segunda-feira, 15 de julho de 2019

HOSPITAL PSIQUIATRICO DE NAMPULA PASSA PELOS SEUS PIORES MOMENTOS

HOSPITAL PSIQUIATRICO DE NAMPULA PASSA PELOS SEUS PIORES MOMENTOS
DEVIDO AS AMBIÇOES DO DIRECTOR CLINICO APADRINHADO PELA DIRECTORA GERAL NO MISAU
A única referencia para a saúde mental no norte do Zambeze está neste momento sendo alvo de saque, açambarque e em vias de fechar as portas.
O director clinico, que pretende ascender a direção geral daquele estabelecimento faz vida dura e amarga a maioria dos funcionários que pautam pelas condutas ética e deontológicas sadias.
O hospital psiquiátrico de Nampula é misto: as instalações pertencem aos Irmãos de S. João de Deus, uma congregação (Ordem) da Igreja Católica e o pessoal é do Estado. Assim sendo, o director geral é da Ordem de S. João de Deus e o resto das chefias do pessoal do Estado.
Desde que chegou o ãctual director clinico o hospital começou a passar por momentos difíceis. Já cansado de queixas, o director do hospital, irmão Zé Paulo, chamou a razão ao director clinico. Este, por sua vez, começou com uma campanha caluniosa contra aquele que de tanto desgaste de sua imagem e bom nome dispôs o lugar de director e regressou a Portugal, sua terra de origem. Em seu lugar foi colocado um irmao negro jovem a quem o mulato de director clinico já nem obedece.
Esteve afecto ali um medico muito competente a quem os colegas e pacientes tratavam com muita estima e consideração, conhecido por Bambo, mas o director clinico, moveu-lhe uma queixa dizendo que atentava contra seu bom nome e este foi imediatamente retirado mesmo contra a oposição da maioria dos seus colegas, que submeteram um pedido a directora nacional para que fossem retirados os dois, coisa a que a directora nacional, muito amiga do director clinico, fez-ouvidos de mercador.
Em lugar de Bambo, agora está o Aníbal, um jovem medico muito competente e respeitado pelos pessoal do hospital, mas o director clinico anda sempre resmungando: «Este Aníbal quer me tirar o lugar enquanto ele é um puto de ontem que assisti na sua formação» e a vida laboral de Aníbal está sendo muito heroica.
O actual director clinico do hospital psiquiátrico de Nampula, para alem de ser incompetente e ambicioso, os colegas o classificam de narcisista e esquizofrénico, para alem de mulherengo. Todas as novas funcionarias daquele estabelecimento têm que passar pelas suas cuecas senão... já destruiu lar de uma colega de serviço a quem depois a usou e agora ela está passando por momentos difíceis: sem lar e teve que trabalhar fora para se distrair um pouco.
Agora entrou com uma intriga de caril religioso e trata de cristãos todos os outros funcionários que se lhe opõem e fala mal do cristianismo e poe o ambiente entre cristãos e muçulmanos muito tenso e segundo ele, ja tratou tudo com a directora nacional para transferir o hospital das instalações dos irmãos para as antigas da Unilurio, bem ao lado daquelas e só vai levar para lá os muçulmanos: os cristãos, esses que obedecem a ordem dos irmãos não os há de admitir lá, pois ele ascenderá a diretor geral _ segundo suas palavras
P.S.: TODAS AS TENTATIVAS DO GOVERNO DE AVIVAR OU REATIVAR OS HOSPITAIS PSIQUITRICOS CAIRAM NO INSUCESSO POR GESTAO DANOSA. AQUI AS COPISAS FUNCIONAM PORQUE A GESTAO É FEITA PELOS MISSINARIOS CATOLICOS.
HA RAZOES PARA DIZER DESDE JA «adeus hospital psiquiátrico de Nampula»
Comentários
  • Unay Cambuma O sector de saude em Nampula e um completo descalabro. Sem ha violacoes gravissimas.

Sem comentários: