domingo, 1 de junho de 2014

40 SOLDADOS GOVERNAMENTAIS MORREM EM MUCODZA


Comments


1
Jose Carlos Cruz said...
A Renamo é muito clara e firme nos seus objectivos políticos e nas políticas que o governo vai implementar. Os pontos da agenda política para o País estão a ser discutidos na mesa de negociações, nomeadamente:
- Assegurar a democracia multipartidária, através de leis eleitorais que permitam a realização de eleições livres, justas e transparentes.
Eleições livres significa que não pode haver nem intimidação nem interferência das forças de defesa e segurança no processo eleitoral.
Eleições justas significa que os resultados representam fielmente a vontade dos eleitores, isto é, que não deve haver fraude.
Eleições transparentes significa que os partidos concorrentes podem verificar passo a passo todos os actos do processo eleitoral, isto é, que nada pode ser feito à revelia dos partidos concorrentes.
A Renamo já conseguiu impor uma lei eleitoral que já permite eleições justas e transparentes, o dito equilíbrio conseguido na mesa das negociações.
Falta agora a parte das forças de defesa e segurança, que não devem interferir nos processos eleitorais. Para que se garanta esta condição, a Renamo exige a participação dos seus quadros militares na cadeia de comando das forças.
O segundo ponto das negociações entre a Renamo e a Frelimo é a participação dos quadros militares nas FDS. Portanto, o que a Renamo está a discutir com o Governo é como garantir a democracia multipartidária em Moçambique.
Mas há mais pontos a discutir. A Renamo quer garantir o Estado de direito, isto é, que a lei seja respeitada em todos os actos do Estado. O dirigente do Estado não pode
governar como quer e apetece, porque existem leis, polícia que obedece ao governo e tribunais que administram justiça sem interferência dos governantes.
Em Moçambique não há Estado de direito porque a Frelimo criou células partidárias em todos os sectores de trabalho, públicos ou privados. As células espiam a vida dos trabalhadores e dão ordens aos chefes para desviarem os recursos do sector para beneficiar o partido. O resultado é o rendimento pobre e a incompetência.
A Renamo quer o fim das células partidárias. Os partidos devem ter representação apenas nos vários níveis territoriais, por exemplo, província, distrito, cidade, posto administrativo, bairro, localidade.
Com o fim das células partidárias os sectores de trabalho vão passar a concentrar-se na produção e no aumento da produtividade, sem mais interferências dos membros dos partidos com interesses alheios ao trabalho.
A quer também para Moçambique uma economia de mercado. Isto significa que todos os cidadãos podem desenvolver actividades económicas livremente. Agora, quem quiser realizar qualquer projecto, tem de partilhar o lucro com algum membro da Frelimo. Mesmo para se obter uma licença de actividade é preciso pagar a um membro da Frelimo ou mesmo admiti-lo como sócio.
A Renamo vai pôr fim a esta situação. Quem quiser queixar-se que vá ao tribunal. A Renamo garante a protecção do queixoso, do juíz e do tribunal.
Mais, a condição principal para que a economia de mercado funcione bem é ter-se uma rede de comunicações eficiente. Rede de comunicações é transporte marítimo, aéreo, fluvial, lacustre e ferroviário a ligar os mercados do País ao estrangeiro. Portanto tem que haver mercados em todas as zonas onde há aglomerados populacionais e vias de comunicação entre os mercados. A Renamo vai investir em vias de comunicação para que os mercados funcionem bem.
Mas os mercados também precisam de quadros técnicos. O sector de educação vai ser reformado para poder satisfazer as necessidades de mercado do País.
Isto é apenas uma breve referência ás políticas de governação da Renamo. Falta falar de muita coisa, como políticas sectoriais (educação, saúde, segurança), políticas
transversais, como meio ambiente e energia ...
Portanto, é falso que a Renamo não tem um plano de governação. O que acontece é que os jornalistas e o público em geral têm medo de falar da governação da Renamo, é tabú.
Em 2004 a Renamo instituiu um governo sombra, com ministros sombra, directores nacionais, provinciais, distritais, etc, sombra. Mas depressa a direcção do partido mandou encerrar a organização sombra, devido às ameaças da Frelimo. Os membros sombra sentiam-se ameaçados.

2
Vida Viúva said...
Para os dirigentes do partido no poder em Moçambique, a Frelimo, e também mesmo para aqueles que nas alas estão à espera que as coisas aconteçam para angariar o poder, principalmente os dirigentes da Renamo que pelos vistos não têm nada de novo em termos de planos concretos para implementar nada tem a beneficiar o povo senão a sua sede pelo poder os tempos agora são outros.
Os padrinhos políticos imperialistas duns, os soviéticos e o seu bloco para a Frelimo, e doutros, a Rodésia e a África do Sul do Apartheid para a Renamo, morreram e passaram para o julgamento da história. Ambas a Frelimo e a Renamo são agora como crianças órfãs, miseráveis, sem pais e nem mães, deambulando política sem sabão com a qual se lavarem e nem toalhas com que se enxugarem. Caminham irremediavelmente neste caminho tortuoso para a sua perdição, determinados, e nisto indubitavelmente, a cair no abismo com todo o povo.
Unay Cambuma 8 hours ago.40 SOLDADOS GOVERNAMENTAIS MORREM EM MUCODZA
¤ Fadm sofre pesadas baixas em 2 ataques nocturnos a Vunduzi
¤ 50 soldados desparecem em vunduzi
Uma camioneta militar abarrotada de militares, foi emboscada ha cerca de uma atras na zona de mucodza, 7 km da vila sede de gorongosa. Os guerrilheiros imobilizaram a viatura atirando sobre as rodas ao mesmo tempo que um vendaval de balas atingiam os militar...es. Depois da carnificina as perdizes recolheram as armas dos mortos e a provisao de municoes que o carro transportava e retiraram se. A viatura dirigia se a toda velocidade para vunduzi, onde iria reforcar as exauridas unidades que ai se encontram, depois de duramente fustigadas por 2 vezes na noite passada, tendo sofrido enormes perdas.
Entretanto, 50 comandos do exercito sao dados como desaparecidos desde a manha de hoje em vunduzi. Algumas correntes consideram que os militares desaparecidos entregaram se a renamo em troca da sua arma e municoes e de seguida pagos 2500 para seguirem viagem para onde quiserem, depois de conduzidos pelas perdizes. Outros dizem que os militares simplesmente fugiram andando pelas matas.
Desta forma, as poucas unidades que se encontram em vunduzi estao tremidas, porque ha tres dias que a via se encontra bloqueada devido emboscadas mortiferas. As tropas vao ressentir se da falta de apoio logistico, o mesmo se passa em casa banana, onde o cruzamento de gravata encontra se interditado.
Unay Cambuma See More
See translation

38Like · · Share.
35 people like this..54 of 72View previous comments..RemoveAlbertino Razao Roste Mas eu nao entendo,quando o Dhlakama é cercado,tá tdo bm,e quando ele defende,tanto blá blá blá,porke?eles vao para lá lhe cercar porke?ele é extrangeiro?nao tem mesmos direitos d nós todos?kem provoca merda,aguenta cm cheiro...é k morra o usado...Deus me perdoa por esta expressao.
See Translation
7 hours ago · Like · 3
..RemoveMiguel M. Uamusse Entao Unay, esta claro que a Renamo nao tem capacidade para enfrentar uma possivel guerra, se a logisgtica de material belico depender das emboscadas.7 hours ago · Like
..RemoveArmando Tomas Fernando filipe amone,disculpa quem nao quer morer deve sair de la ,se continua la por nao ama a sua vida
See Translation
7 hours ago · Like · 1
..RemoveFaria Mandomando Fungula masso muzaia,
"abre olho"
continue com as brincadeiras e vao acabando tambem nas brincadeiras.
See Translation
7 hours ago · Like
..RemoveSnr Muhlanga Triste7 hours ago · Like
..RemoveCesar Augusto Zamba Miguel M Uamusse, numa Guerra cada bala conta, quanto mais armas e municoes forem capturadas do inimigo melhor ainda do que compra-las ou recebe-las de outras fonts, ademais, quando se trata de uma Guerra nao se pode gastar municoes de qualquer maneira, vale mais arranca-las do inimigo para maximizar o arsenal e causar danos ainda maiores, uma Guerra tem sustentabilidade quando as armas sao fornecidas ou arrancadas ao inimigo. Eu nao gastaria tanto dinheiro em comprar armamento quando posso arranca-lo a uns milicianos desmotivados que desconhecem a razao da sua luta.
See Translation
7 hours ago · Like · 2
..RemoveIsaias Nyamunda De lamentar o sucedido
See Translation
7 hours ago · Like
..RemoveFilipe Amone Estamos num Estado de Direito Democrático e que eu saiba só existe uma Força de Defesa Nacional em que o Povo deverá confiar dai que são as mesmas Forças que garantem a segurança das Colunas no Troço Save - Muxungue. Agora vocês ficam Felizes quando as Forças que garantem a segurança de Cidadãos Nacionais são Mortos por Bandidos Armados? Olha a Renamo a Continuar assim, caso haja mesmo eleições a 15 de Outubro, não terá mais de 50 mil Votos.(5%) Veja que nas Ultimas Eleições a Renamo teve cerca de 680 mil Votos e DHL apenas 65 mil votos. Vinde http://www.stae.org.mz/ . Esta ficando mais que claro que a RENAMO está em Extinção. www.filipeamone.org
See Translation
7 hours ago · Like · 1
..RemoveFrank Mudubai Triste cenario k esta acontecer, devias ser filhos dos mandatarios a morerrem parariam com os ataques o contrario morrem filhos de pobres coitados
See Translation
7 hours ago · Like
..RemoveCesar Augusto Zamba Triste ainda quando sitiam o lider da Resistencia no seu proprio pais.
See Translation
7 hours ago · Like · 1
..RemoveAbel Philip O Governo deve-se Render pra o bem dos mocambicanos, Porque acabar com A Renamo sera imposivel....7 hours ago · Like · 1
..RemoveCesar Augusto Zamba ...triste ainda quando as FADMS matam cidadaos da etnia ndau na sua propria terra. Inadmissivel!
See Translation
7 hours ago · Edited · Like
..RemoveAugusto Gildo Buanaissa Isso esta a ficar serio demais
See Translation
7 hours ago · Like
..RemoveContagem Bagas Vocês matam e depois comentam como se fosse algo normal e depois falam mal do MDM afinal quem é o inimigo do povo?
See Translation
7 hours ago · Like · 1
..RemoveCesar Augusto Zamba O povo sr. Filipe Amone nao funciona pela logica, muita das vezes somos guiados pelas emocoes, somos vulneraveis a propagandas, o povo gosta dos mais fortes, se a Resistencia vencer batalhas militares pode ter o suporte popular, o povo gosta de vitoriosos, nao tem sido por acaso que festejamos vitorias de futebol, tem sido a nossa natureza humana.
See Translation
7 hours ago · Like
..RemoveHelder Chiulele Sansao Miguel M Uamuse vc e um atrasado em rasucinio.. Aqueles que matarao Khadafi tinhao Armas. Ou arancarao dos proprios lambebotas de khadafi. Se a Renamo Quiser mocambique pode voltar a pegar fogo meu Amigo..7 hours ago · Like · 1
..RemoveCesar Augusto Zamba Queremos vitorias militares para acreditar na Resistencia Nacional e endossarmos o nosso voto no martir e nosso seu movimento.
See Translation
7 hours ago · Like
..RemoveGulumba D. Mutemba Não estou a favor das mortes, mas se esses miúdos são escudos da frelimo, que moram, a quem vai me dizer que este serviço militar é obrigatório, concordo, mas também é considerado como um emprego para muitos jovens desempregados.
See Translation
7 hours ago · Like · 1
..RemovePaz Ernesto Matiias Boa chapada.
See Translation
7 hours ago · Like
..RemoveContagem Bagas Meu irmao Felipe Amone o povo já não é analfabeto sabe o que querem
See Translation
7 hours ago · Like · 1
..RemoveJocy Xavier Filip Amon ta sentir muit dor pké sera k tem agitado o xef d estad maior p mandar FDS a Gorongosa? kem nao sab k FADM tao exclusivament a serviv d um grupinho d induviduo. ate seria bem ir ajudar os outros la
See Translation
7 hours ago · Like
..RemoveMartinho Duarte MUSSAPIÇOSSERANJI?7 hours ago · Like · 2
..RemoveJustino Graciano Graciano Vocês que tem irmãos na FADM se ainda lhes precisam vivos,por favor que os mobilizem a regressar a casa. A RENAMO são os verdadeiros Boinas vermelha de Moçambique
See Translation
7 hours ago · Like · 1
..RemoveFrank Mudubai Até quando jovens disprovidos pararam de ser mandados a morte? E ate quando essas intelorancias politicas entre os belgerantes dara 1 full stop?
See Translation
7 hours ago · Like
..RemoveContagem Bagas Concordo contigo Felipe os dois partidos bélicos vão sofrer porque o povo moçambicano já não os confiam
See Translation
7 hours ago · Like
..RemoveHumberto Ricardo Kau Estao a morrer muidos , os mandantes estao ai numa boa
See Translation
7 hours ago · Like
..RemoveEliseu Carlos Manuel Exes militares devem murer,,,pois e ixo k guerem
See Translation
6 hours ago · Like
..RemoveVasco Bento Jose filipe amone, nao tou defendendo a renamo, mas a verdade em nenhum momento os orgaos publico poderam comunicar os numeros reais d soldados pericidos ou dsertaram dsd k comessou esse conflito, por k os proprios editores temem perderem os seus cargos k sao a fonte d sobre vivencia! doutro lado, qtos jornalistas independentes ja foram agrididos pela policia/fadm? outro sim, se as radios e televisoes, jornais se tivessem acesso e defundi-las pra o publico iria por em causa asseguranxa do xtado, pork seriao os familiares k podia insurgirem-se contra o proprio xtado!!! eu pelo menos conhexo uns dois desertores e pessoas k ja xtiveram nakela mata e contao em primeira o q viveram durante 3 duros e dfices meses k la xtiveram! dzem eles k normalmente a renamo tem sido 5 se nao 15 homens aproximadante k xegam a abanar muitos homens da fadm/gf e fir. os principais protagonistas desse conflito nao tem seus filhos em frente do fogo, se tivessem ja poderiam terminar com essas chacinas de
See Translation
6 hours ago · Like · 1
..RemoveContagem Bagas Irmãos ninguém pode festejar a morte são vidas humanas.
Não se esqueçam hoje é Gorrongsa e amanhã quem já passou por isso sabe muito bem o que estou dizer
See Translation
6 hours ago · Like · 2
..RemoveVasco Bento Jose terminar com chacinas de filhos de inocentes e pobres k de certo modo sao eles k alimentam os protagonistas com dnheiro de imposto! o povo paga imposto pra alimentar a renamo e o governo e o msmo povo vira vitima do seu proprio suor!!! triste, triste, as coisas funcionam assim em todo mundo, tudo pela ganancia de dnheiro!! por mim, o dinheiro foi, eh e sera a pior coisa k o homem criou! criou -se dnheiro pelo homem e mesmo homem eh kem anda atras do dnheiro e viramos xcravos de algo k criamos e usamos pra nos matar!!!
See Translation
6 hours ago · Like
..RemoveContagem Bagas Meu irmao Vasco diz se cabeça cheio de medo não tem lugar para sonhar não seja o seu caso não podemos ser tão pessimistas
See Translation
6 hours ago · Like
..RemoveBenjamim Jorge e verdade amados o governo deve se render para viverps a paz dos 20 anos atras
See Translation
6 hours ago · Like
..RemoveVasco Bento Jose isso!!
See Translation
6 hours ago · Like
..RemoveAsperina Juliao Gabriel sera k nesses ataques todos a penas soldados governamentais sao feridos e mortos? ninhum da Renamo e morto ou ferido? precisamos de toda informaxao nao encubem nada.
See Translation
6 hours ago · Like · 1
..RemoveBenjamim Jorge ou nos vamos acabar morer pur causa dos fins pesoas ou grupo dos arogantes currupts
See Translation
6 hours ago · Like
..RemoveVasco Bento Jose nem sempre sao ilustrados na midua, pork tem sido dficil o governo obter os obito e feridos da renamo, k nem da fadm/fir e gf nao mostrados todos obitos e feridos.
See Translation
6 hours ago · Like
..RemoveArlindo Domingos Paulino Concordo com Asperina e reperguntando que sempre os militares é que sofrem simplismente? Eu gostaria de ouvir que pelo menos 10 guerrilheiros desapareceram ou foram atingidos para garantir sua credibilidade nas pessoas que lêm suas escritas. Boa noite.
See Translation
6 hours ago · Like · 1
..RemoveChedinho Baltazar Chedinho E tristi mano ta-sa morrer doutro lado nem imagino kantos cadaves apodrecendo nas matas ninguem tem tempo de enterar niguem
See Translation
5 hours ago · Like · 1
..RemoveMaulana Domingos Maulana Quem mandou perceguir uma Guerrilha? Querem ser os primeiros no mundo a derrota-la? Coitados dos nossos irmaos/compatriotas que lutam pelas causas perdidas.
See Translation
5 hours ago · Like
..RemoveLeon Maresse Contagem Bagas quer dizer que oo povo confia em que? No mdm, que falta de lucidez? Qual è a historia do mdm? o senhor ja pensou na sua liderança? O seu chefe me parece muito mais ganancioso que Dhlakama. Veja o que em pouco tempo que riqueza ele acumulou.
See Translation
5 hours ago · Like
..RemoveRicardo Adolfo Gobe Essa fonte hum! Pra ser da perdiz
See Translation
5 hours ago · Like
..RemoveVasco Bento Jose sera k os k tem historia sao os tem o dver de xtarem ricos? e o povo k paga imposto pra esses sug
See Translation
5 hours ago · Like
..RemoveLeon Maresse Asperina Juliao Renamo significa Resistencia do povo mocambicano a qualquer tipo subjugacao. Os que cercam a serra o fim è unico matar a renamo e seu lider. Para nos interessa saber as baixas que os agressores sofrem, ao que nos parece esses Fir sao imortais gingam aqui na cidade com bugigangas de lata na cintura toda mas ai estao a render com os outros. Quem humilha merece ser humilhado
See Translation
5 hours ago · Like · 2
..RemoveJohan Thomoson boa noite ZAMBA, NDAU e TRIBO e NAO ETNIA, A ETNIA E SHONA TRIBO NDAU, O NDAU E MAIS FALADO NOS DISTRITOS DE MACHANGA, BUZI, CHIBABAVA, NHAMATANDA, DONDO E CIDADE DA BEIRA EM SOFALA. EM NOVA MAMBONE NO NORTE DE INHAMBANE E TAMBEM E FALADO NA PROVINCIA DE MANICA NOS DISTRITOS DE MUSSURIZE E MACHAZE, ESTOU ERRADO?
See Translation
5 hours ago · Edited · Like · 3
..RemoveAbel Philip Serissimo johan5 hours ago · Like
..RemoveZefanias Chamo Amén5 hours ago · Like · 2
..RemoveSimon Phande Amen4 hours ago · Like · 1
..RemoveHumberto Ricardo Kau Amen4 hours ago · Like
..RemoveJetro Khumbuya Moçambicanos estamos a-se matar entre nos . Desde quando guerra q nao acaba Moçambicanos somos Brrruuutos cegos. matar seu proprio irmao por causa de Gebuza e AFOSSO
See Translation
4 hours ago · Like
..
Write a comment.....

Sem comentários: