segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Carta à Armando Emilio Guebuza


3 h · 


De Jojo Amade Ernesto

Excelentissimo Presidente Armando Emilio Guebuza

N/ref Oficio/12.10.15
Maputo

Ass: PEDIDO DE ESCLARECIMENTO.

Excelência
É com prazeirosa Honradez, que dirijo este oficio a v/excia, na esperança de obter respostas do assunto em apreço em torno de varias inquietaçoes numericamente abaixo mencionadas.

De lembrar que durante o periodo dos vossos dois mandados, tanto em campanha eleitoral como em presidencias abertas, o senhor Presidente, nao poupo esforços e de maneira incansavel e implacavel, com Helicoptros, caros e outros meios, visitou o pais de Rovuma ao Maputo e de Zumbo ao Indico, tendo recebido o titulo d Presidente 4 by 4 procurando reconhecimento e fazendo promesas, umas cumpridas, outras que mais me animavam se tornaram num autentico paradoxo.

Terminado o vosso mandado, acreditava eu que imbuido pelo espirido de Homem 4x4 voltaria a usar os mesmos mecanismo para explicar aos moçambicanos o que tera falhado no cumprimento de certas promesas.

Passados 9 meses, fora do poder, esperei sem sucesso voltar ver o senhor Presidente nos distritos, postos administrativos e localidades para interagir com o povo, com intuito de explicar o que prometeu e concretizou e o que prometeu mas falhou. Desta feita, achei pertinente e imperioso endereçar este oficio pedindo esclarecimento das seguinte promesas por si feitas:

‪#‎Primeiro‬ - no dia 19 de fevereiro de 2013, o jornal O PAIS noticiou o seguinte e passo a citar:
= Guebuza promulga lei de recuperaçao de empresas a beira de falencia. ..... Mas hoje deparamo-nos com noticias de falencia da TDM, LAM, MCEL EDM etc. O que tera falhado para que aquelas poderosas empresas caiessem todas juntas e ao mesmo tempo na falência?

‪#‎segundo‬ - tento em conta que Cahora Bassa é nossa, o que tera falhado para o aumento dos indices de apagaos de luz nas cidades e de endividamento da empresa pública EDM?

‪#‎Terceiro‬ - o que tera falhado para que a Geraçao da Viragem nao virasse?

‪#‎Quarto‬ - o que tera falhado para que a ‪#‎Jatrofa‬ nao fosse alternativa dos bio-combustiveis?

‪#‎Quinto‬ - o que tera falhado para que a revoluçao verde, aumentasse a importaçao dos produtos da primeira necessidade, e se torna-se em autentica revoluçao seca?

‪#‎Sexto‬ - o que tera falhado para que os famosos 7 milhoes perpetuassem a fome, miseria e insegurança alimentar ate nos maiores celeiros do pais como o de Malema, segundo o noticiado pela TVM no telejornal do sabado do dia 10/10/2015?

‪#‎Setimo‬ - o que tera falhado para que a politica de habitaçao congestionasse ainda mais as cidades tranformando-as em saløes de cinema com a mesma porta de entrada e saida?

‪#‎Oitavo‬ - o que tera falhado para que os nossos recursos nao catapultassem a nossa economia e transformassem em autentica maldiçao de abundancia, retirando a populaçao de locais dos seus habitats, lugares de culto, machambas em troca de casebres e sem minimas condicoes de vida e o agravante de propiciar novas ondas de escravatura como as denunciadas pelo bispo de pemba?

‪#‎Nono‬ - o que tera falhado para que Auto-estima e Unidade Nacional, nos levassem a tensao politica militar?

‪#‎Decimo_ultimo‬ Excia o que tera falhado para que o combante a corrupcao toma-se conta da ‪#‎Ematum‬?

Ao terminar antecipo que fi-lo consciente das minhas responsabilidaes, extraidos nos direitos e deveres de cidadania consagrados pela Constituiçao da Republica e demais leis, acredito que milhoes d moçambicanos commumente se posicionam com estas inquietaçoes.

Na expetativa de um bom acolhimento aguardo ansiosamente a vossa resposta.

Cordiais saudaçoes;
NAMPULA 12/10/2015

Atenciosamente:
Jojo Amade Ernesto



Comments


Alfane Wayne Mano jojo depois daquela carta de Hiena e Coelho dirigida ao Nyusi ainda volto a fazer esta ao vovo Guepato puxa! Nao acredito deu vc é bom.

Menrage Wassia Se depender do Guebuza a unica resposta que poderas ter é prisao.

António Rui Francisco Jojo Amade Ernesto estou plenamente de acordo.

Jojo Amade Ernesto Obrigado Antonio Rui Francisco, porem responder em ao Menrage wasia que os medrosos quando morrem nao servem nem para estrume

in Azagaia Cubaliwa.

António Rui Francisco Jojo Amade Ernesto kkkkkkkkkkkk, de facto mano.

Hobety Luys Muhamby Apoiado os meus parabéns meu caro compatriota. Moçambique precisa de gentes como Você..

Jose Ofece Deniasse Ofece Jojo kuase me mata pha o cara so recolhia para o bolso dele.

Jojo Amade Ernesto E como voce tambem Hobety Luys Muhamby.


Essimela Juma Juma Meu caro Menrage vc esta enganado, eu pessoalmente gosto e nunca perco das publicaçoes do Mano Jojo, esta é a terceira carta que manda para os gajos me lembro, da Hiena e Coelho, do Lui-tsu e esta, as duas primeiras ao Nyusi o minimo que eles podem fazer é se manterem em silencio. Força ai mano Jojo Amade Ernesto..

Jojo Amade Ernesto Thanks for all.

Nelson Caitano Baerre Td isso e' resultado de ma governacao dos ultimos anos sempre eu sugerim nas suas publicacoes que vamos de mal a pior por exemplo os precos dos produtos tende aumentar frango nacional de 125 para 150 mts nao so antes dr xgar no mes de dezembro ta se male.

Jose Ofece Deniasse Ofece Mano jojo manda vir a coisas k nós nao sabia mas cm as cartas k tu tas a escrever nós estams a ficar mais esperto.

Jojo Amade Ernesto Tax certo Nelson Caitano Baerre a minha Publicaçao de ontem falei dos 3 indicadores da economia, amanha vou postar um retrato falado do rosto economico do pais, é sim pensando na dura vida de hoje que axo que precisamos muito de falar em volto disso. Sem economia ha riscos de novas explosoes sem prescendentes que poderam ditar em conflito armado.

Cristiano Manejo Essas questões tão simples só quem pode responder é o seu assessor #Merage_Adamo .

Menrage Wassia Mano Cristiano Manejo meu nome é Menrage Wasia e nao Menrage Adamo,

dois nao sou defensor do Guebuza apenas acho que a carta é inoportuna e se é peço ao mano Jojo Amade Ernesto, autor da mesma para que fundamente porque acha oportuna esta carta com o Guebuza fora do poder. Assim voces me convencem

Jojo Amade Ernesto A escrever.....,

Sem comentários: