DUAS RENAMOS PARALELAS AOS SEUS OBJECTIVOS
Assistimos à um degelo político da Renamo, ante à uma liderança folgada, que baloiça na rede da preguiça entre os vales da cordilheira da Gorongosa. O fidalgo não se move e nem move uma palha. Quando quer, manda subir até aos seus aposentos quem quiser. Realiza reuniões formais, todas elas extraordinárias, em assombroso atropelo aos comandos dos estatutos. Ossufo Momade não gosta de trabalhar, de tal sorte que não se agita, como outros, em momentos pré-eleitorais. Promoveu oficiais por SMS ou chamada telefónica. Não precisou se quer de colocar suas mãos sobre os ombros dos ora patenteados. Que Nyongo e Josefa o digam. Não precisou de apresentar a sua candidatura. Outros o fizeram. Verbalmente trocou as lideranças provinciais do seu partido, acto que pariu os Sandura e deixou sair para o MDM 14 deputados e tantos outros membros de base. Ele está folgadinho. Pior do que isso, deixou surgir duas Renamos sendo ele o líder dos dois grupos. Uma liderada pelo SG, André Majibire, a que chamo por Renamo sensata e, outra, liderada pelos ora atarefados em desacreditar o actual processo eleitoral. Essa é a Renamo louca.
Enquanto Majibire afirma que o seu partido está focado em se organizar para ganhar os assentos parlamentares, a Renamo de preguiçosos está na rua, ludibriando aos incautos com processos contra seus próprios partidários na CNE. Estranho, não é? Estão a meter queixas-crime contra o colégio que lidera os processos eleitorais, que inclui 4 membros da Renamo, entre os quais Fernando Mazanga, antigo porta-voz do partido que neste momento é também membro sénior da CNE. Uma Renamo que ajudou a organizar o processo eleitoral tendo inclusive liderado o sector de operações eleitorais. Agora é outra ala da Renamo que mete queixa-crime contra outra ala. E tudo isto está acontecer sob olhar impávido e folgado de Ossufo, ele que só sabe ler seus comunicados do atalaia da sua preguiça.
Nós moçambicanos queremos que ele ponha cobro a essa bandalhada, que desça das montanhas para organizar o seu partido. Ganhamos mais com uma Renamo que fala uma só voz. Já falando como entusiasta desta pátria, o povo está ansioso em derrotar uma Renamo unida. Unam-se para receberem a vossa derrota juntos. O povo vos quer alinhados para ouvirem em uníssono a repulsa que ele nutre por vós. Assim como estão não fica bem.
A Renamo de Majibire está correcta. A prioridade é organizar a máquina para disputa eleitoral. A Renamo tonta, está neste momento tentando fugir com o rabo à seringa, lançando culpas aos outros quando foi ela mesma que em tempo oportuno não esteve presente nos postos de recenseamento, não protestou em sede própria enquanto mentia a Ossufo e a Majibire que estava tudo a correr à mil maravilhas. Essa é a Renamo desonesta, que agora ocupa os órgãos de justiça com queixas de meia-tigela só para encobertar a sua incúria e desleixo. A desorganização paga-se com punição exemplar.
Sem comentários:
Enviar um comentário