'tumuke, ora confirmado por via de um simples talão de depósito, há outros nomes que estarão por detrás da mesma conta, designadamente Patrício José (então vice-ministro da defesa nacional) e Fernando Campinense (Ministério da Defesa Nacional), segundo o Canal de Moçambique.
Essa conta, segundo o semanário, gera muitas suspeitas porque as referidas entradas financeiras deviam, em princípio, ir para o Tesouro, sendo dos poucos casos em que o ministro assina pessoalmente cheques do ministério. A correspondência que é trocada a luz desse acordo vai para Fernando Campine (Ministério da Defesa Nacional), Zefanias Muhate (secretário permanente do Ministério do Interior), Steven Wilson (da Anadarko) e Mark Hackney (da Mozambican Rovuma Venture). Este contrato, segundo o Canal de Moçambique, não foi visado pelo Tribunal Administrativo como prevê a lei que regula os contratos com o Estado.

*Jornalista




143Homer Wolf, Jossias Ramos ve 141 diğer kişi

82 Yorum13 Paylaşım

BeğenYorum YapPaylaş

Yorumlar


Kuyengany Produções Venceremos
3
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Egidio Vaz Agora Armando Nenane assina o artigo como jornalista. Quando foste depositar 20 meticais explicaste a balconista de que estavas a espiar a conta do Ministério da Defesa Nacional? Pergunta simples e clara. Se receber insultos sairei do debate.
10
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Jaime Mboene Mboene yanıtladı · 29 Yanıt


Geraldo Angelo Mutuque Um esclarecimento que serve para a floresta...mas aberto aos carnívoros.estamos atentos
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Manopito Pipito Escreveu um Belo Romace. Este é daqueles contra ataques que resulta em Golo de Cabeça.
3
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Bruno Mayer Anciosamente aguardamos a entrada, tipo arma secreta, do Julião Arnaldo com o número 9 nas costas.
10
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Jr Chauque Eu disse, isto vai aquecer muito mal, mexeram a colmeia.... 🤣 😂 😂 😂 😂
4
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Jr Chauque De G40 para G3, à caminho daqui, mas o Bruce Lee dá txaia😂😂😂😂😂😂😂
8
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Andre Jorge Chifeche Armando Nenane, hoyeee
5
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Spyke Sick Gosto deste jornalismo. Arriscado mas necessário.
Quanto a acção do cidadão Sousa nem dá pra alongar se: mostra que não tem qualidade pra voltar à magistratura. É medonho o que ele fez!!
12
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g


Geraldo Angelo Mutuque Spyke Sick hediondo também
3
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Spyke Sick Geraldo pois. Com tantas causas que o advogado podia submeter a justiça pra se repôr a legalidade, ataca um jornalista que está a fazer o seu trabalho!
Haja paciência!!
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Geraldo Angelo Mutuque Spyke Sick ilariante
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Valge Rutuane Ridiculous acima de tudo
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Yanıt yaz...







Rei David Agora sim, isso esta começando aquecer, EGIDIO VAZ E ELISIO DE SOUSA Tenho certeza, que estao atento para ouvir a verdade!, eu tambem fico admirado, como esplica isso" uma suposta conta do ministério da defesa tranformar-se em uma conta empresa? Aguardamos a verdadeira verdade!
4
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g


Jose Faia Rei David , vais de certeza ter que aguardar sentado para não te cansares ...
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Rei David Kkkkkkkkk os lambe botas provocam lixo, e nao aguentam com o cheiro!
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Arsenio Raul Rei David deve se aprovar leis que penalizam criminalmente o lambebotismo e escovismo ,esses e que promovem o ódio e identificam os alvos.
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Fernando Cuche Rei David mas tem que haver explicação
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Yanıt yaz...







Joaquim Gove Me parece que até o tom e a linguagem mudaram nesta publicação. Parabéns.
4
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g


Geraldo Angelo Mutuque Joaquim Gove tom...gosto
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Joaquim Gove Geraldo Angelo Mutuque... Notaste!? Para além da capa que vai sendo jogada para outrem, vão os termos de adjectivação mais equilibrados... Eu só me divirto... 😄 😄 😄 😄
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Rei David O ritimo da naração
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Julião Arnaldo Joaquim Gove aconselhado, certamente.

De filantropo para jornalista. De facto, houve muita evolução!
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Joaquim Gove Julião Arnaldo, 😂 😂 😂 😂 😂 😂 😂 até deu gosto ler o artigo. Soou muito mais a informativo que "em defesa da honra e classe"!!! 😄 😄 😄 😄 😄
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Joaquim Gove Rei David, nem fale... Então está gente sabe escrever mesmo... Woti-mahisa... 😄 😄 😄 😄 😄
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Arsenio Raul Julião Arnaldo 😂😂😂😂mas você fala pa
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g


Yanıt yaz...







Calisto Meque Meque Meu irmão esse país precisa de uma revolução seja ela qual para empurrar esses lixo de governantes para uma oposição eterna.
3
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Arsenio Raul yanıtladı · 1 Yanıt


Rui Armando Matavele Negócios promícuos, camuflados de segredos do Estado e com direito a advogados voluntaristas
8
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Simon Nhancale yanıtladı · 2 Yanıt


Lazaro C Jack Armando Nenane como conseguiste faser com que um dos mais conceituados advogados como Elisio de sousa virasse ignorante na materia do direito! O mesmo digo do Egidio vaz. Nunca pensei que um peixe podesse afogar se na agua.
4
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g
· Düzenlendi

M Agito Agito Esse Elísio de está ao serviço de quem?? Parece me os 45anos de independência só conseguimos só ter lambebotas no país
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Naine Mondlane yanıtladı · 1 Yanıt


Filipe Muchave Jr. Tenho dito que o De Sousa, das redes sociais, não é o mesmo das obras de direito, deixa clarificar do código penal anotado, porque os manuais redigido por ele são citações de ponta a ponta. Porém, não é o que está em causa, o que está em causa na verdade é tamanha ignorância que há nele.

Cachimbo dele é isso?
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Silvestre Boa Egidio vaz , Elisio de Sousa , juliaõ Arnaldo, saõ uma vergonha neste pais, Falta um chamado Gustavo mavie
3
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Silvestre Boa lambebotas, pa carraças
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Ismael C. Gocaldas Armando você não é jornalista,mais sim artista,a minha vênia.....
4
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Paulino Davanhane Devagar se vai ao longe. Esperando o desfecho.
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Naine Mondlane General Nenane, A LUTA CONTINUA!
3
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Dennis Mafumo Nenane estamos contigo Bro.A luta continua
3
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Inocencio Amade Profundo
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Adérito Maperra A série continua
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Luzy Mafala Merece o meu respeito ilustre
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Ruben Jacob Muita força ...Armando Nenane
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

Alfredo Macuacua Assunto bicudo...
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s

Simao Benzane Egidio Vaz! O que vai dizer?
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 15s

Paulo Gundana Esperando o contra ataque dos 3 visados!
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 15s

De Frederico Sitoe Povo no Poder!
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 13s

Saide Somane Somane Um em cada província um jornalista como Nenane o país tomaria o seu caminho mesmo sem rodas
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 12s

Victor Ngoca Victor Ngoca Força Jovem.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 11s

Henriques Luis Matsenguane Temo pela vida dos jornalistas.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 6s

Toto Huo Bro, Dercio Xavigloria Huo Já leste isso?
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 3s







Yorum yaz...





Sem comentários: