sábado, 12 de março de 2016

Sérgio Vieira “ginga” por matar

1 comentário:

Anónimo disse...

Até que em fim que muitos Moçambicanos estão a tornar se Moçambicanos de verdade. Em muitas ocasiões que tive a ocasião de estar lado a lado com o Sr. Yagub Subindy nos encontros em que eu representava a Sociedade Civil e o Sr. A representar o seu Partido, recordo ter considerado a RENAMO como bandidos armados. Eu também houve altura que eu considerava a Renamo como Bandidos armados e até pedi a desmobilização porque estando no exército único eu daria continência a um oficial superior a me vindo da RENAMO.
Acho que temos as mesmas qualidades, de sermos pessoas que odiava a RENAMO e hoje somos pessoas que olhamos a realidade dos factos. Não sou da RENAMO mas há momentos que dou muita razão a RENAMO.
Ontem estive a conversar com meus ex. colegas que felizmente ainda estão vivos porque muitos já morreram nesta nova guerra. Todos estão revoltados com o governo mas nada podem fazer. Todos os oficiais estão a cumprir ordens mas quando vão ao terreno fazem aquilo que podem para salvar as suas vidas e a vida dos seus subordinados.
Com razão, enquanto os da RENAMO lutam por uma causa as FDS cumprem ordens e não lutam por uma causa. Quando estive a aprender técnicas militares aprendi a pedagogia militar e sei muito bem quando alguém luta por uma causa e quando alguém cumpre ordens. A moral combativa existe naquele que luta por uma causa e não naquele que recebe ordens.
Há fuga de informação dos planos das FDS é prova de que o presidente Nyusi deve ceder e levar com que a sua Igreja (Católica) seja mediador deste conflito e a nível internacional se não querem Jacob Zuma e a União Europeia que coloque proposta alternativa porque só dizer que queremos dialogo sem pré-condição só quem tem poder militar faz isto, mas a moral da Renamo é alta porque todos aqueles que estão a ser perseguidos nas cidades estão a ir ao mato com um propósito “vingar-se” e uma vingança verídica porque toda pessoa que escapa da morte e sabe que voltando a cidade ou a vila vai ser morto é pior e disto Sr. Presidente deve estar ciente.
Pena que não tem nenhum seu familiar nas FDS porque se tivesse já teria mandado parar esta guerra há muito tempo. Eu que tenho visto e participado nos enterros de conhecidos, familiares e desconhecidos que estão a tombar nesta guerra se eu fosse presidente desta pátria faria tudo para colocar Dlakama como Ministro dos Combatentes e faria mais cedência nos Ministérios chaves. Se Chissano colocou administradores da RENAMO no âmbito dos acordos de PAZ em 1992 o Sr. nada perde remodelando o governo e fazer uma mistura governamental porque os da Renamo, do MDM, etc. são Moçambicanos.