sábado, 2 de abril de 2016

Filipe Nyusi e a violência!

Editorial
Maputo (Canalmoz) – Escrevemos aqui, num passado recente, que as promessas de paz e tolerância feitas por Filipe Nyusi no seu discurso inaugural não passavam de uma tramóia semântica urdida por um cidadão com passado e carreira em violência.
Para um cidadão que chegou onde chegou graças à violência eleitoral a todos os níveis, que inclui a violência institucional, seria incoerente prescindir dessa mesma violência para se fazer homem.
A primeira tentativa de assassinato de Afonso Dhlakama, ocorrida em 2013, em Satungira, em operação dirigida por Filipe Nyusi como ministro da Defesa (deixou-se inclusive fotografar no local do crime) era suficiente para percebermos de que tipo de raça humana é Filipe Nyusi e quais são métodos da sua preferência para a resolução de diferenças políticas.
Em 2014, houve duas outras tentativas de eliminar fisicamente o presidente da Renamo e um humilhante cerco à sua residência no Bairro das Palmeiras, na cidade da Beira, depois de uma farsa que teve a conivência do bispo emérito da diocese dos Libombos e de outros falsos pastores. Estas acções vieram confirmar este currículo de violência e extremismo.
No passado domingo, em plena celebração da Páscoa, Filipe Nyusi deu ordens à Unidade de Intervenção Rápida para assaltar as duas residências de Afonso Dhlakama: a que não é utilizada, localizada na Av. Julius Nyere, e a do Bairro Sommershield “2”, onde residem a sua esposa, filhos e netos. Na mesma operação, a UIR foi arrombar a sede nacional do partido Renamo, também em Maputo, e, de lá, roubou documentos, computadores, dinheiro e armas.
É muito provável que nunca se venha a ouvir a opinião de Filipe Nyusi em relação a este crime, tal como não se conhece, até hoje, a opinião de Filipe Nyusi em relação aos outros crimes acima mencionados.
Mais uma vez, o silêncio de Filipe Nyusi perante todos estes actos macabros é revelador do seu pendor para a violência. Menores de idade que residem na casa de Dhlakama estiveram por mais de uma hora na mira de gatilhos e sob ameaças de disparo, se se movimentassem. Manhosamente, neste mesmo instante, Nyusi estava numa dessas igrejas onde anda a fingir ser cidadão de Bem.
Ora, que tipo de tolerância e paz são essas que Nyusi tanto anda a pregar, enquanto do outro lado vai dando ordens para espalhar terror nos seus opositores políticos e seus familiares, em que se incluem menores? Que tipo de aproximação quer com Dhlakama, quando manda humilhar a sua esposa, os seus filhos e netos? Que tipo de convivência pacífica Nyusi quer com a Renamo, quando manda a UIR roubar dinheiro na sede da Renamo, destruir bens e roubar outros? Que raio de tolerância é essa, de que tanto fala, ao promover actos de banditismo?
Por outras palavras, a opção pela violência é mesmo oficial. A arrogância e o sentimento de que “tudo podemos” suplantou o bom senso, e, pelos vistos, ninguém está disponível para emprestar os neurónios para equacionar uma solução para o caos decorrente desta postura.
Certamente que o leitor deverá estar recordado de que dissemos aqui, neste mesmo espaço, que o silêncio de Filipe Nyusi perante todas as atrocidades cometidas pelas Forças de Defesa e Segurança era indicador de concordância tácita. Uma bênção implícita ao terrorismo de Estado.
Anotámos aqui, neste mesmo espaço, que Nyusi, através da sua propaganda, estava a fabricar a ilusão de uma alegada impotência perante acções levadas a cabo pela suposta ala radical.
Quando nos referimos a este particular, apontámos esta hipótese de impotência como nula, visto que não acreditávamos que Nyusi, com todos os poderes discricionários constitucionalmente ao seu dispor, poderia estar a ser usado para acções de violência criminosa.
No passado domingo ficou claro que tínhamos razão. O rosto que não se via bem nesta fotografia de acções incoerentes, que de forma grave arrastam o país para o caos, é mesmo o de Filipe Nyusi. Agora ficou mais claro. Tudo o resto é coreografia de irresponsáveis. Vir a público com o argumento de que um partido não pode ter armas à sua guarda parece-nos pouco lúcido e amnésico. Há um documento baptizado como Acordo Geral de Paz, assinado em Roma, em 1992, que dá cobertura à guarda armada da Renamo. Se há alguém que nunca cumpriu uma linha desse mesmo Acordo, esse alguém chama-se Frelimo.
(Canal de Moçambique).
Aditos Nhambau Eu sou um dos k digo o presidente de moz ,n é homem ideal para trazer a paz ,ou fazer mandato risonho talvez seja até o pior de todos ,se todas as instituições do estado fossem independente como ,Brasil, África do sul e outros teriam obrigado ele abandonar o poder , ou convocar eleições antecipadas ,o país ta afundar ,pk o povo acredita em falsas promessas ,discursos k contrastam a realidade vivida em moz .um país como nosso n pode ser melhor cliente de países fabricantes de material bélico ,ocupar homem em lutar nas matas n é um avanço é retrocesso.
Manuel Preso certo
Lindinho Alberto Mugabe Apoiado compatriota
Nando Mais a sua abordagem foi mesmo boa . Gostei
Colacio Alfredo Harissone Falou bonito Nhambau
Zito Domingos Gimo Credível comentário.
GostoResponder123 h
Abdul Eusebio Perreira Nota vinte sr nhambao. Eu sub escrevo e sublinho pr baixo.
GostoResponder123 h
GostoResponder121 h
Leonel Antonio O povo ja conhece o verdadeiro maconde!!!!
Mahlathine Mkhambane Esposa, filhos e netos que se envergonham de um marido, pai e avô ausente. Ocupado, nas matas, em assassinar cidadãos inocentes. Ocupado em cavar estradas, incendiar viaturas. Ocupado em missões impossíveis.
Woldina Kwangu Cão é o k você é, continua a ladrar.
Macome Antonio Woldina Kwangu , Cão so pode ser voce. Estas nervoso nem, porque seu pai nao conseguiu governar em Marco. Peco para perguntar a ele, assim fica para que mes, e no proximo jurameno vai usar alma de quem.
Vino Graziano Estao a morrer mocambicanos e vietnamitas na serra de gorongosa. Da pra voces refletirem o impacto disso tudo que xta a acontecer? Esses vietnames e fds foram pra um terreno que eles mal conhecem. Os homens da perdiz conhecem muito bem o terreno por essa razao eles sairao vitoriosos da batalha. O Vietnam conseguiu derrotar os americanos porque eles conheciam bem o terreno.
Macome Antonio Vino Graziano , certamente vais dizer que na parte da renamo se for verdade o que dizes ninguem morreu... Basta de mentiras
Vino Graziano Macamo MacomeAntonio eu disse que xtao a morrer mocambicanos sejam eles da frelimo ou a Renamo. E esses sao nossos familifamiliares, amigos, irmaos e demais
Mahlathine Mkhambane Quem é esta cadela? É filha do Dhlakama ou é aquela k dizem k deu HIV ao líder?
Billy Blanks Ausente e lutando pela pela causa de um povo.
Abudo Gulamussene Um dia podes contrair também. ... vê o escreves meu amigo! Respeite os que estão contaminados. Saibamos estar.
Mahlathine Mkhambane Quem é o contaminado a quem faltei respeito?
Dgjinhox Jinho Digitando...
Lindinho Alberto Mugabe É bom sabermos que DLHAKAMA é cão assassino, malandro, é tudo aquilo k classifica um estupido: bandido, Lembrarmos que ele não é pobre e se está nas matas é por uma causa justa, abandonou o luxo k tem e está nas matas buscando a democracia k todos nós gozamos e insultamos chamamos de nomes. Renamo é k trouxe a Democracia no País de Pandza e quer acabar com Pandzista que enriquece pela custa do pobre coitado
Custodio Faustino Mabunda Na minha modesta e humilde opinião, no lugar de trocarem insultos, deviam debater a situação. Deviam criar uma ''discussão'' saudável e/ou trazendo sugestões para este espaço. Continuem nessa baixaria, pode ser que a almejada Paz se amedronte e ''venha a correr''.
Lino Marques Tembe Outros dizem que ele está ausente porque está a lutar pela causa do povo qual essa causa pelo visto ele luta com o povo e a estrada do povo se eu sou líder o porque de eu ficar no mato e o meu elemento viver bem na cidade isto é uma autêntica vergonha
Iassin Ussen Hassan Lindinho Alberto Mugabe. Aceito contigo. Nós a maioria somos oque somos, nao podemos seguir onde sais boa lingua ou palavras sem saber oque está dentro. Por mim todo politico é falsso. Todo aquele que se mete na politica é mafioso. Também devem saber que todo dirigente duma nação que nao olha só na politica sem ouvir opniões do proprio povo que dirige não demogrático.
Vasquinho Gimo Woldina deixa esses chipanzes pensarem como gato..paz q é paz ficaram a conhecer depois de acordo de roma
Mahlathine Mkhambane Vasquinho, ja k ker armar em mediador, diga a Woldina p deixar de insultar as pessoas. Ela xta livre de nao concordar com alguns comentarios, mas nao precisa insultar pork as pessoas vao lhe faltar respeito.
Azarias Jose Matavela Nunca vi a democracia que permite um cidadão insultar ao outrem, muito menos a liberdade de expressão,isso demonstra que o povo moçambicano não está interessado na paz, debruçar de uma forma construtiva não é connosco, vejo muitos comentários,por isso o nosso governo ja sabe de nossos interesses que são:bom salário, carros, viver no condomínio e ser temido onde estiver,por isso defendemos bojarda de ambos poderes, isso nao é ser um homem com liberdade de expressão,me desculpem se feri sensibilidades,mas devemos deixar de ser amadores da política usado em moz,devemos lembrar que o povo é quem esta no poder, deixemos o lambibotismo partidário, e unimo-nos numa so força, nao algo que a gente queira que se faça o nyusi ou dlakama nao possa fazer.
GostoResponder319 hEditado
Langton Lanck Azarias Jose Matavela bem falado....não precisamos nos ofender ou insultarmos pá sermos valentes,,tomem nota senhores...o povo está morrer inocentemente e sem olhar a cor partidária,é esse msm povo q está no puder....
Edwin Hounnou Ariel Israel Israel, as suas palavras fazem me lembrar a voz de Antonio de Oliveira Salazar, antigo ditador e fascista de Portugal, que tudo fazia para parar o vento libertador com as mãos.
Vasquinho Gimo Edwin hounou...a rapaziada esta habituado a pensar na cábula. .
Edwin Hounnou Esses valem menos que uma cábula mal feita.
Zito Som CarriSsimo editor do Canal de Moçambique! Nunca vi no seu semanário falar em torno dos arsenais que são encontrados nas residências pertecentes a membros do partido de dupla face. Dupla face proque? Pois durante a semana são civis e aparece m no parlamento como representantes xdo povo e meia volta aparecem de investimentos verdes fazem vítimas atacandxo o mesmo eleitorado. Ou eles trabalham com a ametramo e sabem quem vais nos autocarros e camioes que eles atacam???? Vamos ser imparciais na análise das coisas
Lindinho Alberto Mugabe O povo é meu patrão vou aumentar os preços eles vão comprar produtos, vou promover guerras em não aceitar diálogo com Dlhakama, não vão fazer nada o povo é meu, vou matar todos da Renamo incluive o próprio povo que é da Renamo porque eles são meus patrões.... K paz almeja o presidente??
Amisse Carlitos Samajo Nas proximas eleicoes temos que votar os partidos nao armados, a Frelimo e Renamo ja nao xta a dar...pior o partido com mais armas é k mais mata
Hermenegildo Constantino A frelimo não é partido armado. Quem garante a segurança pública é a frelimo ou o estado?? Não confunda o papel do estado e do governo...
Raul Figueiredo A frelimo não sabe diferenciar partido e estado. Onde ja se viu em serimonias do estado o primeiro secretario do partido é mais k os k compoem os orgãos directivos. Isso so enganam analfabetos. Atenção. Muita gente ja voltou a escola
Macome Antonio Senhores do canalmoz, pela capacidade vossa na procura de informacao, o povo quer saber os nomes dos actuais governadores de Niassa, Nampula, Zambezia,Tete, Sofala e Manica indicados no ambito da governacao prometida de Marco. O povo pensava que seria a manchete de hoje do vosso jornal.
Izidro Paulo Machava Como Nyusi sempre foi da mentira e violencia, eu gostaria saber as verdades de Afonso Dlhakamo, como ele nao e violento faz bem na nossa sociedade.
Neves Nhavene Estamos juntos,
Izidro Paulo Machava Esse jonal demostra a sua realidade k e' da oposicao, desde n ano 2014 k estou ligado a ela nunca vi ou li uma informaxao o bem de Nyusi, ou o mal de Afonso dlakama.
Izequiel Andre Lanca o teu a favor, simples assim.
Nando Mais avante CANAL MOZ
Amosse Jamo Jamo Todos sao mentirosos,o pior e o proprio Dlhpaka. Ele tabmbem mentiu nos que apartir de Marco vamos governar as provincias onde ganhamos mas, Marco ja se foi sera que este ano havera mais outro marco, ou esperamos marco de 2017? Nos que somos apoiantes estamos ser mal visto. Qual e a diferenca? Eu lembro quando era aluno odeiava o meu professor juntmente com a sua disciplina. Nos queremos paz por favor Sr. Muchanga, telefona para seu chefe para parar de cavar as estradas isto nao e governar as provincias.
Hermenegildo Constantino A renamo deve acabar...
Edwin Hounnou Filipe Nyusi é um mafioso que se alimenta de sangue de gente inocente. Ele é um grandes protagonista da guerra em que o país se encontram mergulhado.
GostoResponder223 h
Dinho Dos Anjos Estas a mentir descaradamente. E Dhlakama ???
GostoResponder12 h
Edwin Hounnou Nao sei. Nyusi prometeu paz mad promove a guerra. Prometeu inclusão8 e tolerancia mas veja para o que anda a fazer?
Adonai Shalom Note bem :a minha opiniao é ambigua nao vai de encontro a ninguem agora quem estiver na linha que se aparta...Mas a maldade vai piorando....veja so no mundo ...fala se de bookharam...elshabab....estado islamico...etc...de onde sairam se nao da ambicao ....odio...orgulho humano....estamos a se matar ao serviço do diabo...quem disse que fazer se expludir ee sagrado......
GostoResponder11 h
Sergio Tomas A palavra deles de ordem e a guerra e os desmandos que sabem bem fazer.so que isto nao vai acabar bem,alguem vai ficar mal na fotografia.
Amos Madjiruane Salomao obrigado por este editorial...eu queria editorial para ir entregar a minha professora hoje....obrigado canal de moz
Nércio Novele Novele CanalMoz, nunca vao governar com o vosso presidente ate tem coragem de escrever presidente Djacama e Filip Nyusi, djakhama sempre e' vosso ne, saibam falar, saibam definir ppolitica 1o deppois vais saber governar o pai's, os outros partidos existente em Moz nao sao de nada ? Nao nos asem comer arroz com agulha canalMoz ta, uma vez djakhama fez uma lembransa em Mocambique ? Mahidhissa khuruula
Evaristo Machavana hoje vivemos na alemanha nazista em que alguns falam algo e fazem o contrario, nao seria de duvidar o comunismo ainda nao terminou por isso mesmo temos como parceiros a china
Raimundo Aguiar Almonte A solucao esta no povo dizendo basta porque basta.sacrificarmos novamente como os nossos irmaos que libertaram a patria que ja nao existem que hoje eles se alegam de serem herois enquanto nem fazem parte dos mesmos.
GostoResponder5 h
Cesar Paulino Marrima Os jornalistas do canalmoz sao profissionais por excelencia o k lhes maixa eh a veia renamista k teem.
Victor Severiano Munjjovo Frelimo é que faz,
A Frelimo é que Fez.

Em vários slogans deram isso a saber.
Idalencio Chamusse Viva Nyusi, canal moz k va pastar.... Olha se esse vosso lider for oque vos mente porque não vive com filho dele mano mato? Esse journal é so sera e serviira para Essa rede Facebook, Que criem mais arsenais a Polícia vai desmantelar disso podem Crer
GostoResponder20 h
Tonny Imedatube É bom sermos bons no realismo,. Eu até chego a pensar que o presidente está em Angola a traçar planos de paz, por que até hoje é invisível o faz.
Amade Eduardo Xavier Obrigado pra todos moçambicanos particularmente tds k apoiam ao justo partido da oposição a RNM
Arnaldo Mendes Quem manda no presidente é o ministro da defesa, ele é que está a fazer esta confusão toda
GostoResponder20 h
Unga Dzweletele Vanu Nhandexi Axo k a dupla se conhecem pois kuando xega o tmpo assinnam acordo dps se abrassam se enquento o povo vai ver as campas dos seus atiquiridos assassinados por xte tipo d violencia
Nelson Matsinhe Tsc... Crime? Violência? Até onde vamos? É crime o Estado retirar as armas da residência de um cidadão que as usa pra lutar contra esse mesmo estado?
GostoResponder118 h
Jose Dos Santos Manjoro Adonai nunca levamos nada
Ate nos ajudamos akela pplcao de malamule.
Ate o professor de malamule e nosso amigo
Idrisse Max É uma licao pra q o povo d moz FINALMENTE acorde. Desculpa dizer isto, mas nos somos matrecos. Ingolimos tudo, nos deixamos enganar tao facil.
GostoResponder14 h
Daniel Chivangue azagaia a cabou por dizer nus dos albu dizer currupito fora , ladrao fora ,porque tanbem fora nyusi
Daniel Chivangue opovo e aminha machamba poco comprar arma vou matar mandar subir preco do pao obrigar pagar inposto obrigatorio cem enprego vao pagar por tudo em ordem quem vai fazer we?
Sergio Mario Pico tira-se com pico, aguentem mais um pouco vai passar, só estão a tirar pico.
Elias Antonio Macave A UIR, Não levou da casa de Dhakama sacos de arroz, sacos de milho,sacos de farinha, açúcar,manteiga, etc.etc. levou sim. armas(servem para matar pessoas no combate).Vocês de Canalmoz ficam felizes em ver o povo viver ameaçado por causa das armas que se encontram nas mãos dos homens da Renamo espalhados por todo o país porque estão â espera do cumprimento do AGP de Roma, assinado há quase 24 anos. Dhakama deve entregar as armas e lutar politicamente e de forma civilzada se é que nalgun momento pensa no bem do povo.
Ernesto Malawiano DESCULPEM SENHORES DE CANALMOZ. A minha pergunta é: Será que em Moçambique a RENAMO é único partido da oposição? Porque o governo só e só está contra a RENAMO? Afinal Dakhama tem família? É porque não as leva viver com ela lá onde ele vive? Por favor procurem outras falácias. Mas defender RENAMO e seu Dhakama nada e nada mesmo. Digam a ele deixar as armas e fazer política como outros partidos políticos. Vocês CANALMOZ tenham vergonha e sentem dos inocentes que estão morrendo.
Hermenegildo Constantino Pk matam civis e são gananciosos.....
Nando Mais Boca feixada nao entra mosca
Ariel Israel Israel Este Jornal eh financiado pelo ocidente. Os mesmos que financiaram a destruição da Líbia para hoje comprarem petróleo barato com as guerrilhas que desesperadamente precisam de armas que eles mesmos vendem. Por que nunca chamaram a Dhlakama de mentiroso? Porque nunca escreveram sobre o passado violento de Dhlakama? Estamos a estudar como vos banir.
Faustino Tobias Afinal, Afonso Dhlakama tem Esposa, Filhos até Netos? E toda essa familia vive aqui em Maputo o Marido Pai Avo no mato?!!! Que tipo de Marido Pai Avo esse que foge a familia, nao é ser irresponsavel? Se nao consegue fica perto-perto dessa pequena familia, será capaz de ficar perto-perto do povo? A educaçao começa de casa, Dhlakama desde seus 20 anos esta mata com Armas e a matar. Será que é com 70 e tal anos vai conseguir sair da matar pegar enxada, caneta o cuidar da familia perto-perto? Eu acho que nao, nao sera facil pessoa esse ja é um homem transformou-se Perdiz ou em Leao. O que vos acham?
GostoResponder111 h
Cesar Paulino Marrima Renamo governara no fim do mundo segundo as escrituras sagradas kuando ox mortos voltarem a vida e ox vivos sentirem a mort
Izequiel Andre So podem ser escrituras de Satanas claro, porq os governos nao sao vitalicio, isso sim...
Luis Moiane Canal Moz sinceramente esse vosso discurso descartável, parcial, tendencioso so confirma que vocês sao um grupo de jornalistas com apenas um nome: "Cobardes"
Star Neves Podem comentar o que quiserem mas a verdade é só uma, o povo já não quer a Frelimo no poder.
GostoResponder1 h
Adonai Shalom Fora de membro é Moçambicano e povo tambem o professor é inocente...a fonte é Moç p todos
Joel Chicoge Esse jornal é tendencioso. Promove baderna. Porque não se revelam também apoiadores de quem apoiam?
Di Sebastian O povo é culpado. Foram alguns de vocês que votarão nesses canalhas .
Adonai Shalom Isto está a acontecer em Funhalouro se for verdade devem abandonar este comportamento professor nem pega em arma nem arma fraude alias eles nao sabem que alguns deles sao membros da renamo so porque nao tem cartao nao deixa de ser membro...
Chalengue Strukel Kjkkkkkj ha cidadaos insanos e comprometidos com causas desconhecidas pot eles mesmo esta a a contecer films de Rambo e ninguem Poe em conta
GostoResponder19 h
José Gove CANAL DA RENAMO. Pois neste jornal RENAMO e DHLAKAMA são perfeitos. Os tais Muhamad, Jesus, Vikram...
Lino Marques Tembe OK ,aqui fala de roubo de valores de Afonso Dhlakama vocês viram as tais força governamentais a tirar o valor,há uma passagem que o senhor chama o líder da RENAMO de presidente e o presidente da república lhe chama de Nhusi,senhores nos só temos um presidente aqui em Moz que é conhecido ao nível mundial,esse outro é líder da RENAMO só,eu só tenho uma recomendação para vocês o mês de março já passou ,ele está no silêncio
Heraclito Ndaferabuana Isso está longe d ser jornal, nunca ví neste jornal algo tipo "neste ano foram inauguradas mais d 300 salas d aulas, tipo a fipag tem um fundo para melhoramento do sistema d agua em todo país"... Jornalistas n podem ter tendencia partidaria nas suas materias.
Castigo Mazive Dlhakama não tem força para governar, só tem boca para falar merdas,enganar os adéptos dele
Manjur Manuel Gelo Mocambicanos k trabalham,na,frelimo,todos,tem,cabecas,quem,Ate,agora,ainda,nao,discobrirao,
Amosse Jamo Jamo A Renamo nao deve acabar mas sim abandone este comportamento de andar disparar viatuaras nas estradas. Se desparam para carros que saem de Tete a Chimoio, ainda no meio da povoacao de Nhamatema isto naoe`para vazer sofrer aquele povo?Antes de fazer, pensem no futuro
Matambo Vilanculos Prezado Custódio Custodio Faustino Mabunda, quero felicitar essa sua recomendação aos demais, pelo que são poucos que lançam comentários aqui e entendem do assunto da área política, alguns imergiram no espírito de amor a cor partidária e labibotismo que é o que parece ter dominado alguns moçambicanos. Esse assunto aqui levantado pelo editor, requer uma análise imparcial de todos, pelo que trata-se de um assunto que está a ceifeira vidas humanas, e nós os outros só nos limitamos a ver as coisas numa única vertente, que é o amor ao partido e as suas ideologias, sem procurar saber e perceber se darão saúde aos moçambicanos. Quero crer que "ninguém" quer a guerra, mas se os moçambicanos não querem a guerra, o que fazem para mostrarem que não querem? 
Mobilizar algumas pessoas para fazerem campanhas na televisão e na rádio (publicidade), contra a guerra, mas tais campanha com uma tonalidade de uma certa ala, isso não vai nos ajudar. Acho que o governo moçambicano tem o povo que merece, mas o povo moçambicano não tem o governo que merece. 
Tenho dito... 
"É PROIBIDO PÔR ALGEMAS NAS PALAVRAS " 
Eu sou um condenado a liberdade.
Manuel Simate Renamo terroristas cara sem vergonha até corta a estrada onde nasceu um burro irracional.
David Jose Francisco Jose Nao si meta na politica. deixarmos d politica pr politico. Trpa pr tropa .nao crianca sra contra tropa hum hum.tropa contra povo hum
Silva Baloyi Messagem para renamo. Porfavor sr: dlakama levem toda ariqueza k moçambique tem edeixem opovo moçambicano em paz # paz
GostoResponder1 h
Mahlathine Mkhambane Este Editorial so faz sentido por, hoje, ser dia 1 de Abril.
Nércio Novele Novele Nem esperava q o vces passam desse tipo dr brincadeira. Onde apanhou essa informacao
Ofece Deniasse Chania Este é Txote em tudo, pensa que vai eliminar Dhlakama.
Ilda Vitorino Tembe Ante de tudo devemos se perguntar porque isso acontece
Abudo Gulamussene Bando de ladrões esses daí.
Paulo Alberto Tinga você também se mete na politica dessa maneira? quem não é ladrão neste mundo?
Abudo Gulamussene Duma ou doutra forma estamos la mano...não tenho como evitar enquanto eu estiver vivo.
Álvaro Xerinda Que tipo de pais queremos afinal?
Arnaldo Mendes O maio bandido aqui nesta história feia é o ministro da defesa
GostoResponder20 h
Faria Ambrosio Coisa de Vergonha,não basta governar sem ganhar
Isaias De Areosa Biggy Com certeza Nyusi tem mania de emboscar as suas próprias afirmações
Mateus Torres A essa hora a bombardeamento na Gorongosa
Isaias Miguel Mpanguiua Esta usar os seus direitos sobre 1 d Abril né?
Raimundo Pitagoras Lauma Miudo formatado pelo sistema, vai terminar com um fim treiste.
GostoResponder20 h
Adilson Joao Luis Campira O povo em meu patrao palhaçada sou
Richard Rafael Ha jornais k desejam mal xtar dos moçambicans
Ermelinda Ernesto Zualo Canal Moz vá pentear macacos
Alfredo Mazive Apoiado Ditos Nhambau. Ja falei
Mamass Mamudo O pior ainda vem
GostoResponder4 h
Fabio Mavie Que abismo tamos viver!
GostoResponder23 h
Eugenio Abilio Abibo Sem duvida. Submescrevo
Adilson Joao Luis Campira Td nesse governo em paulada mitira sou
Adonai Shalom O chefe da localidade explicou que os militares da Renamo quando mandam parar viaturas querem polícias e professores, uma investigação que leva mais de uma hora, passando a pente fino os bens dos viajantes, entre outros comportamento que metem medo a todos que pretendem chegar às regiões de Vondo, Malamule, Ribye, Matlale assim como para o distrito de Chigubo, na província de Gaza.
Maulana Eusébio Japane Japane CanalMoz vai à tempo de encerrar vossos trabalhos não xtá diz ser nada g pode se endender porgue não faz boa análise de Política. Enguanto o vosso tio,Primo,etc. Continuar nas matas nunca ira governar xte País e nenhum lider da oposição g sai no mato pra cidade ir assumir cargo de chefe de Estado
Zondai Tengaudzoke Este gajo que escreveu este texto no mínimo quer se comparar com o grupo conspiratorio que tentou ludibriar a opinião pública em Brasil. estamos atentos. Você não aldraba a ninguém. RENAMO =SUJO ou mesmo IMPUREZA POLÍTICA. BANDIDOS ARMADOS. deixem o Dhlakama ir a reforma. vocês cães se escondem por trás dele e usam o nome dele. bussais.
Isaias Nyamunda Quem cala consente
Jose Maria Pinto Ramalho O homem com essas ordens ainda vai ganhar o premio nobel da paz
Manuel Simate Palhaços RNM.
Adãbiatriz Paulo Eduardo Belengue Tanto desenvolvimento és um homem rabugento.
Manhica Armindo lembro que esse senhor e que mandou a policia nos dias que maputo ha via greve muita gente morreu por esse gajo quando era ministro do interior
Pouco Pra Nos Só esperamos pacientes do resultado de tudo isso!!
Manhica Armindo o resultado e que os nossos irmãos da fir fdm estao a levar porada
Pouco Pra Nos Disso nós e eles sabemos ...
Ruben Langa Se tivesse guardado a mola no banco o Nyusi ia levar ;as armas que servia de brinquedos pra os filhos do nosso Messias Nyusi foi levar;este Presidente afinal quer o quê na renamo;quer o partido ou quer a cabar com o partido;temos que voltar a moda dos seculos passado enterrar nas latas o dinheiro
Romeu J Maluleque Maluleque Canal Moz=igual a si mesmo.
Gosto15 h
Romeu J Maluleque Maluleque Editorial raio X.
Ioyta Lucia Terá sido mesmo Nyusi a ordenar o assalto a casa de Dhlakama? Ele até estava a dormir na Igreja (foto no jornal Savana)
Bill Vin Situação triste os filho fumando surruma na europa e usa nosso familiares amigos vizinhos morrendo por não calar das armas por parte do... Que enriquecem com o sangue do povo.
Manhica Armindo quem mandou matar o povo nos dias1de sentembro no governo do guebuza foi o proprio nyusi quando ele era ministro da difesa
Gosto14 hEditado
Mateus Mateus Jr. Hummm, alguma vez PR Nyuse foi ministro do interior?
Manhica Armindo ja não lembram no governo de guebuza
Mateus Mateus Jr. Humm, ainda bates na mesma tecla? Então quem era o ministro da defesa nacional??
Manhica Armindo vai na net veja o perfil desse presidente iras ver a verdade
Mateus Mateus Jr. Tens certeza no que afirmas? Posta essa parte que diz PR Nyuse foi ministro do interior? Ainda não me respondeste quem era o ministro da defesa?
Manhica Armindo era da difesa nao interio
Gosto14 h
Gosto14 h
Maria Manjate Uma coisa é certa.É preciso ter muito cuidado com o traiçoeiro Anaozinho Bélico.
Gosto14 h
Manhica Armindo e facel as pessoas esquencer rapido
Maria Manjate Na tomada de posse ele disse e passo a citar:
-" Na minha cabeça só cabe paz, paz, paz".
Será k ele esqueceu ou só falou para Inglês ver!

Frenque Alfredo Magenge Falou de Paz sim senhora, Paz custa o que custar. É o que ele está tentando trazer ao tirar as armas aos que não devem, por lei, possui-las.
José de Matos Frenque Alfredo Magenge, ao emboscar lideres da Renamo, é Paz ?
Tu nao leste nada do Editorial! Tambem acreditas nessa mentira que a Renamo nao deve ter armas ?

Anidia Tacaiana Frenque Alfredo Magenge ate agora nao conseguiu,,,so piorou.... estamos pior que antes em tudo,,,,pior com a guerra...que faça cumprir o acordo
Gosto24 h
José de Matos O discurso so ficou bonito no papel, na realidade nao vimos nada
Gosto14 hEditado
Frenque Alfredo Magenge Mas para quê a Renamo necessita de armas, porque uma arma, outra coisa não faz para além de cometer o crime ou intimidar o outro que não a possui.
José de Matos Perguntaste isso as FADM que cometeram crimes em Tsangano, Barue, Murrupula, etc? Penso que a Renamo nao precidsa de armas, precisa é que os acordos assinados sejam cumpridos e que deixem de roubar nas eleiçoes!
Gosto14 h
Frenque Alfredo Magenge Se a Renamo usa armas para convencer o governo a cumprir os tais acordos, e impedir roubos nas eleiçôes, sera que se por ventura um dia a Renamo estar no poder, não vai usar as mesmas armas para impedir o povo de se manifestar, ou usar as mesmas armas para convencer o povo a fazer o que eles querem. A Renamo devia deixar as armas e mostrar, a partir de formas mais pacíficas, a sua capacidade de mudar as coisas, e isso traria uma boa impressão a favor da mesma.
Maria Manjate Esta guerra nao declarada começou exactamente quando um irresponsável e maluco resolveu desarmar a Renamo a força. Essa pessoa pensou k ia receber o quê em troca, um ramo de flores? Quem usa violencia recebe violência como resposta.
"Quem com ferro mata com ferro vai morrer".

Maria Manjate Se queremos "PAZ" o unico caminho certo que nos conduz a ela é o diálogo.
Ja houve exemplos concretos no passado e todos nós sabemos, mas fingimos ignorar que Diálogo=Paz.
Violencia=Guerra

Manhica Armindo so falou para o inglês ver
Gosto14 h
José de Matos Abu Madeira, mostra a desinformaçao! Mostra a nos que ha alguma mentira neste Editorial! Se nao o fizeres, quem esta a desinformar és tu! Podes nao gostar e nao concordar, mas evita falares de desinformaçao, estamos a falar de coisas muito serias!
Gosto24 hEditado
José de Matos Assaltar as casas de Dhlakama e sede da Renamo, no passado domingo, sem mandato, pensas mesmo que ajuda nas soluçoes, Abu Madeira ? é isso que o Editorial questioma!
Abu Madeira Senhor José de Matos,traga possiveis soluções. Alias não ataca as FDS só, eles estão a fazer o seu trabalho foram e encontraram material belico nessa mesma residencia kerias mais uke ki deixassem?
José de Matos As soluçoes estao no Editorial, Abu Madeira, apostem na Paz em vez da via militar!
Le o que esta no Editorial e eu chamei a atençao para essa palhaçada ilegal que fizeram ao assaltar a sede e as casas! Podem enganar a ti, mas eu nao me engano com palhaçadas e propaganda perigosa!

Abu Madeira José de Matos a paz e uki não se vive hoje, traga possiveis soluções para voltarmos a vida normal irmão. Agora se você chama de ilegal akela operação ki resultou na apreencao dakele material belico me desculpe é absurdo ou defendes porke é residencia do lider e se fosse na minha não seria.?!
José de Matos Abu Madeira, eu nao defendo ilegalidaes e palhaçadas! Piodes defender tu essas brincadeiras de mau gosto, mas qualquer pessoa de bom senso nao pode defender isso! A soluçao esta ai, deixem de abusos e da via militar, como esta explicado no Editorial, e apostem na Paz!
José de Matos Abu Madeira , claro, a Policia nao pode violar leis! Assaltaram, vandalizaram, ameaçaram e alegadamente roubaram! Num Estado de direito esses seriam rwespossabilizados!
Abu Madeira José de Matos você já ganhou porque está me assegurar ki tem certeza ki a policia não tinha mandato 1°,2° eki esta a favor ki não fosse desmantelado o esconderijo do material bélico.
José de Matos Abu Madeira, sim , tenho a certeza absoluta, eu sei do que falo e estou informasdo! Toda essa operaçao foi ilegal e so tu podes acresditar que a Renamo nao pode ter atmas! Pode sim, esta no Acotdo, a Policia é que nao pode cometer ilegalidaes!
Abu Madeira José de Matos o problema seu é de substimar as capacidades dos outros pensando ki os outros não tem acesso a informação. Seja humilde senhor esse é um debate numa rede sicial ninguem conhece back gram do outro.
José de Matos Tu nao estas informad, se estivesses sabias que nao houve mandato, que a Policia cometeu ilegalidaeas nesses assaltos e que a Renamo pode sim ter armas!
Estas a defender ilegalidaes e nem sequer percebeste o que vem no Editorial!
Abu Madeira, deste a tua opiniao, eu dei a minha, esta ai o editorial! So te garanto que eu NUNCA irei apoiar a violencia e muito menos ilegalidades! Desiste dessa de tentar que eu apoie isso que tu apoias!

Abu Madeira Ok senhor José de Matos é informado e eu não.
Erlina Cossa Acredito eu que por trás de Nyusi existe uma máquina poderosa a dirigi lo e ele serve de bode espiatório porque é o presidente. Há decisões que parece que não dependem nem vem dele. Porque sendo moçambicano com ideias do povo sentiria o que o povo sente. O mesmo digo do Dlhakama. Parecem que politizam e envolvem inocentes numa confusão que mais parece de dois compadres em briga.
Gosto34 h
Borge Machisso Pouco sabem e julgam muito
Gosto14 h
Frenque Alfredo Magenge Ya, por trás dum grande homem há uma grande mulher.
Leonardo Imbrigana Canibalismo corre nas veias,por isso, nunca aondem nos deixar em paz. Sempre vão nos comer até concluir a vondade e o prazer de dévorar todos individuos que tentam entrar nos seus labirintos para detona-los duma vez. Estão sem cerebro para construír o país e por falta do cerebro destroem tudo que lhes aparece por frente,pensando que estão a trabalhar muito bem e melhor.
Moises Jequissone Um chefe de familia quando regressa do servico ou de uma viagem,recebe o caso como ficaram e por fim diz k viajou bem ou trabalhou bem,agora o filipane em todas tentativas de acabar com o lider nao xtava,ok,quando voltou fez o que?aterrorizaram a familia do lider e arombaram,saquearam a sede,o que fez quando despertou do sono na igreja?entao,concluo k tem sim a mao dele nessas matancas e roubos todos,k empregado temos?somos escravos sim
Joaquim Albino Mondlane Todo o indivíduo que se sente amedrontado recorre aos meios disponíveis para sua auto defesa e umas das melhores formas de desarmar a Renamo e o seu líder, partiria de lhes oferecer garantias e segurança de vida... Não seria confortável sentar se a mesa com individuo que apresenta duas fases, isto é, o partido no poder terá que sair gaveta perante aos Moçambicanos com uma biblia ou com uma Arma. A Renamo tendo razão ou não ela tem sido muito tolerante e isso e de louvar e o partido no poder não tem apresentado um espirito de intolerância tentando mostrar força e com isso, vidas são perdidas, o nível dos Moçambicanos esta se agravando a cada dia que passa.
Gosto24 h
Manuel Pereira Nao è facel governar um pais duma boa forma sem violencia com macacos violentas k stao no mato de gorogonza
Gosto13 h
José de Matos O governo que deixe de cometer fraudes e violar acordos, esses tais macacos de que tu sem vergionha falas estao no mato porque a Frelimo nao cumpriu acordos e tentou matar o lider!
Nao estamos distraidos, senhores frelimistas!

Manuel Pereira Se fose pra matar o macaco d lhakama teriao matado ha muito tempo ele vai ter uma morte muito lenta so renamista
José de Matos Tentaram matar Dhlakama e Bissopo, nao conseguiram! é essa bandidagem da Frelimo que dificulta a Paz!
Moises Jequissone Abu e manuel,voces tem razao,a tabua k xta nos vossos olhos nao vos deixa enxergar o alem,xtamos no sec,21 nao podem pensar como nos anos 64,75,mesmo nas grandes potencias existem revolucoes,a frelixo p,ra chegar ai teve k afastar alguem,ele nao pode ser vitalicio
José de Matos "Seja humilde senhor esse é um debate numa rede sicial ninguem conhece back gram do outro."Abu Madeira, podes discrdar, mas nao tentes dizer que os outros estao errados, vais ter de conversar com civismo! Respeito e tolerancia, pode ser ? Se nao consegues, por favor nao entres na conversa!
Gosto13 hEditado
Moises Jequissone Concordo contigo sr matos,sucata nao pode entrar na faixa central
Ferdinandes Magumisse Pv Um dia....Os bandidos,mentirosos da naçao moçambicana vao cair....na farsa e pagar por tudo que fazem aos moçambicanos...."frelimo"afrente da matança..
Admiro Carlos Sitoe Nyusi deve ter falado da paz no dia 1 de abril...
Gosto11 h
Bill Vin kikikiki
Principe De Catalunha King O que deviamos esperar de nhuci? é isto!...
Henriques Luis Matsenguane Ainda vai correr muita tinta!
Jose Manuel Tudo isto escrito para que tanto trabalho eu digo em pouco testa de ferro de um estado terrorista
Jose Manuel Bandido terrorista um cão
Elias Ezequias Mondlane Em suma, "HOMEM DO BOM CARACTER É SEMPRE O MELHOR USO PARA O PIOR" Todos dispertam dipois da ocoréncia.
Zito Alberto Augusto Augusto Todos camaradas stao contaminados com o virus frelimo, s identificam cm terrorismo..
Nelson Fanheiro Desculpem mas eu não entendo algumas pessoas, não sei se são cegos, surdos ou ignorantes cada vai enquadrar-se . ora vejamos : a base da RENAMO foi atcada em 2013, em 2015 Dlakama escapa de dois atentados e ve a sua residencia assaltada na Beira e é humilhado, na semana santa em pleno dia da pascoa , que seria um dia de perdão, reconciliaçao e reflexão um bando de brutamondes invadem as residências de Dlakama e a sede da RENAMO. Este cenario que acabo de descrever é um incetivo a violência, então eu não percebo como estas pessoas querem paz, a não ser que a paz no seculo XXI consegue-se usando armas.
Fora das provocações a RENAMO, as varias atrocidaes que a policia comete contra o povo, agora chegou aos magistrados. Então o que ganham com argumentos incoerentes e incosistentes a defender um regime anarquico e despota. Tenham vergonha

1 comentário:

Anjos do Céu disse...

Qual o problema de moçambique
? Dkla representaria o povo pobre q sofre e não têm condições vida água luz escola com cadeiras para crianças.

Flerimo representa interesses dos que já têm melhores condições de vida Boa comida bons carros hotéis finos ordenados bons.
Renamo e Flerimo são necessários.
É SÓ respeitarem as diferenças que devem existir e manter o Equilíbrio.
Tem que existir alguém q apontem as falhas. Não é. ?