segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O sonho das palavras (dialogo entre escritores)

 

by Chil Emerson David on Tuesday, 2 October 2012 at 21:45 ·
O sonho das palavras (dialogo entre escritores)

Ela:Amigo ,Tua amiga nao esta bem.

Eu:O que ela tem?

Ela:Sente falta do tempo colonial,do Craveirinha e do Eduardo Costley-white e de Maputo quando era Lourenço Marques,mas ela nasceu em 1994!!

Eu:entendo perfeitamente,por vezes eu sinto saudades do renascimento,do seculo das luzes , mas so nasci em 1989!

Ela:Aii amigo,acho que estou a ficar maluca,sinto medo de mim,sinto saudades do tempo que nao vivi.

Eu:Quando e' assim, eu procuro viver esse momento,leio livros sobre o assunto,vejo documentarios ou filmes.

Ela:sera que basta?

Eu:Nao basta,mas ajuda-nos a consolar o nosso ser,a suportar essa loucura que nos envolve tao docimente.

Ela: Lembro-me do Craveirinha vestido de calças de pano, uma camiseta branca, levando consigo um livro de poesia.

Eu:ja encontrei-me com Nelson Saute, e ofereceu-me o famoso "MALUNGATE".

Ela:Sabes o que torna as nossas saudades parecidas?Em tudo de que sentimos falta existia a explosao do interesse pelas artes,onde ,obviamente a literatura estava em alta.

Eu:De facto,em Mocambique tivemos o nosso renascimento,ou ate "nascimento".

Ela:O que achas de anteciparmos a morte?

Eu:Nao seria ma ideia!

Ela:Claro que nao,matariamos essa sociedade inimiga dos livros,poetas,cronistas e romancistas... matariamos o dedo curto que prefere um clik em relacao ao folhear de um bom livro.

Eu:Estas certa,matariamos "o cao tinhoso" que habita em cada um de nos, e no final dessa missao,teriamos o apocalipse,e em seguida o germinar da semente literaria em cada ser,o eterno "paraiso".

Ela:Como e' bom sonhar esse sonho,agora nao sinto nao saudades do tempo que nao vivi,sinto falta do futuro que idealisamos,do futuro que nos foge...

Eu:Bem resumido cara poetisa,e o que faremos em uma situacao dessas?

Ela:Tranformaremos o passado e o futuro ,em presente!

Eu:Exatamente, vamos oferecer o renascer a cada alma vivente!

Chil emerson David e Ruth Boane Dateam Tagg ( Alma desalmada )

Sem comentários: