Em retrospectiva, quando escuto os discursos, leio ou vejo entrevistas concedidas por Samora Machel (SM), identifico a "justiça social genuína" como tendo sido a causa fundamental por que ele (SM) se bateu a vida toda.
Lutar pela justiça social significa ensinar as pessoas a compreender a realidade e trabalhar para compensar as desigualdades que nela se produzem. Para isto ser possível, é preciso educar o Homem. SM destacou-se como um educador do povo, para este compreender o que era bom e o que era mau na vida em sociedade, e o que era preciso fazer para minimizar, se não fosse possível erradica-lo, e potenciar e fortalecer o bem colectivo.
John Rawls (JR) define sociedade genuinamente justa como aquela em que se observam os seguintes princípios:
(i) garantia das liberdades fundamentais para TODAS as pessoas, sem discriminação alguma;
(ii) igualdade equitativa de oportunidades; e
(iii) manutenção de desigualdades apenas para favorecer os mais desfavorecidos.
É claro que isto é um ideal, contanto que em nenhuma sociedade humana se observam escrupulosamente estes princípios.
Nesta dia, 19 de Outubro, dia em que lembramos a morte de SM, o primeiro Presidente de Moçambique, trago para partilhar aqui neste mural algumas memórias de e sobre o homem do povo e do Estado que foi SM. Confesso que não consigo compreender aqueles que dizem que SM foi um déspota, uma vez que que foi ele (SM) que nos ensinou o verdadeiro sentido de liberdade e de justiça.
Dos sucessores de SM, o Joaquim Chissano (JC) foi bem sucedido no lançamento das bases para a observância efectiva do princípio (i). Hoje, os moçambicanos são livres de pensar e expressar o que pensam, a tal ponto que até há abuso de liberdades. Mas JC falhou na promoção, construção e fortalecimento de valores para a observância efectiva dos outros dois princípios de justiça, segundo JR. Aliás, o JC criou as bases para a inversão do princípio (iii), de JR, quando permitiu que os postos públicos fossem utilizados para a acumulação de riqueza pela elite política, contrariando as lições de SM, de que os servidores públicos tinham que ser os primeiros em sacríficos e os últimos em benefícios.
Já o Armando Guebuza (AG), com o seu projecto de "combate contra a pobreza" e com a definição do Distrito como "pólo do desenvolvimento" e a criação do "fundo de desenvolvimento distrital", pretendeu promover a observância do princípio (ii). Infelizmente, a sua ficou ofuscada pelo seu apetite indiscreto pela acumulação de riqueza para proveito pessoal, o que exacerbou a inversão do princípio (iii), ou seja, agravou manutenção das desigualdades a favor dos mais favorecidos em detrimento dos MENOS desfavorecidos. O apetite exacerbado do AG pela acumulação de riqueza para proveito pessoal foi apontado por "analistas" políticos como sendo uma provável razão para que SM o colocasse como ministro sem pasta. Depois da morte de SM, AG foi chamado por JC a assumir a pasta dos transportes e comunicações.
Nos consulados de JC e AG instalou-se a e se gravou o sentimento de que a Frelimo está a promover a exclusão social em Moçambique, por facilitar o enriquecimento de uma minoria em detrimento da maioria, contrariando as lições de SM (escutai a voz no vídeo cuja ligação é fornecida no fim deste texto). De facto, durante as últimas duas décadas ( = 20 anos) assistiu-se em Moçambique a inversão sistemática do princípio (iii), de JR. Em particular, a forma como o AG reagia aos seus críticos foi erradamente interpretada com expressão de vontade de reprimir as liberdades fundamentais dos cidadãos, em violação do princípio (i), de JR. Na verdade, o AG não reprimiu liberdades nenhumas de ninguém. Ele (AG) fez, quiçá, foi reagir emocionalmente à crítica, no julgamento de que estava também a exercer o seu direito cidadão, descurando-se do facto de que, na sua qualidade de Presidente da República (PR), ele (AG) era a instituição do Estado que deveria promover a crítica, no lugar de reagir emocionalmente à ela, atitude que foi interpretada com sendo de quem execra a crítica, numa manifesta vontade de instituir um regime autoritário. Como todo o mundo testemunhou, assim não foi, o que atesta que tal interpretação da forma de ser e estar do AG não foi acertada.
No novo ciclo de governação, agora com o Filipe Nyusi na condução dos destinos de Moçambique e dos moçambicanos, tudo DEVEMOS fazer para promover a observância efectiva e estrita dos princípios (i)—(iii) acima, de modo a promovermos a justiça social efectiva e eliminar focos de conflitos. Só quando princípios (i)—(iii) são rigorosamente observados é que se pode ter estabilidade política e gozar de «paz efectiva». Não haverá paz efectiva, enquanto houver entre nós cidadãos que promovem ou praticam actos que violam ou indiciam violação de qualquer dos princípios (i)—(iii), de JR.
O caminho para a «paz efectiva» passa por:
1. O "tio" Afonso Dhlakama LEGALIZAR rapidamente a situação da sua guarda pessoal ilegalmente armada, DESACTIVAR todos os seus esconderijos de armas e DESARMAR os homens que usam ilegalmente essas armas;
2. A elite política PARAR de praticar abusos do poder;
3. Os partidos políticos ACTUAREM dentro da lei;
4. Os cidadãos PARAREM de abusar das liberdades;
5. O PR e o partido no poder (hoje é a Frelimo) orientarem o Governo para PROMOVER A INCLUSÃO SOCIAL EFECTIVA, desenvolvendo acções que eliminem as assimetrias regionais e promovam o desenvolvimento sustentável integrado do país, bem como a distribuição equitativa dos rendimentos provenientes da exploração das riquezas nacionais; e
6. A polícia, o Ministério Público e os tribunais serem implacáveis com violadores da lei, de modo a ASSEGURAR A PREVALÊNCIA DO IMPÉRIO DA LEI sobre as crenças e vontades individuais.
Viva a memória de Samora Machel, herói da nossa luta pela justiça social!
Pela justiça social efectiva, a luta continua!
--- xxx ---
Eis o repositório do vídeo referido cima:
---
Ps: Afinal, eu não sou único que vê no Sérvio Vieira um político mau e que pensa que ele deve não ter dito o que sabe sobre o acidente aéreo que vitimou Samora de Machel, como atestam as imagens de recortes de jornais que acompanham esta reflexão.
Comments
Manuel Luis Amosse Yuuu!... Entrou 1 virus no post do JJC. Nako nada juro! KaKaKaKaKaKaKa. Nao sera 1 burlador este que usa as redes sociais para lograr os seus apetites?
Lindo A. Mondlane Excelente
Laice Faustino Nkwemba Ha muito que se falar ainda neste acidente que não dizem nada
Gracio Abdula Professor JJC ate que enfim... lhe dou 17 valores. Sou um grande admirador de J. Rawls
Mateus Francisco Navaia !!!!!
Elcidio Madeira Melhor texto que já escreveste desde que lhe sigo, parabéns foste consistente no seu discurso, despido de cor partidária e apenas observando a razão e verdade...
Frederico Madabula Esta tudo claro
Eliha Bukeni De facto, Samora vive no coracao dos mocambicanos. O texto mais equilibrado do Prof JJC que tive oportunidade de ler. Forca, e com este tipo de analises que o pais pode profredir!
Mário João Francisco Francisco Nos últimos dias o prof apreciou os seus diplomas
Armistício Mulande JJC, eu não consegui captar lá muito bem o que realmente queria transmitir com este "post". Será que quer dizer que Samora Machel, no seu reinado, conseguiu traduzir os tais ideais de JR?
Eu tenho dificuldades em traduzir Samora Machel. Acho que foi um grande homem, um idealista e comunicador nato. Mas tinha muitas limitações em relação à visão do mundo. Rodeou-se de gente indigna que depois o abandonou. Guebuza, acho, parece ter sido o único "homem honesto" naquele emaranhado de gente, disse claramente que aquela linha que se estava a seguir não era a mais correcta, que a natureza do homem é ganhar a vida tendo em conta as suas capacidades e visão. Foi ostracizado por dizer o que dizia, não porque as ideias dele não fizessem eco. E naquela época, as desigualdades eram gritantes: eu sou filho de um antigo combatente, num distrito, e sei do que falo: nós tínhamos tudo o que os outros nem deviam imaginar que existe. Depois de 86...todos os outros já podiam ter alguma coisa, dependendo da sua capacidade e visão.
Como digo, eu admiro Samora Machel, os discursos do homem cativam-me, a postura dele como dirigente, aquela auto-estima toda...cativam-me...as práticas do governo dele deixam muito a desejar. É muito provável que ele tenha sido "envenenado" por todos os acontecimentos que se seguiram à proclamação da independência. Nunca saberemos.
Seja como for, sou fã do homem.
Julião João Cumbane Armistício Mulande,como foi que adivinhaste que eu considero o Armando Guebuza (AG) como o político menos hipócrita entre os vivos?! Já tenho um texto escrito em homenagem a AG, no qual destaco as distintas qualidades como do AG, visto por mim.
Samora Machel (SM) foi um homem excepcionalmente inteligente e visionário, que soube interpretar correctamente a visão de Eduardo Mondlane para Moçambique. No meu entender entendia a justiça social como definida por John Rawls (JR), mesmo sem ter lido aquele autor. Não admira que, em 1985, o Ronald Reagan (RR) tenha ficado positivamente impressionado por SM, ao ponto de ele (RR) declarar: «I can work with this guy!». SM tinha, a meu ver, um alto sentido de justiça social, a tal ponto que não concordou, por exemplo, com a execução de supostos reaccionários já em tempo de "paz". É sabido que Sérgio Vieira (SV) e companhia Lda., decidiram executar essa acção à revelia de SM. Isto pode ter sido uma das razões para se suspeitar que o SV pode não ter dito tudo o que supostamente sabe sobre as circunstâncias que culminaram com o acidente de aviação que resultou na morte de SM e outros 33 membros da sua comitiva...
Joseph Mateus Zebzono Um texto interessante.
Ismael Xicamane yes Sir!Ver tradução
Claudio Rui Panguana Panguana Parabens jj Cumbane pelo o texto .....viva samora Machel....
Rogerio Antonio Pela primeira vez, sou obrigado a concordar consigo, iria atribuir este post a nota maxima de 20 valores, mas devido uma passagem que nao e' clara vou atribuir-lhe 19 valores, a tal passagem, fala das armas supostamente ilegais na posse da renamo, isso nao e' verdade, o protocolo 8 do AGP, e' claro quanto a legalidade dessas armas, mas tirando isso digo em viva voz, que este e' o primeiro post onde me convenceste. Parabens!
Claudio Rui Panguana Panguana Kkkkklkk Rogerio Antonio o radical acertou....
Rogerio Antonio Tambem estou supreso, parece que estes ultimos posts do professor, sao mesmos completamente diferentes daqueles que tenho visto.
Claudio Rui Panguana Panguana Yaaaa o prof melhorou muit... Cansou das criticas, assim a sociedad ve cmo um bom titio e professor....
Deviams criar um debat cm o prof jj Cumbane e o cot muchanga ....kkkkkk
Rogerio Antonio Talvez nesse tal debate, criarmos umas regras de conduta, caso contrario, o que se esperaria que fosse debate pode virar um bang bang.
Claudio Rui Panguana Panguana Kkkkkkkk t cert
Sem comentários:
Enviar um comentário