domingo, 11 de outubro de 2015

Inimigos da paz

Vassili Vassiliev Pior fica se esse mandado judicial implicar duas tentativas de assassinato e uma invasao domiciliaria. Afinal, era esta mesma forca que desde 12 de Setembro tentava neutralizar a "perigosa' guarda de Afonso Dhlakama sem mandado judicial. Os "esquadroes de morte" estao em que ordenamento juridico mocambicano? Qual e o organismo que pode executar accoes extra-judiciais em Mocambique? Por hipotese. E o SISE. Mas, este SISE, pode agir sem as balizas do Estado de Direito que diz defender? Se sim, que orgao de soberania lhe confere esse poder? E quando, onde e como se pronunciou? A questao de fundo e um SISE que se comporta como o SNASP num pais que se diz pluralista e com separacao de poderes. Isto e um contra-senso. Se alguem entende que ha bastas razoes para agir judicialmente contra a RENAMO que avance e prove-o em juizo como no caso de Castel-Branco. Nao pode e vir aqui imitar o mau exemplo queniano:https://www.youtube.com/watch?v=lUjOdjdH8Uk por e isso que temos visto nos ultimos tempos. E nem vale a pena usar o exemplo israelita para justificar. A Lei de Seguranca de Estado do Eretz Israel e muito explicita quanto a isso.



6 hrs · 

Inimigos da paz (iii)

Na imagem que acompanha este texto pode ver-se como os inimigos da paz em Moçambique pensam e se apresentam na esfera pública. No lugar de saudar o Afonso Dhlakama por ter, finalmente, cooperado com as autoridades do Estado, transmitem a mensagem de que o Estado DEVE tolerar ilegalidades em nome da "paz".


São pessoas como estas que emitem "opiniões" similares às mostradas na imagem que acompanha esta reflexão que nos vem fazendo viver com uma paz podre há vinte e três (23) anos. Quando as autoridades do Estado dizem "basta!" de ilegalidades, essas pessoas aparecem a dizer que isso é contra o espírito da paz.

Que paz?!... Paz podre?!...

Onde é que já se viu um indivíduo desafiar impunemente a autoridade do Estado, desrespeitar tudo e todos, só porque ele e os seus apoiantes se acham certos, e ainda por cima uma grande minoria, como atestam os resultados oficiais das últimas eleições realizadas no nosso país (Moçambique)?

No lugar de continuar a apelar ao "tio" Afonso Dhlakama para que entregue todas as armas e os homens as que portam para ficarem sob o controlo do Estado, como reza o espírito do Acordo Geral de Paz, assinado em Roma, Itália, a 4 de Outubro de 1992, os inimigos da paz instigam o Afonso Dhlakama a continuar insolente e a viver à margem da lei. Claramente, isso não é amor pelo "líder", mas sim sarcasmo.

São inimigos da paz todos aqueles que aconselham o "tio" Afonso a adoptar uma postura anti-Estado. Esses inimigos da paz vivem fingindo que são apoiantes dele, mas na verdade não querem o bem dele. Se "tio" Afonso morrer vítima da sua conduta insolente, aplaudida pelos seus "apoiantes", esses "apoiantes" é que DEVERÃO assumir a autoria moral dessa sua provável morte, caso o "tio" Afonso desista de cooperar com as autoridades para o desarmento da Renamo, por sim ser aconselhado por esses supostos apoiantes seus.






Comments


Nkuyengany Produções Abaixo Guebuza



Julião João Cumbane O que é que o Armando Guebuza tem a ver com o teu défice de patriotismo, défice esse emulado pela propagnada Ocidental, Nkuyengany Produções?!... Pode até ser que ele (Guebuza) tenha a ver, mas o quê, para ti?!...


Chande Puna Nada vai mudar a mentalidade dos resistentes. O problema é que temos mentes proprias e a capacidade de separar o aceitável e não aceitável. A paz só pode ser garantida com medidas exactas e direccionadas á resolução dos problemas daqueles que são os patroes dos governantes. Deixem VOCES de desestabilizar o povo e criar divisºoes no seio dos moçambicanos porque a união assusta vos!



7 hrs · Edited · 


Notícias armadas

Diz-se por ai que o eminente jornalista moçambicano, Salomão Moyana, terá afirmado que «a RM e a TVM são instigadores da guerra».


Enquanto exorto estes órgãos públicos de comunicação social, nomeadamente a Televisão de Moçambique (TVM) e a Rádio Moçambique (RM), para valorizarem esta crítica—no lugar de a execrar e ignorar—, quero aqui asseverar que o verdadeiro o «instigador de guerra» em Moçambique é aquele que veicula NOTÍCIAS ARMADAS, e esse pode ser qualquer um de nós, incluindo o próprio Salomão Moyana, a quem se atribui a autoria da afirmação que citei acima.

Por "notícias armadas" deve entender-se aqui toda a informação que quando nos chega como "notícia" nos faz pensar de modo a experimentarmos sentimentos de inutilidade, inveja, medo, ódio e, consequentemente, REVOLTA. Numa palavra, defino como "notícia armada" toda a notícia que nos causa revolta.

Para a construção da «paz efectiva» em Moçambique, os nossos órgãos de comunicação social DEVEM veicular notícias que dão conta do que realmente se passa no nosso seio e no meio que nos envolve, sem contaminação por preferências político-ideológicas de quem produz e/ou veicula essas notícias. Quem faz o contrário disto, isto é, quem publica NOTÍCIAS ARMADAS é um INIMIGO da paz e do progresso e DEVE ser eliminado do nosso seio!

Para a construção da «paz efectiva em Moçambique», DEVEMOS cada um de nós estar em paz consigo próprio e saber evitar pensamentos que nos causam revolta. Isto não significa ficar indiferente ante más práticas, mas sim que DEVEMOS aprender a responsabilizar quem protagoniza más práticas sem recurso à falácia, à intimidação, à intriga e à manipulação nociva da opinião pública para proveito egoísta de uma minoria.

Não DEVEMOS aceitar conviver com parasitas que aprisionam a nossa paz e minam o nosso caminho rumo ao progresso!




3 people like this.

Comments





MACUA.BLOGS.COM


Ernesto Andre Matuassa Concordo muito bem oque senhor relatou,mas eu quero te ajudar na minha terra natal tem um currandeiro bom Para te salvar dessa doença de lambe-botismo ele curra mesmo é sério meu Caro amigo porque suas ideias é Como de Afonso cuidado você também começar a viver na parte incerta depois pedir essa gente vir te tirar.VIVA FRELIMO,VIVA PAZ,FRELIMO E QUE FEZ FRELIMO E QUE FAZ.NYUSI

Unlike · Reply · 2 · 6 hrs


Agostinho Nhampossa Nao entendi te meu caro, quando fala de lambebotismo refere-se a quê mesmo? a bota de quem? O seu comentario é contraditório, quando terminas com "vivas" não sei a favor de quem!! Ou nao entendeu o conteudo da publicação.



Inacio Arnaldo Arnaldo Ele devia ter falado do CANALMOZ.





13 hrs · Edited · 



Inimigos da paz (ii)


Jornalistas ou órgãos de informação que agem como a legenda na imagem aqui documenta, estão a abusar das liberdades para criar instabilidade. Eles são INIMIGOS da paz!


A polícia NÃO INVADIU nem ASSALTOU a residência do Afonso Dhlakama, Cidade da Beira. A polícia foi, isso sim, à casa do Afonso Afonso instá-lo a entregar as armas que estavam ilegalmente naquela residência. Isto é de lei. E Afonso Dhlakama fez muito bem por cooperar. Essa cooperação deve ser aplaudida e encorajada. Quem vê isso como sinal de derrota e publicita, é INIMIGO da paz!

Cidadãos amantes da paz DEVEM, temos que denunciar e repreender este tipo de jornalismo!





27 people like this.

Comments


Elson Guila O assalto foi legítimo. O objetivo era desarmar a guarda ilegal do Dlhakama. Um partido não pode permitir que um partido continue armado.

Like · Reply · 1 · 13 hrs


Azarias Felisberto Sera ja teve oportunidade de ler o AGP ?


Elson Guila É uma ironia.


Aguinaldo Chidudu Exactamente a democracia é feita com palavras debates e, não armas.


Nelson JL Mazungaire Elson quers dizer q foi um assalto?


Homer Wolf Agora e' remix?....

Like · Reply · 5 · 13 hrs

Lindo A. Mondlane Tinha mandato judicial? Nao se pode entrar no domicilio de alguem sem mandato, apoio a operacao, mas faltou isso...

Unlike · Reply · 8 · 13 hrs · Edited

Isaias Muiambo E bom sempre dizer a verdade ,porque a verdade liberta e da a luz, e bom Moçambique ter jornalismo independente, comprometido com a verdade por mais que seja dura deve ser dita.


Chande Puna Aqui denunciamos os bandidos que atacaram a caravana do Dhlakama tendo acertado em civis. Isto é que tem que ser denunciado. Aqui parabenizamos os orgãos de informação que não recebem ordens do partido no poder e transmitiram a verdade ao povo moçambicano. Denunciamos aqui tambem, aqueles que a 40 anos enganam o Povo Moçambicano e pensam que vivemos ainda num sistema marxista leninista, inimigos da democracia

Unlike · Reply · 6 · 13 hrs · Edited

Joao Jone Chicote Lindo já falou sobre o mandado e disse tudo.

Like · Reply · 2 · 13 hrs

Elson Guila Exatamente Nelson. 

Julião, parece que há aqui um problema com a palavra "assalto". De acordo com o dicionário on-line Priberam, assalto significa também "acontecimento repentino". Foi o que aconteceu na residência do "Rider"

Like · Reply · 2 · 13 hrs

Lindo A. Mondlane Se nao tinham mandato, q é o q parece, foi assalto.. E se chama violacao de morada..

Unlike · Reply · 4 · 12 hrs


Julião João Cumbane Digamos que não tinham «mandato«, Lindo A. Mondlane. Isso não invalida a pertinência da operação policial para desarmar alguém anda iligalmente armado. A polícia tem que esperar por um «mandato» para agir? É isso?!....

Like · Reply · 1 · 10 hrs · Edited

Elson Guila Okay Cumbane, mas é um assalto!

Like · Reply · 1 · 11 hrs

Lindo A. Mondlane A policia em outros paises sempre tem um juiz de guarda.. Nao pode entrar num domicilio privado sem tal mandato,.. Mas repito a operacao foi impecavel a excepcao desse detalhe Julião João Cumbane...

Like · Reply · 1 · 11 hrs

João Barros Lindo, penso que o flagrante não necessita de mandado nem de Juiz

Like · Reply · 2 · 10 hrs

Lindo A. Mondlane Mas como flagante? Amigo, João Barros, se as armas estavam dentro da casa era dificil o flagrante..

Unlike · Reply · 2 · 10 hrs

João Barros A polícia já sabia que os homens do homem, faz tempo que andavam com armas sem que tivessem autorização para tal! Por essa razão avisou que sempre que eles andarem armados, serão desarmados!

Like · Reply · 1 · 10 hrs

Eliha Bukeni Caros facefriends, nao sou jurista mas tenho que concordar com o Lindo, nao obstante o termo correcto nao ser mandato, mas sim mandado como escreveu o Joao Barros. De facto, policia precisava de ter um mandado de busca e apreensao das armas. Designa-se mandado exactamente porque, porque a policia fa-lo a mando da autoridade judicial e em regra o mandado limita o ambito da actuacao do executante do mandado. Nao entendo como pode haver flagrante delito, quando a accao nao foi precedida de pelo menos um disparo de arma vindo da casa de DHL que desse algum motivo para a policia se fazer presente em casa de dono. Tratou-se sim de invasao de domicilio!

Like · Reply · 1 · 10 hrs

Lindo A. Mondlane Influencia do espanhol Eliha Bukeni, mas tambem creio q era dificil fraglante, talvez para os guardas q estavam fora... Mas gostei de ver a policia actuar e demostrara q em mz ha estado e deve ser respeitado


Angela Maria Serras Pires Julião João Cumbane sinceramente nao se sente mal com tanta mentira? Nao tem respeito pela Instrução que teve? Que eu saiba e academico

Unlike · Reply · 4 · 12 hrs

Joao Jone Chicote Elson Guila assim o DHL avisou: mesmo que entregasse mil não constituía problema pra ele.

Like · Reply · 2 · 12 hrs

Elson Guila E depois esta cena de alguém fazer uma publicação e sumir? De repente vai publicar um outro tema ou o mesmo, mas reformulado/remix.

Like · Reply · 2 · 12 hrs · Edited

Octávio Ramos Cardoso Foi uma visita de cortesia... HAJA PACIÊNCIA, PORRA !!!
Afinal, parece que existem leis que obrigam as pessoas a serem parvas. Engalanam-se em portadores de verdades absolutas e no fundo, são desprezíveis e miseráveis, cujas verdades não passam de demagogia e utopia.

Like · Reply · 6 · 12 hrs

Zulficar Mahomed As " notas" serão trocadas por "moedas"

Like · Reply · 2 · 12 hrs

Augusto Magaure Académico Julião João Cumbane não ofenda a academia por favor!

Unlike · Reply · 8 · 12 hrs


Julião João Cumbane Não estou na academia aqui, Augusto Magaure! Vai fumar o teu cachimbo da academia longe daqui! A propósito, achas-te mais académico do que quem?! Ofendi a academia como?! O que é que a academia tem a ver com assunto em debate aqui?!...


Augusto Magaure O assunto que em debate tem haver com academia sim, uma vez tratar de assunto relacionado com o jornalismo, o jornalismo tem regras e estas se aprendem na academia, jornalismo não é politiquice igual ao que se faz na Tvm, RM e jornais governamentais

Like · Reply · 1 · 11 hrs

Aguinaldo Chidudu Kkkkkkkkkkkk trouxe um assunto que está fora do debate ,mas essa coisa de lamber Botas do ríder faz de nós pessoas.....


Aguinaldo Chidudu Tvm e Rm têm o compomisso de educar pessoas ,para não serem como "Rafito"(menino catana) kkkkkkkkk


Aguinaldo Chidudu TVM e RM não fazem um jornalismo marginal,não promove divisão entre filhos da mesma nação.


Aguinaldo Chidudu TVM e RM -é o mesmo que uma escola.


Augusto Magaure Desinformar é educar! Shii, até que ponto o G quarentismo cega as mentes.


Aguinaldo Chidudu E lambe botismo cuismo e o lambe óculos escuros do ríder cegou-te aponto de não saber fazer equilíbrio nos julgamentos ..vai lambendo o cabelo branco do ríder.


Aguinaldo Chidudu Pensa que canalmoz informa?Savana informa? hehehhehe o pior cego é o que recusa-se não quer ver...lambe pés do ríder.

Vassili Vassiliev Nao e invasao ENTRAR na casa de alguem sem mandado judicial?

Like · Reply · 5 · 12 hrs


Julião João Cumbane Seja, Vassili Vassiliev! É preciso deixar alguém ilegalmente armado e constantemente a ameaçar a paz e estabilidade, à espera do «mandato judicial»?!...

Like · Reply · 1 · 11 hrs

Lindo A. Mondlane O mandato judicial nao custa muito conseguir, no dia anterior se podia haver tratado, ou no mesmo dia, eu nao sei se existe em mz a fig. De juiz de guarda.. Mas é necessario acustumar actuar dentro da lei...

Like · Reply · 2 · 11 hrs

Vassili Vassiliev Pior fica se esse mandado judicial implicar duas tentativas de assassinato e uma invasao domiciliaria. Afinal, era esta mesma forca que desde 12 de Setembro tentava neutralizar a "perigosa' guarda de Afonso Dhlakama sem mandado judicial. Os "esquadroes de morte" estao em que ordenamento juridico mocambicano? Qual e o organismo que pode executar accoes extra-judiciais em Mocambique? Por hipotese. E o SISE. Mas, este SISE, pode agir sem as balizas do Estado de Direito que diz defender? Se sim, que orgao de soberania lhe confere esse poder? E quando, onde e como se pronunciou? A questao de fundo e um SISE que se comporta como o SNASP num pais que se diz pluralista e com separacao de poderes. Isto e um contra-senso. Se alguem entende que ha bastas razoes para agir judicialmente contra a RENAMO que avance e prove-o em juizo como no caso de Castel-Branco. Nao pode e vir aqui imitar o mau exemplo queniano:https://www.youtube.com/watch?v=lUjOdjdH8Uk por e isso que temos visto nos ultimos tempos. E nem vale a pena usar o exemplo israelita para justificar. A Lei de Seguranca de Estado do Eretz Israel e muito explicita quanto a isso.



YOUTUBE.COM


Ido Alfred A polícia não foi instalo a entregar as armas. Por favor repor a verdade.


Azarias Felisberto A ser verdade, Sera que precisava mobilizar blindados para tal?

Like · Reply · 2 · 12 hrs


Julião João Cumbane Digamos que sim, Azarias Felisberto! Qual é o problema?!...

Like · Reply · 1 · 11 hrs

Azarias Felisberto Para mim ate mesmo o Cdnte da esquadra local teria namorado os homens da RENAMO para si renderem . As FDS sairam mal na fotografia por causa daquele espetaculo barato que protogönizaram öntem . Do pöto de vista de atuaçao duma policia aquiko foi um erro.


Aurélio Simao Era preciso ir lá fortemente armada, com brindados metralhadoras e armas de alta calibre? Se não invadiram a casa traziam mandato judicial? Não podemos ses mudos enquanto podemos falar, é verdade que as armas espalhadas naquelas condições tira sono todo mundo, mas a verdade é que foi assalto ou invasão. Ainda é melhor não andarmos transformar o cachoro em cabrito a luz do dia

Like · Reply · 1 · 12 hrs


Julião João Cumbane Julgo que não sabes de que é que estás a falar,Aurélio Simao. Fazes parte dos inimigos da paz ou dos amantes de paz podre. Identifica-te!

Like · Reply · 1 · 12 hrs · Edited

Joaquim Antonio Lambefrelixi de nada.See Translation

Like · Reply · 1 · 11 hrs

Edson Genuíno Cumbex Eu quero ver os donos desses jornais usarem dos lucros da "empresa" que eles fazem com esse tipo de "mentícias" e ajudar a camada mais necessitada do povo que eles tanto amam se preocupam com ele e nao so passar o dia criticando o governo do dia para vender mais papel e encher os bolsos com notícias tendenciosas! Quero ver esses jornais a publicarem anuncios de vaga ( os jovens precisam). Quero ver esses jornais a publicarem mais noticias e menos "opiniao". Quero ver eles a baixarem o preço do jornal. So depois de cumprir esses requisitos poderam falar de "boca cheia". Onde é que ja se viu um jornal que monta fotografias tendenciosas e distorcidas so para ganhar atençao dos leitores???

Like · Reply · 1 · 11 hrs

Eusebio Jose Os meus que dzem que a lei deve ser cumprida,hoje defendem invasao sem mandato. A mesma lei funciona de formas diferente no mesmo territorio...

Like · Reply · 1 · 11 hrs

Nelson Augusto sr juliao nao fala isso aqui nesta red social. agora ningeum e sego

Like · Reply · 1 · 11 hrs

Claudio Rui Panguana Panguana Xta claro k foram akeles atacaram o lider d renamo iam buscar as armas k o lider havia levad....coisas d vergonh..... Nao a paz em moz..
Nao democracia em moz..tud pertenc a um grup d frelimo.... Vou deixar uma questao em public qual é o valor d moçambique?

Like · Reply · 1 · 11 hrs

Nelson Augusto zero.(0)


Octávio Ramos Cardoso Vamos lá a ver uma coisa. Se não existisse a Renamo, ainda hoje Moçambique seria a Republica POPULAR de Moçambique. O Próprio Chissano já admitiu não ter tido a postura mais leal, em relação aos Acordos de Paz e sua implementação. A fraude eleitoral, é uma constante, a morte do Samora???? Explicada? Onde? Um País cuja capital tem nomes de ruas e avenidas como Kim il Sung, Mao Tsé-Tung e outros nomes sonantes .. É O QUÊ?
A Alemanha, a Dinamarca, a Bélgica e a Holanda entre outros, retiraram-se da lista de doadores... andamos a brincar a quê?
Querem enganar quem? Pseudo democráticos da treta, é o que são. Partidos armados? E Partidos que partidarizam o estado?
Coerência e dignidade exigem-se. Já vai sendo tempo de terem uma postura um pouco mais construtiva e honrada.
É como escroques que querem ficar na História?
Esta coisa de andarem armados em revolucionários de trazer por casa, já era. FINITO..... agora estão deliberadamente a ter a postura de sempre - DITADORES !!!

Like · Reply · 2 · 11 hrs · Edited

Nelson Augusto eu nao to comtra pessoa mas sim problema.


Eusebio Jose Eles pensam que ainda estamos com sono...

Like · Reply · 1 · 11 hrs


Aguinaldo Chidudu E você pensa que nós ainda estamos com sono


Eusebio Jose Tens certeza d que a TVM e RM nao tras divisao entre os mocambicanos? Qdo diaboliza uma parte deste? Parem com vossas ladeinhas

Like · Reply · 1 · 9 hrs

Wa Pessoa Eusebio Jose brada você é um académico, analisa positivamente e de forma imparcial as coisas. Não estou a concordar muito com a sua linha de pensamento. Parece que estás a se guiar com conversas do Facebook.


Nelson Augusto eusebio gostei kkkkkkkkkkkkkk


Lucia Ngovene Hehehehehe inimigos da paz nada


Aguinaldo Chidudu Lucia eles pensão que nós também ainda estamos com sono.

Like · Reply · 1 · 11 hrs


Lucia Ngovene Ja acordamos a muito tempo.


Hussene Sequeira Tinha que ser e foi esse senhor esta a provocar instabilidade no nosso país a polícia fez o seu trabalho que é assegurar que não haja incidentes bem haja o meu é o nosso governo.

Like · Reply · 2 · 10 hrs · Edited

Nelson Augusto nao tems de falar


Joao Jone Chicote João Barros há milhares de homens armados espalhados pelo pais. Será este o recurso para apreensão das armas? Vamos ver....


Albino Forquilha Concordo plenamente consigo Senhor Juliao.


Albino Forquilha ...nao partidos armados em Mocambique. Toda victoria deve resultar do trabalho politico honesto e jamais de arma apontada ao povo. Saudo as idoneas palavras do Dhlakama no acto da entrega das armas na Beira, pela primeira vez reconheceu que como partido politico, nao deveria manter consigo armas, ao entrega-las ao Governo e reconhecer que vai reintegrar todos seus Homens ainda armados pelo territorio dentro.


Joao Jone Chicote Quais são os critérios que Julião João Cumbane utilizou para considerar os jornalistas Matias Guente e José Jeco e o próprio órgão como "inimigos da paz". O exercício da 
actividade jornalística em Moçambique tem previsão na constituição e é regulada por uma lei específica. 
Ora, não sei com que autoridade pode-se dizer que o canal Moz é " inimigo da paz". 
É normal não simpatizar-se com determinada linha editorial, contudo é um dos ganho da CRM 90.

Like · Reply · 1 · 9 hrs

Joao Jone Chicote Parece que o meu amigo pretende algum protagonismo. É talvez, resposta ao jornalista Salomão Moyana quando afirmou que a "TVM e a RM" são instigadores da guerra.

Like · Reply · 1 · 9 hrs


Julião João Cumbane Joao Jone Chicote, «instigador de guerra» é aquele que veicula NOTÍCIAS ARMADAS. Armadas com ódio, inveja, vigança, trabalismo, elitismo, divisionismo, intriga e agitação.


Nelson Augusto ele nao e bruto pemsa que.nasceu hoj pa entregar todas armas? kkkkkkkkkkkkkk vamos asistir


Chande Puna Noticias armadas verdadeiras. Quem instiga a guerra é aquele que constantemente desinforma o povo

Like · Reply · 2 · 9 hrs · Edited

Fernando Mbanze Gostaria de ter um frente-a-frente com o Juliao para um breve ABECEDÁRIO de jornalismo. Eu sou jornalista, acho que estou capacitado para capacitar o Juliao porque o que anda a escrever sobre jornalismo é simplesmente chocante e lamentavel. Me parece mais desespero do que outra coisa...TIPO o chefe exige que o Juliao diga algo no fcbk e o Juliao tem que dizer mesmo alguma coisa. Mas, é muita ASNEIRA...

Like · Reply · 5 · 9 hrs

Nelson Augusto ja ta velho, tipo nao ta ver bem nao lhe culpa.

Like · Reply · 1 · 9 hrs

Nkuyengany Produções COMENTANDO O COMENTÁRIO DE ERICINIO DE SALEMA SOBRE ÀS CERIMONIAS DE DESARMAMENTO DA RENAMO, NA RESIDÊNCIA DO LÍDER DA RENAMO NA CIDADE DA BEIRA

Esse governo parece que tem como regra, pensar depois de agir!

Joaquim Chissano, veio ao público, confessar que teria feito tudo ao seu alcance em prol da PAZ durante o seu mandato! Mas reconheceu que saiu com pesadelo por não ter encontrado a melhor forma de desarmar a Renamo!

Guebuza, a primeira promessa que tinha feito ao público, no início da sua governação era desarmar a Renamo! Mas saiu sem ter alcançado o seu sonho!

Nyusi, é o único felizardo, pois os seus dois antecessores, não tinham se apercebido de que Dlhakama, era um simples tigre de papel, pois o seu paiol , era simplesmente composto por 16 metralhadoras do tipo AKM!

Valeu pena termos um Presidente que era um ex-Ministro da Defesa!..

O país, perdeu muito tempo em Santungira e no troço de 100 km, entre rio Save e Muxúngwè, a procura de só 16 armas que desestabilizaram a nossa querida PAZ e a economia!..

E o actual GOVERNO, conseguiu resolver definitivamente o bicudo problema de desarmamento da Renamo, em menos de 10 horas de tempo, não em Gorongosa, mas sim num bairro luxuoso da Cidade da Beira, na residência do Líder da Renamo!

Na verdade os moçambicanos devem ao Governo do Presidente Nyusi, pelo menos um muito obrigado pelo fim de um pesadelo que nos tirava apetite de consumirmos à nossa PAZ há mais de 20 anos: O DESARMAMENTO DA RENAMO!


Joao Jone Chicote Sobre o Jornalismo deixe este "negócio" pra os jornalistas.


Chande Puna Fernando Mbanze, ele escreve o que lhe mandam, de jornalismo não entende patavina

Like · Reply · 1 · 8 hrs

Gayel Gayel Angelo Inimigo da paz e aquele k usa violencia pra o povo sem justa causa,aquele k roupa imposto do povo a revelia pra uso individual e criacao de riqueza ilicida.




15 hrs · Edited · 



Inimigos da paz (i)


Inimigos da paz são aqueles que


• promovem o desrespeito pela lei, num Estado de Direito Democrático;

• instigam ou emulam a violência política;

• apelam ou recorrem ao uso da força, para mudar um regime político democraticamente instituído;

• manipulam a opinião pública com desinformação; e

• abusam as liberdades, recorrendo à falácia para fazer valer os seus pontos de vista e ardilosamente orientarem a opinião pública para apoiar uma causa que não beneficia a maioria, mas sim a uma minoria da qual eles fazem parte ou dela se beneficiam.

Em Moçambique, as publicações "CanalMoz" e "Canal de Moçambique" são tudo isto, razão mais do que bastante para que sejam consideradas INIMIGAS da paz.

Quem considera que a polícia ASSALTOU a casa do Afonso Dhlakama, na Cidade da Beira, é inequívoca e declaradamente um INIMIGO da paz. Não é verdade que a polícia assaltou a casa do Afonso Dhlakama, na Cidade da Beira. A polícia foi, isso sim, à casa de Afonso Dhlakama, na Cidade da Beira, para confiscar armas que estavam indevidamente naquela casa. No meu entender, esta operação foi realizada como uma medida de protecção ao próprio Afonso Dhlakama. Aquelas armas já estavam a começar a ser utilizadas até contra o próprio Afonso Dhlakama. Ele agora está mais seguro sem todo aquele arsenal bélico na sua casa. Quem acha que Afonso Dhlakama faz bem por ter uma guarda pessoal armada fora do controlo das autoridades do Estado, é inequívoca e declaradamente um INIMIGO da paz!

Ora, o que se faz com os inimigos da paz?

Não deve haver qualquer dúvida, para qualquer um de nós, de que para a paz prevalecer é necessário que os obstáculos à ela sejam ELIMINADOS. Quem se coloca no caminho da paz, como obstáculo, DEVE saber que se arrisca a ficar extinto. Isto é uma lei natural!





17 people like this.

Comments


Elson Guila Agora vão assassinar o Matias Guente e José Jeco?

Like · Reply · 10 · 15 hrs


Fernando Carlos Samo Mapamo Elson Guila trata de uma opinião do senhor Julião João Cumbane porque de facto moçambicanos precisam da paz e nós todos covergir na busca da paz e nao interpretar mal os acontecimentos. Segundo o reportado


Elson Guila Okay, então diga-me o que é interpretar mal os acontecimentos? Como é que interpreta mal os acontecimentos? Como posso chegar à conclusão de que os acontecimentos foram mal interpretados? O que garante a boa interpretação dos acontecimentos? O que pode garantir a mim de que os acontecimentos foram bem interpretados?

Like · Reply · 2 · 14 hrs

M Gallo Gallo Também tou curioso em saber....


Armando Tomas Fernando Fernando Cistac foi considerado inimigo da paz, por juliao cumbane, foi assassinado, até aquim ninguém foi detido por este crime,dhlakama, também é inimigo da paz na visão de juliao cumbane, já foi imbuscado por duas vezes, até sexta feira não se sabia quem cometeu crime. Mas na voz do dhlakama passamos a saber que foram as fds, que cometeram embuscada, por isso os reporte do jornal canal de mocambique, deve se cuidar, juliao cumbana é. Muito maldoso.


Mouzinho Zacarias Parabéns canal moz não desistam de informar com isenção ao povo moçambicano.

Unlike · Reply · 12 · 15 hrs

Joaquim Joao Correia esses correm o risco ...

Like · Reply · 2 · 15 hrs

Jorge Uaquihapala Inimigos da paz? Esse cota está mesmo senil.

Like · Reply · 4 · 15 hrs


Julião João Cumbane «Esse cota está mesmo senil». A quem te referes, Jorge Uaquihapala?!...


Mouzinho Zacarias Refere-te a ti,Julião

Like · Reply · 4 · 14 hrs



Jorge Uaquihapala Pergunta absurda.

Like · Reply · 1 · 14 hrs

Mouzinho Zacarias juliao, para ti a RM,notícias e TVM são os melhores??

Like · Reply · 1 · 14 hrs · Edited

Aguinaldo Chidudu Mouzinho zacaria,mais respeito por favor.


Mouzinho Zacarias Quem es tu??aguinaldo?...faltei- lhe respeito??


Lucia Ngovene Não acho que sejam inimigos da PAZ




Julião João Cumbane O que são, para ti, Lucia Ngovene?...

Like · Reply · 1 · 15 hrs

Lucia Ngovene Um jornal que nos informava de tudo que acontecia n cidade d beira. Claro que pode ter tido ensagero


Julião João Cumbane Lucia Ngovene, houve ASSALTO à casa deAfonso Dhlakama, na Cidade da Beira?... É isso?! É verdade isso?! Sabes o que é verdade e como se constroi?!...

Like · Reply · 1 · 14 hrs

Lucia Ngovene Como disse, pode ter tido um pouco de ensagero.


Tarcísio Azevedo Oque houve na residência de Dhlakama? Julião João Cumbane


Julião João Cumbane Hmmm! «Um pouco de exagero», Lucia Ngovene?! Convido-te a leres este texto aqui, de Elisio Macamo, sobre verdade: https://www.facebook.com/elisio.../posts/1151830528178115


Tarcísio Azevedo Não acha que desinformação é o conteúdo deste post?

Like · Reply · 2 · 14 hrs

Julião João Cumbane Explica-te, Tarcísio Azevedo! Pode até ser que tenhas "RAZÃO", que é que mais buscas em lugra da VERDADE.


Tarcísio Azevedo Primeiro veja o comentário de Sanito Maria Olga Jorge e depois compare o nr dos comentários com o nr dos likes (gostos) do seu post.


Julião João Cumbane Eu não estou preocupado com o que preocupa a ti, Tarcísio Azevedo! Eu estou preocupado com a paz e desenvolvimento de Moçambique! Sabes o que é isso?!...


Lucia Ngovene E é o que nos preocupa também, queremos a paz não essa guerra que interessa a um grupo

Like · Reply · 1 · 11 hrs

Tarcísio Azevedo E quem não quer a paz? E acha que este tipo de postura de DESINFORMAÇÃO promove a paz? Julião João Cumbane


Elson Guila Se o Julião Cumbane acha que o Carlos Castelo Branco deveria ter sido condenado pelas suas declarações contra o Ex-presidente, pois acho que você deveria ser detido e interrogado para esclarecer-nos o significado de EXTINGUIR UM INDIVÍDUO USANDO A LEI NATURAL.

Like · Reply · 5 · 15 hrs


Julião João Cumbane O que tu te consideras, Elson Guila?! Lê o teu comentário e te questiona sobre o mesmo! ...


Elson Guila Você percebeu a questão.


Julião João Cumbane Elson Guila, não percebi! Interessa-me perceber. Se não queres esclarecer, vou retirar o teu comentário daqui, porque inútil e desenquadrado com o tema que estou a sugerir para debate. Não sou de usar códigos. Diz claramente o que pensas, e veja se respondes a pergunta que fiz ao Sanito Maria Olga Jorge!

Like · Reply · 1 · 15 hrs

Elson Guila Não vou retirar o comentário é sei que também não fará. Você vai ignorar apenas.

A primeira parte da sua publicação diz respeito à sua opinião em relação ao Canal. Até aí não vejo problema. É até então aquilo que muitos acham dos órgãos públicos de informação. Lembrando que estes são sustentados pelos nossos impostos. Mas você termina com ameaça. As suas ameaças vêm acompanhados de um crime. Quando foi da vez do Cistac, ele terminou com bala. Nos últimos dias, você intensificou as suas publicações contra o Dlhakama. E veja que ele sofre um atentado no dia 25 de Setembro. O atentado que acontece numa altura em que o MD, o Sr. Atanásio Salvador M'tumuke, afirma que "a natureza vai tomar conta de Dhlakama". Não vejo nenhuma diferença com as suas palavras e também não acho que seja a lei comum que as sociedades partilham. É a lei da bala.

Diga-me apenas a que você se refere quando diz que: "... Quem se coloca no camino da paz, como obstáculo, DEVE saber que se arrisca a ficar extinto. Isto é uma lei natural!"

Like · Reply · 3 · 14 hrs · Edited

Julião João Cumbane Completa o teu raciocínio, Elson Guila!...


Nkuyengany Produções Abaixo Guebuza


Elson Guila Julião, você percebeu.


Sanito Maria Olga Jorge Inimigo da paz e aquele que manipula o povo com contra informacao. Akele que nao aceita conviver com as diferencas. Akele que assalta o fb pra promover inverdades insultando akeles k tem a coragem de dar a verdadeira noticia ao povo. Akele que age de mao atadas e vistas vendadas pois nao consegue ver a verdade. Akele que mesmo vendo o errado acha que ta certo pois foi lhe lavado o cerbro por ideologias que hoje em dia nao funcionam. Akele que acha que o povo nao estudou o suficiente para distinguir as aberracoes cometidas no dia a dia. Esse e inimigo do povo.

Like · Reply · 11 · 15 hrs


Julião João Cumbane Sanito Maria Olga Jorge, é ou não é verdade que as armas que estão nas mãos dos homens armados da Renamo estão com eles ilegalmente e isso constitui um obstáculo à paz em Moçambique?

Like · Reply · 1 · 15 hrs

Lucia Ngovene Acho que o assunto são as inverdades do jornal


Lucia Ngovene Não das armas


Tarcísio Azevedo Obrigado Sanito Maria Olga Jorge, muito obrigado.


Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Muito obrigado Sanito. Uma resposta a altura. Boa tard.


Lucio Timóteo Fenomeno dlakama está a confundir os "iluminados" deste moz

Like · Reply · 3 · 15 hrs · Edited


Julião João Cumbane Lucio Timóteo, coloco-te a mesma perguna que coloquei ao Sanito Maria Olga Jorge. Respondes?...


Lucia Ngovene O assunto são as inverdades do jornal


Lucio Timóteo Quais, as 16 armas? Ok se eu arrancar uma arma num policia e por sua vez a corporação vir ate minha casa, virá recuperar a arma q assaltei ao policia e me deixar solto em nha casa?

Like · Reply · 1 · 14 hrs

Julião João Cumbane Não tens assunto para este debate, Lucio Timóteo!


Lucio Timóteo Hahaha "Sanito Maria Olga Jorge, é ou não é verdade que as armas que estão nas mãos dos homens armados da Renamo estão com eles ilegalmente e isso constitui um obstáculo à paz em Moçambique?" é este comentario em forma de pergunta que me coloca a margem do debate.

Ora porte ilegal de arma não é crime? Nao dá cadeia? Mas pronto fuuuui


Armando Tomas Fernando Fernando Juliao cumbane porte de arma de fogo ilegalmente não é crime
? Se crime porque a polícia não deteu dhlakama? Deixa desenformar as pessoas, sr não está contribuir para o país fique em paz.


Sanito Maria Olga Jorge Para mim as armas nunca foram o obstaculo para a paz. Convivemos com essas armas por 20 anos sem nenhuma insurreicao. Essas sao armas controladas pois o governo sabe que o fulano m armas. Temos muitas armas a circularm em moz de forma ilegal e sao usadas para o crime organizado. Nao confuna homens armados da renamo e crime organizado.

Like · Reply · 6 · 15 hrs


Julião João Cumbane Sanito Maria Olga Jorge, está a recorrer à falácia! O cerne da questão é que NINGUÉM DEVE possuir armas de forma ilegal. As autoridades tudo DEVEM fazer para impor a lei. E isso que estão a fazer, não importando por onde DEVEM começar.



Like · Reply · 3 · 14 hrs


Julião João Cumbane Quando não tens assunto, fazes isto, Homer Wolf. Peço para não incomodares o debate, se não queres participar!


Homer Wolf Desculpe, nao consegui controlar a gargalhada... Essa anedota esta' bem apanhada

Posso partitlha-la profe?

Like · Reply · 1 · 14 hrs

Julião João Cumbane Que anedota, Homer Wolf?!... Bom, partilha o que quiseres partilhar, a que tenhas livre acesso!

Like · Reply · 1 · 14 hrs

Homer Wolf Obrigado

Like · Reply · 1 · 14 hrs

Hermes Sueia Não são jornais para serem levados a sério, Professor Cumbane.............


Hermes Sueia Sensacionalismo e mediocridade de mãos dadas............


Julião João Cumbane O problema é que arrastam multiões a crer nas verdades que publicam, Hermes Sueia! Isso é mau e não se DEVE deixar que prossiga sem se denunciar e actuar, nos termos da lei.


Homer Wolf E porque sera' que arrastam multidoes?... Alias, o lider tb arrasta...

Like · Reply · 2 · 14 hrs

Manuel Domingos J. Cossa Gostava de saber a opinião do jornal "Domingo" acerca deste assunto. Não tenho acesso ao mesmo de momento. Mas gostava de ver se há alguma isenção ou imparcialidade

Like · Reply · 1 · 14 hrs

Lucia Ngovene E verdades são as histórias dos pneus! !

Sanito Maria Olga Jorge Falacia e negar que houve assalto a casa do lider da renamo. Isso sim e falacia.

Like · Reply · 2 · 14 hrs

Baptista Cumbane Sr. Julião João Cumbane, como chama aqueles que sendo autoridades e garantes da lei fazem se passar por bandidos armados e atacam um líder da oposição?

Like · Reply · 4 · 14 hrs


Julião João Cumbane Baptista Cumbane, é sabido de fontes oficiais que a polícia se envolveu em tiroteio com os homens armados daRenamo em legítima defesa. Que noticiou ataque ao "líder da oposição" são os INIMOGOS da paz em Moçambique!

Like · Reply · 1 · 14 hrs

Baptista Cumbane Em legítima ddefesa? Kkkkkkkk, Compatriota não me faça rir, estamos a falar de coisas sérias. No dia 12 a polícia agiu em Legítima defesa, no dia 25 idem. A polícia esconde e no mato ataca e age em legião defesa..... pleasss.....

Like · Reply · 3 · 14 hrs

Aguinaldo Chidudu Eles mataram um motorista,facto que fez com que a polícia tomasse devidas providências.

Like · Reply · 1 · 14 hrs · Edited

Baptista Cumbane E no dia 12 mataram quem?????,

Like · Reply · 3 · 14 hrs

Elson Guila Aguinaldo Chidudu, qual é a fonte de informação para a sua afirmação? Se for a polícia, então não deverias confiar. Assistiu o Jornal da STV? Viu/ouviu algum testemunho de indivíduos que estiveram de baixo do fogo cruzado ou da população que foi obrigada a abandonar as suas residências? Reveja suas fontes.

Like · Reply · 2 · 14 hrs

Julião João Cumbane Elson Guila e Baptista Cumbane, que provas existem de as vossas fontes são isentas, idóneas, desinteressadas, fidedignas, responsáveiso? Por que acham que a polícia ia mentir? Para quê ia a polícia mentir? Por que confiam nas vossas fontes e não na polícia? Ninguém revindicou os ataques contra o Afonso Dhlakama. Quem atribui a autoria desses ataques às forças governamentais é o próprio Afonso Dhlakama. Por que temos que acreditar nele? Ele que muitas vezes mentiu para nós? Não estais percebendo que estais sendo incoerentes nas vossas posições?!...


Hermes Sueia Caro Manuel trata-se de uma questão de saber utilizar correctamente o português........o que é fazer cobertura em tempo real para um órgão da imprensa escrita? Quanto ao jornal Domingo, faz muito tempo que eu deixei de ler o Domingo......desde o tempo que ficou sem a página cultural que lhe conferia alguma seriedade.


Hermes Sueia suplemento cultural queria dizer.......


Elson Guila E qual é a prova de que os guardas do Dlhakama dispararam deliberadamente para o motorista? São questões pertinentes. 

Um sinal de que a polícia mente é quando ela mesma se contradiz. Isso tem sido frequente na polícia. Gera teorias que ela mesma nãoconsegue sustentar. Depois da "estória" de ter sido a guarda de Dlhakama a atirar mortalmente para o motorista, admitiram que há possibilidade de uma outra força e, logo, admitem possibilidade de uma emboscada. Ultimamente nem se preocupam em investigar, ou seja, a polícia já tem conclusão final do ocorrido. Julião, você tem capacidade de análise crítica suficiente para chegar a conclusão que as declarações da polícia são imaturas. Eu noto isso nas suas publicações. Você não é burro.

Lembra que Polícia da República de Moçambique (PRM) abriu um processo – crime contra os seguranças de Afonso Dhlakama por alegado homicídio de um motorista de transporte semi-colectivo, no distrito de Gondola, província de Manica? Pois é! Em que pé está?


Mateus Francisco Navaia A quem interessa as milionárias desinformações nesta época das redes sociais onde as informações "procuram as pessoas" ???????


Nkuyengany Produções ACÇÃO DO DIA 9 DE OUTUBRO

Sobre a aquela accão do dia 9 de Outubro, na zona e residência de do Presidente da Renamo, poço e devo dizer que há bem que vem do mal. Assim:

- Aquela acção conseguiu unir os moçambicanos de bem independentemente da cor partidária;
- Aquela acção conseguiu isolar os moçambicanos de mal, também independentemente da cor partidária, mas notório para os só olham no seu umbigo;
- Aquela acção revelou os verdadeiros mediadores. Mediadores que procuram uma paz duradoura, que procuram pilares sólidas para a construção de um verdadeiro estado de direito;
- Aquela acção revelou o sentimento de muitos mocambicanos tanto nas redes sociais, como no terreno lá na Beira;
- Aquela acção derrotou os que imaginavam num Afonso Dhlakama débil e consequentemente, muitos moçambicanos débis.
- Aquela accão realizou o meu sonho, pois que fortaleceu a causa. O caminho está aberto para uma oposição forte.
- Aquela acção fez-me mais uma vez em acreditar no futuro.
- Aquela acção fez calar os G40 e que se não fosse por respeito que nutro com alguns lá, eu usaria a expressão que o Filimão Suazi usou para expressar no que sentimos sobre eles.
- Aquela acção revelou a violação do AGP por parte da Frelimo. Vimos um polícia bazuqueiro e em plena cidade da Beira. Polícia com material pesado de guerra??? Com certeza, a Assembleia da República, a sociedade civil, nós todos já temos o que exigir. Onde está o limite entre a acção policial e a acção militar?

Like · Reply · 2 · 13 hrs


Aguinaldo Chidudu Lambe botas do Ríder hehehehe


Nkuyengany Produções Chidudu do JJC

Like · Reply · 1 · 13 hrs

Aguinaldo Chidudu Eu não falei do respeitado Ilustre Julião Cumbane....Mas você falou do ríder,lambendo assim as suas botas e os seus óculos escuros.





Aguinaldo Chidudu Cuidado com outras botas mano,têm facas (e podem decepar a tua língua)Vi isso no filme de cow boyz.





Elvino Dias Meu irmão Julião João Cumbane com a sua censura. Por mim, quem desinforma é a TVM, rm, o Notícias e Domingo, que vão buscar suas notícias no comando da PRM. O canal de Moçambique vai ao local dos acontecimentos

Like · Reply · 4 · 13 hrs


Aguinaldo Chidudu Elvino Dias pára de lamber botas e óculos escuros do ríder.


Julião João Cumbane Se entendes este 'post' como censura, então estás muito longe da realidade em que vives, Elvino Dias! Neste 'post' eu denuncio os INIMIGOS da paz e os alerto sobre os riscos que correm, se continuarem sendo obstáculos à paz!

Lucia Ngovene O povo não é cego muito menos surdo Hehehe

Like · Reply · 1 · 12 hrs

Aurélio Simao Desde que as informações saem do terreno do sucedido é bem vinda e merece aplauso. As armas estão em Monjo Nkondedzi, Murrumbala, maringüe, Gorongoza e alguns lugares onde a polícia conhece, porque não vai la buscar? A resposta é simples, la morresse porque os outros não aceitam alguem aproximar


Jorge Macassane Vai timbora juliao cumbane lambi bota



Julião João Cumbane Se não tens argumento, cala-te, Jorge Macassane!

Like · Reply · 1 · 11 hrs

Aguinaldo Chidudu Dr.Julião há coisas que não devem ser aceitadas aqui.Ou apagar ou mesmo bloquear os sem assunto por favor.O comentário deste senhor é muito antiético.


Joao Jone Chicote "inimigos da paz"? Matias Guente e José Jeco são óptimos profissionais. No dia 9, na Beira, realizaram um excelente trabalho e não vejo a causa de tumulto.

Like · Reply · 1 · 10 hrs




Julião João Cumbane Sim, porque não sabes o que é bom sobre a «paz efectiva», Feliciano Nkunda. Gostas mesmo é de paz podre. É ou não?...


Moises Chenene Dores de cotovelo porque não foi possível DETURPAR a verdade.


Benedito Teixeira Eu nao concordo c partidos politicos armados p promover a PAZ ,mas também,nao seja HIPOCRITA consigo mesmo.



Julião João Cumbane O que ou a quem chamas «HIPOCRITA» neste debate, Benedito Teixeira?!...







Como de costume...


São sempre os mesmos "amigos" que instigam confusão e depois querem aparecer como pacificadores.


Já não basta a Líbia, a Somália, o Síria, o Iraque, ... Querem criar mais zonas de conflito para saciar os seus interesses à custa do sangue de vítimas inocentes.

O jogo ridículo de interesses incofessos!


EU expresses concern at today
CLUBOFMOZAMBIQUE.COM






10 people like this.

Comments


Angela Maria Serras Pires Afinal nao exiges que nao sustente mais a frelimo????


Angela Maria Serras Pires Eduardo Namburete acho que a frelimo vai solicitar a anulacao das doacoes da UE


Angela Maria Serras Pires Linette Olofsson a frelimo vai passar a comer palha hahaha


Linette Olofsson SÃO DA FRELIMO! andam a brincar com fogo.


Ana Maria Costa Ferreira Estou peocupadissima - uma mocambicana no Canada


Joao Chissale Chissale INCITADORES A GUERRA PRA ADQUIRIREM CARGOS ELEVADOS COM A OPOSCAO. SO 2025. NAO CONFUSIONEM MENTALIDADES DE MOCAMBICANOS.







Canais contra a paz e democracia em Moçambique


A nossa jovem democracia precisa de órgãos de comunicação social responsáveis.


Infelizmente, os dois órgãos de informação cujos logotipos estão ilustrados na imagem que acompanha este texto aqui não são responsáveis. Eles são INSTIGAORES do ódio e apologistas da violência como recurso para a mudança de regime. Defendem, sem ardil, o princípio de que «os fins justificam os meios».

As autoridades competentes DEVEM instar os proprietários destes órgãos de informação, registados em Moçambique, a pautar pelo respeito à lei.

O povo quer ser informado com isenção e responsabilidade. O povo não ser desinformado nem manipulado.

«Governo confirma autoria dos ataques contra Dhlakama em Gondola».
Isto é título de uma "notícia" que já circula em formato electrónico, e que brevemente será manchete destas duas publicações. Ocorre que nem o título e tampouco o conteúdo da tal "notícia" retratam com isenção e responsabilidade os factos que relatam.

Enfim, eu considero as publicações em referência aqui como MUITO NOCIVAS para uma jovem democracia jovem como a nossa!

Vão dizer que estou contra a liberdade de impressa, não é?!





32 people like this.

Comments


Helio Filemone Inguane Liberdade de expressão resulta nisso. Ainda que seja lixo ou não agrade a um grupo, deve ser difundido. Cabe a cada um filtrar ou fazer cruzamento de fontes. Viva a liberdade de opinião e expressão. PS: Tolerância precisa se.


Baptista Cumbane Quem promove o ódio, instiga a violência, não é o Canal de Moçambique. É sim a tua Frelimo e alguns textos que o senhor tem postado no seu mural. Aliás, estes órgãos são os únicos que têm nos actualizado minuto a minuto quando há assuntos que interessam o povo.


Chande Puna O canal fez um excelente trabalho ao contrario do tal não sei que verde. Estes pelo menos não mentiram aos seus leitores


Elson Guila Eu acho que as pessoas munidas de sensatez irão ler o conteúdo. Quando leio o Canal, procuro perceber a relação entre o título é o desenvolvimento da notícia. Outra, não dá para ficar a espera dos órgãos públicos de informação. Estes só tem informação sobre o endeusamento do Governo da Frelimo e a diabolização da oposição.


Gizela Wenda Wenda Tipo a TVM que fala somente a verdade e nada mais que a verdade nem???





Homer Wolf rsrsrsrrs....





Lucia Ngovene E a RM.

Ernesto Andre Matuassa Bloqueia amizade Para nao ver a notícia nao custa deixa os outros,fica com tvm e jornal notícia que Sao dos lambebotas da frelimo



Homer Wolf rsrsrsrsrs....


Lucia Ngovene Esqueceu RM




Baptista Cumbane Ja agora Sr. JJC, o que acha do trabalho da RM e TVM?


Edson Chichongue De acordo caro compatriota Julião João Cumbane


Ismael C. Gocaldas Para ti os orgaos que informam,cntestualizam e que estão a favor da paz e democracia eh a Rm e tvm?haja tanta ladinha e estofo para escrever tanta besteira,


Moises Chenene JJC chega de tapar o sol com a Peneira. Há pronunciamentos que são feitos por tipos sem vergonha na cara, isto é a quem tem saudades dos anos 80. Justiça tarda mas não falha.


Joao Jone Chicote Muitos são os que criticam a comunicação social e na sua maioria sem noções básicas sobre a ciência da comunicação e sobretudo do Jornalismo. O pior, erradamente tentam mostrar alguma autoridade. Assim, publicito: ECA (Escola de Comunicação e Artes da UEM ministra o curso de licenciatura em Jornalismo). ESJ (Escola Superior de Jornalismo).Do nível médio: EJ (Escola de Jornalismo). Politécnica - Licenciatura em Ciências da Comunicação. Kanimambo!



Julião João Cumbane Sabes alguma coisa sobre «ciência de comunicação» e jornalismo, Joao Jone Chicote?!... Quiçá fosse necessário referires essas escolas a ti próprio. Que tal considerares esta proposta?...


Julião João Cumbane Caros amigos e compatriotas (moçambicanos), pode doer, mas tem que ficar claro para quem ainda não percebeu, por ignorância ou por descaramento, que "CanalMoz" e "Canal de Moçambique" são órgãos de propaganda política contra o regime democrático em Moçambique, sob a liderança da Frelimo. Estes órgãos foram criados por um grupo de moçambicanos viciados de viver manipulando outros. Hoje, porque descobertos e isolados, até se aliam aos inimigos da independência de Moçambique e da nacionalidade moçambicana na sua luta tenaz para derrubar a Frelimo, que eles erradamente consideram o mau da fita para a situação que se vive hoje neste país (Moçambique). Não estou nem um pouco impressionado com quem acha os fins justificam os meios. As publicações em referência nesta 'postagem', sendo registadas na lei moçambicana, DEVEM observar a lei nas suas operações. Não observando a lei, há medidas para desencorajar a ilegalidade e impor o cumprimento da lei. Numa democracia, todos temos que respeitar a lei. Ao fabricar notícias, manipular dados e disseminar informação adulterada, "canalMoz" e "Canal de Moçambique" são duas publicações NOCIVAS para a paz, para estabilidade e para concórdia e reconciliação nacionais. Têm que ser expurgados do nosso seio! O gozo das liberdades tem regras. É DEVER de cada um de nós respeitar essas regras, para que possamos ter um bom convívio na diferença de opiniões.



Agostinho Nhampossa Sem sombra de duvidas, tem muitos cegos ou nao aceitam ver, aceitam ser manipuladas e ou instrumentalizados.
Eu pelo menos esses dois jornais nao fazem parte da lista dos que quando leio fico com imprensao de ter tido alguma informacao que merece ser partilhada.
Esses dois jornais sao armas politicas que muitos nao entendem, so consomem cru sem transformacao.


Homer Wolf eh eh eh....


Julião João Cumbane Agostinho Nhampossa, "CanalMoz" e "Canal de Moçambique" são como droga, tipo "maconha". Viciam! Tu e outros ledes essas publicações (Homer Wolf incluso) estais viciados. Despertai!


Lucia Ngovene Não foi a canal moz que foi la exigir as armas do ataque d dia 25... e por sinal depois de terem as armas foram embora

Elson Guila Julião Cumbane, sem querer, acabaste de dar uma definição daquilo que alguns (muitos) pensam sobre TVM, RM e Notícias. Vejo aqui um ponto de vista/opinião bastante interessante. Seguindo a (mesma) sua maneira de pensar, gostaria de ver/ler uma definição similar sobre os órgãos públicos de informação, principalmente TVM, RM e Notícias.


M Gallo Gallo Hahaha.


Joao Jone Chicote Julião João Cumbane sempre com "inversão do ónus" da questão. Tenho orgulho de ter cursado Jornalismo na escola de Jornalismo. Exerço esta profissão com gosto e falo desta área com propriedade. Se precisar de alguma bibliografia consulte-me no chat.



Julião João Cumbane Joao Jone Chicote, temos por aqui muitos maus jornalistas de profissão. Mas também temos muitos bons jornalistas. Se tu achas que o se faz nas publicações em referência neste 'postagem' é jornalismo, então és, na minha opinião, um MAU jornalista!


Zacarias Jemisse Matuassa Se joao jone chicote cursou jornalismo, entao passou todo o curso a cabular ou a encomendar trabalhos como tem acontecido actualmente. Quem realmente e profissional em jornalismo nao defende coisas bizarras como as de CanalMoz


Aguinaldo Chidudu Canalmoz é um jornal dos descontentes.Dos jornalistas da meia tigela.


Clayton Johnam Aqui concordo contigo.




Julião João Cumbane Clayton Johnam, no seu 'post' por mim critiado—lá onde não concordas comigo, e eu respeito a tua posição—o Gilberto Correia não fez diferente do que fazem os nossos jornalistas ao serviço do «canaMoz» e do «Canal de Moçambique».


Clayton Johnam Julião João Cumbane. Eu tenho uma opinião diferente. Mas como te disse o que critico não é o conteúdo do post mas sim a forma que escolheste para o fazer. Analis a por favor sem paixões, não perdes nada


Clayton Johnam Apaga o post contra Gilberto Correia. Eu sei que és um homem de bem apesar de exagerares algumas vezes.


Homer Wolf Apoiado Clayton Johnam!


Julião João Cumbane O teu argumento parce uma falácia, Clayton Johnam. Agora fica mais suspeito, porque é apoiado por Homer Wolf, que adora falácias! Examina-o (o teu argumento) novamente, no teu próprio interesse. Eu tenho ou não direito de emitir opinião sobre informação que chega ao meu conhecimento pelos meios à minha disposição? Tenho mesmo que ser "amigo" de que produziu essa informação, para comentar? É isso, Clayton?!...


Homer Wolf Eu nao adoro falacias coisa nenhuma profe... Admita que o seu julgamento 'a postagem do Gilbero foi despropositado e a reacao mais desproportcional ainda. 
O causidico, sendo cidadao mocambicano apenas questionou a apatia do chefe de estado perante a situacao.... Se o presidente nao liga a um assunto "gravissimo" (usando uma palavra cara ao brilhante deputado Venancio Mondlane) como este, entao quando e' que se preocupara' com alguma coisa? 
Seja razoavel meu amigo


Julião João Cumbane E porquê é que o ilustre advogado não questionou «a apatia» do mesmo Chefe de Estado ante as práticas ilegais da Renamo e do seu líder, Afonso Dhlakama? Sendo ele (Gilberto Correia) um advogado, conhecedor e defensor da lei, como se explica que fique indiferente perante as ameaças à paz e estabilidade de Moçambique, protagonizadas pela Renamo e pelo seu chefe máximo? E agora o ilsutre advogado aparece a questionar «a apatia» quando as práticas do Afonso Dhlakama se viram contra si mesmo! Como explicas isso tu, Homer Wolf?...


Homer Wolf Ahhh, entao o profe reconhece que estamos perante um chefe de estado "apatico"!?...

PS: eu poderia responder a essa suposta reaccao selectiva do advogado dizendo: "O PR ser apatico uma vez ainda va', mas duas? Nao, nao da' para deixar passar em branco"... Mas como nao sou advogado do advogado, prefiro nao faze-lo


Clayton Johnam Tens que ser Julião João Cumbane. O mais grave disso tudo é que tu mesmo comentaste aqui que o Gilberto Correia te havia bloqueado, o que significa que não podes nem se quer ver o que ele publica aqui na rede. O teu post é provavelmente um screen shotque alguém(amigo dele no face) fez e te enviou não sei com que intuito. Se ele decidiu te bloquear é porque não quer mais interagir contigo e o face lhe dá esse privilégio e você está a violar. Isso soa a vingança fútil meu camarada.


Aguinaldo Chidudu Sr.Homer até agora não assinaste nada co chefe rider?


Julião João Cumbane «Se ele decidiu te bloquear é porque não quer mais interagir contigo e o face lhe dá esse previlegio e você está a violar.» (sic). Clayton Johnam, eu seu que o Gilberto Correia (GC) é teu amigo pessoal e mais alguma coisa. Podes defender as incoerências dele, por causa dessa amizade. Só que isso te expõe a tua incoerência também, como profissional de direito. É verdade que o GC retirou-me amizade, porque não concorda com os meus pontos de vista sobre, particularmente, este assunto da Renamo e o seu "líder", Afonso Dhlakama, optarem pela violência para lograr a alternância no controlo do poder do político. Mas isso só denuncia a sua intolerância para com a diferença e não me impede de fazer "túneis" para saber o que ele partilha com os seus "amigos" e formular uma opinião sobre isso. O Facebook é um espaço feito público pela proprietária. Tudo o que alguém publica aqui pode ser visto por qualquer outro para além dos seus amigos, em algum momento e em algum lugar. E não é proibido pela política do Facebook fazer "túneis"! E é interessante que tu apareças aqui e agora a fazer esta defesa ao GC e não fizeste o mesmo com o Armando Guebuza, quando este foi "atacado" por Carlos Nuno Castel-Branco. Onde andas e a fazer o quê com a tua cabeça, caro Clayton? Quer dizer que a amizade por fazer-te encobrires incoerências? Veja que dai para encobrires crimes não falta quase nada! Não me decepciona, por favor!


Clayton Johnam Julião João Cumbane. Estamos a discutir coisas diferentes. E não é o facto de eu ser amigo de Gilberto Correia que me faz fazer este reparo. Uma vez, se te recordas, publiquei um post no teu mural e me insurgi contra a postura de algumas pessoas que te estavam atacar fugindo ao âmbito do post. Fi-lo independentemente de qualquer coisa ou diferenças idiologicas mas porque julgo que deve haver regras a respeitar no debate de ideias. Eu não acompanhei o que aconteceu contigo e com o Gilberto nem estou a discutir isso, estou a discutir a tua postura de usar um comentário particular que alguém fez para os seus amigos para depois usá-lo sem o seu consentimento. O Facebook dá o privilégio aos seus usuários de escolher vários formatos de segurança da sua conta, desde público a privado e te permite remover alguém com quem não se queira interagir e que não possa mais ver o que comentamos. Isso não foi feito por acaso é para criar ordem e permitir uma convivência sã entre os seus usuários. O que você está a fazer é violar essas regras de privacidade e o direito à reserva de privacidade de um cidadão. Mas eu fico por aqui, se a tua consciência diz que agiste bem deixemos as coisas assim como elas estão, as nossas posições já estão claramente definidas.


Julião João Cumbane Clayton Johnam, lembro que vieste em minha defesa. Muito apreciei o gesto. Também me lembro que alguma vez me chamaste atenção em relação ao uso de adjectivos para qualificar as atitudes do Afonso Dhlakama. Acolhi positivamente a tua chamada de atenção. Agora, sobre o caso em apreço aqui, eu estou a par de tudo isso que dizes sobre privacidade no Facebook. Todavia, ocorre que a opinião do Gilberto Correia (GC) deixou de ser privada, a partir do momento em que ele a expressou aqui e partilhou com os seus amigos. Já está no espaço público! Isto significa que, mesmo eu não sendo amigo do GC, eu posso tomar conhecimento sobre essa opinião. Um amigo comum (e.g. tu) pode comunicar-me o pensamento do CG, e nada obsta que eu opine publicamente sobre esse pensamento. Não vejo, pois, como este 'post' pode ser validamente considerado uma violação de alguma regra de convívio são entre os utentes desta plataforma de interacção social (o Facebook). Julgo que a tua chamada de atenção impertinente, neste caso. Mas, como disse antes, mesmo assim aprecio a tua observação, embora isso não signifique eu abraçar a tua sugestão de retirar este 'post' do espaço público, por eu julgar o teu argumento improcedente.



Baptista Cumbane O sr. Julião João Cumbane, não respondeu a minha questão sobre a actuação dos órgãos de comunicação públicos...



Julião João Cumbane Eu não penso com a tua cabeça, Baptista Cumbane. Fala tu desses órgãos, se tiveres uma opinião! És livre de fazer isso. Por que não fazes tu mesmo um 'post', criticando os « órgãos de comunicação públicos»?...


Baptista Cumbane Já fiz vários...e o senhor deve saber muito bem que a RM e a TVM são os líderes na manipulação e desinformação...


Julião João Cumbane Já te disse que NÃO penso com a tua cabeça,Baptista Cumbane! O que eu sei não é aquilo que tu achas que eu sei! Continua a escrever sobre RM, TVM, criticando a «manipulação e desinformação...» que achas estes órgãos protagonizam!...


Aurélio Simao Ha orgãos de comunicação que trabalham sem limite, isso é bom porque fala a verdade como notícia, a policia foi pedir 3 armas que perdeu em gondola no ataque, recebeu e exigiu outras da perdiz para justificar o desarmamento, que vergonha. Aquele Dhl não devia andar com armas nas cidades porque da mau aspecto o país, mas por falta de confiança assistimos essa brincadeira



Zacarias Jemisse Matuassa Aurelio Simao, voce acreditou que realmente a policia ia buscar armas que perdeu em Gondola, tendo como fonte Dlhakama? Faz um pouco de exercicio de pensamento.


Homer Wolf eh eh eh... bom dia profe


Angela Maria Serras Pires Ninguem esta a defender o Julião João Cumbane ? Frelimo isolada? Preocupante Ja nao haver sequer simpatizantesr



Julião João Cumbane Estás sempre sem assunto, Angela!


Angela Maria Serras Pires Perante estas barbaridades ate Seria de mau tom eu retorquir porque eu entendo o vosso nivel de isolamento

Marcos Cipriano Maulate Aurelio Simao, a policia nao pediu, a policia foi levar, as armas que estavam em maos alheias, naquela casa parecia quartel ou carreira de tiro, parabens FDS.


Angela Maria Serras Pires Uau existe mais um frelimista Puxa Julio joaoJulião João Cumbane tem um camarada Ja sao dois



Marcos Cipriano Maulate Nao somos dois Angela, se apenas fossemos dois nao ganhavamos eleicoes com as maiorias que tivemos. Nos somos a maioria e as maiorias ganham eleicoes.


Homer Wolf AH AH AH... deixe-me rir


Isack Pilonthy Alela deixe-me rir.. se da Frelimo são vários imagine da Renamo??? são Multidão.

Like · Reply · 1 · 15 hrs

Julião João Cumbane Estás a rir-te de ti mesmo, Homer Wolf?!...


Wa Pessoa Esses são campeões de instigar a violência. Uma coisa é informar outra coisa é estar contra o governo. Para esses canais tudo está erra. Aliás Nini Satar já disse numa das suas publicações que esses são comerciantes


Zacarias Jemisse Matuassa Concordo plenamente. Eu acho que ha mecanismos de ilegalizar orgaos de comunicacao que instigam violencia e odio. Eu ja nao leio a este jornal. Faz tempo. E um jornal que mostra claramente que esta ao servico de certos partidos. Isencao para este jornal e um conceito que nao existe.


Forbes Nhaca São de meia tijela, fofoqueiras, desinformadoras, renamizadas, tugamizadas com bigode sujo, e liberdade de burrice acima de tudo.


Mebanze Joao Muito infeliz este post. A tvm e a rm andam com niveis baiximos d audiencia porcausa do g40



Zacarias Jemisse Matuassa Mebanze joao, nao nos faca fugir de contexto, estamos a discutir a desinformacao de CanalMoz


Forbes Nhaca O ultimo recurso do frustrado como o titio Mebenze joão é a ignorâcia e o refugiu ao fala barrato. Entra onde TVM nisto tudo?



Angela Maria Serras Pires Hahaha nini satar o grande camarada da frelimo o espelho da frelimo


Muami Ruv Defender esse Calachinikov que mudou d nome para jjc


Muami Ruv Eu nao acompanho tvm e mto menos rm nem d brincadeira.


Forbes Nhaca Teu assunto com Nini Satar é vosso não temos nenhuma ligação que implique a ele a Frelimo. Isso é com você e o Nini satar donaAngela Maria SerrasPires porque você não tem nenhum estatuto para oferecer membros ao glorioso partido Frelimo.


Catarina Bendane As publicaçoes deste Jornal,deixam a desejar,eu em particular leio mais nao fico muito feliz


Edson Genuíno Cumbex Nao é preciso ir a escola de jornalismo para diferenciar as seguintes palavras: "fofoca e notícia", "mentira e verdade". Sem falar da constante discordância entre o título e o conteúdo. Aliás, só para ver que provavelmente estão mais preocupados com a comercialização do jornal deles, o mesmo subiu de 30 mt para 40 mt e não li nenhum artigo no jornal deles onde eles falam mal de si própios por terem subido o jornal! Ou por outra, se de facto os autores e donos desses jornais estão preocupados com o bem estar do povo e especialmente dos jovens por que razão não publicam anúncios de vaga?


Hamilton Baloy Ontem ouve na Radio rtp-Africa o Antonio Muchanga " A policia do estado veio recolher as Armas que perderam no dia dos ataques contra o lider da Renamo" a minha pergunta na hora foi " afinal foram eles que atacaram?


Forbes Nhaca Sem sombra de duvidas mais não foi no ataque entre gondola e inchope. Foi no ataque de zempinga no interior de gondola em manica, dias depois do ateque que levou Dlhakas a refugiar se as matas.


Hamilton Baloy Vejam stv canal 9 na zap agora


Forbes Nhaca Qual é a sena estou no hospital mais posso mandar gravar agora.


Wa Pessoa Canal Moz se fala mal do Governo, se humilha indivíduos não vende jornais, esse é um truque para ganhar popularidade. Notícia é falar de más e boas coisas. Se um jornal publica tudo errado deve ser bem visto. Quem diz que não assiste TVM não pode pensar que um dia irá fechar porque ele não assiste. A STV é uma televisão que equilibrada informações. Agora canal deixa a desejar


Joao Jone Chicote A crítica aos jornalista deve ser feita pelos pares. Há muita incompetência nas vossas abordagens.



Julião João Cumbane Esta é uma afirmação de total de burrice ou barbaridade deliberada, ó Joao Jone Chicote!


Joao Jone Chicote Aliás, muitos não tem credibilidade científica para falar da comunicação.



Julião João Cumbane Joao Jone Chicote, não é preciso ter «créditos científicos» para emitir opinião sobre "notícias". Queres dizer que os produtores de informação, os jornalistas, são todos cientistas?! ....


Wa Pessoa É pá em algum momento prefiro ficar calado.


Filomeno Filipe Cosme A verdade doí, mas deve ser dita. Os camaradas estão ofendidos por CMZ dizer a verdade que a TVM, RM e MIRAMAR sempre ocultou? Deixem que as verdades saiam para o povo se atualizar; vamos mudar de atitudes ''cambas''! O povo merece a verdade...


Albino Forquilha ...concordo consigo Senhor Juliao Joao Cumbane. Sao Jornais partidarias, nao tem armas mas disparam e matam tambem.


Wa Pessoa Olha Joao Jone Chicote por acaso sabes o que faz cada um que está aqui no Facebook? Estás a ser ridículo


Wa Pessoa São vocês que no perfil vem trabalha na MCEL ou estuda na UEM quando nada. A opinião de comunicação social, não pode ser apenas de quem escreve, ele não escreve para um outro jornalista, escreve para o povo. O povo tem várias pessoas desde analfabetos e intelectuais, quem disse que o leitor é burro? Eu como povo sou obrigado a ter uma linha de pensamento como um certo jornal quer? Todos nós temos direito a opinião, estamos num outro século


Lsg Tgt Kino Deixem o mano Julião João Cumbane em paz, esses jornais De meia tigela em decadencia financeira.....que rabiscam e publicam lixo de desinformacao so pra vender. Eu acho que esses jornais(panfletos) deviam ser propcessados nao so por difamacao mas tambem por burla aos leitores com noticias futeis e falsas......li tanta estupidez escrita por gente que aparentemente letrada mas mesmo assim persiste e insiste deixar se corromper pelos jornalizitos editados nas barracas e nas festas de xitiques.......

Fernando Jorge Francisco Cumbana joao jone chicote tem uma tarefa ardua de defender estes jornais de fofoca porque è là onde presta os seus serviços pessimos de desinformar o publico.Mostrando a incapacidade de perceber os assuntos,apela nos para nao comentarmos porque nao fizemos jornalismo via càbula.

Alcidio Do Rosario ...e nao orgaos de desinformacao.

Aurélio Simao Marcos Cipriano Maulate, as armas não estavam nas mãos alheias estavam nas mãos de pessoas que o proprio governo criou em 1992-94 por serem abandonados viraram bandidos do governo e o Dhlk aproveitou o molho.

Joao Jone Chicote Wa Pessoa não gostaria de entrar neste debate. Aqui discute-se ideias e não pessoas. Não gostaria falar da minha vida, talvez seja o seu maior interesse. Os dados colocados no meu perfil são verdadeiros. Sou estudante sim do 4 ano Direito - Diurno na UEM. Sou formado em Jornalismo pela Escola de Jornalismo.



Wa Pessoa Nem perguntei o k faz porque também sabemos da qualidade de ensino. Não estou a discutir pessoas, só estava a chamar atenção na tua explanação. Volto a dizer que o jornalismo não existe ciência, são factos. O jornalista quando escreve não está escreverapenas para analfabetos. O facto de ser um informador não pode desviar a opinião pública para cair na fita. Todos actores da sociedade analisam as informações. É preciso informar e não ganhar protagonismo usando a profissão


Joao Jone Chicote Julião João Cumbane o nosso mercado de comunicação está promíscuo. É verdade, há jornalistas que fazem um péssimo serviço de informação, muito pela falta de formação. Entretanto, e de forma grande há jornalista sem formação em Jornalismo e que fazem um excelente trabalho. O meu "coach" não estudou Jornalismo. 
Porém, a crítica AOD media quando feita pelos estudiosos da comunicação, como o Me. Eduardo Namburente, Tomás Djane, Cláudio Jone e outros estudiosos da comunicação (não é uma enumeração taxativa) é mais produtiva.
Os seus seguidores levantam elementos que não encontram enquadramento na ciência da comunicação. 
E quando falta-lhes argumento para contrapor como sabe fazer, limitam-se em "matar" o debate, com factos ofensivos. 
Dizem agora que fui o "cabulador". Nunca fui instaurado processo sumário durante o meu curso. Para dizer que nunca cabulei.



Dias Manuel Aquele que conhece alguem que faz bem as coisas em aqui em Moçambique que mencione pelo menos um nome e lhe darei argumentos suficientes para ver o quão está enganado.
Quem na verdade pode sensurar a quem?





Augusto Magaure Mas o que chamam de órgãos de comunicação social seria, aquela porra de jornal notícia, domingo, RM e Tvm? Se sim, então estão doentes, recomendo vos a ir no manicómio.


Nathaniel Mucavele Acho que a verdade pode ter lhe machucado!


Joao Jone Chicote O canal de Moçambique fez um grande trabalho ontem na Beira. Devida vénia para o editor Matias Guente.




Sv Miguel Artur Tudo o que vi ouvi e li foi graças a canal de Moç noticia em tempo real.Respect


Jorge Macassane Juliao cumbane escovador so esta defender dinhero nao e com forsa qui vai dizármar arenamo e com dialgo onesto


Dias Manuel Deêm exemplos concretos de quem faz as coisas como deviam ser feitas, pelo menos na area de jornalismo e justifiquem.






Advogado de quê é este ilustre advogado?


Alguns dos meus compatriotas—não a maioria, felizmente—adoram o princípio de que os fins justificam os meios. O pior é entre essas poucas encontrassem também pessoas "honradas", como o autor do 'post' ilustrado na imagem que acompanha esta reflexão emulam esse princípio. Na opinião do autor do 'post' aqui ilustrado, que é um advogado renomado em Moçambique, o Chefe de Estado tem que abandonar tudo e atender as brincadeiras de mau gosto do "tio" Afonso Dhlakama. Sim, o "tio" Afonso que monta um "quartel-general" em Morrumbala; o "tio" Afonso que manda sequestrar e amarrar autoridades do Estado em Tambara; "tio" Afonso que reivindica ataques contras unidades de patrulha das Forças de Defesa e Segurança (FDS) em Kondezi; o "tio" Afonso que lidera um partido que funciona fora da lei—a Renamo; enfim, o "tio" Afonso que faz e desfaz, contra tudo e todos, a seu bel-prazer, e o nosso ilustre advogado, ex-Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique (OAM)—sim, esse mesmo—, o Gilberto Correia, não o questiona.


Mas hoje o nosso ilustre advogado, Gilberto Correia, questiona «o que está a acontecer neste país?!?», porque o Filipe Nyusi, Chefe de Estado, está a cumprir a sua agenda de trabalho em Cabo Delgado. O ilustre advogado, Gilberto Correia, não quer questionar as ilegalidades do "tio" Afonso, seu "vizinho" na Cidade da Beira. O lustre advogado, Gilberto Correia, não quer reconhecer que a acção das FDS na residência do "tio" Afonso, na Cidade da Beira, está coberta por lei. O ilustre advogado, Gilberto Correia, não quer reconhecer que a presença de homens armados e armamento de guerra na residência "tio" Afonso é ilegalíssima, que até dava azo para o "tio" Afonso ser chamado a responder em instâncias próprias da nossa justiça.

Agora eu questiono ao nosso ilustre advogado, Gilberto Correia: afinal, é advogado de quê, meu ilustre advogado?!?


--- xxx ---


Ps: Esta (no 'post' da autoria do nosso ilustre advogado, copiado na imagem) é expressão de uma atitude do tipo «o Estado tem que ser disfuncional, para acomodar a diferença!».

Que tanta incoerência, meu Deus do Céu!

'Quo vadis', Moçambique?





28 people like this.

Comments


João Barros Depois, nao houve confronto nenhum!


Angela Maria Serras Pires Eu acho mesmo que nem se devia avisar, deixemos o pr dos frelos espalhar se sozinho que assim será mais fácil

Julião João Cumbane Suspeita-se que tu queiras matar o "tio" Afonso,Angela Maria Serras Pires!... Deves ter algo a ver com os atentados contra o "pai da democracia moçambicana". Há-de ser por isso que andas aqui a tentar o que andas tendado, sem sucesso. O espectro da guerra em Moçambique vai-se apagar, e este país estará definitivamente em paz, mesmo contra a tua vontade, ó Angela!





Angela Maria Serras Pires Afinal o truque dos frelos e sempre serem traidores e medricas????


Angela Maria Serras Pires Afinal o Gilles Cistac morreu porque vocês achavam que culpariam a branca de neve????


Forbes Nhaca Essa Angela Maria Serras Pires eu sempre disse que queria queria ver o Dlhakas a sucumbir, para ela ser candidata a sua sucessão. Porque o pai dela sustentou o rider no Quenia.


Angela Maria Serras Pires Forbes Nhaca mais um frustrado frelo


Angela Maria Serras Pires Julião João Cumbane folgo em saber que queres paz porque a postura publica nao o demonstra


Forbes Nhaca Quando alcançamos nossos objectivos de desarmar os homens armados você chama de frustração isso é contigo, futura candidata.


Angela Maria Serras Pires Desespero frelimista esta se a tornar patetico e perderam a face perante a comunidade internacional


Titos Cau Angela Maria Serras Pires qual comunidade internacional? A dos ex-colonialistas?


Jony Freitas Fernandes Fernandes querem arrancar as armas da renamo para voltarmos a ditadura


Forbes Nhaca Porque não levam essas armas para fazer vossa opósição lá nas europas meus caros Jony Freitas Fernandes e Angela Maria serras pires. Representantes da famingerada comunidade internacional que ja não precisamos em moz.

Mar Judit Muhate De que confrontos é que ele está a falar!? Ou será que confronto agora tem outro significado!? E não basta que a governadora de Sofala esteja no local!? Cada coisa...


Raúl Salomão Jamisse A agenda mais importante neste momento é aquela que visa dar tranquilidade aos moçambicanos para produzir e pagar impostos justos.


João Barros E repara Judith, esqueceu-se o ilustre Advogado que ao nivel de provincia, o Governador e o representante do Chefe-do-Estado.




Angela Maria Serras Pires Hahahah ela foi lá com medo que a atacassem



Jorge Muiambo Quer (com isso) confirmar o banditismo da Renamo?



Aguinaldo Chidudu Pensa que o presidente não tem agenda? Está mal isto.



Jony Freitas Fernandes Fernandes deve ter uma agenda tão preenchida que não lhe interessa a vida dos beirenses


Aguinaldo Chidudu o ríder sozinho é beirenses ?



Mar Judit Muhate Pois é, João Barros! Muito conveniente esse "esquecimento"!


Francisco Wache Wache Já estamos no interior da residência de Afonso Dhlakama
Listen to this post. Powered by iSpeech.org...See More



ISPEECH.ORG


Clayton Johnam Julião João Cumbane.Acho um péssimo hábito, quando tentas associar os teus posts a pessoas de forma selectiva para propiciar aqui situações de linchamento público, e principalmente quando elas não se tem como defender uma vez que você nem amigo do Gilberto Correia é no facebook. Ele partilhou o seu pensamento somente com os seus amigos e cabe a estes responder, comentar, etc. Mas respeito pelas pessoas por favor. Se fores coerente contigo próprio acho que devias retirar este post.



Julião João Cumbane Queres ensinar-me a usar o Facebook, Clayton Johnam?!... Sabes mesmo bem como funciona esta plataforma de interacção social? Preciso de ser amigo do Gilberto Correia (GC) para saber do que ele pensa e questionar esse pensamento, e a ele (GC)? Péssimo hábito é as pessoas falarem de liberdade, quando não sabem o que isso significa!


Clayton Johnam Julião Julião João Cumbane. Eu sei muito bem como funciona está plataforma. Eu não estou a discutir o conteúdo do teu post, nem te quero ensinar nada, mas julgo que não devias ter publicado este post numa situação em que não és amigo do visado e ele nem como entrar no debate para se defender e dizer o que ele pensa, isto vai propiciar todo tipo de interpretações em relação ao que ele disse sem que ele possa argumentar alguma coisa em sua defesa o que seria injusto. Por isso seria mais coerente que fosses amigo dele e pudesses no mural dele comentar criticar tudo que te aprouvesse. Somente isso

Julião João Cumbane Clayton, o Gilberto Correia pode, querendo, criar condições para entrar aqui neste debate e comentar, corrigindo eventuais más interpretações que esta sua publicação possa suscitar. Portanto, a ele não está vedada a possibilidade de defesa. Por isso é que não eu não vejo a pertinência do teu protesto aqui, em defesa—a meu ver desnecessária—do Gilberto. De qualquer modo, agradeço o teu reparo.


Lucio Timóteo So uma pergunta: o prof comentou a cerca do cmentario do ilustre advogado la no mural onde foi publicado?


Julião João Cumbane Lucio Timóteo, não interessa se no mural do autor ou não. Interessa que comentei e no quadro da norma...! Não existe regra que me proíbe de comentar onde e como poder comentar sobre algo que me chegue de qualquer forma ao conhecimento!


Paulo Miranda Claro que não. Jay Jay no seu típico Modus Operandi, tipo bactéria ataca sem te aperceberes.


Lucio Timóteo Mas Dr parece propositado isto, porque não comentar la no mural de quem publicou para em seguida ter a resposta do advogado? É que aqui n sendo amigo ela n tem como reagir a isto sendo que o assunto é d interesse dele...


João Barros Engraçado Julião João Cumbane, o Castelo Branco pode publicar no seu mural, um jornal publicar, é liberdade de expressão . Neste caso não é ético!


Julião João Cumbane Estás a ver, não é, caro João Barros? Muito engraçado mesmo! O Elisio Macamo tem muita razão quando fica «incomodado», «irritado», «perplexo», «...», com as nossas incoerências (...).


Jony Freitas Fernandes Fernandes eu penso que Gilberto Correia é uma figura pública (se não é neste momento, já o foi) e a ser assim, se ele diz algo no mural dele, é lógico que terá sempre uma repercussão, e não vejo mal que o Cumbane traga isso a ribalta. tenho medo é que depois do que ele disse os ladroes do centro e norte (aqueles que tem medo de descentralizar o pais para não perderem os roubos lá no norte e centro) se irritem com a publicação do Correia e mandem a AKM fuzilar o homem.


Inacio Arnaldo Arnaldo Causídico Gilberto Correia,queria que o Presidente da República fosse a Beira e Gôndola por causa do Dhlakama? O assunto do Dhlakama será tratado pela PRM,PGR e o Tribunal. Sendo o Sr um advogado pode ir defende-lo.



Aguinaldo Chidudu Disse tudo ilustre.




Elvino Dias O meu amigo com as suas censuras.


Aguinaldo Chidudu Yah ele falou e disse pah,refiro-me ao Dr.Julião Cumbane.


Julião João Cumbane Elvino Dias, este 'post' não censura nada. Reflecte sobre um posicionamento de um concidadão, sobre eventos que registam no nosso país (Moçambique).


Carlos Paruque Agora sim! Vamos a guerra de ideas e pensamentos. Essa e' a democracia que vai animar!


Nelson JL Mazungaire Gilberto correia


Andrè Fernando Chirambaguite Chirambaguite Nao vai bem as coizas no meu pais pork amorte do dlhakama.serak é o fim da renamo ?ou seja o fim dos conflitos ?xpero k o governo moçambicano tomé iso na seriédade


Homer Wolf Profe, em que passagem do texto o advogado que " o Chefe de Estado tem que abandonar tudo e atender as brincadeiras de mau gosto do "tio" Afonso Dhlakama"... ???


Elson Guila Julião Cumbane, eu respeito a sua opinião mas não foste feliz com esta publicação. O correcto seria colocar o seu ponto de vista lá no mural do Gilberto Correia. Pode até negar e arranjar argumentos para se defender, mas, no fundo, você sabe.


Stayleir Marroquim Este texto do Sr. Julião João Cumbane confunde-se em muitos ataques a pessoa e não ao pensamento do autor (veja só como começa: "advogado de quê é este ilustre advogado"). 

Não é isso que queremos para melhorar Moçambique.



Julião João Cumbane Não me falta nada para lidar com mentes porcas,Stayleir Marroquim! Queres o quê tu para Moçambique? Pretendes enganr a quem? Fazes o quê por Moçambique. Vendê-lo...?!

Stayleir Marroquim Está definido o nível de debate... E estou certo que me vai ganhar com experiência. Paro por aqui.




Julião João Cumbane Deveras triste, Joao Jone Chicote! Então não é...?!

Joao Jone Chicote Falta-lhe ideias para descrever outras características de Gilberto Correia.


Julião João Cumbane Descreve-as tu, Joao Jone Chicote! Afinal tens ideias...

Elson Guila Está publicação é um verdadeiro ataque descarado ao MENSAGEIRO e perdeu a chance de contra-argumentar a MENSAGEM lá no mural de Gilberto Correia. Lembro-me de Cistac.



Julião João Cumbane Podes sempre fazer uma outra leitura, quiçá mais sensata, deste 'post', Elson Guila.


Joao Jone Chicote O prof. Stayleir Marroquim chamou-te a razão, paciência!


Joao Jone Chicote Promover o ódio, racismo, regionalismo em nome do patriotismo... Você é que é moçambicano, prontos!


José Luis Ernesto Fole Chicote, meu querido colega da academia acha que ha algum fundamento na mediocridade que o Gilberto Correia decidiu impingir aos Moçambicanos? para uma personalidade da estatura dele, alias como pode lembrar foi bastonário a bem pouco tempo aparecer a mentir sobre factos que não aconteceram.


Joao Jone Chicote Fole, o Gilberto Correia deu a sua posição e têm o direito de o fazer. Agora, classificar uns como moçambicanos e outros como antipatriotas em função das suas opiniões isso é mediocridade. Temos que discutir as ideias e não as pessoas. O post de correia pode ser, talvez, motivo de debate interessante.


José Luis Ernesto Fole Não discuti Pessoas mas sim ideias, ele mentiu ao nosso Povo, se não acompanhou atualize - te. agora vejo que se calhar tinha outras intenções ... queria de facto que houvessem ataques nos sítios onde ele ousou mencionar. meu querido essas coisas de quando a renamo apronta ... vocês ficam pávidos e serenos como se não houvesse problema algum ate a bater palmas e quando o nosso estado a luz das leis e em defesa do povo e das conquistas actua para manter a Ordem vocês criticam é mau. o que queria que fizesse Nyusi, se Dlakama a muito se nega a um Frente a frente com o Chefe de Estado, outra coisa quem tem provocado essa situação de Instabilidade é a própria renamo, o Povo quer Paz..... Outra Coisa Chicote basta de encobertar assassinos para que aquele armamento todo. se as FDS não tivessem agido sabes o que teria acontecido. e para a sua informação não houve nenhum confronto na Beira.

Joao Jone Chicote O Chefe do Estado não pode ficar indiferente perante uma situação anormal. Os incidentes de Gondola e agora, o teatro da Beira, são circunstâncias que podem levar o pais a uma calamidade. O povo quer ouvir a reacção do presidente. Este pronunciamento é normal. As passeatas com o presidente da Tanzânia não ajudam em nada: "necessidade imediata do pais", talvez para o futuro. Num pais " governado" já teríamos a reacção da presidência.


José Luis Ernesto Fole Ideias tortas não constroem o Pais e devem ser desencorajadas.


Luis Jorge Pott Fraga Isso e normal, tambem quando a Frelimo lutava em nome do povo Moçambicano... Havia pessoas que aJudavam, defendiam e municiavam com os seus filhos... E normal numa briga as pessoas tentarem defender mais fraco...e ou apartar, mais no caso de irmãos, dentro da mesma familia... Se fosse o contrario as mesmas pessoas ainda com mais veemencia defenderiam a Frelimo... E olha que nao creio k o fassam para ficar nas boas graças de ninguem, ou porque lhes vao dar isto e ou aquilo... Deve de ser um censo de justiça e equilíbrio... Pois nao creio que essas pessoas foram instigar o Dhlakama para se revoltar... Essa analize e para pessoas abalizadas... Agora k o povo vive mal, que o governo rouba as suas espectativas, e esta ao servico de forças ocultas e de interesses obscuros externos ao estado Moçambicano e ao serviço de estrangeiros contra os seus propios cidadaos, isso nao tenhas duvidas... E por falar nisso, esse tipo da Tanzania, não é o mesmo k quer vender a terra dos Massai aos Sauditas ou outros Arabes quaisquer... ?????


Joao Jone Chicote Sei que na Beira não houve confrontos. As pessoas devem opinar quando querem e quando podem e de forma que querem, desde que não coloque em causa os princípios da convivência social. Correia é um advogado de reconhecido mérito e as suas opiniões podem ser contestadas sem colocar em causa a sua pessoa. Sobre os homens da RENAMO, se designamos de assassinos o pais pode não ter espaço suficiente para reclusão e não estaríamos a contribuir para a paz. A paz que tanto almejamos precisa de homens e mulheres comprometidos com ela. 
Por outro lado, nunca vi, assassinos tão queridos pelo povo...



Julião João Cumbane Que povo, Joao Jone Chicote?!.... Os que não estiveram na saudação do Afonso Dhlakama não são povo?!... Tsc.


Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Desinformante sem norte.

Joao Jone Chicote Julião João Cumbane o que falta para prender DHL e ficamos todos sossegados, não seria melhor solução?



Julião João Cumbane Joao Jone Chicote, ninguém aqui quer o Afonso Dhlakama preso. Não porque faltem razões. Ele sempre viveu fora da lei. É por respeito aos cidadãos que, erradamente, vêm nele um "messias". É pela reconciliação com esses concidadãos que mal sabem quem o Afonso Dhlakama e do que é capaz. (...).


Luis Jorge Pott Fraga isso é igual para todos Julião, desde o Lenine ao Bush...quem é que matou a familia real Russa...ou vais-me dizer que aquelas crianças eram culpadas de que !!!!??? porque é que o Bush mandou invadir o Iraque se não era nada com ele !!!??? Um assassinoé um assassino, não à assassinos bons nem maus... só os cobardes não assumem os seus crimes...se qualquer um dos mandantes dos assassinatos fosse homenzinho assumia os seus crimes...uma coisa é defenderes a tua vida...outra é mandares matar gente inocente e ou por delitos menores, como o delito de opinião ou de expressão ou até o facto de se ser albino por exemplo...


Frederico Pereira Ter opinião diferente. Não te dá o direito de questionar o dr com créditos , e tu?



Julião João Cumbane Mesmas falácias de sempre! Sabes o que é diferença de opinião, ó Frederico Pereira?!... Mentes belicistas e incapazes de pensar e urdir um plano de paz, concentradas num só espaço...!


Frederico Pereira Dhakama saiu mais uma vez bem



Julião João Cumbane Sim, então afinal não é que o "tio" Afonso Dhlakama, o homem invicto em Moçambique?! Frederico Pereira, oAfonso Dhlakama NÃO deve possuir armas e homens armados. Isso é ilegal e constitui ameaça à paz e à democracia. A pretensão de conseguir a alternância na governação com recurso ao uso da força das armas é antidemocrática e intolerável em qualquer país civilizado! Isto aqui diz-te alguma, Frederico?...


Jony Freitas Fernandes Fernandes Cuidado Gilberto Correia, os ladroes das regiões do centro e norte andam atentos a fuzilar. no lugar do Dlakama vais tu.


Frederico Pereira Julião João se entender o que critiquei foi teres dito: que advogado é esse.


Frederico Pereira Não é bom . logo tu dizeres isso . podes não concordar. Tens o direito . Mas descaracterização da outra pessoa por opinião, não fica bem ilustre dr


Frederico Pereira De política, me perdoe só televisão, bom Sábado, estamos Juntos, como dizia o falecido jornalista


Marcos Cipriano Maulate Sou do centro, lembro no tempo do conflito dos 16 anos quem veio na minha casa pilhar bens incluindo galinhas foram os Bandidos Armados da MNR ou RENAMO, esses e que sao ladroes.


Filomeno Filipe Cosme Não vivi os momentos da guerra, mas de tantas obras que li, confirmei que ew desajustado defender um ou o outro lado; pois, em certas zonas falam o bem da Renamo, e em outras da FRELIMO. Por tal mano MC Maulate, não verifiquemos a oposição como algo desajustado.



Aguinaldo Chidudu Falam o bem da renamo,sabe porquê?porque a guerra dele ,ríder ,foi tribal a ponto de matar mais em certas partes da zonas sul senão toda zona sul,sobretudo em Gaza pois para ele essa terra tinha culpa somente por ter visto nascer figuras Como Modlane,Samora e Chissano.lá matava sem dó nem piedade.Para se inteirar melhor é só procurar ter uma conversa com velhos , te vão contar todas atrocidades da renamo e ríder.

Inacio Arnaldo Arnaldo O ex-bastonario da OAM é um dos lambe-botas do Dhlakama.


Filomeno Filipe Cosme JJ... há dias estavas calado! Enquanto o povo pensava nas possiblidades de buscar a tranquilidade, tu falavas de pinoias, agora que a mascara da Frel. caiu, vens a criticar individualidades que querem ver o esclarecimento e a carisma que dita ''O POVO EW O MEU PATRÃO''! kkkkk, JJ


Julião João Cumbane Filimone Filipe Cosme, chamas «individualidade» alguém versado em defender a lei, que em vez de fazer isso (defender a lei) usa o seu conhecimento e influência profissional para ardilosamente arrastar a opinião pública a emular ilegalidades e o terrorismo que o Afonso Dhlakama e a sua turma sempre andaram a semear neste país (Moçambique)?!...


Joao Jone Chicote José Luis Ernesto Fole veja a mensagem que me antecede. É este o patriotismo?


Joao Jone Chicote É super mentira afirmar que o apoio de DHL é tribal. Dhlakama não é de Nampula, mas têm muito apoio naquela região, em Niassa idem, excepto uma parte de Cabo Delgado (interior). A guerra dos 16 anos destruiu mais a zona norte e centro do pais, para quem já viajou pelo pais não precisa ouvir as cantigas mal contadas. Vive in louco o drama da guerra. Até hoje existem as sequelas da guerra.
Para dizer: não se pode resumir o apoio da RENAMO no Centro e Norte do pais como uma questão tribal. 
Queremos um pais com novos comportamentos, de unidade nacional efectiva e patriotismo responsável.


Julião João Cumbane «Queremos um pais com novos comportamentos, de unidade nacional efectiva e patriotismo responsável» (sic). Joao Jone Chicote, não consegues isso deixando um delinquente por tendência se fazer representante do povo sofredor. É uma má abordagem do problema. Há outras formas de luta, mais inteligentes, mais eficazes, que NÃO passam por deixar um lunático se apropriar exclusivamente da paz! O Afonso Dhlakama é um bandido!


Faustino MamboJr Esse pensamento do sr Julião João Cumbane e' que causa perturbacao no pais. Parece haver uma tendencia da sua parte de falar de um pouco de tudo menos nada, no que se refere a pessoa do presidente do maior partido da oposicao. E o mais triste e' falar como se o seu desejo fosse de todos (expressoes do tipo "queremos"), para alem de usar adjectivo nao tao bons para designa-lo. Acho que o sr devia se recordar que de certa forma todos somos culpados pela situacao politica na qual nos encontramos actualmente. Para mim, voce e os canais de comunicacao que temos sao os responsaveis do caos no qual nos encontramos actualmente, pois sao fofoqueiros maquiados em analistas e jornalistas e produtores de informacoes falsas.


José Miguel Afonso Carlos Resta me concordar com a opiniao do Julião João Cumbane. Carissimos, foi a imprensa publicada q o Dhlakama aceitou passivamente o convite do nosso president com o proposito de reconciliarem as hostilidades com o governo. Vces ainda pensam q a atitude do governo transparece interesse em dialogar ou aproveitar-se da fragilidade do Dhlakama ou silenciar a opiniao da oposicao. Essa atitude tambem intimidada o resto da opisicao e consequentent periga o principio de democracia.

Lsg Tgt Kino Sr. Gilberto Correia de se o respeito de ficar quieto sim!!!! Presidente devia abandonar a cortesia pra atender o Dlhakama????sorry

José Miguel Afonso Carlos Caro Aguinaldo Chidudu, tenho impressao q tivest informacoes equivocadas, provavelment a pessoa com quem t informast tentou impressionar a frelimo, incutindo na sua cabeca ideia q a Renamo é um partido insensivel q luta sem causa e tu stas a ser apologista. Pode ser verdade q o Dhk steja a lutar pelo poder mas, é sempre bom q haja inclusao social e partidaria na governacao se nao corremos o risco de termos um governo q prestigia os interesses familiares.

Sem comentários: