domingo, 14 de outubro de 2012

Israel é potência nuclear fora de controlo

Nobel da Literatura de 1999 continua com regime de Telavive na mira (foto D.R.)
«Israel é potência nuclear fora de controlo», acusa Gunter Grass
Por Redação

O escritor alemão Gunter Grass voltou a lançar a polémica este domingo ao afirmar, em entrevista à rádio NDR, que «Israel é uma potência nuclear fora de controlo» e uma «força de ocupação, que durante anos tem roubado terras e desalojado pessoas, consideradas cidadãos de segunda classe».

Grass, de 84 anos, e laureado com o Prémio Nobel da Literatura em 1999, foi anteriormente declarado personna non grata pelo governo de Telavive, e foi mais longe nas acusações ao Governo israelita: «Há momentos de racismo em Israel. Isso entristece-me e deveria entristecer todos os amigos de Israel, assim como entristece muitos israelitas. E deveria ser permitido falar a respeito», disse o autor.

O escritor tem sido notícia amiúde por espoletar polémicas várias: depois de várias opiniões de esquerda e de se ter permitido criticar o seu próprio país natal, a Alemanha (devido a ter permitido o regime nazi), acabou, em 2006, por confessar ter servido nas brigadas SS, a unidade de serviço do regime hitleriano, na sua juventude.

Em relação a Israel, e ainda no último mês de setembro, Grass teceu rasgados elogios a um poema de Mordechai Vanunu, num primeiro desafio às autoridades israelitas: foi este cientista quem revelou ao Mundo que Israel possuía um vasto arsenal de armas nucleares, em 1986.

Sem comentários: