sexta-feira, 23 de outubro de 2015

"Sinistro…maquiavélico


Em Marco de 2012, uma cidadã polaca da a luz no Hospital Central de Maputo. Parto por cesariana. O bebe não nasce bem e, por isso, eh transferido para o luxuoso serviço neonatal do Hospital Privado. A parturiente eh também admitida como acompanhante. Dias depois sente-se mal. Os primeiros exames de rotina não detectam nada de grave. Uma ecografia posterior suspeita de um prurido ou de um instrumento estranho na cavidade abdominal. Uma operação confirma uma acumulação de pus e…uma infecção urinária grave. Eh lhe administrada medicação. O quadro não muda. A senhora entra em delírios e espasmos. Nova operação. Sem sucesso. Óbito. Francisco Castilho e René Garcia, responsáveis pela última cirurgia (e não pela cesariana), são médicos cubanos com 11 nos de Moçambique. Gozam de grande reputação na classe. Castilho eh ginecologista/obstetra. Mães que passaram por suas mãos não encontram mácula na sua forma de servir. 
Garcia eh especialista em Medicina Interna intensiva. Até a semana passada ele era o Director Clinico do Trauma Center (tem agora outro nome). Os dois acabam de levar uma espécie de 24/20. Tipo fora de Moçambique já. Tipos já não são médicos. Porque? A família da finada nunca se conformou. Ao longo destes dois anos e meio, houve intervenção da inspecção de Saúde e da Procuradoria-Geral da República. No entanto, nada foi encontrado que indicasse negligência.
Mas na semana passada, o caso rebentou de novo. A Ordem dos Médicos emite uma Nota de Culpa contra os dois médicos. E mesmo antes de os visados se defenderem, a Nota já circulava nas redes sociais como se René e Castilho tivessem sido considerados culpados por entidade competente. E…entretanto, o Bastonário da Ordem dos Médicos, o legista Eugénio Zacarias, que assinou a Nota de Culpa, acaba de tomar posse esta semana como Director Clinico do Trauma Center…ocupando justamente o lugar do Dr René. Uma história que ainda precisa de ser bem contada...mas que tem contornos macabros la isso eh indesmentivel.
Detalhes no Jornal Publico, na segunda feira."



Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Justiça Dr René e Dr Francisco

Para: Ordem dos Médicos de Moçambique

Dr Rene e Dr Francisco foram suspensos por 12 meses de exercer suas funções.

Estranhamente a carta de suspensão dos dois médicos foi divulgada pelas redes sociais com uma velocidade de vento destrutiva e como se não bastasse, quem a assina as cartas é a mesma pessoa que toma posse em substituição do Dr. René, como director clinico no hospital Medlife Trauma.

Só queremos o que é justo. Queremos a verdade.

Que esses dois médicos tenham a chance de serem ouvidos e tenham a chance de se defender.

Participem nessa campanha para que o processo seja feito com transparencia!

Muito obrigada





Dr Rene and Dr. Francisco was suspended for 12 months to practice their functions .

Strangely the letter of suspension of the two doctors was disclosed by social networks with a destructive speed and who signed the letters is the same person who takes Dr René place as a clinic director at the hospital Medlife Trauma.

We just want what is fair . We want the truth.

That these two doctors have a chance to be heard and have the chance to defend themselves.

Participate in this campaign for the process to be done with transparency.

Thank you



Qual a sua opinião?

Sem comentários: