07/05/2013
“Moçambique continua como um dos países mais pobres do mundo”
Fundo Monetário Internacional sem rodeios
- diz o director-geral adjunto do FMI, David Liton
David Liton aconselha o Governo de Moçambique a apostar na agricultura como forma de impulsionar a economia nacional, porque os efeitos positivos da abundância dos recursos naturais no País vão começar a fazer-se sentir, no mínimo só daqui a 18 anos.
“…a experiência que tenho da maioria dos países com tantos recursos minerais, tem sido uma espécie de “bênção mista” porque quando não são bem geridos provocam revoltas e perpetuam a corrupção, daí que considero que não são uma garantia para o desenvolvimento de um País aliado ao facto de a sua exploração ser limitada”
O Fundo Monetário Internacional (FMI), um dos principais financiadores do Estado moçambicano não cai nas justificações do Governo de que a pobreza está a reduzir em Moçambique. O director-geral adjunto da instituição financeira internacional, David Liton, que proferiu uma palestra ontem em Maputo disse e demonstrou que “Moçambique continua como um dos países mais pobre do mundo, apesar de estar a registar um grande crescimento económico nos últimos anos”.
Falando na universidade Politécnica sob o tema “Novos Riscos e Novas Oportunidades e Perspectivas para África Subsaariana e Moçambique”, o director-geral adjunto do FMI disse que apesar de nos últimos anos Moçambique se ter tornado principal destino de investimentos estrangeiros como resultado das constantes descobertas dos recursos naturais tais como gás natural, carvão mineral, petróleo e outros hidrocarbonetos abundantes em quase todo o território nacional, aliado ao facto de estar a viver uma boa estabilidade política, continua a fazer parte do grupo de países mais pobres do mundo.
Leia em http://www.canalmoz.co.mz/hoje/24991-mocambique-continua-como-um-dos-paises-mais-pobre-do-mundo.html
Posted at 16:27 in Cooperação - ONGs, Economia - Transportes - Obras Públicas - Comunicações | Permalink ShareThis
Comments
1
ZACARIA said in reply to Ricardo Martins Soares...
Boa tarde.,
Caro Ricardo M.Soares a crise é real,sem dúvida,porque as pessoas,algumas pessoas que não todas , segundo a minha opinião esbanjavam gastando o que não tinham,comprando sem segurança,etc etc e agora estão em dificuldades porque o desemprego bateu á porta .Mas também há aqueles que foram cautelosos,seguindo sua vida com passo firme,sem excessos,e para estes a vida continua normal pese embora os impostos e taxas inflacionadas,por isso como vê há um pouco de tudo.Também é verdade que os jornalistas exageram nos relatos das tricas politicas mas,já sabemos que estão a vender o seu "peixe".
Enfim caro Ricardo apesar de todas as vicissitudes continuo a gostar de estar nesta velha Europa e em Portugal,para onde vim por força das circunstancias como o amigo sabe.
Saudações Cordiais.,
2
Ricardo Martins Soares said in reply to Miguel...
Portugal esta' entre os nove paises mais pobres da Europa ou entre os nove paises menos ricos da Europa? Passei la' uns 20 dias em março passado e nao fosse o facto que o que lia e ouvia parecia que o mundo vinha abaixo, nao notei crise nenhuma. Ruas entupidas de carros, muita gente nos cafes, nas lojas, nos supermercados...
E embora ja' tenha lido que alguns imigrantes brasileiros, africanos e europeus do leste tenham deixado o pais, ainda vi Lisboa com aquele formato "cosmopolita" que caracteriza hoje as capitais europeias ocidentais.
Ja' escrevi tudo isso para a coluna dos leitores do Diario de Noticias on line mas so' levei pedrada. Os portugueses, querem porque querem essa "crise" pois adoram malhar o governo, nao importa se de centro-direita ou de centro-esquerda, e aparentemente nao querem saber de outra coisa.
Como tenho acompanhado a "crise" tambem em outros paises como a Espanha e a Italia, acredito que a "crise" seja mais de natureza de valores, por exemplo, os jovens nao aceitarem qualquer trabalho e preferir viver à custa dos subsidios, a nao identificaçao com a Uniao Europeia vista como algo dominado pela Alemanha, etc., etc. e nao uma crise propriamente economica.
Pode ser que os comentaristas que moram em Portugal e aqui escrevem tenham uma visao diferente, mas a minha, na qualidade de visitante, foi essa.
3
Matolinha said in reply to MACUA DE MOÇAMBIQUE...
"MACUA DE MOÇAMBIQUE said...
Caros amigos
A propósito de cores, qual o prognóstico para Campeão português de futebol 2012/2013: azul ou vermelho?
Um abraço
Fernando Gil"
Senhor Fernando Gil.
Sinto-me neste momento, devidamente preparado para dar o meu prognóstico.
Quer mesmo saber?
Algo me diz que não "vai" ser o vermelho.
Matolinha.
4
Miguel said in reply to Rui Domingos ...
Muito obrigado Sr. Rui Domingos pela sua “SÁBIA” explicação sobre o Joseph Hanlon e a sua esposa e sobre o Mugabe e o Zimbabwe. “Apreciei” o seu conhecimento profundo da realidade africana. Assim, cimo prometi, recorrerei a si, para mais esclarecimentos, se o senhor não se importar. Por exemplo, gostaria de ter a sua ajuda sobre o seguinte artigo:
____________
Notícias sociedade
____________
“Portugal é o nono país mais pobre da EU”
“Dados provisórios do Eurostat indicam que Portugal é o nono país mais pobre da União Europeia e que os portugueses têm menos poder de compra do que os gregos, por exemplo.
Artigo | 21 Junho, 2010 - 18:46
Segundo o Eurostat, o poder de compra em Portugal está 22% abaixo da média europeia, enquanto o da Grécia, por exemplo, situa-se 5% abaixo.
Há três anos que Portugal não "arreda pé" e continua a registar um PIB per capita de 78 por cento. Assim, mantém-se na nona posição do ranking da pobreza entre os 27 da União Europeia. Já o Luxemburgo é o mais rico, revela o estudo divulgado pelo Eurostat.
As condições de vida em toda a União Europeia continuam a espelhar a Europa das desigualdades. O poder de compra dos habitantes dos países membros oscila entre 41% e 268%, segundo o estudo do Eurostat que exprime o produto interno bruto (PIB) per capita de cada país em termos de poder de compra.
Em termos de evolução, nos últimos três anos, a posição de Portugal no ranking europeu manteve-se inalterada, o que fez com que países como o Chipre ou Malta conseguissem ultrapassar o poder de compra nacional.
Segundo o Eurostat, o poder de compra em Portugal é idêntico ao de Malta que está 22% abaixo da média europeia, enquanto o da Grécia, por exemplo, situa-se 5% abaixo.
Também a vizinha Espanha, manteve o mesmo indicador de riqueza por habitante que tinha em 2008, embora seja necessário ter em conta que apesar da estagnação os espanhóis surgem seis lugares acima de Portugal. Espanha está assim à frente, por exemplo, da Itália e da Grécia, que apesar da crise, no ano passado já tinha um poder de compra maior que o português.
O fosso entre os países mais ricos e os mais pobres do bloco europeu é visível. O Luxemburgo é de longe o país mais rico da UE, com quase o triplo de rendimentos per capita em relação à média, seguido pela Irlanda, Holanda e Áustria.
O mais pobre de toda a União Europeia continua a ser a Bulgária (com um PIB per Capita 59% abaixo da média), e no mesmo grupo estão também a Letónia, a Lituânia, a Roménia e a Polónia.
Os dados, provisórios do Eurostat mostram que os luxemburgueses são os mais ricos, com um pib per capita de 268 por cento, ou seja, quase três vezes acima da média da União Europeia.
(…)
Notícias sociedade
______________________________
O Sr. Rui Domingos disse:
“Como é possivel que os africanos de raça branca,de raça asiatica e mulatos têm um "Standard " de vida melhor que ao do Africano-Moçambicano Preto?” – Obrigado Sr. Rui Domingos, por esta interessante TEORIA – que vou chamá-la de: “TEORIA RUI-DOMINGUESA SOBRE A POBREZA DO PRETO AFRICANO”
____________
Seguindo a lógica da “TEORIA RUI-DOMINGUESA SOBRE A POBREZA DO PRETO AFRICANO”, desejava entender o seguinte:
- Por que Portugal está, HOJE, no séc. 21 entre os “9 PAÍSES MAIS POBRES DA EUROPA”?
- Será, que, por ter estado tanto tempo em África e ter convivido por quase 500 anos com os Africanos-Pretos, Portugal acabou sendo “CONTAMINADO” pelo vírus da “POBREZA” que é endémico na População PRETA-AFRICANA?
- Como é que Portugal se deixou ultrapassar pelo Chipre e pela Malta?
Parece que eu entendo o motivo: Estes não foram Colonizadores em África, talvez, por isso, facilmente ultrapassaram a Portugal que ainda está em época de “CONVALESCENÇA”, devido à doença da “POBREZA AFRICANO-PRETA”, que pegou em África, durante os cerca de “500 anos de Colonização em África”.
No caso da POBREZA de Portugal, até posso pressupor que tenha apanhado o “VÍRUS DA POBREZA” nos Africanos-Pretos em vista da sua presença na África Negra por uns 5 séculos, mas, e a Búlgaria? Onde e quando pegou esse “VÍRUS DE POBREZA”, sem ter sido exposto ao ambiente PRETO-AFRICANO por muito tempo? Será, que os BÚLGAROS pegaram esse “VIRUS DE POBREZA” quando alguns estiveram aqui em Moçambique, como “cooperantes”, no tempo do Socialismo?
“…os luxemburgueses são os mais ricos, com um pib per capita de 268 por cento, ou seja, quase três vezes acima da média da União Europeia.” – Aí, entendo perfeitamente, seguindo a “teoria” do Sr. Rui Domingos: OS LUXEMBURGUESES NÃO FORAM COLONIZADORES NA ÁFRICA NEGRA, portanto NÃO PEGARAM O NEFASTO “VÍRUS DA POBREZA” endémico na AFRICA NEGRA. (obrigado pela sua teoria Sr. Domingos, ajuda-me entender certas realidades sobre a riqueza e POBREZA no mundo).
Por favor, aguardo a sua “PRESTIMOSA AJUDA” para eu entender aquelas situações que parecem fugir da lógica da “TEORIA RUI-DOMINGUESA” – do “VÍRUS AFRICANO-PRETA DA POBREZA” (como é o caso da Letónia, Lituânia, Polónia).
Miguel
5
Ricardo Martins Soares said in reply to Rui Domingos ...
Caro Rui Domingos
Nao leve a mal mas realmente nao adianta persistir nessa polemica tipo jogo de pong-pong. O sr. Miguel tem uma visao africana e nativa dos assuntos africanos que nao é nem a sua (do sr. Rui Domingos) nem a minha (do Ricardo) ja que somos "africanos" apenas por ter casualmente nascido e/ou vivido xis anos na Africa, como alias sao "europeus" tantos africanos apenas por ter nascido casualmente na Europa.
Alias, o problema principal que hoje eu vejo nos africanos e sobretudo quando venho à Europa (onde me encontro de ferias) é de eles nao serem como o sr. Miguel, mas muito antes pelo contrario, é de voltarem as costas à Africa, visando apenas o bem estar pessoal, quando a Africa precisaria desses seus filhos para progredir.
Falta-lhes obviamente a auto-estima, que o sr. Miguel aparenta ter de sobra, provavelmente porque ao longo destas decadas de independencia, apenas houve, por parte das novas lideranças africanas, a preocupaçao de frizar os defeitos e as falhas dos colonizadores, quando o certo seria, a partir do que bem ou mal foi feito e que teve a inegavel e importante participaçao do africano, partir para uma nova era, uma nova civilizaçao.
Parece-me que os dois estados africanos que entenderam melhor isso foram o Botswana e a Namibia e nao é por acaso que os dois se encontram na dianteira em relaçao aos demais paises.
Vamos pois torcer para que tambem Moçambique e a Africa em geral encontre o seu rumo, baseado nao na simples critica ao passado ou pelo contrario, na desesperança do presente, mas na procura incessante de uma civilizaçao propria e alternativa às demais. E' isso o que realmente interessa.
6
Rui Domingos said in reply to Miguel...
Nao sei se sabe,de que a nossa Jeannette Manjengwa foi sempre uma simpatizante do Mugabe e da Zanu..
E o Joseph Hanlon é aquilo que é...
Estas duas figuras nao têm credibilidade a nivel mundial,mas para voces talvez sejam bons academicos,bons investigadores e bons jornalistas.Sr,nao complique as coisas,Zimbabwe fica ai perto de Moçambique-Dê um salto pra lá e veja com os seus proprios olhos e depois nos diga.
Bem eu recordo quando tantos tantos jornalistas e investigadores diziam de que o Sadam no Iraque tinha armas de massa destruiçao...e nao tinha! E hoje esta senhora e este senhor querem nos convencer de que os agricultores Zimbabweanos estao a obter sucessos na agricultura.Vá para o Zimbabwe,por favor.Evidentemente uma ou outra "farm" estará a produzir algo mas em geral o sistema de agricultura no Zimbabwe está em ruina. Nao sou eu que digo,todo o Zimbabweano bem sabe disto.Veja o preço da fruta e dos legumes no Zimbabwe!
A vida no Zimbabwe para os Zimbabweanos é dificel- nao é por acaso que voces têm ai tantas prostitutas do Zimbabwe-e o mesmo direi na Africa do Sul,em Botswana,Zambia,etc,etc,etc.
A Politica do Mugabe fracassou e nunca serviu os interesses dos Zimbabweanos.
Recorde-se de que os Zimbabwianos brancos tambem sao zimbabweanos-o problema de terra podia ser bem resolvido doutra maneira-sem emoçoes,sem caracter politico mas sim para o interesse de todos os Zimbabweanos. Em Africa lutar por terras é estupido...Voces têm tanta,tanta e tanta terra e pouca populaçao.
Caro compatriota,abra os olhos! Nao caia nas armadilhas dos politicos africanos
7
Miguel said in reply to Rui Domingos ...
Obrigado Sr. Rui Domingos pelos seus “SÁBIOS” conselhos.
Vejo que o Senhor é um bom “CONHECEDOR” da África e dos africanos. E gostei de saber que também conhece os agentes dos serviços secretos Ingleses (M16) o que subentende que está bem informado nesses meios (os meios secretos) da propaganda da “acção psicológica” e da “desinformação”. Assim, no futuro, como o senhor se dispõe a me “aconselhar”, me dirigirei a si, prezado Sr. Domingos, para me ajudar a não nas “propagandas manipulativas dos comunistas e ditadores africanos” assim como dos seus patrocinadores como este britânico Joseph Hanlon.
Aproveitando da sua disposição em me “assessorar” para eu poder “abrir os olhos” e não cair na manipulação, desejava saber: Qual é o interesse que a britânica M16 tem em incumbir Joseph Hanlon para fazer propaganda a favor de Mugabe? O pouco que eu sei é que os Britânicos, a União Europeia e os Estados Unidos da América impuseram pesadas sanções ao Mugabe e ao Zimbabwe, por isso não entendo bem porque a M16 estaria interessada em promover Mugabe. Como o Sr. bem disse: “Abra os olhos,viva neste mundo complicado (e as vezes confuso).”
Agora, um pequeno esclarecimento: NÃO FUI EU QUEM ESCREVEU AQUELE ARTIGO SOBRE OS AGRICULTORES NEGROS ZIMBABWEANOS QUE O SENHOR LEU AQUI. APARECEU NA MÍDIA E EU SIMPLESMENTE FIZ O “COPY & PAST”. Peguei na Internet assim tal e qual como vem, não acrescentei nem um pontoe nem uma vírgula.
Portanto, eu não tenho nada a ver com aquele artigo - só fiz “copy & past”.
O Sr. disse: “Sr.glorifica tanto este senhor Ingles,permita-me dizer-lhe que Joseph Hanon trabalha para o MI6..” De que maneiras eu “GLORIFIQUEI” JOSEPH HANLON? Simplesmente, porque eu fiz “copy & past” do artigo dele?
Pode conferir:
____________
____________
_______
O Sr. disse: “Mas,voces moçambicanos pretos nao vêm isto porque voces nao têm capacidades intelectuais de notar quem é o verdadeiro patriotico ou pro-Moçambique.”
– Acho que esse não é nenhum problema, pois temos o Sr. Domingos, “que têm capacidadades intelectuais” e que “ama” tanto a nós “pretos moçambicanos” e assim VAMOS RECORRER A SI, SR. RUI DOMINGOS – “O PERITO, EXPERT, ESPECIALISTA, CONHECEDOR ATÉ DOS SERVIÇOS SECRETOS DO MUNDO, PSICANALISTA ESPECIALIZADO NA PSICOLOGIA E MENTALIDADE DOS PRETOS” – Não se preocupe temos a si para nos “AJUDAR” e pode ter a certeza que eu SEMPRE PROCURAREI OS SEUS BONS OFÍCIOS NESTE RESPEITO.
Muito Obrigado, Sr. Rui Domingos!
8
Rui Domingos said in reply to Miguel...
Aconselharia o Sr.Miguel de diriger-se ao Zimbabwe e ver com os proprios olhos a situaçao dos agricultores Zimbabweanos-sejam eles brancos ou pretos.
Joseph Hanlon? É um dos maiores lambebotas e hipocritas que vive em Moçambique...Já que o Sr.glorifica tanto este senhor Ingles,permita-me dizer-lhe que Joseph Hanon trabalha para o MI6...Mas,voces moçambicanos pretos nao vêm isto porque voces nao têm capacidades intelectuais de notar quem é o verdadeiro patriotico ou pro-Moçambique.
O Sr. é Pro-Mugabe?
Mugabe,homem de quase 90 anos que mandou matar tantos tantos camaradas de luta!!!
Sr.Miguel, a sua filosofia de negritude faz-me recordar a ideoligia "politica" do Mobutu.
Se, o britânico Joseph Hanlon é um bom jornalista e investigador como o Sr.diz, por que é ele decidiu de viver em Moçambique?
Caro Sr.abra os olhos e nem sempre acredite nos ditos jornalistas e investigadores.
O Sr.disse que tem 60 anos e pelos vistos tem uma boa preparaçao academica,como tal caro Sr.abra os olhos e nao se comporte como um preto estupido,porque o Sr.nao é estupido,é nacionalista e patriotico. Falando do Mugabe,procure saber aonde e a quem ele e camaradas da ZANU vendem os minerais.
Abra os olhos,viva neste mundo complicado (e as vezes confuso).Esses Mugabes,Guebuzas,Afonsos,Zumas nao sao como o Sr.pensa ou quer pensar...Um Africano que mata um outro afriacno por divergencias politicas é contra a Africa
9
Francisco Moises said in reply to Miguel...
O que Joseph Hanlon diz parece me uma doce ilusao e um esforço para alegrar Mugabe e os seus sequazes e tambem para atirar a boa vontade da Frelimo que depois dele fazer tanta propaganda para ela no passado, veio depois a ignora-lo. Tempo houve quando Hanlon esteve praticamente desgostado com a Frelimo e escrevia com um tom de desagrado em relaçao a Frelimo.
O que nao entendo é que Hanlon e a sua companheira tiveram que fazer a sua propaganda a favor de Mugabe em Maputo e nao em Harare? A manobra do Hanlon consolida a minha convicçao de que ele quer agradar a Frelimo e ver se a Frelimo pode lhe encarregar para escrever bem sobre ela. Sempre lambebotas que pululam por ai.
Leva tempo para reviver as machambas que os colonos europeus operavam com os conhecimentos de trabalhar a terra acumulados depois de muito tempo e necessita-se do capital que o Zimbabwe nao tem. Aqueles latifundiarios pro-mugabes a quem o partido do Mugabe deu as terras nao tem experiencia e muitos deles sao farmeiros ausentes que vivem nas urbes onde criam barrigas.
Li algures onde se dizia que certas das fazendas que foram entregue aos mugabistas ja se tornaram em florestas. E porque é que os zimbabweanos ainda padecem de fome se ja os farmeiros nativos produzem como o faziam os farmeiros colonos? Nao entendo. É um mistério que so Joseph Hanlon pode entender e explicar a si proprio e a nenhuma outra pessoa. Afinal de contas, é somente Joseph Hanlon.
10
JJLABORET said in reply to Miguel...
Satisfeito, compreendo e agradeço, Caro Sr. Miguel.
Deus Salve Moçambique!
11
ZACARIA said...
Boa noite.,
Entrei só para dizer o seguinte:Tem-se falado muito em branco,preto,português,moçambicano, não sei se me estão a seguir o raciocínio,mas o mundo tem mais de cinzento do que de branco ou de preto e os outros são muitos mais que os portugueses e que os moçambicanos juntos.(note-se que escrevi sempre em letra minúscula)Chego a pensar,não sei se estarei certo,se a ideia não é desviar as atenções do que realmente é importante,os moçambicanos na miséria,enriquecimentos marginais,um governo totalitarista,umas eleições aproximando-se,isto sim penso eu,é muitissimo mais importante para todos verdadeiros moçambicanos .....
Saudações Cordiais.,
12
Miguel said in reply to Rui Domingos ...
Zimbabwe: Agricultores negros tem tanto sucesso quanto os brancos - Jornalista británico
Qui, 18 de Abril de 2013 13:34
O jornalista e investigador britânico Joseph Hanlon lançou hoje em Maputo o livro "Zimbabwe leva de volta a sua terra", para demonstrar que os agricultores negros estão a ter tanto sucesso como os seus colegas brancos.
Produzida em co-autoria com a sua mulher, a investigadora Teresa Smart, e com a académica zimbabweana Jeannette Manjengwa, a obra tenta mostrar em 220 páginas que, uma década após o início da controversa reforma agrária do Presidente Robert Mugabe, os agricultores negros são tão capazes de desenvolver a agricultura comercial como os brancos a quem foi confiscada a terra.
"Queremos mostrar a situação real no terreno. Estes novos agricultores têm tido grande sucesso, estão a produzir quase a mesma quantidade que os agricultores brancos", disse à Lusa Joseph Hanlon, à margem do lançamento da obra.
Para Teresa Smart, ao actual ritmo de produção, dentro de 20 anos, os novos agricultores vão atingir patamares de produção idênticos aos dos agricultores que tiveram as suas terras confiscadas.
"Vai levar uma geração, talvez uns 20 anos para que o Zimbabwe volte a ser o que era em termos agrícolas", disse a investigadora.
A confiscação de terra detida por zimbabweanos descendentes de antigos colonos britânicos foi defendida pelo Presidente Robert Mugabe como a correção de uma injustiça colonial, já que a maior parte de terra arável era detida por agricultores brancos, mas denunciada pelos seus opositores como uma distribuição de favores aos militantes do partido no poder, Zanu-FP.
_______________
Meu comentário:
Só algumas perguntas:
- Com sanções da União Européia e dos Estados Unidos, ainda assim, os AGRICULTORES NEGROS ZIMBABWEANOS têm tanto sucesso quanto os Brancos?
- Joseph Hanlon, você investigou bem isso?
- Por acaso, não terá você sofrido “LAVAGEM CEREBRAL” pela parte dos “Comunistas da Zanu”?
- Ou será que você foi comprado por Mugabe para fazer essa “propaganda” a favor dos Negros?
13
umBhalane said...
“Dominus vobiscum
Et cum frelimo tuo”
Fungula masso iué (abram os olhos)
A LUTA É CONTÍNUA
14
Miguel said in reply to JJLABORET...
JJLABORET said in reply to Miguel.. (13/05/2013 at 16:40)
“…Qual o problema que há com o Senhor, que quando se refere a si mesmo e ao povo moçambicano, faz questão de destacar a palavra "preto" em letras versais?...”
______________
Mais uma vez, obrigado Prezado Sr. JJLaboret pelo seu esclarecimento, e por, SABIAMENTE, separar o povo moçambicano dos políticos - SEJA QUAIS FOREM, esses políticos. Isso é muito importante e bastante elogiável.
Agora, quanto ao meu uso da palavra “PRETO”, explico:
1. Primeiro, por que sou mesmo PRETO (e aqui em Moçambique não é pejorativo usar esse termo ao contrário do Brasil, onde parece o uso dessa palavra para pessoas tem conotações negativas).
2. Segundo, você joga conforme o jogo que está a ser praticado pelos outros (seus colegas e seus adversários), você não pode andar a jogar na posição de “fora de jogo”. O rumo que tomou o debate sobre a “POBREZA, A SUJEIRA, O ESBURACAMENTO DAS RUAS, ETC.”, não pode ser debatido cabalmente sem se chegar à “RAÍZ” – e ir até à “RAÍZ” desta questão sempre nos levará INEVITAVELMENTE a chegarmos ao “eterno” problema de “BRANCOS E PRETOS” – no caso das antigas Colónias Portuguesas em África.
3. Terceiro, é a história do: “O VELHO, O RAPAZ E O BURRO”: “O MUNDO RALHA DE TUDO TENHA OU NÃO RAZÃO”.
Nos meus comentários anteriores, em outros temas aqui no “Moçambique Para Todos”, PISEI E REPISEI que Brancos, Pretos, Indianos, Chineses, etc., NASCIDOS EM ÁFRICA SÃO AFRICANOS (assim como aqueles, embora não tenham nascido aqui optaram livremente pela Africanidade). Tenho aqui elogiado a esses portugueses Brancos Moçambicanos pela sua opção, (também conheço PRETOS quem tem a nacionalidade portuguesa). Cheguei até a citar, várias vezes, o exemplo dos BOERS SUL-AFRICANOS, que embora sejam BRANCOS, eles chamam a si mesmos de AFRIKANERS (AFRICÂNDER) ou AFRICANOS. Até cheguei a citar o “DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA – 2006 – PORTO EDITORA”: “Africano – Natural ou habitante de África”. Um comentador assíduo aqui, fincou pé, teimosamente defendendo que os Moçambicanos Brancos de etnia lusa, NÃO PODIAM OU NÃO DEVIAM SER CHAMADOS AFRICANOS.
Tenho mostrado aqui, neste blog, em outros debates o meu apoio à vinda de portugueses para Moçambique, uma vez que Moçambique “está na moda” em Portugal, a ponto de se reportar que cerca 200 vistos de entrada para Moçambique são emitidos diariamente na Embaixada Moçambicana em Portugal; e que muitos Portugueses chegam ao ponto de dormirem na porta da Embaixada para garantirem o seu lugar na fila, de maneiras que possam obter o visto rapidamente. Pelo que tenho lido alguns Portugueses parecem que já evitam ir para Angola, por um motivo qualquer (dizem que querem “voltar vivos” para Portugal).
Ë conforme o ditado: “NÃO SE PODE AGRADAR A GREGOS E A TROIANOS” ou a história do “O VELHO, O RAPAZ E O BURRO – O MUNDO RALHA DE TUDO, TENHA OU NÃO TENHA RAZÃO”.
Pelo que, eu NÃO SOU NENHUM anti-português ou anti-branco, NÃO, DE MANEIRA NENHUMA.
Mas, quando, por qualquer motivo, tivermos que debater um assunto que nos leva para trás para o TEMPO COLONIAL, aí, INEVITAVELMENTE teremos que mexer na questão de “PRETOS E BRANCOS” – porque o sistema era assim mesmo – dividia a população de Moçambique em: BRANCOS, PRETOS ASSIMILADOS E INDÍGENAS (PRETOS NÃO ASSIMILADOS) – e cada grupo tinha o seu estatuto legal-social conforme essas classificações. O PRETO ASSIMILADO, por um lado, era considerado como tendo direitos e deveres civis iguais aos dos BRANCOS, mas por outro era PRETO como quaisquer outros e TODOS OU QUASE TODOS ESSES PRETOS ASSIMILADOS viviam também nos BAIRROS DE “CANIÇO” com os PRETOS INDÍGENAS. Aqui dos outros grupos raciais visto que eram minorias insignificantes (indianos, chineses, etc.).
4. Quanto a eu ser um frelimista, renamista, mdmiista, etc. – parece que já expliquei isso várias vezes: NÃO SOU POLÍTICO NENHUM. Mas, conforme, tenho mencionado várias vezes também, por opção minha na vida, gosto sempre de VER O LADO POSITIVO DAS COISAS – pois DEFEITOS encontramo-los em TODO O LADO, EM TODOS OS POVOS, EM TODAS AS RAÇAS, EM TODAS AS ETNIAS, EM TODAS AS TRIBOS, EM TODAS AS REGIÕES, EM PESSOAS DE QUALQUER GRUPO LINGUÍSTICO, ETC. Então por que PERDER TEMPO concentrando-me nos defeitos de seja quem for?
15
Matolinha said in reply to MACUA DE MOÇAMBIQUE...
Não sei se vai gostar de saber antecipadamente, mas "foi" assim...
No último minuto do tempo regulamentar, um jogador de amarelo, que se encontrava em posição irregular, carrega o guarda-redes adversário e com as duas mãos "introduz" a bola na baliza adversária. O golo foi validado.
O guarda-redes e mais uns quantos jogadores são expulsos. Uns por palavras outros nem tanto.
Pela TV fica-se a saber que a bola além de não ter atravessado completamente a linha de baliza, já tinha ultrapassado a linha lateral no momento do cruzamento para a área.
Do outro jogo não tenho ainda dados suficientes que me permitam dar-lhe boa informação. Só lá para quinta-feira.
Talvez por isso não lhe possa dar por agora o “prognóstico” completo.
Matolinha.
16
Rui Domingos said in reply to Miguel...
A única pergunta que resta RESPONDER é: “POR QUÊ OS PRETOS SÃO ASSIM: “eternamente dependentes dos BRANCOS”, “subservientes” e “PEDINTES inveterados”?
Caro Sr. Miguel,
Posso responder à sua pergunta sem lhe ofender?
Como é possivel que os africanos de raça branca,de raça asiatica e mulatos têm um "Standard " de vida melhor que ao do Africano-Moçambicano Preto?
Porque?
-O Africano de raça negra vive e continua a viver o "sindrome" da escravatura e do colonialismo. Se,algo vai mal ao africano-Moçambicano é sempre culpa da Escravatura e do Colonialismo.
O Africano-Moçambicano de raça negra deve começar a pensar com uma mentalidade do seculo XXI e nao do seculo XX. Recorde-se de que a maioria dos participantes deste blog quer ver moçambicanos com um "Standard" de vida humana:
-Agua potavel para todos e nao para uma minoria.....
-Boas Escolas para todos e nao para uma minoria...(escolas privadas ou no Estrangeiro)
-Acesso à bons hospitais e nao para uma minoria....(nao hospitais privados ou ir para Hospitais Estrangeiros).
Os ditos lideres de Libertaçao da Africa-todos eles-criaram geraçoes de parasitas,corruptos e ladroes. Mas,tenho fe como tempo e calma,a Africa terá uma outra geraçao de verdadeiros africanos com todas racças e com um melhor "Standard" de vida.Os Frelimos,os MPLAS,os PAIGCS,os ZANUS,os SWaPOs trairam a Africa. Recorde-se de que deveria ser o povo a decidir os lideres...Mas os lideres de libertaçao da Africa foram dictadores,opressores e criminosos....Por seculos dirigiram os Paises da Africa sem o mandato do Povo...e se o povo quer nomear os verdadeiros lideres de escolha ,vem "burlado" com "batotas" "eletorais".Sr. Miguel:
-Nao se preocupe:
O tempo criará uma outra nova geraçao de pretos!
Tenho Fé!
17
JJLABORET said in reply to Matolinha...
Caro Matolinha,
..."P.S. Discutir raças é o que menos espero no MOÇAMBIQUE PARA TODOS."...
CONCORDO.
Mesmo porque o conceito de "raças" é imutável, e comprovadamente não há uma que se sobreponha à outra, quando em situações idênticas. Fora disso é PRÉ-conceito, ou seja, um conceito mal formalizado ou mal formulado.
Mas o que ocorreu por aqui foram apenas palavras soltas em frases descontextualizadas.
Por enquanto, nada a merecer a palmatória do nosso caro Fernando Gil.
18
MACUA DE MOÇAMBIQUE said...
Caros amigos
A propósito de cores, qual o prognóstico para Campeão português de futebol 2012/2013: azul ou vermelho?
Um abraço
Fernando Gil
19
Matolinha said...
Senhor Fernando Gil
Parece-me que o que esta a acontecer aqui é muito estranho.
Só o senhor será capaz de desempatar "isto"?
Matolinha.
P.S. Discutir raças é o que menos espero no MOÇAMBIQUE PARA TODOS.
20
Ricardo Martins Soares said in reply to MACUA DE MOÇAMBIQUE...
Caro Fernando Gil
E' verdade, este assunto esta' pra la' de esgotado mas...
... é isso o que o povo gosta, é isso o que o povo quer!
E durma-se com um barulho destes!
Cordiais saudaçoes!
21
JJLABORET said in reply to Miguel...
Mea culpa Senhor Miguel,
Porque deveria ter eu SEPARADO o joio do trigo.
Separado O POVO que também eu reputo como abençoado, senão não teria sentido eu estar aqui discutindo coisas de Moçambique. Sei como ninguem a alma do moçambicano.
Separado os comuno-marxistas-pseudo-libertadores que governam esse país em proveito próprio QUANDO ESSE PAíS É DO SEU POVO!
Faltou-me a clareza de deixar as coisas nos mínimos detalhes: Deus guarde o povo moçambicano.
De parte desse alegre e maravilhoso POVO, é certo que ainda não resolveram, mas que continuam tentando e remando, remando, e é tão certo que algum dia Deus lhes dará confiança de pisar na cabeça da serpente e ACREDITO PIAMENTE QUE CONSEGUIRÃO SIM! Porque os moçambicanos em nada são de menos que os brasileiros, e se igualam em muitas coisas a partir do espírito afável, bom, amistoso.
De parte do seu governo, sinto dizer, meu caro, que de pensamento subjetivo meu, NÃO CONSEGUIRÃO porque tiveram já mais de 37 anos, tempo até demais, mesmo contando com uma estrutura inicial deixada pelos que você chama de "brancos". DESCONSEGUIRAM!
QUANTOS ANOS MAIS SERÃO PRECISOS PARA COMEÇAR A CHEGAR AO POVO MOÇAMBICANO A SUA LIBERDADE?
Liberdade é trabalho, comida, roupa, calaçado, escola, posto de saúde, calçamento, água encanada, esgoto sanitário, e ver as crianças brincando como crianças são!
Ainda carrego na mente a canção de Bob Dylan:
Quantas estradas um homem deve percorrer
Pra poder ser chamado de homem?
Quantos oceanos uma pomba branca deve navegar
Pra poder dormir na areia?
Sim e quantas vezes as balas de canhão devem voar
Antes de serem banidas pra sempre?
A resposta, meu amigo, está soprando no vento
A resposta está soprando no vento
Sim e por quantos anos uma montanha pode existir
Antes de ser lavada pelos oceanos?
Sim e por quantos anos algumas pessoas devem existir
Antes de poderem ser livres?
Sim e quantas vezes um homem pode virar a cabeça
Fingir que ele não vê
A resposta, meu amigo, está soprando no vento
A resposta está soprando no vento
Sim e quantas vezes um homem deve olhar pra cima
Antes de conseguir ver o céu?
Sim e quantos ouvidos um homem deve ter
Pra poder conseguir ouvir as pessoas chorarem?
Sim e quantas mortes serão necessárias até ele saber
Que pessoas demais morreram?
A resposta, meu amigo
A resposta está soprando no vento.
Senhor Miguel,
O senhor me tratou com urbanidade, e lhe agradeço, todavia há uma coisa que me causa estranheza, e sem qualquer sentido de questionamento mas sim de curiosidade, queria que me dissesse: Qual o problema que há com o Senhor, que quando se refere a si mesmo e ao povo moçambicano, faz questão de destacar a palavra "preto" em letras versais? Tem assim, por livre iniciativa e arbítrio, tanta necessidade se diferenciar, fazendo questão disso, quando aqui ninguém o diferencia pela cor da pele mas sim o CONTESTA pela sua ideologia e simpatia com a Frelimo, que aliás é seu direito?
Caro Senhor Miguel, não veja nessa indagação a intenção de ironizar, nem algo mais que a simples curiosidade.
22
Miguel said in reply to Rui Domingos ...
Rui Domingos said in reply to Miguel..
-Sem os bilioes de dolares dos brancos,sem a contrbuiçao tecnologica e intelectual dos brancos voces pretos moçambicanos estariao feitos ao bife!
_______________
Meu comentário:
Então, meu prezado Sr. Rui Domingos,muito obrigado a si, e aproveito esse seu lembrete para dizer, tambem: MUITO OBRIGADO AOS BRANCOS POR CONTINUAREM A CONTRIBUIR PARA QUE NÓS "PRETOS MOÇAMBICANMOS NÃO ESTEJAMOS FEITOS AO BIFE!"
Agora, quanto a eu falar em PRETOS, essa não é minha questão. Não gosto de falar em raças no sentido NEGATIVO. Falo em “PRETOS” porque essa é a lógica levantada por certos comentadores aqui e eu simplesmente estou seguindo a linha de raciocínio deles:
- “Os portugueses quando estavam em Moçambique: Moçambique ERA DESENVOLVIDO”.
- “Os portugueses saíram de Moçambique: Moçambique ficou POBRE e DEGRADADO”.
- “Os portugueses estavam em Moçambique: Lourenço Marques estava BONITA, LINDA E LIMPA”
- “Os portugueses saíram de Moçambique: Lourenço Marques ficou FEIA, SUJA e DEGRADADA”.
A pergunta é, por quê, é assim? Essa é a questão fundamental. Por que é assim? Os factos respondem MUITO CLARAMENTE:
- Quem ficou substituir os portugueses, por exemplo na Cidade de “cimento” de Lourenço Marques?
A resposta é simples: “FORAM OS PRETOS”
- Quem, então, tornou a cidade de Lourenço Marques SUJA, MALCHEIROSA, DEGRADADA E ESBURACADA?
A resposta é simples. “FORAM OS PRETOS”.
- Mas por que os PRETOS agiram e agem assim?
A resposta simples é: Porque TODOS eles DESDE SEMPRE viveram nos subúrbios de “CANIÇO”, em casas sem água encanada, satisfazendo as suas necessidades em retretes precárias ou baldes, sem urbanização nem urbanidade, em bairros desorganizados e transportaram para as cidades “bonitas, limpas e organizadas” os seus hábitos seculares de se comportarem. QUAL É A NOVIDADE NISSO SR. RUI DOMINGOS? ESSA É A PURA VERDADE. QUE MAL HÁ EM DIZER ISSO, SE A RESPOSTA É ESSA PARA A ORIGEM DOS MALES QUE APOQUENTAM AS NOSSAS CIDADES URBANIZADAS?
Portanto, como o Sr. Rui Domingos pode ver, não se trata aqui de NENHUNS “COMPLEXOS DE INFERIORIDADE”- mas, sim, trata-se duma REALIDADE MUITO BEM CONHECIDA POR TODOS. E mesmo o Sr. Rui Domingos confirma isso quando diz:
“…-Sem os bilioes de dolares dos brancos,sem a contrbuiçao tecnologica e intelectual dos brancos voces pretos moçambicanos estariao feitos ao bife!...”
Então, não vejo onde está a novidade de falar de PRETOS ao se procurar a resposta sobre o “ATRASO, A POBREZA E A DEGRADAÇÃO DE MOÇAMBIQUE”. A resposta simples e directa é: FORAM OS PRETOS – SEJAM QUE PRETOS FOREM. Não há outra argumentação – o resto é “paleio” para perder tempo e mais nada.
A única pergunta que resta RESPONDER é: “POR QUÊ OS PRETOS SÃO ASSIM: “eternamente dependentes dos BRANCOS”, “subservientes” e “PEDINTES inveterados”?
_________
Sr. Rui Domingos ainda disse:
"Peço ao Sr. de nao glorificar tanto o povo Moçambicano pois se o Ocidente e os doadores Internacionais nao enviar dinheiros e Know How,voces vao morrer de fome...Com todo o meu respeito,voces nao sao nada.Vivem na Ilusao!Mendigos."
Agora, quanto às palavras da Presidente do Malawi sobre Moçambique e os moçambicanos, isso é da RESPONSABILIDADE DELA – ela é que falou, não fui eu - eu simplesmente a citei- não sei se é errado fazer uma citação. Ela é que pode responder por que teceu tão BONITOS ELOGIOS AOS MOÇAMBICANOS. O meu único “pecado” foi por que citei as palavras dela. Se alguém fala NEGATIVAMENTE sobre Moçambique, posso citar essa pessoa, então QUE MAL HÁ em eu citar alguém que fala POSITIVAMENTE de nós?
Quer me parecer que OS COMPLEXOS DE INFERIORIDADE (OU SUPERIORIDADE) estão do lado daqueles que ODEIAM ouvir qualquer coisa POSITIVA, por mínima que seja, sobre MOÇAMBIQUE – só gostam de ouvir: “POBREZA DOS MOÇAMBICANOS (PRETOS)”, “PREGUIÇA DOS MOÇAMBICANOS (PRETOS),"ATRASO DOS MOCAMBICANOS (PRETOS) ETC. – isso é que “anima” sempre ouvir e falar, porque assim ACALMAM o sofrimento do seu ego ferido por razões que só eles podem explicar.
23
Rui Domingos said in reply to Miguel...
Mas porque o Sr.continua sempre em insitir que o Sr. é Preto?
Tem complxos de inferioridade?
Neste blog ninguem está interessado em saber se o senhor é preto,branco,amarelo,indiano,azul,misto,etc,etc,etc! O que interessa sao as suas ideias para um Moçambique para todos e de todos.Esqueça a cor da sua pele.O Sr.diz que os moçambicanos pretos resolveram (em parte) os problemas de Moçambique;
Deixe-me recordar-lhe algo:
-Sem os bilioes de dolares dos brancos,sem a contrbuiçao tecnologica e intelectual dos brancos voces pretos moçambicanos estariao feitos ao bife!
Quanto à Joyce Banda:
-Oxala,se o Guebuza fosse Joyce Banda,mulher simples e nao viciada em dinheiros...mulher esta como Presidente vendeu o aviao Presidencial...
É imoral,ridiculo,vergonhoso ver Presidentes da Africa com avioes privados,Mercedez_Benzes de Luxo enqunto as populaçoes nao têm possibilidades comprar (1) um litro de leite....
O senhor diz,quote:
Ela espelhou essa sua paixão afirmando que os moçambicanos ‘‘são um povo abençoado por Deus e, para o efeito, tratou de os oferecer bons líderes, desde Samora Machel, passando por Joaquim Chissano e agora Armando Guebuza’’.....
O Sr.tem certeza absoluta que ela afirmou isto?
Nao se esqueça,de que o Samora,Chissano e Guebuza sao responsaveis de tantas tantas mortes de moçambicanos inocentes.
Peço ao Sr. de nao glorificar tanto o povo Moçambicano pois se o Ocidente e os doadores Internacionais nao enviar dinheiros e Know How,voces vao morrer de fome...Com todo o meu respeito,voces nao sao nada.Vivem na Ilusao!Mendigos.
Por favor,pare de fazer analises baseadas na cor da pele.Fale de si como um ser humano
24
Rui Domingos said in reply to Miguel...
Mas porque o Sr.continua sempre em insitir que o Sr. é Preto?
Tem complxos de inferioridade?
Neste blog ninguem está interessado em saber se o senhor é preto,branco,amarelo,indiano,azul,misto,etc,etc,etc! O que interessa sao as suas ideias para um Moçambique para todos e de todos.Esqueça a cor da sua pele.O Sr.diz que os moçambicanos pretos resolveram (em parte) os problemas de Moçambique;
Deixe-me recordar-lhe algo:
-Sem os bilioes de dolares dos brancos,sem a contrbuiçao tecnologica e intelectual dos brancos voces pretos moçambicanos estariao feitos ao bife!
Quanto à Joyce Banda:
-Oxala,se o Guebuza fosse Joyce Banda,mulher simples e nao viciada em dinheiros...mulher esta como Presidente vendeu o aviao Presidencial...
É imoral,ridiculo,vergonhoso ver Presidentes da Africa com avioes privados,Mercedez_Benzes de Luxo enqunto as populaçoes nao têm possibilidades comprar (1) um litro de leite....
O senhor diz,quote:
Ela espelhou essa sua paixão afirmando que os moçambicanos ‘‘são um povo abençoado por Deus e, para o efeito, tratou de os oferecer bons líderes, desde Samora Machel, passando por Joaquim Chissano e agora Armando Guebuza’’.....
O Sr.tem certeza absoluta que ela afirmou isto?
Nao se esqueça,de que o Samora,Chissano e Guebuza sao responsaveis de tantas tantas mortes de moçambicanos inocentes.
Peço ao Sr. de nao glorificar tanto o povo Moçambicano pois se o Ocidente e os doadores Internacionais nao enviar dinheiros e Know How,voces vao morrer de fome...Com todo o meu respeito,voces nao sao nada.Vivem na Ilusao!Mendigos.
Por favor,pare de fazer analises baseadas na cor da pele.Fale de si como um ser humano
25
umBhalane said...
“Dominus vobiscum
Et cum frelimo tuo”
O revisionismo histórico, a lavagem cerebral, a propaganda barata campeiam.
Os sacerdotes do comunismo travestido em capitalismo selvagem da frelimo, tentam, fazendo um cínico esforço de bonomia, dar uma face "humana" e esse regime totalitário, assaz assassino e altamente corrupto que é a frelimo.
Não vale a pena.
O Povo não esqueceu.
A memória é fresca, viva.
E os actos praticados, continuamente exercidos sobre o Povo oprimido, vem-no sempre relembrando.
Uma cobra será sempre uma cobra
(Provérbio Árabe)
Fungula masso iué (abram os olhos)
A LUTA É CONTÍNUA
26
Miguel said in reply to JJLABORET...
JJLABORET said..(12/05/2013 at 13:51):
“…BRASILEIROS! …E resolvemos em parte e continuanmos tentando resolver, e continuamos resolvendo.
“…Moçambicanos! …Só que ainda não resolveram em parte, nem continuam tentando resolver.
_______________
Meu comentário:
- Parabéns para os BRASILEIROS que ‘estão resolvendo e continua tentando resolver..’
- E como moçambicano PRETO, agradeço a sua resposta POSITIVA ao meu comentário sobre quem é o culpado pela “POBREZA EM MOÇAMBIQUE.
- Quanto à sua observação NEGATIVA, em relação a Moçambique: “Moçambicanos… Só que ainda não resolveram em parte, nem continuam tentado resolver..”,passo a responder:
Como Moçambicano Preto fico CONSOLADO e animado ao me aperceber de que NEM TODOS vêm o Moçambique NEGRO desse lado NEGATIVO – alguns conseguem enxergar algo de POSITIVO neste nosso Moçambique dirigido por PRETOS. Por exemplo, veja o que disse Joyce Banda, Presidente do Malawi, muito recentemente:
(citação):
Joyce Banda: "Moçambicanos são um povo abençoado"
(…)
“MOÇAMBICANOS SÃO UM POVO ABENÇOADO
Joyce Banda fez, acabou confirmando, por assim dizer, aquilo que o seu homólogo havia dito um dia antes aos jornalistas moçambicanos que cobriram esta sua visita, que ela é uma autêntica admiradora de Moçambique e seu povo.
Ela espelhou essa sua paixão afirmando que os moçambicanos ‘‘são um povo abençoado por Deus e, para o efeito, tratou de os oferecer bons líderes, desde Samora Machel, passando por Joaquim Chissano e agora Armando Guebuza’’.
Contou que durante a sua primeira visita a Moçambique em 1992, a convite da Graça Machel, pouco depois do fim da devastadora guerra da Renamo que havia reduzido o país a uma insignificância, nunca imaginara que o seu povo fosse transformá-lo no magneto que hoje atrai povos de outros países.
Revelou ter ficado surpreendida na altura com a emoção e determinação que as mulheres da OMM mobilizavam outras populações para que se entregassem árdua tarefa da reconstrução do país.” – (fim de citação)
(…)
________________________________
Repito as palavras da Presidente Joyce Banda do Malawi:
“…pouco depois do fim da devastadora guerra da Renamo que havia reduzido o país a uma insignificância, nunca imaginara que o seu povo fosse transformá-lo no magneto que hoje atrai povos de outros países.”
Sim, Sua Excelência Joyce Banda, tem razão, até os PORTUGUESES, que “fugiram” ou saíram de Moçambique (ALGUNS, ALGUNS, ALGUNS ainda com muitos “ódios” e muitos ressentimentos: muito “lamurientos”, “queixosos”, “críticos negativos”, “maldizentes”, “boateiros”, “amantes de calúnia” – tudo isso contra Moçambique), e outros que nunca tinham estado em Moçambique, estão VOLTANDO ou VINDO a Moçambique. Eles NÃO têm muitas alternativas, pois a POBREZA (que lá chamam de CRISE) lhes atingiu duramente também lá na “CIVILIZADA, ORGANIZADA, LINDA, LIMPA EUROPA e a muito CONTRAGOSTO são obrigados a vir para este “SUJO”, “POBRE”, “INCIVILIZADO”, “FEIO” e “ATRASADO” MOÇAMBIQUE – onde, ironicamente, as oportunidades de negócio são abundantes e onde as suas empresas falidas ou quase falidas em Portugal aqui são lucrativas e rentáveis).
A POBREZA (CRISE) é IMPARCIAL - quando chega não poupa EUROPA, ÁFRICA, ÁSIA, AMÉRICA, Brancos, Pretos, Vermelhos, Amarelos, etc.
Realmente Moçambique é um “MAGNETO QUE ATRAI POVOS DE OUTROS PAÍSES”.
Quem conseguiu trabalhar para manter este Moçambique viável e torná-lo “UM MAGNETO QUE ATRAI POVOS DE OUTROS PAÍSES” - com inteligência, com mestria, com uma das mais brilhantes diplomacias do mundo - em meio a uma infinidade de adversidades: “fuga dos únicos técnicos qualificados que havia no país (portugueses), calamidades naturais (cheias, secas, etc.,), inexperiência, ignorância, falta de quadros qualificados e guerras (contra Ian Smith, contra o Apartheid e a chamada guerra “civil”ou guerra de “desestabilização” da Renamo)? Quem foi? Não foram esses MOÇAMBICANOS…?
Então, meu prezado Sr. Laboret, os “Moçambicanos… resolveram ou não em parte…? Estão tentando continuar a resolver ou não…?
27
Francisco Moises said in reply to JJLABORET...
JJLaboret,
Esta de parabéns. Voce se tinha esquecido que este Antonio Bilal nao é um individuo com quem voce deve perder o seu tempo. Sob este nome e tantos outros que inventa para aparecer aqui para faltar respeito a alguns de nos, fiquei realmente saturado com este individuo com as suas zombarias e ironisaçoes.
Dai que reajo a ele quando ele comenta sobre o que eu escrevo direita e indireitamente, com uma ou duas palavras quanto muito: IGNORADO, PASSA IGNORADO, REPUDIADO, IRRELEVANTE.
IGNORADO! como voce salientou, é isto mesmo. E o mais alto grau de justiça que voce pode lhe fazer, na medida em que ele quer aparecer aqui so para nos faltar respeito, gozar e abusar e nao se envolver em discussoes sérias com respeito.
Por minha parte, discussoes de qualquer tipo com este individuo com este nome e outros nomes ficou encerrado desde a muito tempo.
28
Miguel said in reply to Matolinha...
Sr. Matolinha disse:
“…Como explica que hoje, Maputo continue dividida em duas partes, uma delas já pouco ou nada bela, muito suja, esburacada, muito desorganizada e até malcheirosa (a fazer lembrar a antiga CIDADE DE CANIÇO de Lourenço Marques). E por outro lado continuemos a ter a muito feia, muito desorganizada, muito malcheirosa e insalubre CIDADE DE “CANIÇO” – habitadas ambas na sua quase totalidade pelos “PRETOS” de que tanto faz questão de salientar…”
______________
Meu comentário:
Acho que já respondi à questão que acima levanta, mas nunca é demais esclarecer mais; e a resposta é simples:
Uma parte de nós, PRETOS mocambicanos, habitantes da CIDADE DE “CANIÇO, quando os BRANCOS portugueses abandonaram Moçambique, MUDAMO-NOS para a CIDADE DE “CIMENTO” e lá implantamos o nosso “modus vivendi” a que já estávamos HABITUADOS lá na nossa cidade de “CANIÇO” (imunda, desorganizada, feia e suja). Isto é, transportamos os nossos HÁBITOS SUBURBANOS DO “CANIÇO” para a CIDADE DE “CIMENTO”. E para piorar as coisas passamos a ser nós, os PRETOS impreparados e ignorantes, a gerir essa nova realidade a que não estávamos habituados.
Imagine, 90% de analfabetos, habituados a viver em subúrbios de caniço, sem energia eléctrica nas casas, sem banheiros convencionais, habituados a satisfazer as nossas necessidades fisiológicas em retretes precárias ou baldes e de repente vemo-nos perante uma BANHEIRA, UMA SANITA, ÁGUA ENCANADA DENTRO DA CASA, ETC. – por exemplo, no princípio, eram frequentes os casos de alguns de nós PRETOS moçambicanos que defecavam em sacos de plástico e atiravam para a rua, alguns de nós PRETOS moçambicanos mo ainda achamos normal URINAR publicamente numa árvore em plena cidade. Houve casos de alguns de nós pretos que continuavam a tomar banho num balde, porque não sabiam usar a banheira e a sanita achavam que eram um lugar para pôr o milho pilado de molho para depois, no dia seguinte, tirarem moerem e cozinhar para comerem.
Quer gostemos ou não, essa é a verdade crua, Sr. Matolinha! Ça c’est la verité, Monsieur Matolinha! This is the raw truth, Mr. Matolinha!
Acho que fui BASTANTE CLARO, meu prezado Sr. Matolinha – o culpado somos nós, os PRETOS.
____________
Isto é HISTÓRIA, faz parte da história, não foi só em África que isso aconteceu. Mesmo nas Europas de antanho isso aconteceu, durante as revoluções sociais, quando as classes mais baixas, incivilizadas, incultas, foram ocupar repentinamente as casas da nobreza, da aristocracia, da burguesia, etc. – é a história – e por quê devia ter sido diferente no caso de nós Moçambicanos pretos, na altura das independências, também pertencentes à classe mais baixa, incivilizados, incultos, nada urbanizados? Assim como aqueles europeus de antanho, nós PRETOS moçambicanos também, fazemos parte da HISTÓRIA DA HUMANIDADE.
Miguel
29
JJLABORET said in reply to MACUA DE MOÇAMBIQUE...
Concordo Caro Fernando Gil.
Já os romanos diziam, e bem diziam: "Nolite mittere margaritas ante porcos".
Donde conclúo que prolongar esse assunto é dar "bom dia" a cavalo.
ESGOTADO ESSE ASSUNTO.
30
António Bilal said in reply to MACUA DE MOÇAMBIQUE...
Gil, aceito o teu conselho.
Não é possível o diálogo com aqueles que querem ser jogadores e árbitos ao mesmo tempo.
AB
31
MACUA DE MOÇAMBIQUE said...
Amigos
Acho que este assunto está a esgotar-se. Ou não?
Um abraço
Fernando Gil
32
JJLABORET said in reply to António Bilal...
A SEMÂNTICA, PARA ESCONDER A FALTA DE CORAGEM PARA INSULTAR CLARAMENTE:
... -"Como todos os embaixadores do género, enfeita e ornamenta a miséria dos favelos, e as acções policiais de última hora no Rio pois a data do Mundial aproxima-se e há que mostrar aos visitantes que por lá 'tudo bem'."
Tomei isso como um insulto. Foi insulto!
Respondi com palavras claras, significativas, exponenciais do que penso de V. S.ª.
A caneta que escreve pode ser dourada ou mesmo um simples pedaço de carvão: o insulto sai do mesmo tamanho quando a mão que a empunha é vil, torpe! E respondo proporcionalmente ao valor subjetivo do insulto. nada mais.
33
António Bilal said...
Mundial de 2016: Futebol ou pontapé na cultura ?
Manifestantes protestam contra privatização do Maracanã no estádio
Grupo denominado ‘Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas’ já havia se posicionado contra a desapropriação no Museu do Índio em março
Um grupo de manifestantes, denominado “Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas” realizou protestos dentro do Maracanã durante o evento-teste neste sábado (27). Uma das representantes do movimento, que defende a não privatização do estádio, conseguiu adquirir ingresso apesar de não estar envolvida com as obras.
- Queremos alertar a população do que esta sendo feito com o dinheiro público. A nossa cidade passa por vários problemas. Somos contra a demolição do Célio de Barros, o Museu do Índio e todo o entorno do Maracanã. A gente quer que a área do Museu do Índio seja dedicada à causa indigena – afirmou a manifestante Amanda Assunção.
O grupo em questão já havia feito protestos durante a desocupação do Museu do Índio, em março. O prédio será demolido para a construção do Museu Olímpico em projeto que visa as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016.
Fonte: Globo Esporte.com 28 Abril 2013
34
António Bilal said...
A bantustanização do Brasil continua ?
Índios protestam na entrada do Planalto
Cerca de 300 de índios, segundo cálculos da Polícia Militar, protestaram em frente à entrada principal do Palácio do Planalto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC ) 215 e também contra portaria da Advocacia-Geral da União (AGU).
De acordo com um dos representantes do movimento, Neguinho Tuka, a população indígena não foi ouvida durante o processo de elaboração da PEC e teme perder suas terras com as mudanças. A proposta transfere para o Congresso Nacional o poder de decidir sobre a demarcação de terras indígenas.
Os índios - de 116 etnias, conforme o movimento - também protestam contra a Portaria 303 da AGU que estende a todos os processos demarcatórios de terras indígenas a obrigação de que sejam observadas as 19 condicionantes impostas pelo Supremo Tribunal Federal para a manutenção da demarcação da Raposa Serra do Sol.
Crédito: Agência Brasil noticias@band.com.br
35
António Bilal said in reply to JJLABORET...
«O insulto é a arma dos fracos e só fica diminuído quem deseja recorrer ao mesmo.»
36
Rui Domingos said in reply to António Bilal...
Sr.Antonio,
Que eu saiba o Sr.JJLaboret faz criticas construtivas,é um pro-africano e pro-moçambicano.porque insulta-lo e perder respeito a ele?
O seu comportamento é tipico dos negros africanos:
Arrogantes,sabichoes utopicos e nunca querem "ouvir" as ideias dos outros...e acima de tudo respeite o proximo!
Recorde-se de que o respeito e a boa educaçao valem mais que o dinheiro...e especcialmente aos que nao pensem como o Sr. Enfim,o senhor é preto afriacno,como tam nao compreende o valor de respeitar ao proximo
37
JJLABORET said...
Aos leitores do blog, aos comentadores,...
Quando escrevo e OPINO sobre um tema, sempre tenho o cuidado de consultar as referências bibliográficas. Portanto, dou aqui algumas referências em que me baseei para dissertar sobre o combate à pobreza no Brasil, e...
Quem estiver interessado em maiores referências sobre a transferência de renda no brasil, dentro do combate à miséria e à pobreza, pode consultar:
1 BRASIL. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Objetivos de desenvolvimento do milênio:
relatório nacional de acompanhamento. Brasília: IPEA; 2010.
2 SOARES S., et al. Os impactos do benefício do programa Bolsa Família sobre a desigualdade e a
pobreza. In: Abrahãao J and Modesto L. Bolsa Famíla 2003-2010: avanços e desafio. Brasília:
IPEA; 2010. vol 2 p. 28-52.
Secretaria de Vigilância em Saúde/MS 269
Saúde Brasil 2010: Uma análise da situação de saúde e de evidências
selecionadas de impacto de ações de vigilância em saúde
3 SOARES F. V., et al. Programas de transferência de renda no Brasil: impactos sobre a desigualdade.
(Texto para Discussão, n. 1228). Brasília: IPEA; 2006.
4 MARQUES R. M. Cadernos de estudos: desenvolvimento social em debate: a importância do Bolsa
Família nos municípios brasileiros. Brasília: MDS; 2005.
5 MARQUES R. M. O benefício de prestação continuada nos municípios brasileiros: relatório final
de pesquisa. Brasília: CNPq; MDS; SAGI; 2004.
6 INSTITUTO PÓLIS. Pesquisa de opinião com os beneficiários do Programa Bolsa Família. In:
Vaitsman J, Paes-Sousa R. Avaliação de políticas e programas do MDS – resultados: Bolsa
Família e assistência social. Brasília: MDS/SAGI; 2007. vol 2
7 CONSTANZI R. N., FAGUNDES F. Perfil dos beneficiários do Programa Bolsa Família. In:
Abrahãao J and Modesto L. Bolsa Famíla 2003-2010: avanços e desafios. Brasília: IPEA; 2010.
vol 1
8 BRASIL. Universidade Federal da Bahia, Escola de Nutrição. Avaliação do impacto
epidemiológico e social do programa Bolsa Família em município baiano. In: Tapajós L and
Quiroga J. Cadernos de estudos: desenvolvimento social em debate: síntese das pesquisas de
avaliação de programas sociais do MDS 2006-2010. Brasília: MDS; SAGI; 2010. vol 13 p. 20-6.
9 DATAMÉTRICA CONSULTORIA PESQUISA & TELEMARKETING. Relatório do produto
05: relatório final contendo análise da pesquisa “Avaliação de impacto do Programa Benefício de
Prestação Continuada (BPC), para idosos e deficientes”. (Projeto PNUD BRA/04/028. Contrato
NºBRA 10-3964/2008). Brasília: MDS; SAGI; 2010.
10 PAES-SOUSA R., SANTOS L. M. P., MIAZAKI E. S. Effects of a conditional cash transfer
programme on child nutrition in Brazil. Bull World Health Organ 2011;89 (7):496-503.
11 SILVA M. C. M. Programa Bolsa Família e segurança alimentar das famílias beneficiárias:
resultados para o Brasil e Regiões. In: Vaitsman J and Paes-Sousa R. Avaliação de políticas e
programas do MDS – resultados: Bolsa Família e Assistência Social. Brasília: MDS; SAGI; 2007.
vol 2 p. 69-96.
12 BRANDÃO A., DA DALT S., GOUVÊA V. H. Segurança alimentar e nutricional entre os
beneficiários do Bolsa Família. In: Vaitsman J and Paes-Sousa R. Avaliação de políticas e
programas do MDS – resultados: Bolsa Família e Assistência Social. Brasília: MDS; SAGI; 2007.
vol 2 p. 99-115.
13 BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Centro de Desenvolvimento
e Planejamento Regional. Sumário executivo: avaliação de impacto do Bolsa Família.
SAGI; Cedeplar/UFMG; 2007 [cited 2010 set. 10]; Available from: http://www.mds.gov.br/
gestaodainformação/biblioteca/secretaria-de-avaliação-e-gestao-de-informação-sagi/cadernosde-
estudos/avaliação-de-impacto-do-programa-bolsa-familia/avaliação-de-impacto-doprograma-
bolsa-familia.
14 FOOD POLICY RESEARCH INSTITUTE (IFPRI), Datamétrica Consultoria, Pesquisa &
Telemarketing. Pesquisa de avaliação de impacto do programa Bolsa Família: segunda rodada
(AIBF II). In: Tapajós L and Quiroga J. Cadernos de estudos: desenvolvimento social em debate:
síntese das pesquisas de avaliação de programas sociais do MDS 2006-2010. Brasília: MDS;
SAGI; 2010. vol 13 p. 25-8.
15 BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Nota Técnica n. 110/2010.
Síntese do 1º relatório contendo os principais resultados da pesquisa de avaliação de impacto do
Bolsa Família – 2ª Rodada – AIBF II. Brasília: SAGI; DA; 2010.
16 SUAREZ M., LIBARDONI M. O impacto do Programa Bolsa Família: mudanças e continuidades
na condição social das mulheres. In: Vaitsman J, Paes-Sousa R. Avaliação de políticas e programas
do MDS – resultados: Bolsa Família e Assistência Social. Brasília: MDS; SAGI; 2007. vol 2 p.
119-60.
17 BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Comissão Intergestores
Tripartite. Protocolo de gestão integrada de serviços, benefícios e transferências de renda no
270 Secretaria de Vigilância em Saúde/MS
Programas de transferência de renda e redução da pobreza e das
desigualdades sociais no Brasil, no período de 2004 a 2011
âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): resolução CIT Nº 7, de 10 de setembro
de 2009. Brasília: MDS; CIT; 2009.
18 BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Conselho Nacional de
Assistência Social. Tipificação nacional de serviços socioassistenciais: texto da resolução n.109,
de 11 de novembro de 2009, publicada no Diário Oficial da União em 25 de novembro de 2009.
Brasília: MDS; CNAS; 2009.
19 BARROS R., MENDONÇA R., TSUKADA R. Portas de saída, inclusão produtiva e erradicação
da extrema pobreza no Brasil. Brasília: MPOG; SAE; 2011.
E ainda, verificar artigos postados em vários órgãos de imprensa, com opiniões diversas, bastando apenas seguir, dentre muitos, alguns "links":
38
JJLABORET said in reply to António Bilal...
Senhor Bilal
(Ou "bilau", que no Brasil significa pênis de criança)
Vossa Senhoria é sujo, ordinário, cafageste.
Não lhe darei resposte melhor que esta, pois não merece!
IGNORADO!
39
Francisco Moises said in reply to António Bilal...
Irrelevante
40
António Bilal said in reply to JJLABORET...
Laboret, o eterno goodwill ambassador do Brasil. Também nos favelos de Klipton, Alexandra, etc da África do Sul os miseráveis têm antenas parabólicas sobre os telhados de zinco, plástico ou cartão. Como todos os embaixadores do género, enfeita e ornamenta a miséria dos favelos, e as acções policiais de última hora no Rio pois a data do Mundial aproxima-se e há que mostrar aos visitantes que por lá 'tudo bem'.
Laboret, faz um favor a Moçambique e a todos os países africanos: fornece-lhes a fórmula brasileira de como acabar com a miséria franciscana em tempo record.
P.S. Que raio de manifestação foi essa dos índios brasileiros há uns dias a esta parte?
41
JJLABORET said...
Erro de digitação: onde escrevi "comclusão" leia-se: conclusão.
42
JJLABORET said in reply to Miguel...
Não há como discordar, ao menos disso:
..."Então temos que reconhecer honestamente: o PROBLEMA ESTÁ CONNOSCO, NÓS OS PRETOS. Mas creio que como todos os outros povos do mundo, OS PRETOS aprenderão (estão aprendendo) e melhorarão (estão melhorando) e se equipararão (paulatinamente estão se equiparando) com qualquer povo do mundo."...
Sim!
E faço um paralelo com o Brasil:
Desde antes e após a proclamação da república, o Brasil era uma terra dividida entre ricos e pobres e os miseráveis nada mesmo tinham, nem a terra. Nos anos 60 aos anos 80, o Brasil avançou para a industrialização e começou a mudar a sua face, porém a pobreza aumentava e aumentavam as favelas nas circunvizinhanças das grandes cidades. A ditadura militar perseguia o sonho megalomaníaco de criar uma potência militar e econômica, porém nada fazia para criar uma potência social. E os pobres eram gado, bois, carneiros.
Porém, esse gado acordou tendo conhecimento de que tinham chifres, cornos, que poderiam ser usados como arma. E tinham ainda um ensurdecedor "berro", que era certo que incomodaria os seus algozes escravizadores. E UNIRAM-SE DE NORTE A SUL, na certeza de que apenas unidos venceriam, com o lema "a união faz a força". Foram às praças, e alguns morreram, foram às ruas, e alguns morreram, todavia tinham a certeza de que não morreriam todos.
VENCERAM! VENCEMOS!
A cada dia avançamos mais, e cocntinuamos a eliminar as desigualdades centenárias, e mesmo as famosas favelas já deixaram de ser lugar de pobreza absoluta. Têm os moradores de favelas antenas parabólicas, TV digital, PC com internet, telefones celulares, geladeiras de inox, fogões 6 bocas, fornos microondas, móveis estofados, automóveis...
O Brasil caminha para a justiça social, e já não há mais miseráveis. E as perspectivas são imensas, com novas descobertas do petróleo do pré-sal, que entrarão em operação dentro de mais uns 4 ou 5 anos! Pobres? Existem, e continuarão existindo como em todas cidades do mundo, mesmo na rica América. Mas será uma pobreza de trabalhador, de operário, mais digna, mais aceitável por quem não nasceu rico de berço ou com o "posterior" virado pra lua!
COMCLUSÃO:
O PROBLEMA ESTAVA COMNOSCO! COM NÓS MESMOS BRASILEIROS!
E resolvemos em parte e continuanmos tentando resolver, e continuamos resolvendo.
E é por isso que destaco a sua frase, como a mais palausível entre todas:
..."o PROBLEMA ESTÁ CONNOSCO, NÓS OS PRETOS."... Moçambicanos!
Só que ainda não resolveram em parte, nem continuam tentando resolver.
A pobreza do povo moçambicano, bem esclarecido, pois que a pobreza dos "libertadores", essa JÁ FOI RESOLVIDA, imagine-se..."criando patos"!!!
43
JJLABORET said in reply to Ricardo Martins Soares...
... mas por enquanto fico com o meu sonho brasileiro!
Cordiais saudaçoes!...
Diga melhor:
...MAS SOU BRASILEIRO! Por direito adquirido! Igual, igualzinho, igualmente brasileiro! Até na fala.
"Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e AOS ESTRANGEIROS RESIDENTES NO PAÍS a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, À IGUALDADE, à segurança e À PROPRIEDADE nos termos seguintes: ..."
(Artigo 5.º Caput, da Constituição da República Federativa do Brasil).
44
JJLABORET said in reply to Ricardo Martins Soares...
Tudo se resume na mentalidade de um povo! Não é a riqueza que ocasiona o desmoronamento cultural, nem tampouco ocasiona a desgraça! Repito: depende da mentalidade de um povo!
EXEMPLO?
Olhem o Brasil saindo da pobreza e se tornando um dos grandes!
O Brasil é aberto ao mundo e para cá convergem gente de todos os quadrantes, e o Brasil não se aculturou por causa disso! Pelo contrário, agragou conhecimentos em todas as áreas. Jamais disse NÃO a quem quer vir para o trabalho ou para conviver em paz com o seu povo! E o povo recebe a todos os "gringos" com um sorriso de amizade. Estarei mentindo?
Olhem para o JAPÃO!
Antes, fechado em si e na sua cultura milenar, com sistema de castas e divisões sociais, depois rrasado durante a 2.ª guerra, depois a abertura para o mundo e a assimilação apenas das coisas bosa do ocidente, e O SALTO PARA POTÊNCIA ECONÔMICA, QUALIDADE DE VIDA, CULTURA DIVERSIFICADA, SABER, CONHECICMENTO!
O que pode derrotar Moçambique é o PENSAR PEQUENO, PENSAR MIÚDO!
O que pode derrotar Moçambique é a ganancia, a desunião, o tribalismo mascarado, o preconceito entre o próprio povo segundo a etnia tribal!
Há que diagnosticar com exatidão ou ao menos com uma suposição inteligente!
Vejamos o exemplo dos "libertadores"... QUE FIZERAM DEPOIS DE 37 ANOS???
Há açlguma perspectiva de que farão alguma coisa a partir de hoje?
37 anos são uma geração!
E OS QUE ESTÃO AÍ, GOVERNANDO, NÃO SÃO OS MESMOS QUE "LIBERTARAM" OU "SALVARAM" O POVO MOÇAMBICANO?
A bomba que matará a serpente está dentro da cabeça da própria serpente!
45
umBhalane said in reply to Rui Domingos ...
Quem conheceu os "bairros de lata" de Lisboa e Porto?
E a história do saneamento das cidades portuguesas.
O advento da municipalização, sua história e evolução.
Quem pode dar aquilo que não tem? exceptuando o Sócrates, claro!
A sorte de Moçambique da frelimo foi que, nas regiões do sul, se aproveitaram as infraestruturas do Reino de Gaza - as estradas, pontes, barragens, aquedutos, linhas de esgotos e saneamento, centros de saber vários - universidades e outras escolas, astronomia, filosofia, engenharias, matemáticas, arquitectura, medicina, enfim, uma congregação de saberes que aquela exaltante civilização nos legou.
As sua imponentes construções, algumas já em começo de ruína, nos prestam forte testemunho disso.
A arqueologia nos revelará o muito do que ainda há para conhecer.
A LUTA É CONTÍNUA
46
umBhalane said in reply to António Bilal...
"APENAS" que não pode ser desvalorizado, convenhamos.
E que teve um impacto a todos os níveis bastante marcante.
Num esforço de imaginação vislumbro o que aconteceria se as cidades de Braga e Faro fossem destruídas do mesmo modo - os seus impactos.
Ou Nampula e Inhambane, "apenas".
A LUTA É CONTÍNUA
47
umBhalane said in reply to Rui Domingos ...
"O Obama teve tantos votos dos brancos americanos."
OBAMA foi, e continuou a ser (re)eleito por maioria de votos "brancos"
Decorre da Matemática - ciência exacta.
Outro "planeta".
A LUTA É CONTÍNUA
48
umBhalane said in reply to Ricardo Martins Soares...
BINGO, BINGO, BINGO.
BINGAMENTE BINGADO NO CONTEXTO CONTEXTUALIZADO DA CONTEXTUALIZAÇÃO.
A LUTA É CONTÍNUA
Nota
Caro Ricardo daria para entender que se por exemplo todos os dias os Tugas falassem mal dos "Italianos" (Romanos) que os ensinaram a ler, a ter leis, urbanismo, água canalizada, administração, sáude, ensino e até uma língua comum, e muitas outras coisas claro - tais como a escravatura, a incorporação "voluntária" nas legiões, os circos romanos, etc, etc, etc,...
De facto assim é, e nem lembraria ao diabo.
Daqui a 100/200 anos a história será diferente, creia.
49
António Bilal said...
Felizmente, no fim da Segunda Guerra Mundial, o Japão não estava paralisado por bombas atómicas. As bombas atómicas atingiram 2 cidades apenas. Nagasaki e Hiroshima.
50
Rui Domingos said in reply to Miguel...
Sr.Miguel,
Os seus comentarios sao sempre baseados em raças: pretos,brancos,etc,etc! Pretos,os bonzinhos e os brancos mauzinhos.O Mundo de 2013 é diferente daquilo que o senhor pensa.As diferentes raças do planeta estao dia por dia,passo por passo a conviverem juntos. Veja o mundo real e presente. O Obama teve tantos votos dos brancos americanos. A Italia,nomeou uma ministra negra.Faça suas analises para o bem do ser-humano-seja ele branco,negro,misto,indiano,etc,etc.
O Sr.diz que no passado havia duas Lourenço Marques,uma dos brancos e outra a dos negros...E hoje nao ha dois Maputos?
Um, dos "milionarios-ricos-ladroes" e outro dos negros pobres e classe "media"?
O Sr. vive em Maputo? Conhce a escola dos indianos onde só frequentam filhos dos indianos e negros ricos?
O Sr.visitou os bairros de lata de Maputo,Beira,Nampula,Quelimane?
O Sr.visitou as zonas rurais de Moçambique?
Notou a diferença entre as grandes mansoes dos politicos da Frelimo,da Renamo,do MDM e as palhotas da populaçao? Notou? Aqui estamos a falar dum País que está independente ha quase 40 anos e com vasta riqueza.O Sr.confunde o socialismo com o comunismo.Moçambique nunca foi um País Socialista mas sim comunista.O Socialismo em si,com lideres honestos,patrioticos tem aspectos positivos...Mas o comunismo nada de positivo tem.Os partidos socialistas europeus e o partido democratico americano têm algo de positivo.Os ditos partidos socialistas africanos sao compostos de ladroes e de lambebotas.Os lideres politicos africanos sao mais ricos do que Obama ou lideres europeus.Como é que isto possivel? Donde é que eles trazem os dinheiros? O Sr.diz,quote:
"o PROBLEMA ESTÁ CONNOSCO, NÓS OS PRETOS. Mas creio que como todos os outros povos do mundo, OS PRETOS aprenderão (estão aprendendo) e melhorarão (estão melhorando) e se equipararão (paulatinamente estão se equiparando) com qualquer povo do mundo"......
Ainda nao aprenderam como se deve viver neste mundo?
Quantos anos vao precisar? Mais de 100 anos?
As cidades de Maputo,Beira,Nampula,Quelimane cheias de jovens prostitutas-jovens estas que algumas sao estudantes universitarias a "ganharem" um dinheirinho para pagarem as propinas da Universidade.Sr.Miguel,nao tem vergonha deste Moçambique de hoje?
Sr.Miguel,ja visitou a cidade de Tete? Ja reparou a grande prostituiçao infantil existente?
Mas o Sr. nao vê os danos que o Governo- Frelimo criou nestes 40 anos de regime? O Sr. nao vê?
Mas aonde é que vai o dinheiro dos camaroes,da madeira,do gas,do peixe,da castanha de caju etc,etc,etc! Aonde é que vai o dinheiro?
....Em Dubai,Londres,Lisboa.
Sempre os mesmos e dizem que sao socialistas e comunistas.
Sr.Miguel:
Esses frelimistas que se intitulam de socialistas ou comunistas,na realidade sao uns burgueses com dinheros faceis-ladroes e mentirosos.
Sr.Miguel:
Esses Renamistas que se intitulam de democratas, na realidade sao uns dictadores ...e voces como pretos nao sabem como sair desse buraco. Os movimentos de libertaçao em Africa,criaram imensos problemas,problemas estes identicos aos do colonialismo europeu.
Vejam o ANC na Africa do Sul
A Zanu no Zimbabwee
O MPLA em Angola
Etc,etc,etc...
51
Francisco Moises said...
Na pagina 109 do manuscrito do meu romance a publicar no America do Norte no ano proximo destac-se esta passagem do protagonista Dzambo em conversa com Gangaputraji, o comerciante indiano, e pai da Jumila, a esposa do protagonista, com uma mulher Bantu. Isto é uma ficçao, mas a tragédia de moçambicana esta dramatisada numa estoria situada na regiao de Mutarara no meio de década de 1960. O romance esta escrito e inglês. A Passagem aqui citada é acompanhada por uma traduçao portuguesa.
“What’s more?” I said. “Those officials decided to employ us at the administration. We couldn’t say no to them. You know the colonial officials are used to hearing us natives say sim, senhor! all the time. Why commit ourselves with a hated regime? One day, natives of this land will take over this country and those who are closely connected with the colonial authorities now will not look good. And if the future black rulers will be a batch of despots, as happens with African territories attaining independence, the collaborators will find life not worth living. But Jumila and I will not accept despotism from incompetent black tyrants who will be worse than the efficient white colonial rulers. We can hate the colonial rulers, but at least they are efficient administrators. See how efficiently they’re running Mozambique for their own profit. African despots will run this country down to stone age.”
- Que mais? eu disse. Aqueles oficiais decidiram empregar nos na administraçao. Nos nao podiamos dizer nao a eles. Voce sabe que os oficiais coloniais estao acostumados a ouvir nos, nos indigenas, a dizer sim senhor! todo o tempo. Porque cometermo-nos com um regime odiado? Um dia, os nativos desta terra tomarao conta deste pais e aqueles que estao estreitamente ligados com as autoridades coloniais nao se verao bem vistos. E se os futuros governantes negros serao um grupito de despostas, como acontece com paises africanos que se tornam independentes, os colaboradores acharao a vida nao digna de viver. Mas a Jumila e eu nao aceitaremos o despotismo de tiranos negros incompetentes que serao piores do que os governantes coloniais brancos. Nos podemos odiar os governantes coloniais, mas pelo menos sao administradores eficazes. Ve quao eficazmente eles geram Moçambique para o seu proprio proveito. Despotas africanos reduzirao este pais a idade da pedra.
52
Francisco Moises said in reply to Jaime Mauricio Khamba...
Jaime Mauricio Khamba disse em resposta a Miguel...
Nos os Africanos, e Moçamianos, nao deviamos culpar a guerra civil como razao que causa a pobreza em Moçambique. Na independencia, dia 25 de Junho, 1975, Marcelino dos Santos foi nomeado ministro do Planeamento Economico Nacional, pode alguem dizer que sucessos Marcelino conseguiu para o desenvolvimento do pais?
No fim da Segunda Guerra Mundial, o Japao estava paralisado por bombas atomicas e aquilo nao deu ao Japao excusas por nao empreender desenvolvimento. Desevolvimento de qualquer pais precisa duma boa liderança e da inventariaçao de recursos e a sua distribuiçao.
A guerra civil nao impediu que a Linha ferrea do Zimbabwe a Beira funcionasse. Durante os dias coloniais aquela linha era a que tinha o mais pesado trafico e porque é que a tal linha agora nao carrega mais passageiros?
53
Jaime Mauricio Khamba said in reply to Miguel...
We Africans, and Mozambicans,weshould not blame civil war as reason that causes poverty in Mozambique. At independence day on June 25,1975, Marcelino
dos Santos was appointed as minister of national economic planning, could you tell what accompolishment Marcelino did realting to development.At near
the end of World War 2 (1939-1945), Japan was crippled by atomic bombs,and
that did not give Japan excuses for lake of development. Development of any
country requires good leadership,and inventory of resources and allocations.
Civil war did not prevent railway road from Zimbabwe to Beira. During colonial days this railway road was busiest one, and why it does not carry
passangers anymore.
54
Matolinha said in reply to Miguel...
Não necessita voltar a pedir-me desculpas Sr. Miguel.
Encare-se por mim desculpado sempre que quiser.
Mas já agora e porque por várias vezes citou o Matolinha, permita-me:
"Sr. Rui Domingos, há que lembrar que tivemos até 1974/75 uma cidade de Lourenço Marques dividida em 2 partes: A bela, limpa e urbanizada CIDADE DE CIMENTO, por um lado – habitada na sua quase totalidade por BRANCOS. E por outro lado tínhamos a feia, desorganizada e malcheirosa (defecava-se em baldes e em latrinas precárias) CIDADE DE CANIÇO - habitada na sua quase totalidade por PRETOS."
---------------------------
Meu comentário:
Senhor Miguel apesar dos seus 60 anos que muito respeito por vezes dá a impressão ou até mesmo quase a certeza, de que não viu o “filme” todo. O que eu duvido.
Se antes Lourenço Marques estava dividida em duas partes, uma bela, limpa e organizada (cimento), outra feia e desorganizada e malcheirosa (caniço).
Como explica que hoje, Maputo continue dividida em duas partes, uma delas já pouco ou nada bela, muito suja, esburacada, muito desorganizada e até malcheirosa (a fazer lembrar a antiga CIDADE DE CANIÇO de Lourenço Marques). E por outro lado continuemos a ter a muito feia, muito desorganizada, muito malcheirosa e insalubre CIDADE DE “CANIÇO” – habitadas ambas na sua quase totalidade pelos “PRETOS” de que tanto faz questão de salientar.
Diga por favor:
Hoje, quantos países terão “inveja” de nós?
Um?
Dois?
Nenhum?
----------------------
O meu 1º reparo.
Disse:
“Então temos que reconhecer honestamente: o PROBLEMA ESTÁ CONNOSCO, NÓS OS PRETOS.”
Fale por si meu caro. Fale só por si. Nada de plurais.
O problema é só de ALGUNS, não de todos. ALGUNS, NÃO TODOS.
Felizmente!
----------------------
O meu 2º reparo
“Do livro do antigo Presidente de Mocambique Joaquim Alberto Chissano (Vidas, Lugares e Tempos)”
Sugiro que não “coma” tudo o que lhe dão.
Nesse mesmo livro (de Joaquim Chissano) está escrito o seguinte:
“Comecemos por algumas passagens: brinquei naquela areia de Malehice que comi para fortalecer os dentes ao mesmo tempo que para o mesmo fim comia cocó de galinha (J.C, 59). Existe uma forte convicção de que os bebés ao comerem a areia e ou cocó de galinha estão a fortificar os seus dentes tradição dos Va-Changana e como prova este grupo tem dentes fortes. Recorrem à mulala e outras plantas para a limpeza dos dentes. Os psicólogos designam fase oral a este estádio de desenvolvimento.”
Então cheiro da página 126 fazia-lhe mal, mas em contra partida o mesmo Joaquim Chissano admite que comia cocó de galinha??????
Do mesmo livro:
“Acredita-se que mesmo o tratamento (?) do Virus do HIV deva-se recorrer ao critério de folhas ou raízes que tenham um grau de amargura excessivo. Ka- Gaza xipungwani xaSida xothlawuliwa! (em Gaza descrava-se/extrai-se o vírus do HIV Sida). Idem para os pacientes que sofrem de doenças mentais (Sobre este assunto, prometo desenvolver um texto nas próximas ocasiões).”
Que tal? Vai querer continuar a citar páginas deste livro?
Ou vamos parar para rir um bocadinho?
Matolinha.
55
Ricardo Martins Soares said in reply to Miguel...
Esclarecida a minha visao sobre o Moçambique da epoca colonial e da contribuiçao portuguesa a esse pais, gostaria de acrescentar umas linhas com referencia a esse assunto em pauta, o Moçambique como um dos "paises mais pobres do mundo".
Ora engana-se quem pensa que um portugues do Moçambique colonial possa torcer contra o Moçambique de hoje e se regozijar com essa situaçao, a menos obviamente que acredite que isso possa comportar a derrocada da Frelimo. Nao vem a ser o meu caso.
Ora, uma das coisas que mais me irritam no Brasil, sobretudo nestes tempos de revisionismo historico, é a comparaçao entre a colonizaçao portuguesa, que segundo alguns teimam em afirmar, seria "inferior" em relaçao à colonizaçao holandesa, inglesa e francesa. Tal comparaçao deriva do facto do Brasil nao ter o mesmo desenvolvimento e qualidade de vida dos Estados Unidos, o Canada' e a Australia.
E geralmente essas pessoas, nao se atentam para o facto que a Indonesia e o Suriname foram colonizados pela Holanda, o Haiti e o Madagascar pela França, a Nigeria pela Inglaterra e todas essas ex-colonias sao bem menos desenvolvidas que o Brasil.
Por isso, o portugues tem mais é que se regozijar nao pela desgraça mas pela proeza se paises como Moçambique e Angola, ex-colonias portuguesas, pese a todos as tragedias por que passaram, desde a guerra civil à ditadura comunista, conseguem estar melhor que uma Somalia (ex-colonia italiana), uma Republica Popular do Congo (ex-colonia belga), uma Tanzania (ex-colonia alema) um Niger (ex-colonia francesa) e um Malawi (ex-colonia inglesa), etc., o que desmente a citada impressao que muitos tem de uma colonizaçao portuguesa "inferior" às das demais potencias coloniais.
56
Ricardo Martins Soares said in reply to Miguel...
Essa conversa entre brancos e negros vai longe...
Mas nao ha' porque complicar.
Nao conheço o sr. Rui Domingos e nunca o vi mais gordo. Mas acredito que tal como eu e outros comentaristas deste blogue presumo que seja tambem ele um portugues nascido em Moçambique. Nessa condiçao é que ele, como nos, tem mais é que valorizar a contribuiçao dos cerca de 250.000 portugueses ao progresso e desenvolvimento de Moçambique ate' 1974.
Lamentavelmente e pese a luta incessante da Associaçao dos Expoliados de Moçambique - AEMO, tao pouco do Portugal pos-25 de abril de 1974, conseguiu-se ate agora esse reconhecimento. Os motivos pelo menos para quem lida com o assunto sao bem sabidos e nao adianta perder tempo a cita'-los.
A sua historia como negro africano é outra e nao vejo como poderia ser diferente. Sabemos que em Moçambique conviviam duas sociedades paralelas, a dos brancos, à qual se encontravam associados os indianos, os chineses e os mestiços de um lado e a dos negros nativos, do outro.
Ora, apesar das tentativas do regime colonial em fazer de Moçambique uma sociedade multiracial com as caracteristicas do Brasil, isso nao vingou e viu-se claramente no momento da independencia.
Por quanto exposto, nao ha' como conciliar a posiçao de um branco, portugues de Moçambique, que tem todo o direito, e diria até o dever de defender a contribuiçao da sua gente a Moçambique, com a de um negro, que pelo contrario tende a desqualificar e diminuir essa contribuiçao portuguesa do periodo colonial, destacando unicamente as falhas e os defeitos, para defender esse Moçambique que ai' esta', essencialmente africano do pos-independencia e do qual apenas um punhado de brancos desgarrados e oportunistas fez parte.
Por isso as posiçoes das duas partes sao inconciliaveis e assim vao ficar, posto que cada povo tem a sua cultura, a sua historia, a sua mentalidade.
57
Miguel said...
Rui Domingos said in reply to Matolinha…
“Nao tenhamos medo e nem vergonha de dizer de que Angola e Moçambique a partir do ano 1974 estavam socialmente e economicamente a desenvolverem-se.Lourenço Marques e Luanda eram umas das cidades mais lindas e limpas da Africa.” .E Hoje?
____________________
Meu comentário:
Sr. Rui Domingos, não sei se era isso o que queria dizer quando diz:
”… Angola e Moçambique a partir do ano 1974 estavam socialmente e economicamente a desenvolverem-se…”
- Quererá dizer que só foi “a partir do ano 1974” que Angola e Moçambique estavam social e economicamente a desenvolver-se”?
- Então quer dizer que o tal “desenvolvimento” só aconteceu em UM ÚNICO ANO? As independências das antigas colónias portuguesas em África foram em 1975. A FRELIMO e o MPLA tomaram o poder em 1975. De 1974 a 1975 só foi um ano. Algo não soa bem aqui Sr. Rui Domingos.
____________________
O Sr. Matolinha deu-me aqui um bonito conselho, que aceito de todo o coração, porque realmente não é nada bonito nem saudável andar a falar “sobre as cores das peles” – obrigado Sr. Matolinha.:
“Quanto às conversas (desconversas) sobre as cores das peles, pensem sempre nos mais novos, nas crianças, porque o que estão a fazer é colocar nelas as sementes de ódios de outrora que nos dias de hoje já não fazem sentido.”
________
Rui Domingos said in reply to Matolinha:
“Lourenço Marques e Luanda eram umas das cidades mais lindas e limpas da Africa.” .E Hoje? “
Meu comentário:
Aqui, tenho que pedir desculpas, de antemão, ao Sr. Matolinha, porque para eu comentar a frase acima do Sr. Rui Domingos sou obrigado a ter que revisitar o passado histórico dessas cidades – Lourenço Marques e Luanda – e aí não terei maneira de contornar a questão das “CORES DAS PELES”.
Sr. Rui Domingos, há que lembrar que tivemos até 1974/75 uma cidade de Lourenço Marques dividida em 2 partes: A bela, limpa e urbanizada CIDADE DE CIMENTO, por um lado – habitada na sua quase totalidade por BRANCOS. E por outro lado tínhamos a feia, desorganizada e malcheirosa (defecava-se em baldes e em latrinas precárias) CIDADE DE CANIÇO - habitada na sua quase totalidade por PRETOS.
Então, o Sr. Rui Domingos quando fala de “Lourenço Marques, como uma das cidades mais lindas e limpas da África” – de que Lourenço Marques está falando? – da cidade de “CIMENTO”, isto é, dos BRANCOS ou da cidade de “CANIÇO”, isto é, dos PRETOS?
O Sr. Matolinha diz: “Moçambique crescia nesse tempo a uma “velocidade” que faria inveja mesmo a Portugal “metrópole”.
Aqui, também, é inevitável fazer a mesma pergunta que faço ao Sr. Rui Domingos: De que Moçambique está falando? – de Moçambique de “CIMENTO”, isto é, dos BRANCOS ou de Moçambique de “CANIÇO”, isto é, dos PRETOS? O Moçambique dos “BRANCOS”, É VERDADE, esse “CRESCIA a uma velocidade que faria inveja mesmo a Portugal “Metrópole””.
Agora, me desculpem perguntar, Srs. Rui Domingos e Sr. Matolinha – o Moçambique de “CANIÇO”, de PRETOS: feio, desorganizado, malcheiroso (defecava-se em retretes precários cavados nos quintais ou em baldes que à noite eram manuseados pelo pessoal PRETO da Câmara Municipal e toda a zona circundante era “perfumado” pelo cheiro nauseabundo de fezes) – é esse Moçambique que “faria inveja mesmo a Portugal “Metrópole”.
Essas são verdades a que não podemos fugir quando fazemos comparações sobre cidades africans EUROPÉIAS urbanizadas, isto é, de BRANCOS, em África e subúrbios desorganizados, malcheirosos de PRETOS na mesma África. Quando fazemos comparações HOJE não podemos nos esquecer que NÃO PARTIMOS DO MESMO PONTO DE REFERÊNCIA: 90% DE PRETOS ANALFABETOS em 1974/75, e todos, incluindo os 10% de alfabetizados, viviam no “CANIÇO”. Portanto não PODEMOS PARTIR DO MESMO PONTO DE REFERÊNCIA.
__________________
Do livro do antigo Presidente de Mocambique Joaquim Alberto Chissano (Vidas, Lugares e Tempos, pag.126, paragrafo 3) vou citar um pouco:
“…Continuando a minha caminhada, embora aqui fosse dificil continuar a correr, nao fosse chocar-me com as pessoas idosas com tinha de me cruzar pelos caminhos apertados, penetrava lá para o interior da cidade de canico (ou cidade de lata). Ali respirava a brisa quente de um ar “perfumado” com o cheiro das fezes humanas que emanava dos baldes mal escondidos das retretes de caniço. Ja não era um cheiro nauseabundo, porque embora era demasiado forte, o remédio era acelerar o passo com a respiracão interrompida até um espaço fresco. Este era o ar natural do “caniço”. A minha residencia estava lá…..”
_______________________
Em suma: Com isto tudo, NÃO ESTOU TENTANDO JUSTIFICAR A NOSSA INCOMPETÊNCIA, A NOSSA NEGLIGÊNCIA, A NOSSA FALTA DE URBANIDADE, ETC. – NÃO, DE MANEIRA NENHUMA – ISSO, NÓS MOÇAMBICANOS PRETOS, TEMOS QUE ASSUMIR, APRENDER, MELHORAR E IRMOS PARA FRENTE, INDEPENDENTEMENTE DA IDEOLOGIA POLÍTICA DO PARTIDO QUE AGORA E NO FUTURO ESTIVER NO PODER NO PAÍS. Porque quanto aos BRANCOS esses parece que NUNCA tiveram esses problemas, independentemente do regime que operava – (no tempo colonial da “ditadura salazarista”, a cidade de BRANCOS de Lourenço Marques, não estava limpa, bonita como uma das cidades mais limpas e bonitas de África?). Essa teoria de Comunismo, etc., não “cola” – até porque no tempo do Socialismo, com essa mesma FRELIMO, a cidade de Maputo era muito mais limpa e bonita do que agora. A China Comunista, será que está suja, feia e desorganizada por estar a ser dirigida pelo PARTIDO COMUNISTA CHINÊS? A Europa do Leste, será que está feia, suja e desorganizada hoje? – os que estão lá no poder, hoje, não são os mesmos que ontem eram COMUNISTAS? – por ex.: O que era Putin, ontem? Não era o Boss da KGB Comunista? Então temos que reconhecer honestamente: o PROBLEMA ESTÁ CONNOSCO, NÓS OS PRETOS. Mas creio que como todos os outros povos do mundo, OS PRETOS aprenderão (estão aprendendo) e melhorarão (estão melhorando) e se equipararão (paulatinamente estão se equiparando) com qualquer povo do mundo.
58
Rui Domingos said in reply to Matolinha...
O unico recurso natural dos paises arabes é o petroleo (e o gas em certos casos) porem têm um desenvolvimento socio-economico impecavel
Moçambique e a Africa alem de petroleo ou gas têm minerais,ouro,diamnte,fauna,flora,etc etc,etc...e sao pauperrimos.Mas como é que isto é possivel?
Os paises arabes passo por passo,lentamente estao caminhando para democracias justas e humanas- vai levar tempo mas estao caminhado.E a Africa e Moçambique?
Nao tenhamos medo e nem vergonha de dizer de que Angola e Moçambique a partir do ano 1974 estavam socialmente e economicamente a desenvolverem-se.Lourenço Marques e Luanda eram umas das cidades mais lindas e limpas da Africa.E Hoje?
Nem a Frelimo quer deixar o poder e nem a Renamo quer restruturar-se.Mas,possivel,possivel que ha nao ninguem em Moçambique ou em Angola capaz de "dar volta" a este impasse de ladroes,gatunos e corruptos?
A Frelimo comporta-se como o MPLA.
A Renamo comporta-se como a Unita.
Sinceramente,inacreditavel!
Custa-me dizer isto mas ha qualquer coisa que nao funciona em Africa.
59
Matolinha said in reply to Rui Domingos ...
Para mim, quando se fazem comparações com o passado não tenho dúvidas nenhumas que se fala do tempo colonial e não com os últimos 37 anos e quase 11 meses.
Não há é coragem para se assumir que apesar do colonialismo, Moçambique crescia nesse tempo a uma “velocidade” que faria inveja mesmo a Portugal “metrópole”.
Nota-se e de sobremaneira, o receio de se falar e de se fazer comparações com esses “tempos” temendo-se ser conotado com os pró-colonialistas.
Enquanto o fantasma do colonialismo e o complexo de colonizado dançar nas cabeças de algumas pessoas, não seremos capazes de dar passos pelos nossos próprios pés.
O facto de ainda estarmos presos pelos nossos “libertadores” (trinta e quase oito anos depois da independência) prende-nos os movimentos, não nos deixa avançar, tolhe-nos.
Não nos podemos esquecer que ainda não colocamos a Frente de Libertação de Moçambique num museu e como isso não aconteceu na devida altura, no cabeçalho da factura que nos apresentaram foi colocado o nome da Renamo o que demonstra bem que os nossos receios só nos têm prejudicado. E por isso, neste momento estamos ainda num limbo, parados, à espera de não sei o quê.
O “Deixa andar” tomou de tal forma conta de nós que parecemos aqueles pais que não deixam o filho andar de bicicleta com medo que ele caia. Ora assim é evidente que o miúdo não cai, mas também está fácil de ver que também não vai aprender a andar de bicicleta. Nada acontece se não deixar-mos que as coisas aconteçam.
Quanto às conversas (desconversas) sobre as cores das peles, pensem sempre nos mais novos, nas crianças, porque o que estão a fazer é colocar nelas as sementes de ódios de outrora que nos dias de hoje já não fazem sentido.
Como já disse, a cores é mais bonito.
Matolinha.
P.S. Ao ler o que escreveu trouxe-me à memória alguém com que eu simpatizava muito.
60
Rui Domingos said in reply to Miguel...
"Sim, é verdade, Moçambique ainda está entre os países mais pobres do mundo, MAS ISSO NÃO É RAZÃO PARA SE DIZER QUE OS MOÇAMBICANOS SÃO MAIS POBRES AGORA DO QUE ANTES – QUAL ANTES?".....Ha razoes de Moçambique ou a Africa de serem o País ou o Continente mais pobres do Mundo? Com tanta riqueza em recursos naturais,fauna e flora,etc,etc?
A pobreza moçambicana e africana é devida à uma pobreza mental dos lideres politicos, dos empresarios,dos intelectuais e academicos.
Vejam a situaçao do sistema de saude e de educaçao em Moçambique ou em Africa e tirem vossas conclusoes. No dia em que os Moçambicanos ou os Africanos souberem gerir a riqueza dos recursos naturais,talvez,talvez melhorarao o sistema de saude e de educaçao.Sem um bom sistema de saude e de eduacaçao viavel ao todo cidadao,Moçambique ou a Africa serao sempre pobres e dependentes de doaçoes!!! E o grande complexo de inferioridade!
Cada um por si e Deus para todos-Esta é a mentalidade do Moçambicano ou do Africano,mentalidade esta, que gera poucos milionarios pretos,uma classe média ficticia e deixa intacta a maioria da populaçao sem agua potavel,sem energia,sem boa eduacaçao,sem um bom sistema de educaçao.
Se, a Frelimo nao tivesse introduzido o dito socialismo em Moçambique,se,a Renamo e a Frelimo nao tivessem destruido as infra-estruturas economicas do País,hoje Moçambique seria uma outra South-Corea.Comparem South-Corea com o Norte-Corea. Nao é o País que transforma o cidadao mas sim o cidadao que transforma o País! Os Moçambicanos nao têm coragem e nem capacidades de transformarem Moçambique:
-Foram esccravos e colonizados pelos europeus,hoje sao escravos e colonizados(economicamente)pelo IMF,Banco Mundial,Doadores,etc e etc! Shame on you!
61
Miguel said...
“O Fundo Monetário Internacional (FMI), um dos principais financiadores do Estado moçambicano não cai nas justificações do Governo de que a pobreza está a reduzir em Moçambique.”
___________________
Meu comentário:
FIM DA “GUERRA DOS 16 ANOS” versus AUMENTO DA “POBREZA ABSOLUTA” EM MOÇAMBIQUE
Eu, como moçambicano PRETO, vivendo em Moçambique desde 1953, ano da minha nascença, NÃO PRECISO DE “justificações do Governo”, do FMI ou mesmo de académicos para me aperceber da redução ou aumento da pobreza em Moçambique.
Quando a temperatura sobe de -50ºC para -20º., com certeza que não saiu da escala das temperaturas NEGATIVAS MAIS BAIXAS do mundo, mas com certeza que -20ºC é MENOS FRIO do que -50ºC. NUNCA ouvi ninguém dizer que Moçambique JÁ NÃO É PAÍS POBRE (nem do governo e nem de qualquer outra pessoa) – aliás o próprio governo foi ao Parlamento dizer que em Moçambique “ainda não havia riqueza para distribuir – até porque o próprio orçamento do Estado ainda é financiado em grande medida pelos DOADORES internacionais).
Entretanto, o que é evidente é que a situação económica e social dos PRETOS MOÇAMBICANOS, no geral, melhorou bastante nos últimos anos (embora ainda continuem na escala NEGATIVA, isto é, passaram de -50º.C para -20º. C - hipoteticamente falando).
Deixando os investimentos dos mega-projectos de lado; e pondo de lado as ajudas internacionais de que Moçambique se tem beneficiado; e desconsiderando também outros investimentos diversos a ter lugar em Moçambique – pode-se dizer com toda segurança que:
- Só o SIMPLES FACTO DE A GUERRA TER CESSADO em 1992, já isso é, em si só, um factor determinante para marcar a diferença (para melhor) na escala NEGATIVA da pobreza absoluta moçambicana.
Foi o que disse um dos mediadores do Acordo Geral de Paz, Mario Rafaelli, ex-Ministro Italiano dos Negócios Estrangeiros, numa recente entrevista televisiva, aqui em Maputo:
Jornalista: “Diz-se que Moçambique, agora, está MAIS POBRE DO QUE ANTES, concorda com isso?”
Mario Rafaelli: ‘Não pode ser, porque a guerra tinha destruído quase tudo e dispersado as populações rurais dos seus locais de origem, para as cidades ou para os países vizinhos em busca de refúgio – NÃO PRODUZIAM. No fim foi necessário fazer-se um trabalho grande de reassentamento dessas populações e distribuição de ajudas. Eu sobrevoei Moçambique, logo no período imediato ao fim da guerra – NÃO HAVIA NADA. Agora as pessoas estão trabalhando, cultivando, etc…então NÃO SE PODE DIZER QUE MOÇAMBIQUE ESTÁ AGORA MAIS POBRE DO QUE ANTES’ – (fim da citação)
“MOÇAMBIQUE ESTÁ HOJE MAIS POBRE DO ANTES…” – a pergunta é:
- QUANDO É QUE FOI ESSE “ANTES”, em que os Moçambicanos PRETOS eram MENOS POBRES do que hoje?
– No tempo colonial?
- No tempo do Socialismo?
- Durante os 16 anos de Guerra “Civil”?
- Esse “ANTES”, foi nos primeiros anos depois do fim da “Guerra dos 16 anos”?
E este aumento da pobreza absoluta nos moçambicanos PRETOS, tem outra característica anormal: Quanto “mais pobres” eles ficam mais carros compram – já não se pode andar confortavelmente, por exemplo, em Maputo e Matola, por causa dos CONGESTIONAMENTOS EXCESSIVOS nas estradas. Nem há lugar de estacionamento para TANTOS CARROS que até os passeios viraram locais de estacionamento. Anos atrás um carro estacionado no passeio era recolhido pela Polícia Municipal – mas agora a Polícia Municipal não se pode dar ao luxo de recolher os carros estacionados nos passeios, pois também não teria lugar para ir parqueá-los, até que os donos fossem levantá-los depois de pagamentos de multas e taxas de estacionamento. CARROS EM EXCESSO na Cidade de Maputo e Matola, é um sinal de “AUMENTO DA POBREZA ABSOLUTA DE PRETOS MOÇAMBICANOS” nestes últimos anos!!!.
Outra característica anormal do “aumento da pobreza absoluta” de moçambicanos PRETOS é o surgimento e o crescimento duma classe média, que faz com que o nível de consumo em Moçambique tenha aumentado sobremaneira nos últimos anos – isto é, cresce a classe média PRETA MOÇAMBICANA e proporcionalmente “OS MOÇAMBICANOS PRETOS SÃO MAIS POBRES DO QUE ANTES”!!!
Sim, é verdade, Moçambique ainda está entre os países mais pobres do mundo, MAS ISSO NÃO É RAZÃO PARA SE DIZER QUE OS MOÇAMBICANOS SÃO MAIS POBRES AGORA DO QUE ANTES – QUAL ANTES?
- No período colonial?
- No tempo do Socialismo?
- Durante a “Guerra dos 16 anos”?
- Nos primeiros anos depois do fim da “Guerra dos 16 anos (ainda com muito território minado, estradas nacionais quase intransitáveis, linhas férreas paradas, portos semi-operantes, pontes envelhecidas a reclamar manutenção, etc…etc… etc. )?
Hoje, vemos empresários moçambicanos PRETOS, como por exemplo, Daniel David, o Patrão do Grupo SOICO (STV – Televisão Privada, JORNAL O PAÍS, ETC.), que a partir da posição de “servente” numa empresa pública, virou um empresário moçambicano PRETO de referência. Como ele há muitos outros moçambicanos PRETOS que vêm crescendo no mundo empresarial – uma situação INÉDITA na história do Moçambique NEGRO. – (isto, também - como a situação moçambicana é incaracterística - é um sinal de que a POBREZA ABSOLUTA DOS PRETOS MOÇAMBICANOS está aumentado mais agora do que ANTES – [qual antes?]).
Sim, é verdade, Moçambique ainda continua entre os países mais pobres do mundo – mas esta propaganda que ultimamente está sendo amplamente propalada de que “MOÇAMBIQUE ESTÁ MAIS POBRE DO QUE ANTES”, da maneira como está sendo enfatizada, até parece que há pessoas que se sentem incomodadas com a melhoria das condições de vida da população moçambicana, advinda do fim da “guerra dos 16 anos” e da consequente paz (pois a PAZ ela, só em si, já trouxe muitas melhorias, mesmo sem mencionarmos os investimentos internos e externos que se tornaram possíveis e exequíveis por causa dela – a PAZ).
62
Ricardo Martins Soares said in reply to umBhalane...
Credo, umBhalane!
Desta vez me assustou com essa "chegou a hora de voce voltar para a Europa, a sua terra"...
E' que cheguei a pensar que a conversa fosse comigo...
Ja' me senti um verdadeiro peixe fora da agua quando procedente de Moçambique ai' cheguei em 1971, aos 12 anos de idade, imagine agora, quase 42 anos depois...
Mas, quem sabe, um dia... este mundo da' tantas voltas...
... mas por enquanto fico com o meu sonho brasileiro!
Cordiais saudaçoes!
63
umBhalane said in reply to Ricardo Martins Soares...
ADEUS, meu irmão branco, boa viagem!
Chegou a hora de você voltar
para a Europa, a sua terra.
Quando você chegar, há-de falar
dos encantos que encerra
esta África Negra, tão distante,
tão distante, irmão branco...
Pois eu quero, neste instante
da partida, pedir-lhe uma promessa:
-- Não se esqueça da alma do negro,
não se esqueça!
Você há-de falar das terras africanas,
da mata e da cubata,
dos montes e das chanas;
mas não se esqueça da alma.
Você há-de falar do sol fogoso,
das caçadas e queimadas,
das noites que viveu em batucadas
no mais feiticeiro gozo;
mas não se esqueça da alma.
Vai falar do café, do algodão, do sisal,
da fruta tropical, enfim, de toda a flora;
mas não se esqueça da alma.
Você há-de falar dos negros no seu mato,
da negra tentadora
de corpo sensual,
mostrando até retrato;
mas não se esqueça da alma.
Adeus, meu irmão branco! Lá na Europa,
quando falar da tropical paisagem,
não se esqueça da alma do negro.
Adeus, meu irmão branco, boa viagem!
Geraldo Bessa Victor, poeta Angolano
A LUTA É CONTÍNUA
64
ZACARIA said...
Boa tarde .,
Eu sou Português ,portanto europeu é verdade que há crise na Europa e em Portugal mas para mim eu vejo futuro porque aprendi a lição em 1974.....
Saudações Cordiais.,
65
Jaime Mauricio Khamba said in reply to Ricardo Martins Soares...
If these people who come to Mozambique do not steal, sell drugs,and other
criminal activities is ok. Remember that when we were fighting for
independence years ago, some of these countries were giving us protection
and travel documents. Somalia under president Aden Osman, and prime minister
Dr.Ali Ali Shamerke gave 10 scholarships to Mozambicans in 1960's.
66
Ricardo Martins Soares said...
Cuida de ti Moçambique e nao inventes de ser rico.
Olha para a Europa e ve come foi nefasta a riqueza e o bem estar para os povos daquele continente.
Nao ha' futuro para quem nasce la', apenas para os imigrantes.
E tu Moçambique ja' começas a ser invadido, de norte a sul por hordas de indianos, paquistaneses, somalis, congoleses, nigerianos, burundenses e até de portugueses...
O que vai ser de ti, das tuas belezas naturais, da cultura da tua gente, se enriqueceres?
Olha para o mundo rico e veras a armadilha que a riqueza proporciona...
Nao caias nesse erro!
P.S. - veio-me este pensamento poetico depois de ter lido ai' a poesia Irmao Europeu II de Kraveirinya Mpfumo!
No comments:
Post a Comment