Desta vez, sou obrigado a tirar chapéu para com o senhor Yacubi Sibindy, que esteve hoje no Programa Linha Aberta, da STV, ele analisou o actual cenário politico, despido de paixões politicas, que estou habituado a lhe ver fazer, ou seja, foi deveras IMPARCIAL, analisou o assunto em debate, não em função do seu estômago, mas sim em função da realidade que se vive no dia-a-dia.
Numa das suas passagens, disse que, o governo não deve comemorar pelo facto de ter levado a força as 16 armas que estavam na posse dos Guardas da Renamo, visto que o comportamento da Renamo é sempre imprevisível…………(!)
Mesmo com discursos belicistas, a Renamo consegue movimentar massas, será que o Presidente da Republica, já parou pra pensar porque isso acontece? É preciso perceber que, pessoas excluídas, não tem nada a perder…………………(!)
Segundo o discurso de tomada de Posse do Presidente da República, dizia que, é pela INCLUSÃO, e que ideias brilhantes não tem cor partidária, mas na prática o que se está a verificar é uma EXCLUSÃO TOTAL................(!)
Segundo Yacubi Sibindy, a solução para estes todos problemas recorrentes, passam pela PARTILHA DA RIQUEZA, visto que, não faz sentido que, um grupo minoritário, esteja a usufruir de tudo, e deixando de lado 23 milhões de Moçambicanos..........................(!)
PS: Julgo que, nunca é tarde para que alguns Analistas que pululam nas TVs, reencontrem-se com a VERDADE DOS FACTOS, acima de tudo com IMPARCIALIDADE.
José de Matos, Antonio A. S. Kawaria, Zulfikar Abdurremane Amur e 223 outras pessoas gostam disto.
Comments
Abinelto Bié Também fiquei estupefacto com o presidente do PIMO. Realmente despiu-se de cores partidárias e focou para os problemas que assolam o país. O homem foi feliz na sua intervenção. Incisiva intervenção, subscrevo, meu caro Rogério.
Rogerio Antonio Ate agora, pergunto-me sera que era ele mesmo? foi a primeira vez que lhe vi super lucido analisando assuntos sem olhar para paixoes politicas, foi contudente ao abordar assuntos que enfermam o povo no seu todo.
Nazario Wamir's Não pude assistir linha aberta mas pela publicação dá pra ver Q foi muito bimo.
Rogerio Antonio Realmente Nazario Wamir's, outras cenas ja nao me lembro, mas o tipo hoje nao estava com papas na lingua, estava mesmo contundente.
Nazario Wamir's Grato pela informação.ficarei atento pra semana para ver a repetição. É disto Q precisamos, pessoas com um pensar diferente.
Rogerio Antonio Realmente.
Abinelto Bié Pelos vistos esse debate ficará para história hahaha Muita gente está a falar desta prestação de Sibindy, meus caros.
Rogerio Antonio Avaliando pelos posts que circulam tambem penso que e' umas das melhores prestacoes de yacub, acho que o homem cansou de ser matrecado.
Avelino Namarrocolo Ele percebeu k nao vale a pena lamber o rabo d criminosos sem postura, parabens sibindy, vale mais tarde que nunca.
Rogerio Antonio Realmente.
Ariel Sonto Ele disse isso? Vou cacar repeticao..
Rogerio Antonio Disse isso e muito mais, procure ver repeticao amanha.
Hélder Thavede As cincos horas no canal aberto.
Estevao Zefanias Chauque Lembro que os militares começaram a queimarem casas da populacao do muxungue no ano passado,obrigando os nossos a viverem no centros de refugiados,quando ele fez a viagem com acoluna save muxungue, deu uma entrevista dizendo,ate postei isso,...que os ataques que a coluna sofria,era sempre na mesma zona,e la tenha os residentes a viver normal e que os militares poderia se vingarem na populacao... E depois aconteceu....hoje tiro chapéu ..100% moz hje,nao vendeu nada o jacobs....respect.
Azarias Felisberto A mente esta a lhe julgar.
Ngonhamo Ngonhamo Coragem..
Inocencio Amade Para alem da entrevista na TV ele tambem postou um artigo muito interessante abordando o assunto politico militar que aconteceu na beira duma forma imparcial como se um americano se tratasse. Eu penso que Yacub acabou reencontrando se e quer ajudar a construcao da democracia. Os meus fortes parabens ao presidente do PIMO.
Caetano Morais A ser assim o PIMO vai longe!.
Desiderio Tembe "PELA INCLUSÃO, IDEIAS BRILHANTES NÃO TEM COR PARTIDÁRIA E POVO-PATRÃO" tudo isso não passava de marketing...
Na minha opinião própria e meramente pessoal, esse presidente me parece NÃO TER CONVICÇÃO, me parece alguém COMANDADO POR UM SUPERIOR HIERÁRQUICO QUE NÃO É O POVO-PATRÃO, MAS SIM UMA INDIVIDUALIDADE. Desde os ataques do dia 25 de Setembro contra o líder da RENAMO, o porquê de tanta força excessivamente usada para desarmar a guarda do Dhlakama E EM NENHUM MOMENTO EU TIVE OPORTUNIDADE DE VER OU OUVI DIZER QUE ELE TEM SE PRONUNCIANDO AO POVO PATRÃO. Eu até preferia as Presidências Abertas do Guebuza com o povo e Chissano que tinha a simpatia do povo.
Na minha óptica, ELE ESTÁ CORRENDO O RISCO DE SER O PIOR PRESIDENTE QUE MOÇAMBIQUE JÁ TEVE ATÉ HOJE QUE ESCREVO NESTA PUBLICAÇÃO, pode ser que o cenário mude, OXALÁ QUE MUDEM, DEUS QUEIRA QUE SIM...
Ainda bem que em Moçambique não há IMPECHEAMENT.
Secinio Fernando Inteligente.
Herminio Malaia Fico feliz bem hajam analistas assim que antes de tudo se lembre que são Moçambicanos e depois vem o rótulo defenda o povo depois o.Partudo e nunca o inverso.
Leonardo Chamussa Vi o programa e fiquei agradavelmente surpreendido com os pontos de vista do Sr Sibindy, completamente transfigurado. Estou em Nacala e os níveis de pobreza aqui bradam os céus, não obstante tudo quanto se fala mormente ao desenvolvimento do país..
Argentino Jorge Tyno Isso k s chama homens com cebolas no lugar.
Gilberto Domingos Quando são casos assim é por que a fatia de pão que ele comia reduziu bastante.
Caetano Morais "É preciso ter muito cuidado com a Renamo. Ela tem feito de tudo para empurrar o Governo a cair numa ilegalidade e a partir dai tirar pontos e autovitimar-se e desta vez conseguiu ao levar as unidades policiais a invadir a casa dum político sem um mandato judicial o que não é permitido num Estado de Direito" (Citação não fiel).
Hassamo Mussa ESTA DE PARABENS AYKUB SIMBINE. GOSTEI DA SUA ANALISE SOBRE OS ULTIMOS ACONTECIMENTOS. ACHO QUE TODOS NOS DEVEMOS ESTAR DO LADO DA VERDADE.
Ivan Maússe Subscrevo Rogerio Antonio. Nota 10 ao kota. Me surpreendeu pela positiva!
Tam King Esta a chamar atencao ao Nyusi, pois com Guebaz devia ter contrapartidas e hoje perdeu essas regalias extras.
Julião João Cumbane Não total verdade que Yaqub Sibindy foi IMPARCIAL no "linha aberta"! Ele disse coisas bonitas e bem tiradas, do ponto de vista de valor político, dos quais os governantes podem tirar lições, mas NÃO foi TOTALMENTE IMPARCIAL. É que ser imparcial é IMPOSSÍVEL, compatriotas!
Ofece Deniasse Chania O Yaqub ja ta ver o mal k a frelimo faz.
Julião João Cumbane Qual é o bem que Renamo faz, Ofece Deniasse Chania, visto por ti?!... E o mal da Frelimo qual é mesmo?!... Não estará a haver confusão entre ERROS de governação e MALDADE?!
Lucia Ngovene frelimo ?? Mal?? Faz??? Nãaaao a frelimo não faz mal nenhum.
Claudio Lombene O problema deste pais é que as pessoas guiam-se pela paixao(politica)é nao pela razao. Quem gosta de um, deixa de ver os erros.
Lucia Ngovene Verdade.
Joaquim Joao Correia adorei o ponto de vista do Yacub, penso que ele levou os nossos pareceres daqui !!! ja e' um passo positivo. ja nao tem a mama de leite , dizer que o cara esta sem as botas para lamber ??? kkk
Jose Gove Lambeu cansou nem pra ser Ministro dos asuntos cem iterences n é dado, e ess senhor ja nos provou k é canta vento.
Julião João Cumbane Eis aqui um tipo que mata debates: Jose Gove! Só porque Yaqub fala o que tu não gostas está a "lamber"?... Estás a lamber o quê?... Que tu pensase que és para ver quem "lambe"?! Acaso, és um detector de pessoas que "lambem". Bem, bem, bem, mesmo, o que tu entendes por "lamber". O Rogerio Antonio faz um 'post' em que congratula a postura de um cidadão num debate televisivo. Eis que tu, Jose Gove, apareces aqui no mural dele (o Rogerio Antonio) para falar de pessoas e não do conteúdo do 'post'. Este teu comportamento torna-te inútil num debate de ideias. Farias bem para ti, pensando sobre o valor das tuas contribuições nos "debates" em que participas, se é que sabes o que é isso. Estou consciente que este meu comentário é sobre a tua atitude e não sobre o "post". Ainda assim, não sobre a tua pessoa! Tu, Jose Gove, comentas sobre pessoas e não sobre assuntos! Quando alguém se expressa, tu queres ler a pessoa, a partir do que ela diz, não o que ela diz. Eis a forma como matas debates. Consegues perceber?!....
Argentino Jorge Tyno Tomara k todos tenham o msm ponto d vista.
Benjamim Jose Palmas pra Sr Sibinde.. Desta vez acertou... Oxa la k o tal governo oica.
Jaime Guambe Mas caro irmao Rogerio,o lider da Renamo tinha armas novinhas em casa dele,vces k sao analistas imparciais sera k e legal isso? As armas estavam em casa dele e nao delegacao provincial da Renamo lugar certo.
Joaquim Joao Correia As armas estavam nas maos dos segurancas , nao em casa do Lider !! tome nota.
Maria Regina Faustino Eram armas recuperadas do combate de Zimphinga, que haviam sido capturadas dos atacantes. E as 3 basucas de última geração das FADM.
Você devia se perguntar:como pessoas que afirmaram não ter atacado, do nada querem as armas deles perdidas em combate..
Sallymo Eugenio Sallymo Congratulations.
Jemusse Abel Jaime Guambe o facto de serem novas é problema? As armas sao da guarda pessoal do líder e poquê deviam estar na delegacao provincial "lugar certo". A proposito a defesa do pr deixa armas na sede do partido?
Marinosledge Sledge Contra facto não há argumentos.
Elton Forquilha Eu assiste o programa, e também gostei quando o Dr YACUBY disse que a Renamo faz com que o Governo haja emocionadame.
Lindinho Alberto Mugabe Meus parabens a Yacube Sibindy espero k alguns menbros d governo tenham visto a linha aberta.
Joaquim Joao Correia e viram sim !!!.
Juma Basilio Bem dito Rogerio Antonio.
Claudio Rui Panguana Panguana Viva a opniao public ..viva o pensar diferent...
Sanjo Muchanga Despiu a mente de lambe-bota que no passado vestia em sua mente. Agora agiu com pessoa consciente... Mes parabens Yacoob
Antonio A. S. Kawaria Lá no meu post, eu escrevi o seguinte:
- Aquela acção conseguiu unir os moçambicanos de bem independentemente da cor partidária;
- Aquela acção conseguiu isolar os moçambicanos de mal, também independentemente da cor partidária, mas notório para os só olham no seu umbigo;
Joaquim Joao Correia e eu ate nem apanhei sono so para ver a entrevista ate ao fim !!! meu abraco ao Yacub....
Antonio Junior Nao era por falta de capacidade de analise. Outros valores se levantavam.
Cristiano Manejo Tá de parabéns ilustre Yaqub Sibindy.
Inacio Ernesto Mazive É verdade. Eu também vi .Ontem esteve bem diferente. Deixou de ser escova. Está de parabéns precisamos de analistas assim.
Naine Mondlane Realmente meu caro ilustre Antonio.
quando cheguei a casa e vi k um dos convidados era o sr. Yakub, dsliguei a tv e fui logo mimir............. soqui alguns amigos k estiveram atentos ao proprama, mandaram me msgns a dzer k o Yakub k xta na Stv eh outro pork estava a ser totalmente imparcial e menos escovinha. "Gostei" do dbate kndo assisti esta manha. parabens yakub
Prince Abraham Entao com isto significa que os Mocambicanos racionais isolaram as TVM, RM e J.Noticias porque Sao canais de actores de pornografias e imoralidades na nossa sociedade,
Naine Mondlane Espero que nao mudes e voltes a corromper te.
Dilermando Quive Num país em que bajular da direito a um possível cargo de chefia,
o difícil é ter analistas sérios meu irmão,
por vezes pergunto-me se estes senhores apanham quando vão dormir depois de mentirem descaradamente para mais de 23 milhões...
O senhor Yacub de certeza que o novo patrão não o pós na folha da inclusão e,
com isso caiu na real e decidiu ser justo! Q
Faquir Bay Informe mais...
Caly Aquário Quente Eu axo k ele ontem jantou a convite d amigos e eskeceu-se k tenk da 'sua frelimo', e não é k mostrou k pensa com a propria cabeça...!
Há dias k qando aparece na tv dá-me vontade d mudar d canal. Mas ontem steve lucido. Parabens continue assim.
Gizela Wenda Wenda A frelimo lhe matrecou por ixo ele mudou kkkkk
Paulo Gundana A ser assim o Yacub comeca a se identificar como "construtiva". Bem haja a democracia
Ishmael Da Lnes Lampiao Que continuem contribuir a verdade
Fernando Cesar Madrileno Simbine o que eu vi ontem foi uma clara demonstracao de Liberdade de expressao de quem nunca esperavamos q o fizesse... Bem haja ilustre Yacub
Lucia Ngovene Laber bota também cansa
Didixo Taju E como cansa. ...kkkkkk
Prince Abraham Kkkkkkkkkkkk.....
Lucia Ngovene Hehehehehe.
Valter Madogolele o yacub esta farto de sopas prometidas e não cumpridas,por isso veio a tona mostrar o que ele bem sabe fazer política,e foi desta bastante imparcial,que deixe de ser enganado por um grupo,e faça valer o seu partido para vermos este pais com outros olhos e gritarmos um dia estamos definitivamente em paz.
Valter Madogolele Ontem deu gosto de ver o programa na stv,mas tem vezes que estes convidam comentadores esfomeados e grandes lambe botas.nós precisamos de políticos sérios que olham para o pais com olhos de ver e não tampar a peneira enquanto por de baixo esta cheio de merda.
Homer Wolf Finalmente recebeu graça de Allah Wahk-bar: caiu na real!...
Simples como isso. Cabe a vez a todos...
Isaac Mussa De facto Yacub foi fenomenal.
Prince Abraham Oxa la que saia duma vez para sempre das trevas onde andou sem vontade propria
Isaac Mussa E verdade.
Homer Wolf Aliás ele já tinha dito aquilo aqui no efebê, naquele dia fatidico do "assalto às Palmeiras"...
Quando li o tal comentário ate pensei que eram ironias. Mas não, pelos vistos o o irmão Yaqub está "curado" mesmo... Aleluia
Hobety Luys Muhamby O homem cansou de lamber-bota defendendo o Governo da Frelimo e caiu na real. Isso é que a gente quer ser um homem vertical e defender a razão.
Danilo António Realmente Rogerio Antonio, o programa de ontem estava bom.
Leonel Balate Desde a saida do guebuza yacubi vem me surpreendedo gostei
Homer Wolf Nyusi lhe minhou
Prince Abraham Dizem que na era do guepato esses politicos amadores andavam apontados com pistola na cabeca. Entao agiam por medo.
Patissone Mirissao Concordo
Antonio Massingue Massingue Tmbem acompanhei o programa ontem, de facto o Yacub Sibindy surpreendeu pela positiva
Jorge João Secretario Tambem nao era de deixar de lado ou ser Como o Judas Escariot, negando o seu Tio, amigo de infancia da escola.......
Moisés Checunisse Esta de parabens o yacub a realidade tarda mais näo falha.
Hélio Cuamba A verdade é mais forte do que todas as escovas! Ela sempre vencerá!
Daniel Frederico Chemo Era o que me faltava. Porque o Yaqub por formar um partido oposto a frelimo, é porque descordava com os idéias da frelimo. Ja que so falar da frelimo é falar dos corruptos o Yaqub foi obrigado a trair os seus seguidores, pra encher o seu umbigo. E ja que ele sabe que a democracia partidária é uma árvore, cuja a sua raiz é a RENAMO,e ele é uma das frutas dessa árvore. E a fruta sabe que se a raiz morrer coitada da fruta, , porque sem raizes a árvore toda morre.
Prince Abraham Plenamente eu concordo contigo. Um abraco
Daniel Frederico Chemo Obrigado meu.

Escreve uma resposta...
M-du Dulomite Rogerio Antonio Nao se engane meu caro. Se Yacubi esta a ser imparcial eh porque foi minhado pela frelimo.
Hobety Luys Muhamby Compatriotas o Governo da Frelimo está cada vez mais a perder aceitação, credibilidade e dignidade. O povo Moçambicano já não confia nesses arrogantes, corruptos assassinos,...
Jose Majasse Dombe Desta vez foste um analista sincero e imparcial.e asim oque queremos gentes como Sibindy
Prince Abraham Sibindy ja e filho PRODIGO!
Zulfikar Abdurremane Amur É de salutar pela mudança. Se o povo clama pela liberdade, devemos esperar uma vitória.
El Patriota De facto, Yacub esteve bem.
O Progrma "Linha Aberta" de hoje da Stv, está muito interessante. Convidativo. Estou a apreciar as intervenções do senhor Yakob Sibinde!
- Instrumentalização da histórica nos regimes políticos africanos!
Por Bitone Viage & Ivan Maússe
Durante a luta de libertação dos Estados africanos, uma das esperanças que o povo sempre teve, é que as oportunidades do contexto pós-independência seriam descentralizadas.
Todos nós pensávamos que, as riquezas e os ganhos da luta pela independência em relação ao regime colonial fascista e opressor, seriam equitativamente distribuída.
Pensávamos em Estados de Direito Democrático e onde as aspirações, vontades ou necessidades do povo seriam amavelmente satisfeitas.
Pensávamos numa empatia política; em Estados que funcionariam por valores de solidariedade, fraternidade e igualdade.
Na época, acreditamos nessas utopias, uma vez que nem tempo de parar para pensar na possibilidade da sua operacionalização havia, sendo que, o desejo pela paz constituía a nossa principal preocupação.
Libertamos o continente, através do nosso sangue e finalmente, construímos os Estados independentes.
Contudo, começamos a assistir ao surgimento de uma nova classe opressora: os endocolonialistas (colonizadores internos), nepotistas, narcocapitalistas, com ambições irracionais.
Os regimes começaram a albergar elites que desfrutam egoisticamente da riqueza em prejuízo do povo pobre e esfomeado.
Paralelamente começamos a verificar a coisificação da história por parte das elites políticas. Usam da história de luta libertação para legitimar, forçosamente, a sua permanência no poder.
As mesmas elites viciam o processo eleitoral, partidarizando o Aparelho do Estado, para tornar suas lideranças vitalícias e proceder com a exploração egoística dos recursos.
Os frutos da independência, incluindo o eclodir dos recursos naturais, é exclusivamente desfrutado por um grupo de pessoas seleccionadas pela história: os ditos heróis nacionais.
Ontem, a luta foi a mesma, o interesse foi o mesmo, mas hoje, enganam a história e hipotecam as expectativas do povo.
Eis que humilham a existência dos seus povos com salários míseros, desapropriação da terra à favor dos estrangeiros, quando assistimos ao enriquecimento fantasmas de algumas pessoas.
Adulteram os currículos de ensino: inserem disciplinas curriculares que limitam a capacidade crítica, reflexiva e argumentativa de seus educandos, tornando-os em seres que se compadecem com o pouco.
Nas escolas, manipulam as Histórias de libertação nacional de seus países, criando falsos heróis e diabolizando a oposição.
Hoje verificamos que a ganância, a corrupção, o abuso pelo poder, constituem a identidade de muitas das nossas lideranças em África.
Assistimos a um patrulhamento ideológico que culmina com a “celulararização das instituições de ensino superior”, através da criação de centros (células) dos partidos políticos do dia.
Assistimos a um grupo de pessoas, parte deles composta por pessoas já em idade de aposentados, que procura marginalizar a juventude.
A lei, as forças policiais, o exército e afins, costumam ser usados e instrumentalizados para prosseguir fins viciosos, desde acobertar criminosos com as tais dita imunidades até a intimidação dos críticos.
Queremos uma África para todos. O nosso continente e incluindo as riquezas que nele existem, é e são para todos africanos, respectivamente!
Um stop aos políticos gananciosos e que olham o poder político como um jackpot e que gozam-nos de forma abusiva e egoística, lesando o povo!
Avante a juventude
Avante África!
14 de Outubro de 2015













































































Sem comentários:
Enviar um comentário