terça-feira, 5 de abril de 2016

Antes de mais, importa fazer uma pergunta: Senhor Presidente Nyusi, estamos bem?


Os credores da EMATUM informaram o Governo moçambicano que para além dos $850 milhões emprestados a EMATUM, deram mais $787 em 2013 totalizando $1.47 biliões. Significa que o governo de Guebuza mentiu ao povo moçambicano e aos parceiros económicos a Moçambique.
Agora as perguntas: porquê o governo mentiu ao povo e aos parceiros económicos, incluindo o FMI e Banco Mundial?
Qual é a real situação económica deste país?
Porquê o receio em desvendar a verdadeira situação económica nossa?

GOVERNAR É RESOLVER PROBLEMAS
Começo o pequeníssimo texto com a citação das palavras do Presidente Nyusi, a quem me dirijo esta manhã. 
As notícias que vêm dos credores suíços não são boas. Ficamos a saber através da Wall Street Journal, um jornal americano, que para além dos $850 milhões emprestados a Credite Suisse Group AG, o mesmo teria no mesmo ano de 2013, emprestado mais $787 milhões para uma tal empresa chamada Proindicus, destinada a compra de equipamento de protecção contra a pirataria marítima, nomeadamente radares e barcos de proteção costeira. Na dívida da EMATUM, sabemos que parte deste também foi declarada como tendo sido destinada a compra de material de protecção costeira e, mesmo assim, parte significativa deste dinheiro foi descaminhada. A ser verdade, significa que em 2013 apenas, o governo emprestou $1.47 biliões, representando um acréscimo em 25% da divida reportada em 2012.
• Antes de mais, importa fazer uma pergunta: Senhor Presidente Nyusi, estamos bem? 
• Tal como se vinha revelando, parece que fomos mesmo roubados. O Senhor Presidente sabe quem foi que roubou ao estado e povo moçambicanos?
• Porque é que o governo não revelou ao povo moçambicano e os seus parceiros económicos incluindo o FMI e Banco Mundial da existência de uma outra dívida de $787 milhões?
• Qual é a nossa situação financeira?
• Senhor Presidente, mais uma vez, estamos bem?
Senhor Presidente, o senhor tem problemas a mais. Comece por resolver alguns, mais simples e mais concretos. Se continuar a ser um procrastinador, dificilmente poderá lograr algum sucesso no seu segundo ano de governação. E, eu particularmente já não irei elogia-lo pelos mesmos motivos do ano anterior. Para o ano 2 da sua governação, não bastará dizer “com franqueza” que o estado da nação não é bom ou que não fizeram o que gostariam de ter feito melhor. Deverá resolver alguns problemas concretos, sejam provocados por si ou pelos outros. 
Alguém, num outro local, perguntava-o se se sentia satisfeito de ir a cama e acordar com a sensação de que o dia anterior foi produtivo. Na sua própria lógica, se governar é resolver os problemas, os moçambicanos esperam a solução de dois problemas primordiais: o conflito armado e a economia. E estes problemas duram há mais de um ano, com consequências para todos os moçambicanos. Se governar é resolver problemas, o que o Presidente está a fazer de concreto?
Eng. Nyusi, durante a campanha eleitoral, o Senhor Presidente afirmou que a sua governação representaria o quarto andar do mesmo edifício, significando a continuidade na consolidação do que já foi conquistado: unidade nacional, desenvolvimento económico, paz e segurança e a democracia. Disse que iria continuar com as obras de Machel, Chissano e Guebuza. 
Mas olhe senhor Presidente que quase um ano e meio depois, ainda não ergueu se quer um único pilar do seu quarto andar. Os trabalhos feitos neste andar são quase todos desconcertantes. Pior do que isso, o senhor sabe que no terceiro andar há pelo menos uns dois ladrões que roubaram o material de construção do seu quarto andar. O senhor não quer ir prendê-los nem responsabiliza-los! O senhor sabe também que há mais de um ano, outro grupo semeia pânico nas redondezas e que atrapalha o trabalho dos seus pedreiros. Ano e meio depois, o senhor não se dignou em resolver o problema de segurança e tranquilidade públicas. A culpa é sua. Nós votamos em si e o senhor tem a obrigação de resolver este problema. Deve chegar o momento em que deve dizer: “Resolvi. Bem ou mal, mas este problema tinha que chegar ao fim”. 
O Senhor Presidente sabe que no segundo andar do seu edifico há tipos que com picaretas estão dar cabo da laje, pondo em perigo a sustentabilidade de todo edifíco. Porque não os manda parar?
• Como quer erguer um forte quarto andar com material de construção que não tem, porque roubado no terceiro andar? 
• Como quer ter o engajamento construtivo dos seus colaboradores, em meio da insegurança?
Bem, é possível. Mas por favor, prove-nos. 
Para terminar, senhor Presidente, acerte de vez este relógio. Um adágio popular português diz que um relógio parado pelo menos está certo duas vezes por dia. Mas parece-me que o seu não está parado. PARECE-ME QUE ESTÁ AVARIADO, o que já é grave pois, um relógio avariado, seja ele electrónico ou a ponteiros, apesar de estar a marcar data, hora, minutos e segundos, ele orienta o seu dono ao abismo: marca 06:00 quando são na verdade 12:00; 17:00 quando são 05:00 da manhã. O resultado é que com um relógio destes as decisões tomadas ou são atrasadas, ou são más e inoportunas.
Não sei se o senhor Presidente tem consciência, mas o seu tempo está a chegar ao fim antes mesmo de começar. A única forma de salvar o seu tempo é tomando as medidas que devem ser tomadas agora para reanimar a esperança, o engajamento popular e o necessário apoio que precisa dos milhares de cidadãos. A opinião pública não está do seu lado porque não consegue ver em seus actos e nos dos seus mais directos colaboradores, um conjunto consequente de mensagens e acções apontando para uma única direcção. E apesar de estarmos em crise, o ritmo com que toma as medidas é incongruente com a urgência que vivemos. 
• A sua guerra não tem objectivos claros. Nem a da sua contraparte. Está a gastar recursos e tempo para o desgosto de todos. Isto tem seu preço político e será o senhor a pagá-lo.
• A economia está de rastos e em parte por causa da sua complacência com relação aos açambarcadores que o senhor bem os conhece. 
• O edifício da administração da justiça precisa de estar completamente arrumado e o Senhor Presidente finge que está tudo bem
Senhor Presidente, o que é que lhe falta para tomar as medidas acertadas? Informação? Aconselhamento? Coragem? Iniciativa? Apoio? 
Por mais boa vontade eu tenha para contemplar os seus bons actos governativos, fica difícil suster este seu à-vontade. Eu agora é que ando preocupado consigo senhor Presidente.

Xadreque Marizane Kadzanja Kkkkkk remataste

Rafael Ricardo Dias Machalela <A culpa é sua. Nós votamos em si e o senhor tem a obrigação de resolver este problema. Deve chegar o momento em que deve dizer: “Resolvi. Bem ou mal, mas este problema tinha que chegar ao fim”.> Nem mais. O resto são nossas balelas


Luis Nhachote Eis um lúcido exercicio de cidadania, eis o café da manha, servido por um cidadão que tem a pátria, do seu lado esquerdo do peito, sem descurar de exercitar o seu cérebro, com leituras. Ao Egidio Vaz, o meu abraço e votos de uma boa terça-feira...


Egidio Vaz Obrigado mano Luis Nhachote.

1 · 8 saat

Van Halle As perguntas perguntas filosóficas não para ser respondidas mas sim reflectidas. ...kkkk....gostei das questões

1 · 8 saat

Alicene Erasmo Com todo respeito,deixe me partilhar.


Belarmino Vicente Chambane Foi uma madrugada de muita inspiração. Realmente no fim do mandato o presidente é quem têm a responsabilidade de prestar as contas. E a história será responsável de fazer o seu julgamento, alguns serão esquecidos porque não se fizeram sentir na sociedade.

1 · 8 saat

Meque Magira Mano Egídio Vaz, estàs de parabêns pela lógica deixada ao Senhor Presidente.

2 · 8 saat

Ary Tides Banda Banda Caro Egidio Vaz sem querer julgar a veracidade da fonte desta informação, apenas duvido k essa outra dívida que diz não ter sido revelada aos parceiros seja real mesmo! Não estamos a falar de parceiros econômicos quaisquer aqui, estamos a falar de banco mundial e FMI acho uma dívida dessa dimensão teria chance de estar oculta aos olhos do banco mundial e FMI num sistema financeiro globalizado

1 · 8 saat




Tuna and Gunships: How $850 Million in Bonds Went Bad in Mozambique, Read most current stock market news, Get stock, fund, etf analyst reports from an independent source you can trust – Morningstar
MORNİNGSTAR.COM


Mavuto Matias Claro k o fmi e bm ja sabia so por questoes politicas


Tomas Humbe Kkk,DR. VAZ QUANDO QUER DAR AULAS DA MESMO,AQUI FALOU TUDO SEM OLHAR PARA TRAZ PARA FRENTE E NEM NUS LADO.BOM DIA

1 · 8 saat

Joao Saia Estamos ferados.


Osvaldo Mainde Welldone!

1 · 8 saat

Eddy Waku Lombëla .êh éhêhe êheee aqueles gajos sakaram pra valer endividaram o povo para mais um século


Joao Massango Professor, Vaz obrigado por está informação útil para os moçambicanos, agora queremos ouvir o Ministro Maleiane publicamente dizer que foi renegociar a dívida da ematum se é está dos barcos ou para pirataria.


George Mabuza Stutta Batistutta


Meque José Meque Parabéns pelas perguntas Dr. Mas sinto muito porque não terá a resposta das mesmas, porque as perguntas São dirigida há alguém que está dentro do esquema. Isso já devia ter um processo LAVA ATUM.


Geraldo Angelo Mutuque Permita me enderecar os meus parabens pelo excelente uso da metafora do andares....quem tem ouvidos melhor agir.

1 · 8 saat

Hugo Estanislau Joaquim Chapo Com o desenvolvimento que ultimamente o pais registou, os moçambicanos esperavam que a divida externa pudesse diminuir mas estamos perante uma situaçao contraria.


Erminio Jocitala Powerfull...

1 · 8 saat

Ivan Stelio Cuamba O PROBLEMA RESIDE NA CONTINUIDADE SE AO INVEZ de pegar no quarto andar d 1 edificio degradado e d construcao precaria ele comecasse uma construcao d raiz talvez tivecimos abrigo duradoiro, abracos ilustre Egidio Vaz.


Lilo Fonseca Cidadania ao mais alto nivel!!! Parabens, como sempre!

1 · 8 saat

Weiss Mocalacha Falou tudo meu mano... O tempo esta acabar.

1 · 8 saat

Milton Mondlane Eu nem sabia da outra divida


Felix Malenga Sim senhor. Granda reflexão. Thanks Egidio Vaz

1 · 8 saat

Pedro Cristovao Mawai Jr. Bom te ouvir atraves das palavras escritas.


Jose Guerra Tembe Com sua permissão, vou partilhar no meu grupo de WhatsApp com os amigos que não o seguem.

1 · 8 saat

Xadreque Marizane Kadzanja Mano Egidio Vaz , eu creio que o Homem do Quarto andar nao entra nessa rede social gostaria imenso endecar lhe esta epistola numa outra rede para ver no concreto que cidadaos estao arascam.


John Mazive Muito bem colocado Egidio Vaz, sr presidente é preciso ser macho, khanimambo


Miguel Gomes Mama mio


Initovitch Gulupov Wow ilustre #Egídio disseste tudo e por minha conta tambem!


João Pedro Muianga Egidio Vaz, o meu Nobel da justiça, estes são assuntos sérios para um Estado de direito e digo, a verdade e a culpa não devem morrer solteiras. 
As nossas instituições de administração de justiça competentes para soltarem os "cães" e apanhar os coelhos, não devem continuar apáticas numa cumplicidade criminosa. A PGR e o Gabinete Central de Combate a Corrupção já devia ter dado sinal de vida, aliás, neste período pascal já deviam ter ressuscitado.


Tomo Valeriano Euler Gente De Mocuba e Abel Zico venha ver esta saia cada vez mais justa a que estamos sujeitos. Swa bindza. Afinal de contas pai grande só nos rebentou?

2 · 8 saat

Euler Gente De Mocuba Nao foi Guebuza, foi o Governo de Moçambique.....


Tomo Valeriano Governo de guebuza chefiado por ele Euler Gente De Mocuba. Nhussy tmbm esta a carregar o fardo nas costas por ser o timoneiro.


Eduardo Mazive Quem mandava acima de todos naquele governo? Quem formou esse Governo!


Bendito Mazive Simeao oxa la ki o presidente leia este artigo


João Pedro Muianga Euler Gente De Mocuba, quem era o Chefe do Governo?


Inocêncio Samuge Desta vez va visitar o presidente da tanzania em vez de ir a angola. diga-me com que te aconsellhas te direi quem tu es

1 · 8 saat

Ilidio Silvio Cavele respect!!!


Mbuya Chaves Dezanove Desta vez tiro chapéu ao meu mano Egídio Vaz, estou a pensar num dia que me candidatar como independente ao cargo de PR, lhe nomear meu assessor de. Imprensa kkkkkkkk muito bonito e bem explanado qualquer mudo pode até abrir os ouvidos. Obrigado por nos abrir as mentes que já estavam entupidas.Bom dia

2 · 8 saat

Tomo Valeriano Egidio João eis um aperitivo matinal! Deguste o


Aiuba Oliveira Mtw Fazer as MESMAS COISAS e esperar RESULTADOS DIFERENTES é típico de INCONSEQUENTES. Enquanto CONTINUAR A VOTAR no mesmo PARTIDO, tudo será TUDO IGUAL.

1 · 8 saat

Neves Nhavene Estes funcionários do terceiro andar devem ser responsabilizados.


Ali Machemba Esta mal isso, as criancas nascem endividadas


Adriano Antonio Dimande Depois vão pensar que é da oposição

1 · 7 saat

Edson Fernando Se o governo do dia não se pronunciar acerca do assunto chamar-lhe-eis de cúmplices e inimigos do povo, pois é o dever dele prestar-nos contas exactas do nosso cofre(nosso porque a eles ñ pertence), afinal patrões somos nós e desde ja mandamos/ordenamos os nossos empregados para que nos tragam a verdade.....

1 · 7 saat

Nelio Raul Joao Para que o 4andar desse edificio quiser ser consrtuido sem sobressaltos, o presidente Nyussi tera de demitir todos os funcionarios problematicos, desde os arquitetos, engenheiros,pedreiros e muitos outros nocivos a patria.


Star Neves Isso não seria solução. A solução seria demissão de todo o governo e a renúncia do partido.


Felix Junior É impressão minha o presidente da república anda muito quieto ultimamente? Não estará ele a fazer se estás perguntas? Sinceramente acho ele muito inerte pra responder ou solucionar a apenas uma das questões acima! Na verdade da à sensação de que não temos presidente! Me desculpem mas não o meu sentimento

3 · 7 saat

Star Neves Quieto? Hihihihihihihihih ele não sabe o que faz.


Rachide Adremane pensamento logico.


Mateus Mateus Jr. Typing!


Felix Junior E como diria o Manuel de Araújo, estamos perante um aspirante a presidente da república


Manish Cantilal gostei d peneultimo.

1 · 7 saat

Flavia Pinto O Povo Moçambicano esta penhorado. E isso é péssimo!


Luciano Mapanga "O senhor sabe que no terceiro andar há pelo menos uns dois ladrões que roubaram o material de construção do seu quarto andar. O senhor não quer ir prendê-los nem responsabiliza-los!" Remate no estomago.

5 · 7 saat

Neves Nhavene Bem mesmo !

1 · 7 saat

Massaua Sagual



Efraimo Neves Egidio Vaz , estás de parabéns pela reflexão, está é das melhores que eu já li em toda minha vida. Alguém de boa vontade e com o acesso ao chefe de estado me faz chegar esta mensagem

2 · 7 saat

Juma Aiuba Egidio Vaz, hehehehe... Então, existem uns gajos com picareta no segundo andar a dar cabo da lage e uns ladrões no terceiro andar que roubaram uma boa parte dos blocos, ferros e comento! Hehehe... O pior é que esses gajos de picareta e ladrões estão bem ao lado dele fingindo que aconselham alguma coisa. É só o senhor presidente dizer-lhes olha putos deixem essas picaretas e vocês outros devolvam meu material antes que eu chame a polícia.

3 · 7 saat

Herminio Assamo O Juma Aiuba falaste de polícia! ? Qual polícia, não consegue ver que é um ciclo de piratas

1 · 7 saat

Ebenezer Eben Kkkkk...
Pelo menos, ele eliminou as massingitanas nas escolas!


Adriano Novela O Presidente Nyusi tem uma oportunidade única de ser o melhor de todos. Não há nada melhor e maior que arrumar uma casa desarunada desde quase a sua construção. Tornar se ia no melhor de todos e mais importante ainda, faria o melhor para nós, como ninguém já fez. Mas para tal, precisaria de muita coragem. Isso mesmo. Coragem, é o que lhe tem faltado até agora para dar passo certo e decisivo que iria trazer uma nova e boa era para todos.

3 · 7 saat

Custódio João Sabonete Deep, very deep.


Mateus Joaquim Mutembué Quando se Governa um país sob efeito de ordens Superiores dá nisto(Anarquia)


Euler Gente De Mocuba O que estou a dizer eh que são mais de 22 membros do Conselho de Ministro que andaram a aprovar todas essas compras...! Deixem Guebuza cuidar dos netos e dos patos, ha outros no meio disso tudo, ate o Ex Ministro da Defesa deve ter la a assinatura dele! Conselho de Ministros...Shiii mas Guebuza piorou

1 · 7 saat

Eduardo Mazive Deixe de ser ridículo, pah!




Sunil Maugi Egidio Vaz - Disseste tudo bem claro e limpo.. espero que a mensagem chegue


Abrao Mazingo Albino Who can put an end this chaos? motherfuckers ****8


Mussá Mohamad Sabe, caro Egidio Vaz...a nossa situação é clara, e temos que ser claros a ecplica-la;

Armando guebuza,Manuel chang e filipe Nyusi ...fazem parte do tridente ofensivo da burla da ematum...

Filipe nyusi, jamais teve capital político dentro da frelimo, para ser candidato a candidato, e nem no cenário político nacional para concorrer as presidenciais...que as ganhou de forma duvidosa, com alguma #batota a mistura.

Adivinha quem o projectou?...pois, foi Armando guebuza...

Adivinha quem o fez presidente?..pois, Armando guebuza, influenciando o CC...

Adivinha para quê?...pois para ele, ser um presidente com as mãos atadas, e com o rabo preso, não fazer algo, sobre o #rombo a que o mesmo tería participado...

Tudo orquestrado pelo capitão e líder do trio de atáque, da #Ematum, o sr. Armando guebuza...

Adivinha quem não vai fazer nada, neste assunto...pois, filipe Nyusi.

Por isso perguntar a Nyusi, é como pedir um cúmplice a entregar outros ladrões...nem com a famosa #delação premiada ,ele o fará...

5 · 7 saat

Albino Yotamo Gostei da sua abordagem!....


Visnu Zitha Edgar Maidene.... Delicia - te

1 · 7 saat

Edgar Maidene Que delicia, Ilustre Visnu Zitha. Esplêndida reflexão essa do Egidio.


Eusebio Jorge Nhanala


1 · 7 saat

Xidakua Francisco o mavie se ver o texto nao vai gostar nada.


Jaime Carlos tenho medo de o senhor nao ter acesso a esta mensagem por estar somente disponivel aqui. mas bem, o conselho foi dado e cabe aos acessores encaminhar a mensagem tal como ela eh.

2 · 7 saat

Chaibo Arthur Parabens Dr Egidio Vaz ...

1 · 7 saat

Teixeira Teté da Silva Se ele está envolvido nessa será difícil responsabilizar os outros envolvidos, é incrível esse silêncio todo.

1 · 7 saat

Sonya Mondlane Indignação geral. É assim que se sente todo o moçambicano com dois dedos de testa. Egidio Vaz foste o porta voz de todos. Os empregados não podem lixar assim os seus patrões, haja responsabilidade!


Varlido Jorge Mahoche Ta si mal mesmo


Jeremias Mazive Até que enfim ouvir algo interessante que preocupa o país. Congratulações Egídio Vaz.


Simon Cossa Mesmo que agente queira eh dificel apoiar um presidente que nao faz nada!

1 · 7 saat

Jaime Jalane Jalane Tudo dito ...


Wilson Profirio Nicaquela Nicaquela "Mocambiqueeee, ai Moçambique siga ai em Frente, ai Moçambique conta comigo" parece que foi de MC Roger!


Varlido Jorge Mahoche Gostei de ouvir Egidio analise objectiva e imparcial, esta e a voz de milhoes de mocambicanos Que clamam por justica social

2 · 7 saat

Izidro Ractone Francamente! Admiro bastante a sua versatilidade. Este é um verdadeiro exemplo de exercicio de cidadania activa. O mínimo que o destinatário do post deve fazer é chamar lhe e premiar lhe pela frontalidade com sabor solidário a pessoa dele. PARABÉNS ILUSTRE EV

2 · 7 saat

Francisco Manguana É caricato que o governo continue jogando esconde-esconde com o seu próprio povo, tratando-o de ignorante. Estamos na era da informação, as coisas de uma forma ou da outra no fim são divulgadas nem que haja desfasagem do tempo e o governo devia se envergonhar por isto, é pena que as pessoas que governam o país há muito que perderam a tal da vergonha. As perguntas que Egidio Vaz colocou são pertinentes e espero que o presidente Nyussi tenha a coragem e humildade suficientes para dar as respostas.


Julião João Cumbane Esta intervenção é pertinente e oportuna, caro Egidio Vaz. A serem verdadeiras as notícias que brotam donde brotam, há razão bastante para preocupação, enquanto haver um desmentido convincente por quem de direito. As contas têm que ser clara e abertamente explicadas. E quem tem que agir para que isso seja feito a breve trecho é o Presidente Filipe Nyusi.

5 · 7 saat

Lukuekue Amani Bom texto, é a verdade!


Helena Chongo De facto nao ha condicoes de sair o 4° andar do edificio, sobre os erros cometidos nos andares anteriores, particularmente no 3°. O risco maior é desabar o edificio todo...

1 · 7 saat

Carlos Edvandro Assis Nao ha duvidas que este edificio vai desabar pois nao tem alicerces.

1 · 6 saat



Dino Tualufo Gostei da análise do Dr. Egidio Vaz.
O Presidente Nyusi precisa "carregar pesos" de sabedoria, inteligência para lidar com esta situação que penhora o futuro dos nossos filhos e netos.
Ele precisa travar esta espada que corta nosso futuro e se for preciso deveria começar com o processo DEPENA PATO, já que no Brasil está a correr um Lava jato.

4 · 7 saat

Eduardo Mazive Ele ia junto. A mudança nao tem que iniciar com um implicado. Tem que vir de nao impkicados!

1 · 6 saat

Benedito Nhança Bem dito! Força isso que nós queremos, aliás, aceitou ser PR para resolver os problemas até hoje nenhum foi resolvido e alguns dos colaboradores agem fora da norma no caso em apreço o ministro do interior, e o da Educaçao cria alarmes sem necessidades sobre o uso das saias enquanto este sector tem muito por resolver.


Cleto Goncalves Ohhhhe ilustre Egidio Vaz. Isso nos prova mais uma vez que estamos num pais sem alternativas.... Partido da equerda a fazer guerra e o partido a direita a roubar bilioes de USD...


Eduardo Mazive Nao vejo onde é que a renamo é inimiga deste país, principalmente neste aspecto em debate. Pode estabelecer a ligação?


Cleto Goncalves Eduardo ha irmaos nossos k pensavam k o problema do pais èa renamo


Eduardo Mazive Com que argumentos?


Cleto Goncalves O problema nao.sao argumentos mas sim.percepcoed...quando se pensa bo radicalismo ninguem se preocupa dos argumentos. Mas ainda neste mural alguns pensam k o dollar ou a falta de escolas e saude èculpa da renamo deixando os verdadeiros culpados nos fatos e gravatas agures perto da julius nherere


Eduardo Mazive sao percepçoes erradas. em vista do que está acontecer, nenhuma população do mundo deixaria de fazxer a guerra porque nem todos sao cobardes. A frelimo nao pode governar assim tão mal e esperar que isso nao radicalize a oposição.


Carlos Edvandro Assis Certo, mas saiba que o partido da esquerda é a FRELIMO e o da direita a RENAMO.


Frederico Dos Santos Chachuaio O homem parece que pagou um gato e levou uma lebe ,,, o manifesto eleitoral foi sufocado pela Ematum e Instabilidade politica ,eu no lugar dele deixava o outro governar nas provincias onde diz que ganhou assim era pelo menos uma batata quente fora da boca ,a ematum as financas que resolvam a questao !


Eduardo Mazive A instabilidade política está associada à fraude eleitoral. O recurso ao endividamento ilegal dá oportunidade de roubo, mas dá armas para combater a Renamo e garantir futuros roubos!


Rafael Abibo Vale a pena o tempo dos Mwenemotas. E por isso naquele dia de Voto, foi um feriado para ir a machamba... Talves se Eu tivesse chegado ao res-do-chao teria apanhado um Cacu!? Votaram Isso?

1 · 7 saat

Poeta Levianno ya a situaçao da nossa casa/pais é grave.....


Santos Simango Z
x


Nico Voabil No seu 1"ano e meio como empreiteiro desta obra, ainda não conseguiu erguer um pilar sequer. Ou no seu 1" ano e meio como engenheiro mecânico em serviço, ainda não conseguiu montar um cilindro sequer. #Egídio Vaz pah!

3 · 7 saat

Fortunato Jose Guicole Está demais essd tipo de falta de respeito com nosso dinheiro.

1 · 7 saat

Samuel Nhantumbo Da figura do Presidente da República nada espero, certamente ele não pode trazer nada pra povo pois faz parte do trio que orquestrou o maior rombo financeiro que o país já teve desde a independência. Tribunal administrativo também nada fez, Procuradoria Geral da República é algo que nem podemos comentar


Herculano Cumbi Reco Msg didacta ao Presidente do povo Moçambicano ,por amor,apoio e preocupação do futuro da nação....BEM DITO


Ismael C. Gocaldas Governo de ladroes.


Manuel Moises Americo Mbuia Egidio Vaz, isto está cada vez mais difícil, e é difícil ser pacífico face tamanha gatunagem. "ISTO DÁ RAIVA", e o mais pior é o facto de nós os ditos patrões não termos acesso da real situação da nossa economia ( e sermos informados pelos outros que a nossa casa está em chamas).

2 · 7 saat

Custodio Lafissone Lauziuane Dr Egidio, a maior preocupacao do sr presidente e aruinar a vida dos mocambicanos, ora vejamos, reconhecer o documento aumento 400%!

1 · 7 saat

Francisco De Maria Sineque Ate que em fim Egidio Vaz tocou algo de interresse diferentemente dos ultimos dias que brindava-nos com algo que nao via o alvo

Parabens ilustre vaz

1 · 7 saat

Agnaldo Conceicao Sim sr. Dr Egidio Vaz, rogo que este grito popular chegue aos ouvidos do PR, de modo que ele engrene a primeira velocidade de uma vez por todas, pois esta claro que o mesmo gosta de ficar no Ponto Morto.


Allen Marques Viva, viva mocambicanos. Xtamos d mãos atadas, não temos como desata-los.


Eduardo Mazive Há espaço para que o país negue de pagar estas dívidas, se assumirmos que as mesmas não foram autorizadas pelo parlamento!

3 · 6 saat

Mario Maolela We só fuck'd up...é que posso dizer.


Izidro Ractone Permite me que partilhe o post?


Egidio Vaz Esteja à vontade


Izidro Ractone OS MEUS PARABÉNS PELA SUA LUCIDEZ

1 · 6 saat

Macucule Alberto O meu medo è que tenhamos que nos recuperar dos escombros desse edifìcio prestes a desabar. O dono da obra precisa de uma verdadeira assistència tècnica! Com todo o mèrito Dr Vaz!


Macvildo Pedro Bonde Vamos esperar para ver se as informacoes sao verdadeiras. Porque pelo ritmo da crise nacional resta-nos o abismo.


Nito Americano alta redaçao com alto teor de sapiencia aki dar votos para sabia forma do test drama...presecçao d valores morais hoje na busca de responsablidade do governo dia...


Eduardo Mazive O problema central de Moz é a ignorância e a dificuldade de entender fenómenos complexos por parte da maioria da população. Num país sério, não é possível que os governante, a titulo provado, endividarem o país em seu proveito.


Eduardo Mazive .... e mais dívida! Estamos em armadilha de dívida sem dúvida!

1 · 6 saat

Nito Americano pra terminar aplausos pra ti e dizer o bom filho quand sente q a falta de responsablidad na casa sabiament ele espoe a quistao


Estevao Maloa Texto mais analitico que descritivo, bem haja. Xtamos mesmo sem alternativas, engulidos nas entranhas dum estado com objectivos diluidos!


Amilcar Joaquim Inguane Desde ontém que não raciocínio naturalmente.....é que até hoje ainda não apareceu alguém de direito a confirmar ou desconfirmar a notícia avançada pelo matutino norte-americano


Eduardo Mazive Nao estao em condicoes de confirmar a verdade . vao, isso sim, tentar desvalorizar tudo!


Domingos Mazivila Em quase todos os governos da região o Executivo necessita de um aval do Legislativo em negócios desta envergadura. É assustador entender que na República tanto o Legislativo como o Judicial pautam por absentismo ou silêncio nestas questões.


Eduardo Mazive O compadrio é que estraga este país. É preciso uma clara separação de poderes para que este assunto seja questionado e dado encaminhamento. Enquanto todos os pilares da justiça se reunir na Matola para concertar posições o país sempre vai cair no ridiculo da história da humanidade.


Elson Guila Um exemplo bastante claro de alguém que não é cúmplice. Elogiar quando está bem e criticar/questionar o que está errado. Estás de parabéns pelo texto.

1 · 6 saat

Adriano Senete Me identifico no seu post, Vaz!!! Cada povo merece o Governo que tem. Aqui perto, na RSA, o presidente em exercício, teve a humildade de pedir perdão ao seu povo porque roubou 11.7Mil e nós estamos a falar de Bilhões! Que Sono profundo e' esse nosso?

1 · 6 saat

Carlos Edvandro Assis Meu caro amigo Egidio Vaz saluto te com muita pompa e circunstancia apesar de se tratar de ser a primeira vez que o farei. Mas nao deixara de ser a primeira vez, se como academico (Fazedor de uso da inteligencia cognitiva para produzir), nao vacilares diante do oportunismo do apanagio do espetaculo barato e gratuito que a nossa politica ainda totalitaria secular (Oprime-se o povo e as vozes atravez da PRM) leva consigo. Continua Egidio Vaz trazendo ideias, pensamentos para debate como estes que ajudarao certamente o nosso povo a dispertar a consciencia do bem e mal servir. Kanimando Egidio Vaz o povo Mocambicano ainda precisa de si. Ja outrora o disse nao sera espanto um dia seres nomeado Governador, Ministro, PCA, Director Nacional etc etc porque habil o es pena a infertilidade do espaco politico nao te permetir o ser. Quando a terra se tornar fertil (atraves da luta que o Dhlakama esta a travar) nao tenho duvidas que o seras pelas habilidades, capacidades, valores e competencias que transportas consigo. Abrs


Nelson Calahatse Epa


Elvis Nhantumbo Sinceramente! Há mais alguma coisa a ser dita. Há o risco de alguns pessoas lerem isto é dizerem que o senhor é da renamo. A sua preocupação devia ser de todo o cidadão. Os outros não sei se vivem nos mesmo Moçambique é que eu vivo. Tamós a viver num país que está em crise política e financeira e é da obrigação do presidente e do partido no poder resolver isso. Nós não votamos na renamo e não é a renamo que está no poder. Faz sentido mesmo que pleno século 21 gastemos dinheiro com material bélico?

1 · 6 saat

Fernando Raimundo Mucussete Bem escrito e mensagem bem dirigida.,"O maior problema deste país é que todo mundo conhece os culpados destas crises, mas querem fingir que não os conhece" porque quando se fala verdades você está contra ideias de alguns camaradas. RESULTADO ESPERADO ABISMO TOTAL.


Elson Guila E eu pergunto onde estão os Imtiazes, os Mutendas e todos aqueles que se calam diante dos erros, mas não poupam o vocabulário quanto são os feitos. Entendam de uma vez por todas, os feitos são deveres/obrigações e erros nunca devem ser tolerados.

2 · 6 saat

Jonas Joaquim Dee sua opinião sobre o post e não fale dos outros eles tem suas opiniões

1 · 3 saat

Elson Guila Não percebeste que essa é a minha opinião?


Eddy Waku Lombëla Esses (des)governantes que temos aki não se rendem nunca eles so podem assustarem-se fazermos uma mega manifestação e d certeza k colocarão os cães para ns repremir e daí a comunidad internacional vai agir em apoio ao povo pdindo as suas cabeças e rabos para sentarem n sofa do TPI, so assim podemos salvar o futuro dos nossos filhos, prk os ladrões d cá da pérola custumam a não olhar para o póbre povo.......por isso movem a guerra pa esconderem toda aquele festival d sake que protagonizaram ao cofre do povo e ainda foram arrastar uma dívida para encarecerem ainda mais a vida dos milhões d póbres moçambicanos, shit tou uma raivaaaa eu quero uma revolta popular, vamos os arrancar nós mesmos para as cellas.


Genaldino Alcapone Madede "Operação lava-jacto" em Moçambique Já. grin ifade simgesi


Paulo Monteiro Bem dito, e espero k o P.R. O tenha lido e reflita seriament pork o temp n para, ele tem muitas frents d combate e eu n akredito k o seu fraco exescito embora k numeroso se consiga desdobrar p combater em todas as frents. Ta mui dficil!

2 · 6 saat

Assane Nacumbe Assane Vandalos


Nelo Txuma contra sensu


Nando Ramos Vergonha


Carlos Edvandro Assis O mais caricato nisso é que a nossa PGR nem uma palha vai movimentar depois dessa divulgação.


Armandinho Caula Viva !!!!


Jeronimo Mungoi Impossível é contradizer o que foi dito. Parabéns mano Egidio Vaz!


Joao Thonga Fomos engolidos por um governo ganancioso e ficamos sem alternativas e acabamos nos submetendo .


Dário Khossa Thumbs up


Jorge Jone Nyusi fez parte de um dos três nomes indicados à dedo para suceder a Guebuza. Vou ser directo: Não estará Nyusi enterrado até a cabeça nesse embroglio? Seria razoável ele pedir um "lava-jacto" contra si mesmo? Esta passividade, não encontra razão somente na camaradagem. Posso estar enganado.

2 · 5 saat

Dário Khossa Domingos Manecas eis o real estado do Estado

2 · 5 saat

Jorge Jone De resto uma boa análise caro Egidio. Parabéns.


Reni Bento Sampaio PARABENS ILUSTRE....


Jofrice Albino Moz Mais uma bomba detonada...
Aguardemos por mais outras

1 · 5 saat

Nanda Lobato Excelente texto


Arnaldo Cumbane Obrigado pelo texto ta tudo bem dito, e proibido algeimar a verdade, q usemos a nossa liberdade e nos expressemos.


Rafael Tembe nyusi e um boneco


Sikela Chambe Chega de ficarmos alheios à essa roubalheira Governamental, porque na verdade nós (povo) é que estamos e continuaremos a pagar para o enriquecimento ilícito dos nossos governantes. Chega de ser pacifico, é hora de exigirmos responsabilização criminal pelos roubos financeiros perpetrados pelos governantes, começando pelo Armando Emílio Guebuza, e todos guebuzistas que enriqueceram através do guebuzismo político. Olhem para o Brasil, o povo está a ditar as suas próprias leis, reivindicando o que está realmente errado. E nós até quando????? Não basta apenas elogiar os escritos dos outros que nos alertam da tamanha atrocidade financeira do guebuzismo, mas é preciso uma acção urgente porque o futuro de milhões de moçambicanos está neste momento hipotecado.

3 · 5 saat

Álvaro Xerinda O silêncio do PR revela cumplicidade

1 · 5 saat

Zainadine Jamaldine Questões pertinentes mas infelizmente não terão resposta.

1 · 5 saat

Miguel Saize E dificil, mas temos que assumir que as coisas vao de mal a pior. Afinal estamos mais do que engasgados com essa divida.


Benjamim Muaprato heheheh.... Nos últimos dois posts do E.V vejo nos comentarios dos "facebukistas" mensagens do tipo: Estas de parabens Dr, Gostei, Foste Imparcial, Agora sim Dr.... Vocês gostam de ouvir aquilo que vossos ouvidos querem ouvir. Nos ultimos meses foi considerado Lambe-Botas por nao concordar algo que, pra ele, considera errado. Hoje ele imparcial por ter questionado a governaçao... É PRECISO OLHAR OS FACTOS DUMA FORMA TRIDIMENSIONAL.... DEVE-SE ELOGIAR, QUANDO FOR PARA ELOGIAR, CRITICAR QUANDO FOR PARA CRITICAR

4 · 5 saat

Egidio Vaz Eu bem espero que me respeitem quando discordar com eles...da próxima vez

2 · 4 saat

Adrian Magoo Em Janeiro de 2015, eu disse que o Discurso do Presidente Nyusi não trazia mais esperanças do que o do seu antecessor em 2005. A única coisa que ele pode fazer, é não bater o recorder AEG pela negativa.


Mugaza Waka Machel A pergunta que faço, como alguém vai erguer o seu quarto andar se o pedreiro que lhe roubou todo o material do terceiro andar, lhe chamou para fazer parte do seu conselho, será que é ser cego ou está a fingir que está interessado em construir?

5 · 5 saat

Gildo Afonso Kkkkk kkkkk, finalmente estou na boleia do seu pensamento neu ilustre. Posso ser um preguiçoso pensador, e me apelidares com todos adjectivos feios e satánicos, não sou académico, mas desta vez e sem pestanejar, eu alinhei-me com o seu posicionamento poe várias razões que não caberá mencionar aqui neste espaço. Abordaste o assunto de forma como o povo vê e sente(...)(...).

1 · 5 saat

Manuel Manuel Pinto Ahtaka Hehehehe


Manuel Manuel Pinto Ahtaka



Domingos Manecas Caro Egidio Vaz, acho que está tudo dito aqui, se o presidente não entendeu a mensagem desta vez, vais ter que desenhar da próxima! Este país está mal...




Daniel Costa $1.47 biliões (parte deste so' a dias declarado) hipoteca o futuro dos nossos filhos e netos. Quem tem medo do pedreiro que roubou material do quarto andar; responsabilizem-no pelo menos!!!

3 · 4 saat

Speed McMacajo Junior Elton Lubrino não te disse para não confiares quando alguém está fazer política ?ja viste ?nao sou profeta mas te disse que hoje vai aí amanhã vai aí ..depois aí ..assim sucessivamente..até onde lhes convém e se sentem confortados ..agora me entendes ?


Naldo Felipe Ndau Boa reflexão. Mais duvido que presidente Nyusi mova palha alguma pra resolver este rombo gigantesco , que de certa forma ele também fez parte porque aquando dos referidos empréstimos ele é que tutelava a pasta da defesa, se $ 787 milhões fantasma foram investido na defesa contra pirataria marítima ele tem conhecimento. Pela forma de agir do PR tudo indica que ele esta naquele cargo exactamente pra salvaguardar interesses obscuros de alguns camaradas. Agora pedir que ele faça algo num rombo que ele participou é no mínimo ridículo. É caso pra dizer Isso vai terminar nos comentários do Facebook, porque a procuradoria é inerte se o executivo naõ da o aval pra abrir uma investigação sobre esse tipo de caso nada vai fazer .


Ricardo Alage Eshi... Henwini pa!... I agora? Mamana wangoo! Haa hidlawile... Hidlawile...


Hobety Luys Muhamby Sempre o Ilustre Egidio Vaz a trazer o melhor de informação para os internautas. Parabéns pelo post


Argentina Dimande Mabuie Administração de Justiça só funciona na Africa do Sul. Em Moçambique só existe camaradas e cumplicidade. Palavras sábias, avante Dr. Egídio não recua quem sabe a sua voz um dia será escutada


El Patriota Perfeito, este é que é o mano Vaz.


Egidio Vaz KKK


Edgar Maidene Carmen Fumo


Filipe Dos Santos Simpatizo...


Nandinho Kadú Cossa Se PR Nyise ñ mover nenhuma palha, o país irá afundar num esgoto provocado por ele mesmo.


Carlos Batista Estão criadas aqui bases para uma profunda reflexão para o presidente Nyusi......!


Isaias Jaime Massango Sem comentário para um bom entendor meia palavra basta.


Isaias Jaime Massango Isto é o caos


Orlando M'sede Pedro Dada a polémica que os seus textos provocam em alguns de nós, que apreciação farão os fanáticos políticos deste país a este texto? Falo de todos. Só espero ler os comentários.


Osvaldo Moz Eu tambem "ando preocupado" com este Sr. Presidente. Ele e os poderes de q é chefe andam a choramingar ao inves de agir.


Francisco Faria Bitone



Laercio Eder Camal Mulima Esses só podem ser presos quando um dia este país ser governado por um outro partido.

3 · 4 saat

Elvino Dias Cota Egidio Vaz, obrigado pela excelente reflexão. Sei que isso não muda nada porque os nossos dirigentes fazem - se de surdos, mas é necessário

2 · 3 saat

Bayano Valy quanto eu saiba, a proindicus está inclusa no valor dos $850 milhões (a parte para a protecção). se for o caso, não há outros valores. 

__________________________________________
a proindicus é uma sociedade anónima, daí não se saber quem são os accionistas


Egidio Vaz És o primeiro a dize-lo. Os próprios governantes dizem o contrário de ti.


Bayano Valy foi e continua a ser um negócio obscuro. 


Evidence that the Ematum deal started life with national security in mind is strong. In February 2013, Credit Suisse produced a feasibility study for a maritime security project to accompany a $372 mn. state guaranteed loan to a Mozambican company called Proindicus SA, which is jointly owned by the Interior and Defence ministries and SISE. The loan was to fund a contract already signed between Proindicus and the Abu Dhabi branch of Privinvest Shipbuilding SAL (Holding). Privinvest owns 30% of Abu Dhabi
Mar and its owner is Iskandar Safa, the Lebanese businessman who is also CEO of Abu Dhabi Mar and believed to be a personal friend of the Guebuza family. The deal was a turnkey project to be paid upfront. It included the procurement of twelve interceptor vessels – the same number that has now been quietly delivered to Mozambique.
What appeared to begin as a $372 mn. loan proposal by Credit Suisse became $500 mn. for the Ematum project, which was then topped up to $850 mn. when Russia’s VTB Capital bank got involved. It is unknown exactly when the deal with Credit Suisse was signed, but it was many months before the official creation of the company Ematum, we hear.


Bayano Valy Africa Confidential
The fishing deal got fishier
10th July 2015
At vast public expense, the government is set to rescue the controversial state tuna-fishing company, Empresa Moçambicana de Atum (Ematum), from imminent collapse. On 18 June, Finance Minister Adriano Maleiane confessed to Parliament that the US$850 million bond the government is backing was a bad deal and needed restructuring. Yet the government is still holding on to the fiction that the tuna-fishing element of the deal is viable. There is no serious prospect of tuna fleet profits repaying even a tiny fraction of the money due on the bond, Africa Confidential's investigations reveal.
The tuna fleet, our research shows, was a fig-leaf designed to conceal a massive maritime protection and security deal from which senior figures in the governing Frente de Libertação de Moçambique expected to make vast profits. Frelimo may also
have spent some money from the deal to help ensure its controversial victory in last year's presidential election. The price of some of the vessels is so unfeasibly high, say fishing and naval experts, that it may be concealing the secret purchase of other
military equipment. It may also, they say, be covering up bribes and kickbacks.
The financial crisis into which Ematum has plunged the country is enormous. 'Once again, I am beginning to have nightmares about the Mozambican debt,' said Luísa Diogo, who was Prime Minister for a decade and before that, as Finance Minister, helped to negotiate a massiveforeign debt cancellation. Maleiane told shocked members of parliament that the total debt due on the
bond, which matures in 2020, will be $980 mn. when repayments start this year. Over the next five years, at least $235 mn. will have to be found every year and it is the public who is most likely to be
stuck with the bill because Ematum can generate only risible revenue.
The deals have saddled Mozambique with what naval experts have told AC are over-priced fishing vessels and naval patrol boats. Built by France's Constructions mécaniques de Normandie (CMN),
the patrol boats include untested 42-metre highspeed trimarans which one naval defence expert told us were unsuitable for the often stormy seas of the southern Indian Ocean. Although the 24 fishing vessels have now been delivered, the trimarans have not and there is a severe shortage of trained crews.
The interceptors remain a mystery; original announcements said Ematum would receive three. Twelve have arrived, we hear, but Ematum makes no reference to these vessels in its accounts. If these apparently missing assets have instead been reassigned
to the Ministry of Defence, it too has remained silent.
The expert thought the boats vastly over-priced. Very rough calculations using Ematum's accounts put the estimated price of each fishing boat at about $22 mn. and the trimarans at about $100 mn., depending on the level of equipment carried on board. The interceptors are not mentioned in the accounts.
Former President Armando Guebuza has attracted most of the blame and some Mozambicans, including Frelimo members, have even been calling for his arrest. Ex-Finance Minister Manuel Chang, who signed the Ematum deal in secret without it going through the proper channels in his Ministry or being debated in Parliament, is also in the crosshairs.
State guarantee
Mozambique may be ill-equipped to pay the interest due on the bond but the viability or otherwise of Ematum was of no concern to investors in the bond because it came with a state guarantee. Mozambique waived its right to sovereign immunity, meaning that it can be sued by investors if it does not pay. Last December, the International Monetary Fund deemed Ematum one of the country's two greatest fiscal risks and issued strong warnings about the potentially disastrous effect. Considered by the Fund to be sovereign debt because of the state guarantee, the $850 mn. used up a huge chunk of the total $1.5 billion that the government is allowed to borrow at commercial rates under its agreement with the IMF.
Last week, the IMF called for 'stronger controls' over state-owned companies in the fourth review under its Policy Support Instrument programme. This and a terse reference to 'macroeconomic policy slippages' are veiled references to the Ematum project, we understand. Behind the scenes, IMF criticism of the Ematum affair has been fierce. In order to maintain the Fund's approval, President Filipe Nyusi's government is to put all projects priced at over $50 mn. through a tougher approvals process.


Bayano Valy Under pressure from the IMF and bilateral donors, Ematum finally published its accounts on 1 June. They reveal that the company cannot make its first bond repayment, due this September, and made a loss of $25 mn. in its first year of operation, while interest due was almost $35 mn. Ematum managers have tried to explain the losses, citing start-up costs and an unfavourable exchange rate, but the message from the auditors was clear. Ernst and Young conclude that, 'the continuation of operations… is strongly dependent on a capital structure properly supported by the shareholders and/or by financial institutions, as well as the
achievement of profitable operations in the future.' They also draw attention to the 'loss of more than half the capital' of the company. The import of the auditors' words is clear: unless there is a big bailout or an operational miracle, the company will go broke.
State burden
The state, which as guarantor of the bond has been left holding the baby, can ill afford the repayments. It has already implemented an austerity budget this year to bring its ballooning deficit down from 10.4% to an estimated 6.5% of gross domestic product. The government is now directly responsible for repaying $500 mn. of the loan, which it has already been forced to make provision for in the state budget.
In December 2013 Chang, then Finance Minister, announced that the government would take on $350 mn. of Ematum's debt after controversy erupted over the fact that the deal included armed naval vessels. Ematum had been publicly presented as a fishing concern pure and simple. Chang claims privately, we hear, that he was under duress when he signed the state guarantee for the Ematum bond, which was not lawful at the time. Parliament hastily had to pass a new law raising the limit for a state guarantee from $6 mn. to $500 mn.
At first, the cost of all the vessels ordered was estimated at a little under $300 mn. This sum, the government confirmed, would buy 24 fishing and six patrol vessels. When it came out that national
defence was involved, the state was forced to take on some of the cost. Now, Ematum's accounts indicate that the cost of the boats is even greater and so is the part of the deal destined for maritime security. In May, the provision in the defence budget for debt originally incurred by Ematum was quietly increased to $500 mn. after further international pressure for transparency.
The deal
One suspicious aspect of the original deal is the fact that Ematum spent all of the $850 mn. in one go, instead of scheduling payments over time and making them conditional on suppliers meeting their obligations. The contract is with Abu Dhabi Mar LLC, based in the United Arab Emirates' capital and parent company of Cherbourg-based CMN. As matters stand, there is no money to pay for fishing infrastructure or to staff and train the patrol boat crews.
Ematum's Chief Executive Officer, António Carlos do Rosário, has no known qualifications for running a maritime organisation. He is an officer with the feared intelligence service, the Serviço de Informação e Segurança do Estado. Although SISE's social security fund, the Gestão de Investimentos, Participações e
Serviços (GIPS), part-owns Ematum, Do Rosário seems to owe his job to his position in the Frelimo elite rather than to his expertise. 'This is the first experiment in Mozambique of a company like ours,' he admitted to a local newspaper, without apparent irony.
He has not been asked, and has not defended, the extraordinary decision to spend all the company's capital so early in its history and with no provision for recurrent expenditure such as training and salaries. Ematum has already announced that it is laying off staff because of the shortage of funds and the SISE link may be affecting the zeal of government members for scrutiny. Thinly veiled threats about the personal safety of those in government judged to be too inquisitive about Ematum have already been
made, according to a government source.


Bayano Valy Pricey boats
Reports from security sources in Mozambique say the single-hulled interceptor vessels – essentially, militarised speedboats – are using second-hand or refurbished materials. These interceptors cannot have cost Ematum as much as a completely new vessel: a figure of $100,000 per boat is what our sources suggest. Ematum's statement in its accounts that 18 vessels (15 fishing vessels and three trimarans) cost $635.5 mn. makes little sense. Original announcements placed the value of these same vessels plus twelve more at just $300 mn. The costs seem to be rising even though the equipment is not even brand new. When Chang announced the state was taking on the cost of the naval vessels, it was assumed that the remaining $500 mn. from the bond issue would be used by Ematum for hiring, training and building operational capacity. Yet Ematum has made it clear that all the money was spent on equipment.
In its accounts, Ematum lists the five fishing vessels it had received at that point as its own assets. In the apparent confusion of how the assets and debt are allocated, there is another glaring anomaly: the high value of the five fishing vessels. Ematum lists its tangible assets as worth just under $210 mn., $113 mn. of which covers these five vessels. This values each vessel at a highly improbable $22.6 mn. Commercial fishing experts who have observed the boats in Maputo port say they are old models, built with re-used
steel hulls and not worth more than $500,000-$1 mn. each at most. (Steel hulls are not used in modern trawlers because lightweight hulls permit large savings on fuel).
The figures are equally implausible when the naval vessels are accounted for. The three trimarans, which are experimental and use the latest technology, could not possibly be worth enough to make the figure of $635.5 mn. for the trimarans and 15 fishing vessels remotely plausible. All of this has led to intense questioning about why the boats should appear to be so expensive.
Missing equipment
There has been speculation about why not all the vessels are accounted for in the Ematum contract and that other, secret arrangements are in place. 'It's my guess some ex-generals dreamed up a scheme to run a maritime security operation that they imagined would make them a great deal of money from protection of the offshore gas rigs,' one seasoned observer told AC. 'But they didn't plan it correctly and now they find themselves with a lot of pricey boats and no one to sail them.'
Lawyers who have looked at the discrepancies say that the logical explanation is that there is some kind of 'side contract' or additional, secret contract that accounts for the rest of the equipment. It could include, for example, the price of the reconditioned MiG-21 fighter-bombers and German radar sets that Mozambique is reported to have purchased. The state has taken $500 mn. of the Ematum loan into the defence budget and that suggests the money may have been used for other military
purchases.
The loan participation notes issued to investors by Credit Suisse mention only 27 vessels, not 30, which could mean that from the start, the interceptors and other equipment were not intended to be openly attributed to Ematum despite being bought with the company’s money.
Banks and bonds
Credit Suisse managed the original bond. We hear it is considering extricating itself from the deal on the grounds that it did not realise that the bulk of the money would be spent on defence equipment. A risk for the bank is that investors may complain they believed they were investing only in a civilian fishing fleet.
Evidence that the Ematum deal started life with national security in mind is strong. In February 2013, Credit Suisse produced a feasibility study for a maritime security project to accompany a $372 mn. state guaranteed loan to a Mozambican company called Proindicus SA, which is jointly owned by the Interior and Defence ministries and SISE. The loan was to fund a contract already signed between Proindicus and the Abu Dhabi branch of Privinvest Shipbuilding SAL (Holding). Privinvest owns 30% of Abu Dhabi
Mar and its owner is Iskandar Safa, the Lebanese businessman who is also CEO of Abu Dhabi Mar and believed to be a personal friend of the Guebuza family. The deal was a turnkey project to be paid upfront. It included the procurement of twelve interceptor vessels – the same number that has now been quietly delivered to Mozambique.
What appeared to begin as a $372 mn. loan proposal by Credit Suisse became $500 mn. for the Ematum project, which was then topped up to $850 mn. when Russia’s VTB Capital bank got involved. It is unknown exactly when the deal with Credit Suisse was signed, but it was many months before the official creation of the company Ematum, we hear.
When the Ematum deal was first struck, there had been much talk in Maputo security circles about government obtaining arms to defend the country and its oil resources. Many of those familiar with the deal believe that, far from being a tuna company that acquired a security dimension, this was an arms deal all along. The tuna fishing was added later on as cover, these sources say.
Unique
The deal was unique in the speed at which it unravelled and the lack of forethought put into it. Many attribute this to the high level of secrecy and how rapidly Guebuza pushed it through. That is typical of bond issues in many developing countries, where powerful politicians can borrow money for pet projects, with potential corrupt benefits, and leave the consequences to future leaders.
Copyright © Africa Confidential 2015


Egidio Vaz Bayano Valy check the latest: http://goo.gl/M2N2OJ



ZİTAMAR.COM


Bayano Valy o problema deste artigo é que não cita a fonte do tal empréstimo adicional, e muito menos alguém do governo.
ainda estou à espera de ver uma fonte do governo a dizer o "contrário de mim".


Egidio Vaz Bayano Valy o artigo da Zitamar cita a Washington Post, citando fontes da Credite Suisse AG Group, os credores. Falei hoje com um dos dirigentes envolvidos que me confirmou tratar-se de empreendimentos distintos SIM. Qualquer desmentido não passará disto mesmo. Desmentido.


Egidio Vaz Mesma noticia da fonte original: http://goo.gl/JCfgmO



WSJ.COM|EKLEYEN: MATT WİRZ AND JULİE WERNAU


Tony Mondlane Tudo tornou se vuku vuku pahhh.


Victor Taela Boquiço Boquiço Se o pedreiro ou o impreteiro descobre k alguém fez mal o projecto k xta para executar tenque comunicar os de direito para terem conhecimento si não acham ate mal como não sendo bom mestre


Assane Assuade Gente, a Frelimo pouco valorizaria ideias de pessoas que ao menos lavam botas da comissao politica o membros do governo, na verdade Egidio quando lhe convem fala para valer, mas o que vale se daki a pouco ele mesmo vai se cotradizer? Alguem tem duvidas para onde vamos? Ja falamos isso a tempo, ainda que o Yakub Sibind ja havia dito. Gente, sempre vos digos, preparem-se para um novo Xicafo...


Zacarias Matope Matope Pela primeira vez que o sr Vaz fala a favor da justiça.

É isso que queremos.


Manuel Juma Dou nota 10 Sr Egidio Vaz,,,um Dia comentei e Acho k entendest email Como estivese contra,,, se realmente o Pais Esta mergulhado em dividas nao clarificadas,, nose corremos o risco d ter um moçambique nao lama pk o's verdadeiro responsaveis pelas dividas nao clarifocadas Sao donos d empresas e mansoes em todo canto De pais,,,isso é sabotar o povo


Isequiel Caetano Como e possivel que tenho dois financeamentos para o mesmo proposito(protecao costeira) logo, sendo verdade, estamos perante uma burla autentica. Eu nao compactuo com isso. Os Mocambicanos estam presos e mortos. Sinto pena de papagaios k aparecem para defender um regime desses


Nando Chimene Sr: Nyise mim desculpa.

4 · 3 saat

Idelfonso Djedje Me curvo à esta aula! Obrigado por poder ler algo Valioso esta semana.


Jorge Magalhaes Gud! É bom saber que o alicerce para a revolucao pacifica em Mocambique esta a cada dia ficando forte e solido! Julgo que o nosso estadista mal dorme nem tao pouco come, uma vez que o nivel de descontentamento é geral! Bem haja Egidio Vaz e parabens pelo testo!


Zeferino João Encontrei aqui o consolo, dado que esperava ouvir alguem com conhecimento a ajudar o presidente amarrado e sem futuro politico brilhante. Dr Egidio, um abraço e continue ajudar o jovem presidente a tornar se presidente que almejamos.


Alfredo Muianga Até podia ser mais, isso nao escandalizaria a ninguem, na altura estava encontrado o inimigo numero 1 do povo moçambicano, "a pobreza absoluta" o valor voi empregue na luta contra este mal. Ha ai alguem que duvida Moçambique tenha deixado a pobreza para a historia? Eu vejo o desenvolvimento no meu Pais e nao me arrependo de estar a pagar a divida.


Teixeira Teté da Silva Misericórdia

1 · 2 saat

Badjai Namdhasse ish...

1 · 2 saat

Rebordao Rassul



Emmanuel De Oliveira Cortês Egidio Vaz, você é um actor social interessado em promover a democracia em sistemas de partido dominante como Moçambique? Entõ façao que Ken Greene escreveu em seu livro publicado em 2007 (https://play.google.com/books/reader?id=ZC3Fa1EAFRUC...), com citações abaixo


Job Mutombene Mutomoz Que se prenda o Guebuza


Lucas Chichava Quem se cala diante de um mal feito, partilha do mesmo.

2 · 2 saat

Snuff Axl Roses basta levaremos o manuel chang ao tribunal .vai revelar todo esquema


Elton Lubrino Speed McMacajo Junior a ser verdade, é um texto com cabeça, tronco, membro e como cidadão, tem o seu direito, não vejo nada de mal nisso nem um possivel relacionamento com o nosso debate anterior.


Speed McMacajo Junior Hahahah então vc não sabe o que diz ..boa tarde


Rutuane Valgy Lava jato mesmo que tarde um dia chega a Mocambique, nao sei com que nome.


Carlos Felisberto Sozinho análise


Celso Cossa O meu entendimento e' de que não haverá esclarecimento do que aconteceu no negócio por detraz dos creditos suiços. Porquê:
a) Segredos militares relacionados,
b) Desvios para benefícios pessoas dos intervenientes do negócio, e
c) Cumplicidade do actual governo no escândalo financeiro.


Eddy Waku Lombëla Eu até acho que nem era preciso prender o Guebuza desde que ele mesmo tome a iniciativa d vir ao público falar bem alto a todo povo Moçambicano assumindo o roubo referenciando todos os cumplices e d seguida devolver a mola em 45dias e mais 60dias a pagar uma multa n valor d 100milhões d meticais so isso nós ainda podemos lhes perdoar, do que andarem aí nas costas do Nyusi a lhe coçar para ir na linha da frente cm ideias militares so para culparem um actor que nada tem haver cm os dinheiros desviados.


Antonio Romao Cossa Um dia desses teria afirmado k Nyusse seria o pior presidente k este pais ja teve. Mas n por ser inapto, mas sim por estar rodeiado dos supostos libertadores da patria. se for a se prender manuel chang e vakina eles podem dzer pra onde foi o dinheiro do povo


Ismael Palma Na China, isso não aconteceria, temos que dar um basta. E são esses mesmos enganadores do povo que se gabam de geração de Y K W, e no fim só nos dão dividas


Geraldo Manjate nem vou comentar para nao causar ruido, parabens Egidio Vaz


Juma Mussagy Abdul Mutualibo You are most welcome Mr Vaz. Esta é na realidade uma aula de quem percebe e domina a matéria. Estou muito feliz e orgulhoso de si pela coragem e frontalidade. Tem se dito por ai que se algo não funciona troca. Porquê vou insistir em algo quando só me dá prejuízos.


Ismael Palma Ainda nos dão nome de geração da viragem, melhor nos darem nome o nome da geração d pagadores de dívidas que não consumimos

1 · 1 saat

Manhas Elao Manhas Catucha Quissico quando tiveres tempo de uma olhada

1 · 1 saat

Marzina Mamudo Jamal Bem dito tomara tivéssemos pessoas assim tá de parabéns ,leia isso Sr presidente


Mendinho Mendes Um texto literariamente bem escrito, conteúdo bem discutido. Oxala que o visado aprenda com este ditado. Bem haja Emidio.


Esmenia Mutimba



Savage Thomas Sankara Rich Eh nessas ocasioes que dava tudo para ser deportado, mas damn, eu faco parte deste filme. 

Well done Sr. Vaz!


Paulo da Conceição Acho que isto é tudo mentira: O Tal Wall Street não existe, não houve empréstimo de um centavo sequer, as pessoas gostam de colocar o Estado contra o povo e o povo contra o Estado! Mas juro; se for verdade, que a PGR se demita em bloco!!! Aqueles magistrados terão credibilidade se se demitirem, pois investigar mesmo, haaaaaa nada!! Ficaremos na mesma.

1 · 57 dk.

Manuel Arsenio Manuel Puxa!! 
Mano Egídio Vaz, sempre escreveu artigos que dividi opinião, mas desta vez..., phammmmmmmmm
Estamos todos calados e consciente de qual será o futuro do nosso país

2 · 54 dk.

Jaime Manhique Mas como levar chang ao tribunal se do lado esquerdo precisava da solicitação do ministro da defesa. ... que estava nesta cadeira na altura. ..... Até hoje nada vai acontecer😈


Joaquim Vasconcelos Grande analise, nunca e jamas li um artigo com tamanho sabedoria e conhecimento de causa nacional. Est artigo nao deve ser lido so nas redes socias mas sim ser entregue pessoalment aos membros do governo. Essa analise, critica ou indignasao nao e so d Eugidui Vaz mas sim do povo que ve o seu pais sendo deufradado pelos seus politicos. Parabens mano

1 · 16 dk.

Eugenia Sousa Meu Deus ,acho que vai entrar LAVA JATO em Moçambique , até Messi tá mal...


Comatiporte Jaimito A liçao de moral que fazia mençao de menimo vaz levou ao egidio vaz mostrar que tambem muda de cor e torna se academico, provando que n è totalmente escovinha
20 h · AddThis Sharing · 
Os credores da EMATUM informaram o Governo moçambicano que para além dos $850 milhões emprestados a EMATUM, deram mais $787 em 2013 totalizando $1.47 biliões. Significa que o governo de Guebuza mentiu ao povo moçambicano e aos parceiros económicos a Moçambique.
Agora as perguntas: porquê o governo mentiu ao povo e aos parceiros económicos, incluindo o FMI e Banco Mundial?
Qual é a real situação económica deste país?
Porquê o receio em desvendar a verdadeira situação económica nossa?
Tuna and Gunships: How $850 Million in Bonds Went Bad in Mozambique, Read most current stock market news, Get stock, fund, etf analyst reports from an…
MORNINGSTAR.COM



GostoMostrar mais reaçõesPartilhar

Comments

Estevao Pangueia Certo, o Governo deve fazer um comunicado ao país, dar a conhecer ao povo e parceiros em que situação política e econômica o Estado se encontra, e que caminhos a seguir.

Gosto · 1 · 19 h

Jose Banze Ja sabemos que o estado da Nacao e bom..

Gosto · 7 h

Titos Mota Estamos lixados

Gosto · 1 · 19 h

Egidio Vaz Proindicus é a empresa do estado que beneficiou do empréstimo.

Gosto · 3 · 19 h

Assane Assuade Egidio, cala-te, vinhamos te informando desde a sua infancia que um dia acordaremos com mocambique vendido e o povo penhorado, tu dizias que eramos invejosos...agora prepare-te para um novo Xicafo.

Gosto · 3 · 19 h

Egidio Vaz O que sabe?

Gosto · 19 h

Raúl Salomão Jamisse Não é por acaso que as escaramuças de Gorongosa devem continuar porque justificar tamanho endividamento em paz é muito (in)compreensível.

Gosto · 14 · 19 h



Gosto · 19 h

Juma Aiuba Egidio Vaz, essa empresa faz o quê?

Gosto · 19 h

Egidio Vaz Segurança marítima. Em teoria. É o que se sabe publicamente

Gosto · 19 h · Editado

Juma Aiuba Hehehehe... Não sei por quê minha mãe não me teve em Malawi. Era só sair da Maganja da Costa, entrar para Gurue via Mocuba, chegar no Milange e atravessar a fronteira. Eu seria Malawiano.

Gosto · 11 · 19 h



Eduardo Mazive Dinheiro para africanos vai logo para mais guerra e nunca para mais progresso!

Gosto · 5 · 19 h

Hobety Luys Muhamby Póóóchas... Eu acho que Guebuza e a sua gang deviam ser responsabilizados por terem cometido este tipo de crime.

Gosto · 1 · 19 h · Editado

Álvaro Xerinda Uma vez eu disse que o governo não conhece o real estado económico de Moçambique

Gosto · 4 · 19 h

Lidimba Junior Guebuza roubou e enganou muito os mocambicanos e merece cadeia

Gosto · 6 · 19 h

Nadya Sive Yuuuuuuuu... Epah!

Gosto · 1 · 19 h

Chande Puna Devia ir pra cadeia

Gosto · 2 · 19 h

Mussá Mohamad Onde está Guebuza e Chang?

Gosto · 4 · 19 h

Luis Nhachote O incrível no meio de tudo isso, é você andar pelas bandas de Romão e não encontrar aviário de dimensões gigantescas, cuja a fama das aves da família de palmípedes, geraram riqueza. Saias do cinturão de maputo, e pato no menu...só por sorte. 

Esse história de "não ter medo de ficar rico" é um equívoco do verbo ROUBar

Gosto · 17 · 19 h

Egidio Vaz Estou a ficar nervoso mano. Está difícil planificar

Gosto · 19 h

Luis Nhachote Por ora vai exercendo o sacramento direito de indignação. É o que sobra até aos próximos momentos, de cinto apertado ..

Gosto · 4 · 19 h

Weiss Mocalacha Custa julgar esse mal negocio e condenar as pessoas.

Gosto · 19 h

José Henriques Tá-se mal...

Gosto · 1 · 19 h

Manito Nixon OS SENHORES DA JUSTIÇA DE QUÊ É QUE ESTAO A ESPERA PARA JULGAR O CRIADOR DE PATOS E LADRAO DA EMATUM???

Gosto · 19 h · Editado

Adilson Mahomed Tajú Isso inclui o Ministro da Defesa de outrora? Você se lembra quem era o dito cujo? Por andará malfadada figura?

Gosto · 18 h · Editado

Jose Banze A Sra Procuradora que estava a contrariar uma ordem do Ministro do Interior na semana passada, a bater no peito a dizer ao policia "eu sou procuradora" que venha agora fazer o trabalho que verdadeiramente lhe compete.

Gosto · 7 h · Editado

Miguel Julio Madeira Realmente o povo esta endividado ate ao pescoco! O mesmo povo nao ve nenhum beneficio desses grandes negocio em palavras simples nao ha nada.

Gosto · 1 · 19 h

Almeida Meque Gomundanhe Muito triste...

Gosto · 19 h

Manuel Matola Egidio Vaz, a resposta é simples: mentiu porque é/foi um Governo inapto, falso e incompetente. A verdade nunca chegou para atingir o que pretendia durante o mandato: governar. Quem dirige uma Nação com competência não precisa omitir, nem mentir tanto assim para tentar alcançar os seus propósitos. O pior disso tudo nem é o nosso passado de governação mentirosa. É o facto de um dos mentores ter ascendido ao cargo de chefe de Estado. Por isso, nada nos pode fazer crer que não vive(re)mos mais tempos de aldrabice para nos convencerem que o país é um sucesso. Já nem me indigno, nem me revolto. Sinto pena de gente que não sabe ser. Boa noite.

Gosto · 3 · 19 h

Jorge Ferreira Egídio,ainda vai descobrir mais buracos.Admiro-me como você não sabia...

Gosto · 3 · 19 h

Egidio Vaz Você já sabia? Se há mais partilhe por favor

Gosto · 3 · 19 h

Tomo Valeriano Isto está cada dia ficando mais cinzento. Hitaya kwine?

Gosto · 19 h

Arsénio Matlombe Casa de banho já dilikou.

Gosto · 11 h

Euler Gente De Mocuba Mas OBOVIO estava lá. ..Quem pagou aqueles barcos modernos e sofisticados do ministério da Defesa? A tal empresa faz parte do universo MONTEBINGA que pertence ao Ministério da Defesa.

Gosto · 10 h

Rui Abudas Estamos hipotecados!!

Gosto · 19 h

Afonso Beula Egidio Vaz, investigando nos Panamá Papers

Gosto · 19 h

Elvino Dias E para a minha tristeza. Como uma dívida dessa natureza pode ser negociada à revelia do povo?

Gosto · 2 · 19 h

Benjamim Muaprato o que é o povo!???

Gosto · 10 h

Raul Novinte Caro Egidio Vaz, o governo mentiu ao povo moçambicano porque está convencido que o povo moçambicano é burro, e que eu e você e mais outros cidadãos por aí não vamos questionar. O governo moçambicano sempre dirigido pela Frelimo se acha proprietário de Moçambique faz e desfaz. Tem um parlamento com uma maioria da Frelimo tipicamente estática e imoral. Parlamentares que só vão no parlamento para defender os interesses do governo e os seus interesses pessoais. Parlamentares que não fiscalizam mas sim concordam com tudo o que o governo fala e planeja fazer. De outro lado você tem um sistema judiciário que quase não existe. Uma procuradoria tipicamente da bandeira vermelha, uma policia complicada e cúmplice. Em fim Moçambique tornou-se refém da Frelimo e a Renamo lutando dia e noite para liberta-lo da situação. Infelizmente muitos de nós mantemo-nos cegos na defesa das constantes irregularidades cometidas pela Frelimo só porque temos o medo de morrer ou de perder o nosso pão vulgo (emprego). Onde vamos com esta situação?

Gosto · 20 · 18 h · Editado

Moniz S. Walunga Estimado Raul Novinte, e' verdade tudo o que escreveu no seu post. So quero contribuir dizendo que se for a reparar nos parlamentares da Frelimo, a maior parte dos deputados foram governantes antes de ocuparem a cadeira de deputado(a)! Analisando bem, e' precisamente para eles poderem defenderem as falcatruas que cometeram como governantes e auto-protegerem-se uns aos outros e tudo ficar em baixo da cadeira! Onde esta' o Manuel Chang? No parlamento. Onde esta' Alberto Vaquina? No parlamento, etc, etc! Assim, como e' que um governante que cometeu crimes durante o seu anterior cargo como servidor publico pode auto-condenar-se?! Impossivel! Dai que tudo fica escondido fazendo de conta que tudo esta' bem e a impunidade fica garantida com total imunidade. Que tal uma lei que proibe antigos governantes de serem deputados por um periodo de 10 anos ao inves de sair hoje do governo e dia seguinte ser colocado como deputado?

Gosto · 7 · 15 h · Editado

Raul Novinte Moniz S. Walunga Um bom acréscimo e boa boas observações meu caro Moniz S. Walunga

Gosto · 1 · 17 h

Rauna Ibrahimoi Vão arder no mármore do inferno, esses.

Gosto · 19 h

Arsénio Matlombe Enquanto não chegam ao inferno, nós vamos vivendo o tal do inferno.

Gosto · 2 · 11 h

Rauna Ibrahimoi Infelizmente

Gosto · 1 · 10 h

Dercio Cumaio As mentiras da verdade...

Gosto · 4 · 19 h

Joao Fulana Kkkkkk, true lie made in Mozambique.Ver tradução

Gosto · 1 · 18 h

Cristiano Manejo Huuummm isso tbm ja xta d+, ainda vamos fazer vista grossa e ouvido d mercador perante essa denuncia ?

Gosto · 19 h

Nelson Badaga Badaga "Proindicus" tenho que conhecer mas esta empresa.

Gosto · 1 · 19 h

Jose Banze Deve ser mais uma ficticia com sede no Panama...

Gosto · 8 h



Gosto · 19 h

Araujo Godinho Como pença mano!!!

Gosto · 19 h

Mestre Jojo Boa Noite Tio Egidio ( devolta a ribalta ) kkkkkkk

Gosto · 2 · 19 h

Laercio Eder Camal Mulima Cadeia é para ladrão de Galinhas.

Gosto · 2 · 19 h

Kuyengany Produções E ainda dizem que quem não quer Paz é o bom do General

Gosto · 1 · 19 h

Egidio Vaz Duas coisas diferentes

Gosto · 1 · 19 h

Kuyengany Produções Não acha Doctor que a caça as armas da Renamo seja para nos distrair deste Rombo? Just a thought Mr Professor

Gosto · 1 · 19 h · Editado

Kuyengany Produções "OPERAÇÃO QUEIMA ARQUIVOS! Ainda vocês ainda têm duvidas? 
Provocar uma guerra para encobrir rombos financeiros..." Sibindy

Gosto · 2 · 19 h · Editado

Benedito Mohua Tou preocupado com a falta de verdade sobre o uso de dinheiro publico. Issa informacao deve ser transmitida em todos orgao de comunicao para apertarmos cinto pois os proximos tempos serao piores.

Gosto · 19 h

Mario Albano Saene Estamos num País de padza e da marabenta e acredito que já estamos vendidos

Gosto · 19 h

Percina B. Mulungo ...!...?!!?

Gosto · 19 h

Yaqub Sibindy OPERAÇÃO QUEIMA ARQUIVOS! Ainda vocês têm duvidas? 
Provocar uma guerra para encobrir rombos financeiros....

Gosto · 26 · 17 h · Editado

El Patriota Aguardo serenamente pela sua intervenção caro professor Juliãopara rebater este equívoco. Diga ao mano Vaz, que tudo não passa de invenção dos apóstolos da desgraca. O nosso país foi competentemente gerido nos últimos 10 anos. Diga-o que foram tempos de transparência e prestação de contas, enfim tempos de justiça.

Gosto · 11 · 18 h · Editado

Kuyengany Produções Só agora me apercebi que já não faço parte da lista de amigos do Professor. ...tava numa de um Tag. ..

Gosto · 1 · 19 h

Evaristo Cumbane Tamos na lama pessoal....ah..dirigemtes desta era. O que ek esperariamos daquele team?

Gosto · 19 h

Sergio Ribeiro Sério? Lava ATUM já!!!

Gosto · 4 · 19 h

Helio Thyago Krpan A ser verdade, a situação será catastrófica para o país. Se já estava mal, agora sujou.

Gosto · 1 · 19 h

Francisco Pacheco Chigogoro NOS Paises ONDE A JUSTICA NAO E MANIPULADA COM O PODER POLITICO, OU QUE OS POLITICOS FAZEM DOS HOMENS DA JUSTICA MATREQUILHOS ,ESSES SANGUESSUGAS ESTARIAM TODOS A VER O SOL AOS QUADRADINHOS,A JUSTICA SUL AFRICANA COMO FUNCIONA ,o amigo deles vai ter que develvor o que queria roubar aos sul africanos,mais como em Mocambique estamos perante uma teia de criminosos,gatunos de cima para baixo nada ira acontecer

Gosto · 2 · 19 h · Editado

Octávio Zimbico É uma brincadeira de muito mau gosto.

Gosto · 19 h

Alberto Samuel Maherero Tosh Ainda há quem distrai as atenções dos menos entendidos... Focando as baterias para o lado contrário. Hehehehehheee

Gosto · 1 · 19 h

Manuel Mahagaja Até que um dia nasça em Moz um Juiz tipo Mouro do Brasil.

Gosto · 2 · 19 h

Chabir Ibraimo Porcaria de governo.

Gosto · 19 h

Meque Magira Estamos ferrados!

Gosto · 19 h

Nairinho Mabote Sem vaselina

Gosto · 5 · 19 h

Dino Nove kkkk

Gosto · 18 h

Fernando Striker 1.47 bilião* é muito dinheiro. É um investimento a ser feito na agricultura!

Gosto · 19 h

Teixeira Teté da Silva Só lamentamos e nada mais.

Gosto · 19 h


Gosto · 19 h

Jaime Carlos chegaremos a situacoes em que mesmo os que defendiam que no negocio dos barcos nada de anormal existe nao terao mais argumentos para suportar a sua posicao. o mais agravante eh o silencio do parlamento quanto a esta situacao. caso para perguntar de que accoes do governo este parlamento fiscaliza? estamos todos a pagar muito caro por este negocio que se junta ao conflito, que pode ser pretexto para simular a verdade economica deste paiis.

Gosto · 1 · 18 h

Simões António José O Unay Cambuma foi dos primeiros a divulgar este descalabro mas, muitos o chamaram de mentiroso, palhaço, otário e etc de nomes. Acredito eu que a quantia pode até ser maior que isso, enfim, coisas da nossa pérola do Îndico. Agora a questão é, qual é o paracetamol para tamanha mentira? Que tal um " lava atum?" Hummm?

Gosto · 4 · 18 h

Jaime Micael Souto Tembissa Essa é a metade da página 1 do livro dos podres dos nossos empregados.

Gosto · 1 · 18 h

Ismael Chutumia Repugnante

Gosto · 2 · 18 h

Xavier Antonio Os governos moçambicanos prestam contas ao povo? Talvez os futuros.

Gosto · 2 · 18 h · Editado

Alberto Junior Esse é o mano Vaz que conhecemos, muito obrigado

Gosto · 18 h

Oscar Joaquim Kkkkkk. Este povo, este povo. Se amanhã fossem eleições todos vós estariam ostentando dísticos e camisetas nas sedes dos camaradas a comerem carne etc e votarem neles. Cobardes

Gosto · 4 · 18 h


Gosto · 18 h

Jose Banze Infelìzmente e verdd... vendemo-nos po muito pouco...

Gosto · 8 h

Xadreque Marizane Kadzanja Sera k na academicos para fazer ver todos esses mal e deixar a olho desarmado? Muitos academicos me parecem que deixam para ultimo povo aquele povo da verdade k so sabe sofrer. Sera k nos academicos n somos capazes ? Vejam situacao de Zuma!

Gosto · 18 h

Jorge Garfo Estamos enterrados! Alguem nos acuda, por favor...

Gosto · 18 h

Mario Fernando Jamaldine Fumo O que mais me irrita é que sabemos quem o ladrão e nao fazemos nada, o governo nao tem mesmo matéria pra prender quem delapidou este estdo? Ao envez de deportar estrangeiros porque nao prendem os verdadeiros prevaricadores desta nação?

Gosto · 2 · 18 h

Cacau 'hts' Soares Dolares ou meticais?

Gosto · 18 h

Xadreque Marizane Kadzanja Kem rouba patos e so lhe deixar. Nossa vida ta mal por isso nao pela tensao , tensao e secundaria. 25 DE ARROZ 1000mt e o que?

Gosto · 2 · 18 h

Hadgy Saimone Panamá books já vem ai...os offshores e paraísos fiscais serão investigados mundialmente a todo gás. Juiz Moro precisa-se urgente na nossa terra

Gosto · 4 · 18 h

Fortunato Jose Guicole Hoje vou dormir e curtir bem minha cama porque amanha é capaz de virem levar, venderam o país.

Gosto · 18 h

Mateus Joaquim Mutembué É simples, as instituições de direito, devem colocar g'bas na situação em que zuma se emcontra.....

Gosto · 1 · 18 h

Humberto Filipe Para isso e' preciso tomates..... e os que ca ha vem da RSA !!! 

Gosto · 1 · 18 h

Ernesto Nhaule Porque nao seguimos o exemplo da RSA e do Brazil?

Gosto · 18 h

Maria Do Ceu Antonio Nome povo que muitos usam povo, povo beneficia e enriquece aos mais beneficiados sentados nas bancadas financeiramente e o dono do próprio nome povo a sofrer, magrinhos com preocupações de não ter tecto, comida, crianças não estudam e nas estradas são mortos de qualquer maneira.!!!?

Gosto · 18 h

Augusto Gildo Buanaissa Egidio foi quem mais elogios teceu a governação do Guebusa e até ao próprio Guebusa. Não sei qual é o espanto.

Gosto · 1 · 18 h · Editado

Idalino Uache Pk ainda não sabia dos podres do tio patinhas.... Kkkk

Gosto · 18 h

Egidio Vaz Pare com este tipo de opiniões e comentários. Não apenas são inúteis como mostram quão ideologicamente amarrados estão. Então, o facto de um dia ter elogiado a sua governação impede-me dê questiona-lo? Tudo do bom que aconteceu deve ser mencionado como tal. E tudo do mal idem. Só finge quem é partidário, interessado em colar o adversário à parede para fins eleitoralistas

Gosto · 6 · 18 h · Editado

Tomás Coana Muito bem meu caro. Vamos remar pra frente.

Gosto · 18 h

Augusto Gildo Buanaissa Na altura, num dos teus elogios eu mencionei que tudo que parecia ser de bom era aparente e até fundamentei a minha opinião e não me lembro de ter uma resposta, aliais, maior parte dos meus comentários com perguntas concretas você não responde. Eu até posso ter alguma apreciação partidária, mas tento o máximo possível não me deixar influenciar por tal, no entanto o meu descrédito pela frelimo e seu governo são gigantescos, tudo por conta do sofrimento desnecessário dos meus compatriotas. No fundo eu e você até poderemos ter de abdicar de muitas coisas, para pagar essa dívida, mas provavelmente iremos comer. Só não digo o mesmo dos outros. Mas tudo bem... Se você acha meu comentário inútil, pode apaga-lo ou até mesmo pedir-me para apagar.

Gosto · 5 · 18 h · Editado

El Patriota O que é de bom que foi feito naqueles longos e tenebrosos 10 anos, mano Vaz?

Gosto · 17 h

Egidio Vaz El Patriota se não houve nada de bom então não vale a pena perguntar a mim. Eu não respondo a este tipo de perguntas retóricas.

Gosto · 1 · 10 h

Egidio Vaz Augusto Gildo Buanaissa as suas respostas foram cabalmente respondidas e eu proprio redigi aquele elogio em pontos specificos. Os dados mostraram por exemplo, que em termos de infraestrutura, Guebuza fez mais do que Samora e Chissano juntos. E faz sentido tecer este elogio porque não fez aquilo com dinheiro roubado. Fez aquilo com nossos impostos ou dinheiro emprestado em nosso nomes. Ora, o que ele fez de mal eu não inclui ou não omiti. Se quiser ser influenciador saiba dar o feeedback. Este princípio encontra-o em qualquer manual, seja religioso (que es um deles), seja em ciencia política até nos maquivelicos.

Gosto · 2 · 10 h

Augusto Gildo Buanaissa Na altura sustentas-te a sua tese nas infraestruturas públicas (maior número em Maputo) e no número de carros particulares nas estradas de Maputo e eu lembro de ter dito que deveríamos medir esse desenvolvimento em termos de comida na mesa, acesso à saúde, ao transporte público, a educação (fiz menção de crianças a estudar de noite), a possibilidade de poupança e sei lá oque mais.... Não podemos dizer que Guebusa trabalhou porque inaugurou um ou dois edifícios que foram iniciados na época de Chissano. Na verdade a pobreza aumentou no mandato de Guebusa (drasticamente), não só urbana como rural. Que tipo de elogio merece alguém que piorou a vida da maioria dos Moçambicanos?
Também disseste que Guebusa era mais aberto a críticas porque maior número de críticos apareceram na sua época. Na verdade Guebusa foi quem mais insultou e hostilizou aos seus críticos.

Gosto · 2 · 9 h · Editado

Felisberto Mequissone Shuga Assusta-me o custo de vida agora e a crise em que estamos mergulhados. Não sei se o subordinado do povo S.Excia Presidente NYUSI consiga reverter isso, ainda mais com essas descobertas desvendadas por #EgídioVais

Gosto · 9 h

Refillerboy Mwahosi Ainda Nyusi carregou Guepatos pra ser conselheiro do estado.....tlaaaa bando de ladroes...juro

Gosto · 1 · 18 h

Mussá Mohamad Não foi o Nyusi,...é o facto de ele ser antigo presidente da República que lhe dá esse direito...é de lei.

Nyusi tem seus pecados...mas sejsmos justos, esse não é dele...não se trata de nomeações, como acontece com ministros,vice ministros,governadores,adiministradores e outros cargos...

Gosto · 8 h

Refillerboy Mwahosi Hummmm congratular a vossa lei...mas salientar que nem tudo que esta na lei deve se seguir.....ningue merece consumir algo podre porque esta estabelecido na lei

Gosto · 8 h

Ussene Muacona O povo sempre na miséria e um punhado de gente cada vez mais rico.Que pena para o patrao (povo)! O povo é pra ser usado.

Gosto · 18 h · Editado

Idalino Uache Agora é k xtamos na merda....

Gosto · 18 h

Adamo Filho à escrever...

Gosto · 2 · 18 h


Gosto · 18 h

Monteiro Nhamussua Afinal onde xtamos? Mesmo Zuma pediu disculpas aos sul africanos e vai devolver os rand's usados na reforma da sua casa e os nossos? Nem si importam, isto é Moz.

Gosto · 18 h

Tomás Coana Hummm, essa notícia nos coloca em ponto de situação de deixarmos de sempre apontar em Deuses pra resolver os nossos problemas enquantos estamos nos sofas a ver tv. Vamos em conjunto pensar no que fazer como tentativa de alcançar soluçoes nesse e outros problemas deste país. O meus sentimento é de que nos gostamos de encher as bocas com opiniões e nunca um plano de aççao, por favor.

Gosto · 2 · 18 h

Filipe Primeiro So os advogados do diabo incluindo ao autor deste texto

Gosto · 18 h

Cesar Jordao Solução existe e só ipotecar os bens dos criadores dessa burla e reverter a favor do estado.

Gosto · 2 · 18 h

Vernisto Adelino Brilhante ideia. E os bens pessoais deles, fora e dentro do país, móveis, imóveis e dinheiros em bancos internos e externos são muitíssimos.

Gosto · 17 h

Jose Banze Que juiz neste pais tem essa coragem?! Vai levar bala no dia seguinte..

Gosto · 8 h

Yussuf Adam Se mentiram sobre o emprestimo pergunto me a mim mesmo sobre que mentiras ainda nao foram descobertas ou reveladas... Vamos parar com estas loucura toda. Queremos paz, alegira, felicidade, transparencia, democracia, poder popular, estado de direito...

Gosto · 3 · 18 h

Jose Alexandre Faia A minha pergunta é. ....o que é que o FMI e o Banco Mundial vão fazer a este bando de ladrões e mentirosos ...

Gosto · 18 h

Nelsoncarlos Tamele Eu sou da opiniao q todo o povo devia exigir a explicacao sobre as contas da Ematum! Isto ja sta uma agua turva! E quem sofre dessas ingerencias e o povo! Tudo bem q stamos numa crise conjutural, mas o custo de vida em Mocambique esta insuportavel! Eu hoje nem posso meter CV para as vagas do estado, pois p tal sou obrigado a pegar 200mt p servicos de notariados! Onde eu vou apanhar esse dinheiro se nem trabalho! Isto sta de mal ao pior!

Gosto · 1 · 18 h


Gosto · 18 h

Dani Antonio Povo moçambicano tem grande parte de culpa por acomodar se na ignorância e cobardia. Quando a renamo divulgava essas disfeitas da nossa política eram gozos e desdém da mais de metade da população contra a renamo. Agora assumam a responsabilidade porque vocês fazem parte dessas mortes e corrupções. Esperteza, regionalismo ou tribalismo, todo o tipo de preconceitos mudou de direcção. Essa verdade que veio a tona sempre esteve lá e todos sabem disso. Cito a Alice mabote "cada povo tem o governo que merece ". Povo traiçoeiro

Gosto · 6 · 17 h

Nelito Da Mara BT a minha kestao e: quem autorixou ao governo a fazer este emprestimo???? AR tambm deve pedr explicacao ou sera k sabe do assunto??? nos nao deviamos negociar esta divida criada por vias obscuras nao...xega de burlas e ladroagem...apoio: lava jacto

Gosto · 3 · 17 h


Gosto · 2 · 17 h

Maria Colaço Vai exigir okê e a quem? Só se fôr um tiro na cabeça, ñ estão a ker matar Djakama ñ é por causa dessa dívida? Melhor coisa é ver,ouvir, e calar estão muitas mortes desconhecidas.A justiça um dia será feita, eu tenho fé ninguém é eterno, nem Jesus foi eterno.....

Gosto · 1 · 17 h

Tina Franco Dr Egidio vaz, parece q hoje tens novos comentaristas e os q vinham comentando ha um mês atraz ate ontem sumiram. Acho q ha uma escala.Kkk

Gosto · 1 · 17 h

Egidio Vaz Estes comentários aparecem sempre que a situação não favorece o governo do dia. Aguardo por eles todas vezes que as notícias sobre Moçambique não são boas. Não fico satisfeito por isto, pois não gosto de transformar o meu mural em album de mas noticias.

Gosto · 2 · 10 h

Tina Franco Isso é verdade.

Gosto · 8 h

Afonso Dacosta O que acontece no teu mural é um pequeno exemplo, mas bem representativo do que se passa na nossa sociedade. Ou és pro ou então és contra o governo. Estes paradigmas não favorecem a criação de um ambiente de debate profícuo. Somos um povo de uma grande diversidade étnica e até cultural. Ainda assim, convivemos pacificamente até até que surja o bicho chamado política. Aí a coisa pega fogo.

Gosto · 1 · 6 h

Mario Gabriel Mabjaia Gabriel Organizacoes d sociedade civil deviam convocar uma marcha contra essa ma governacao exigindo a cabeca do guebas

Gosto · 2 · 17 h

Abdullah Afonso Aba onde está ministro da economia e finanças que se faz de explicar bonito

Gosto · 1 · 17 h


Gosto · 1 · 17 h



Gosto · 17 h

Dwayne Fernando Muchanga País de terroristas!

Gosto · 17 h

Carlos Artur Chume Chume Falamos, falamos, falamos e nada fazemos. Tem razão o compatriota k disse k os nossos tomates são made in RSA

Gosto · 1 · 17 h



Gosto · 1 · 17 h

André Alvaro Honwana Honwana Onde está a prestaçäo de contas,a legalidade a justiça como equidade,....a distribuiçäo equitativa e procidemental da renda...impunidade até quando...Traväo precisa se o mais rápido possivél...isto so me lembra a peça teatral que vi no sabado no teatro avenida com o titulo:A máquina extraviada......

Gosto · 17 h

Abel Zico Egidio Vaz devias te fazer essa pergunta... Nos ultimos tempos seus posts perderam o caracter critico, o tal suco. Despertou denovo? Porque? Tinha esquecido dos 850 milhoes e despertou com os outros acrescentados? Atencao sao 1.600 bilhao de euros. Esse pais esta hipotecado faz tempo, so falta ocuparem tudo e nos escravizarem. Sinceramente mesmo se tivessemos contratado mercenarios para nos libertarem naos pagariamos esse preco...

Gosto · 4 · 16 h

Dito Come Estas palavras ja foram uma comédia "Moz está doente" disse o lider.

Gosto · 16 h

Alfiado Zunguza Boa pergunta....

Gosto · 16 h

Sebas Sebastiao acho que me candidato a presidente, serei muito melhor

Gosto · 13 h


Gosto · 2 · 13 h

Raul Raju Ajuda Disse o cda samora m. Machel que O ambicioso
nunca muda; so muda de tática e é capaz de vender a sua propria pátria para satisfazer os interesses pessoais. Equiparo samora machel com o livro biblico de provérbios so faz as previsoes futuras. Esta ai o resultado de ambiciosos que estao torcendo para haver guerra p nao serem julgados. Nao disse nada e muito obrigado

Gosto · 3 · 11 h

Raul Raju Ajuda Disse um grande homem em 2004 na sua tonada de posse que o seu governo ia acabar com o espirito de ''deixa andar" e na verdade pos o país a correr para a divida insustentavel. Resultado queda do nivel de vida e da economia nacional. Apenas disse o k o povo sabe

Gosto · 1 · 10 h

Magacebe Majacunene Só nos falta um sismo acima do limite da escala!A seca mata,a chuva mata,a guerra também está a matar,enfim...os políticos têm que ser reinventados.

Gosto · 10 h

O Cota Dhlakama Quando djacama pega em arma chamam ele de crezy. Frelixo é um escandâlo

Gosto · 10 h

Francisco Sitole pega em armas e combate apenas a frelimo e não o povo.

Gosto · 7 h

Divertino Jose Balane "vamos acabar com espirito de deixa andar"(deixou tudo andar);"vamos acabar com a corupção(eles foram mas coruptos);Não sei se levaram tudo incluindo voz do povo,que so vive aturmentado.na verdade estas marchas ainda não saem do povo analisando os discursos feitos lá.por onde o Guebaz passou as suas trilhas deixaram espinhos que ferem o paiz em todas situações.Santo demais esse povo aponto de ser roubado avista,silencioso.AR não é muito mais casa do povo mas sim de politicos deputados.Zuma fez quase o mesmo,mas terá que devolver,Dilma tambem ide.se os moçambicanos são julgados em moçambique,os politicos são moçambicanos,devem ser julgados em moçambique e se haver culpa,condenados.

Gosto · 1 · 10 h

Gildo Salgado A ser verdade, eles escangalharam este país!!

Gosto · 10 h

Forbet Retheto Retheto I think the way how South africans leaded with Suma's case might be an example for other countries with hot and untouchable groups!Ver tradução

Gosto · 4 · 10 h

Catman Mandlazi iwe unosungwa mwana wamai! kakakakaka zviri sei?

Gosto · 2 h · Editado

Paulino Bungallah Meu Deus...

Gosto · 10 h

Belino Mussa Em todo canto do mundo fala-se escândalo da ematum e nós não vemos isso. Os dirigentes não vê. O parlamento não vê. A PGR não vê. Então todo sistema deve ser desmontado.

Gosto · 4 · 9 h

Chaibo Arthur Mario Gabriel Mabjaia Gabriel,a sociedade civil moçambicana esta frelimizada, nunca vai manifestar sobre esse dinheiro ou má governação.
So manifestam quando há baixas nas forças armadas de Moçambique no centro e norte que estão a lutar pra manter a frelimo no poder e continuarmos na miseria.

Gosto · 3 · 9 h

Jose Mani Samuel Isto esta mal so falta um dia eu acordar com alguem a bater a minha porta a dizer que eu e a minha familia fomos penhorados para pagar a divida da ematum e outras de quais ninguem fala

Gosto · 4 · 9 h


Gosto · 6 h

Jose Mani Samuel Ao invez da sociedade civil se manifestar contra as maxi saias esse cao e mais urgente para a sociedade civil

Gosto · 1 · 9 h

Augusto Aly Jose É pior ver esta noticia. Lava jato urgente.

Gosto · 2 · 9 h

Castro Chiremba E esses emprestimos sao desviados, pra bolso de meia duzia de pessoas, e depois sao homenagiados...

Gosto · 9 h

Joao Domingos Gusmao Gusmao Vamos so viver deixa eles fazer o que eles sabe fazer

Gosto · 8 h

Jorge Domingos Tenk ser notificado para prestar declaracao sobre esta metira ao povo

Gosto · 8 h

Tung Esmeraldo E por isso que estamos muito pobres

Gosto · 1 · 8 h

Tung Esmeraldo Não precisa a sociedade civil neste país nada funciona, estamos lixados

Gosto · 1 · 8 h

Abel Vilanculos ISTO COMEÇA A ME PREOCUPAR! PRECISAMOS DE LAVA JATO AQUI?

Gosto · 2 · 8 h

Jojo Mucute O povo mocambique vai acordar quando estiver morto!

Gosto · 1 · 7 h

Abdul Latif Mussagi Isso é que se chama podridão ridicular.

Gosto · 7 h

Mariamo Adamji Exe pais ja afundou

Gosto · 1 · 7 h

Rudolph Schniering Eu acho que é chegada a hora do nosso Presidente suplicar a Deus pela sua eleição fraudulenta e de todo o sangue que ele está a permitir derramar sobre as suas mãos. O Nosso Deus e bom e misericordioso pois se assim não acontecer estamos sujeitos a grandes males .Este é meu ponto de vista

Gosto · 7 h

Nando Chimene Filhos da merda, assim ja nao vou ter mas carro, nem casa,nem filhos e nem umas caixas de cervejas..

Gosto · 7 h



Gosto · 7 h

Eleuterio Tingote E quem é essa pessoa com tomates para notificar?

Gosto · 7 h

Nando Ramos Triste realidade

Gosto · 6 h

Daniel Mondlane É oque já queremos saber.

Gosto · 6 h

Carlos Edvandro Assis O mais caricato nisso é que a nossa PGR nem uma palha vai movimentar depois dessa divulgacao.

Gosto · 1 · 6 h

Customo Jo Jo Guebuza fez e ainda xta fzendo merdas....gente burra...

Gosto · 6 h

Jose Manuel Senta guebuza no Banco dos réus e verás a cobra gigante que ele e

Gosto · 5 h

Arlindo Chibebe Em 2013 o Chefe do Estado era o cidadão Armando Emílio Guebuza e o Ministro das Finanças era o Sr. Manuel Chang. Esses dois Senhores nos devem explicações detalhadas sobre os contornos dessa negociata. 
A Constituição da República pode ser emendada para acomodar a pena de morte por enforcamento para casos excepcionais como este.

Gosto · 4 h · Editado

Isac Moises Todo mundo sabe por a+b que guebusa é um ladrao. Se a nossa economia esta assim hoje é por causa dele com a cupla dele, ha necessidade de a PGR abrir um processo crime para esses ladroes deixar de stressar o policia cuetado do caso da espanhola maluca agitadora

Gosto · 3 h

Sergio Mapatse É a força da mudança é futuro melhor...

Gosto · 3 h

Nihora Wampula Kikikikiki futuro melhor, combate contra pobreza absoluta! Essa gostei

Gosto · 4 min

Allen Marques Mocambicanos mocambicanas em nosso nome, apartir do próximo mês a nível nacional temos k sair nas ruas até na assembleia da república a exigirmos a demissão do presidente da república e aquele todo grupo pra no banco dos réus. Não podemos ter medo das armas pk somos o k somos até hoje Grãcas a essas armas.

Gosto · 1 · 3 h

Carlos Adaudo Tarde ou cedo a verdade virá.

Gosto · 3 h

Andre Jorge Chifeche Manooooooooooo. É para eu pagar tudo isto?

Gosto · 3 h

Benedito Sefanhane Posse Não, claro que não, uma parte vão pagar os seus netos.

Gosto · 1 · 51 min

Titos Matenene kkkk, não te preocupes, tens bisnetos e trisnetos é que irão saldar a divida, isto é, se conseguirem.

Gosto · 1 · 26 min


Gosto · 3 h


Gosto · 2 h

Arnaldo Campos O Guebeza é um grande ladrão, e ainda por cima teve a ousadia em dizer que começeu com os seus grandes negócios, vendendo patos. Para que pensassem que ele trabalhou duro para conseguir tudo que têm hoje. Mas tarde ou cedo ele sera julgado.

Gosto · 2 h

Magaia Magaia O povo moçambicano esta refém por causa por causa dum grupinho/ so acontece em Moçambique fazer mais como.

Gosto · 2 h

Saranque Sadique Sadique Pais dos cegos

Gosto · 1 h

Aluzena Amuza Amuza Fazer oque,isso ja esta nao ha como

Gosto · 1 h

Badjai Namdhasse aki a unica coisa k encomoda sao as saias compridas

Gosto · 1 · 1 h

Rogério Murjji Neves Temos que reagir os culpados não andam longe e acredito q não gastaram todo $ são mesmo LADRÕES ENBAVAS GATUNOS

Gosto · 1 h

Sergio Gonsalves Limpo Apoiado
Coisas que fazem Moçambique estranho

Viraram os assuntos mais importantes:
1. "Panama papers", dados a serem escrutinados para descobrir algo sobre Moçambique; e
2. "Proindicus", revelação de uma publicação estrangeira dando conta de que esta empresa contraiu também uma dívida com o aval do Governo de Moçambique, parte da qual foi de dinheiro usado pelo Governo para a compra de equipamento de protecção da nossa costa marítima moçambicana.
No primeiro caso não entendo razão da ELEVADA expectativa de que haja moçambicanos envolvidos... é indício de que não acreditamos na nossa integridade como povo. Quanto a mim, o sensato seria esperar que NÃO HAJA moçambicanos, porque a haver, a vergonha não será só para implicados mas todo o Moçambique.
No segundo caso não entendo a razão do barulho que se faz quando um Governo faz investimentos para melhorar a sua defesa. Isto não entendo mesmo! ...
Quem explicar explicar porquê é que, de repente, estes dois assuntos viram "actualidade macional" em Moçambique? ...
Politicians, Criminals and the Rogue Industry That Hides Their Cash
PANAMAPAPERS.ICIJ.ORG

Gosto
Comments
Laice Faustino Nkwemba O primeiro assunto a mim não interessa porque tudo o que vier dela pra mim não será surpresa, é tudo mesmo lixo e no segundo ponto, os investimentos aparentemente para "defesa da costa" é guiado com intuito de proteger investimentos particulares que surgiram na nossa costa do norte ao sul... se quiseres posso dar ate nomes... então é nosso dinheiro para fins pessoas
Gosto22 h
Gosto12 h
Julião João Cumbane Laice Faustino Nkwemba, conta o sabes; o espaço é este! Os investimentos privados a que te referes são para benefício de Moçambique: dão emprego aos moçambicanos e produzem renda para o país. O dever do Estado garantir a segurança dos cidadãos e dos seus empreendimentos no espaço geográfico sob jurisdição de Moçambique. Todos pagamos impostos (os que têm empreendimentos económicos também) para financiar o Estado que tem a responsabilidade de proteger os nossos direitos. Para o Estado possa realizar cabalmente a sua missão, tem que ter meios!

Como é que isto se torna grave, ó Pablo Osvaldo Osvaldo?!...
Gosto2 h
Pablo Osvaldo Osvaldo Ó Juliao Joao Cumbane é grave quando falta transparencia
Gosto12 h
Laice Faustino Nkwemba Julião João Cumbane o que eu sei a "Proindicus" eh uma sociedade anonima, como que uma empresa particularvai se endividar em nome de Estado? Eh esta responsabilidade que o estado tem com seus cidadaos?
Gosto1 h
Julião João Cumbane Laice Faustino Nkwemba, o Estado pode ter acções em sociedades anónimas ou não?...
Gosto147 min
Laice Faustino Nkwemba Pode muito bem, mas esta empresa nao deixa de ser particular
Gosto9 min
Elson Guila Julião, deveria ser estranho pessoas defenderem endividamentos a porta de cavalo. <<Governo faz investimentos para melhorar a sua defesa>> é o que eles querem que os nós (moçambicanos) pensemos de modo a continuar a enriquecer com o dinheiro que buscam em nosso nome. Não é fácil defender um governo que toma decisões fora do parlamento. É muito estranho você pensar que isso é normal. Isso sim, é realmente estranho.
Gosto42 hEditado
Rafael Ricardo Dias Machalela O primeiro não interessa muito. O segundo é meu imposto. Mexe com meu bolso. E mentiram para mim. Isso é da minha conta SIM
Gosto22 h
Julião João Cumbane Elson Guila, com uma Renamo armada no Parlamento moçambicano, não queres assuntos sensíveis como a aquisição de equipamento para a defesa seja comunicada ao Parlamento. E não verdade que todas decisões que Governo toma têm que ser comunicadas ao Parlam...Ver mais
Gosto11 hEditado
Pablo Osvaldo Osvaldo Nesse caso qua é a ütlidde do parlamento?
Gosto11 h
Mauro Dinis Figueiredo Só irás acreditar vendo sr Julião João Cumbane, que Moçambique esta a caminho do fim. Tudo o que o governo passado chefiado por Armando Guebuza fez, foi a fundar o país cada vez mais.
Gosto1 h
Julião João Cumbane Pablo Osvaldo Osvaldo, lê a Constituição da República e o Regimento da Assembleia da República, para ter resposta para a tua pergunta!
Gosto1 h
Augusto Mate Vergonhoso é assistir a corruptos passeando a sua classe sob olhar impávido do MP.

Estranho é tomar esta situação por normal.
Gosto1 h
Muzila Wagner Nhatsave Será preciso abrir empresa pra comprar armas e outro equipamento de segurança? O decreto 15/2010 de 24 de maio estabelece regras especiais ao estado má compra de armas e outros equipamentos. Pode fazer lo até por adjudicação directa. A função de uma empresa e gerar lucro aos accionistas. O porquê de existir uma empresa a intermediar tais compras. P problema não está no fim JJ, mas na transparência dos processos.
Não gosto41 h
Julião João Cumbane Prove-se que houve irregularidades que configuram actividades criminosas; nada de especulações sem fundamento, só para vender jornais!...
Gosto40 minEditado
Eliha Bukeni Eu lí o assunto sobre a "Proindicus" mas ainda não o levei a sério. A existir a tal dívida avalizada pelo Estado, a entidade que a assumiu em nome do governo vai ter que se pronunciar e dizer aonde escondeu o dossier, que é completamente desconhecido pelo actual governo, aliás, afinal de contas o Ministro Maleane acaba de regressar de Londres e Nova York, onde foi negociar a restruturação dos 850 Milhões de USD da chamada dívida da EMATUM (350 Milhões de USD + 500 Milhões de USD). Anormal é que, sendo verdade, o Prof. JJC não veja nenhuma anormalidade neste caso. O governo eleito possui um plano quinquenal que é transformado em planos anuais (PES) e respectivos Orçamentos anuais, sujeitos á aprovação e transformação em Lei pela AR. A execução da despesa de investimento prevista no OGE nos casos de contratos que envolvem montantes elavados e fixados na lei, sujeita-se á autorização prévia do TA e após a execução de toda despesa do OGE, o TA volta verificar a legalidade dessa execução, através da análise da Conta Geral do Estado. Portanto, o governo não pode, á revelia da AR (Legislativo) e TA (Judiciário) contratar dívida, pois para fazer face ao serviço da mesma vai precisar de receitas internas e de inscreve-la na tabela de despesas do OGE, aliás, não é por acaso que o governo foi obrigado a inscrever a dívida da EMATUM no OGE. Os tres poderes do Estado devem funcionar em harmonia. O governo não pode pretender colocar-se acima do legislativo e do judiciário, pois tal consubistancia uma grave violação da Constituição, sendo que o Chefe do Governo, que é o PR e é também, primeiro magistrado da nação é o garante da Constituição! Não desejaria que as ondas de "impeachment" abordassem a pérola do indico!
Gosto323 min
Julião João Cumbane Gosto particularmente deste teu comentário, Eliha Bukeni. Só pecaste por assumires que sabes como eu penso...

Sem comentários: