sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Ferro Rodrigues eleito presidente da Assembleia da República


No seu discurso de posse no cargo o socialista avisou que "não há deputados nem grupos parlamentares de primeira e de segunda, nem coligações aceitáveis e coligações inaceitáveis".
Ferro Rodrigues, à esquerda, esta manhã no Parlamento PEDRO ELIAS
Eduardo Ferro Rodrigues, até agora líder parlamentar do PS, foi esta sexta-feira eleito presidente da Assembleia da República com 120 votos dos 230 deputados. O socialista foi eleito com os votos do PS, PCP, BE e Os Verdes, que ainda antes da eleição manifestaram o seu apoio ao candidato. Ferro Rodrigues derrotou Fernando Negrão, proposto pelo PSD e apoiado pelo CDS, e que conseguiu 108 votos. Houve dois votos em branco.
Juntas, as bancadas do PS, BE e PCP somam 122 deputados, enquanto PSD e CDS votam 107. O 230º deputado pertence ao PAN e não manifestou antecipadamente o seu sentido de voto. A votação foi em urna, com os deputados a serem chamados um a um para depositarem o seu voto. O presidente da Assembleia da República tem que ser eleito por maioria absoluta (pelo menos 116 votos) dos deputados. No anúncio do vencedor, apenas a bancada do PS aplaudiu longamente de pé. PCP, PEV e Bloco também aplaudiram, mas sentados.
No seu discurso de posse como presidente do Parlamento, Eduardo Ferro Rodrigues deixou recados à coligação, mas sobretudo ao Presidente da República, sem nunca citar qualquer partido ou órgão de soberania - a não ser a própria Assembleia da República.

Sem comentários: