domingo, 16 de dezembro de 2012

Encontro RSA - Jonas Savimbi, 12 de Abril de 1984, em Pretória

 

Em http://lmcafe.blogspot.pt/search?updated-max=2012-10-13T03:35:00-07:00&max-results=7


Meeting with J. Savimbi: Pretoria, Apr. 12, 1984. Author/Creator Steward, D. W. Date 1984-04-12. Resource type Minutes Language English Subject - Coverage (spatial) South Africa, Angola, United Kingdom, Southern Africa (region), Namibia, Czechoslovakia, Southern Africa (region) Coverage (temporal) 1984 Source Digital Imaging South Africa (DISA) * Description Meeting between Dr Johas Savimbi and representatives from the Department of Foreign Affairs to discuss general developments concerning Angola. The issue of the release of British and Czech prisoners was discussed. Format extent (length/size) 5 pages







Domingo, 30 de Setembro de 2012


Meeting of the Joint Monitoring Commission (JMC): Mupa, Mar. 28, 1984


Author/Creator Steward, D. W.
Date 1984-03-28
Resource type Minutes
Language English
Subject - Coverage (spatial) South Africa, Angola, Namibia, Southern Africa (region)
Coverage (temporal) 1984
Description - Meeting of the Joint Monitoring Commission (JMC) to discuss the mandate of the JMC in terms of the Lusaka Agreement and the manner in which the Agreement was being carried out.




Domingo, 23 de Setembro de 2012


Operação 'Open Gate' - ou como as revoluções não se fazem com bezerros



Militares e o poder das armas apoiados na astúcia de uma conspiração, enquadrada numa estratégia, podem degenerar em revolução por via de um simples golpe de mão de umas poucas centenas.

A populaça - qual bezerros ou hienas - só surge após a investida decisiva dos leões. Para lamberem os despojos. Como se viu no 25 de Abril. E sempre.

Transcrevo o texto 'A secreta operação Portão Aberto e outros factos dispersos'

À hora que o major A. se preparava para avançar no seu descapotável como batedor da coluna libertadora de Salgueiro Maia, um grupo de navios americanos tomava posição frente a Lisboa. Era a operação ‘Open Gate’ (Portão Aberto).
Dias antes, o embaixador americano retirava-se de Lisboa sem abandonar o território nacional. Era a visita de longos dias aos Açores.
Na Pide, além de esbirros, assassinos e outras bestas sádicas, havia dois dirigentes que pensavam e um operacional perigoso. A agenda, para o dia 25 de Abril, de Rosa Cavaco e Pereira de Carvalho foi, antecipadamente, marcada por gente da embaixada americana – almoços, jantares e reuniões foram óptimos meios de controlo pessoal.
Quanto a Barbieri Cardoso foi ‘requisitado’ pelo patrão da secreta francesa – o lendário Conde de Marenches – para uma reunião em Paris, na ‘Piscina’, às 09h00 de 25.04.74. Marenches sabia que Barbieri tinha em Paris uma ligação feminina e que, quando ali se deslocava para reuniões, ia sempre com um ou dois dias de avanço para ter umas horas com a senhora. Barbieri a 23 já não estava em Lisboa.
No seu quarto 60... do Avenida Palace, Dominique de Roux estava atento aos movimentos dos ‘oficiais’. Falava com o seu amigo português, o ‘engenheiro’, e contactava ‘Chadeck’, o ex-trotsquista originário da Europa de Leste e naturalizado americano. Nessa madrugada, veste-se de negro (como sempre na Europa, em África só de branco) e desce às ruas da Baixa e ao Terreiro do Paço ao encontro dos tanques sob o comando supremo do seu velho amigo (desde Bissau, anos antes) Otelo. À Cova da Moura, será o primeiro ‘jornalista’ a chegar.
À hora do pequeno-almoço, quando saíam para a rua, os dirigentes clandestinos do PC deparam-se com o golpe vitorioso. Surpresa! Se os serviços do PC, desde Novembro, haviam cheirado o golpe, se militantes do PC no exílio haviam festejado o Natal de 73 como o “último antes do regresso a casa”, se em Janeiro haviam desencadeado uma campanha internacional contra a “extrema-direita militar” e as “pinochadas”, a verdade é que em matéria de datas estavam a zero.
Por S. Bento, o assessor militar do presidente do Conselho de Ministros, almirante Coutinho Lanhoso, esboçava um largo sorriso e ficava sem saber o que fazer à carta de demissão que, havia anos, trazia no bolso interior do casaco. Acabou por atirá-la, rasgada, para o lixo.
No Rádio Clube Português, uma voz dizia “aqui, posto de comando do Movimento das Forças Armadas ”...
...Cerca de ano e meio depois de Abril de 74, a mesma coluna de Salgueiro Maia avança para Lisboa, enquanto os mesmos navios americanos, com o mesmo enquadramento NATO, executam manobras ao largo de Lisboa. É a madrugada de 24/25 de Novembro e é a operação ‘Closed Gate’ (Portão Fechado)...

Sábado, 15 de Setembro de 2012


14-04-1973 - Testimony of Marcelino Dos Santos at the Third Plenary, Oslo Conference "Of Experts for the Support of Victims of Colonialism and Apartheid in Southern Africa."

VER DOCUMENTO PDF

Testimony of Marcelino Dos Santos at the Third Plenary, Oslo Conference "Of Experts for the Support of Victims of Colonialism and Apartheid in Southern Africa."


Author/Creator Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO); Dos Santos, Marcelino
Publisher Oslo: FRELIMO Date 1973-04-14 Resource type Minutes Language English
Subject: Coverage (spatial) Mozambique Coverage (temporal) 1973



Sexta-feira, 14 de Setembro de 2012


Morte de Kennedy e uma 'french connection' com ligações também em Portugal

Interessante o que devolveu uma pesquisa sobre o nome de Dominique de Roux e Portugal. Um documento recentemente desclassificado pela CIA investigando 'de Roux's a partir do caso da morte de Kennedy. E tropeça-se entre outros neste Dominique de Roux do 'Quinto Império' e do seguimento que este intelectual, escritor, jornalista e agente secreto francês vinha fazendo aos acontecimentos que redundaram no 25 de Portugal e não só...

A POSSIBLE FRENCH CONNECTION

VER PDF AQUI
e PDF ainda mais completo AQUI

ou clicar nas imagens JPG para poder visualisar independentemente e ampliar






























Sem comentários: