Comunicação do Camarada Presidente da FRELIMO, Armando Emílio Guebuza, por ocasião da cerimónia de abertura da IV Sessão Ordinária do Comité Central da FRELIMO
Camarada Secretário-Geral;
Camarada Presidente Honorário da FRELIMO;
Camarada Presidente da República;
Camaradas Membros da Comissão Política;
Camaradas Membros do Secretariado do Comité Central;
Camaradas Membros do Comité Central;
Caros Camaradas.
Gostaríamos de começar por reiterar o nosso sentimento de compaixão e pesar para com as vítimas das diferentes calamidades que têm estado a assolar o nosso Moçambique. Ao mesmo tempo, congratulamo-nos com o caudal de solidariedade de Moçambicano para Moçambicano que, em catadupa, tem estado a chegar aos necessitados, quer em forma de conforto, quer em forma de bens diversos. A esta solidariedade nacional junta-se a solidariedade de outros povos e pessoas de bem que muito a agradecemos e continuamos a encorajá-la.
Em memória das vítimas dessas calamidades e das vítimas da tragédia de Chitima pedimos a todos que observemos um minuto de silêncio.
Caros camaradas,
O Comité Central da nossa gloriosa FRELIMO, na sua Primeira Sessão Extra-ordinária, de 12 a 13 de Maio último, mandatou-nos para ganhar as eleições de 15 de Outubro passado. Camaradas, assumimos esse compromisso e cumprimos com a missão que nos foi confiada:
A vitória da FRELIMO está aqui!
A vitória do nosso Candidato, o Camarada Filipe Jacinto Nyusi, está aqui!
Esta é uma vitória que foi construída por todos nós, membros da FRELIMO, de cartão e de coração:
É a vitória daquele que colava panfletos ou promovia a imagem
da FRELIMO e do seu Candidato;
É a vitória daquele que compôs canções, participou nos nossos eventos ou garantiu a logística da nossa campanha;
É a vitória daquele que produziu documentação ou participou em debates ou integrou uma brigada.
É a vitória desses milhões de anónimos, nas zonas rurais, nos subúrbios e nos centros urbanos, no País e no estrangeiro;
É a vitória da FRELIMO e do seu Candidato e da sua capacidade de articularem a mensagem de Unidade Nacional, da Paz e do Progresso.
Todos estes que votaram na FRELIMO e no seu Candidato transmitiram-nos a mensagem de que mudar por mudar não! Mudar para mudar a sua vida, do seu Partido e da Nação Moçambicana para o melhor, sim! Esta é a expectativa criada.
Congratulamo-nos com a forma como a nossa gloriosa FRELIMO, a nossa Bancada e o nosso Governo têm sabido responder a esta expectativa, não se distraindo da sua missão principal nesta fase histórica.
Caros Camaradas,
A nossa cinquentenária FRELIMO sabe, porque inserida no seu seio, que a expectativa do nosso Povo é o Futuro Melhor. Por isso, a nossa expectativa, ao produzirmos mudanças, é assegurar que o nosso Povo, nas zonas rurais, suburbanas e urbanas continue a ter razões para depositar a sua confiança em nós.
Mudar, como partido, para que o eleitorado, a partir dos nossos membros de cartão e de coração, não tenha de mudar é um desafio constante para partidos de inserção popular como o nosso, esta visionária FRELIMO. O eleitor não deposita o seu voto de forma automática para apenas mostrar que sabe como funciona a democracia ou como exerce o seu direito cívico.
Não é pelo facto de a democracia conter, implicitamente, a possibilidade de alternância que o eleitor deve votar em obediência a essa implicação. Não é a alternância em si que dá vitalidade à democracia.
É, isso sim, a sua possibilidade.
Essa possibilidade dá o devido poder e soberania ao eleitorado, ao mesmo tempo que estimula os partidos políticos para, constantemente, elevarem o seu desempenho e níveis de inserção popular. É neste espírito que a FRELIMO:
se funda e evolui;
age e reage.
Não é para menos que ela é popularmente conhecida como a Força da Mudança.
A sua visão sobre Moçambique e os princípios e valores que nos definem, como Partido, são firmes e inalienáveis, desde 25 de Junho de 1962. São compromissos não-negociáveis que também servem de bússola ética e política para todos nós, membros. A nossa visionária FRELIMO não dá ao maravilhoso Povo Moçambicano razões para ele mudar porque a nossa já cinquentenária FRELIMO, ela própria, chama a si a tarefa de operar mudanças. Enquanto assim for, o nosso Povo muito especial, não sentirá a necessidade de perverter o sentido da democracia, mudando apenas por mudar.
Por experiência, o nosso Povo confirma, de eleição em eleição, que não quer mudar só por mudar, porque sabe que só com a sua FRELIMO, a nossa FRELIMO é que é possível mudar para mudar para o melhor, mantendo-se na rota do Futuro Melhor.
Só com a sua FRELIMO é que isso é possível porque só a nossa FRELIMO, através da democracia interna, tem a capacidade de se renovar mantendo as grandes linhas de continuidade.
A FRELIMO renova-se para encontrar respostas para os desafios que a conjuntura de cada momento levanta, respostas essas que não podem, em nenhum momento, pôr em causa a nossa visão de Moçambique e os princípios e os valores que nos norteiam e nos enformam como organização política.
Caros Camaradas,
A FRELIMO saiu mais coesa e reforçada do seu processo democrático interno de Março de 2014 e das eleições de 15 de Outubro passado. Preocupa-nos, todavia, a postura e comportamento de alguns camaradas, que, publicamente engendram acções que concorrem para perturbar o normal funcionamento dos órgãos e das instituições e para gerar divisões e confusão no nosso seio.
Recordemo-nos, por outro lado, caros camaradas, que hoje, como ontem, quando os nossos adversários nos elogiam é porque descobriram ou porque pressentem que estamos no caminho errado, pois eles não nos querem e nunca vão-nos querer por bem:
Não querem uma FRELIMO forte, omnipresente e popular;
Não querem ver o seu Governo forte e a implementar, com celeridade e impacto, o nosso manifesto eleitoral;
Não querem ver o nosso Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, forte, firme, dando o seu melhor na direcção do Estado porque sabem que isso beneficia não só a ele como à nossa gloriosa FRELIMO.
Os nossos adversários batalham, dia e noite, para que o seu sonho seja materializado.
Cabe a nós, hoje como ontem, batalharmos, sempre unidos, coesos e firmes, para que esse seu sonho se transforme em pesadelo.
A nossa FRELIMO e os seus membros de cartão e de coração são disso capazes, garantindo que todos nós, moçambicanos, sintamo-nos donos desta Pátria de Heróis, una e indivisível, do Rovuma ao Maputo e do Índico ao Zumbo.
Tenhamos sempre presente que os nossos membros e o nosso Povo em geral sabem o que querem.
Por isso, votaram não para mudar por mudar mas, isso sim, para mudar para mudar as suas vidas, a vida da FRELIMO e do nosso Moçambique para o melhor, escolhendo a nossa organização política e o seu carismático Candidato, Filipe Jacinto Nyusi.
Caros Camaradas,
Nós, visionária FRELIMO, somos a Força da Mudança!
Nós, FRELIMO, com o Camarada Presidente Filipe Jacinto Nyusi, vamos continuar a construir o Futuro Melhor para o nosso Povo.
Nós, coesa FRELIMO, com o Camarada Presidente Filipe Jacinto Nyusi, somos a mudança na continuidade, a mudança na renovação da confiança popular.
Povo Moçambicano unido do Rovuma ao Maputo hoye!
Unidade Nacional hoye!
FRELIMO, a Força da Mudança hoye!
Glorioso e coeso Partido FRELIMO hoye!
Camarada Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República o hoye!
Muito obrigado, caros Camaradas, pela vossa atenção.
Sem comentários:
Enviar um comentário