terça-feira, 13 de setembro de 2016

DESCALABRO TOTAL DAS FORCAS DA FRELIMO


BREAKING

As grandes operações militares das forcas da frelimo que tinham sido municiosamente preparadas para o mes de Setembro fracassaram. A frelimo esperava com estas ofensivas de larga escala forçar a Renamo a fazer concessões na mesa negocial sobretudo a aceitação do cessar-fogo em todo país antes da implementação do ponto 1 da agenda negocial ("governação da Renamo nas 6 provincias") mas o objectivo principal era de conseguir matar Dhlakama e "mandar passear" a Renamo e os mediadores internacionais.
As operações iniciaram na primeira semana de Setembro e eram 3 frentes distintas: ofensiva contra o quartel provincial das forcas da Renamo em Manica (Chiwala-Barué), na Zambezia (Morrumbala) e contra a residência do lider da Renamo em Sofala (Serra da Gorongoza)
MANICA
Na provincia de Manica as forcas da frelimo tentaram atacar o quartel (vulgo base) da Renamo em Chiwala, distrito de Barué mas as forcas da Renamo fizeram um contra ataque, tendo massacrado as forcas inimigas que fugiram em debandada, abandonando no terreno dezenas de cadaveres e armas e foram perseguidas pelas perdizes ao posto administrativo de Honde. No dia seguinte um grupo de socorro tentou ir recuperar os cadáveres e os blindados mas cruzaram se com uma patrulha das perdizes e foram corridos e muitos ficaram perdidos e foram sobressair na EN7, completamente resignados.
Ainda na mesma provincia, um outro grupo das forcas da Frelimo aproximou se a uma base da Renamo na zona de Pungue-Sul, na localidade de Chitho, tentando atacar os rangers de Afonso Dhlakama. As forcas da Renamo, em resposta, interceptaram com antecipacao o inimigo provocando grandes perdas humanas e destruiram dois blindados. Houve de seguida uma grande debandada e foram perseguidos aos tiros ate ao posto administrativo de Mavonde, pertencente ao distrito fronteiriço de Manica.
Ja no distrito de Tambara também na provincia de Manica, os militares da frelimo foram provocar as perdizes e andaram a queimar casas, celeiros e a pilhar a criação dos pobres camponeses e em retaliação a esta rapina, os guardiões revolucionarios da Renamo perseguiram as forcas da frelimo até a sua posição no posto administrativo de Sabeta e houve danos humanos e captura de armas.
SOFALA
Quanto a Sofala, é aquilo que vinhamos relatando desde sexta-feira última, relativamente aos ataques contra a Serra da Gorongoza. Todas as tentativas feitas pelas forcas da frelimo foram repelidas com grandes perdas em homens e armas. A tactica usada pela Renamo desta vez baralhou completamente o inimigo que ficou seriamente incapacitado em explodir nascentes, envenenar rios e plantar minas anti-pessoal, conforme estava planificado.
Também ficou complicado usar artilharia porque havia o risco de "fogo amigo", já que muitas unidades embrenharam se na serra depois dos primeiros bombardeamentos. A ofensiva contra o lider da Renamo ficou comprometida logo no inicio porque o grosso das tropas recusou em escalar a serra. Nao havia moral combativa.
Ainda em Gorongoza, ontem um poletao das forcas da frelimo foi roubar repolho, tomate e cebola no regadio de Nhabira, algures no oeste da serra mas a informação chegou atempadamente aos temíveis guardas de Afonso Dhlakama, que acorreram prontamente ao local, tendo surpreendido os intrusos ainda nos canteiros. 10 militares tombaram e os restantes fugiram em largas debandas, deixando no terreno os companheiros mortos e 12 ak-47. Portanto, o repolho acabou ficando indigesto...
ZAMBEZIA
Vamos finalizar esta resenha falando da "blitzkrieg" de Morrumbala onde um grande número das forças da frelimo foi posto fora de combate. As perdizes ja sabiam a bastante tempo os planos do inimigo e deixaram no aproximar se a base e de seguida fizeram um contra ataque fulminante cujos detalhes ja foram profusamente publicados. Até hoje, a frágil posição das forças da frelimo em Sabe está virtualmente cercada porque depois de ser assaltada, os rangers da Renamo mantiveram se a ilharga e os militares da frelimo estao a desertar, aliás ainda ontem esta posição foi de novo duramente atacada e o comandante fugiu em debandada e ate as 10 horas de hoje ainda nao tinha aparecido na posição.
As mentiras propagandisticas difundidas pela imprensa baseada em Maputo cairam em ouvidos moucos porque continham varios "erros de casting": fizeram alusão de um "quartel general" da Renamo quanto na verdade e um quartel provincial
e outro pormenor impossível e dizer que as forcas da frelimo surprenderam 600 "bandidos armados" da Renamo. Ora, isto é mentira das grossas sob ponto de vista lógico. Uma base com tao elevado número de guerrilbeiros tem obrigatoriamente varios postos avancados, vigias, etc e as imagens nao sugerem um local que albergue tanta gente. Com 600 guerrilheiros da Renamo, haveria uma Terceira Guerra Mundial na Zambezia!
Mas segundo soubemos depois, esta propaganda visava em primeiro lugar moralizar os "grande- grandes" da frelimo nas cidades para acreditarem que o seu regime ainda está firme e assim evitar que estes virem se para a Renamo e em segundo lugar galvanizar as suas combalidas tropas. Nao há quartel nenhum assaltado em Morrumbala, isto é mentira do tamanho dos crimes da frelimo, o que lá houve foi um horrível massacre das forcas da frelimo.
O mais chocante nestas ofensivas de Setembro e de haver um grande número de cadaveres abandonados porque as derrotas foram fulminantes e seguidas de grandes debandadas.
UNAY CAMBUMA
GostoMostrar mais reações
45 comentários
Comentários
Muhove Tata Trabalhem irmãos
Gosto7 h
Gulumba D. Mutemba A luta continua...
falta pouco,para celebrar a vitória final.
Gosto17 h
Biatriz Anginho Ningue esta precupado com isso um dia frelimo tentou fazer isso. Tao mal estes malucos frelimostas.
Gosto6 h
Benerth Ralc Acredito que os tempos que avizinham sao deveras dificeis, mas isso depende de muitos factores, aceitacao da Frelimo ou a guerra aberta. Portanto o cerco da Frelimo esta fechado. Aceitando ou nao, a Renamo deve governar, ja esta com os dias contados e o primeiro dia de governacao da Renamo sera contado ate completar cinco anos.
Gosto16 h
Alberto Constantino Kanimambo para os rangers, Vitória é certa.
Gosto6 h
Horacio Tomo viiiiiiiva Rezistencia nacional mocambicana. abaixa frelimo, malandros pregicozos até robam repolho nas machambas dos donos.
Gosto6 hEditado
Beto Mario Alguns Jornais estão a Dizer que, a Base da Renamo em Murrumbala foi tomada pelas forcas de defesa da Fraudelimo, sera que isso não e verdade? Estão a Publicar também no blog Macua. Moçambique para todos, Dizem que as forcas da Renamo sairam em debandada por temer serem atacados pelas Uir e FDS. Unay isso não corresponde a Verdade?
Gosto16 h
Nadia Zafirah Não tenho dúvida nenhuma de que isso é um facto e verídico.
Pedro Casimiro VERDADEIRA INFORMAÇÃO PARA O CONSUMO PUBLICO AGRADECEMOS UNAY LUTAR CONTINUA PRA O BEM DO POVO.OS RANGERES NÃO SÃO CULPADOS PK FORAM BEM TREINADOS.
Gosto6 h
Muetha Okwene Safados da frelimo
Gosto6 h
Daudo Bilale Mas estao se enganar mesmo, ate dizem, orde e tranquilidade publica.
Gosto6 h
Albertino Caetano Unay constitui verdade que a PRM capturou comandante da RENAMO na Zambézia 
como alguns órgãos de informação tem vindo a noticiar
Gosto6 h
Unay Cambuma Mentira delirante.
Gosto26 h
Pires Calembo Forças mano, filho de cambuma grande UNAY!!!!
Gosto2 h
António Dinis Força papa Dhlakama, se o povo é dorminhoco, faça isso por ele, tens a corragem desde jovem, não é fácil ser seguido dia e noite durante anos e continuar vivo até hje, corragem é o k não lhe falta, força, depois todos nós se benificiaremos da calda assim k estiver pronta.
Gosto16 h
Alves Selemane Selemane Esses xtao a esfregar na pedra
Gosto6 h
Unay Cambuma A frelimo vai cair no fim deste mes caso brinque mal nas negociações. Eles ja estao cercados e estas últimas operações serviram para a Renamo amealhar mais armas e munições.
Gosto86 h
Urdiales HD Olha o povo esta pronto para receber o Afonso Dhlakama para governar as 5 provincias ,e tai de quem estamos a espera???
Gosto6 h
Eugenio Azarias Tomara k assim seja pk ja nos sentimos sufocados com esta crise k estes comunistas provocaram pra o povo moçambicano
Gosto6 h
Julio Amade Puandre Vc unay essa sua musica" vai cair" ta nice mas, acho que vc que vai cair meu diabo.
Gosto5 h
Urdiales HD Ate quando isso
Gosto6 h
Prince Abraham Sem governacao imediata das 6 provincias nao havera treguas. Nos ja haviamos afirmado
Gosto36 h
Elmo Buene Para capturar um comandante tem k matar todos homens dele e ele se render ou capturar todos homens dele e pela compaxao da vida dos homens capturado ele como comandante se entregar n faz nenhum sentido comandante ser capturado sozinho ele estava n baraca a beber cerveja?
Gosto36 h
Young Cassimo Kkkkkkkkk...Elmo Buene!
Gosto6 h
Letícia Bernardo Querebo A informacao d chito meus familiares acabou todo o dia no mato e dormiram la rendo contigo unay
Gosto5 h
Gosto5 h
Amilcar Juvencio Alberto Sinete UNAY e unico e ultimo jornalista k Diz a verdade força ai
Gosto15 h
Eduardo Mpfumo Porquê a RENAMO não usa a mesma estratégia que a FRELIMO está usar, usar esquadrão de morte para ACABAR COM OS HOMENS SÉNIOR DA FRELIMO, pra ver se a gente se livra de uma vez por todas dessas duas fracções criminosas.
Gosto35 h
Mende Vasco Fernando Bom trabalho
Gosto15 h
Mateus Samuel Camisola Elias VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA GRANDE CHEFE DA AFRICA E DO MUNDO O MARECHAL DE CAMPO K E O PRESIDENTE AFONSO MACACHO MARCETA DHLAKAMA , A PESSOA MAIS AMADO NO MUNDO NAO NA AFRICA SOMENTE KKKKKKKKKKKKKKK PRQ ELE VAI LIBERTA AFRICA E NO MUNDO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Gosto5 h
Lhuvanhane Ticatica Notícias boas estou aliviado Unay a voz das autonomias, viva viva Resistência Nacional viva a General Afonso Macacho Dlhakama. Povo povo moçambicano está almejando sim paz paz e saída do regime corrupto do poder deixando a Renamo com seu povo
Gosto5 h
Angandimasso Alface Luís Dizem que renamo é povo por isso membro de frelino é um civil alias é povo.
Gosto15 h
Bayba Sebastiao Da Silva A frelimo vai cair esse mes cso brink nas negociaçoes? Sera 1 vez a brincar cm isso? Falas cm tanta certeza parece ate k o proprio Prsdnt Dlhakama t falo isso, bandos de idiotas, sao todos farinha do mesmo saco...
Gosto14 h
Jose Antonio Mesa Saco? Ou tu es escroto?
Gosto14 h
Nadia Zafirah A – Meus queridos e velhos amigos, não nos distraiamos com cantigas antigas e repetitivas. Dexemo-nos de invenções propagandistas e insanas distrações. O palpável, o visivel e verificável, portanto, a única coisa que sabemos é o facto de uma importantissima base ter sido tomada recentemente e tal facto já foi confirmado, oficialmente, pelo comando das FDS e até com algumas imagens. Entretanto, vocês ainda não conseguiram convencer ninguém do contrario.

B – As FDS atacam bases e posições da Renamo, alvos conhecidos e bem definidos. Enquanto isso, os miúdos propagandistas da Renamo que se esforçam a nível do facebook estão sempre a “informar” que as forcas da Renamo fizeram um contra ataque as FDS. Contra-ataque! Contra ataque?! Pois, sempre contra ataques, os únicos ATAQUES efectivos que conhecemos são os realizados contra civis, doentes, hospitais, postos de saúde, veiculos e transportadores.

C – Se os suposts “militares da frelimo” foram provocar as perdizes e andaram a queimar casas, celeiros e a pilhar produtos e demais bens dos pobres camponeses, por que, então, as tais “forças revolucionárias” permitiram que isto acontecesse, se até já sabiam que eles viriam? Se são grande força revolucionária não deviam, se quer, deixar tal coisa acontecer! Por que é preciso deixar as FDS fazeram todo estrago, portanto queimar, vandalizar, destruir e só para depois perseguir para retaliar? Muito inteligente, grande táctica, excelente estratégia, espectacular e REVOLUCIONÁRIA sabedoria esta dos roedores, isto é, dos “rangers”.

D – Já que nesse contra ataque as “massacradas” forças inimigas fugiram em debandada, abandonando no terreno dezenas de cadavers, armas, veiculos militares e BTRs, então, agora já não há problema nenhum em tirar fotos e mostrar imagens de milhares e milhares de corpos das FDS ao chão, veículos queimados, os BTRs, as armas e demais capturas. Agora já podem, não é verdade? Mostrem. E não venham aqui dizer que há fogo la e que é zona de guerra, porque vocês mesmo relataram que a zona já está dominada e que as FDS foram mortas e outras fugiram em debandada. 

Por favor, cresçamos, vamos lá evoluir, tomar uma titude diferente de modo a contribuirmos positivamente para a harmonia social e paz efectiva entre nós. Certo? Ok, lets go, que a dança comece.
Gosto24 h
Ha Razoes Machirica As bagagens pesam mt qnd sta quase a chegar n distino.
Gosto4 h
Jonas Pedro Janasse Unay cambuma es um carismatico implacavel 20vezes k daviz simango
Gosto4 h
David Jose O paid não tem governo quando o nosso líder estiver ão nosso convívio mandar vamos contar um ate 5 anos não há brincadeira a FRELIMO já não existe o povo xta no puder agora.kkkk
Gosto4 h
David Jose Os rengers já tem muito material fornecido com as melícias da frelixo é suficiente para chamboquiar todos gatunos ladrões assacinos.kkkkk fogo não se recua até a victória final .kkkk
Gosto14 h
Alberto Bvuwayi Mozambique’s secret loans: A scandal that started in London
Tim Jones
Tim Jones
...Ver mais
Ver Tradução
Gosto4 h
Andries Ouana KKKK ISSO DE ROUBAR REPOLHO E TOMATE ACABOU COMIGO PÁ.
KKKK MAS OS PIRIQUITOS SAO FAMINTOS PÁ.
Gosto4 h
Abassaly Ramos Bem falado Elmo Buene
Gosto14 h
Abdul Cesar Curana Pra onde vamos, Quem somos!...temos ki pensar assim compatriotas!
Gosto2 h
Gemo Manga Mas uma coisa é que me parece que do lado de Rangers nao se morre! Será que as FADM nem se quer desparam?
Gosto12 h
Nadia Zafirah Eis a questão.
Vasco Mandlazi Estao a vender tomate deles gemo ta cheio d mentiras ai porque n tem images se um telefone tem acesso a net tem câmara pode ser de pequena resolução mas deviam nos mostrar
Gosto1 h
NicriSs Manejo Jr. Ate qndo ...
Gosto1 h
Rafa Barroso Um bom trabalho foi muito bem realizado. Viva torça do povo.

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook