Última hora
Jogadas da PGR!
Os ventos que sopram da Procuradoria-Geral da República (PGR) são desconfortantes. Há muitos truques e pouco trabalho de fundo. Ou seja, o que se chama realmente de trabalho a nota é ZERO.
...
Das minhas fontes que nunca falham, soube que a PGR, em coordenação com o Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC) prepara-se para mandar prender António Carlos do Rosário, o sobejamente conhecido indivíduo “A”, da triste saga das dívidas ocultas.
É questão de dias. António Carlos do Rosário irá preso. A PGR já está a fazer demarches para isso, embora até aqui não tenha encontrado a colaboração necessária dos demais juízes que deveriam assinar os mandados.
As minhas fontes, reitero, que nunca falham, garantira-me que alguns juízes contactados pela PGR para assinarem o mandado mostraram-se pouco cooperativos. É que estão frustrados com o truque de prender para depois soltar mediante o pagamento de caução ou por Termo de Identidade e Residência.
Aliás, é que o truque já está desenhado e partiu da própria PGR. O desfecho deste caso foi ensaiado para que se não difere de muitos. Há dias vimos a mesma vergonha a ser passada pela juíza Ludovina, no “caso Embraer”.
A PGR só vai mandar prender o ex-director da Inteligência Económica do Serviço de Segurança do Estado (SISE) só para impressionar os doadores e o FMI. Não há mínimas chances de manter António Carlos do Rosário na prisão.
Se até os suspeitos do “caso Embraer” foram caucionados, imaginem um indivíduo que vem das fileiras da secreta e, acima de tudo, amigo de Armando Guebuza e companhia.
O que o Presidente da República deveria fazer, se efectivamente está disposto a contribuir para o bem desta nação, era demitir os procuradores em bloco. Não adianta substituir só Beatriz Buchili. Tem que ser a equipa toda. Há que refrescar as fileiras da PGR com indivíduos realmente comprometidos com o bem de Moçambique. E não é preciso lupa para encontrá-los. Procuradores honestos, podem ser poucos, mas ainda existem em Moçambique e é com esses que Filipe Nyusi deve trabalhar.
Recordem-se que a equipa que ainda continua na PGR foi seleccionada por Armando Guebuza. Ou seja, deve-lhe obediência. Qualquer telefonema de Guebuza qualquer um daqueles procuradores é arrancado da cama. Mesmo que estiver a fazer amor.
Nini Satar
Sem comentários:
Enviar um comentário