sexta-feira, 9 de outubro de 2015

- Daviz Simango reage ao cerco a Dhlakama: É uma prisão domiciliária.



15 mins · Edited · 

Última Hora* Última Hora* Última Hora* Última Hora* Última Hora*

"Esta situação é inadmissível" (‪#‎canalmoz‬)

- Daviz Simango reage ao cerco a Dhlakama:

Beira (Canalmoz) - O presidente do Conselho Municipal da Beira, Daviz Simango acaba de sair da residência de Afonso Dhlakama, onde estava a se inteirar da situação. À sua saída disse ao CanalMoz que esta situação é inadmissível.

Leia a sua reacção na íntegra: “os munícipes da Beira estão preocupados assustados e de mau humor, por aquilo que está a acontecer. Tive oportunidade de conversar com o arcebispo da Beira e com um dos mediadores. Dizem que estão a tentar negociar. Não me falaram dos pormenores. A minha posição era de compreender o que está a passar, e como podemos ajudar a evitar o pior. Nós entendemos que os nossos concidadãos devem ter a livre circulação. É estranha esta situação de hoje num Estado de Direito Democrático, sobretudo quando ontem o líder da Renamo saiu das matas e acompanhado até à sua residência. E hoje está cercado. A ideia de desarmar a Renamo em plena cidade é muito perigosa. Fica o trauma nas crianças, nos vizinhos do líder da Renamo e isso não é bom para a nossa democracia. Esperamos que haja bom senso e que a polícia se retire. Esta e a nossa intenção. Ninguém deve ficar aqui a guarnecer a ninguém. O que está a acontecer agora não é protecção. É prisão domiciliária. E isso não pode acontecer. Quis cá vir para depois me comunicar com o Chefe de Estado. Podia ter vindo as primeiras horas mas a situação era perigosa. E nós como políticos ninguém iria nos garantir segurança necessária quando havia tiroteio. Isto não se deve admitir. É uma prisão domiciliária. Não há nenhum mandato do Tribunal. Ou da Procuradoria, lá dentro não encontrei nada disso. A Polícia não pode agir do seu bel-prazer porque recebeu um comando. A questão é: comando de quem e para quê? Desarmar os homens da Renamo à força não é solução. Insistimos que esta situação não pode ser tratada à força. Esta é uma situação de compreensão mútua e nós temos de reduzir os níveis de arrogância. É a arrogância que traz situações como esta que estamos a ver. A confiança já foi quebrada. Continuamos a dizer que o diálogo a dois não é salutar. Não produz testemunhas”. (Redacção)




109 people like this.
Inacio Fernando A governadora da província de Sofala, Maria Helena Taipa, entrou há minutos na casa de Afonso Dlhakama para transmitir mensagem de tranquilidade quanto à segurança do líder da Renamo.
Esta manhã, cerca de 30 elementos da Força de Intervenção Rápida estacionaram junto à casa de Dlhakama, na Beira, aparato que causou agitação com especulações quanto às motivações desta força policial. À porta, um batalhão de jornalistas, que responderam à convocatória de Dlhakama para uma conferência de imprensa no dia de hoje .
O que foi transmitido informalmente no local é que a presença desta força não tem qualquer intuito hostil, pelo contrário, já que entende o Governo que se Afonso Dlhakama precisa dce proteção a mesma deve ser concedida segundo as regras de um Estado de Direito por forças oficiais e não por homens armados da Renamo, uma força militarizada sem qualquer legitimidade legal e constitucional.
Refira-se ainda que, para se inteirar da situação, a comissão de mediação do conflito entre Frelimo e Renamo, liderada por Lourenço Rosário, reitor da Universidade Politécmica, reuniu-se esta manhã com Afonso Dlhakama, em sua casa, tendo transmitido a mensagem de que a situação era serena, não se justificando receios de atos hostis contra o líder da Renamo
Like310 mins

José Da Silva Muito bem dito! Sabias palavras! Hoje é o Dhlakama, amanhã é qualquer um conforme lhes apeteça! Ditadura voltou em força!

Like · Reply · 1 · 7 mins

Tigass Net PALAVRAS SABIAS......."Fica o trauma nas crianças, nos vizinhos do líder da Renamo e isso não é bom para a nossa democracia".

Like · Reply · 1 · 5 mins

Egas Marindze governo abaixa arrogância, essa nao eh forma vaivel para desarmar uma RENAMO que tem armamentos em todo pais e ainda a força.


Mak Sim WA Hada Tamos juntos Presidente Simango, um dia alguém vai testemunhar a vida infernal dos que castigam os outros


Onesio Da Vila Parece que nyusi é pricipitado e pensa que governar é uma bolacha tudo subiu ainda vai provocar isso eish ele não senti o impacto dessa situação o povo sofre


Daniel Sambo A ideia é matar. Isso sta claro e é mau, muito mau.


Júlio Castigo Castigo Aond kerem xgar?Se a luta da Renamo for justa,tera o apoio d Deus.e Deus é invencivel.


Tercilia Carlos Vicente Bem falado e bem dito. Pura verdade deviz simango a Cidade da beira está toda traumatizada com essa situação. Né as crianças estão com medo de ir a escola. As mães no serviço preocupadas com as crianças q em casa ficara


Kacio Armando CUIDADO se bricarem mal apopulcao da munhava pode vir fazer bangui bangui ai e acabar com esses abusos da frelixo


Betolas Rafael Belas Palavras do Simango

Like · Reply · 1 · 10 mins

Bruno Mello Concordo ctg caro irmão. ..




Abdul Latif Mussagi De hoje em diante nunca mais irei acreditar uma palavra.


Fernando De Gonsalves Antenor Falou líder do povo.


Kuang Lee deseja se filmagens

Sem comentários: