quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Renamo publica comunicado violento onde ameaça repetir guerra dos 16 anos

Renamo publica comunicado violento onde ameaça repetir guerra dos 16 anos
Se se realizar eleições
“Daqui para frente, chega! A nossa luta pela democracia vai continuar, mesmo que seja necessário mais um sacrifício do que aquele de 16 anos, estamos dispostos...”
A Renamo publicou, on­tem, um comunicado violento, onde diz que está disposta a qualquer sacri­fício, incluindo a guerra, para salvar a democracia em Moçam­bique.
Aliás, desta vez o partido ex­tremou a sua posição e ameaças, e diz estar pronto para mais um conflito como o dos 16 anos, caso a Frelimo e o MDM ten­tem realizar as autárquicas a 20 de Novembro. “Não podemos esconder que se a Frelimo re­alizar sozinha as eleições, com o MDM como combinaram, as consequências serão da própria Frelimo(...). Daqui para frente, chega! A nossa luta pela demo­cracia vai continuar, mesmo que seja necessário mais um sacri­fício do que aquele de 16 anos, estamos dispostos e somos volun­tários até que o povo consiga a verdadeira democracia”, diz um comunicado do partido.
Numa mensagem divulgada no Jornal Notícias, no âmbito da celebração dos 21 anos da Paz, a Renamo reitera as suas ame­aças de inviabilizar as eleições autárquicas, alegadamente por a actual Lei Eleitoral beneficiar apenas o partido Frelimo. “Nós, a Renamo, estamos aqui para informar a toda a população de Moçambique que nunca acei­taremos participar em eleições que sabemos de antemão que a Frelimo vai ganhar com roubo, porque esta lei só favorece a Fre­limo”, lê-se no comunicado. Ali­ás, a Renamo diz que só aceitará as eleições se houver uma lei ra­zoável que garanta que ninguém vai manipular o processo através da Lei Eleitoral.
“A Frelimo quer que os par­tidos políticos participem com essa lei anti-democrática, que só permite manobras do partido no poder”, escreve o partido.
Esta formação política vai mais longe e diz que se as eleições au­tárquicas se realizarem, o am­biente de tensão irá prevalecer.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

2 comentários:

Anónimo disse...

Ate que ponto vão saber usar o termo no seu sentido lato?
Hoje e como sempre usam o termo "ALEGADAMENTE" sem sentido porque há sentimento legitimo caso "LEI ELEITORAL" e os camaradas não aceitam essa revisão, ai o termo ideal não e alegadamente mas sim verdadeiramente, porque se fosse alegadamente já teriam aceite a revisão. Agora 154 dias sem solucao acabando cha que seria para os doentes.

Anónimo disse...

Que assim seja nos estamos cansado de ver esses corruptos no poder nos jovems moçambicanos estamos pronto para o que der e vier.