A Frelimo, partido no poder há quase 40 anos, considerava o constitucionalista moçambicano Gilles Cistac, assassinado na terça-feira (03) em Maputo, “ingrato e mal-agradecido” à “hospitalidade e ao acolhimento dos moçambicanos”, por ter declarado que à luz do número 04, do artigo 273 da Constituição, a Renamo pode criar “regiões autónomas” nas províncias que diz ter ganho nas últimas eleições gerais.
O sentimento de ódio e repúdio em relação aos pronunciamentos de Gilles Cistac, por parte do partido que dirige os destinos do país desde 1975, foi manifestado pelo seu porta-voz, Damião José, segundo consta da notícia da Folha de Maputo, a 19 de Fevereiro deste ano.
“Ele tem a consciência de que está a faltar à verdade (...) com a deliberada intenção de criar confusão nas pessoas em defesa de interesses que ele sabe que são alheios à vontade do povo moçambicano”, disse Damião José, referindo-se a Cistac, que fundamentou que aquela cláusula era suficiente para as pretensões da “Perdiz” e não havia necessidade de mexer a Lei-Mãe, tal como alguns analistas pró-regime defendem.
Na altura, o porta-voz da Frelimo perguntou: “Será que o académico Cistac se estivesse na Argélia ou na França teria a coragem de assumir a postura que tem estado a assumir, que é uma ofensa e desafio aberto à vontade do povo moçambicano?
- Rufaz-Bambo Bambo · Faculdade de Ética e Ciências HumanasQuando alguém fazer interpretação do seu saber a constituição é mal agradecido??
- Carlo Jamini · Guarda nocturno na empresa Domestico"Será que o académico Cistac se estivesse na Argélia ou na França teria a coragem de assumir a postura que tem estado a assumir, que é uma ofensa e desafio aberto à vontade do povo "
QUAL POVO MOCAMBICANO?
povo da FRELIMO? povo da RENAMO? povo do MDM? povo dos que nao aliam com nenhum destes?
porque cada um deste diz " o POVO DE MOCAMBIQUE". e cada um destes defende seus interesses em nome do POVO DE MOCAMBIQUE.
eu pergunto QUAL POVO? e ainda o que recebe esse povo plo uso de seu nobre nome?
O QUE FAZES oh POVO DE MOCAMBIQUE COM TODA ESTA SUJEIRA? USAM e DESUSAM o teu lindo nome. e tu dormes eternamente? - Paulo SoaresEnquanto foi conselheiro dos ministros do Presidente Chissano (galardoado como incorrupto) era camarada. Afastado pelo Gebuxa, discordando dos que puseram o País a saque, passou naturalmente num ingrato a abater. A frelo atual é assim. Quem a apoiava e se demarca e denúncia é traidor a abater. Para que os outros, dignos, não sigamo exemplo.
- Atércio Uamba · Seguir · ISCIM - Instituto Superior de Comunicação e Imagem de MoçambiqueIsso k houve mostrou ao povo de forma clara k nesse pais nao ha democracia nenhuma, pork so de espressar as suas ideias ja eh motivo de ser Deletado......
Por mim a Renamo esta a tolerar demais, k use a sua forca e crie logo essas provincias autonomas....
Eu nao sou de politica mas pelo menos consigo ver o lado certo e o errado, pra mim a frelimo ja Era, a mascara caiu - Netto Tilley · Seguir · BeiraEntao a FRELIMO ja tinha varios motivos pra deletar Cistac, ker dizer pra FRELIMO a mentira e burla e o lado certo. Guebas tas fudido
- Charles Moniz Artur · Seguir · Trabalha na empresa Palácio do Rei" medo de comentar qualquer coisa ate mesmo nas redes sociais" essa ideia esta a girar na mentalidade dos moçambicanos
- Antonio Maposse · Comentador principalIniciarei o meu comentario de forma algo cómica, apesar de o momento ser de pesar. Foi uma vez um paciente que foi ao hospital e ao ser arguido pelo médico sobre o que sentia, ele respondeu que sentia malaria. O medico perplexo, perguntou ao paciente:"se ja sabe qual a sua doenca, para que veio ao hospital?". Na nossa vida cotidiana temos acompanhado quase que diariamente, estorias veridicas nas nossas comunidades de pessoas que foram acusadas de "feiticeiras" e mortas (linchadas). A pergunta que faco, e a seguinte: Se a feiticaria e algo oculto, que nao se ve a olho nu, e alguem se pode dar ao luxo de reconhecer que fulano, sicrano,etc, e feiticeiro, no minimo essa pessoa tem que se-lo tambem.Isso para dizer que a nossa sociedade, apesar de estar a viver o seculo XXI, com doutores, cientistas, academicos, etc, supostos da epoca... Ver mais
- Beto Zaito · Universidade Eduardo MondlaneTendo em conta casos similares acontecidos (siba siba macuacua, Cardoso e outros) senhor maposse por favor tire o cavalinho da chuva. A impressão que existe desde há tempos atrás é de que os que mataram estas figuras são os tais que comandam o sistema em Moçambique os que controlam quase tudo: Pol,itica do país, economia do país, segurança do país etc etc Os mesmos não conseguem provar que não foram eles. Por acaso acompanhaste muito bem o comunicado lido pelo senhor Damião José ??
Sem comentários:
Enviar um comentário