quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

TRINTA NOVE (39) ANOS DE RESISTÊNCIA

Gomes Zapata adicionou 5 new photos — à procura de com Eduardo Domingos e 7 others.
15 min

- Pela memória viva dos primeiros Mártires (ESQUECIDOS), e homenagem a todos que tombaram pelo ideal, sacrificando a própria vida em prole da Liberdade em Moçambique.
- RESISTÊNCIA NACIONAL MOÇAMBICANA, movimento formado em Janeiro de 1977,para combater o regime marxista vigente no antigo território Português e que integrou os grupos armados já existentes, em que avulta o lendário comandante André Matsangaisa, que em tempos pertenceu à Frelimo, tendo abandonado o partido por discórdia radicalmente da política prosseguida por Machel.
-ANDRÉ MATSANGAISA, primeiro comandante da Resistência Nacional Moçambicana, morto pela Frelimo em 17 de Outubro 1979, tinha apenas 29 anos, mas uma história de vida de poucos se puderam orgulhar.
Será sempre lembrado, um grande homem, um líder, como poucos um destemido soldado.
- RUI MANUEL NUNES DA SILVA, fuzilado em Moçambique 1979 com outras nove pessoas, era natural de Manica (Moçambique) e pertencia à Resistência Nacional Moçambicana.
RUI MANUEL foi ferido durante uma ação em território Moçambicano, em 2 de Fevereiro 1977.
Servia de guia ao grupo da R.N.M.
RUI MANUEL, foi a primeira baixa operacional da Resistência, um verdadeiro Mártire (ESQUECIDO), cuja memória saberei honrar por muitos anos. Estarás comigo para sempre, amigo.
- ORLANDO CRISTINA- Primeiro Secretário Geral da R.N.M. (IGUALMENTE ESQUECIDO), foi assassinado em Abril 1983, numa quinta agrícola próximo de Pretória ( África do Sul), onde funcionava o emissor do movimento R.N.M. Grande Amigo, serás sempre lembrado.
- Dr. EVO FERNANDES, antigo Secretário Geral da R.N.M. , morto pela polícia da República Popular de Moçambique, cobardemente assassinado em Cascais (Portugal) em 1986, por Alexandre Chagas. Será sempre recordado pelos verdadeiros fundadores da Resistência Nacional Moçambicana:
JOÃO PÓVOA-; RUI SILVA- FUZILADO EM MAPUTO-; ZECA OLIVEIRA-, SILVA-, MANUEL GODINHO-, GRACIANO E PEDRO RODRIGUES MARANGONI.
A todos os Resistentes e amigos que comigo estiveram na criação da Resistência Nacional Moçambicana, aos que sobreviveram e, acima de tudo, aos que lá ficaram, tombados no chão de uma Pátria que também foi deles. “ Até Breve”.
Por último uma merecida homenagem a AFONSO DHLAKAMA, atual líder da RENAMO, que nestes 39 anos de Resistência, continua a lutar pela Liberdade Democracia e no Progresso em todo o território da Nação Moçambicana.
Alô Alô PO/3 PF
VIVA MOÇAMBIQUE LIVRE
Comments
Eduardo Domingos Muito obrigado Gomes Zapata, eu recolher depoimentos dos guerrilheiros que abriram as frentes de niassa, nampula e C delgado. A historia da RNM eh bastante emocionante.
GostoResponder6 min

Sem comentários: