5 h ·
No Centro de Conferências “Joaquim Chissano”
Maputo (Canalmoz) – O relatório dos peritos militares apresentado ontem nas negociações políticas entre o Governo e a Renamo diz que houve uma emboscada montada pelas Forças de Defesa e Segurança para assassinar o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama. Segundo ao peritos militares, as referidas forças, instruídas para acabar com vida de Afonso Dhlakama, estavam estacionadas em Mucoza e Sadjundjira, mas acabaram abandonando os locais. A tentativa de assassinato de Dhlakama dominou o encontro entre as delegações do Governo e da Renano em negociações no Centro de Conferências “Joaquim Chissano”.
O alegado plano de assassinato de Dhlakama serviu para suscitar o debate, levantado pela Renamo, de que o Governo está a violar o Acordo de Cessação das Hostilidade Militares, ao atacar as suas posições. Segundo a Renamo, as tropas governamentais, no passado dia 16 de Maio, bombardearam posições das suas forças em Inhambane.
A Renamo diz que notificou várias entidades nacionais e internacionais sobre essas ocorrências, nomeadamente a EMOCHM, a Procuradoria-Geral da República, o Conselho Constitucional, as Nações Unidas, os Estados Unidos da América, o Reino Unido da Grã-Bretanha, a Itália, Portugal, a África do Sul, Cabo Verde, o Quénia, o Botswana, o Zimbabwe, a SADC, a Igreja Católica e o Conselho Cristão de Moçambique.
“Estamos perante uma acção de desinformação”
O chefe da delegação do Governo nas negociações, José Pacheco, desmente a informação dada pelos peritos militares e pela própria Renamo. Pacheco fala de desinformação.
“Estamos mais uma vez perante uma acção de desinformação, calúnia e de difamação, porque, num passado recente, a Renamo fez várias acusações sobre o Guijá sem evidências”, disse o ministro.
Segundo José Pacheco, o Governo sabe do paradeiro de Afonso Dhlakama, porque este, desde que saiu da Gorongosa para assinar o Acordo de Cessação das Hostilidades Militares, está a ser protegido, escoltado e guarnecido pelas Forças de Defesa e Segurança. O Governo considera que está perante uma organização que, dia após dia, está a mostrar falta de vontade de tratar as questões concretas de implementação do Acordo. (Bernardo Álvaro)
Leonel Chisseve e 35 outras pessoas gostam disto.
Joao Cabrita Quando vista à luz das declarações proferidas em local público por um antigo ministro da segurança, advogando a «savimbização» do líder da oposição, a notícia tem necessariamente de suscitar preocupações legítimas.
Azarias Chihitane MassingueA informação é imprecisa. Que peritos a notícia se refere? É EMOCHIM? São os da Renamo? Quem foi o perito que apresentou o relatorio. Ora, sem querer tirar valor a noticia, o profissionalismo no jornalismo precisa se. Não conheço o Bernardo Álvaro, mas pelo tempo que tenho lido informações por si assinadas, suponho que e muito jovem, pelo devia ser muito ambicioso no seu ofício. Jornalismo encomenda não irá de modo algum lhe ajudar a crescer Processionalmente. Ganhar dinheiro sim, mas dignamente. Elementos essenciais para fazer disto uma noticia faltam. Se for forçado a publicar coisas como estas, aconcelho a procurar emprego noutra publicaçao.
Calisto Chivura Pensar diferente na Frelimo e crime, foi assim surgirsm novas forcas politicas porque na Frelimo nao ha espaco de pensar e manifestar o seu pensamento como ideia a ser tomada em consideracao
Flugencio Joao Chifuco Mas, o que esta acontecer neste Pais, qual ee problema das pessoas pensarem diferente
Armindo Faustino Marrime Assassinar Dlhakama não é solução!
Mahlathine Mkhambane Emboscado está o povo com todas essas incertezas. O Dhlakama nunca foi emboscado por ninguém. Está aí a passear a sua classe e a dançar nos comícios. Emboscada uma ova.
Davi David Senguere Senguere Azarias agradece o post primeiro do que bajular
Cofe Emanuel Vilanculos MATAR DLHAKAMA é a Solução
Manuel Mavida Aqui ha muitos gajos comentando feito éssas musicas desses jovens De agora, onde alguns dizem a verdade e os outros é so barulho nas suas musicas. Isso é novidade para quem é ignorante para nao dizer burro.ou para que ta defendendo os seus interresses.desmente tudo sobre a renamo e aceitam tudo que a frelimo diz !! Acham que planear a morte De alguem é como caçar ratazanas?? Sabios De merdas.
Kota Ualla A PROCURA DE MEIOS PARA CONFRONTO LETAL
Bikinis Good Liff isto vai pegar fogo
Felizarda Matusse Ca entre nós se o governo precisasse de eliminar o lider da renamo sera que a essa altura nao estaria morto?
Wilson Junior Mukavely Mukavely Esses pintainho da flelixo tao a precisar a guerra
Abrão Paulo Munguambe Quantos tiros lhe escaparam? E que me parece cafe de manha essa acusacao
Celestino Amane Desinformações como não,mas o coração não deve prevalecer à razão.
Chitima Precisa de Ti Por mim a noticia e verdadeira, se não assassinam o quota porque anda bem guarnecido pelos comandos verdes, se um dia ele abdicar neles será uma tragedia. Matar o Dlakhama nunca será solucão para a Frelimo continuar a maltratar o povo como se de colono fosse.
Armando Mulungo Mulungo O g0vern0 nao quer Paz, matar o Chefe#DLHAKAMA è pr0v0car uma grandi guerra que nem vai ter fim, p0rq ele tem s0ldad0ss fies.
Dlhakama quer paz mas um gropo da Frelima anda a meter lenha na f0guerra pa aguerra c0mexar.
Viva #DLHAKAMA
Ivanzi Mangwena Isso ta claro q tudo q faz a frelimo, é fantochada, o diálogo ad dar passos s falhar o plano d acabar c a renamo é o seu lider. Mas nunca esquecer q tao por gasolina n fogo. N. B: n venham a dizer q Dlakhama é belicista.
Betinho Magaia Lambebotismo kando alguem ganha uns 10 mil ,7 mil ,15mi pensa k a vida termina . Exte pensamento é d sapo kando xta n posso pensa k o mundo termina ai.
Vicente Martinho Quem E voce k andas ameazar os journalists?
Dinis Chambiuane Vilanculo Mas se Diáfana está protegido pelas Forças de Desfesa, como é que isto aparece? Isto é manobra da oposição, como o projecto das autarquias provinciais não passou. Agora surge essa! Compatriotas, reconheçam e derrota.
Iassine Faquira Faquirá O povo espera que isto ñ se torne feio...
Acrisio Novela Hayaya exe pacheco pah pork n lhe tiram dali.enquant ele estiver n negociacoes nd vai mudar ele e erogante
Gari Daniel Serio? ou e so para alimentar a imprensa...
Dinis Chambiuane Vilanculo Esta notícia pelo menos tem dono. Bernardo Álvaro Rabucane, não é da renamo, nem é do Dlakama.
Tuy Cipriano Onde entra o povo que nada sabe deste asssunto
Bernardo Álvaro Rabucane O relatório semanal que é apresentado em sede do diálogo tem sido dos peritos militares do governo e da Renamo com base nas informações recolhidas no terreno ao longo da semana. Assim tem sido caro Azarias
Hermenegildo Malembe Afinal de onde vem o problema?e quem e o problema de isto tudo?porque xta me parecer Ntumbeleluana
Jose Ernao Chauque Chauque Isto vai mal.
Paito Oliveira Massada Dhlakama anda com as forças do governo, me espanto essa enboscada.
Momade Braimo humm
Prince AbrahamAssassinar o marechal nao sera o fim mas sim o principio de genicidio porq os lideres da frelixo nao estao no ceu andam aqui tambem. Alias o dignissimo Andre morreu logo no come Co mas nenhum dos guerrilheiros frouxou ao contrario enervaram demais e com high de moral. Alias important referir de q nao e Dhlakama o combatente e motivador mas sim o povo e q se torn a guerilha e apoia as e o povo qui motiva dhlakama a her ma is moral e implacavel em defesa da democracia e penalizar os ladroes da terrivel fraud eleitoral de 15 de outubro findo. Nao ha recuo
Sem comentários:
Enviar um comentário