segunda-feira, 20 de abril de 2015

A morte brutal de Emmanuel Sithole

A brutalidade dos sul-africanos que giram em seus vizinhos foi trazido para casa ontem de manhã como as pessoas ficaram de lado enquanto um homem moçambicano foi perseguido, esfaqueado e morto enquanto estava deitado no município sujeira, implorando por sua vida.
A morte brutal de Emmanuel Sithole
Seus atacantes o havia seguido por uma rua, mantendo suas presas no comprimento do braço, à espera de uma abertura para pousar o golpe fatal.
Rodearam-no como, de joelhos em meio a lixo, implorou por misericórdia.
Nesses momentos, Emmanuel Sithole já não era um homem, um vizinho, um ser humano. A intensidade sobre as caras dos seus atacantes mostraram que ele tinha se tornado uma coisa para matar - cada impulso apontado com ferocidade.
Em torno da cena macabra - onde as crianças tinham jogado e adultos tinham passeou momentos antes - alguns já realizaram as suas mãos à boca em horror. Outros ficaram aparentemente individual, como se estivesse assistindo a um filme.
O ataque a Sithole durou cerca de dois minutos.
Alexandra Township, ao lado de Sandton, tinha acabado de sair de uma noite de agitação violenta, como tinha townships ao redor da África do Sul.
Em Soweto na sexta-feira à noite, a polícia de metro resgatou dois sul-africanos apreendidos por moradores que tentavam invadir uma loja paquistanesa detida. Eles já haviam sido encharcado com gasolina quando foram resgatados.
Em Arkwright Avenue, Alexandra, Sithole não tinha salvadores. Em vez disso, ele levou seus agressores menos de uma hora - a partir do momento de seu ataque à sua morte - para roubar uma família moçambicana de um irmão, um filho, um chefe de família.
Pouco antes de 8:00 na manhã de ontem, Sithole estava andando Second Avenue em Alexandra, quando foi atacado por um homem, depois outro e depois uma terceira, armado com uma chave inglesa e facas. Outros homens, um armado com uma pá e outra enfiando a mão no bolso, hesitou na periferia, aparentemente pronto para se juntar a emboscada.
Um homem em uma jaqueta de couro preta exortou os atacantes para parar.
Sithole ergueu as mãos, implorando, tentando se defender dos golpes, mas a chave de macaco atingiu, derrubando-o no chão.
Então veio a faca okapi, golpeando casa e abrir seu peito.
Ele caminhou até ele poderia ir mais longe, sentado derrotado em uma sarjeta em Arkwright Avenue. Uma das facas perfurou seu coração. O Sunday Times às pressas para Edenvale Hospital, onde morreu.
Leia mais: A morte brutal de Emmanuel Sithole
A morte de Sithole traz para sete o número de pessoas que morreram desde que a violência xenófoba eclodiu em 30 de março, em Isipingo, a sul de Durban.
Presidente Jacob Zuma, que tinha sido devido a deixar ontem uma visita de Estado de uma semana para a Indonésia, cancelou a viagem depois de críticas de que entrou em erupção em mídia social. A Presidência disse Zuma havia cancelado a viagem para "atender a questões em casa relacionados com os ataques a cidadãos estrangeiros".
Ele visitou um campo de trânsito para os estrangeiros deslocados em Chatsworth, Durban, e anunciou planos para ele e seu gabinete de manter os "programas de extensão das partes interessadas", esta semana.
Zuma disse que seu governo estava pronto para implantar o exército se a situação o exigia.
"Vamos resolver a situação ... não vai demorar muito. Nós estamos dizendo que queremos proteger vidas e acabar com a violência porque somos contra isso. Estamos fazendo tudo o que podemos para proteger vidas. É por isso que temos a polícia em todo o lugar, se for preciso, vamos trazer o exército ", disse Zuma, puxando vaias da multidão.
Condenação
Os governos do Malawi e Moçambique já transportou ônibus cheios de seus cidadãos de distância de Durban.
Esta semana companheiros países africanos condenou veementemente os ataques e pediu uma ação firme do governo Sul-Africano.
Ontem matando de Sithole veio um dia após o ministro de relações internacionais Maite Nkoana-Mashabane, durante um encontro com embaixadores africanos, assegurou-lhes que todas as medidas necessárias tinham sido postas em prática para evitar novas perdas de vidas.
Os outros seis assassinatos aconteceram em torno de Durban e custou a vida de três sul-africanos e três estrangeiros.
A polícia fez prisões em apenas as mortes Sul-Africano; nenhuma prisão foi feita em conexão com as mortes dos estrangeiros.
Imagem da África do Sul tem tido um sucesso, com outros países africanos ou pedindo um boicote de empresas sul-Africano no continente ou a expulsão dos sul-africanos trabalhando nesses países.
Falando na independência evento celebração 35 do Zimbábue em Harare ontem, o presidente Robert Mugabe descreveu os ataques xenófobos como "horrível". Mugabe é também o presidente da SADC e da União Africano.
"Nós dizemos, em nome da SADC e, na verdade, em nome da UA que [este] nunca deve acontecer novamente. Nunca volte a acontecer na África do Sul ou em qualquer outro país", disse Mugabe.
Também foi relatado que grupo terrorista Boko Haram emitiu um alerta contra a África do Sul, mas a veracidade do relatório não pôde ser verificada.
Sasol retirou funcionários Sul-Africano de sua planta de Moçambique depois de receber ameaças.
O posto fronteiriço de Lebombo entre a África do Sul e Moçambique foi reaberto na sexta-feira à tarde depois de ter sido fechado por um curto período de tempo após caminhões, com matrículas Sul Africano foram apedrejados.
Ontem, um grupo de estrangeiros deslocados embarcaram em ônibus em Durban para retornar a seus países de origem. Dois ônibus com destino ao Malawi deixou Isipingo ontem.
Henry Mwambimba, 29, a partir de Lilongwe, Malawi, jurou nunca mais voltar para a África do Sul.
"Depois de seis anos na África do Sul Eu tinha esperança de voltar para casa um homem melhor. Mas esta é a única coisa que eu tenho", disse Mwambimba, apontando para um saco com roupas.
"Eu nunca fui espancado mas eu testemunhou a violência. Ele destruiu o meu negócio frango tikka".
Funcionários do Departamento de Assuntos Internos tinha as mãos cheias como os dois autocarros organizados não poderia acomodar todos os malawianos que queriam voltar para casa. Um grupo de cidadãos moçambicanos à esquerda na sexta-feira.
Esta semana, a violência contra os estrangeiros começaram um spread insidiosa em toda a África do Sul.
Polícia Eastern Cape frustrou um ataque incendiário em Cala, onde um zimbabweano foi atacada depois que ele supostamente matou sua namorada Sul-Africano.
A violência também eclodiu em Jeppe, Johannesburg.
Incitação à violência
Em meio a tudo isso, Zulu rei Goodwill Zwelithini - que é acusado de incitar a violência xenófoba - finalmente cederam sob pressão para quebrar o seu silêncio desde suas declarações há duas semanas, no sentido de que os cidadãos estrangeiros devem ser expulsos da África do Sul.
Mas, quando se dirige ao seu Imbizo hoje, o monarca Zulu não será pedindo desculpas. Em vez disso, o rei é esperado para condenar a violência e pedir calma.
Mas o rei Goodwill, que desperdiçou a Comissão de Direitos Humanos do Sul Africano, foi sentindo a pressão. Na quarta-feira de manhã, ele fez no Inkosi Albert Luthuli Hospital para uma consulta não programada, queixando-se de dores no peito. Ele deixou algumas horas mais tarde.
Na segunda-feira, ele se reuniu ministros do governo Malusi Gigaba de assuntos internos, David Mahlobo de segurança do Estado e Nathi Nhleko de polícia. Os três ministros transmitiu uma mensagem do ANC e Zuma, pedindo-lhe que quer pedir desculpas publicamente ou denunciar a violência.
Na reunião, Gigaba pediu desculpas ao rei e "esclarecido" seus comentários anteriores condenando líderes irresponsáveis para incitar a violência, dizendo que eles não eram dirigidas a ele.
Mas o rei recusou a sugestão para liderar uma marcha anti-xenofobia no centro da cidade de Durban na quinta-feira. Aparentemente, ele disse que os ministros de seu plano para chamar um Imbizo, que foi finalmente anunciado pelo KwaZulu-Natal premier Senzo Mchunu na sexta-feira.
No mesmo dia em que o rei se reuniu com os ministros, ele deu uma audiência para Phumlani Mfeka, líder do grupo anti-indiana divisionista e abusivo Mazibuye Africa Forum.
O encontro, que Mfeka e seus colegas se gabava em redes sociais, era convencer o rei a chamar o Imbizo.
A Comissão de Direitos Humanos vem tentando, sem sucesso, para marcar uma reunião com o rei.
Uma fonte disse o presidente da comissão Lawrence Mushwana tinha contactado a Casa Real Trust, que lida com assuntos do rei -, mas nenhuma resposta foi próximo.
"Nós não ganhamos [com a criação de uma reunião]. Fizemos uma série de telefonemas. Ficaram-nos", disse a fonte.
O ANC e seu governo foi alvo de muitas críticas pela maneira em que a briga com o rei tem sido tratado. Em vez de condená-lo, o partido escolheu para defendê-lo.
Nhleko, seu defensor mais vocal, insistiu que os comentários do rei estavam deturpado pela mídia.
Mas enquanto houver infelicidade dentro do ANC, nenhum líder incluindo Zuma foi ousado o suficiente para falar contra o rei Goodwill.
"Certamente, se o [ANC] liderança não estava muito preocupado com a necessidade de não ofender o rei, teria dito a ele em termos inequívocos, que ele está errado. Eles iriam enviar uma pessoa muito mais sênior do que Malusi para entregar a mensagem, "disse uma fonte ANC.
Mas os dias do rei fazer declarações públicas imprudentes poderia acabar em breve como o governo provincial pretende exercer um controlo apertado sobre seus discursos escritos e falados.
Thulasizwe Buthelezi, o presidente recém-nomeado da Casa Real Trust, disse que estava à procura de um novo escritor de discursos para o rei e asseguraria que "toda a comunicação, escrita e falada, será alinhado de tal forma que ele melhora a imagem do rei".
"Estamos conscientes de que a nova diretoria vem num momento em que a imagem do rei tomou um grande golpe devido à onda de violência xenófoba.
"Estamos começando com o pé atrás, porque é preciso garantir que o rei é uma figura unificadora. Temos de reconstruir sua imagem", disse ele.
"O monarca Zulu não pode ser sobre a compra de Mercedes-Benz, casamentos e um glutão de imposto. Ele deve ser um centro do orgulho e do património do Reino Zulu, que é o que temos a intenção de lidar com", disse ele.
O que eles disseram ...
21 de março: O rei Goodwill Zwelithini em Pongola: "Como eu falo, você encontra [os estrangeiros] bens desagradáveis penduradas em todo nossas lojas, eles solo nossas ruas Nós não podemos mesmo reconhecer que loja é que ... há estrangeiros em todos os lugares..
"Nós pedimos que os cidadãos estrangeiros para embalar seus pertences e voltar para seus países."
10 de abril: Ministro dos Assuntos Internos Malusi Gigaba disse: "A África do Sul não é contra os africanos.
"Eu estou apelando a todos os líderes para parar de fazer declarações que instigam ou tolerar ataques contra cidadãos estrangeiros." Todos os nossos líderes no país têm a responsabilidade de usar as palavras para construir e não destruir. "
10 de abril: o ministro da Polícia Nathi Nhleko defendeu o rei, dizendo que ele foi citado erroneamente. Ele disse: "O seu contexto foi [que] as nossas fronteiras eram porosas, as pessoas estavam entrando e saindo sem qualquer documentação Se continuarmos a permitir que essa situação, vamos acabar por não ser capaz de rastreá-las e que contribui para a escalada. de crime. "
11 de abril: O rei Goodwill disse: "Peço a líderes políticos que devemos respeitar uns aos outros A democracia não deve fazê-los sentir como semideuses Embora todo mundo tem o direito de comentar sobre [realeza], eu não vou me permitir ser insultado por pessoas.. que pensam que por causa de cinco anos, que foi dado a eles à mercê dos eleitores, que são agora semideuses que deve ser elogiado.
"Eu desejo que os políticos que comentam sobre o que eu disse em Pongola deve fazê-lo com o conhecimento. Eles deveriam perguntar Polícia ministro Nhleko sobre o que eu tinha dito, como eu estava lá no seu convite. A pessoa não deve comentar só porque ele está de pé em frente de microfones e câmeras ".
The brutality of South Africans turning on their neighbours was brought home yesterday morning as people stood by while a Mozambican man was stalked, stabbed and killed as he lay in township filth, pleading for his life.
WWW.TIMESLIVE.CO.ZA
Like · Comment · 
  • 15 people like this.
  • Higino Camacho Estes gajos sao piores k animais selvagens k matam para se alimentar e sobreviver... merecem apodrecer na cadeia... justica por favor
    23 hrs · Like · 2
  • Robert Nhamarezi Cadeia nao mais inferno
    23 hrs · Like
  • Affonso Guerreiro Bastardos. Cäes sem raça!
    22 hrs · Like · 1
  • Claudia Marisa Dos Santos Nao tem sentimentos nem coracao um animal mata pra comer e estes bichos matam por prazer 
    Que mundo e este ?
    22 hrs · Like
  • Arlindo Cossa Dizem k um homem sensato não omite opinião qndo tá de cabeça quente.
    Tentarei ser sensato...
    22 hrs · Like
  • Fredson Correia ...Triste muito triste...o nosso presidente precisa fazer algo....
    22 hrs · Like · 1
  • Manuel Jorge Triste.
    22 hrs · Like
  • Elvis Norman Crueldade ao extremo, esses jovens assassinos jamais terão noites tranquilas viveram para sempre com remorsos, o Governo Sul Africano está apatico diante desta crueldade a polícia idem isso demonstra conivência e aceitação desta violência que extravazou todas as dimensões dos direitos humanos. Deveras triste, o pior que ninguém acudiu ao pobre homem indefeso.
    22 hrs · Like · 2
  • Santos De Cristo Tinga Eish, muito triste quando um humano se da a autoridade de tirar a vida do outro muito triste. ATE ONDE, ATE QUANDO VAMOS IMPLORAR POR UMA VIDA??????? Olhe por nos Deus, o mundo precisa imediatamente de si!!!
    21 hrs · Like · 2
  • Sergio Silas burros ;macabros
    21 hrs · Like
  • Douglas Harris Presidente deve estar mais preocupado com seus afazeres do que velar pela integridade e a vida dos nossos compatriotas...
    21 hrs · Like · 1
  • Alfredo Macuácua Cães rafeiros...
    21 hrs · Like
  • Carlos Rosa Sancoes economicas imediatas a A Sul. Onde estao os direitos humanos e SADC e uniao das nacoes africanas? Nacoes unidas? Por menos ou causas identicas foram impostas sancoes ao Zimbabwe. Paises africanos todos sem excepcao devem unir-se e solicitar sancoes economicas. Bloquear entradas em outros Paises de governantes e familia completa do rei. Congelar contas e bens de governantes no exterior. Congelar bens de companhias sul africanas no exterior. Quando sentirem que por esta brincadeira de um imbecil a economia Sul Africana comeca a desmoronar-se . Vao entregar em tribunal Internacional os individuos e o tal filho do Zuma que causou isto. Prisao perprtua !!!! Outos nao foram condenados???? Porque nao estes? Ou sera que este acontecimento e pacifico? Quantas vezes ja aconteceu? Quantas virao mais? Tem de se por termo definitivo? Se a A Sul nao quer imigrantes, que resolva legalmente nao dando vistos ou nao deixando abrir negocios
    21 hrs · Like · 1
  • Alexander B Preis shame.... and Madiba turns in his grave for sadness.....
    21 hrs · Like
  • Elvis Norman Acredito que os números (óbitos 06) avançados pela imprensa de
    20 hrs · Like
  • Elvis Norman Os números de óbitos devem ter subido, porque há rumores que nas "township" arredores de Johanesburg de noite ainda estão a assaltar arrombando (casas) e matando estrangeiros.
    20 hrs · Like · 1
  • Affonso Guerreiro Meu Deus. Nunca imaginei que ia chorar pela morte de irmäos em circunstâncias täo cobardes e cruéis.
    Esses säo monstros. Monstros!
    20 hrs · Like · 1
  • Tilerio Leryo Luis Presidente? que presidente? um estado falido que nem mocambique nao pode fazer nada. o Presidente simplesmente repudiou os ataques..Mas repudiar eu tambm posso, se ser presidente eh para repudiar...A brutalidade que os sul africanos estao a mostrar deve preocupar os dirigentes desse pais. Nao estamos a dizer que devem responder a altura, mesmo porque o povo mocambicano nao eh cobarde e portanto nao eh violento,estamos sim, a exigir uma accao por parte do govrrno, estamos a pedir para pararem com palhacadas e se comportarem como homens que fizeram campanha e prometeram fazer de tudo em prol do povo...tenho dito.
    20 hrs · Like · 3
  • Alex Biquiuane Se EU tiver a chances de cruzar novamente com alguna sul africano Deus perdoe me Nome Jesus Cristo morrerei por meus irmäo oriundos de Africa ..
    19 hrs · Like
  • Flavia Manuel Churane Estou desolada!!! isto nao pode continuar assim meu Deus!! assassinar um ser humano ocmo ele como se estivesse a matar galinha???E inaceitaval,revoltante ,chocante......
    19 hrs · Like
  • Affonso Guerreiro Näo à violência!

    Mas deixem-me dizer isto: Tenho visto um tal apelo a sensatez diante da barbárie monstruosa dos sul africanos. Entretanto, aquando do ataque à revista Charlie Hebdo, vimos por aqui uma tal histeria colectiva e vaias àqueles terroristas que näo se limitavam a lamentar, pediam até o sangue deles e postava-se aplausos acompanhados dum ar de "bem feito" cada vez que era publicado que mais um membro dos assassinos pela polícia francesa. Uma postura feroz que em nada se parece com o apelo à calma se faz no caso dos ataques xenófobos.

    Hoje, essas mesmas pessoas pedem que haja responsabilizados pela incitaçäo ao ódio e ataque a estrangeiros, até ao velho Goodwill.
    Gente houve que foi taxada de extremista, quando apontava o dedo aos cartunistas que usavam uma falsa liberdade para incitar ódio e desprezo por muçulmanos na França.
    Hoje, já näo falam de liberdade, pedem cabeças.
    Isto é ridículo vindo daqueles que vem.

    Näo se está pedindo violência, mas há uma tal incoerência bizarra aqui. Aff...
    19 hrs · Like
  • Claudia Marisa Dos Santos Mas que coisa feia de dizer Alex que culpa tem os sul africanos que estao aqui a trabalhar como os moz estavam na africa do sul com todo o respeito voce e tao cobarde e ignorante como os zulos 
    Desculpa se o ofendi mas assim e como eles
    19 hrs · Like · 1
  • Tony Ndzawana Vejo tambem! Hipocrisia histerica!
    19 hrs · Like
  • Alex Biquiuane Internal bleeding that what I'm feeling now God can you hear me please...
    19 hrs · Like
  • Affonso Guerreiro Essa coisa de haver mais indignaçäo dum lado e menos, doutro, é simplesmente inqualificável. E näo se pode pôr paninhos quentes aqui. A verdade nua e crua deve ser dita.
    Eu cá estou farto disto! Isto dura a dias. Houve 6 mortes violentas!
    E ainda se apela a calma. Tsc!
    19 hrs · Like · 2
  • Antolinho André Tilerio Leryo Luis não seja cobarde pois o nosso governo está a se desdobrar desde que se deflagrou a crise. Que tipo de acção para além deste gostaria que o nosso governo fizesse? Mobilizar a polícia e o exército para atacar RSA? Sejamos mais amenos para não desmoralizar aqueles que estão a trabalhar no terreno
    19 hrs · Like · 2
  • Ismail Momad muitas vezes responder a violencia,com mesmo troco,aumenta o banho d sangue,ainda acredito no dialogo,apesar d estar muito revoltado,magoado,e muita raiva,pelo o que esta acontecendo c nossos irmaoes.familiares,amigos..vamos rezar,ter um pouco d calma,e que tdo volte a normalidade,e aguardando pela justiça.
    19 hrs · Like · 1
  • Claudia Marisa Dos Santos E assim mesmo que se fala mas atencao vinganca no povo certo nao aqueles que nao tem nada a ver com o assunto e estao tao revoltados e com tanta dor quanto todos os mocambicanos quem tiver coracao nunca aceitara o que esta acontecer mas nao facam como eles e se vinguem das pessoas erradas
    18 hrs · Like · 2
  • Tony Ndzawana "...nao facam como eles...". Esta alheia a esta realidade.
    18 hrs · Like · 1
  • Affonso Guerreiro Vingar-se?
    Vingar-se do povo certo? Qual?

    É que entre os zulus certamente que há aqueles que näo apoiam a xenofobia. E é paradoxal que se apele a näo violência (...), contra uns mas para outros. A mensagem é "näo à violência".

    Mas quando ninguém na AS é detido e preso pelos crimes hediondos de afrofobia (sim, afrofobia), qual será o a liçäo moral que o Estado sul africano passa aos seus cidadäos?
    E no futuro, evitar-se-á capítulo semelhante a este?
    Isto näo é de hoje e näo acabará enquanto se vier aqui filosofar ao invés de dar tratamento enérgico a isto, principalmente de carácter inter-estadual.
    18 hrs · Like · 1
  • Claudia Marisa Dos Santos Concordo o estado so esta intetessado nos seus interesses nao nos do povo essa e a nossa realidade
    18 hrs · Like · 2
  • Elvis Norman Os sul africanos são violentos por história, especialmente os Zulus desde os tempos remotos no tempo do Tchaka Zulu, a situação agudizou-se com o Apartheid.

    A violência corre em suas veias, a tribo Zulu de que Zuma é originário, tem características de vandalos, resolvem tudo na agressividade, prova disso são os discursos xenófobos proferidos pelo Rei Zulu, compartilhado pelo filho de Zuma. Por isso não é surpreendente a atitude apática de Zuma diante desta tragédia.

    O Moçambicano não deve retaliar por uma simples razão:
    -não tem um historial de violência e mesmo um dos maiores líderes o Ngungunhana não foi tão maléfico com os portugueses por isso não estava preso nos Açores, apenas foi afastado por ser uma referência de focos de resistência em Moçambique.
    -o moçambicano não é 100% unido um mal que vem para o bem, por isso quando há focos de revolução nem todos estão de acordo.
    -o moçambicano é tão pacífico que consegue conviver e por vezes ser humilhado nas empresas por estrangeiros (salários diferentes, condições de trabalho, etc) e nunca teve ataques xenófobos. Dentre outras situações onde o estrangeiro sai a ganhar.
    17 hrs · Like · 5
  • Agnaldo Rui Jo Navalha Uma Africa desigual
    12 hrs · Like
  • Mo Ibrahim 3 dos suspeitos foram presos e vao para o tribunal amanhã e o 4to ainda em fuga
    9 hrs · Like · 2
  • Tony Ndzawana Pode passar-nos a noticia integral, Mo Ibrahim?
    8 hrs · Like
  • Nagib Ibrahim Esses assassinos nao devem ir ao tribunal devem morrer como mataram o nosso irmao....Para este tipo de pessoas e crime nao deve haver tribunal ....quem vive para nao servir nao serve para viver......
    7 hrs · Like · 1
  • Mohammad Hajat Liga dos direitos humanos protege os criminosos, por isso o mundo está de mal a pior.
    O criminoso não tem cura , solução é pena de morte.
    6 hrs · Like
  • Mo Ibrahim Liga dos direitos humanos pretendem ou ja abriram um caso contra o Rei Goodwill por ele ser o pivó disto tudo. Mais na semana passada o mesmo rei trocou tudo dizendo que nao falou que os emigrantes devem deixar o pais... mais uma vez a lei ira proteger o criminoso
    6 hrs · Like
  • Elvis Norman Os assassinos são delinquentes, drogados e sem alicérceres de cultura. Muitos deles nasceram em "townships" rodeados por. Historial de violência, seja pai, mãe, tios ou vizinhos. Desde miúdos praticam crimes e já matram outros vezes por isso são Assassinos Compulsivos, para este tipo de pessoas a liberdade deve ser vedada, pena perpétua e multas para as famílias enlutadas.
    4 hrs · Like · 1
  • Claudia Marisa Dos Santos E verdade Elvis
    3 hrs · Like
  • Carlos Manuel Pontes Pura cubardia de um pouvo k ñ ker trab. E prejudica os k lutam por uma vida melhor, esquecendo o k fizemos por eles num passado recente
    2 hrs · Like · 1
  • Mussa Issufo Ha noticias de que ja foram detidos os assassinos. descanse em paz Emmanuel Sithole!
    2 hrs · Like · 2
  • Tony Ndzawana O meu cepticismo tem fundamentacao. Os policias assassinos de Mido Macie eram e sao conhecidos mas, a justica embarcou em desculpas dilatorias ate perdermos o caso de vista.
    2 hrs · Like
  • Mo Ibrahim Perdemos o caso de vista porque de uma certa maneira o nosso governo nao ajudou a seguir o mesmo acho eu... Quanto ao Emmanuel seria bom se o governo pudesse enviar uma delegaçao para acompanhar o caso e exigir oque for de direito neste caso... Amanha os suspeitos irao para o tribunal e mais uma vez eu pergunto que estara a representar a familia da vitima
    2 hrs · Like · 1
  • Elvis Norman Tony Ndzawana, pode-se concluir que tanto o Governo Sul Africano como a Polícia favorecem atos de violência contra estrangeiros embora camufulados, a justiça Sul Africana idem, se não haver um acompanhamento do Governo Moçambicano numa defesa rigosa pelos direitos dos cidadãos moçambicanos imigrantes, a justiça Sul africana vai fazer manobras ilibando muitos dos fortemente acusados, nestes casos as imagens falam por si, mas na do Mido Macie também houveram imagens e o desfecho deu no que deu.
    2 hrs · Like · 1
  • Mo Ibrahim O King Goodwill que foi o pivó disto tudo reuniu-se hoje num estadio em Durban para falar contra a xenofobia... resumindo: caso contra ele como pivó ja era e ofilhodo Zuma, este ninguem fala dele
    2 hrs · Like
  • Tony Ndzawana Mesmo o seu discurso contra estrangeiro foi "editado" pelo chefe da policia e, alguem o trouxe para aqui para ajudar os sul africanos a mentir.

    Eu o vi mas, nao o chamei mentiroso nem manipulador ao contrario do que andou aqui a dizer a meu respeito.

    Seja como for, se medidas energeticas nao serem tomadas pelos Estados/Governos as populacoes irao toma-las pela sua sobrevivencia.
    1 hr · Like
  • Elvis Norman O rei dos diabos Good Will é um cara de pau bicho silvestre, um dos piores animais filho braço direito do Diabo, seus comparças são o Presidente Zuma e o filho. O rei quer ficar bem na fita depois dos tumultos, que rei faz pronunciamentos apelando a violência, SÓ pode ser um bicho do mato com amnésias sérias. Moçambique ajudou aos combatentes do ANC contra o Apartheid a se esconderem, por conta disso fomos bombardeados pelo regime do Apartheid, o Zuma foi um deles cara de pau.

    Não vejo ética nem decência num Presidente que promove a poligamia, xenofobia, tribalismo , Corrupção sem precedentes. O rei zulu e todos os seguidores SÃO ANIMAIS DA PIOR ESPÉCIE, indomáveis e vampiros esfomeados. Perdoem-me a expressão mas vão todos a Merda bichos.
    1 hr · Like
  • José de Matos Continuo a vert a mesma campanha de alguns que continuam a criticar o Goveo e a apelar ao odio e retaliaçao! Sao esses que pensam que apedrejar carros com matericula sul-africana e perseguir e maltratar os sul-africanos qie nao tem nada a ver com a violencia xenofoba, pensam que vao resolver alguma couisa! Desses que passam a vida no Fecbook , eu quero ver no sabado quantos estarao na marcha com um donativo!
    1 hr · Like
  • Claudia Marisa Dos Santos E verdade sr.Jose
    1 hr · Like
  • José de Matos Tony Ndzawana, ainda em campanha? Posso estar distraido mas nao vi aqui nenhuma postagem "editada" sejaa do rei dos zulus seja do chefe da policia! E se foi postado, nao foi "editado", foi tal e qual como surgiu na comunicaçao social!
    E sim, se alguem mente ou manipula deve ser denunciado!
    Tony Ndzawana, vais ewstar na marcha com um donativo ou a tua militancia é so no Facebook?
    1 hr · Like
  • José de Matos Claudia, eu vou ficar silencioso ate sabado, quero ver quantos militantes do Facebook, estarao na marcha com um donativo!
    1 hr · Like
  • Claudia Marisa Dos Santos Nao muitos Sr.Jose so tem garganta no chat quando chegar altura da marcha ainda vao estar em casa no facebook
  • José de Matos Entro em silencio sobre este assunto, no sabado quero ver se os que criticam o Governo e querem "dente por dente' no Facebook se vao estar na marcha e se vao entregar donativos!
    Até la!
  • Tony Ndzawana José de Matos, afinal por que é que me ensiste a adotar os seus metodos? Ja nao disse que nao acredito em marchas e passeatas?
    Esta a ser casmurro!
  • José de Matos Tony Ndzawana, vai a marcha e traz donativo, abandioona a tua campanha de critica ao Governo e apelo a rtetaliaçao! nao duvides que vou continuar a ser casmurro e outros adjecrtivos se insistes nessa campanha! faz algo de positivo!
    41 mins · Edited · Like
  • Claudia Marisa Dos Santos Em que acredita Tony ?
    Atirar pedras aos carros sul africanos e correr com eles de moz acha que e essa a solucao ?
    41 mins · Like · 1
  • Tony Ndzawana Ja se encontrou o séquito minimalista! 
    Vao la à marcha.
  • Claudia Marisa Dos Santos Um por todos e todos por um .
  • José de Matos nao é so o Tony Ndzawana, Claudia, sao os militantes do Facebook que quabdo chega a hora de fazerem algo de positivo nao fazem, é muito mais facil e comodo mandarem bocas e criticas pelo telemovel e pelo computador!
    Conversamos no sabado!
    34 mins · Edited · Like
  • Tony Ndzawana É que voces tentaram minimizar os ataques, ora dizendo que a xenofobia afecta classes sociais pobres que competem pelas oportunidades bla, bla, como se alguem tivesse pedido aqui a explicacao "academica" do fenomeno.

    Eu estou na perspectiva de brutalmente parar com esses ataque, e so levando é que o outro vai se aperceber que afinal doi.

    Ja foram um passo as expulsoes de SA, uma vez que "apenas" estamos na primeira edicao, da vez proxima iremos aprimorar os metodos de contra-violencia usando da propria violencia.

    Se nao concordam meus caros, facam do vosso jeito desde que o resultado seja o mesmo.
  • Elvis Norman José de Matos, não e nunca fui a favor de retaliação, apenas não deixo de lamentar pelo facto de nossos compatriotas serem assassinados de uma forma brutal diante dum governo e polícia sul africana que assistiram impávidos, isso passou nos media. Retaliações cedo ou tarde vão haver, há pessoas que sentiram na pele e regressaram sem nada, seus bens que conquistaram numa vida, foram saqueados, etc. Esses sim devem ter um acompanhamento psicológico, cedo ou tarde podem se vingar. O povo moçambicano é pacifico, mas a pacividade tem limites espero que continuemos pacíficos. Somos ainda mais pacíficos porque dependemos em parte da África do Sul. Por mim uma diplomacia reagente trancava o gás, a energia, as fronteiras, os portos para ver qual seria o impacto na economia Sul africana em 24H. Na Europa, EUA (países ocidentais) fazem isso.
  • Claudia Marisa Dos Santos Quer la saber o governo sul africano se atiraram pedras ao carros ou meia duzia de revoltados insultam os sul africanos em moz
    27 mins · Like · 1
  • Claudia Marisa Dos Santos Agora concordo que devia haver justica sim mas com esses canibais dos zulus e ajudar o povo mocambicano que chegou aqui com uma a frente outra atraz
  • Claudia Marisa Dos Santos Os sul africanos que estao aqui ja sao mais mocambicanos do que sul africanos
  • José de Matos Elvis Norman, certo, mas vai a marcha e traz o donativo,, chega de conversa no Facebook.
    Tony Ndzawana, ao menos entrga o teu donativo para as vitimas, pelo menosd igual ao dinheiro que gastas a mandar bocas e criticas no Facebook!

Sem comentários: