sábado, 2 de abril de 2016

O GRITO DA OPOSIÇÃO CONSTRUTIVA


SR. PRESIDENTE DA REPUBLICA, 
SR. PRIMEIRO MINISTRO
SRS, MINISTROS DA DEFESA E INTERIOR
Povo Moçambicano
Quando questionávamos o envio do exercito para conflito GOVERNO/RENAMO, diziam que este assunto exclusivo da policia para manutenção da lei e ordem, este jovem morreu em combate alguém pode me explicar que o seu JURAMENTO DA BANDEIRA ERA PARA DEFESA DA PATRIA? Este como os outros incluindo a POLICIA.
1. Morreu em defesa da pátria?
2. Se era o único filho daquela família quem o trará de volta?
3. Há necessidades de envolvimentos de jovens como carne de canhões?
4. O que é que a sociedade diz
5. O Governo e Renamo perante esta situação qual é a melhor alternativa para sair desse impasse
6. Quantas pessoas já morreram, o impacto negativo na economia, no fim vão sentar.


Joao Massango adicionou 5 fotos novas.
11 h
1. RM diz que a situação é estável em Gorongosa
2. A LUSA, diz das 09:00 às 14:00 tinham sido disparados pelo menos 20 morteiros
3. Os nossos analistas
Não é mentira ontem dia 1 de Abril dia da mentira, a Radio Moçambique, nos seus serviços noticiosos disse em Gorongosa a população gozava da estabilidade calmia e sossego, na voz do seu Administrador e alguns entrevistado, sabendo que naquela região tem sido palco de confrontos entre as tropas governamentais e os homens armados da RENAMO.
"Hoje, das 09:00 às 14:00 tinham sido disparados pelo menos 20 morteiros", descreveu à Lusa uma das fontes a partir da Gorongosa.
Um jornalista local disse por sua vez que os bombardeamentos eram escutados na vila da Gorongosa, adiantando que se instalou o medo em vários bairros.
A Lusa tentou ouvir as autoridades provinciais das Forças de Defesa e Segurança, mas sem sucesso
Depois do jornal da noite, segue ESTA SEMANA ACONTECEU, com os convidados o Moises Mabunda e Calton Cadeado, (ISCS PREOCUPADO COM BAIXA QUALIDADE ÉTICA DE ALGUMA IMPRENSA NO PAÍS, DEPORTAÇÃO DA CIDADÃ ESPANHOLA INDICIADA DE CABECILHA AS MANIFESTAÇÕES ILEGAIS ORGANIZADA PELOS MOVIMENTOS FEMENISTA E INVASÃO DA CASA DO LIDER DA RENAMO),
Gosto de ouvir esses programas mas fico decepcionado pelo nível de parcialidade desses ilustre académicos/comentadores/analistas. Estes senhores não olham as causa e consequências para eles o estado é estado, não se brinca com estado porque é estado, admite-se que o estado pode ate violar os direitos de outrem porque é estado, o Moisés Mabunda chegou a dizer que as forcas da lei podem invadir onde quiser sem apresentar um mandato judicial porque é estado, foi buscar o exemplo do escândalo da FIFA comparado com TERRORISMO.
Caro Mabunda, as acções do terrorismo são instantâneas para reacção da policia, disse que a policia invadiu a FIFA a busca de documentos suspeito é mentira MABUNDA, na FIFA tudo era uma acção coordenada com mandado judicial,analisando estes pronunciamentos cheguei a conclusão que os analistas do regime comandam o mesmo regime, numa outra abordagem levantada pelo CALTON CADEADO, citou o nome o meu colega Yaqub Sibindy de instigar a violência quando sibindy disse: NÃO SE PODE MINIMIZAR A RENAMO DEVE SE PROCURAR FORMA DE DIALOGAR NO LUGAR DE OPTAR POR VIA ARMADA PORQUE ISSO TEM O SEU BALANÇO OS ÓBITOS.
Para o analista CALTON CADEADO o sibindy instiga violência, quer para MABUNDA e CADEADO onde é que olham o papel do estado para por termo o conflito sem derramamento de sangue outras formas que o estado pode usar para o alcance da PAZ.
Amigo ajuda-me decifrar o momento
Comments
Jorge Carlos Cavele O Dr. Mabunda ensinou nos na universidade que o estado é uma e Entidade Abstracta. Como por ima entidade abstracta acima da Vida das pessoas?
António Janne Tony Jm As FDS aproveitaram esse dia 1 de abril para bombardearem a serra com armamento pesado, pra que qualquer imprensa denunciando essa informação ser considerada como mentira.
Domingos Manjolo BomAno Manjolo Sim é uma entidade abstracta na qual fazem parte todos os cidadãos, instituições, mas sem descurar da sua responsabilidade originária, salvaguardar o interesse das pessoas, dos cidadãos, do povo! Em África as elites no poder o que fazem é criar falsas ilusões, mentir e usar abusivamente as perrogativas do Estado pra violar dirietos dos cidadãos, estamos mal!
John Wetela Meu amigo, está se mal com estes académicos, desculpem, mas eu custumo dizer Mocambicano pode ser Doutor como, ter bem estudado, mas na cabeça está muito vazia. Parece mentira, mas vivemos isso dia a dia, e vemos as pessoas que dizem que estudaram, parece malucos, mesmo os ditos juízes idem. Políticos lambe botas.
Então, ao MABUNDA E CADEADO, o remédio contra a renamo, é só acabar com a renamo em Mocambique? Um problema de rebelião que não se resolve só se mata o adversário, não acaba, mas sim se minimiza por um tempo, no futuro, se prepararão melhor virão para fazer frente. Então, o remédio e sentarem se desculparem, e viverem juntos em paz mais nada que isto.
Domingos Manjolo BomAno Manjolo Não é apenas moçambicano, as elites africanas todas criaram condições para manietar as pessoas por meio de discursos pomposos e acções mafiosas.Hoje o povo vive todo amendrontado, tem de temer os chefes, obedecer cegamenteo que dizem porque estão ao serviço do Estado.....oiço no meu país, sentido de Estado, sentido de Estado, mesmo quando estiver a desviar bens públicos, cumpre seu papel com sentido de Estado....assim não vamos lá....patriotas do bolso, tudo pra si e suas familias! Que morra o povo.
Domingos Manjolo BomAno Manjolo Não há história no mundo de um movimento rebelde que acabou por meios militares, é preciso negociar e chegar a acordo, mesmo que desvantagioso, a verdade é que foi um acordo!
Goncalves Edmundos Chico Estas a falhar mano a unita foi eliminada por meios militares com a eliminacao fisica do seu lider, razao pela qual esta se tentando fazer o mesmo aqui em moz mas nao estao a conseguir.
Yaqub Sibindy Esses analistas não são analistas, mas sim membros duma matilha mal treinada pertencentes aos proprietários do Poder, que julgam que têm Nyusi e mais de 25 milhões de cidadãos como suas propriedades privadas!
Ladram em nome de Estado que é intocável manietando à mentalidade públicas para não questionar à proveniência dos grandes recursos económicos e financeiros que levou aos criadores dessa matilha a se posicionar como grandes empresários da nova burguesia negra de rendimentos duvidosos, suavizando à exploração do homem pelo homem que o país está regredindo para os piores momentos da exploração colonial!
Suavizam à guerra, mas não comentam o terrorismo de Estado protagonizado pelos agentes do mesmo, quando se pretende reprimir qualquer Ilegalidade imputado à Oposição!
Acusam Sibindy/Massango, de agitador à violência pública, quando ambos defendem que à postura do Estado não pode ser igual em relação a da oposição, quanto as regras de combate às ilegalidades protagonizadas pela oposição!
Sergio Pedro Pedro Esquece isso ilustre esses lutam por manter pão em casa e quando é assim. ..tudo fica bloqueado....a RM é cúmulo da caricatura ...um correspondente da RTP África de manhã comenta o mesmo assunto de forma diferente. ...e a noite na RM troca tudo que disse na RTP África. ..isto é resultado da fome.
Joao Massango Obrigado ilustres, Yaqub SibindyDomingos Manjolo BomAno ManjoloJohn Wetela, Jorge Jorge Carlos Cavele, Antonio António Janne Tony Jm, devemos diagnósticar com urgência o Moçambique que queremos a matilha do mal está colocar em causa o interesse dum povo, o governo parece estar longe da realidade.
Joao Massango Ilustre, Sérgio Pedro Pedro, o mesmo jornalista com 40 postura
Evaristo Cumbane Analistas na Tvm...RM? Ainda nao ha analistas. Quando vejo essa gente eu mudo o canal pra poupar os meus ouvidos de ouvir malukisses
Jorge Carlos Cavele A ala militar da UNITA nâo foi eliminada meus caros, foi corompida, até hoje os generais estâo no exercito, podres de Rico, com mansôes e negocios e benesses do estado sem fim, venderam o Savimbi. Agora com a crise cortaram lhes as regalias e Angola esta Como aqui... Mais nâo disse.
Yaqub Sibindy Bem feitos! Oposição de sobrevivência estomacal e não oposição de consciência da cidadania e patriótica!
Yaqub Sibindy Meu caro Evaristo Cumbane!
Temos que libertar os nossos ouvidos dessa matilha!
Os órgãos onde eles ladram são propriedade pública do Estado que sobrevive à custa dos nossos impostos!
Eu garanto que jamais continuarão à ladrar nos mesmos microfones, pois o tempo deles já acabou!
Pertencem à máquina obseleta do mandato anterior! ...
Mwua Munyossa Dala João Esses nem são analistas de nada, a não ser membros de um determinado partido.
Nada mais posso dizer se não acabo perdendo respeito.
Loforte Chilaule Lamentavel o comportamento da rm. O que ganham com essa forma de desinformar o publico nao podem fingir que ta tudo bem no pais enquanto que o teu irmao ta mal. Chega de parcialdade eu pago essa radio para ser informado, senao tem nada a nos informar tem bons discos
Comments
Edson Chichongue Esse jovem foi meu colega na Universidade. Até então estou sem palavras. Custa-me acreditar que esta notícia constitua verdade.
3 hEditado
Assane Nacumbe Assane Maconde e maconde pouco lhe importa
Nina Novela Muito triste!
Amancio Chemane triste cenario
Evaristo Cumbane Morrer em vao. Doi me o coracao. Estamos perdidos....estamos lixados com os nossos politicos. Um menino que custou muito pra a mae lhe conceber...cuidar da gravidez e de lhe nascer...fazer crescer....quandos meninos morrem na batalha. E depois os gajoscontinuam a mania da guerra dos 16 anos: Nao informam as familias dos soldados k morrem. As vezes so dizem k ah foi transferido. Eu lembro de muitos amigos meus k desapareceram assim durante aquela guerra..ate hoje nao sabemos onde estaos os seus restos mortais. Eu tive j fugir do recrutamento compulsivo por muitas vezes...as minhas pernas sempre me ajudaram. Meu Deus salve mocambique. O diabo ja tomou conta da nacao. Estou triste.
Tony Massango Triste
Momade Braimo Paz sua alma.
Almeida F. Massango Descanse em Paz meu colega de job... Deus seja com a sua familia...
Felix V. Mondlane Defender a patria ou interesse de um groupinho de mafiosos
Assane Nacumbe Assane Pork esse homem tambem n morre?



12 h
JR Agogo 2-Se era o "único" filho da daquela família quem o trará de volta?


Não se precisavam ser muitos filhos para a família sentir falta. 
"Uma" vida só é muito.
Joao Massango concordo
Massango Antonio Massango Triste muito triste
Mwua Munyossa Dala João Estamos perante dois surdos.

RENAMO e Governo ou vice versa.
Zacks Caetano porqe eq o nhussy nao manda o florindo nhussy ir defender a patri@ se eque a nossa patria core algum risco,ou ele so manda filhos d outras pessoas pra ele testar o novo armamento q ele comprou com o dinhero q roubao d povo no caso ematum...?
1 hEditado
Maomed Latifo Triste mas é uma realidade k mtos jovens tam a morer em anonimato k ate em familia sabe o paradeiro dele. Vamos por a mao na cosciencia
Zacks Caetano mas doutro ponto de vista os jovens q se decham ir morer em defesa dos enterexe dos combatentes da fortuna eu acho q eles querem...porq tdo mundo sabe q quem vai a guerra e pra ir matar psoas ou morer porq ninguem vai morer sem se defender logo tdos vao a guerra com intencao d matar..la ninguem ta de boa vontade
Mwua Munyossa Dala João Resultado da ganância.
Mudjovo Daniel Mauro ate quando com isso meus irmãos
Celio Bila Eh deveras triste e preocupante essa situacao,na medida em que as FDS estao sendo instrumentalizadas e elas fazem aquilo na obsecao de Que estao a garantir a ordem e tranquilidade,Que pena! Se nao fossem marionetes da frelimo iriam recusar-se de ir combater(ou defender como eles o dizem) e instarem Que os politicos (frelimo e renamo) resolvam o problema. Conselhos nao faltam,eh provavel Que o PR tenha vontade de entregar as provincias como forma de sair dessa balburdia mas a lealidade e a satisfacao de apetites partidarios vedam-o. E assim o pais vai regredindo.

Sem comentários: