domingo, 10 de dezembro de 2017

“O Congresso é soberano e aquilo que vai se decidir neste congresso vai ser respeitado” –Manuel de Araújo


MDM-300x200 “O Congresso é soberano e aquilo que vai se decidir neste congresso vai ser respeitado” –Manuel de AraújoManuel de Araújo defende que o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) é o partido que vai devolver paz e unidade, bem como a liberdade no exercício da democracia, aos moçambicanos.
Falando momentos antes do início do II Congresso daquele partido político, que decorre de 5 a 8 de dezembro, na cidade de Nampula, Manuel de Araújo disse que o MDM vai mais uma vez exercer o direito de justiça como forma de promover a democracia interna.
Entretanto, De Araújo não avança quaisquer informações em relação as decisões que serão tomadas pelos congressistas do partido do galo.
“O Congresso é soberano e aquilo que vai se decidir neste congresso vai ser respeitado” – disse Manuel de Araújo para depois acrescentar que as decisões a serem tomadas no congresso não serão influenciadas pelo actual presidente do partido Daviz Simango, nem por qualquer membro, será no entanto, decisão dos congressistas, para o bem-estar dos moçambicanos.
O II Congresso do MDM junta vários quadros do partido, que vão apreciar a proposta do hino do partido, eleger o novo presidente do partido e da campanha eleitoral, entre outros pontos de agenda.
O vento que decorre sob o lema “Moçambique para todos é a nossa esperança”, junta igualmente, alguns representantes de partidos políticos amigos, como por exemplo, MDC do Zimbabwe, CASA-CE de Angola, CHADEMA de Tanzânia e UNITA de Angola.
Mais Uma Vez Araújo Tomba no Congresso
Depois do Edil de Quelimane ter sido eleito membro da Conselho Nacional do Movimento Democrático de Moçambique no terceiro dia do Congresso (07/12/), hoje (8/12) o Quarto dia do mesmo, parte dos membros eleitos a Conselho Nacional com destaque para o Padre Pedro Casimiro da Cruz e o Manuel de Araújo, canditaram-se a Presidente deste órgão, sendo que o terceiro candidato Jorge Muchanga terá desistido da corrida na última hora e apelando que se vote no Padre Casimiro em detrimento do Mané.
Infelizmente mais uma vez o senhor Manuel de Araújo não conseguiu amealhar votos que lhe confiressem vitória, tendo o Padre Casimiro Da Cruz derrotado o Mané com uma percentagem que não me foi disponibilizada.
O interessante deste processo é que os dois candidatos partilham o mesmo círculo eleitoral, ou seja os dois são delegados ao congresso pela província da Zambezia.
Muitos podem não entender a Lógica deste órgão, é o seguinte;
O Conselho Nacional é um órgão composto por sessenta (60) membros eleitos pelo Congresso, representando todas as Províncias do país (Vide o artigo 23 no seu número 2) dos Estatutos do partido.
Compete ao Conselho Nacional:

* Eleger os membros da mesa do Conselho Nacional, a qual deverá ser composta por um 
Presidente, um Vice-Presidente e um Secretário, de entre os seus Membros na sua primeira sessão, no início do mandato;

* Fiscalizar e controlar as actividades do Partido de acordo com as deliberações do Congresso;
* Convocar o Congresso, bem como a sua antecipação ou adiamento;
* Emitir directivas sobre a composição das listas dos candidatos a Presidentes da República e dos Conselhos Municipais, e das listas de candidatos a Deputados da Assembleia da República e dos membros das Assembleias Provinciais e Municipais;
* Aprovar as contas e o orçamento anual do Partido;
Ratificar a nomeação do Secretario Geral sob proposta do Presidente do Partido;
* Aprovar os Regulamentos Internos do Partido;
* Autorizar a filiação do Partido em Organizações Internacionais;
* Aprovar as linhas gerais do Programa Eleitoral do Partido, bem como as coligações, no âmbito das Eleições Gerais, Provinciais e Autárquicas;
* Propor à aprovação do Congresso alterações no Programa e Estatutos do Partido;
#Decimo Primeiro
* Criar um órgão especial nacional para auditoria interna e fiscalização.
Ps 1: prestem muita atenção em relação às competências deste órgão, poderão em parte entender a queda do Mané.
Referir que, após a eleição deste Órgão o congresso deverá eleger o Presidente da Mesa da Comissão Nacional que irá dirigir o Conselho.
O que poderá estar por detrás deste tombo que na verdade não constitui novidade?
Caríssimos, a minha opinião em relação a este caso é aberto a mais observações onde cada um pode também tecer seus argumentos. Ora vejamos se formos aos Estatutos deste partido notaremos que, no seu artigo 27 alínea f) diz que, "compete ao Presidente do partido, propor ao Conselho Nacional a nomeação do Secretário-Geral".
Ora vejamos, as relações entre o Presidente do Partido com o Edil de Quelimane não constituem mais novidades que não são boas e a Província da Zambezia é um dos maiores círculos com um bom número de membros dentro da Conselho Nacional e caso este órgão seja Presidido pelo Mané eventualmente um dos primeiros boicotes que se pode verificar é a proposta do Secretario que será feito a este órgão pelo Presidente, e a influência que o Mané pode exercer neste órgão poderá de certa forma colocar em causa os interesses do Presidente do partido.
Sabemos que, uma das grandes lutas levada a cabo pelo Mané é a da limitação dos poderes do Presidente passando pela necessidade da revisão estatuária infelizmente este senhor vem sendo combatido inclusive pelo Presidente do Partido, nesta ordem de idéias não há sombras de dúvidas que a derrota deste pelo seu próprio patrício tenha sido uma arquitetura do Presidente do Partido e os seus colegionarios oligárquicos. Um dos nomes mais sonantes dos membros do MDM é do Mané duvido que este não tenha capital sócio-politico que lhe pudesse conferir uma vitória esmagadora.
Meus prezados, o Movimento Democrático de Moçambique internamente não está bem, se não optarem por reformas profundas, este partido que hoje é considerado uma alternativa democrática para o país, se não rever-se nos princípios democráticos que tanto defende poderá não ter pernas para sobreviver nos próximos anos.
Ps2: A minha caminhada pelo Congresso termina por aqui e desejo a todos congressistas um bom regresso as vossas humildes casas e vocês as mulheres nada de voltarem grávidas, nós conhecemos essas histórias dos congressos.
Atenciosamente
Show more reactionsComment
Comments
Lyndo A. Mondlane Esses senhores/as, estao practicar suicidio colectivo, é evidente..
Show more reactionsReply
22
Wilson Pagavene Edil de Nampula Manuel de Araújo? ??
Show more reactionsReply
11
Emmanuel De Oliveira Cortês "Voltarem grávidas". KKKKKKKKKKKKKKK
Show more reactionsReply
11
Bitone Viage Kkkkkkk
Show more reactionsReplyYesterday at 2:03am
Bitone Viage Hehehehehe essas histórias dos congressos gera muita onda de aborto
Show more reactionsReply
11
Jaime Honwana Sem dúvidas o MDM deve, aprender a democracia interna é um imperativo
Show more reactionsReply
11
Bitone Viage É urgente se ainda querem ver o partido avançar
Show more reactionsReply
11
Jaime Honwana O Deviz quer tudo, e a questão da Beira como fica?
Show more reactionsReplyYesterday at 4:49am
Bitone Viage Ele quer se tornar ditador. Incrível a sua ganância pelo poder.
Show more reactionsReply
11
Jaime Honwana Parece que alguns dirigentes não tem noção do que é deixar um legado, confundem organização com propriedades.
Show more reactionsReplyYesterday at 4:57am
Edwin Hounnou Jaime Honwana, em sede de eleição transparente você ainda fala assim? O próprio Manuel de Araújo reconheceu a derrota e não aludiu a truques nem a fraudes. O que você quer? Doacção do poder?
Show more reactionsReply
11
Novo Combatente De Moz Ate que ponto Daviz Simango influenciou o processo eleitoral interno para Presidente do Conselho Nacional? O que eu vi com os meus olhos eh que cada candidato apresentou seu manifesto/programa e os membros eleitos em todas provincias para CN apreciaram e votaram o que acharam melhor. Ninguem disse que Mane nao tem capital politico, mas em democracia ganhas ou perdes. Quero lembrar-te que o actual Secretario Geral pese embora seja da confianca do Presidente mas eh da Zambezia, mesmo circulo eleitoral com Mane. Ademais, as candidaturas para Presidente do CN foram apresentadas voluntariamente, ninguem sugeriu os dois candidatos.
Show more reactionsReply
11
Bitone Viage Queria eu poder concordar consigo, ó Novo Combatente De Moz. Mas permita-me lhe dizer que política é espécie de Iceberg a gente só vê a parte de cima e nunca a debaixo.

Para enxergar a parte de baixo precisamos ter uma visão mais alargada e está visão só é possível quando de forma estratégica procuramos a profundidade do Iceberg.

Com o dito acima quero dizer que, não existem processos limpos dentro de uma batalha político-partidario há muitos interesses em jogos.

Dizer que o Deviz Simango não terá influenciado no processo é mesmo que dizer que Deviz não irá se canditara a Presidente do Conselho Municipal da Beira em 2018.

Abra mais a mente do que boca. Meu prezado amigo
Show more reactionsReply
44
Navalha Agnaldo Navalha Bitone Viage vai dormir é sabado hoje, e o congresso acobou rapaz agora mãos a obra
Show more reactionsReplyYesterday at 11:29am
Novo Combatente De Moz Eu que estava no II Congresso do MDM a avaliar pelo ambiente, o partido saiu mais unido e coeso do que antes do congresso. Nos dias 7 e 8, Manuel de Araujo dancou que nunca com o grupo coral cocoricooo da Zambezia.
Show more reactionsReply
11
Bitone Viage Mais uma vez queria eu poder concordar consigo.

Dançar nem sempre é sinônimo de satisfação.
Show more reactionsReply
33
Novo Combatente De Moz Ok. Aprendi da psicologia social a estudar o comportamento e descobrir o que as pessoas pensam. A este respeito, o ambiente dentro da Sala Magna era optimo, excepto no dia de debate sobre estatutos que saimos as 0h sem consensos. Mas nos ultimos dois dias do congresso o ambiente era agradavel, os membros comecaram a unir-se nesta longa caminhada rumo ao Mocambique Para todos..
Show more reactionsReply
11
Bitone Viage Kkkkkkk o Crocodilo nunca dançou por felicidade
Show more reactionsReply
213
Novo Combatente De Moz Eu Novo Combatente de Moz, Venancio Mondlane e Manuel de Araujo e que criticamos duramente os actuais Estatutos. Eu pessoalmente disse na minha intervencao que os Estatutos estao ultrapassados porque MDM ja eh um partido de tamanho do povo como vimos no Congresso, deve revisao dos Estatutos para que se adecuam a um movimento democraticos. Foi aplaudido por todos incluindo o Presidente, ate conversou comigo no intervalo dizendo que concordava comigo que os Estatutos fazem com que haja centralizacao do poder e decisoes. Portanto, eh um erro dizer que Mane eh quem se interessou muito pela revisao dos Estatutos, eu fui o primeiro a propor essa ideia dentro do Congresso, seguiram VM, MA e outros.
Show more reactionsReply
11
Bitone Viage Hehehehheheheheheheeh então você me sugere a yes que colocar seu nome no lugar do nome do Mané, é isso?
Show more reactionsReply
22
Novo Combatente De Moz Nada disso. Mas fui o primeiro pedir a revisao dos Estatutos em particular alteracao dos artigos vigessimo nono e artigo vigessimo (vide Estatutos), para que todos orgaos sejam eleitos a todos os niveis. Agora comecamos por eleger os membros do CN, significa que estamos a caminhar para a mudanca,
Show more reactionsReplyYesterday at 5:45am
Vossa Magestade Ficou a dica,nao voltarem grávidas,se calhar foram gravidas.
Show more reactionsReply
11
N'dabhi Wana Nhampossa Engravidam-se nos congressos ? Kkkkkkkk
Show more reactionsReply
11
Bitone Viage Kkkkkkk são processos esses
Show more reactionsReplyYesterday at 6:43am
N'dabhi Wana Nhampossa Morri...seja como for a esta altura o mal já deve estar feito kkkk
Show more reactionsReplyYesterday at 6:44am
Bitone Viage Não duvide. Esses processos tem momentos de partilha de orgasmos. Kkkkk
Show more reactionsReplyYesterday at 6:45am
Show more reactionsReplyYesterday at 6:46am
Leonel F. Matlombe Meu caro Betone Viage.
Basta entender a logica do funcionamento dos partidos perceberá que quem pensa de forma diferente e cinstrutiva é combatido.
O caso do sr. Manuel de Araujo, nao constitui novidade e para mim, o MDM perde quando o relega para um plano secundário pois a avaliar pelo seu capital intelectual merece nao somente uma posicao no partido, mais sim ser valorizado. Alias, a valorizacao deve ser extensiva para todos. Ora, o comportamento de alguns membros dos partidos que se verifica pelo COMBATE aos demais, coroi aos poucos os valores e principios destas faccoes. Por isso, a democracia que tanto se almeja, será em PALAVRAS. 
Portanto, prevejo num futuro muito proximo, posicoes mais radicais do mano Mané so para nao dizer a sua saída do MDM pois, a sua personalidade nao se compadesse com comportamentos ante democraticos. Esta ultima, constitui a razao da sua frontalidade.
Show more reactionsReply
22
Bitone Viage Meu prezado amigo Bitone e não Betone.

Em relação ao texto concordo plenamente, não que o Mané mereça um tratamento diferenciado e cheio de muita protocolo mas há necessidade do partido sobretudo na pessoa do seu presidente saber lidar com a diferença e acima de tudo tornar no partido um lugar onde a diferença deve ser a identidade.
Show more reactionsReply
11
Leonel F. Matlombe Subscrevo.
Ora, enquanto os partidos continuarem com tendencias ante democraticas, no futuro a continuidade ideologica estatá comprometida e as actuais geracoes tendem a se distanciar da politica e chegará uma fase em que mesmo os naturais "lambe sapatos" desistirao devido a tamanha injustiça interna nos partidos. Aproposito, urge a necessidade da preservacao da quilo que em outras realidades considera-se "unidade-critica-unidade" para a salvaguarda dos reais valores que norteam a existencia dos partidos.

So para terminar: Costuma-se dizer que governar é resolver problemas.
E eu pergunto: sera que é possivel resolver-se problemas enquanto a sociedade pensar de forma semelhante? 
Alias, alguem dizia: toda unanimidade é burra.

Abraços meu prezado amigo Bitone.
Show more reactionsReplyYesterday at 6:56am
Bitone Viage É impossível nos dias atuais construirmos sociedades ideologicamente homônimas, pois o pluralismo vão ganhando mais espaço. 

Entretanto urge aceitamos que os tempos são outros.

Lhe desejo também um fraterno abraço meu caro.
Show more reactionsReply
11
Mondlane Dzowo Queria dar razão e procurar entender este post, mas me parece tendencioso. Há uma larga e Clara tendência de encontrar um feiticeiro após a morte. Pelo que entendi, a eleição não foi pela indicação. Foi via VOTO do CN, com direito a plateia composta por todos congressistas. Manuel de Araújo não obteve votos suficientes, tendo sido derrotado pelo seu "conterrâneo". Por onde entra a mão de Daviz Simango? Consta também, que este processo teve muitos momentos de espera devido a cortes sistemáticos da energia elétrica. E para garantir maior transparência possível, o escrutínio ficou paralisado até que se estabelecesse a energia elétrica. Não seria desta vez o questionamento dos posicionamentos do Manuel de Araújo se São ou não de agrado dos seus companheiros? Num outro desenvolvimento, o Bitone Viage insinua possível saída de MA do Movimento. Não encontro motivo forte a partir do que aconteceu.
Show more reactionsReply
22
Bitone Viage Em que momento falei de indigitação? Poderá trazer aqui essa passagem?

Afirmo sim ter sofrido uma influência do Presidente este processo. Não existem processos limpos e transparentes sobretudo num contexto onde as diferenças são a causa de muitos conflitos.

Em momento algum também insinuei a saída do Mané do Movimento, poderá trazer essa passagem?
Show more reactionsReplyYesterday at 6:43am
Mondlane Dzowo Acho que estas a fazer.alguma confusão. Releia o que escreveste desde o post até a respostas de comentários. Recomendo também, reler o meu comentário sem euforia. Para Boa compreensão do teu raciocínio, seria muito bom se troucesses alguma evidência palpável da influência do Daviz neste processo.
Show more reactionsReplyYesterday at 6:56am
Bitone Viage Heheheh esses tipos de comentários não me são novos. 

O senhor me pede evidências palpáveis e se eu for a lhe pedir o mesmo?

Tens evidências palpáveis de que não houve interferência do Deviz?
Show more reactionsReply
11
Mondlane Dzowo Leia com calma. Volta a ler o meu primeiro comentário. Evidências mais que evidências estão lá.
Show more reactionsReplyYesterday at 7:55am
Bitone Viage Digo o mesmo.
Show more reactionsReplyYesterday at 7:58am
Mondlane Dzowo Bitone Viage, não me envergonha. As suas evidências são baseadas em especulação. A eleição do padre Casemiro foi só vivo. Todos a assistirem. Os que votaram são delegados eleitos nas bases e pelas bases. De que maneira teria havido influência de Dimango? Está é a questão de fundo que você precisa esclarece para fazer valer sua análise.
Show more reactionsReplyYesterday at 8:08am
Mondlane Dzowo Caro Joaquim Gove, eu estou sim, questionando a tendência do Bitone Viage.
Show more reactionsReply
11
Bitone Viage Queria eu poder concordar consigo, ó Mondlane Dzowo. Mas permita-me lhe dizer que política é espécie de Iceberg a gente só vê a parte de cima e nunca a debaixo.

Para enxergar a parte de baixo precisamos ter uma visão mais alargada e está visão só é possível quando de forma estratégica procuramos a profundidade do Iceberg.

Com o dito acima quero dizer que, não existem processos limpos dentro de uma batalha político-partidario há muitos interesses em jogos.

Dizer que o Deviz Simango não terá influenciado no processo é mesmo que dizer que Deviz não irá se canditara a Presidente do Conselho Municipal da Beira em 2018.

Abra mais a mente do que boca. Meu prezado amigo
Show more reactionsReplyYesterday at 8:12am
Mondlane Dzowo Sim, na verdade, o seu post é meramente e apenas MENTE. Pronto, obrigado por me ajudar
Show more reactionsReplyYesterday at 8:17am
Bitone Viage Meu caro Mondlane Dzowo com quantos votos perdeu o Manuel de Araújo?
Show more reactionsReplyYesterday at 8:22am
Mondlane Dzowo Esse é o estudo que deverias ter feito muito antes de fazer o post argumentativo vazio que fizeste. A pergunta que colocas devia ter sido teu primeiro post.
Show more reactionsReplyYesterday at 8:27am
Bitone Viage Meu caro com quantos votos perdeu o arraujo
Show more reactionsReplyYesterday at 8:28am
Bitone Viage É difícil responder?
Show more reactionsReplyYesterday at 8:28am
Bitone Viage Nunca é tarde para quem tem resposta
Show more reactionsReplyYesterday at 8:28am
Bitone Viage Sábias que mesmos os votos que reconduziram o Deviz não foram divulgados?
Show more reactionsReply
11
Mondlane Dzowo Remova primeiro o teu.post especulativo. Tenho resposta muito bem detalhada para tua pergunta.
Show more reactionsReplyYesterday at 8:29am
Mondlane Dzowo Quando dizes que mesmo votos que que conduziram o Deviz não foram divulgados estás mais uma vez a usar MENTE. Vou me retirar.
Show more reactionsReplyYesterday at 8:32am
Bitone Viage Peço os votos por favor.
Show more reactionsReplyYesterday at 8:59am
Bitone Viage Não removo nenhuma publicação, e quanto a questão a minha resposta irei achar, aguarde
Show more reactionsReply
22
Heleno Bombe O que se espera do Araújo é a sua marginalização
Show more reactionsReply
11
Bitone Viage Até então é incerta uma análise em relação a uma possível saída, politicamente não seria decisão correta
Show more reactionsReplyYesterday at 6:59am
Zarito Mutana Um dia o Manuel de Araujo vai abandonar o barco que ja deveria ter ofeito.
Show more reactionsReply
11
Bitone Viage Pode ser uma das consequências desse todo combate que ele estas sofrendo.
Show more reactionsReplyYesterday at 8:25am
Zarito Mutana Ainda nao temos partidos policos Democraticos em Moz. por isso vou ficar n meu kikik
Show more reactionsReplyYesterday at 8:57am
Bitone Viage PIMO ?
Show more reactionsReplyYesterday at 8:58am
Zarito Mutana kikikikikikikiki ainda nao migrei para o digtal ainda tou n analogico kikik
Show more reactionsReplyYesterday at 9:01am
Bitone Viage Kkkkk
Show more reactionsReplyYesterday at 9:01am
Lello Fijamo Fijamo 👉 Araújo só não volta para Renamo porque teme uma bala "perdida". Mas o coração dele já não está com o MDM = Movimento Deviz Mbepo!
Show more reactionsReply
11
Bitone Viage Seria na minha opinião uma decisão politicamente errada
Show more reactionsReplyYesterday at 8:27am
Lello Fijamo Fijamo 👉 Em política cometer erros é normal
Show more reactionsReplyYesterday at 8:31am
Bitone Viage Hehehehehe mais inadmissíveis é burrice
Show more reactionsReply
11
De Lacerda Machado 😅Não inventa Bitone Viage... Achas mesmo que o "Mané" se quisesse sabotar ao MDM ou qualquer outro Partido não o faria? Se até o "Govolinho" lá dos "bons sinais" "treme" quando aquele se irrita, achas que esse "vencedor de lá mesmo" vai querer desagradar "Mané"? Será que não concorreu só pra se pensar que há ali democracia? 😅Não te esqueças que politica é mãe de todas artes? Agora isso de gravidez: tenha-la respeito oh jovem...
Show more reactionsReply19 hrsEdited
André Cardoso O segundo Ps é terrivel
Show more reactionsReplyYesterday at 10:26am
Domingos Raul Escrever Qualquer Não há dúvida que Mane podia revolucionar o Partido e todos que não tem pernas para nadar, tombavam... a uma coisa interessante nisso tudo, para muitos jovens é uma visão de como esse Partido ainda deve crescer e não está preparado para abraçar os dest...See More
Show more reactionsReply
11
Domingos Raul Escrever Qualquer Por fim gostava de congratular a ti meu caro Bitone Viage pela sua imparcialidade na cobertura dos congressos, eu pessoalmente aprendi muito com os dois congressos, tenho que confessar que esperava mais desse.
Show more reactionsReply
11
Raimundo Gamela Kkkkkk assim mano mano so eh membrozinho?
Show more reactionsReplyYesterday at 11:47am
Domingos Raul Escrever Qualquer Suponho que essa pergunta não seja para mim?
Show more reactionsReplyYesterday at 1:22pm
Nelio Manuel Bom dia ilustre o Manuel de Araujo não terá futuro em nenhum partido por simples razão " ha democracia em Moçambique e hino nacional na pratica nunca insistiu " Moçambique é um pais de ditadores em todos sectores .
Show more reactionsReplyYesterday at 12:43pm
Yaamumar Yaamumar Morreu mdm
Show more reactionsReplyYesterday at 12:59pm
Samuel Dos Santos Sera que MA concorda contigo? A resposta em: https://l.facebook.com/l.php...
Manuel de Araújo defende que o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) é o partido que vai devolver paz e unidade, bem como a liberdade no exercício da democracia, aos moçambicanos. Falando momentos antes do início do II Congresso daquele partido político, que decorre de 5 a 8 de dezembro,...
jornaltxopela.com
Show more reactionsReply23 hrs
Imtiaz Vala Bela cobertura cibernautica Altantico-Indico do Congresso!Forca!!
Show more reactionsReply21 hrs

Sem comentários: