terça-feira, 15 de março de 2016

Tentou lançar ofensivas na Zambézia, em Nampula e aqui perto da Gorongosa, mas colocamos todos eles fora de combate.

Comments

1

miguel said...

umBalane disse:
“…mercenário machangana, servo/escravo desses shangaans, desses maGazas.”
-------------------------
OS NDAUS MACHANGANAS
Phiri disse:
“…Aliás, este nome de Shangana designava do mesmo modo os Tsongas (um grupo étnico estabelecido entre o Incomate e o Save) e os Ndaus (um grupo estabelecido a norte do Save). Ambos os grupos foram, durante muitas décadas, conhecidos por Shanganas. Foi, aliás, me referido que, na Estação Radiofónica da Beira, quando chegava a hora de entrar a língua Ndau, dizia-se até bem entrada a década de 70 que ia entrar a língua Shangana.
O Termo Shangana, que designava os Tsongas e os Ndaus quer dizer simplesmente súbditos do Sochangane. …”

---------------------------
Miguel (o moçambicano indígena)

2

3
Francisco Moises said in reply to Eusébio...

Infelizmente, este foi sempre o problema: a cultura da Frelimo de nao querer admitir que ha problemas e que tais problemas podem se resolver entre os moçambicanos. Tentamos chamar os dirigentes da Frelimo a razao em 1968, mas reagiram com uma força bruta contra nos e com a agressividade da cobra mamba.
Em vez de procurar entendimento depois de tomar o poder do regime colonial, os dirigentes da Frelimo desencadearam um regime de teror terrorista como detençoes em massa de moçambicanos e moçambicanas, fuzilamentos sem julgamento e campos de concentraçao. E como resultado provocaram uma guerra civil que eles os dirigentes da Frelimo disseram que era a culpa dos rodesianos e dos sul africanos, mas nao quizeram reparar para as causas e admitir que houve problemas que causaram a guerra civil.
Quando se pensava que talvez a Frelimo tinha aprendido algumas liçoes com o acordo de Roma, viemos a descobrir que os lideres da Frelimo so queriam uma trégua com a Renamo para somente se vingasr contra eles depois. Os lideres da Frelimo nao mudam de cores. Tudo isto é culpa deles e nao a culpa de eu que agora se rie deles na sua situaçao de derrotas pelas forças heroicas da Renamo.
Por mais que deteste a violencia, o facto é que os lideres da Felimo nao deixam nenhuma outra alternativa aos outros se nao o recurso a violencia. E agora estao a saborear a amargura da situaçao que criaram. Nao me culpem por favor visto que tenteti no passado dizer a cobra mamba que o seu recurso a ataques agressivos com o seu poderoso venenomo nao é a melhor via para a soluçao dos problemas entre os animais da Farma dos Animais.
O que é que a cobra mamba fez em reaçao ao meu conselho.
"Seu malandro, so reacionario," a mamba de nome Sergio Vieira gritou contra mim com uma propaganda de que eu sou o lacaio dos imperialistas. Toda a gama de mambas chateou-se e lançou se contra mim, mas fintei-as e nem todos como eu foram capazes de fintar os ataques destas cobras venenosissimas. Tudo isto é culpa da cobra mamba
(Quod erat demonstrandum).
Pobre povo de Moçambique!

4
Eusébio said...

Muito mau. Há ainda quem esteja empenhado em procurar bodes expiatórios para um problema tão moçambicano quanto os moçambicanos são. Tudo só para evitar a sua solução que, em princípio, devia ser moçambicana. Por que será? Saudades das ajudas internacionais pós-guerra?

5
Frank said in reply to Francisco Moises...

Sr. Moises,
Temo que não seja apenas a Renamo a causa da debandada das forças da Frelimo. Há provas de que exitem outras forças apoiadas por movimentos jihadistas islâmicos da Somália e Quénia a combater as forças da Frelimo. A Renamo corre o risco de se tornar irrelevante ou apoiar as forças terroristas islâmicos.

6
umBhalane said...

BOM...hão muitos assuntos que se poderiam elencar/catalogar desta missiva de um dos órgãos de ressonância dos TERRORISTAS, O PAÍS – 14.03.2016.
Teria que escrever muito.
1. – Parabéns e muito obrigado UNAY CAMBUMA – afinal sempre disseste a VERDADE verdadeira, no essencial;
Agora os TERRORISTAS que te pediam fotografias, provas materiais, do que nos já relatas desde há muito tempo,…agora…vão falar o quê???

NÃO têm jeito maneira.
Fica a minha sincera homenagem, e gratidão - Tykupereka takhuta – O meu muito obrigado.

2. – Parabéns aos desistores (os que desistiram).

Fizeram muito bem.
O que importa é não morrer ingloriamente, morrer sem causas, 
mesmo que ainda que nem recebendo o malipho/tambirisa (pagamento) de mercenário machangana, servo/escravo desses shangaans, desses maGazas.
Para matar inocentes, gente simples e anónima, já que com os verdadeiros Guerrilheiros…nem pó.
DESISTIRAM…fizeram muito bem demais.
O resto é bulabuliquice para intrujar inhacosos.
Escutaram os apelos, as missivas, as mensagens que faz muito tempo, alguns, AQUI escreveram.
PARABÉNS.
NOTA – Continuem a desistir, mas …”fachavôr” carreguem algumas armas e munições e entreguem junto do Povo Moçambicano, na sede do seu braço armado – a RENAMO.
Uma boa desistência com causas.

3. – APELO aos Comandantes da RENAMO e seus Heróicos Guerrilheiros, braço armado do Povo Moçambicano.
Nzangas (Companheiros) a hora é de determinação, de firmeza, de querer, de vontade, de saber e conhecer concretamente os objectivos.
O POVO MOÇAMBICANO espera, e merece, a LIBERDADE, a tal de apregoada libertação, NUNCA conseguida.
É tempo de acabar de vez com a ditadura, com o totalitarismo, com o regime opressor com sede/morada em Maputo.

Muito obrigado Companheiros, e boa continuação.
BOM TRABALHO.
FUNGULA MWADHIDI MASSO
LEMBREM BEM
QUEM NÃO LUTA, PERDE SEMPRE
A LUTA É CONTÍNUA

7
Chuphai said...

Não esperava ouvir isto! 
1. Será que o Ministério dos Combatentes lida com aqueles que estão no activo?
Se for assim acho que não há necessidade de termos o Ministério da Defesa Nacional, porque no meu entender sendo eu ex. combatente que até a altura da minha desmobilização estava sob alçada do comandante provincial de Inhambane que é o mesmo que deu esta informação, mais outra pergunta surge na minha análise fraca já que não sou nada:
2. Onde o Ministério dos combatentes obteve esta informação?
3. Não será porque seria vergonha, estas informações sair do Ministério da Defesa ou do Ministério do Interior?
Quando se diz que outros desertaram para o Malawi fica mais difícil de perceber se o camarada Awade disse de boca cheia embora gaguejando que os que estão no Malawi eram esposas e filhos dos guerrilheiros da Renamo.
4. Sr. Presidente Nyusi, não acha que é momento de demitir os Ministros da Defesa e do Interior e colocar camarada Eusébio Lambo num desses cargos porque este tem coragem de dizer a verdade e sei que sempre foi uma pessoa moderada uma vez foi meu Comandante provincial quando eu estava em Inhambane!
Estou orgulhoso de ouvir a verdade, mas parece que falta muita coisa por dizer, uma vez se há desertores é porque há mortos. Talvez evitaram dizer que este numero é dos mortos porque dizendo isto os pais destes coitados vão ficar com esta de que de que os filhos aparecerão um dia uma vez que desertaram!
Ultima pergunta:
5. será que o camarada presidente Nyusi ainda não se sente presidente para tomar decisões acertadas na sua governação? Esta a espera de quem para tomar decisões sem esperar de ser teleguiado?
Não me importa como o Sr. ganhou as eleições, porque por fraude ou não é o Sr. que esta na cadeira de presidente até prova contrária por isso, demita os Ministros de defesa, Interior e da Agricultura e Segurança Alimentar. Demita os governadores das províncias de Tete e Manica o mais urgente possível e nos seus lugares coloca outras pessoas de preferência da oposição.
Mandela fez isto e ficou grande líder mundial! Deixa sua propria marca em vez de ser teleguiado!

8

A Frelimo esta em debandada com as suas forças armadas que se desfazem como resultado das baixas terriveis que sofrem nesta guerra que a Frelimo desencadeou. O seu apelo para o seu tal dialogo para a paz que ela nunca prezou é sinal da fraqueza, da debandada, do desespero e da moribundidade iminente da Frelimo.
Porque é que a Renamo seria a organisaçao que devia ou deve salvar a Frelimo que lhe quer o mal e a morte? A Renamo nao devia estar a perder o seu tempo escutando estes gritos pela paz do Nyusi que ja demonstrou que nao quer nenhuma paz para o povo de Moçambique ou com a Renamo.
Penso que a Renamo devia continuar a se defender das provocaçoes e investidas da Frelimo e continuar com os seus sucessos até trazer a libertaçao do pesadelo Frelimo que aflige o povo como uma sarna incuravel durante os tais 41 anos da chamada independencia nacional.
Este é o tempo para a Renamo estar séria e de agir e nao salvar o diabo que se afoga como resultado dos seus pecados e crimes e provocaçoes contra ela.
Penso e espero que os Generais da Renamo saberao se manter firmes na sua posiçao e controlar o seu chefe que quer correr para se apertar a mao com o Nyusi que o fera dum objecto de risos e que pode o matar ou mesmo o prender se ele jamais fizer o erro de ir as zonas do inimigo como Maputo para falar com o Nyusi.

1400 militares desertara das FADM?

Isso não deve ser novidade. A Imprensa "livre" sempre informou das deserções nas FADM e nas Forcas especiais da PRM, desde 2013, no primeiro conflito pós-guerra civil entre o Governo e a Renamo (veja-se esta matéria, por exemplo, do Canal de Canal de Moçambique, de Dezembro de 2013, portanto, há quase 3 anos.http://macua.blogs.com/files/cmc_n231_desercoes.pdf).

O que me parece estranho e' que esta informação seja agora anunciada pelo próprio Governo. O mesmo Governo que ate negava que houvesse deserções, mesmo com nomes dos desertores estampados em jornais.

Qual e' a intenção do Governo ao anunciar deserções na sua tropa, em plena escalada de conflito? O que de mais relevante/grave o Governo pretende esconder por detrás desta informação? Ou foi simples ingenuidade do Ministério da Defesa que fez o anuncio?
Ao anunciar deserções maciças, o Governo esta a dizer que a sua luta não tem apoio dos militares; Que os militares não se identificam com a causa da luta, por isso, ao invés de morrer pela "pátria" preferem fugir. O Governo esta a dizer que a sua tropa esta a desmobilizar.
Apesar do desemprego, que deve constituir das principais razoes da listagem de jovens no Serviço Militar, com escalada do conflito, estes preferem largar as armas, farda e fugir.
Esta informação desmobiliza os militares que ainda continuam nas fileiras e fortalece a propaganda da outra parte do conflito, a Renamo.
MACUA.BLOGS.COM
Batista Cole Isso cheira mal, são deserções ou é forma de anunciar que já morreram pra amanhã não tem aquela pressão das familias quando começarem a exigir o desaparecimento dos seus familiares.É estranhíssimo
GostoResponder81 h
Manuel Mageta Taque visão estratégica..
Paulo Araujo essa parece ser a receita perfeita para que os pais nao exijam os filhos mortos e abandonados no presente conflito pela mata adentro
Fatima Mimbire Realmente Batista, quando nao ha confianca, so podemos desconfiar de qualquer tipo de accoes. O que estara por detras? Espero que algum jornalista tenha a coragem de seguir o assunto para informar-nos.
GostoResponder31 h
Mendes Mutenda Borges Nhamirre há aqui “gato por lebre na notícia”. Como é que Ministro dos Combatentes fala de deserções, um assunto que é do Ministerio da Defesa Nacional? Para informar precisamos de estar bem informados, com o risco de trazer dados que não tem conexão possível. Tenho evitado comentar assuntos da tensão política ultimamente, mas algo foi mal captado pelo jornalista, curiosamente, no informe que apresentou o Ministro dos Combatentes, só o País é que extraiu dados de deserções? Vou ficar no meu canto a vos assistir, juro
GostoResponder159 minEditado
Fatima Mimbire talvez ele estava a preparar terreno para a convocacao dos antigos combatentes. vai saber! se os jovens nao sao confiaveis e parece que eles entendem mais da tal guerra do que nos!
GostoResponder253 min
Mendes Mutenda É forçado isto. Duvido e duvido mesmo que o ministro dos combatentes tenha falado de algo relacionado com a Defesa. A distância entre pensionistas e militares é muito grande
Batista Cole O tempo se encarregará por trazer a verdade,
GostoResponder158 min
Alicene Erasmo Algo foi mal captado pelo jornalista? Nao,ouviu se da boca do Combatente que leu o relatorio e mais,pediu para que se analisassem os motivos das desercoes.
GostoResponder155 min
Zeca Becane Felisberto Sibia Em tempo de guerra não se fala de deserção, a ser verdade está notícia é uma falácia para não se questionar os filhos dos Mocambicanos que jamais voltarão para suas casas, e quando um dia forem questionados dirão que eles abandonaram as fileiras. MAIGOD
GostoResponder242 min
Aunicio da Silva E os desertores jamais chegaram as suas zonas de origem ou então estabeleceram contacto algum com os familiares. Há uma responsabilidade que não se queira assumir. Podem não ser "deserções vivas"
GostoResponder241 min
Alicene Erasmo Adiantaram ate' a regiao para a qual terao desertado alguns,Malawi.
Carlos Rodrigues Só pode ser um palhaço a desertar! Pork nunca a boca pode desertar ir se entregar ao arroz! Isto só pode acontecer em santogira com Afonsinho velho acabado e sem norte!
GostoResponder3 h
Manuel Chicaipa esse numero nao sera de membros mortos pos nao?
GostoResponder3 h
Julio Chipurro Força miudos vala pena protegerem as vossas vidas alem de protegerem alguem a comer bem e os filhos andarem de carros luxos e a gozar boa vida.vocês a sofrerem no mato sem boa alimentaçaõ .
GostoResponder3 h
Julio Chipurro Carlos rodrigues você é que e distraido pensa alguem com boa mete pode ir entregar a vida deles para defender pessoas que so querem escravisar o povo.
GostoResponder3 h
Marcos Aniceto Mesmo danificando a verdade nunca vão devorar aqueles que sentiram na pele os libertaram esse país claro que mtos apoiantes rebeldes estão a favor da guerra e apoiam aquele que sempre detestou a independência a liberdade dos homens e sempre conviveram com colonos mas o povo unido jamais será vencido
GostoResponder3 h
Lucas Raul Tungadza Posso concordar contigo Chicaipa! Esse nr pode ser de falecidos e porque não há como justificar, optou-se nesta linguagem. É o balanço de mortos durante os confrontos que tem vindo a decorrer por aí...
Rafael Ricardo Dias Machalela Desertaram? Porquê é esse ministério e não o da defesa a dizer? Isso nunca se revela. É um segredo militar. Ainda acho que não é deserção, mas sim estão a tentar justificar os homens que morreram. Porque a matéria diz que foram à Malawi. Enfim
GostoResponder13 h
Eddy Marchal Wa Afrika Estou plenamente d acordo consigo caro #Ricardo#Machalela este teatro todo que o próprio ministério da defesa preferiu emtregar a encenação ao o Minstério dos Combatentes, visa camuflagem das mortes dos filhos d póbres q foram usados para a defesa dos interesses da escumalha dos ladrões.
GostoResponder13 h
Onésio Orlando Nhaduco Arma Mentir e desinformar é feio
GostoResponder2 h
Donaldo Chongo Está confirmado isso?
GostoResponder1 h
Zefanias Sitoe Autenticas mentiras! Rafael Ricardo Dias Machalela cuidado com os comentarios!
Comments
Jose Manuel Aakakakakakakk esta quase e so precionsr mais um pouquinho
Jose Manuel Os pulhas vão ter o que merecem ou fogem ou vão a forca
Jr Chauque As causas? O?? Querem viver e também não defenderem ideologias corruptas mas sim a constituição da República
Jose Manuel E o resto que morreu nas matas
Cofe Emanuel Vilanculos NINGUEM DEVE SER OBRIGADO A FICAR ONDE NÃO QUER, ESTAS DISSERÇÕES FAZ PARTE.......

Like · 1 · 10 hrs

Jose Manuel E para defender causa perdida defender bandidos que assassinam seus pais mães filhos e restantes familiares

Like · 10 hrs

José de Matos Deserçoes em massa faz parte faz parte, Cofe Emanuel Vilanculos?
Quem quer morrer numa guerra desnecessaria ?

Like · 2 · 9 hrs · Edited

Jose Manuel E defender bandidos assassinos sanguinarios

Like · 10 hrs

Jose Manuel Força joventude fujam deem valor as bocas vidas porque as vidas desses terroristas que vos mandam lutar contra vocos irmã os nada valem em breve terão que merecem

Jr Chauque O mais engraçado é que não vi a reportagem na Tvm a fugirem.....Para bom entendidor meia palavra basta, hahahahaahahahahaahah

Jose Ofece Deniasse Ofece Depois dizem k Unay Cambuma mente??

Jfilipe Simango sao filhos de alguem esses.....nao e sentar no escritorio e mandar os filhos dos outros pra morrer..quando os seus estao no bem bom....

Like · 2 · 9 hrs

Juleque Altamente Magul Metio voce quando juraram a bandeira diceram que querem etregar suas vida para salvar mocambique ja nao ha motivo de desertarem

Like · 1 · 9 hrs

Eduardo Mazive defender mocambique nao é lutar contra outros mocambicanos

Like · 9 hrs

Sindique Fernando Eles ficaram espertos nao querem morer por causa de pessoas que estao na cidade e ponta vermelha a disfrutar do bom e do melhor enquanto eles sofrem nas matas mil vezes fugir

Like · 9 hrs

Jose Manuel Morrer por bandidos nunca fujam rapazes

Like · 9 hrs

Juleque Altamente Magul ultimamete aquelas pessoas que fugiram sao primeiros inimigo

Like · 9 hrs

Chadreque Paulo Langa dou a forca toda por mim deviam fugir todos que estar nad matas a sfrer e com o risco d morrer por algo sem pe e nem cabeca se for assunto d grande interesse q mandem seus filhos p as matas,pq enquanto os nossos irmaos morrem nas matas,os seus filhos se formam n estrangeiro p continuarem a nos explorar

Romeo Manjate Agora uk resta saber é, desertaram mesmo ou morreram?

Like · 5 · 9 hrs

Filipe Mahagaja É verdade meu, desertaram ou pork foi a melhor forma em k a freli encontrou para se distanciar das responsabilidades, desartaram ou pork morreram

Like · 8 hrs

Chadreque Paulo Langa boa questao Romeo

Like · 9 hrs · Edited

Jose Manuel Muitos devem estar em valas comuns e fazerem essa pergunta ao estado terrorista da frelimo

Like · 1 · 9 hrs

Chell Manuel Evaristo Essa notícia chegou como uma bomba em mim, é possível mesmo o governo ter a coragem de revelar isso? Porque isso é directamente proporcional dizer que estão a fugir das sucessivas baixas. Agora com essa notícia aguardo o comentário de Sr Zonday e o Sr Cofe Emanuel Vilanculo o que têm a dizer a respeito

Like · 2 · 9 hrs

Jose Manuel Os frelis estão borrados se a rapaziada toma isto como solução os frelis de Maputo e bom que arrumem as malas

Like · 9 hrs

Aderito Arone Uhn ja chegou a fase de saturacao, é so aguentar mas um pouco que o regime cai por causas naturas.

Like · 2 · 9 hrs

Felisberto Catao Sr jose,pensa bem na tua opiniao. So um louco e' quem aceita morrer por coisas obscuras. Os que desertaram fizeram muito bem e outros ainda vao fugindo, se quiserem mandem os filhos dos chefes para.nota mil para os futivos..mas aqui falta o numero dos mortos quando vao dizer??

Like · 1 · 9 hrs

Teixeira Teté da Silva Pode ser este número de desertores, só para tapar o sol com a peneira

Like · 8 hrs

Francisco Junior nao estarão os mortos incluídos??? podem fazer isso para fugir a responsabilidade, principalmente se nao conseguem recuperar os corpos.

Like · 1 hr · Edited

Nelson Macuiana Eu acho que se for verdade os da renamo deviam fazer o mesmo não e aceitável luta entre pessoas do mesmo paiz

Like · 2 · 9 hrs

Eduardo Mazive depende da causa que defendem

Like · 1 · 9 hrs

Nelson Macuiana Mano líder deles e muito rico eles nem chinelo tem

Eduardo Mazive As coisas não se resumem a riqueza, resumem-se ao exemplo também. O líder deles está no mato com eles também a sofrer e com risco de ser morto também! A questão central não é o materialismo, mas o idealismo. Eles combatem por um ideal e uma causa, a causa da democracia e do direito a traçar seu próprio destino. Os outros, os que desertam, lutam por causa de que?

Nelson Macuiana Meu irmão todos temos capacidade de dar lógica e argumentos independentemente das razões que nos levam a tal esse líder quando as coisas aquecerem vai entrar no elicoptero e deixar filhos de camponeses lá a serem bombardeados mensalmente tá entrar dinheiro na caixa dele

Like · 5 hrs

Eduardo Mazive Engano seu, Dhakama sempre esteve no mato a sofrer com os seus. Nao é caluniando que se torna a figura de Dhlakama pequena. ele é um grande líder e um dia a história de Moçambique vai dar - lhe o devido respeito!

Like · 5 hrs

Filipe Biza Ai alguma coisa esta mal, é perigoso um governo divulgar esse tipo de informação, acho eu k algo aconteceu com os nossos irmãos, e esse é um pretexto para os familiares: disertação!

Like · 2 · 9 hrs

Aderito Arone Nelson Macuiana, esta luta é pelo poder de governar, é pelo futuro do pais, e que ja sentio o poder como a partido que prefiro nao mensionar, nao larga assim tao facil...
Pra que acompanha um pouco das noticias pelo mundo,saberá que mocambique nao é o unico pais neste estado. Recentimente a a Farc na colombia abandonou a mensa de dialogo com o governo.

Like · 9 hrs

José Martins Poxa verdade isso...pois bem sao jovens que d certa forma foram a escola e que algo apreenderam e alguns ate na suas salas d aulas sentaram no chão sabendo e vendo a quantidade da nossa madeira a ser saqueado e desviado para companhias "chinesas"faxada pois os jovens recem formados na FADM abriram os olhos e viram que esta guerra nao benefecia o povo Mocambicano mas sim um grupo e muito cedo evitaram mais mortes lutando cm os seus proprios irmaos nao faz nenhum sentido pois que o País é de todos e todos cabem nela bem haja mais...

Raimundo L. Muchisse dizem qui fugiram para Malawi enquanto talvez morreram

Eduardo Mazive também acho

Like · 9 hrs

Filipe Mahagaja Assino por baixo

Like · 8 hrs

Nazir Mohady Tambem acho o mesmo


Nelson Macuiana Nenhum filho de dirigente está nos confrontos os militares ambos dos lados São povo também

Like · 9 hrs

Teixeira Teté da Silva Pode ser de um número aproximado dos que já tombaram nas batalhas assim os familiares não poderão reclamar dos seus cadáveres pode ser um truque quem sabe!

Jose Manuel Pois com terroristas da frelimo. Tem de se esperar tudo

Chell Manuel Evaristo Sr Cofe Emanuel Vilanculos ja se pronunciou mas só que duma maneira infeliz com o pronunciamento dos seus patrões, será que estou a mentir Sr Cofe Emanuel Vilanculos? esperamos o pronunciamento do Sr Zondai Tengaudzoke, por onde anda mesmo,

Damiao Cumbane NADA DE BOAS. O jornalista ou o jornal transmitiram uma informação que não perceberam: a informação prestada pelo Ministro dos Combatentes é relativa aos antigos militares das Forças Armadas de Moçambique (FAM/FPLM) e não às FADM. Aquele ministro é dos combatentes (antigos combatentes ) e não Ministro da Defesa. Como estou dentro assunto, explico: aquando do AG de 1992, os militares de ambas partes (Governo e Renamo) foram para os centros de acantonamento. Lá, as condições não eram boas, os militares estavam cansados de guerra, queriam ir às suas cass e famílias. Muitos deles, abandonaram os Centros de Acantonamento e foram para suas casas ou zonas de origem sem antes terem passado por um acto formal de desmobilização conduzido pela ONUMOZ. Hoje em dia, esses militares aparecem a reclamar a fixação de pensões de refirma e quando se lhes exige Cartão de Desmobilização eles não apresentam, logo, só podem ter saído à margem da lei ou seja, desertaram. Hoje, é preciso resolver o problema destes desertores ou militares para que possam ter pensões. Este é o assunto que o Ministro/ Ministério dos Combatentes apresentou ao Chefe do Estado para se encontrar uma solução. O Ministro dos Combatentes (antigos combatentes) não tem nem teria competências para falar de deserções nas actuais FADM que estão na alçada do Ministério da Defesa Nacional. Mais ainda, constou daquela informação que houve batalhões inteiros que foram desmobilizar os por iniciativa dos seus comandantes e não pelo ONUMOZ ou Estado. Outros batalhões ficaram nas suas posições mas o acto formal de desmobilização nunca lá chegou e, um a um foram indo embora. Este assunto consta de dossiers do Governo. Esses militares não são capazes de apresentar documentos relativos a sua desmobilização. Em suma: aquela informação não tem nada a ver com as FADM.

Like · 8 hrs

Zondai Tengaudzoke Ora viva meu compatriota #Chell_Manuel_Evaristo, bom dia. Sou um observador atento. Respeito publicações que com as quais me dou o direito de ler contribuições dos outros integrantes do grupo. Meus comentários são motivados com as minhas convicções. O facto de eu me declarar nao afavor do Partido RENAMO, nao queira com isso dizer que deva contestar tudo que eles falam. Melhor é OBSERVAR.

Like · 8 hrs

Damiao Cumbane Quis dizer BOATOS.....

Like · 8 hrs

José de Matos Damiao Cumbane, o que o faz pensar que nao ha deserçoes? Ou que isso seja uma maneita de justificar mortes ? Acredita mesmo que jovens queiram morrer numa guerra desnecessaria ?

Like · 8 hrs · Edited

Chell Manuel Evaristo seja bem vindo ao debate Sr Zondai Tengaudzoke.

Like · 8 hrs

Zondai Tengaudzoke Muito obrigado meu caro #Chell_Manuel_Evaristoestamos aqui a observar. se algo me excitar para tecer o meu comentário, de certeza o farei convicto da minha opiniao. Respeitando a todos aqueles que me insultam mesmo eu me convencendo que estou a tentar contribuir para a democratizacao dos debates de ideias.
José de Matos E porque o Ministerio dos Combatentes nao pode ou nao tem competencia para falar do que constatou, Damiao Cumbane ? Trata-se de um relatotio que foi apresentado ao PR !
Chell Manuel Evaristo Nao concordo consigo Sr Damião Cumbane. sem querer entrar em detalhes eu tenho provas vivas não quero aqui contar se não irei ser perseguido com seus patrões.
José de Matos As pessoas antes de comentarem devem ler bem o texto! Trata-se de um relatorio e de um encontro com o PR!
Moises Scossene A populaçao da zona em cofronto foge pra malawi, homens da renamo fogem pra malawi, agora fds tambem fogem pra malawi no mesmo campo d refugiados?
Filipe Mahagaja Se em ambas as partes ninguém xta a favor d agradar a ninguém apenas a força maior
Aurelio Rodrigues Isto e o principio do fim.foi assim q se deu o 25 de Abril de 1974 por haverem mtas viuvas,maes sem os seus filhos e como resultado deu-se a revoluçao dos cravos.
Chell Manuel Evaristo fazendo uma analise Sr Damiao Cumbane eu penso quem mesmo devia desertar das fileiras seriam os guerrilheiros da RENAMO se na realidade a causa da desertacao e mesma essa que estas a dizer no comentario.
Romeu J Maluleque Maluleque Tentativa ingloria de escamotear a verdade verdadeira,...Afinal foram visto a BAZAR para MALAWI???? Quantos e que moreram e foram deixados no mato???
Avelino Manuel Corrente Como eque eles sabem que os 220,ex-militares das FADM refugiaram-se pra a visinha Malawi,sera que eles tem a prova desses factos?no meu ponto de vista os 1400 militares da FADM,foram mortos nas confrontacoes com a Renamo.
Eduardo Jose Cabral Quem aja dirigentes assim com corage de dar esse tipo de informacao,espero sinceramente que nao seja exonerado pk aqui sabemos que falar verdade custa te a vida ou emprego. Agora para os que fugiram agradeceria que influencia se os outros irmaos a abandonar, mas espero que voltem depois para defender o pais e nao defender interesses desses macacos da frelimo.
Elidio Essien Essien Infelizment
Hawad Jaurêncio Hawad Infelizmente
Elias Cossa ajudem me afinal este assunto compete aos antigos combatentes ou defesa Nacional? ? estou ficando tonto
Cristiano Manejo Nâo me digam k desconhecem os motivos da deserçâo,façam o inquerito nos quarteis e notaram k a resposta ja é bem conhecida por vos. De salientar k muitos jovens nâo vê com bons olhos o motivo dessa guerra,pralem das baixas catastroficas no campo real.
Fernando Jossias Come Esses por mi nao aguentaram a pressao da tropa
Jose Manuel Lutar pela frelimo e o mesmo que fornicar para ser virgem
Fernando Jossias Come Um nao é lutar para frelimo mas sim pelo Moçambique inteiro....
Jose Manuel Quem disse isso quantos morrem diariamente sem comida quantos morrem nos hospitais sem tratamento vai la Catar macaco
Jose Manuel Imbecis
Jose Manuel Filhos da mae desgraçados sempre aqui a chatear con as patetices

Like · 6 hrs · Edited

Damiao Cumbane Sr. Matos e Achell eu apenas quis falar do que sei. Trabalho naqueles assuntos há 16 anos. Não falei por curiosidade da noticia passada na imprensa. O Ministro não falou das FADM e nem tem competência para falar nisso. A quetão que coloca de desrções ou mortes nas FADM são assuntos totalmente distintos e longíqous um do outo. De resto, "cada um é cada qual".
Jorge Antonio Calane Kito A FRELIMO não me engana. Ha gato e rato nessas divulgações. Quero eu acreditar que se hj divulgam temem alguma responsabilidade pelos desaparecidos. Pos para mim esse que eles hoje chamam de desertores são militares mortos nesses conflitos e porque oscorpos nunca foram entregues as famílias é para amanha dizerem que não sabemos do paradeiro desse e aquele (tipo o morto nas matas desertou e se não voltou ao convívio familiar a culpa não é do ministério que a família o procure esta por ai., morto? Não ele nunca esteve em nenhum dessas frentes de guerrilha esse era cozinheiro etc etc.)
Cristiano Manejo Ya ia ia,ate k podes ter razâo,esse pode ser o nr dos k estâo na vala comum e outros k serviram de alimentaçâo dos#Abutres. Grande ponto de vista.
Felisberto Catao Sr Damiao, com todo respeito osr ta defrnder oque?em que momento se preocuparam os antigos combantentes? Nem para receberem afamosa pensao que tanto se fala de 700 mts ficam quase 2 a 3 anos a espera.se trabalha la,nao para os distinatarios mas sim para o regime no poder..nao venha tanpar osol com apineira.
Jose Manuel Mas d raiva estes ignorantes falarem em nome do povo e do país
Iris Maria Monteiro Finalmente
Cristiano Manejo Xta doce esse debate
BI Lata Grande debate!
Zondai Tengaudzoke Observando...

José de Matos Damiao Cumbane, eu continuo sem perceber qual o problema aqui! Trata-se de um relatorio e de um encontro com o PR! A unica coisa que podemos questionar é como este relatorio foi parar a comunica ao social! Quanto aos factos relatados, nada a apontar, nao nos ajuda dizer que nao compete, devemos ficar com os factos!
Qual a maka aqui ?
Zondai Tengaudzoke #José_de_Matos, em uma das minha publicações eu falo de conspiração contra a Democracia Moçambicana. Interessa a alguem corromper para obter informação previlegiada
José de Matos Contexto, Zondai? metendo agua outra vez ?Se alguem foi corrompido foram pessoas do Governo, nao ?
Aderito Arone Senhor Damiao Cumbane, seje mais claro
Damiao Cumbane Jose de Matos, eu apenas achei que poderia ajudar no esclarecimento da verdade porque, como disse, trabalho naqueles assuntos há longo tempo e por inerência disso tive acesso ao referido informe na semana passada r tenho-o em monha posse porque trabalho nesse caso. Agora se você acredita ou não, depande de si. Para si a melhor verdade anda na imprensa mas isso não isenta tal imprensa de ter ou cometer erros mas para admitir isso é preciso não ter nem preconceitos nem ideias pré-concebidas. É como os fanáticos e radicais. A sua mentalidade está formatada de certa forma para cada assunto. Por bons e desinteressados esclarecimentos, de nada ajuda. Espero que o sr. matos não caia nisso para que os seus posters continuem a ter interesse.
José de Matos Damiao Cumbane, eu indiquei a fonte e o Damiao nao esta a ajudar nada se diz que sabe, bla bla bla, que a Inprensa bla bla bla, mas ainda nao veio com o contraditorio! Ou esclareça ou entao mantenha-se no silencio! Dizer que eu estou formatado é uma tremenda falta de civismo e ataque pessoal que nao pode ser tolerado!
Eu vou ser directo, Damiao: tem o contraditorio? Se nao tem ou se nao quer ter, nao venha aqui manipular, pode ser ? Sem contraditorio, eu vou acreditar na noticia!
Damiao Cumbane Sr. Matos leia bem o que escrevi. Tenho andado a ler muita coisa que escreves no fb. Tenho acompanhado os seus posicionamentos e sobre eles não há dúvidas. A fonte a que te referes é o informe prestado pelo Ministério dos Combatentes ao Presidente da República. Eu estive lá a sí nao vi. Ouviste da tv. O ministros não falou das FADM. Falou dos antigos combatentes ou desmobilizados de guerra onde estão inclusos os militares do Governo e da Renamo. Eu não acompanhei extractos colhidos por um jornalista portanto o nosso bate boca acaba sendo de níveis distintos.
Zondai Tengaudzoke esclarecido. assino embaixo
Amelito Acacio Acacio Ja foram abatido eses..
É porque isso é politica...
Cristiano Manejo É o nr k foi pra vala comum,+ pra nos destrair querem se justificar das dizerçoes.
Jose Manuel Como sempre o joguinho do gato e do rato isdo e uma manobra ja para se esquivarem as indemnizações as familias e de fugirem a opinião pública acerca do desaparecimento dos ditos militares como sempre a cupola do diabo manobrando a opinião pública e vem aqui estes com discursos finos para nos atirar areia aos olhos a verdade so não vêm toda a cima se dhalakama não quiser se ele quiser tem toda força para ir com a guerra até Maputo e acabar com esta corja imunda que não respeita nada nem ninguém cegos de ganancia as hostes f relimistas são uma podridão
BI Lata Foi dificil para entrar neste debate, fazendo analise d relatorio eu acho k o Ministerio dos combatentes nao tem direito d revelar assuntos d outro Ministerio pese embora todos servem para o povo Mocambicano. Tambem ha lacuna d perceber as fontes usadas para contabilizar os ex - militares tido como refugiados para Malawi.tenho duvida das fontes.quando o Ministerio dos combatentes passa esses dados como aqueles k tem pendentes para pensao ai sim,concordaria. Por isso o senhor #Damiao pode ter a sua cota parte d razao,porque os assuntos d FADM so é com Ministerio d Defesa, mesmo k trata se d relatorio deve ser dentro dos parametros d Ministerio e nao passar a contar assuntos d outro Ministerio. Ou tambem pode ser o caso para justificar as baixas com houve durante o periodo em conflito,porque as provincias em destaque sao realmente k estao em conflito,nao ha dados k aponta maputo por exemplo.
José de Matos Damiao Cumbane, esqueça essa do que eu escrevo, do meu posicionamento, etc. A sua opiniao sobre mim vale ZERO a esquerda, é uma opiniao pessoal irrelevante que nao tem nada a ver com a postagem, estamos aqui para falar de temas, nao de pessoas, evite entrar na personalizaçao! Estamos entendidos. Damiao Cumbane?
Eu coloquei uma noticia indicando a fonte! Se o Damiao Cumbane tem outros dados, entao avance, nao pode é vir para aqui insinuar e nao tem dado nenhum! Eu quero o contraditorio, Damiao Cumbane! Custa entender ? A noticia fala de um relatorio e de um encontro com o PR, nao ajuda dizer que esse Ministerio nao tem competencia, bla bla bla!
O facto continua a ser que essa noticia passou na comunicaçao social! A unica coisa que me surpreende é como a comunicaçao social teve acesso ao evento e ao relatorio!
Damiao Cumbane Sr. Matos, no encontro com o Chefe do Estado quem convidou a imprensa foi o Ministerio a partir do seu assessor de imprensa. Não se tratou de um encontro secreto ou com documentos secretos.
BI Lata Ate ai está certo por mim,porque o chefe d estado sempre quando efectua uma visita para qualquer Ministerio sempre a imprensa esta la.
Cristiano Manejo Ok pra sairmos dessa o Sr #Damiâo_Cumbane k venha publicar ou postar o documento contraditorio k esta em sua posse.
José de Matos Damiao Cumbane, sendo assim, foi uma reuniao publica, entao a minha pergunta faz ainda mais sentido: onde esta o contraditorio desta noticia?
O relatorio foi publico ?
Felisberto Catao Sr Damiao nao nenhum documento contraditorio.so para ver um antigo combatente esta fora do ativo,agora hade disertar de onde e para onde, alias um dos diploma para ganhar confianca no regime atual,e' ser mentiroso.sao os dois Damiao do regime.
Jose Manuel Mas que credibilidade voces dao a esse damiao ou a toda frelimo. Se o proprio nome de frelimo ja e uma fraude o verdadeiro e estado terrorista.
Jose Manuel Isso e que me diverte quando vocês ainda chamam esta gente de estado ou algo de direito se nem a própria existência deles e legal.
Iris Maria Monteiro A devida vénia
José de Matos A proposito desta noticia que o Damiao Cumbane quer contestar mas nao apresenta contraditorio, um dos melhores jornalistas moç ambicanos escreveu o seguinte a gora mesmo:

"1400 militares desertara das FADM? 

Isso não deve ser novidade. A Imprensa "livre" sempre informou das deserções nas FADM e nas Forcas especiais da PRM, desde 2013, no primeiro conflito pós-guerra civil entre o Governo e a Renamo (veja-se esta matéria, por exemplo, do Canal de Canal de Moçambique, de Dezembro de 2013, portanto, há quase 3 anos.http://macua.blogs.com/files/cmc_n231_desercoes.pdf).

O que me parece estranho e' que esta informação seja agora anunciada pelo próprio Governo. O mesmo Governo que ate negava que houvesse deserções, mesmo com nomes dos desertores estampados em jornais.

Qual e' a intenção do Governo ao anunciar deserções na sua tropa, em plena escalada de conflito? O que de mais relevante/grave o Governo pretende esconder por detrás desta informação? Ou foi simples ingenuidade do Ministério da Defesa que fez o anuncio? 

Ao anunciar deserções maciças, o Governo esta a dizer que a sua luta não tem apoio dos militares; Que os militares não se identificam com a causa da luta, por isso, ao invés de morrer pela "pátria" preferem fugir. O Governo esta a dizer que a sua tropa esta a desmobilizar.

Apesar do desemprego, que deve constituir das principais razoes da listagem de jovens no Serviço Militar, com escalada do conflito, estes preferem largar as armas, farda e fugir.

Esta informação desmobiliza os militares que ainda continuam nas fileiras e fortalece a propaganda da outra parte do conflito, a Renamo.
Jose Manuel Ou será um truque para contratar tropas estrangeiras
Jose Manuel Algo existe aqui porque quem acredita na frelimo ou e louco ou um ingênuo porque quem tem um pouco de experiência conhecimento das manobras do Club do diabo frelimo. Fica logo de pé atrás
BI Lata Querem esconder dos mortos esses,porque os familiares irao la procurar saber d familiar k foi incorporados e eles ka terao a resposta k ja fugiu enquanto morreu.
Jose Manuel Espera mano não exclua a ipotese de contratação de militares estrangeiros os cães tem dinheiro so andam a arranjar uma desculpa para o fazerem as claras este Club do diabo tem de se esperar tudo
Iris Maria Monteiro Reforço 😈😈
Jose Ofece Deniasse Ofece Kuase nao tou apanhar nada
Damiao Cumbane Sr. José de Matos, da forma como está a alimentar o seu ego nesse caso, não sei com que cara vai ficar quando aquela notícia for esclarecida. É bom ser recalcitrante mas com limites. Espero que não saias pela porta dos fundos quando os devidos esclarecimentos forem dados sobre a deturpação de factos em que teimosamente insistes.
Jose Manuel Aqui ja nem o papa confia na frel desciplina do diabo tornada em prática pelis sanguinarios do estado terrorista
José de Matos Damiao Cumbane, eu ja tinha pedido para nao entrar em baixaria de ataque pessoal , é inaceitavel essa postura !Eu coloquei uma postagem, indiqueo a fonte, e o Damiao esta a fazer barulho mas nao trouxe o contraditorio! Se ha contraditorio, traga esse contraditorio, nao fui eu quem escreveu esta noticia!
Entretanto , a sua piostura é inaceitavel e revela que nao esta aqui de boa fé!
José de Matos Alias, Damiao Cumbane, eu sei que doi muito a voces, mas como ja foi aqui noticiado, pelo jornalista que eu mencionei, e com a devida fonte, as deserçoeas estao a acontecer ha muito tempo! Doi muito aceitar, nao é ? A nao ser que essa noticia seja para revelar outra coisa!
José de Matos O Damiao Cumbane prova duas coisas;
1 - neste Grupo ha pessioas que nao sabem conversar e que andam aqui de ma fé!
2 - a funçao publica tem de ser despartidarizada urgentemente!
Jose Manuel Função pública e o pais esta tudo contaminado com essas mentes daninhas
Jose Manuel Desinfetar o estado e o pais desparazitar
Damiao Cumbane Sr. Jose de Matos autorizo-te a acessar a tudo o que posto aqui no fb. Entre no meu perfil, leia tudo e se fores pessoa de diligêncua mediana peço que tenhas a coragem de pedir desculpas. Se nao fores preferuras morrer no sulêncio. Tu só vés maravilhas na Renamo. Eu não. Tu só vés erros no Governo. Eu não. Eu nao tenho medo de criticar ou elogiar o que o Governo ou a Renamo ou qualquer entidade fazem de bom ou de errado. O mesmo acontece contigo?
José de Matos Damiao Cumbane, estas mesmo bem ? Entao tu manipulas esta postagem e eu tenho de te pedir desculpas /?Ir ao teu perfil fazer o que ? Nao és meu comtacto e nao te co heço de parte nenhuma! Onde entra a Renamo aqui nesta postagem?
Poupa-me, esta bem? lamentavel a tua postura aqui! mas é bom que todos vejam bem o que alguns andam a fazer neste grupo! Quiseste apenas manipular esta postagem, desmentir tudo mas nao tens o contraditorio, apesar que eu indiquri a fonte!
TSC!
PONTO FINAL!
Jose Manuel Kakalall governo bando de terroristas assassinos
Teixeira Teté da Silva Pelo que eu saiba está informação está circular muito por aqui nas redes sociais.
José de Matos Damiao Cumbane, um alerta para ti: baixaria e falta de civismo nao serao tolerados! nao és serio, fazes barulho mas nao trazes contraditorio!
Teixeira Teté da Silva, essa informa ao esta em todos os sitios, por isso oDamiao Cumbane fica muito incomodado, é publico!

Like · 1 · 2 hrs

Damiao Cumbane É chato quando alguém teima no escuri e no que os outros conhecem melhor. É como um aluno que faz de tudo para chumbar.

Like · 2 hrs

José de Matos O chato é vires para aqui manipular e ser incorrecto, fazes barulho mas nao tens contraditorio! Muito chato e inaceitavel!

Like · 1 · 2 hrs

José de Matos O que incomoda o Damiao Cumbane esta aqui, ate parece que fui eu que escrevi a noticia! Ficou muito incomodado porque quer controlar o que posrtamos e comentamos no Gtupo! 
é mentira ? onde esta o contraditorio ?

Like · 2 · 2 hrs

José de Matos Cofe Emanuel Vilanculos, o alerta sobre ataques pessoais tambem é para ti! So vais conversar sobre o tema! Toma nota!

Like · 2 hrs · Edited

Cristiano Manejo Apresentem o contraditorio da postagem so e somente,pk tanto bla bla..?

Like · 1 · 2 hrs

José de Matos Cristiano Manejo, desde o principio que estamos a pedir para o Damiao Cumbane trazer o contraditorio!
Cofe Emanuel Vilanculos, desiste do que esta a fazer, por favor!

Like · 2 hrs

Damiao Cumbane Estás a apresentar capa de um jornal. E... É essa fonte que quer que eu discuta sr. Matos? Jornal.... Eu disse a ti que trabalho nesse assunto há 16 antes da fundação do Jornsl o País e antes da Soico comprar aquele jornal. Eu tenho dossiers sobre aquele assunto. Falo com propriedade e não por mara curiosidade. Para ti o assunto começou ontem com o informe ao Presidente. Para mim não.

Like · 2 hrs

Cristiano Manejo Mas Sr Damiâo,xta dificil nos trazer o dossier em causa pra nos debatermos juntos comparando com a noticia veiculada no jornal o Paîs ?
Teixeira Teté da Silva Mais o contraditório qual seria neste caso? Que os números não constituem a verdade ou a informação não é oportuna pela tensão que se vive actualmente?
Cristiano Manejo Pergunta o Sr Damiâo,ele diz k tem a verdade contrariando a noticia postada no jornal o Pais.
José de Matos Oh Teixeira Teté da Silva, nao da para perceber a postura doDamiao Cumbane! Diz que foi uma reuniao publica, a comunicaçao social estava la, nao sei se o relatorio é publico, mas depois vem para aqui fazer barulo sem trazer contraditorio!
Quem pode entender ?
Enfim ...
Jose Manuel E voce oerde tempo. Com ele
Damiao Cumbane Sr. Matos... Contacte me para te facultar a informação que falts a ti e ao jornalista que veiculou a informaçao. Talvez ai possas separar alho de bugalho.

Cristiano Manejo Talvez o Sr Damiâo tem um dossier secreto k escambotea a verdade k os jovens defato nâo xtao a desertar e trata se de baixas catastroficas, e k essa informaçâo d O Pais é so pra distrair a opiniâo publica ?

Like · 3 · 2 hrs

José de Matos Nao, Damiao Cumbane, nao, de modo algum, estamos num forum publico! a noticia é publica, nao fui eu quem publicou ou escreveu a noticia, dizes que a reuniao foi publica, entao o contraditorio tera de ser publico, nao me vais levar para a tua mistura de alhos com bugalhos! Se a informa ao esta errada, tu e o teu Ministerio tinham de vir a publicco esclarecer ou entao confrontar o jornal! Nao o fizeram, portanto nao percas tempo em desmentir aqui e vires com falta de civismo para mim! Faz o teu trabalho em vez fazeres confusao aqui! SIMPLES
Damiao Cumbane Porque só o sr. Matos? Releia o escreveste no dia 10 para revivares a incoerência em que andas.

Like · 1 · 2 hrs

Chell Manuel Evaristo Sr Cofe Emanuel Vilanculos agora já tens um companheiro de equipa o Sr Damiao Cumbane, este ultimo senhor esta tentar desmentir as palavras que saíram da boca do seu patrão. haaaaa desculpas Sr Damiao Cumbane deverias tanto se preocupar porque o nosso ministro falou aquilo. porque ate então estas a tentar negar algo que não contava que um governante pudesse falar.

Like · 1 hr

José de Matos Nao ha incoerencia nenhuma, nao trouxeste contraditorio,Damiao Cumbane, pela centesima vez te recotdo, a incoerencia e irresponsabilidade so pode sert tua que nao fizeste o teu trabalho enquabtro trabalhas no Ministerio! Continuas a personalizar, Damiao, e eu continuo a dizer-te que isso é baixcaria e falta de civismo1 So te vou apelar mais UMA VEZ; traz o contraditorio AGORA ou fica no silencio, o que fizeste aqui é inaceitavel num forun serio! Traz contraditorio ou comigo nao conversas mais!

Like · 3 · 1 hr

Amelito Acacio Dirrar nao é por,eses k estao ser abatidos um por um sao eses k estao acabando..
ja forao abatidos..
fugir pra malawi fazer oque!....

Like · 1 hr

Zondai Tengaudzoke observando e terminando minhas tarefas para entrar na turma de debates. me apetece uma fruta. até já

Like · 1 hr

Heminio Alfazema Senhor Jose de Matos não Podemo nos levar com as pessoas que dismentem a verdade Porque quer escovar um grupo de pessoas que se acham donos de Moçambique. E Deves saber seifar trigo com joia. São destes que engordam pelas lagrimas do povo. Deixa o senhor X incomodar se mais ainda é cedo por que não há vaga para G40 Ja abrimos Olhos.um concelho senhor XG40 se não gosta do grupo pregunta o seu filho vai Te ajudar Como sair do grupo scredito que es um senhor da 3 idade fui.

Like · 2 · 54 mins

Fausto Quinhas E BOMMM
www.canalmoz.co.mz, Quarta-Feira, 18 de Dezembro de 2013 Director: Fernando Veloso

Deserções na FIR Foto: Cedida por agentes da FIR publica lista de agentes da FIR que abandonaram as fileiras de Moçambique Moçambique Pág. 15 Pág. 06-07 2 Canal de Moçambique | Quarta-Feira, 18 de Dezembro de 2013 Destaques Desta lista pelo menos 10 agentes já sairam da FIR Agentes da FIR nas matas de Gorongosa Borges Nhamirre Dezenas de jovens estão a abandonar e a desertar das Forças de Defesa e Segurança nos últimos meses devido à intensificação dos combates na região centro do País, mais propriamente nos distritos de Chibabava e Machanga (Muxúnguè-Save), Marínguè e Gorongosa (Sadjundjira), na província de Sofala, em que o Governo se está a opor a forças armadas da oposição, com intensidade acrescida após o ataque à residência do líder da Renamo e base das suas forças de segurança, em Sadjundjira. As deserções dos agentes da Força de Intervenção Rápida (polícia de elite) intensificaram-se desde o passado dia 21 de Outubro, quando as tropas governamentais atacaram a residência de Afonso Dhlakama que disse a semana passada em entrevista exclusiva ao Canal de Moçambique que o presidente da República o quis matar. “Guebuza quis matar-me”. “Antes nós e os homens da Renamo “tolerávamo-nos mutuamente, mas desde o ataque à casa de Dhlakama o tratamento mudou e as mortes aumentaram”, diz um agente da FIR que há menos de um mês, depois de regressar vivo da Gorongosa, despiu o fardamento e deixou a arma para “reiniciar a vida”. O Canal de Moçambique está na posse de uma lista confirmada de jovens da Força de Interven- ção Rápida que abandonaram as fileiras. Uns fugiram a partir do campo de batalha, outros entregaram o fardamento e as armas em Maputo e deixaram a corporação. Outros ainda simplesmente deixaram de comparecer no quartel-sede da FIR que fica ao lado do cemitério São José de Lhanguene, na cidade de Maputo. O Canal de Moçambique foi para ouvir o Comando Geral da Polícia da República de Moçambique sobre as deserções maci- ças da FIR, mas Pedro Cossa, o porta-voz da instituição, disse-nos que não quer falar deste assunto. As causas das deserções Os jovens que preferem deixar a Força de Intervenção Rápida para tentarem procurar vida noutras áreas fazem-no por causa das muitas e sucessivas baixas, entre mortes e feridos, que têm estado a suceder no campo de batalha na província de Sofala. Mas desistem, sobretudo, pelas más Devido à intensificação do conflito armado Deserção maciça na FIR “Antes de ir à Gorongosa pensava que era bom trabalhar para o Estado, mas depois que fui ao mato, ver que somos usados para matar pessoas que nunca nos fizeram mal nenhum, não sei se trabalhava para o Estado ou para interesses de algumas pessoas. Antes tirávamos água na mesma fontenária, banhávamos no mesmo rio e bebíamos nos mesmos locais com esses da Renamo. De um dia para outro empunhamos armas para matar essas mesmas pessoas, por isso eles também se viraram contra nós. Não sei por que razão isso acontece!” – jovem que abandonou a FIR (Continua na página seguinte) Canal de Moçambique | Quarta-Feira, 18 de Dezembro de 2013 3 Destaques Agentes da FIR reclamam contra as condições de alimentação em Gorongosa De entre os jovens que fugiram e os que se demitiram da FIR o Canal de Moçambique publica os nomes dos que conseguiu confi rmar que realmente sa- íram. Mas há muitos outros. Todos saíram da corpora- ção de Junho para cá. A lista que publicamos confi rma que este trabalho jornalístico resulta de muitas consultas prévias em que se incluiu a consulta ao porta-voz do Comando Geral da PRM que se recusou a falar deste assunto. Eis alguns nomes: condições de trabalho, nomeadamente logística alimentar e remuneração que consideram inadequada. Em Sadjundjira, Vunduzi, Muxúnguè, Marínguè, onde os ataques intensifi cam-se a cada dia, os jovens da FIR trabalham sem as mínimas condições. A rendição acontece no dia 04 de cada mês. Os agentes que saem de Maputo, Gaza, Inhambane e Nampula para irem para as zonas de guerra saem sem que recebam aviso prévio e sem qualquer possibilidade de avisaram os familiares. “Quando se chega no quartel (em Maputo), durante a formatura eles chama os nomes dos que 1. Castro Pereira 2. José Landja 3. José Timane 4. José Dias 5. Leonel Biza 6. Bento Becapece 7. Aly Magive Ribeiro 8. Jetílio Faduco 9. Dick Dilson 10. Victor Boane 11. Che Ochanga 12. Mabote Capa Dique 13. António Alves Oliveira Simões 14. Carlos Emerson 15. Moisés Timane 16. Menio Adriano 17. José Artur devem seguir para a Gorongosa e nem sequer nos dão direito de telefonar para casa para despedida”, conta um jovem da FIR à Reportagem do Canal de Moçambique. “Não temos direito ao subsí- dio de deslocação nem a ajudas de custo. A ração de combate que nos dão é constituída por alguns alimentos fora de prazo. Lá no terreno alimentamo-nos como porcos (ver a foto fornecida pelos agentes desertores)”. “Ninguém pode resistir àquelas condições de vida”, conta-nos outro agente. De vários agentes, apurámos que no início do confl ito, entre Este mês só partiram 54 agentes da FIR No início deste mês, precisamente no dia 4, os autocarros da ETRAGO que deviam partir de Maputo com pouco mais de 100 agentes para a região Centro a fi m de renderem os colegas que estavam lá em missão desde Novembro, partiram com apenas 54 agentes. Cerca de metade não compareceu à formatura. Assim evitaram partir para o teatro de guerra. Abril e Maio, até Junho deste ano, o agente da FIR que levantasse a mão para reclamar as más condições em que actuam na província de Sofala, era sancionado com despromoção para a Polícia de Protecção (PP) e o seu salário de aproximadamente 6 700 meticais era reduzido 50%, para passar a ganhar o salá- rio auferido pelos agentes de PP, de pouco mais de 3 mil meticais. Agora, com o aumento das deserções, o comando da FIR já não se dá ao luxo de despromover os agentes que contestam as condições de trabalho porque está a enfrentar grandes deserções. Um jovem perfeitamente identifi cado mas que vamos chamá- -lo de Mário por razões óbvias, agente da FIR há três anos, foi afastado da corporação em Julho passado porque se recusou a ir a Sadjundjira. Este jovem é fi lho único, órfão de pai e vive num distrito da província de Maputo, com a mãe que é paralítica. Ele é que presta os cuidados à mãe. Numa manhã quando chegou ao quartel foi informado que devia seguir para os autocarros da ETRAGO para ir à Gorongosa. Mário sabia que aquela manhã em que saiu de casa poderia ser a última a ver a mãe porque Um dos jovens que deixou a FIR concedeu ao Canal de Mo- çambique o seu recibo de salá- rio. São 6 085, 50 meticais que o agente auferiu em Julho de 2011. Com os ajustes este salá- rio subiu para 6 700 meticais no presente momento. Isto é o que ganha um agente da força de elite com a categoria de guarda. O salário de 6 085 meticais é somatório de: salário base de 3 175, 00MT, subsídio de risco de 2 345, 00 MT, subsídio operativo de 53,00 MT e compensação salarial de 830, 00 MT. Sobre este valor desconta: 222,00 MT de Pensão de aposentação, 15, 00 MT de assistência funerária, 47, 00 MT de assistência médica e 31,00 MT de serviço social. “Não vou morrer por causa de 6 mil meticais. Deixei a FIR para reiniciar a vida”, diz sorriir ao campo de guerra signifi ca correr risco de vida em que morrer é cada vez mais uma probabilidade agora, dado o grau de confl itualidade que se atingiu. “Pensei muitas vezes e tive a coragem de dizer que não queria ir a Gorongosa. Resisti a todas as ameaças e não fui. Como consequência fui despromovido para Polícia de Protecção. Com tudo o que fi z para a FIR, para depois ser despromovido porque quis fi car em Maputo a cuidar a minha mãe, preferi deixar a corporação”, conta o jovem que agora trabalha como agente de uma empresa de segurança privada. dente um jovem de 26 anos, de bom porte físico e com muitos sonhos. “Agora estou a tirar carta de condução e vou-me inscrever para concorrer numa universidade para continuar com os estudos. Estou a descobrir que a vida tem outras alternativas”, conta o jovem que trocou a vida de matar por uma causa que nem ele conhece bem, por uma de estudar para poder servir o seu País em paz. Perguntámos-lhe se estava na FIR pelos seis mil meticais ou pela pátria e, sem hesitação, respondeu: “Antes de ir à Gorongosa pensava que era bom trabalhar para o Estado, mas depois que fui ao mato, ver que somos usados para matar pessoas que nunca nos fi zeram mal nenhum, não sei se trabalhava para o Estado ou para interesses de algumas pessoas. Antes tirávamos água na mesma fontenária, banhávamos no mesmo rio e bebíamos nos mesmos locais com esses da Renamo. De um dia para outro empunhámos armas para matar essas mesmas pessoas, por isso eles também se viraram contra nós. Não sei por que razão isso acontece!” disse o jovem, fundamentando a tese de que a FIR não serve ao Estado mas a interesses de certas pessoas. Despromovido porque se recusou a ir a Sadjundjira Morrer pela pátria ou por 6 mil meticais? Nomes de alguns jovens que deixaram a FIR (Continuação da página anterior) (Continua na página seguinte) 4 Canal de Moçambique | Quarta-Feira, 18 de Dezembro de 2013 Destaques O Canal de Moçambique tentou ouvir o porta-voz do Comando Geral da Polícia, Pedro Cossa, sobre as deserções na FIR. Este disse que não comenta assuntos da FIR nos corredores. Depois de lhe pedirmos três vezes para conceder ao Canal Bernardo Álvaro Jovens militares das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) oriundos sobretudo do sul do País e afectos na Zona Centro, concretamente nas províncias de Sofala e Manica, têm vindo a abandonar as fileiras militares, seguindo para os países vizinhos devido à intensidade dos confrontos com os alegados homens armados da Renamo. No terreno, há relatos de inú- meras baixas nas forças governamentais, que entretanto não têm sido reportadas. Alguns desses jovens militares regressaram recentemente a Maputo, e contaram ao Canal de Moçambique que muitos dos seus colegas estão a fugir da tropa, através da fronteira com o Malawi, usando a estrada de Tete, via Chimoio, até alcançarem aquele País. “Muitos estão a deixar o fardamento e armas, fugindo para o Malawi. Do Malawi vão à África do Sul, até chegarem aqui a Maputo” disseram-nos vários militares residentes em Maputo e Matola. Os jovens contam-nos que a situação militar no terreno é muito diferente da que tem sido reportada, dado que “diariamente ocorrem confrontos entre homens da Renamo e as forças do Goverde Moçambique uma entrevista sobre o assunto, todas as vezes se recusou. Abordamo-lo à saí- da da sala de onde semanalmente decorre o briefing policial sobre a situação criminal no País. “Não respondo a questões da Polícia nos corredores do no”, provocando “muitas baixas do lado das FADM e da Força de Intervenção Rápida (FIR)” que “são omitidos pelas autoridades”. “Todos os dias os carros transportam nossos colegas mortos ou feridos para os hospitais de Chimoio ou Beira. Aquilo virou um inferno que não contávamos. As mortes às vezes não são comunicadas aos familiares”, diz-nos um deles e muitos outros depois o confirmam. Os ataques a alvos militares e a ineficácia das FADM/FIR A partir da Gorongosa, fontes civis contactadas pela nossa Reportagem dizem que os combates entre as forças beligerantes são frequentes, ressaltando as emboscadas dos guerrilheiros contra as forças conjuntas da FADM/ FIR causando “muitas baixas”. Outras informações indicam que a base de Sadjundjira, no distrito da Gorongosa, província de Sofala, que havia sido tomada no passado dia 21 de Outubro com o ataque em que, como nos disse Dhlakama, “Guebuza queria matar-me”, foi retomada e várias armas foram capturadas pelos homens da Renamo, o que “obrigou alguns militares a abandonarem as fileiras, com medo”. Segundo as fontes civis do distrito Ministério do Interior. Todas preocupações dou satisfação num local apropriado”, foi com estas palavras que Pedro Cossa respondeu ao Canal de Mo- çambique quando questionado sobre deserções de membros da Força de Intervenção Rápida. da Gorongosa, também em Canda as forças da Renamo desalojaram, recentemente, os efectivos militares do Governo, durante um ataque a uma posição, resultando disso muitas baixas humanas e materiais do lado das forças governamentais. O assalto não foi reportado nem manifestado oficialmente, mas fontes militares disseram-nos que os trinta cadáveres de soldados que eram transportados num camião militar que veio a capotar na Estrada Nacional N6, a caminho da cidade de Chimoio, tinham sido vítimas desse mesmo assalto dos supostos homens da Renamo no posto militar governamental localizado em Canda, distrito da Gorongosa. Este assunto foi oportunamente publicado pelo Canal de Moçambique ouvidos militares hospitalizados em Chimoio. Para além de morte de soldados e de inúmeros feridos, os atacantes chegaram a levar quantidades consideráveis de armamento. Alguns soldados que “escaparam” daquele ataque acabaram por fugir das fileiras, “com medo”. Ainda de acordo com as fontes civis posicionadas nas zonas em que têm ocorrido incidentes entre forças governamentais e homens armados, devido à extensão dos raios da actua- ção “dos guerrilheiros da Renamo”, vários efectivos militares têm sido movimentados de um ponto para outro, mas a moral das forças governamentais “está bastante em baixo”. As colunas no troço Save-Muxúnguè também estão a ser constantemente atacadas e somam-se, praticamente todos os dias, mortes e feridos, sobretudo entre polícias e militares. Diariamente, os supostos homens da Renamo protagonizam emboscadas e ataques a alvos militares e paramilitares, incluindo esquadras da Polícia, e são cada vez mais os que preferem desertar ou abandonarem a FIR a envolverem-se num conflito que até vozes civis, por todo o País, não param de apelar para que termine de maneira a que se possa de novo viver em paz. (Canal de Moçambique) Também há deserções nas FADM O que diz a Polícia.












FDS DÃO FALSO RELATÓRIOS AO NYUSI SOBRE OS FACTOS REAIS NO TEATRO DE OPERAÇAO.

Vejam os números de desertores 1400 a 1700 militares


Comments

Helder Joaquim kkkkkkkkkkk mariazinhas nao aguentaram

Like · 6 hrs

James Jiyani Kkkkkkkkk arenomo nào brincas

Like · 6 hrs

Helder Joaquim Rangers merecem ser exercito nacional prk esses outros nao tem capacidade de combater invasores estrangeiros,mas os Rangers ja combateram chineses,cubanos,zimbabweanos,russos ................

Like · 6 · 6 hrs

Fernando Charias Ainda falta por desertam o numero vai subir

Like · 6 hrs

Tomas Humbe Os gajos esconderam os k tombaram e feridos

Like · 1 · 6 hrs

Fernando Charias Kkkkkkkkkk ainda vai dizer

Like · 6 hrs

Fato Albino Estao fazer bem os militar da frelimo fugir estes bandios que sò pensam em Assassinar

Like · 6 hrs · Edited

Fato Albino 20.valores para os Militär que Estao a fugir do combate contra o proprio irmao

Like · 6 hrs · Edited

Ebenezer Eben Sao sabios esses que bazaram!

Like · 1 · 6 hrs

Helder Mario A Renamo em todas batalhas q enfrenta ganha.
Ganhou a Guebuza kndo kria alterar a constituicao p mais um mandato
Ganhou ao Nyusi em Zipinga_Gondola
Xta a turtural a frelimo piscologicamente(frelimo n apanha sono)
Ganhou a frelimo em audiencias e populardade em show micios.

Qm n acredita na Renamo e seu lider, problema dl

Like · 4 · 5 hrs

David Jairosse Alfredo Bem aventurado aqueles qui conservao a sua vida, porkê o jeova o conservarà!

Like · 2 · 5 hrs

Lindinho Alberto Mugabe Muito positivo Ranger devem ser o exército nacional... General deveria ser ministro da defesa nacional e incluir todos homens da Renamo no governo

Like · 1 · 5 hrs

Evaristo Matule Esta mal

Like · 5 hrs

John Makwere Para bens os miltares k fogem prk nao era o tempo para lutarmos e nem ha viam motivos para esta brincadeira de guerras mesmo quando um pais estrangeiro nos provocar eu vou ajudar o meu pais e bem mesmo.

Like · 5 hrs

Irmão Sidinho Ngale Fugirao ou morreram?

Like · 1 · 5 hrs


Like · 4 hrs

Gulumba D. Mutemba Bem haja piriquitos desertores .

Like · 5 hrs · Edited

Ju Almeida Mas afinal , morrer de GRAÇA nao doi?????

Like · 4 hrs


Like · 4 hrs

Zito Omega Esse ndhaneta não será unay que mudou de nome?

Like · 3 hrs

Sinembo Ndaneta Zito Omega, não importa se fo'r Unay, mas o o importante agora 'e informação. Perceba! Unay Cambuma são tantos neste imenso Moçambique.

Like · 1 · 2 hrs

Castigo Antonio Muthomodjua Muchanga Parabens para os militares q salvaram vocas vida e melhor fugr

Like · 1 hr

Julia Ernesto falem a verdade covardes

Arsenio Nhantumbo Nao ha duvidas de que os desertores e' por causa do conflito eles foram espertos nao querem morer e piorar a situacao de vida nas familias.

5 · 11 hrs

Aziza Throne Estao tao sem norte quenao conseguem esconder kkkkkkkkkkkk

6 · 11 hrs

Ismael Luis Francisco Merci bokó para os que fugiram. Hehehe

3 · 11 hrs

Ebenezer Eben Pelo menos estao vivos!

3 · 10 hrs

Kanarere Canpeao Nomala O k falta óh fantoches para se renderem?

3 · 10 hrs

Kanarere Canpeao Nomala Vecês outros o k esperam? Esses descobriram a questao de defender coisa nao deles. Deviam ser filhos de Nyusinho, Guebuematuns, Chissacabritos, Edsong40 em companhia. Os tubaroes.

2 · 10 hrs

Unay Cambuma "E houve uma grande debandada e deserções em massa" -Unay Cambuma.

7 · 10 hrs

Rafique Nhagumbo Boco Nesse relatório devia constar o nr d perecudos em combate q s calhar pde duplicar ao das deserções!

1 · 6 hrs



Gilberto Jonathan Chirindza A situação não está boa para as FDS

4 · 10 hrs

Eduardo Domingos Afinal o sol nao se tapa com peneira!

8 · 10 hrs

Gulumba D. Mutemba Isso vem confirmar as notícias do Unay Cambuma . Creio que os números são maiores que os anunciados.
O ministério dos combatentes bem que conhece as causas das desercoes,os piriquitos estão cansados de fazer guerra não declarada,só por causa dos 2000/2500/2700 de salário,que chamam de subsídio.
Os desertores são herois ,que negaram morrer em defesa dos interesses obscuros.

Parabéns piriquitos .

2 · 9 hrs

Vilanculos Cláudio Vilanculos Pra mim considero de HEROIS esses piriquitos k desertaram pork são inteligentes. Não aceitamam matar o seu próprio irmão só pra defender interesses obscuros.

5 · 9 hrs

Vilanculos Cláudio Vilanculos Como é sabido k os governantes nunca vão revelar o nr exato de desertores. Significa que esse nr pode ser o triplo dos k desertaram, tenho a certeza.
Bem haja e parabéns pirikitos, chamem ainda mais os vossos familiares k estão lá.

4 · 9 hrs

Aziza Throne qual herois mano... Se a frelimo estivesse aganhar na guerra eles iriam defender os patroes. Mas como estao alevar porrada fogem e descarregam na populacao

3 · 9 hrs

Maria Manjate Estao de parabens os desertores, vale a pena ser um cobarde vivo do k ym heroi morto.

4 · 9 hrs

Abdulcadre Carlos Mudanisse Mais uma vez a info. de cambuma foi confirmada.

7 · 9 hrs

Vilanculos Cláudio Vilanculos São Heróis pork conseguiram contrariar as ordens da FRELIMO. Eles viram k a FRELIMO esta lhes usar como escudo pra defender interesses obscuros do regime, e pra ganhar apenas 2000mt

1 · 8 hrs

Alberto Amur Parabéns irmãos k despertaram

1 · 8 hrs



Alberto Gomacha Tambem pode ser maneira d justificar o maior numero k obtou dizendo k disertarao pra malawe

2 · 8 hrs

Nell'star Nhongo Bem pensado por este lado, ilustre#Alberto_Gomacha


Osman Gani continuem a desertar sera forma esses grupo de ali baba e 40 ladrees ficarem sem militares


Nell'star Nhongo Isso era de si esperar, é que os comandus não são nenhuns brinquedinhos k alguns podem estar a imaginar. Parabéns piriquitinhos que saíram são e salvos nessa história de by Chipande, Guepatinho e do anauzinho.

1 · 8 hrs

José António Monteiro Desertaram ou morreram e agora esta é a forma de justificar que não aparecem aos familiares?

2 · 7 hrs

Neclino Chaphata Seria bom que todos Militares pedissem dicas aos colegas que estão em Tete, para saber como é que se deserta?! Porque está claro que esses são especialistas.

Parabéns Desertores! Escolheram o caminho certo. Mas atenção!!! o Governo pode querer adormecer aos Rangers, para pensarem que não tem mais Militares para entrarem no Terreno, quando por outro lado eles estão a contratar Mercenários.

2 · 7 hrs

Magid Manjor So me lembro de lambelatas que vinham desmentir mortes mortes anunciadas pelo grande Unay Cambuma,diziam:seu mentirso Unay,desde que comessaste anunciar mortos das fadm,fir,goe sera qu existiria efetivos?Ai esta!esses sao mortos nao desertores,mortos anunciados pelo unay,agora concorda com o Unay seu lambebota?

2 · 7 hrs

Paulo Besteleve Moçambique Desertar é melhor que ser crivado de balas.

3 · 7 hrs

Sinembo Ndaneta Eu nem preferiria ir a merda de tropa da frelimo.

2 · 6 hrs

Rafique Nhagumbo Boco Animal cm chifres ñ s embrulha cm jornal e nem s xconde n saco.

2 · 6 hrs

Jeque Vara Obrigado para aqueles irmaos da FDM que ouviram meu apelo e pelo amor a vida dicidiram mesmo desertar ou distanciar se das ideias maquiavelicas de guebuza, nyusi e chipande, irmao que ainda estam com as mentes ocultas, desertem ainda mais cedo antes que os rangeres vos furem o cranio. Se guebuza, nyusi e chipande querem a guerra que levem os seus filhos, irmaos e familia para luta,assinado #JEQUE VARA

2 · 5 hrs · Edited

Jeque Vara Mais uma victoria para os resistentes, a frelimo em gueda gradual, olha ouvi que nas cidades estam as moscas nao ha efectivo das FDM. Os rangeres vao entrar com as maos nos bolsos,

2 · 5 hrs

Prince Abraham Alias no terreno o nr de desercoes e qbandono das fileiras da frelimo revela acima de 3000. E Unay Cambuma ja fez mensao noticiosa por varias vezes

4 · 4 hrs

Maria Manjate Acho k as maes Moçambicanas deviam manifestar-se publicamente contra esta chacina dos seus filhos, e pedir explicaçoes ao governo do dia.

2 · 4 hrs


Bertino Angelo Bento Macamo Kkkkkkk... Fugiram a guerra.


O BOM pedreiro conhece-se pela qualidade das suas OBRAS. Jean-Pierre Bemba, político congolês.

Se as suas obras foram um falhanço, como poderei eu adjudicar-lhe outras? E com que coragem vem você pedir-me tal empreitada?


Não se trata de exercitar o velho adágio "antes o diabo conhecido que um santo estranho". Trata-se isso sim de evitar cair no mesmo erro porque desta vez pode ser irremediável.
‪#‎Errar‬ uma vez é humano. 
#Errar duas vezes é burrice


Intelligenti pauca (Lat.)
Para bom entendedor meia palavra basta (Pt)
to intelligent the few cosas (Eng.)
...


Edio Matola kikikikiki, so que a politica e muito complexa, e na maior parte das vezes o que vemos, nao e o que efectivamente esta acontecendo!!!! Mas no geral esse ditado, e dos mais sabios, ao alcance de todos, que existe!!!
Gosto4 hEditado
Egidio Vaz E é verdade. Há quem queira estragar, derrubar todo um legado com uma lâmina. Mas não irá conseguir. Não se corta um embondeiro com uma lâmina.
Gosto24 h
Edio Matola kikikiki, realmente, embondeiro abatido com lamina, it is impossible, ou melhor, nao ha registo de algum dia ter acontecido, mas como dizem que o impossivel, nao existe, entao, podemos nos iludir...............
Gosto3 h
Egidio Vaz Edio Matola muitos dos que se disponibilizam para cargos electivos nunca chegaram de questionar-se sobre isso. Quais são sas minhas obras? O que já produzi de que me orgulho? Apenas querem que sejam confiados. Sempre e sempre.
Gosto34 h
Jorge Ferreira Sr Egídio apenas uma rectificação."...como poderei eu adjudicá-lo outras ? " ou "...como poderei eu adjudicar-lhe outras ? " abraço
Gosto24 h
Egidio Vaz vou editar nos termos que sugere. obrigado pela correcção
Gosto23 h
Jorge Ferreira Sim porque não adjudica o pedreiro,adjudica ao pdreiro ou empresa...ab
Gosto3 h
Jorge Ferreira ****pedreiro****
Gosto3 h
Nelson Junior Sr.Egidio,morro de gargalhadas...uma bala "açucarada"...espero que compreendam!
Gosto3 h
Egidio Vaz Kkkk
Gosto3 h
Americo Mateus E aquilo que lhe questionava no debate anterior a este. Este e o EV que conheço. Como disse o Nelson Junior uma bala açucarada kkkk....
Gosto3 h
Rafael Ricardo Nzucule Mas Egidio Vaz, não sabes que há masoquistas e que gostam de sofrer e sem parar?
Gosto3 h
Egidio Vaz A estes pelo menos não lhes faltará o aviso. Heheheh
Gosto13 h
Ntsua Obus Neuara Haammmmmmmmmm oky, já entendi.
Gosto3 h
Ntsua Obus Neuara Inbox me aos que não entenderam.
Gosto3 h
Lindo A. Mondlane O q fez o bemba agora???
Gosto3 h
Lindo A. Mondlane Pelo q sei anda por La Haya por crimes de lesa humanidade
Gosto2 hEditado
Alberto Mando Seva José Errar duas vezes é diabólico... kkkkkkkk
Gosto2 h
Aiuba Oliveira Mtw Estou desenquadrado do assunto Egidio Vaz, podes enquadrar-me? Pode ser INBOX
Gosto2 h
Mondlane Dzowo Mas viver no erro a vida toda por receio de experimentar, também e fraqueza demais oh amigo Egídio Vaz.
Gosto11 h
Egidio Vaz Porque então há gente que apoia candidatos que no passado não deram conta do recado nas funções a que foram atribuídas? Responde-me por favor
Gosto1 h
Mondlane Dzowo Infelizmente, a resposta se calharia seria esse receio de aventurar. Mas quer me parecer que este assunto de eleger, não depende basicamente da competência e perfil do candidato a eleição, mas sim da simpatia e afinidade muitas vezes sustentada pelo fanatismo partidário.
Estevao Pangueia Apoiar candidatos que nunca fizeram nada, mesmo os tais apoiantes não conseguem explicar sem se "morder a língua" a razão do tal apoio. Essa é uma tentativa de reduzir as nossas conquistas à obra do acaso.
Gilder Anibal O EGÍDIO VÁZ que agora pertence a uma certa ala, não escreve textos longos que tanto tinham um interesse público e que o batizava como um hsitoriador de confiança […].


In sentindo Desesperançoso com a sua mudança repentina.

Gosto11 h
Percina B. Mulungo Sr. Egidio hummm... Ultimamente o sr. Hummm...
Gosto1 h
Ramalho Edson Paris Nem quero comentar. ...eishhh ja comentei sem me aperceber .kkkk
Aiuba Oliveira Mtw Já me enquadrei por mim mesmo no assunto, Egidio Vaz. E a minha opinião é de que: as pessoas que já falharam no passado estão mais interessadas em dar certo no futuro, do que aquelas que "nunca" falharam. Mas nem sempre. Com isso, não vejo mal nenhum em confiar em alguém que já fracassou no passado. Aliás, o STEVE JOBS já foi expulso da APLE (empresa que ele mesmo fundou), alegadamente por fracasso. E quando foi re-confiado, ressuscitou a empresa.



Muitas vezes o motivo do fracasso não é INTERNO, é EXTERNO!
Egidio Vaz Steve Jobs não é bom exemplo de um fracassado que deu certo. Ele sempre fez bem as coisas. A sua expulsão da APPLE deve a outros assuntos. Menos profissionalismo.
Aiuba Oliveira Mtw Então Egidio Vaz está concordando comigo quando digo que fracasso nem sempre é INTERNO, pode ser EXTERNO, nem sempre é por FALTA DE PROFISSIONALISMO.
entrevista de Afonso Dhlakama a DW
algumas informações precisas sobre as emboscadas, confrontos, etc. podem ser extraidas nesta entrevista. para ser rápido e degustar a entrevista, aconselho que ouça o audio.



Algures na Gorongosa, o líder da RENAMO, Afonso Dhlakama, concedeu uma entrevista exclusiva à DW África, onde reafirma que o seu partido vai governar em…
DW.COM|DE DEUTSCHE WELLE (WWW.DW.COM)

Comments
Ka Joaquim Esse daí n pod governar nem tao pouco!
Gosto29 h
Aderito Tamele Faltou jurar em nome do pai dele...porque o juramento em nome da mae nao esta surtir efeito...so esta a tirar vidas humanas...A PAZ.
Gosto39 h
Lindo A. Mondlane Esta bem informado o q é bom... So q nao é consciente de q marco termina em 15 dias
Gosto19 h
Benjamim Bccnuro Conjo Detesto pessoas,qui gostam de menter...fala-fala e no fim nao diz nada.
Gosto8 hEditado
Jonas Joaquim A loucura de Dhlakama esta atingir o apogeu qual foi ser o fim do espectaculo deste artista?
Gosto8 h
Jonas Joaquim A loucura de Dhlakama esta atingir o apogeu qual vai ser o fim do espetáculo deste artista? queria assim dizer
Gosto8 h
Gosto18 h
Neves Nhavene Simples
Gosto5 h
Lélio Topamgo Eu acredito na RENAMO...ja nem assisto TV porque estou cansado de ser iludido com informaçoes manipuladas a favor da Frelimo.
Gosto47 h
Neves Nhavene Uns manipulam e outros mentem!
Gosto15 h
Nelson Junior ........mais promessas infantis e mais blablas futeis...o lider da Renamo nao tem culpa,mas,os parlamentares da Renamo e o Governo é que sao os culpados,pois ele se apercebeu de que pode "brincar" com os seus parlamentares e com um governo desorganizado e confuso....dizia a minha mae: na terra dos cegos,o zaralho é rei
Gosto7 h
Ernesto Malawiano Senhores que apoiam ao Dhakama, acham certo o que ele diz sobre embuscada? Afinal governar dele e marcar emboscadas para todo tipo de viaturas que passa? Lamentável...
Gosto7 h
Gulumba D. Mutemba Sim,achamos certo,o país está em guerar,toda estratégia funciona.

O que tens te perguntar é o seguinte: se Dhlakama ataca civis porque só o faz na EN1,se o país é vasto? Porque ataca os civis que estão com as fds se pode tranquilamente atacar os civis desprotegidos que estão espalhados por todo o país.

Você que não é apoiante do AD é que devia pôr a mão na consciência para perceber as coisa.

Gosto16 h
Meque José Meque Ele tanbem sofreu embuscada nao sejam partidario deixem de lambebotismo
Gosto1 h
Aniceto Cumbe Ganancia de poder em nome da povo e da democracia
Gosto1 h
Nelson Junior correcçao...leia-se zarolho...sorry
Gosto7 h
António Mutombo ``...nao sao muitos civis que estao a morrer...´´ esse cota nao tá bem!!
Gosto7 h
Aniceto Cumbe Olha q n ser muito é relativo pode ser 30 50 100, trata de seres humanos como se tivesse a tratar de farinha, um copo 2 canecas um 4 saco o dia q lhe faltar o ar q acabar o folego vai perceber q a vida vale muito, pena q talvez n estara em condicoes de dar um entrevista e dzer o quanto vale uma vida
Gosto1 h
Nelson Junior No meio de todas estas confusoes,o lider da renamo continua a receber o salario mensal como lider da oposiçao...os parlamentares da renamo e da frelimo,tambem eles continuam a receber os tantos "tacos";os militares da fds,fazem aquilo que toda gente sabe,os ex-guerrilheiros da renamo continuam a manter como refens inteiras populaçoes...os minnistros a viverem como principes....e o povo, o povo esse coitadino está viver com medo e em condiçoes miseraveis....Senhores,isto so é possivel em Moçambqiue...em Moçambqiue cada um faz o que quer.....o senso de comunidade,de Naçao,perdeu-se.......
Gosto17 h
André Mahanzule Haja bom senso, é o q pedimos.
Gosto7 h
Sergio Sumbane Nao ha justica para os que injustamente querem justica. O representante da Renamo precisa justamente representar os interreces dos seus reais seguidores sem olhar para sua etinia nem regiao, nem matar inocentes em nome do povo.
Gosto16 h
Gulumba D. Mutemba A luta continua.....
Gosto16 h
Gulumba D. Mutemba Se a Renamo atacasse civis não precisaria dos que estão escoltados ,porque neste país até ao longo na EN1 tem muitos civis desprotegidos.

A pessoa que acredita na converstinha barata da frelimo não sei qual é o nome que merece.

Gosto66 h
Gulumba D. Mutemba São esses transportes dos civis e de militares.
Gosto6 h
Gulumba D. Mutemba Ou são transportes públicos ou são transportes das fds . Bradas no tempo de guerra toda a estratégia funciona,até usar o povo como escudo humano.
Gosto56 h
Cleto Goncalves Apreciei a entrevista. Maisnuma prova da lideranca k a Renamo tem. Aquele cota em materia de gestao èbom...mesmo adulto consegue controlar o seu trabalho.

Envez de perceguo lo deviams era aprender dele

Gosto35 h
Tomo Valeriano Concordo contigo meu mano. Ele está a par de tudo que está acontecendo. Eh de facto um RIDER. Coerente na sua abordagem
Gosto15 h
Lélio Topamgo O kota é nota 1000
Gosto4 h
Leonel Joaquim concordo k a velocidade do fim dele e de seu partido seja a 1000km por hora..ainda havera historias pra contar, aguardemos ate ao fim de marco!
Gosto2 h
Momed Selimane So hoje percebi o plano dele de governacao...

1° ocupar distrito de Quelimane e nao a provincia!!!!! Governador?????? Nada....

2° ocupar distrito da Beira e nao provincia!!!!!! Governador???? Nada

3° ocupar distrito de manica e nao provincia!!!!!!! Governador???? Nada...

Unay pode nos informar, quanto tempo vai levar, para completar os distritos de cada provincia?

Qual sera o primeiro governador e a respectiva provincia?

Se ate agora nao ocupou nenhum distrito e Março ja esta no dia 15, ai ai ai ai..........
Esta novela ainda nem comecou!!!!!......

Gosto5 hEditado
Mussa Macuabe Controle seus comentários. São estes q causam agitação ao Dhlakama..... Comentários deste gênero não deviriam serem pronunciados em público considerando se agitador.
Momed Selimane Epah voce Mussa Macuabe é isso mesmo o que voce quer me dizer????

Vá controlar o que o Dlhakama falou em primeiro lugar e depois venha m chamar de agitador...

Quando ele decidiu ir para esse lugar sem nome foi por causa deste comentario ou por motivos de comentarios que andam aqui no Facebook?????

Voce so pode ser um comediante...

Allen Marques Saíram um equip internacionais foram até à Gorrongoza falar com dhlakama e lhe aconselharam para ficar um tempo e é por isso k o marco pra mi com as seguintes as minhas fontes vai passar. Aquele tá trabalhar e vamos deixar ele trabalhar. Não vamos ter ideias precipitadas e aliás, a frélimo tá em crise pke o presidente da frélimo havia reunido com os generais e os tais generais lhe disseram à verdade o k tá acontecer n terreno e tiveram conclusão de acomodar exigências da Renamo, só k os donos da frélimo souberam e tomarão atenção ao presidente é por isso o presidente agora xta sem ideia como fazer sobre dhlakama pke o presidente agora lhe deram uma missão de tentar evadir denovo a satundjira. E xta operação existe militares estrangeira pelo k ouvi, mas o departamento militar da Renamo já sabem dessa operação e prometem si por a causo serem provocados vão agir e esmagar e presiguir os atacantes até no ponto d partida.
Gosto4 h
Egidio Vaz Eu? Não. Partilhei o link porque julguei que as pessoas deviam ouvir o lider da Renamo falar. Olhe que não meti meu bico; não comentei nada.
Gosto13 h
Muzila Wagner Nhatsave nao e contigo Egidio. ouvi o boss a falar, reconhece que foi ele que ordenou 3 ataques. mas esta esquecer as consequencias que essa confirmaçao pode ter, a nao ser que negoceie outra aministia
Gosto23 h
Egidio Vaz Ah oka Muzila Wagner Nhatsave . Foi ele sim. Disse-o em alto e bom som.
Gosto3 h
Lenon Arnaldo Uma afronta ao poder instituído, num país normal, matéria bastante para ilegalizar e caçar esse velho.



O povo moçambicano não passou certificado algum a este velho matar pessoas ou, pilha bens. 



Quer fazer política que o faça dentro das regras democráticas.

Gosto3 h
Lenon Arnaldo Vê se pode, "o povo moçambicano disse, se a Renamo nada fizer vai partir tudo ou criar caos total" e porque a Renamo é pela paz e, para minorar essa desgraca fez o favor de retirar-se do convívio e entrincheirar -se nas matas de onde embosca carros civis, pilha e mata o cidadãos indefesos. Estupidez no seu auge



Amor e ódio , já vi esse filme.

Gosto13 h
Muzzo Bie Grande entrevista. Escutem o audio
Gosto3 h
Hermínio Doce Então vocês estão a equiparar o Egidio Vaz a um camaleão? Por este mudar da cor circunstacialmente. Sejais directos.....
Gosto1 h
Hermínio Doce Egidio Vaz continue com o seu raciocínio e saibas que a história prova-nos que nunca é possivel agradar a Gregos e Troianos ao mesmo tempo. Powerful!
Unay Cambuma 
O EXÉRCITO DA FRELIMO FOI POSTO FORA DE COMBATE
- Marechal Afonso Dhlakama
"Este (FIR) é um exército 100% [da FRELIMO], porque não há mistura com a RENAMO. É um exército constituído por antigos militares que lutaram contra a RENAMO durante 16 anos e os jovens que são incorporador no exército não pertencem a uma polícia qualquer. É um exército próprio porque as FADEMOS têm muita desconfiança.
Embora os nossos homens não sejam generais e nem são considerados, mas a FRELIMO desconfia das FADEMOS porque eles também não aceitam esse controle e quando são mobilizados eles fogem, enquanto a FIR é controlada pelo ministério do Interior e não é uma polícia. Esta FIR é um autêntico exército com mais condições do que as FADEMOS. Têm carros de combate, armas pesadas, ganham bem e têm quarteis próprios. Portanto, ás vezes alguns generais das FADEMOS a comandar na FIR. É o que está a acontecer. Não é para minimizar a RENAMO ou para o desprezar e atribuir a RENAMO um estatuto de bandidos. Não pelo contrário. É que a FRELIMO sofreu baixas e as FADEMOS são a alternativa à FIR. Mas mesmo assim, a FIR está também a sofrer baixas. Atualmente a FRELIMO não tem efetivos. Tentou lançar ofensivas na Zambézia, em Nampula e aqui perto da Gorongosa, mas colocamos todos eles fora de combate."
- In entrevista a Voz da Alemanha (DW)
Foto de Unay Cambuma.
Clayton Zacarias Aly Aqui mandamos nós. Viva resistentes
Mouzinho Zacarias Afonso dhlakama é perigoso com armas nas mãos e tem forte poder de fogo.
Ouvi Dizer Que Alguém se lembra da sentença da nossa ''Sociedade Civil'' ou melhor ''sociefrelimoçambique''?
Toxx Will Maylen Mudaniss frel b ja sao cadaverex ja nao dã max falar dos taix intrusizix k disseram k renam sao bandidox e k pena é xta adiantar limpar cú do outro sabendo k tambem xtas na latrina se ofendi continue a ser ofendido ate na ultima casa e morada(caixao e cemiterio ai será o pior do k caregar ak47)
Tania Cabral Uma pessoa bem educada, já mais se espressaria assim. Principalmente em redes sociais.
Toxx Will Maylen Mudaniss ainda k bom sabs k antes d kualkr xpressao k sai antes é. pior k nao entendera nao obriguei a ninguem par ler e nem isto é obgtrio ta,seria bm procurar um bm paxxeio cm proprio da tua confianca.
Toxx Will Maylen Mudaniss hei,livio um cara d rua como tu pk n falas ao publico seu palhaço sabs k existirã algm par te respondr seu burro.
Francisco Maingue Jose essas mariazinhas sao sempre destroxadas pelos rangers.
Rosse Chipanhola Klkkkkkkkkkkkkk eles acham se melhor porque vem da cidade com uma boa iluminação enquanto em Gorongosa não tem esse luxo, por favor desertam se em massa ranferes não brincam
Paulo Besteleve Moçambique 1.400 JA ACORDARAM
Alberto Amur Se fala se de 1400 significa k é triplo.
Magid Manjor Vao ficar aonde agora?os escudos estam em deserta!
Neclino Chaphata Mãos à obra Rangers! Estiquem mais as antenas.
Num futuro breve a Frelimo deve cair,a Renamo encarregará a isso.
O povo está ansioso em comemorar a queda dos cinquentenario assassinos,corruptos,mentirosos,etc.
Sinembo Ndaneta So com a ajuda populuar em uma semana a frelimo pode cair, o basta sair a rua claro morrer-se ha mas alcançar-ha também a victoria.
Jaime Joao Tobias Tamos esperancados uma vitoria dos excluídos,discriminados,os filhos d Israel era feito assim no Egipto e tamos a espera desta Vitória sem dúvidas.
Unay Cambuma Inbox: " olha, li a entrevista tudo o que lider da renamo falou bate exactamente cm o que tens reportado nas redes sociais, sobre pesadas derrotas dos nosso exercito, agora a pergunta que fica no ar 'e porque nao acreditar nos seus escritos se dizes a verdade? Parabens pelo seu trabalho. " Agora mesmo · Enviado da Web
Modesto Diquissone Isu pra mi ja chega n quero mas ouvir bobagens. Chegaaaaaaa?
Tomas Humbe Seria bom a frelixo colaborar por bem pork ai ira ficar com algumas provincias,caso ao contrario a frelixo sera humilhada de dia militarmente o k sairao com as maos a banar e muitos deles para cadeia.... Aqui vamos esperar dois senarios ou as fds vao revoltar contra a frelimo ou entao entao uma desercao em grande escala das fds e culminara com pega pega a mao todos mafiosos .
Joaquim Geremias Geremias Esperando O Dia Da Chegado Do Messias Para A Salvaçao Do Povo Nas Maus Dos Faráos,mas Caso Se O Messias Nao Chegar! Vera K O Povo Estará A Viver Nas Cavernas Com O Medo De Sere k sempre foram contra os posts de mano unay
Machava Machava Nada disso, apelamos a paz e contra esses comentários estúpidos que fomentam mentes sujas.
Geraldo Fernando Joaquim Abuchama interressant Ver isu....
Ivan Augusto Vocês são vergonhas p o povo... Acham k é filme d guerra onde artista morre e amanha volta assistir o um outro filme cm mesmo artista vivo!!! mostra k artista continua vivo num outro filme? Aqui o cso é serricimo, o povo ta morrendo na vida real. Amanha n Veras aquele brada k iam sempre tomar um sumo na xkina. O caso é morte d verdade. Por favor. Amem.
Raimundo Aguiar Almonte Verdade a ser verdade.doa a quem doer mas ja foi dito
Romeu J Maluleque Maluleque Quem com fogo brinca, com fogo queima-se.
Amomge Rafael Macuacua Ele nao vive no mato mas sim no campo ou zona rural, afinal moçambique é zonas urbanas só? Vces pah, moçambique nao é só essas cidadezinhas provinciais q temos ha muito maia moçambique fora, por isso eu nao vejo problema de ele estar em Gorongosa
Romeu J Maluleque Maluleque Facil  dizer que desertaram foram para Malawi.(refugiados). Pesado dizer que foram para (Paraguaio)vala comum. As familias estao a espera do regresso dos seus filhos.
Jeque Vara Ivan Augusto, melhor esses teu apelo fazer chegar na frelimo talvez a tua mensagem pode chegar a mais piriquitos que ainda estam com as mentes entulhadas de mentiras de guebuxa,nyusi e chipande, a renamo nunca provocou nimguem as pessoas que sao furados cranio vao a satungira provocar e noa ja avisamos, aquele que for visto com farda da frelimo nos areedores de satungira vai apanhar chumbo na cabeca
Custodio Saize Saize Gentem ñ pode ser mentido com exe masangaisse igual ao pai dele ele nunca asistiu oquem em guerra
Kleimor Romao Belo Estas desesperado custodio o vosso tempo ta numa contagem regressiva seus escovas de pilhadores
Custodio Saize Saize Olha meu kamba come on voce pra saber usar bem graças afrelimo voce era um preto ordenario mas agora ja sabe duchar bem
Richard Simango estamos cansado irmaos deixam alutarem alguem vai render.de 16 ANOS ACABOU STAMS VIVO.
Manuel Luis Manuel Luis Meus chefes força o povo ñ kere iso kere ate nas provincias bater e centar deviz dialogo cm a frelimo ñ cola eles ñ vao aceitar sao orgulhoso eses ladroes
Jorge Domingos Nao querem mesmo parar com aguerra.?
Blaka Junior Mucha Eu xtou n contabilidade
Emanuel Mandava Não sabia que existem pessoas cruéis assim neste país, que falam barbaridades. Apoiar a guerra e violência. .? Que pena.
Unay Cambuma De que forma o post "apoia a guerra e violeblncia?
Dollar Man Bila Vces removeram essa pubicaçao
Dollar Man Bila Porq que removeram Snhor Unay??
Manuel Preso Nao foi o Unay que tinha postado essa publicaçao, tens que reparar bem no nome da pessoa que publica, essa foi simplesmente postada na pagina do Unay, como tu tambem o podes fazer.
Bernardo Tamsan só os que foram repartidos um pouco de pão pela freli é veem as coisas assim, até alguns perderam o pão da frelimo desejam ver a frelimo banido, ainda estão assaciados pelas migas que são atirados quando isso acabar serão os primeiros a proferirem palavras injuriosas contra o partido no poder bandos de corruptos ai vão apoiar a renamo todos aqueles que formaram a Renamo são os regeitados da frelimo nunca se esqueçam disso.
Augusto Guambe Viva viva Hoye,viva viva Hoye,o nosso Renamo Hoye Hoyer Hoye.
Dzaquene Sebastiao Ngovene Vocês comentadores de quinta categoria .......não entendem nada de política e acho melhor procurarem de saber mas e entender mas sobre o braço de ferro político ....e esse tal unay está aproveitando fazer propaganda pra o seu partido rebelde a RENAMO... Aqui queremos anti-partidarios ,pessoas que olham a política e seus problemas num todo e procurando uma boa forma de solucionar os problemas existes que afectam a sociedade em geral...
Jose Manuel Força arte Maputo desinfetar Moçambique
Carlos Pedro Ito pelo q sei nunca ira governar. Ms sim matar inocentes essa é a governação. Respeito est partdo menos a frelimo
José de Matos "“Não era de passageiros, minha irmã. Isto aconteceu em Vonde há uma semana, o machimbombo era da empresa Naji cheio de FADM, Forças Armadas de Moçambique, que saiam de Chimoio para Tete. Pode usar a Rádio Deutsche Welle e as suas fontes, vai ter as provas. Eu não tenho que aldrabar e nem fazer propaganda. Então o motorista foi atingido, sei muito bem, foi num sábado às nove horas. Não havia nenhum elemento da população, morreram trinta e nove FADM. Pode morrer um e outro elemento da população, não estamos a fazer a guerra santa, pode apanhar um, temos de dizer que sim. Agora dizer que a RENAMO está a atacar civis não, porque seria um problema sério, a RENAMO sobrevive graças ao apoio da população.”
Mario Eduardo Lithuri Ze nao tenhas duvidas que sejam homens da Renamo que estejam a atacar os carros civis porque tanta teimosia? Porque? Entreviste ali os motoristas na junta dir te ao quem sao ora essa
Antolinho André Alguém tem dúvidas de que estes ataques estão inclusos no projecto governativo de Março propalado pela cúpula da renamo? Tratando se de tomar o poder fora dos ditames constitucionais existem loucos que dizem que é normal. Que governo se deixa golpear?
Bernardete Paulo Gente vivendo no exterior num bem bom aplaudindo estas coisas,não sei o que lhes prometeram mas fazem bem o seu papel de sanguinários nas redes sociais
Bernardete Paulo O governo devia comprar pipocas,coco cola e ficar na plateia a assistir enquanto eles fazem e desfazem
Antolinho André Em parte algum isso acontece.
Bernardete Paulo Este senhor me cansa e os que lhe seguem e ficam a defender as suas ideias são uns sanguinários tambem ontem mesmo houve um ataque e tem foto de civis alvejados, José de Matos devias ter vergonha e respeitar a memória dos falecidos , o representante dos transportadores falou de uma criança, senhoras mortas eram militares também .
José de Matos Bernardete Paulo, devias ter vergonha de ser malcriada! Eu citei o quie vem na entrevista! Mais uma baixaria tua e seras bloqueda AGORA, cansei-me da tua postura!
Bernardete Paulo Bloquia-me mesmo faz favor e rápido , você é que devia ter vergonha gente está morrer nas estradas diariamente , pensa um pouco na família dessas pessoas , transportava FADM onde esta a evidência disso ? Tens? De tudo na entrevista só te interessou esse trecho? E porquê? Você sabe os porques nos respeita por favor , me Bloquia mesmooooo
Conor Christie A Renamo sempre matou civis como antes e agora. É um grupo terrorista ponto. Única maneira de ter atenção. DW é a voz de propaganda da Renamo.
Abel Vilanculos Fico indignado é com o Ministério Público que ainda quer investigar!!!! Não sei o quê se tudo está claro que a Renamo é responsável pelas matanças na estrada Nacional e outras partes do nosso País.
Bernardete Paulo O problema é gente a querer tapar o sol com um dedo , justificar o que está claro foi assim na guerra dos 16 anos e é assim agora.Transportava militares aquela criança era militar
Roberto Roberto Esse senhor devia sentir vergonha se realmente ele reafirmou as emboscadas. Jesus
Antolinho André Mesmo que não tenha reafirmado esta estupidez deve acabar porque prejudica a todos nós moçambicanos. Nós queremos acções que nos tragam desenvolvimento social e económico.
Abel Vilanculos Devia ser capturado, preso e responder na justiça se a temos.
Conor Christie Mandar pra Guantanamo
Carlitos Charles Sitoe Governar aonde? Esse senhor vai morrer sem saber o que é governar um país. Um assassino confesso não pode e nem deve governar um país.
Carlitos Charles Sitoe Os que o apoiam são frustrados e desesperados como esse ilhéu que foi expulso da ilha e fomenta a guerra num país alheio.
Nasser Ossemane ehehehehehehehe estao a se insultar e se bloquiar por causa de Dhlakama? rendi
Bernardete Paulo Estas a ver Nasser Ossemane queria que eu aplaudisse não tenho pachorra para os arranques dele
Roberto Roberto Concordo com Carlitos Charles Sitoe e Bernardete Pauloporque nao se justifica existir Mocambicanos que ainda apoiam essas atitudes e como desculpa dizem "estavam a transportar militares" Chega e Basta
Mussagy Cassimo Socorro socorro socorro......presidente Nyusi prenda esse homem faça qualquer coisa até quando seremos reféns de um terrorista mal criado porfavor senhor presidente age o mais rápido.....se Afonso não quer dialogar então o lugar dele é na cadeia Assassino dos Moçambicanos
Abel Vilanculos Gostaria de aconselhar o meu amigo JdM para não bloquear ninguém por ter uma opinião diferente, estamos num Estado de Direito, portanto, temos que respeitar as ideias de outras pessoas mesmo que sejam dirigidas directamente para nós mesmos.
José de Matos Abel Vilanculos, tambem tu ? Eu bloqueio se sao incorrectos comigo! Ter ideia diferente é normal, mas ser malcriado é opcional! 
Percebes ou queres que te faça um desenho, Abel Vilanculos ?
Vamos divergir todos, somos livres, mas dentro dos limites do civismo!
Nasser Ossemane Jose de Matos nao bloqueia vamos respeitar a opiniao de todos
Bernardete Paulo É assim mesmo o senhor quem opina ao contrário é bloqueado, também não estou a fim de ler as defesas que faz da Renamo.
Carlitos Charles Sitoe Eu sou uma das vítimas do José de Matos, fui bloqueado por ele só porque tenho opinião contrária dele.
Sonia Xavier Eu cá já fui bloqueada ha muito tempo Emoji smile Emoji wink Emoji smile
Carlitos Charles Sitoe Até certo ponto, ele fez bem em me bloquear, livrou me dos seus comentários disparatados.
Sura Rebelo de Oliveira Podem gritar paz paz do rovuma ao maputo do zumbo ao indico, podem tocar batuques ate rebentar se nao dialogarem a serio a paz è uma miragem
José de Matos Nasser Ossemane, eu respeito opiniao, o que eu nao tolero é falta de respeito! Eu nem sequer dei qualquer opiniao, apenas transcrevi uma parte do texto da postagem e vieram logo com pedras!
Sura Rebelo de Oliveira Mais: podem insultar se aqui baterem-se ofender paz? Nada
Abel Vilanculos Hoje parece que o dia nasceu mal para si, mas olha com todo o respeito acho que não houve insulto nenhum para bloqueio da nossa amiga Bernardete. Quando alguem mata outra pessoa, podemos dar nomes que acharmos dependendo do angulo onde nos encontramos e o juizo que temos sobre o sucedido.
Muvangueli Júlio Langa Eu pergunto: Siba-Siba, Carlos Cardoso; Gilles Sistac; Paulo Machava... e companhia, não eram civis? QUEM OS TERMINOU?
Bernardete Paulo Estamos a falar de conflito armado não mistura os assuntos ou abra um post com essa questão que vamos debater.
Muvangueli Júlio Langa Estamos a falar de civis...
Bernardete Paulo Sim mas este é outro assunto vamos aprender a separar os assuntos um de cada vez para nos entendermos.
Sergio Salomao Chaile Bernardete Paulo Ninguém do governo, frelimo ou qualquer segmento reveindicou a morte dos civis citados daí que podes até suspeitar ou acusar mas provas como tala ZERO. agora este senhor afirma conhecer e, quiça, ter ordenado as emboscadas em questao
Sergio Salomao Chaile Desculpe-me, o post nao era para si mas do meu compatriota que arrolou os finados.
Ana Paula Ruiz Pensem na Paz .
José de Matos Abel Vilanculos,eu ja te deixei, eu sinto-me insultado quando me dizem que devo ter vergonha , eu nao tinha dado qualquer opiniao! Divergencia eu aceito, falta de civismo nao tolero!
Sura Rebelo de Oliveira, eu cansei-me de dizer isso mesmo aqui neste Grupo, nao nos ajuda criticar so uma parte do conflito, o unico caminho para a Paz e Reconciliaçao é o dialogo serio!
Ana Paula Ruiz O que seria bom para ambas as partes.
Sura Rebelo de Oliveira Tanto odio? Tanta acusação? Sim dialogo serio e reconciliação dos moçambicanos. De outro modo nao vislumbro nada de bom para esta perola tão maltratada
Nasser Ossemane Sura Rebelo de Oliveira acho que jamais havera reconciliacao entre a Renamo e a Frelimo.
Sura Rebelo de Oliveira Reconciliação não significa serem irmaos e amigos desde berço mas pode significar tolerancia respeito comprometimento com o povo .. convivencia realmente democratica.
Sura Rebelo de Oliveira Reconciliação não significa serem irmaos e amigos desde berço mas pode significar tolerancia respeito comprometimento com o povo .. convivencia realmente democratica.
Roberto Roberto se este lugar for para opinioes ninguem deve bloqueiar....apenas diga o que nao gostou, se calhar ela tambem nao gostou da tua postagem José de Matos.
Lourdes Morais Acho que vai ser a minha primeira intervenção no assunto Frelimo Vs Renamo....todos dias há uns 3 ou 4 anos fala - se na Paz. E nada acontece, hoje em dia matabichamos, almoçamos, lanchamos, jantamos e ceamos a palavra paz. Para mim falar apenas e considerar que diálogo vai proporcionar a almejada Paz....não será suficiente enquanto não prevalecer em torno do diálogo a tolerância, respeito, perdão, compreensão e cedência. E que os intervenientes se dispam da ganância e arrogância. Que os mesmos tenham conselheiros sérios e cujo foco seja só e apenas o bem estar de Moçambique (que é todos os Moçambicanos sem excepções)...
José de Matos Eu nao postei nem comentei, Roberto Roberto, nao vou tolerar que me digam que devo ter vergonha apenas por transcrever uma parte do texto da postagem! Diferença de opiniao SIM, falta de civismo NAO!
Esta ai a conversa para quem quiser ver!
Carla Jessen É triste ler isto ..... deixem-nos continuar com a PAZ
José de Matos Opiniao 5 estrelas. Lourdes Morais!
Costa Tchakala Phenga O sonho é um sonho.
Mas esse assassino nunca irá sentar na Presidência de um PAÍS como chefe da Nação.
Mesmo os que o apóiam sabem disso, podem não nos dizerem publicamente.
A terminar, o tempo será o Juíz de tudo.
Se alguém se sentiu ofendido, perdoa me , pois não sou violador psicológico de ......
Gilberto Cleide Maluleque Esse psicopata de merda
Stivan Kap'Chand Enfim é a revolução!!!
Emilio Funzamo É muito complicado conversar com bandidos, tens que ser muito astuto, porque facilmente zangam se é começam a matar para te castigar. O ideal seria fazer como o ocidente faz, não conversar com terroristas, mas nós temos de falar e até mesmo dividir o poder...
Costa Tchakala Phenga É tão difícil fazer entender um B A, por uma questão, mesmo que seja para obem dele.
Maria Manjate Paz= Diálogo.
Violência gera outra violência. Tudo piorou quando alguêm teve a infeliz ideia de desarmar a Renamo a força. O resultado está diante dos olhos do mundo.
Anidia Tacaiana O problema e que gostam de ver o problema de onde lhes convem....fuiiii
Emilio Funzamo É preciso enquadrar corretamente o comportamento do Dlakama e do grupo parlamentar ( parte não militar). O grupo parlamentar está no parlamento e lá, a sua maneira participa no diálogo político, entretanto está o Dlakama e o seu grupelho a reclamar que não há diálogo, inclusão e, etc. Isto é motivado pelo facto da dificuldade que o Dlakama e os restantes em integrar se no jogo político nacional.
Maria Manjate Seria bom deixarmos de atirar pedras uns aos outros e concentrarmo-nos na paz. A uma altura destas do campeonato tudo k queremos é paz. Paz a qualquer preço. Acho k vai valer a pena para reverter a actual situaçao de matanças no país.
Sura Rebelo de Oliveira Tanto odio? Tanta acusação? Sim dialogo serio e reconciliação dos moçambicanos. De outro modo nao vislumbro nada de bom para esta perola tão maltratada
Sérgio Adriano É pena o que está a acontecer a esse país maravilhoso terra onde eu nasci. Os políticos que ponham a mão na consciência não pensem só no poder mas sim nas pessoas e no 
País. I QUE a PAZ seja a vencedora neste contexto.
James Njinji Sim mês de março tem esses dia só. Depois não teremos outro março neste ano a não ser o do próximo ano. Infelizmente estamos andando de março para março sangue de moçambicanos a ser derramado, vidas a serem decepada. Vamos parar com isto.
Percina Das Neves Neves Queira ou não as FDS estão lixados, estao numa guerrra sem saida tambem nem sabem,porque estao no combate
A mascra do governo da frelimo caiu e revelou a deserção em massas, mais de 1400 segundo o governo
Mais são milhares e milhares a fugirem e a morrerem sem que as familias saibam
Stivan Kap'Chand Chegou o fim da burguesia frelimista.
Tonny Imedatube Todos estão calados, não acção, só falam nós Moçambicanos estamos abertos ao diálogo. E só vejam os estrangeiros estão a matar os nativos tanto civis ou militares.

Sem comentários: