sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Sobre a Introdução de Faixas de Rodagem prioritários para Transportes de Passageiros.


As entidades administrativas do Conselho Municipal da Cidade de Maputo decidiram a introdução, para breve, de faixas de rodagem prioritárias para o transportes de passageiros, uma medida que, a meu ver, não irá resolver os problemas de congestionamento nas nossas estradas, antes pelo contrário, tenderá a criar um verdadeiros caos na circulação pela nossa capital e concorrerá para penalizar o cidadão que à custa de sacrifício próprio adquiriu uma viatura para facilitar as suas deslocações e melhorar o seu nível de vida Senão vejamos: 
1. Em países onde esta medida é implementada, a rede viária nas suas cidades é bastante extensa, larga e desenvolvida. Na Cidade de Joanesburgo, por exemplo, as estradas têm mais de duas faixas de rodagem para o mesmo sentido, reservadas a viaturas de uso particular, fora da faixa de rodagem especial. 
2. A Cidade capital moçambicana, salvo a Avenida Eduardo Mondlane, não tem estas condições. O próprio projecto da estrada circular de Maputo não prevê a existência de faixa extra para transportes de passageiros. Pretender cabular-se uma medida que teve em conta um ordenamento urbano totalmente diferente do nosso, não passa de uma medida inadequada e inexequível para a nossa capital. 
Partamos de uma simples reflexão: o que provoca congestionamentos na cidade de Maputo? 
Uma das principais causas é o facto de que todas as instituições públicas, de prestação de serviços, comércio, etc., estão localizados no centro da cidade, o que obriga a maioria dos citadinos de Maputo e Matola a deslocarem-se para a mesma direcção nas horas de ponta e a saírem em mesmo sentido no fim do expediente. 
A segunda razão é o facto de que os horários de funcionamento da Função Pública, Empresas Privadas, Comércio e prestação de serviços serem coincidentes, o que obriga os citadinos deslocarem-se à mesma hora para o cumprimento de seus deveres profissionais. 
A introdução de faixas de rodagem especiais para transportes públicos implicará que os cidadãos com meios próprios de locomoção sejam os maiores prejudicados - não passará de uma medida para a minoria. Por outras palavras, o que o Município de Maputo nos pretende transmitir é que todos que têm meio próprio e dele se deslocam para os seus postos de trabalho, ficarão apenas com uma única faixa de rodagem, o que significará que as filas de carros sejam ainda mais longas. E estes são, na maioria dos casos, os gestores públicos (incluindo ministros), quadros com responsabilidades especiais nos seus sectores de trabalho, etc.
A meu ver, uma medida que se mostraria adequada passaria pela diferenciação horária entre o sector público, o sector privado, o sector de prestação de serviços, comércio, etc. se, a título de exemplo, o horário de entrada no sector público se fixa em 7H30, o sector privado poderia ser às 8H30, o comércio às 9H30, etc. 
Isto permitiria deslocações em momentos diferentes tanto na entrada como na saída da cidade. E não penalizaria o cidadão só pelo facto de circular em meio próprio, ou obriga-lo a fazer os seus trajectos em transporte público, depois de tanta batalha pela melhoria do seu nível de vida. Não devemos tornar os desequilíbrios sociais uma prática governativa, devemos resolver os problemas de todo cidadão sem qualquer descriminação!
Outra medida seria o incentivo dos investidores a optarem por erguerem obras de grande vulto na periferia da Cidade - requalificação da cidade de Maputo e Matola. 
Moçambique é rico em extensas e lindas terras, não exploradas. Porquê, ao invés de se edificar as sedes dos bancos, de grandes empresas, instituições públicas no centro da cidade, não se aproveitam as extensas e apaixonantes terras à beira da circular de Maputo? 
Porquê não transferir uma boa parte das empresas de serviços, armazéns e comércio para a periferia da Cidade e aumentar as faixas de rodagem donde estes edifícios saem e não só?
São apenas alguns aspectos para reflexão. Entretanto, eu defendo que o projecto do Município de Maputo é inoportuno desajustado e inadequado.

Agostinho Vuma

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Comments
Manuel Amaral Concordo plenamente mais velho...
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Noa Inacio Onde se aconselha a nossa vereação porque este parecer era imprescindível para tomar essa decisão . Me refiro como entidade que representa o CTA, como amigo, camarada e quejandos...
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Albino Reinaldo Saveca Reinaldo Concordo plenament mei irmao mas em relacao ao horario fko meio confuso pk veja este cenario d congestionamento tem maior efeito n cidade d mapto.sera k ese horario vai ser esequivel tambm pa as restantes provincias?
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Jonas Hunguana Camarada! Acredito q sejas uma das pessoas indicadas p fazer perceber essa visão bem estruturada p os órgãos competentes
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Sic Spirou A ideia de que quem tem transporte próprio vai preferir usar o público é mesmo absurda, porque a pessoa não vai apenas ao.seu local de trabalho, pode haver necessidade de ir a outros locais por motivos diversos e no centro.da cidade, não há faixas exclusivas e.sim.confusão.
Dá nisso imitar e.não.copiar com a necessária clareza e segurança o que vemos lá fora a funcionar com eficiência.
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Beto Muianga Realmente
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Chakil AbooBacar 40 anos de muita experiência! Parabéns pela reflexão e pelo aniversario meu camarada! Abraço
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Rose Santos Palavras sabias e verdede
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Ericino de Salema Assino por baixo!
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Egidio Canuma E' isso!

O Municipio parece estar mais interessado em parecer que interessado em resolver o problema do que em resolve-lo efectivamente.
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Erson Tembe Assino em baixo, Grande ponto de vista !
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Manuel Carlos Nhanala De acordo com excepcao do Horario porque carece de uma avaliacao aprofundada.
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Mário Manhiça Para refletir.
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Helder Chipe Esta clara a sua visao relativamente a iniciativa do CMCM. Contudo
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Gene Sitole Isso mostra a os trasnportes semi colectivo são dos grande chefe e uma maneira de angariar funfo para os seu fins podia ser aquela. pronto falei
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Helder Chipe Esta clara a sua visao relativamente a iniciativa do CMCM. Axo que o que se pretende e a melhoria do transporte dos municipes. vamos dar um voto de confianca e ver se podemos melhorar a qualidade de transporte existente na nossa hurbe.
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Gene Sitole mostra que. .. , fundo
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Gene Sitole Isso mostra que os trasnportes semi colectivo são dos grande chefe e uma maneira de angariar fundo para os seu fins podia ser aquela. pronto falei
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Rui Saraiva Muitos likes para o que foi dito.
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Moisés Eugénio Mabunda De facto, porque não transferimos alguns serviços para a Curcular?... Why not?
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Horacio Boavida De facto a expansao dos servicos basicos para a periferia e' uma das alternativas, aumento e melhoramento do transporte ferroviario tambem minimizaria, como tambem a introducao do transporte maritimo pelo todo litoral da cidade aumentaria as alternativas dos municipes. Falar do METRO, pode ainda ser uma utopia mas ha que se pensar nisso sobre tudo para novos bairros.
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Chyca Dambo Grande verdade. Mas infelizmente são coisas k a gente vê a acontecer e não pode fazer nada
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Candido Langa concordo plenamente e acrescento pk nao somos mais arrojados afinal. Ao lado da Circular pk n 1 comboio/metro de superficie, da baixa a Malhampsene e Marracuene, deixando ao criterio do cidadao usar carro particular, ate pk aquele meio n iria entrar no centro da cidade.
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Candido Langa Qto a desconcentracao de servicos da Capital, os ministerios deviam ser os primeiros. So assim, iriamos assegurar a expansao da propria cidade

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