Informações de fontes policiais de Catandica dão conta que um grupo indeterminado de cambiadores de dinheiro foram raptados para uma parte incerta. De acordo com as fontes, o rapto aconteceu após a chegada de um grupo de homens que se julga estarem enquadradas nos vários esquadrões de morte que a Frelimo mandou para diferentes partes com fim da raptar e assassinar os membros dos partidos da oposição. Acções idênticas estavam para acontecer em Changara, porém, a fuga em massa de membros da Renamo para Tete está na origem da não efectivação do plano. O MTQ sabe que estão na mira dos esquadrões da morte alguns motoqueiros e ciclistas que fazem taxi em Quelimane, Mocuba e Milange, cujas listas já estão em poder dos referidos esquadrões de morte.
BREAKING!
FORCAS DA FRELIMO DESESPERADAS EM BARUE
Chegam nos informaçoes segundo as quais Domingo último, 10/4/2016, um grupo misto de 150 militares das FADM, FIR e PRM foi atacar as forcas da Renamo na zona de Pataguenha, localidade de Nhassacara, distrito de Barue. O grande grupo dos militares das FDS, que saiu de Catandica, foi repelido e sofreu 29 baixas fatais e 32 ficaram gravamente feridos e na grande debandada que se seguiu os militares perderam 69 armas de tipo Ak-47 e uma rpg-7 (bazuca) que foram apreendidas pelos guardas de Afonso Dhlakama. Alguns militares ainda encontram se perdidos nas matas.
A fracassada operação era coordenada pelo comandante provincial da PRM em Manica a partir da Vila de Catandica e quando os corpos dos mortos e os feridos chegaram no comando distrital de Catandica, alguns militares furiosos queriam agredi lo e berravam insultos e ameaças de morte de tal forma que tiveram que esconder o comandante provincial que acabou fugindo de regresso a Chimoio.
Entretanto, depois do desastre do Domingo, os militares da frelimo decidiram hoje 12/04/2016 prender todos os jovens comerciantes e negociantes informais de Catandica entre taxistas, cambistas e conhecidos simpatizantes e/ou membros da Renamo, alegadamente por serem informadores da Renamo, tendo na sequência sido sevalticamente agredidos, arancados os seus bens e atirados em celas.
Ate as 15 horas de hoje terça-feira o comando da policia local estava cheio de jovens cidadaos feitos prisioneiros e as populações locais estao a se preparar para fazer uma grande revolucao contra o "governo" distrital e da vila de Catandica, pois, nao se afasta a hipótese de os ora detidos serem sumariamente executados, como aconteceu ha duas semanas com 8 taxi motoqueiros do distrito de Nhamatanda ou Gorongoza.
Vamos contnuar a acompanhar o desenrolar dos acontecimentos.
Unay Cambuma
Horror no Hospital Central
da Beira
da Beira
Nem uma semana de trabalho tenho mas vontade de chorar não me falta.
A saúde é o bem mais precioso de mundo, vale mais que o OURO & DIAMANTE.
A saúde é o bem mais precioso de mundo, vale mais que o OURO & DIAMANTE.
Mas o maior hospital da Provincia de Sofala HCB já não tem espaço nem nas gavetas nem no chão para acolher Obitos, internos e externos
Idem aos Centros de saúde aredores, por dia devido a Tensão Politica dão entrada mais de 600/700 cadaveres na sua maior 98% corpos das FDS e outros.
É proibido divulgar as ocorencias do Hospital, existe pessoas novas que não fazem parte da saúde que estão no atendimento público, afim de omitir as verdades, por semana sai um camião para " Vala Comum cheio de nossos irmãos das FDS.
É proibido divulgar as ocorencias do Hospital, existe pessoas novas que não fazem parte da saúde que estão no atendimento público, afim de omitir as verdades, por semana sai um camião para " Vala Comum cheio de nossos irmãos das FDS.
O Centros ja não recebe corpos, as familias não sao informadas nada.
Há falta de material Cirugico no HCB, trabalhamos comtrolados
Part 1
TROPAS DA FRELIMO DESESPERADAS EM CATANDICA.
Devido as monstruosas derrotas que sofrem em ofensivas militares com os comandos da renamo em todas zonas de conflitos armados incluindo Catandica/ Manica, as fademos, movidas pelo espirito de derrota e visivelmente enervadas pelo fracasso, decidiram hoje terca feira(12/04/2016) recolher compulsivamente para parte ate agora incerta, alguns comerciantes de Nhassacara/ Catandica regiao onde sofreram tremendas baixas no fim de semana ultimo. De acordo com as fontes, as FDS estacionadas naquele ponto da provincia de Manica, nao sao bem vindas e nem se quer tem apoio dos populares, por estas razoes , sao sistematicamente vaiadas e sempre que pesquisam qualquer dado sobre a rotina e real localizacao dos homens da renamo tem dado em fracassos, pois ninguem aceita ser espionado. A nossa fonte acrescenta ainda que, os homens da renamo tem um carinho e total apoio daquelas populacoes. Facto que ditou as FDS terem que enveredar por aquelas atitudes vergonhosas.
As Marionetes sao ciumentas.
---------------------------------------------------------------------------------
ÚLTIMA HORA: FDS prendem 10 homens sob suspeita de serem informantes da Renamo em Catandica
Tudo começou no Sábado passado, quando os homens armados da renamo passaram todo dia na localidade de Nhassacara, a 50 km de Catandica para quem vai a Guro.
Os comandados por Afonso Dhlakama comeram e beberam com o povo, em certos momentos mandaram parar alguns carros para cumprimentarem os automobilistas.
Fontes em nosso poder, dão conta que nas primeiras horas de hoje, as Forças de Defesa e segurança começaram a recolher os comerciantes de Catandica, acusando-os de colaborarem com a Renamo.
Até o momento em que escrevemos este artigo, 10 pessoas haviam sido presas, sob suspeita de serem informantes do maior partido da oposição no país.
Eis a lista de alguns presos:
Mazonde vereador cessante da área da educação, juventude e desporto, no município de Catandica; Pedro Pita Chacumalane;
Manuel Souza;
Cesário o famoso patrão dos transportes “Cala-Boca” e outros comerciantes da Villa de Catandica.
Sem comentários:
Enviar um comentário