quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Carta Aberta Sua Excelência Presidente Filipe Jacinto Nuyci


Dirigimos está carta aberta a si, como um grito de socorro e na expectativa de que o seu bom senso como Presidente da República de Moçambique, e não como Presidente dos amigos possa,em última instância prevalecer e resolver o problema gritante que estamos a viver na EDM.
Excelência, desde a nomeação do senhor Mateus Magala como PCA da EDM que deixamos de ter paz , tranquilidade para exercer o nosso trabalho com zelo, competência e profissionalismo que nos era característico nesta empresa, a todos níveis e em todos sectores de trabalho.
Temos recorrentemente sido ameaçados, insultados,humilhados,pelo senhor Mateus Magala por alegadamente ser amigo pessoal do Presidente da República, e pelo facto de segundo ele,nunca ninguém nesta República o poder tocar pela relação de amizade que ele diz ter consigo.
Somos uma empresa que deveria em tempos de crise ser considerada estratégica para alavancar a economia do país associada a HCB, contudo temos um PCA com sinais claros de desequilíbrios e transtornos evidentes,sim porque só uma pessoa desequilibrada faz o que este senhor tem vindo a fazer na EDM, em um ano em exercício de funções, para além dos comportamentos acima mencionados, não se dirige aos trabalhadores,nunca visitou nenhum sector na EDM, nunca reuniu com trabalhadores, nunca visitou o maior activo que o país tem que é a HCB.Não percebemos como é possível fazer gestão de uma empresa desta dimensão e com os desafios que este sector tem, sem nunca se permitir a conhecer questões tão essenciais numa empresa, sobretudo para um PCA que diga se a bem da verdade esta ficar provado que;de energia não entende nada , de Banca não entende nada de engenharia também não entende nada, com agravante de ter estado fora da realidade do país e dos problemas deste sector 20 anos.
As únicas intervenções que temos assistido do senhor Mateus Magala na EDM, tem sido de; arrogância, de humilhação e insultos públicos aos trabalhados ,quadros seniores, Membros do Conselho de Administração em exercício de funções ,alegadamente segundo ele que " sou amigo pessoal do Presidente da República a mim ninguém me faz nada tenho acesso directo ao PR ".
Uma outra intervenção do senhor Mateus Magala, que no nosso entendimento não faz sentido para empresa como EDM e HCB, e não garantem continuidade de todo acervo e trabalho são as mudanças que este tem vindo a fazer para alegadamente por pessoas da sua confiança. A EDM e HCB são empresas de cariz eminentemente técnicas,logo não precisam de nomeações de confiança mas de técnicos competentes.
A título de exemplo,logo que entrou exonerou o PCA da Central Eléctrica do Zambeze CEZA o senhor Augusto Sousa Fernando, e se auto nomeou para este cargo estando actualmente acumular funções de PCA da EDM e da CEZA.Esta empresa detém 92% de acções da HCB e foi criada com o intuito único de fazer face ao processo de reversão da HCB para Moçambique a quando deste processo e nunca para tornar EDM dona da HCB como o senhor Mateus Magala busca fazer crer em voz alta e bom som.
Um outro exemplo são as contratações arbitrárias e astronómicas de seus assessores estrangeiros reformados do Banco Africano.
Excelência, nós temos plena consciência que é necessário ajudar os amigos quando estamos em cargos como o seu, mas também temos consciência que é preciso medir e avaliar competências dos amigos que nomeamos, para sectores tão estratégicos para o país, sob risco de agudizar o estado crítico da economia e não fazermos o uso devido dos poucos sectores saudáveis que nos restam no país como está acontecer , bem como comprometer também o seu mandato e os resultados que até ao momento não são visíveis neste sector muito pelo contrário vamos de mal a pior.
Temos conhecimento que senhor Mateus Magala tem levado propostas para o Senhor Presidente e o Senhor Presidente por conseguinte levado a Comissão Política ..Excelência estas propostas são das coisas mais absurdas e descabidas , desprovidas de analises, sobre sector de energia nunca foram discutidas em nenhum fórum da EDM e HCB o que nos faz crer que o seu amigo tem lhe prestado um mau serviço de assessoria sobre estas matérias . Também podemos atestar que por causa das ameaças que o senhor Mateus Magala faz,segundo a qual é amigo pessoal do Presidente da República, e a forma arrogante e desequilibrada com que ele lida com ;Directores, Administradores em exercício e até mesmo com o Ministro do Sector Pedro Couto não tem sido possível contrariar estas propostas que ele submete ao Presidente. São Poucos e corajosos e arriscam os seus cargos e posições aqueles que ousam contrariar este senhor.
Excelência estas propostas não refletem a realidade do sector muito menos trazem valor acrescentado para o sector, pior põe em causa a sustentabilidade do sector a médio longo prazo e podem fazer colapsar a EDM e HCB.
Em tempos de austeridade,não se percebendo porque ,e nem como, o senhor Mateus Magala tem assessores estrangeiros ,seus antigos colegas do Banco Africano que auferem salários astronómicos, tem melhores condições que os moçambicanos, e mais uma vez temos pessoas a fazerem planos de reestruturação do sector de energia que não tem noção nenhuma sobre o sector.
Ainda em tempos de austeridade e porque a arrogância impera, o senhor Mateus Magala, recusou a casa protocolar da EDM, uma das melhores casas por sinal e vive há mais de um ano no Indy Village ,despesas pagas pela EDM.
Excelência pedimos a sua intervenção urgente nesta empresa, o ambiente na EDM , porque o senhor Mateus Magala diz alto e em bom som, que é dono da HCB por ser PCA também da CEZA é péssimo e de cortar a faca nunca se viu antes. O País não tem tempo para experiências de PCAs com sinais evidentes de desequilíbrios, os PCAs e o País precisam de resultados visíveis.
Nossa expectativa é que ao nomear o seu amigo Mateus Magala, tinha como objectivo trazer valor acrescentado ao país, e ao sector ,e não distruir uma empresa estratégica com um lunático desequilibrado, cujo arrogância e falta de humildade imperam na sua forma de estar , cujo também a única coisa que sabe fazer e dizer é que" sou amigo pessoal do Presidente da República", "Tenho acesso directo ao Presidente da República" e não se permite a conhecer e aprender dos quadros que conhecem o sector, porque a EDM tem quadros competentes e bastante conhecedores da realidade sector.
Excelência pensamos que nunca é tarde para corrigir o erro que cometeu para esta empresa de capital importância para Moçambique.
Nós que não somos seus amigos queremos .....

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook