Acompanhe os problemas da UP e ajude-a a superar em http://blogreitorup.blogspot.pt/2011/04/conversando-com-o-reitor-prof-doutor.html
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Alõ Prof Singo. Agradeço que me tenha colocado em linha finalmente, após cerca de ano e meio fora deste meio de contacto.ResponderEliminar
Terei que fazer um update da mensagem de saudação e tudo o resto.
Se me disser como eu posso mudar isso...
Boa tarde -
Alô amigos e amigas da UPResponderEliminar
Vamos reiniciar o nosso blog que andou fechado ano e meio para beneficiações.
Também estou disponível no ofacebook.
Convido a todos para questionamentos, debates abertos sobre a UP, a sociedade, a economia, a política, o desporto,a ciência... -
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Anónimo18 de Abril de 2011 08:59Boa noite Magnifico ReitorResponderEliminar
Gostaria de saber porque que existe uma demora na emissão dos certificados -
Boa tarde anónimo. Três questões condicionam a emissão dos certificados:ResponderEliminar
1. A UP, como qualquer universidade do Mundo tem apenas duas épocas de emissão de certificados por ano, de cerca de dois meses cada, portanto não se está a imprimir certificados todos os dias;
2. As faculdades muitas vezes demoram com os dados para o registo académico central )isso vai ser abordado este ano pela DRA que irá responsabilizar mais as Faculdades, uma vez que as delegações têm este processo muito melhor);
3. A UP tem 40.000 estudantes e por ano emite cerca de 14.000 certificados. Sim, catorze mil.
Mas o processo melhorou muito, já temos um registo académico completamente informatizado, com softwares ainda em desenvolvimento visando a integração de todos os serviços para o estudante. Melhores dias virão. -
Anónimo6 de Maio de 2011 08:42Boa tarde Magnifico.ResponderEliminar
Sou um estudante frustrado da ESTEC porque na minha faculdade descubrimos que ha docentes que nao tem contratos so estao a dar as aulas por amor a camisola e como resultado eles dao as aulas quando querem. Gostaria de saber os porques destas situacoes e tambem da falta de mecanismo de controle nao sei se e' por parte da faculdade ou direccao pedagogica ou registo academico ou recursos humanos ou ainda do orgao maximo a Reitoria? A reflexao pra mim foi esta. Vamos melhor o nosso ensino.
2011 Ano Samora Machel? -
Samora ainda Vive9 de Maio de 2011 02:57Bom dia magnífico Reitor.ResponderEliminar
Duas quesões gostaria de entender melhor
1) às vezes tenho sentimento de que o docente está a ser deixado de lado na questão do incentivo. Tenho comhecimento de que a Instituição pratica uma política de incetivos, para os "chefes" e também para todo pessoal administractivo incluindo serventes. Por outro lado vejo que os docentes também são funcionários da instituição. Ou seja numa visão de escadaria estes estão entre os primeiros (chefes) e os últimos (serventes). Se tanto uns como outros têm, pode me ajudar a saber o porquê não se aplica neste caso o princípio matemático da transitividade? (se a<b e b<c então a<c)
2) Tomei também conhecimento da nova tabela de salários em vigor e não deixo de manifestar outra preocupação. Dentre outros reajustes, os serventes e contínuos dos cursos pós laborais passaram de 2500 para 1800 MT. Entendo que muito deveria mudar mesmo, só não entendo porquê a UP, sendo instutição de estado não poderia pagar ao menos um salário mínimo em vigor a esta classe, tendo em conta que uma boa contrapartida passa a pagar os incentivos de chefes e outros funcionários? Na verdade o que os outros têm como incentivo é em parte parte da produção destes que no fim do mês recebem 1800, que nào é na verdade a mensalidade de um aluno, quando eles limpam por exemplo por dia mais de 1 sala? Se o número de funcionários neste sector (pós laboral) diminuiu porquê os que ficaram principalmente esta classe não pode ter um pouco mais? Há sectores em que funcionários só de incetivo têm 5000 quando estes só tem 1800.
Aguardo atenciosaemente seus comentários.
2011 ano Samora Machel -
Ao primeiro anónimo (por favor sejam mais criativos. Ponham um nome qualquer tipo "blog freak" mantém a vossa anonimidade mas permite-me responder-te mais personalizadamente): DEmorei porque passaei os últimos 9 dias em visitas às Faculdades e Escolas da UP. Reuni também com os docentes da ESTEC. E ninguém em nenhum momento me falou de estar a trabalhar sem contrato. Falou-se sim de docentes que, devido ao facto de serem em tempo parcial - TP, renovam os contratos anualmente e como tal passam alguns meses sem receberem o salário que é devido. Recebem com alguns meses de atraso e isto repete-se.ResponderEliminar
Estamos a ver a hipótese de accionar o processo de renovação de contratos bem antes de terminar o ano lectivo o que permitiria que a tramitação toda fosse feita antes de o mesmo expirar.
Conheço o assunto e vamos melhorar.
Agora professor indisciplinado é professor indisciplinado.
Dê nos o nome de um desses que afirmaram isso, para resolvermos caso a caso.
Uthui -
Caro "Samora ainda Vive"ResponderEliminar
Obrigado pelas questões. Tenha em conta no entanto alguns aspectos:
1. Não se trata de salário mas sim de incentivo. O salário dos funcionários do Estado é pago, no âmbito do e-Sistafe directamente para a respectiva conta a partir da contabilidade pública, Ministério das Finanças.
2. O incentivo é APENAS RESERVADO ÀQUELAS PESSOAS QUE EMBORA TENHAM SALÁRIO MENSAL, VÊM O SEU TRABALHO A AUMENTAR MUITO POR CAUSA DA INTRODUÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-LABORAL.
Os gestores, têm muito mais trabalho quando tratam com mais estudantes, emitem mais diplomas, mais contratos, limpam mais salas porque há mais gente a sujar, cuidam de mais processos de docentes, etc. O docente, só sente que tem trabalho a mais caso ele dê aulas directamente no pós-laboral. E lá ele assina um contrato onde recebe por cada hora leccionada.
NÃO PODERIA HAVER PRINCÍPIO MAIS JUSTO.
Uthui -
Bom Dia Magnifico Reitor.ResponderEliminar
Aqui é lucio Macamo estudante da UP_Sede, venho por este meio expor uma preocupaçao/duvida, tive aprovaçao em todas as cadeiras do curso de gestao financeira no ano de 2010 em maputo e inclusive tenho o certificado de bacharel pronto mas por questoes de divida nao pude ate agora levantar, o que me inquieta é o facto de no inicio do ano de 2011 ter tido uma oportunidade para trabalhar em Quelimane no Tribunal Administrativo, gostaria de saber se tenho como elaborar a monografia cientifica cá em Quelimane, e se existir de facto essa possibilidade quais os passos a dar uma vez que me encontro na situaçao de emdividado com a instituiçao a nivel de maputo? tnho conhecimento de existir uma delegaçao da UP cá em Quelimane, na minha optica tava pensar no sentido de assim que terminar de pagar a divida em maputo levantar o certificado de bacharel e pedir uma declaraçao com notas do 4Ano, transferir o meu processo a Quelimane no sentido de poder realizar a monografia cá. Mas porque neste momento tou ja disponivel gostaria de saber tambem se nao existeria possibilidade de ter um supervisor de modo a começar a esboçar a monografia enquanto vou pagando a divida?, porque a nivel de maputo tnho conhecimento que alguns colegas estao escrevendo a monografia cientifica mesmo na situaçao de emdividados com auxilio de alguns docentes queria saber se nao poderia tambem ter essa possibilidade cá mesmo com divida? de modo que ao terminar a divida a monografia esteje quase pronta e evitar estar sem o que fazer tendo ainda trabalho pela frenta.
Obrigado MAGNIFICO REITOR por abrir este espaço onde possanos expor as nossas preocupaçoes mas tambem podermos interagir de modo positivo. -
Caro LúcioResponderEliminar
Lamento imenso a situação em que se encontra. De facto, tecnicamente não é permitido fazer o que está a fazer, pois tendo uma dívida acumulada, fica automaticamente suspenso de realizar qualquer actividade lectiva. De facto, realizar o trabalho de fim de curso é realizar uma actividade académica prevista no currículo (plano de estudos) e que pressupõe estares inscrito na instituição.
Estando na situação de devedor suspenso, DEVE SE PREOCUPAR EM ANULAR A MATRÍCULA sem o que a UP pode estar a debitar mensalmente dívidas que depois irão complicar a sua situação.
2. Na UPQ não temos ainda o curso de Gestão Financeira e, por isso, não temos lá capacidade de supervisão.
Assim recomendo-te:
a) pagar rapidamente a sua dívida e inscrever-se;
a) Caso não tenha possibilidade de o fazer, anule a sua matrícuila e regresse logo que o puder fazer;
c) Fazer a sua inscrição e realizar o seu trabalho de fim de curso.
Tenha em conta que estamos em phasing down dos cursos antigos pelo que não fique muito tempo fora da UP senão terá que passar parta o novo currículo dentro de dois anos e que ninguém te proibe de fazer a investigação que quiser fora do âmbito de controle da UP.
Bom dia -
Bom dia mais uma vez MAGNIFICO REITORResponderEliminar
Primeiro agradecer imenso pela prontidao e rapidez em responder as questoes que nos afligem, em relaçao ao conselho que o MAGNIFICO REITOR deixou expresso na messagem uma vez tendo terminado as cadeiras em 2010 este ano a unica orientaçao que tivemos este ano foi no sentido de se inscrever para a realizaçao da monografia cientifica pelo preenchimento de um formulario, este ano nao fizemos a matricula, apenas temos orientaçoes para liquidar primeiro a divida e só depois podemos fazer a inscriçao para a realizaçao da monografia.
Em relaçao ao pagamento da divida como disse tou neste momento a tabalhar no tribunal administrativo de quelimane e so dentro de 4meses posso ter ja pago a divida a nivel de maputo, gostaria de saber se ate lá nao estaria fora das datas limites para poder realizar a monografia. O outro facto esta relacionado com a multiplicaçao da propina mensal este facto continuará acontecer mesmo tendo termindo as cadeiras faltando apenas realizar a monografia?
Gostaria de saber se o proximo ano seria possivel realizar a monografia uma vez que este ano ja vamos para os meiados, e ´só poderei terminar de pagar a divida ja la pra o termino do ano, e visto que tou ainda num periodo probatorio do meu emprego aqui em Quelimane, nao se mostrando facil pra ter que me ausentar do emprego nestes meses?
O que vejo neste momento estar dentro do meu alcance é a anulaçao da matricula como o MAGNIFICO REITOR aconselha e o pagamento gradual da divida, penso que dentro de 4meses consigo pagar a divida na totalidade.
Nao sei se o que esta ao meu alcance esta dentro do que é admissivel ou dentro dá norma da instituiçao.
Agradecer mais uma vez por poder ajudar-nos! -
Lucio Macamo19 de Maio de 2011 00:08Bom Dia MAGNIFICO REITORResponderEliminar
Primeiro pedir desculpas pela insistencia no caso, mas aquando da minha saida de maputo ate cá em Quelimane teria falado com um dos chefes responsaveis pela ESCOG, no sentido de poder realizar a minha monografia cientifica cá e o chefe teria dito que poderia consultar porque na altura tava de viagem marcada precisamente á quelimane e que iria consultar por cá em Quelimane se existeriam docentes capazes de me auxiliar na monografia e na volta do Chefe a Maputo voltei a contactar me com ele e teria dito que nao existia cá em o Curso de Gestao Financeira mas que existiam condiçoes em termos de docentes que poderiam me auxiliar como supervisores/tutores porque existem por cá cursos relacionados como contabilidade, economia, isto é, cursos de area financeira e que se assim fosse poderia escrever por cá mediante o pagamento da divida a nivel de maputo e levantasse o certificado de bacharel que já esta pronto e a declaraçao com as notas do 4ano ja feito e aprovado todas as cadeiras em 2010 que levasse a quelimane como comprovativo de ter terminado o curso para que podesse se inscrever e poder ter um tutor/supervisor e que assim que tivesse a monografia cientifica terminada com auxilio de um docente cá de quelimane poderia defender cá em quelimane ou em maputo, uma vez que as duas delegaçoes estao ligadas em termos de comunicaçao poderiasse enviar a minha nota de defesa á maputo para a emissao do certificado de licenciatura uma vez que o curso de Gestao Financeira só existe á nivel de Maputo.
Peço desculpa mais uma vez pela insistencia no caso MAGNIFICO REITOR, só que tou numa situaçao de desespero, sou um individo de apenas 24anos que esforcei me bastante pra fazer o curso e que nao gostaria de ver o esforço que fiz acabar no nada. -
Sr. LucioResponderEliminar
Acho que nao vai ter nenhum problema. Uma vez que, como o dizes, na UPQ temos docentes capazes de te orientar na elaboracao da monografia, e ja que nao estas a ter nenhuma aula, acredito que nao sera debitada nenhuma divida mais. Assim, paga a divida atrasada, recebe o certificado de bacharelato, pede a transferencia para UPQ, realiza o seu trabalho de monografia e ja esta.
Sucessos. -
bom dia MAGNIFICO REITORResponderEliminar
Primeiro agradecer pelo facto de ter me esclaricido algo que a muito tempo me deixava sem sono e manifestar o minha satisfaçao e alegria por poder realizar a monografia cá em quelimane sem com isso ter que me deslocar a maputo.
LOUVAR A INICIATIVA DA CRIAÇAO DESTE ESPAÇO! Espero que continue para a eternidade pois só atraves deste meu caso consigo perceber a sua importancia um espaço em que um individuo qualquer que seje possa livremente se expressar com altas individualidades sem medo e expor os problemas que mais nos aflinge é algo raro neste país, por isso sou muito a favor da permanencia do espaço e que continuem mais criativos na divulgaçao da informacao enriquecendo mais o Site, como a consulta de toda informaçao do estudante deste extratos ate o programa de cadeiras em atraso todo on-line e mais...Farei questao de devulgar o espaço aos meus colegas pois sei que muitos desconhecem a sua existencia e tem muitos problemas que poderia atraves desta interraçao sanar as duviadas.
OBROGADO! OBRIGADO! OBRGADO!
saudaçoes MAGNIFICO REITOR. -
Ok. Temos uma estratégcia de comunicação que está em desenvolvimento. Entendemos que somos uma lástima a nos comunicar com os estudantes, os docentes, o CTA. Estamos a tentar reverter a situação.ResponderEliminar
Primeiro é o uso do blog para resolver alguns problemas pontuais como o seu, sem ter que recorrer à lógica da consulta física. Depois,estou presente pessoalmente na rede social Facebook.
A direcção do Registo Académico, a Direcção dos Serviços Sociais e a Direcção dos Recursos Humanos irão ter uma presença melhorada no nosso site, com publicitação de informação na Intranet da UP.
O Centro de Informática da UP está a melhorar a página que terá novo visual.
Aguardo que divulguem a informação.
Saudações. -
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Anónimo22 de Junho de 2011 11:34Saudacoes!ResponderEliminar
Vim por este meio enderecar ao Magnifico Reitor o desagrado dos estudantes que beneficiam da bolsa monetaria da UP. Isto, devido ao facto de ha sensivelmente tres meses e sem nenhuma satisfacao por parte da DSS, este conjunto de estudantes nao receberem os dividendos. Gostavamos de saber se e um assunto do conhecimento de Sua Magnificencia e ter no minimo algum tipo de informacao a respeito.
Obrigado...
PS: Escrevo em anonimato porque e em representacao de um conjunto de estudantes -
Mungaca, Marques29 de Junho de 2011 02:05bom dia MAGNIFICO REITORResponderEliminar
E de muito bom tom para os estudantes, investigadores e contribuintes da ciência em geral a ideia de comunicação que é criada nessa instituição.Portanto trago meu contributo pessoal acerdito que de serta forma auxilie a instituição no melhoramento da comunicação estudante/docente: Ja se pensou em criar um portal de conhecimento no qual os estudantes tenham os conteudos das disciplinas para o semestre datadas com os respectivos desenvolvimento,datas de testes, exames e la fixadas as respectivas correções, um filtro de duvidas no qual armazene conhecimento cada vez que uma duvida for esclarecida arquivando a no banco de conhecimento da instituição.
* vantagens daqui a alguns anos o sistema curricular estará super organizado com o suporte deste mecanismo;
* Noventa por cento das duvudas estaram na base de conhecmento instituicional;
* A comunicação docente estudante não limitar-se-á no recinto da instituição e a traco de conhecimento tanto como o sistema de lecionamento deixa de ter a limitação do espaço e tempo.
Muito mais vantagens,tago simplesmente um resumo do que seria esta ferramenta.
Marques Fernando Mungaca -
Boa tarde, Magnifico ReitorResponderEliminar
Eu sou estudante ou fui estudante da UP-Gaza, Magnifico venho através desta manifestar o meu super agrado e orgulho pelo desenvolvimento da minha Delegação (GAZA) e que tanto estimo.
Magnifico graduei no ano passado, fiquei cerca de quatro meses sem por lá passar, mas quando fui esta semana finda (06/07/2011), fiquei maravilhado a UP-Gaza esta muito diferente, bonita.
Magnifico eu fui estudante ou ainda sou da UP-Gaza, sei que muitas pessoas tem falácias principalmente os que só sabem ver o lado negativo, faço parte dos primeiro estudantes da UP-
Gaza, sinceramente hoje até sinto vontade de voltar a ser estudante, tem internet, uma biblioteca com muitos livros, carteiras, lembrar que eu sentei num bloco para assistir aulas do Professor Cuamba, Mestre Vermuch, etc, hoje está um mimo.
Magnifico continuem assim, Gaza, merece, e Mestre Chambisse com seu elenco estão a mudar o rosto da minha delegação.
Magnifico, eu tive o privilégio de receber o prémio de melhor estudante do curso de física em 2009 no grau de Bacharelato das mãos do Magnifico e em 2010 voltei a receber das mãos do magnífico o premio de melhor estudante para o nível de licenciatura.
Magnifico gostaria de voltar a fazer parte da Família UP, fazendo mestrado em Educação/Ensino de Física ou Matemática. Mas não tenho como pagar, o que faço magnifico? Quero voltar a Academia.
Meu endereço electrónico é nganhanehelio@gmail.com -
Anónimo17 de Julho de 2011 00:46Bom dia Magnifico.ResponderEliminar
Sou em particular um estudante de Engenharia Informatica na ESTEC. Primeira gostava de agradecer a oportunidade que a UP nos deu de realizar este curso a preços aceitaveis. Portanto, irei fazer o meu balanço em relação ao curso:
1. Docentes
A maior parte dos Docentes da Engenharia não apresentam qualificação aceitavel para orientar o estudante em determinadas cadeiras, ora por não ter/procurar/adquir experiência necessária para tal ou por não saber como ensinar a um Engenheiro. Como é bem sabido, o que é um resultado bom para um engenheiro não é suficiente para um cientista. Tivemos docentes que não sabiam o que é Engenharia ou o que de facto se espera do engenheiro de maneiras a elaborar melhor seu plano de lecionamento.
A ESTEC possui algum método de seleção de Docentes além do Certificado?
2. Condições
Quanto as condições de ensino digo SIM, a UP possui computadores para a lecionação prática das cadeiras de Engenharia. Porém o problema são os docentes, que mesmo sabendo que há laboratórios disponíveis, não se dão ao luxo de preparar a sala antecipadamente ou arranjar assistente para tal.
Enfim, gostava que a ESTEC fosse mais exigente quanto aos Planos de Ensino de aulas práticas por parte dos Docentes.
Embora tenha levantado aspectos negativos muito criticos, devo dizer que a UP está de parabéns neste Curso pois testemunho o sucesso de vários colegas no mercado de trabalho.
V.Magnificiência,
Muito Obrigado. -
Caro Hélio,ResponderEliminar
agradeço a tua mensagem, bem como os elogios à nossa equipa de direcção. Como sabe, tudo fazemos para cumprir um plano que foi inicialmente traçado. Congratulamo-nos, pois, quando vemos que muitas das nossas ideias estão já implementadas.
Quanto ao custo do curso de mestrado, não temos como não cobrar. O curso é leccionado com o apoio de diferentes universidades de fora do país e isso traz despesas adicionais de deslocação e salários dos docentes envolvidos. Cobra-se uma comparticipação que, como deve imaginar, de longe não corresponde ao custo unitário do curso.
Saudações.
Uthui -
Sr. anónimo da ESTECResponderEliminar
É verdade que podemos, a nível do corpo docente de uma escola ou faculdade, notar diferenças no estilo, perfil, capacidades até, de diferentes docentes. Porém, deve-se ter em conta sempre que, a UP é uma instituição SEM FINS LUCRATIVOS e que tem como missão apenas a formação de cidadãos nas diferentes áreas do seu domínio.
Assim, seleccionamos os docentes que o mercado oferece, treinamos os docentes (deve saber que 40% dos docentes com licenciatura na UP estão presentemente a concluir seus cursos de mestrado tanto no país como no estrangeiro)e estimulamos a sua progressão. Nenhum outro tipo de compromisso nos retrai de seleccionarmos os mais habilitados. Por isso respondo te que SIM, TEMOS MÉTODO DE SELECÇÃO DE DOCENTES E DE SEU TREINAMENTO. Acolhemos porém a ideia de termos que monitorar a forma como as aulas são ministradas.
Uthui -
Boa tarde Magnifico.ResponderEliminar
A minha ideia era mesmo adiantar fazer um mestrado pois assim ia facilitar na minha integração nos planos estratégicos da UP, pois em Janeiro deste ano participei do concurso de ingresso na UP-Massinga e fiquei aprovado na primeira posição, talvez a minha media final do curso tenha influenciado e o facto ter sido monitor de Mecânica Clássica, Mecânica teórica, Física Molecular e Termodinâmica e Laboratório de Termodinâmica, para ocupar a primeira posição, tal informação me deixa muito motivado para continuar a estudar. Assim como não sei quando é que irei ser chamado para começar a trabalhar queria estar a fazer um mestrado para puder responder os asseios da UP no meu futuro posto de trabalho.
Não tenho chance de me candidatar mesmo não sendo ainda docente da UP?
Qual é a implicação que isso pode ter se por exemplo integro me num mestrado e um desses anos a UP-Massinga me chama já que o concurso é de 3 anos?
Obrigado mais uma vez magnifico pelo blog assim temos o previlegio de diologar com sua magnificência. -
Anónimo8 de Agosto de 2011 10:58BOA NOITE MAGNIFICO SOMENTE LOUVAR A EXISTENCIA DESTE BLOG, POIS NO MEU ENTERDER DA UMA SENSACAO DE ACONCHEGO AOS ESTUDANTES.ResponderEliminar
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Anónimo11 de Agosto de 2011 04:53Elisa MavululaResponderEliminar
boa tarde magnífico, gostava apenas de felicitar pelo blog, pois agora é possivel de qualquer parte do país ou do mundo conversar com sua magnificência. -
Mocreta17 de Setembro de 2011 10:10Boa noite magnifico. Venho ca para apresentar uma questao relacionada com os cursos pos laboral na up delegacao de nampula, uma vez que ha muita injustica na distribuicao da carga horaria. Porque que um docente efectivo que leciona uma determinada cadeira no regime diurno, nao leciona a mesma cadeira no periodo laboral? faz sentido atribuir essa mesma cadeira a um docente que nao faz parte do quadro da UP? Peco ao Magnifico que tente resolver essa situacao, porque ha docentes a tempo inteiro que nem se quer tem 1h no regime pos laboral.ResponderEliminar
Bem Haja Up a caminho do desenvolvimento Institucional -
Anónimo20 de Setembro de 2011 00:36Bom dia Magnifico Reitor!ResponderEliminar
Gostaria de saber qual é o verdadeiro preço dos 100 computadores alocados para Computer Farm da UPQuelimane? Sao 1300000,00Mt ou 4000000,00Mt? Nao será uma subfacturacao Isso?
Boa colaboracao -
Anónimo3 de Outubro de 2011 12:40Boa noite.ResponderEliminar
Com esta mensagem gostava que as coisas caminhassem a um bom ritmo pois a ESTEC tem monitores nao informados. ex cadeira de eletroctenia teorica o assistente e inoente a materia. -
Anónimo26 de Outubro de 2011 02:16Caro reitor,ResponderEliminar
Como se justifica alunos pagam no pós-laboral e quando chega a hora de pagar salários aos professores na conta não há dinheiro suficiente para cubrir a folha?Ou é aquilo que fomos comunicados no último encontro que o director da Delegação (UPN)pediu adiantamente de todas as suas representações( subsidios de Chefia) para todo ano para poder viajar RSA?Eu acho errado isso, tratando de uma pessoa para prejudicar a maioria.Será que não chega a gestão danosa da direcção?Numa Delegação falta tudo tudo tudo,Papel,Marcador,tunel para imprimir testes, para maquina fotocopiadora,etc.
É dificil acreditar as coisa que acontecem na UPN, enquanto as salas de aulas não te material para leccionação por falta de dinheiro, mas há dinheiro para abastecer os carros da Instituição e dar os filhos com motorista da UPN e girarem pela cidade.É vergonhoso -
alo pessoal. depoisde quase 3 semanas fora eis me aqui. irei res+ponder as vossas questões depois de apresenta las aos espectivos directores na semana de conselhos que se inicia no dia 15. depois falamos. bom fim de semana.ResponderEliminar
uthui -
Anónimo11 de Novembro de 2011 03:54Boa tarde Magnifico Reitor!ResponderEliminar
O curso de Bacharelato e Licenciatura em Planificacao, Administracao e Gestao Escolar, 3 Ano, Curso Diurno, corre o risco de extinsao. Estudantes que se esforcam e se aplicam nos estudos, nao estao interessados em subornar docentes, senao compromisso com os seus estudos, sao atribuidos 8 ou 9 valores e consequentemente excluidos. Os fracotes, que nao conseguem apresentar seminarios e nunca tiveram positiva na turma, sao dispensados. Estes docentes curruptos, que tem estudantes seus trabalhadores, com missao especifica de colectarem dinheiro na turma para facilita-los a admitir ou dispensar, funcionam em rede de pequenos grupos. Nao sentem pena de senhoras que nao oferecem o seu corpo ou dinheiro em troca de notas. Estas, sao vitimas das notas supra citadas e as mais prejudicadas. Agradecia ao Magnifico reitor, para impor a seguinte condicao: para ser docente, deve ser casado.
Sou estudante do 2o nivel, Universidade Pedagogica, Delegacao de Nampula, se me permite, eu forneco-lhe a lista de docentes currupos e que nao valem para nada, porque de pedagogia nada sabem, os criterios de avaliacao sao subjectivos, nao sabem conciliar os trabalhos teoricos e praticos, apenas sabem presseguir estudantes inocentes.
Magnifico Reitor, como fica a situacao destes estudantes com 3 cadeiras em divida? Voltam para o primeiro ano ou havera a possibilidade, num futuro proximo de fazerem exame extraordinario?
Nao consigo me conter, alguns docentes sao: Sergio Sumila, Domingos covenhavo, Yotamo, Albertina que da matematica no Curso de AGE, entre outros.
De V. Excia, mui atenciosamente. -
Anónimo14 de Novembro de 2011 08:56É triste a situação acima relatada, o pior é que acontece.ResponderEliminar
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Antonio Benjamim18 de Novembro de 2011 09:06Boa noite Magnifico.....ResponderEliminar
Quero concordar com algumas reclamacoes, questionamentos que vem sendo colocadas por alguns estudantes, sao justas. Mas tambem tenho ficado triste com a atitude dos mesmos no concernete a algumas situacoes. Acredite Magnifico, e pratica na Delegacao de Nampula, docentes que entram na sala somente duas semanas, "avalia os estudantes" admite todos, mas estes nao questionam, mesmo concientes de que somente passaram por cima da cadeira consolam-se com "aprovacao" sem ter aprendido nada. Mas quando excluem, reprovam numa cadeira em que o docente sempre esteve presente julgam-o, inventam calunias e o rotulam. Eu pessoalmente nao me sinto satisfeito com esta situacao porque quem sai a perder sou eu como estudante saiu desta ou aquela cadeira sem nehum conhecimento. Uma das cadeiras admita-me informa-lo e a de Temas Transversais e outras. -
Anónimo20 de Novembro de 2011 03:38Caro colega Antonio Bemjamim!ResponderEliminar
Li atentamente o seu comentario, no espaco conversando com o reitor.
E triste o que esta a acontecer na Universidade Pedagogica, delegacao de Nampula. Nao podemos continuar a ter uma atitude de lambe botas. Se de facto esta se preparar para ser um futuro pesquisador, convem ficar atento a certas situacoes:
- Como e que se justifica, um docente em exercicio na U.P, ao longo dum semestre ou ano, tenha comparecido na sala so duas vezes? Sera que a estrutura montada nao funciona? Como e que o docente recebe os ordenados mensais? Ai esta a grande currupcao, receber sem trabalhar. Isto significa roubar o estado. Docentes dessa natureza, nao servem para uma instituicao como a U.P.
Uma das funcoes dum professor universitario, e fornecer ferramentas ao estudante, de forma que ele por si so, possa produzir conhecimentos academicos e cientificos. A missao do professor, nao e reprovar o estudante e nem facilitar a aprovacao. Este e o meio termo em qualquer instituicao universitaria.
- Caro Antonio Benjamim, se tiver olhos para descobrir a verdade, vai notar que, quase em todos departamentos ficam cheios de estudantes para colocarem as suas preocupacoes, e muita das vezes sao repelidos por directores de curso e ate docentes das cadeiras em que o estudante pede para que se faca a justica. Onde anda a direccao da U.P?
- Outro elemento que talvez nao prestou atencao, e de certos docentes pressionarem os estudantes a tirarem algum valor para passar ou aproveitarem-se delas. Caso contrario, nao faz o nivel. Portanto, agudiza-se mais o amantismo, o companheirismo, o favoritismo, o nepotismo, entre outras formas de corrupcao, ao inves de se privilegiar a ciencia e a tecnica.
So para terminar, gostaria de lhe dizer que, o verdadeiro docente, e aquele que se preocupa com o estudante e nao com as notas, porque a avaliacao e algo subjectivo. Aqui, o saber fazer, esta em primeiro lugar.
Nao obstante, vamos ajudar ao reitor a colocar um antivirus para limpar a imagem da instituicao que nao e tao boa.
Aquele abraco. -
Anónimo24 de Novembro de 2011 01:04BOM DIA.ResponderEliminar
CHAMEM ME DE PEPETELA.
PARABENIZAR A VOSSA INSTITUICAO PELA INICIATIVA... LOUVAVEL.
SOU RECEM FORMADO. CURSEI ECONOMIA E GESTAO NA UCM NA BEIRA.QUERO UMA OPORTUNIDADE COMO DOCENTE; PODE SER EM REGIME PARCIAL; POS LABORAL... DESDE QUE SEJA UMA OPORTUNIDADE DE DE TRABALHAR.
ESPERO ANSIOSAMENTE PELA RESPOSTA.
CONTINIACAO DE UM OPTIMO DIA. -
Anónimo24 de Novembro de 2011 01:15PEPETELA DE NOVO. NAO TOU A ESCOVAR MAS MANO UTHUI TEM QUE TER UMA PAGINA NA WIKIPEDIA. A UNIVERSIDADE PEDAGOGICA TAMBEM... VAMOS APROVEITAR ESSAS TECNOLOGIAS...ResponderEliminar
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Anónimo24 de Novembro de 2011 23:48Bom dia MagníficoResponderEliminar
Economia e Educação-ESCOG-Sede
Com todo respeito o saudo e o parabenizo pelo trabalho que tem feit pela UP. A minha reclamação é pela ESCOG-Sede, pois fiz o exame de conclusão de curso com mais colegas no dia 22 de Agosto de 2011 para obtensão do nível de Licenciatura em Economia e Educação, mas até hoje ainda não sairam os Certificados, deste modo fico prejudicado,porque estou perdendo varias oportunidades de emprego por falta de certificado. -
Bruno Miguel4 de Dezembro de 2011 21:21De facto UP nampula eh uma desgraca, os chefes fazem e disfazem, eh normal ver carro da instituicao no fim de semana a fazer o chamado rali na cidade com o filho da Administrativa da Up,mas nao existe mesmo a resma, toner, etc eh dificil imprimir exames para os estudantes porque nao ha toner mas ha combustivel para os filhos dos donos da Up fazerem e desfazerem e alegarem que ninguem lhes faz nada porque a mae eh Boss e amiga directa do Reitor. Triste mas eh o que acontece, infelizmente ainda se faz sentir cabrito come onde esta amarradoResponderEliminar
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Anónimo8 de Dezembro de 2011 09:36Boa noite Magnifico, realmente as coisas na Up Nampula nao andam nada bem, e a direccao da Up nampula que nao ajuda. O que reina e mais favoritismo aos familiares dos chefes e nada mais. por exemplo o filho da directora Silvio e quem manda nos carros da up. os motoristas devem estar a disposicao dos filhos e genro da directora Administrativa. quanto ao director adjunto Mangrasse ele esta ali como uma figura de estilo porque quem manda na up em napipine e dr Adelino o favorito do Mangrasse. tudo no campus de Napipine quem decide sobre o que se deve fazer e dr Adelino e nao o director adjunto pedagogico. quanto aos professores que cobram sao quase todos.ResponderEliminar
magnifico eu tou a fazer o 1o ano de CADEC, mas ja estamos cansados com as cobrancas de dinheiro que o dr Brito (irmao do director)e a dra Florencia fazem. ja e demais o que acontece na up em nampula -
Anónimo22 de Dezembro de 2011 15:26Boa noite!ResponderEliminar
De facto a corrupacao sempre ira existir... mas e preciso relembrar aos caros estudantes que nao se devem deixar levar por esses actos .... pra que tal nao acontecem facam um esforco... quem entra na universidade sabe de ante mao que deve estudar. Na pratica muitos casos estao relacionados com alunos fracos que nao tendo um bom resultado vao aliciar o professor... temos que mudar esta situacao -
Anónimo22 de Dezembro de 2011 19:06boa noiteResponderEliminar
obrigado magnifico por este espaco
ha corrupcao na up nampula, e demais. contudo nao se pode generalizar os docentes. conheco alguns que sao serios no trabalho mas que por serem exigentes acabam tendo roturos de corruptos. e verdade que ha nomes que nao estao aqui e que deviam aparecer, sobretudo dos professores do hipogep, comecando pela cabeca do curso. doem-me os quatro anos que passei ai esperando que os outros nao passem o que passei, talvez renovar a direcao, sei que isso depende da decisao local.. mas a que fazer qualquer coisa -
Anónimo4 de Janeiro de 2012 23:07Bom dia, Magnifico Reitor, sou estudante da UP-Maputo no 4 ano no curso de matematica,e por razoes de trabalho nao pude frequentar todo o ano de 2011, mas havia me inscrito apenas no 1 semestre e nao pude no 2 semestre estou querendo saber se posso me inscrever para o ano de 2012. e quando comecam as inscricoes.ResponderEliminar
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Boa tarde Reitor, falo de Maputo, sou finalista Na UP do curso de Educacao e gestao ambiental, por se tratar de uma instituicao pedagogica esperei tanto que pudesse ter cadeiras pedagogicas, mas sem sucesso, agora pergunto ha como lecionar sem ter tido nenhuma cadeira pedagogica? se a resposta for nao, gostaria de saber se ha possibilidade de assistar aulas apenas de cadeiras pedagogicas?ResponderEliminar
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Anónimo13 de Janeiro de 2012 03:29Boa tarde Magnifico Reitor, sou funcionario da UPMocambique, tem se visto que a Instituicao esta a crescer no seu comando gracas a sua capacidade de organizacao e trabalho mas temos um problema muito grande de escovismo na parte de alguns colegas que sao capazes de inventar coisas que nao acontecem e culpar alguem, isto tudo para conseguirem lugares de Chefias na Instituicao.ResponderEliminar
seria muito importante transferir alguns funcionarios para exercerem as suas profissoes longe das suas terras de nascimento, que sabe assim os fofoqueiros parem de inventar mentiras para atrapalhar a carreira dod outros. -
Forca Magnifico ReitorResponderEliminar
ja e tempo de ver alguns chefes. Muitos deles nao tem respeito com os estudantes e nem seus colegas, principalmente aqueles que estao nos cargos que nao entendem. -
Anónimo28 de Janeiro de 2012 12:11Brasil: Estado do ParanáResponderEliminar
Prof. Dr. Rogério José Uthui
Universidade Pedagogica
Saudação educacional!
Solicito informação: Sucintamente.
Há possibilidade de solicitar matrícula para o Doutoramento em Ciências (PhD) na forma de Educação à distância?
Obs: Meus títulos de Graduação e Pós-Graduação realizados no Brasil são Legalizados pelo MEC – Ministério da Educação (www.mec.gov.br).
Não estou conseguindo enviar em e-mail/anexo meus diplomas.
Aguardo contato.
Att,
Dr. Edson Luis Garcia, Msc.
Msc. em Desenvolvimento Humano;
Pós-Graduado em Educação à Distância - Formador de Tutores;
Nível Superior: Bacharel em Ciências Biológicas/Biotecnologia (Biólogo).
Licenciado Ciências Biológicas (Professor). -
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Magnifico Reitor!ResponderEliminar
Agradeço a oportunidade que V. Magnificência criou para que os demais possam dar o seu contributo para o desenvolvimento da nossa GRANDE UNIVERSIDADE.
Sou um ex-estudante desta Universidade, curso de Ensino de Matemática, em Maputo. Durante os meus anos de formatura senti, muitas vezes, que a maior parte dos docentes não tinha domínio dos conteúdos. Não importa mencionar nomes aqui, pois, não se trata de um tribunal mas um local de debate de questões pertinentes que visam melhorar a qualidade da formação dos futuros educadores.Na verdade, são muito poucos os professores “bons” de que tenho memória. A base dos docentes daquele departamento é formada de licenciados, recentemente graduados, sem a mínima experiência no ensino, e mesmo os outros antigos sempre mostraram grandes dificuldades. Sei que há um projecto, se é que assim se pode designar, de formação de docentes na UP. No entanto, ainda continua a minha inquietação quanto às cadeiras mais “fortes”, tal como é o caso das análises matemáticas, álgebras, geometrias e estatísticas. Magnífico, o Departamento de Matemática mesmo para o caso em que tem uns PhD’s, eles são apenas licenciados em ensino de matemática e depois fizeram mestrado em didáctica de matemática.
Como sugestão, a UP devia apostar na formação, por exemplo, de Doutores em análise, álgebra… para garantir a parte científica e os Doutores em didácticas de isto mais aquilo irão leccionar as didácticas específicas. Aliás, a vocação da UP é de formar professores.
Antonio Matsena -
Anónimo2 de Fevereiro de 2012 01:12bom dia magnifico reito da up, venho por meio desta reclamar a morozidade na emissao de certificados por parte do do departamento do registo academico, me encontro licenciado desde junho do ano 2011 e graduei em abril do mesmo ano mas na altura da graduacao nao tive certificado e nem diploma ate ho que nao tenho nenhum desses documentos agradecia que me ajudasse excelentissimo magnifico, o meu nome e suale antonio celestino, Licenciado em informatica up nampula, o estudante que teve a intervencao em nampula quando sua excelencia reuniu-se com estudantes daquela delegacao e eu disse que a directora do registo academico devia fazer o que pio matos fez em quelimane, talvez seja porcausa disso que fui marcado, suponho isso.ResponderEliminar
desculp magnifico pesso sua intervenssao no assunto. meu email, suale_06@yahoo.com.br -
Anónimo20 de Abril de 2012 06:25boa tarde senhor reitor! saudacao, chamo-me por (ursula teresa Mabutana) vim por este meio perguntar-lhe sobre os certificados tanto de bacharel como tambem de licenciatura em que mes do ano, neste caso para este ano 2012 eh possivel adquiri-lo? sobretudo para provincia de Nampula. aguardo a vosssa resposta.ResponderEliminar
atenciosamente: ursula teresa Mabutana -
Anónimo14 de Maio de 2012 01:16Meu e-mai: tunosofrinho@hotmail.comResponderEliminar
Bom dia Magnífico Reitor, sou Fernando Sofrinho, producto desta que que é a mais espansiva e com melhor qualidade em termos de formação de quadros do país, o que neste momento me inquieta é pelo facto de estar a espera do meu Diploma desde o ano de 2009 até então, sendo assim, como a figura mais alta desta Universidade gostaria de saber se existe outro requisito para além de ter concluído a Licenciatura e ter pago os 1200,00mts que me foi cobrado pela U.P, e não só,os 200,00mts que eram pelas fitas que nunca chegaram a nos entregar, mas isso não tem importância mas, o meu Diploma sim, a não ser que o conselho cientifíco me retirou o direito ou para quando terei uma vez que estou a espera ja a 3 anos que nunca mais chega a seu legítimo proprietário? -
Anónimo16 de Maio de 2012 11:40Magnifico reitor, tenho estado a par de tudo o que circula em torno do Professor Brito, director desta delegação. Reconheço a capacidade de liderança do Magnifico Reitor e a sua serenidade quando se depara com problemas desta natureza. Sou um pacato docente desta delegação, do departamento de ciências pedagógicas.ResponderEliminar
As pessoas que prestaram informações, infundadas, ate que se prove o contrario, são as mesmas que estão, desde o ano passado, a encher o blog do magnifico com queixinhas. Não tire ilações precipitadas, Magnifico. Não julgue Brito por aquilo que este grupinho anda a dizer. Brito tem sido, ate hoje, o melhor líder que temos. Ate que eu não gosto dele pessoalmente, confesso, mas é um bom líder magnifico. É competente. É sensível ao problemas dos seus colaboradores. É comunicativo. É acessível.
As pessoas que escrevem coisas feias contra ele, algumas são ambiciosas, porque querem atacar o poder, outras são saudosistas, que ainda " continuam a olhar para o céu, mesmo depois de Cristo subir ao ceu". Acredito que o magnifico reitor os conhece. Se não os conhece, procura saber que é Mangrasse, Adelino, Zainabo, Jackisson, Idalina. Estes são o centro destes todos os problemas. Mangrasse, desde o tempo de ivala aspirou à Direcção. Quer ser director a todo o custo. O manjor gerneral dele é Adelino e Zainabo. Todos são bem fingidos e fofoqueiros também. Maus.
Adelino é um frustrado que vem do extinto IMAP. Transferiu-se porque perdeu a concorrência para a directoria daquele centro. Se acha que minto, pergunte-lhe. E na UP aliou-se a Mangrasse para junto com Zainabo assaltarem o poder.
Jackson é sobrinho de Mangrasse e fazem a mesma ala. Mas o problema de Jackson já é outro. Precisa dinheiro, se não apanha dinheiro chantageia. Estas pessoas conseguiram fazer uma legião que anda a borrar gratuitamente a imagem de Brito. Se me perguntar, menciono-os todos. O grosso número pertence ao meu Departamento, o de ciências pedagógicas, local onde são afiadas as flechas e armas para matar Brito. Lembra-se do grupo de mestrado que fez carta anónima? todo ele é legião de Mangrasse.
A solução não é tirar Brito do poder, é transferir essa grupinho para outras delegações, não serve para nada. Mesmo que nomeia outro director, se este grupinho continuar a assumir o protagonismo da instituição, e se ainda não ter ascendido ao poder, os problemas vão continuar. Todos os docentes da UP sabem de tudo o que eu tomei a coragem de escrever, mas temem represálias. O que escrevi agora, as proreitoras ouviram, duma forma fragmentada, aqui, quer na reunião com os docentes, quer com os chefes dos departamentos e com os directores dos cursos. Tomei esta coragem, porque vejo que, a historia de Jesus Cristo vai ter eco aqui: " matar o inocente e deixar os malfeitores a governarem". Tudo o que falei aqui não posso provar em tribunal, mas é uma verdade crua.
Conheço pessoalmente o magnifico reitor, sei que no fundo vai dizer que não sou a pessoa autorizada para dizer o que deve fazer e o que não deve fazer, mas se julgar Brito por o que anda, esse grupinho, a escrever, estará a cometer um grande erro. -
Boa tarde magnifico reitor, em primeiro lugar parabenizar pelas mudancas que ocorreram no curso de GADEC pois trouxe nova endumentaria e esta mais perceptivel.ResponderEliminar
De salientar que poderiam dar Introducao ao Direito antes de termos o Direito do Ambiente poeque entramos em contradicoes pois nao sabemos consultar a lei. continuem a melhorar a UP para que nos sintamos cada vez mais orgulhosos -
Anónimo22 de Maio de 2012 00:22Bom dia senhores Reitores! Venho por este meio congratular a instituição pela actual rapidez no processo de elaboração e emissão dos certificados, mas tenho aqui uma nota que seria relevante nesse processo de emissão que portanto usassem os nomes que estão nos BILHETES DE IDENTIDADE AO INVÉS DOS QUE ESTAO NO SISTEMA, para constar no certificado, uma vez que estes nomes nem sempre estão perfeitamente escritos no sistema dai que aconselho que usa-se os nomes que estão no BI eu particularmente sinto-me lazado porque meu ultimo nome foi trocado uma letra no certificado ao invés do “G”, escreveram o “Q” e eu escrevo da província e sou obrigado a devolver o certificado para Maputo para escreverem correctamente o nome, portanto correndo o risco de perder-se o certificado e nunca mais o ter e consequentemente perder as oportunidades de emprego, e a minha duvida ou seja a minha preocupação é quando devo devolver esse documento devo reconhece-lo e devolver o reconhecido e o BI ou devo devolver o certificado original? Tendo em conta que nem sempre esta se elaborar os certificados aguardo ansiosamente a vossa resposta.ResponderEliminar
Nota: fui ao registo académico da minha delegação e o nome lá este devidamente escrito, obrigando-me a acreditar que o erro partiu da sede, e estou aterrorizado porque (TAMBÉM ESPERO O CERTIFICADO DE LICENCEATURA E TENHO MEDO QUE O NOME TAMBÉM VENHA NOVAMENTE MAL ESCRITO).
Desculpa por ter estendido demasiado o discurso e espero que tenha me entendido. obrigado.
A vossa reposta se possível podia ser enviada também a este emal: naotemosnecessidades@gmail.com -
Magnífico ReitorResponderEliminar
Chamo-me Manuel Adriano Tiano e estou participando neste debate motivado por uma multiplicidade de fatores.
a) Mesmo que de forma indireta nalgumas circunstâncias trabalho no setor da educação desde 1996;
b) Estudei e colaborei na Universidade Pedagógica – Delegação de Nampula entre 2002 a 2007.
c) Estou preparando-me para iniciar uma carreira profissional em Educação, ou seja é me bastante importante fazer acompanhamento do dia-a-dia de assuntos sobre a Educação, particularmente a nossa moçambicana, e especialmente o Ensino Superior.
Primeiro congratular a Reitoria da UP pela abertura que demonstra aqui, pela utilização inclusive das tecnologias, fato que permite-nos contribuir para o fortalecimento da democracia institucional. Aliás outro dia em conversa de café, e um comentário no facebook atribui um bom sinal a indicação de 3 novas figuras na Reitoria sob designação de Pró-Reitores.
Relativamente a iniciativa, ocorre-me observar o seguinte(penso que a comunidade está a altura de perceber): Porque os assuntos não são propostos para colocação por eixos temáticos, tomando em conta o interesse da Reitoria em procurar cada vez mais servir? Imagino que desse lado consigam classificar, mas para nós cá fora da instituição seria bastante útil, (pessoalmente calhei com este blog a procurar outro assunto na internet sobre a UP) e até fazer uma pré avaliação das questões centrais levantadas pelo vosso público. -
UP NAMPULA NO BLOGResponderEliminar
Os assuntos da UP Nampula no blog tem um elevado recorde, e pelo fato de a conhecer como estudante, conhecer as figuras mencionadas nos comentários como colegas da época, professores investi meu tempo a ler e ocorre-me dizer o seguinte:
a) O que está acontecendo trata-se de uma atitude quanto a mim normal, típica de uma realidade que os estudiosos de organizações escolares a enquadram sob designação de Escola como Arena Política. De fato no seu livro intitulado Imagens Organizacionais da Escola, o Professor Jorge Adelino Costa, da Universidade de Aveiro, onde atualmente estudo, apresenta-nos algumas ideias de como são os ambientes escolares se não vejamos:
– A escola é um sistema político em miniatura cujo funcionamento é análogo ao das situações políticas existentes nos contextos macro-sociais;
– Os estabelecimentos de ensino são compostos por uma pluralidade e heterogeneidade de indivíduos e de grupos que dispõem de objectivos próprios, poderes e influencias diversas e posicionamentos hierárquicos diferenciados;
– A vida escolar desenrola-se com base na conflitualidade de interesses e consequente luta pelo poder;
– Os interesses (de origem individual ou grupal) situam-se quer no interior da própria escola, quer no seu exterior e influenciam toda a actividade organizacional;
– As decisões escolares, tendo na base a capacidade de poder e de influencia dos diversos indivíduos e grupos, desenrolam-se e obtêm-se, basicamente, a partir de processos de negociação e,
– Interesses, conflito, poder e negociação são palavras – chave no discurso utilizado por esta abordagem organizacional.
b) Ora, o que enumerei atrás é a visão simplista do fenómeno via livro, o que serve apenas como ferramenta para perceção e atuação. E a meu ver todo o julgamento a fazer pela Reitoria dos acontecimentos da UP de Nampula deverá ser baseado na compreensão da realidade escolar, que neste caso é típica, juntando a isso o nível de proximidade que a direção encabeçada pelo Professor Brito tem com os resultados que se lhes foram pedidos pela Reitoria.
c) Por outro lado apetece-me dizer que esta forma de vida é tão antiga lá na minha UP de Nampula a ponto de recordar-me das chamadas que se faziam ao Reitor Machili, queixando sobre procedimentos de vida e trabalho durante a direção dos Profs Ivala e Bonnet. Eu mesmo fui em plena aula de Docência Universitária denunciado de uma prática que não a fiz(vender horários no Departamento), foi muitas vezes questionada a minha integração em eventos institucionais se eu era somente estudante da UP….Penoso é que tudo era por forças do anomimato, fato que ainda se mantém constante até hoje, levando em jeito de fecho dizer o seguinte:
d) Aos meus amigos de Nampula: Recordem-se que uns estão aí por emprego, um emprego que não se pode perder, nem fazer outros perderem por mentiras. Além do emprego, estamos diante de uma marca dentro da família UP que criamos, a marca UP Nampula, algo que vocês deviam prezar, valorizar e assumir como vossa. Se há luta, intriga, SIM SENHOR, mas tem que ser em arena aberta, direta, e usem vossos pequenos colégios para participar(curso, departamento, coletivos, etc), porque ANONIMATO e denúncias infundadas é cobardia meus senhores que pode nos levar ao risco de cinzentar a imagem da UP e até ficarmos sem alunos.
e) À Reitoria votos de que continue a trabalhar dentro do vosso lema democrático e espero sinceramente que ajudem as pessoas a fazerem as coisas acontecer….recordem-se que “aquila non capit muscas” ou a águia não come moscas; uma pessoa de espírito superior não se preocupa com ninharias, e creio sinceramente que estão conseguindo separar o trigo do joio.
Obrigado
Manuel Adriano TIANO, 25 de Maio de 2012
mtiano@gmail.com -
Anónimo31 de Maio de 2012 01:20Bom dia, somente dizer que eu sei que é difícil ler e responder a todas as perguntas que são feitas pelos internautas do blog, mas eu creio que as respostas deviam ser dadas de acordo com o grau elevado de preocupação, eu fiz uma pergunta que da minha parte achei importante para mim ( e que se calhar apoquenta a muitos), mas no entanto foi saltada e não foi respondida e deveras senti-me descriminado, mas mesmo assim estão de parabéns por criar este blog para interagir. ObrigadoResponderEliminar
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Anónimo10 de Junho de 2012 09:22Boa Noite.ResponderEliminar
Magnifico,
A matricula e a inscrição devem ser feitas
no princípio do ano, porem para os estudantes
que pagam propinas por vezes é difícil faze-lo
quando se encontram endividados. A condição inicial
é que todos estudantes estejam com o saldo 0 para
poderem efectuar a matricula e inscrição. Neste momento
enfrentamos um problema sério em fazê-lo pois ja não é
possivel fazê-lo. Logo, nós, mais de duas duzias de
estudantes encontramo-nos em situação crítica de ter
participado nas cadeiras, sido avaliados e agora
interditos até de ir à sala de exame.
Embora a nossa situação seja desvantajosa:
O que é possível fazer? Como devemos proceder?
Estamos em tremendo desespero, pois a outra massa
esta prestes a terminar o curso. -
Anónimo13 de Junho de 2012 13:59Caro Magnifico Reitor/comentaristas,ResponderEliminar
entrei como anonimo pois nao consegui outra forma. sou Gelane L Madjibui e ja fui uma vez docente da nossa bela UP.
Tomei o conhecimento da existência deste espaço a partir dum amigo. Como qualquer um faria, por curiosidade decidi acessar e ler os tristes assuntos aqui tratados.
O grande problema é que parece existir pessoas que querem falar de alguns assuntos mas não querem dar a cara – dai, que para mim, levanta suspeitas do perfil do queixoso. Não estou aqui para refutar ou aceitar os comentários por elas deixados. Digo isto porque existe um comentarista que diz ter sido um docente do curso de Inglês. Esta afirmação remete á algumas pessoas a ideia que eu tenha sido o responsável pelo comentário. Não tenho medo de represálias mas apenas quero deixar claro que em nenhum momento tive a ousadia fazer comentários de tamanha vergonha não pelo conteúdo mas pelo espaço onde tais comentários são deixados. Tenho pessoas que apostaram e acreditaram em mim assim como também tenho os que admiram em mim e não quero desiludi-los com comentários, que mesmo que pareçam reais/irreais, estão no lugar inapropriado.
Quem de nós, quando o quarto está sujo, corre para informar os vizinhos e mundo todo que o quarto onde dorme esta uma pocilga? Se é a esposa que não limpou, ele chamá-la-ia e conversaria com ela. Da mesma forma faria se a responsabilidade fosse do rapaz/empregado da casa mas acredito que nunca diria aos vizinhos que teve tosse porque o quarto está cheio de poeira.
Que se encontre uma outra forma de discutir estes assuntos. Recordem-se que é frequente muito antes de se ter a oportunidade de mostrar em prática, as pessoas perguntam onde fomos formados. O nome da instituição leva as pessoas a fazer conclusões sobre as competências do questionado.
A UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA É ORGULHOSAMENTE NOSSA. Bem-haja a UP por longos e longos anos.
Gelane -
Anónimo19 de Junho de 2012 09:30Gostaria, primeiro de agradecer a disponibilização deste espaço para um contacto directo com o Magnifico. O meu colega, o chefe do departamento anónimo, falou de alguns aspectos muito importantes que acontecem nesta delegação. Eu não quero retomar esta linha de pensamento que, apesar de concordar com ela, aumenta ainda os conflitos entre as parte envolvidas.ResponderEliminar
Desta vez, quero falar da pro-reitora para área de Graduação. Percebo que para se aceder a um cargo desta natureza, tem de se ter confiança com as pessoas com as quais se trabalha. E não sei se a referida pro-reitora responde a este requisito. Ou seja, não sei se o magnifico propôs a nomeação dela para este cargo por confiança.
Na reunião que a pro-reitora teve com os chefes dos departamentos , ela mostrou um comportamento bastante esquisito que pode, ao invés de solucionar os problemas que lhe são colocadas, afastar mais as pessoas em conflito. Na referida reunião, o MA. Tarcisio, que responde pelo Departamento de Registos académicos, queixou-se do mau relacionamento que possui com a sua superior hierárquica, a Eng. Magumana, tendo afirmado que, quando se dirigi ela, que é, naturalmente, um colega, trata-o mal, chegando ao ponto de o chamar de burro. Ora, perante a esta inquietação, que não acho ser oportuna legitima-la ou não, a nossa chefe-grande, a pessoa de confiança do Magnifico, respondeu o seguinte: «a Eng. Magumana é uma pessoa de confiança do magnifico reitor, mesmo que eu reporte este problema, não vai ser resolvido. Em Maputo, ela comporta-se assim e confia o Magnifico. Ela não só faz e desfaz, como também é racista»
Veja so magnifico, estes pronunciamentos, a o invés de solucionar os problemas decorrentes da relação de trabalho, aumentam os declives existentes entre ambas as partes. O Magnifico deve estar a pensar que isto é mais uma mentira bem feita. Procure falar em confidencia com os outros chefes dos departamentos, vão exatamente reportar isso.
Ora, onde reside a minha preocupação? É que advinho que esta preocupação não constou nem das actas nem do relatório da pro-reitora, o que revela, se essa minha perceção é correcta, que a informação que ela dá é manufacturada e não revela a verdade dos factos no campo; segundo, este comportamento ao invés de solucionar os problemas existentes nas delegações aumenta os conflitos e faz com que as tensões emergentes prevaleçam. Sei que quem gere o blog é ela, por isso vou enviar pessoalmente para o seu email, na esperança de que este comportamento não prevaleça no seu académico. Já adivinho que resposta terei.
Os meus comprimentos -
Anónimo23 de Junho de 2012 03:12“Bom dia Anónimo,ResponderEliminar
De que pergunta se está a referir? Por ser anónimo é nos difícil recuperar qual foi a pergunta pois anónimos são muitos. Queira, por favor repeti-ls?
Bom trabalho.
Donaciano” FIM DA CITACÃO
Vou recuperar a pergunta Para vossa Excelência, o seja a preocupação e serie mais breve possível, eu estava me a referir dos certificados que aparecem com erros no nomes, o melhor que se devia fazer para impedir esses constrangimento desnecessário seria usar os monos que aparecem nos bilhetes de identidade, pois recebi o certificado de bacharel com nome mal escrito, e agora espero pelo de licenciatura e temo que também apareça do mesmo modo, que também este erro de grafia se estenda ao diploma, que coisa devo fazer para evitar isso e quanto tempo leva para rectificar os certificados, uma vez que se tem dito que os que são levados para a rectificação nunca mais voltam? e nem sempre se esta a imprimir os certificados, E agradecia mais uma vez que se usassem os nomes que aparecem no BI ao invés dos que estão no sistema (nem sempre estão correctamente escritos). Porque quando fui ao registo académico da minha direcção eles disseram que o erro partiu da sede, até porque no registo académico da minha delegação o meu nome esta correctamente escrita, mas já devolvi o certificado, desde já agradeço a resposta. -
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Anónimo28 de Junho de 2012 00:28Bom dia! queria comentar sobre o sr. que disse que a eng.magumane Dir.Registro Academico e' racista.Queria lhe prg se ela e' racista porque ela esta casada com um mocambicano de raca negra ja agora??? segundo dizer que ela e' amiga do reitor isto e' pura inveja e a inveja e' um sentimento muito feio e so invejam os pauperimos que ao em vez de se empenharem no seu trabalho passam o dia a caluniar as pessoas.obrigado!ResponderEliminar
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Anónimo1 de Julho de 2012 21:29Obrigado Doutora pelos esclarecimentos detalhados sobre está questão, teoricamente supriu os meus anseios, vamos ver na prática. Desde já uma boa semana de trabalho.ResponderEliminar
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Laura Fenhane3 de Julho de 2012 05:13Boa tarde.ResponderEliminar
Escrevo para fazer algumas questoes:
Porque que a UP usa os docentes como se fossem tecnicos administrativos? digo isso porque as delegacoes mais concretamente da UPN ocupam os docentes a lancar notas dos estudantes, realizam matricula dos mesmo e colam pautas. Isso nao seria trabalho do registo academico? Os docentes ja andam sobrecarregados com as turmas e no final do semestre tem que corrigir os ultimos testes, elaborar exames, corrigi-los, publicar os resultados a tempo da realizacao da recorrencia e por cima disso deve lancar as notas de todos os estudantes e enviar ao registo academico que este por sua vez envia ao RA central para emissao do certificados. Como consequencia disso muitas das notas aparecem erradas.Entao qual e' a actividade do registo academico? uma vez que esse setor nem matricula realiza dos estudantes. Ha que repensar nesse mecanismo de trabalho.
Att, Laura Fenhane -
Anónimo9 de Julho de 2012 15:58Bom dia,ResponderEliminar
Quero parabenizar o Magnifico reitor pelo esforco que tem emprendido para a modernizacao da Universidade Pedagogica, concretamente na área de Registo Academico. Considero esse espaço importante para a interacao directa com a vossa magnificiencia com objetivo único de desenvolver a instituicao.
Fui estudante dessa universidade e tive problema na emissao do meu certificado de Bacharelato, as notas apareceram erradas, isso bem abaixo do meu desempenho como estudante, demorando muito tempo para a sua emissao, só recebi depois de terminar o nível de licenciatura. Desta forma tive que me conter com as notas uma vez que pedi a revisao do mesmo e nunca mas o recebi. Do lado oposto houve casos de colegas que obtiveram altas notas nos seus certificados isso é de forma errada. Eu penso que a informatizacao do registo academico deve abrangir a base, isso é nas delegacoes uma vez que é de la onde surge os erros e sugiro que antes do envio das notas para o registo os estudantes deveria ter acesso as mesmas para possivel revisao ou um acompanhamento permanente das notas. Quanto a questao apresentada pela Laura, pelo menos quando eu era estudante (ate ao ano passado e pelos visto continua) eram os docentes que faziam a inscricao dos estudantes, o registo academico so fazia a matricula dos ingressos.
Bem Haja a Universidade Pedagogica.
Carlos A. W. Daniel -
Anónimo10 de Julho de 2012 04:06Boa tarde MAgnifico ReitorResponderEliminar
Venho por este meio colocar a minha preocupacao, estou a meio do ano comn esta preocupacao relacionado a parte administrativa. NAo sei se e o momento proprio e espaco a propriado. -
Anónimo10 de Julho de 2012 04:10Boa tarde Magnifico ReitorResponderEliminar
Estamos a meio do ano que a Delegacao de Niassa nao resolve nosso caso de ajudas de custo desde ano passado. Ja remetemos varios documentos a pedido de esclarecimento mas nao dao resposta, pedimos a vossa colaboracao para esse assunto. -
Donaciano21 de Julho de 2012 01:48Bom dia anónimo da UP Niassa,ResponderEliminar
O anónimo é docente, membro de direcção ou CTA para sabermos como estudar o assunto. Pois não sabemos de que ajudas de custo se refere.
Esclarece-nos que nós faremos a nossa parte.
Cumprimentos.
Donaciano -
Anónimo24 de Julho de 2012 06:46Senti-meonrado por ter recebido o diploma nas maos da prof. Dra: BENDITA DONACIANO, uma vez que sou fam dela pela habilidade na escrita e na gestao do blog, e pela capacidade de mediar comflitos aqui, e dizer ao mesmo tempo obrigado a UP, por eu me ter formado aqui e espero voltar aqui para fazer outros nives, pois sou recem graduado na UPN, forca Up, idenpendentemente das fragilidades que uns querere demsotrar voces são melhores. Estou em anononimo porque é dificil registar aqui.ResponderEliminar
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Espertas Saudacoes Reitor da UP Dr. Rogerio UthuiResponderEliminar
sou Otilio Bambo, ex-estudante da Up-Gaza, gostava de sugerir ao Reitor, a possibilidade de desenho de um seminario na UP-Gaza ou se calhar a UP em geral, acerca da Lideranca e academia, sem objectivo nenhum, existe um desconforto na actuacao destes funcionarios.como dizia nos medias Dr. Casteano temos docentes nao academicos. agradecia a compreensao. -
antonio Murapaniuaa Orera sacanja30 de Agosto de 2012 15:09venho, magnifco, denunciar o mau ambiete de trabalho que se vive nesta universidade, originado pelo dr. adelino e pelo dr. mangrasse.estes dois estao a criar um n'ucleo clandestino de caracter tribal. pertenco ao tal nucleo, porque me convidam, em algum momento, pra as conversas clandestinas. escrevo porque estou revoltado porque sinto que, para alem de o nucleo ter apenas o caracter tribal, funciona tambem como foco principal para procurar uma forma possivel de derrubar a ermelinda e brito dos respectivos cargos.o problema com brito 'e o facto de ele nao ser nativo de nampula e o problema com ermelinda 'e porque nao lhes d'a o dinheiro que eles precisam. acham-na muito chata.promovem igualmente um clima de insatistfacao no seio da classe docente, anunciando que quem retirou o horario de pos-laboral de alguns docentes 'e ermelinda e brito, o que, nao passa de uma grande mentira, uma vez eles acumularam as horas, atraves de alguns tarifeiros a que chamam de assitentes. no mes antepassado agitaram os funcionarios do CTA com direito a sopa, para nao tomarem a referida sopa, alegando que tem o direito de receber valores monitarios.actualmente, estao a preparar aquilo que chamaria um golpe final. possuem uma bomba preparada que julgo que dentro de poucos dias vai explodir, espera, que vera.sabe Magnifico, estes problemas que est'a a deixar crescer, porque sabe que existem, um dia vao te atingir e vai provar o veneno destas duas cobras, acredite.ResponderEliminar
o que o bloguista disse 'e verdade. mangrasse pretende ser o director da institu,cao e o seu pedagogico, conforme falam nesses encontros, vai ser adelino. procuram, a todo custo, pretextos para manchar os nomes de ermelinda e de brito, para que quejam vistos como maus dirigentes. e nao estao sozinhos, possuem pesos pesados que lhes apadrinham. um dia que me convier, vou mencion'a-los.
esses dois sao uns sem vergonha magn'ifico,retiraram a carga horaria de um docente de estatistica por a esposa de mangrasse ter excluido nessa cadeira. o professor existe Magnifico, nao estou a mentir, quando vier, pergunte ao docente. 'e muita baixaria junta que anda a ser protagonizada por estes dois monstros, no verdadeiro sentido do termo. De academicos nao possuem nada, se nao uns pequenos cursos de pos-graduacao em 'odeo e em inveja. o que falei aqui 'e de dom'inio de todos os docentes. grande parte de n'os, somos saudositas, sobretudo do tempo em aqui na up, esbanjavamos bom dinheiro por tudo e por nada -
Martins Mandlate30 de Outubro de 2012 05:34Boa tarde Magnifico ReitorResponderEliminar
Eu fui estudante dessa prestigiada instituição, tendo concluído com sucesso a Licenciatura em Ensino de Educação Física e Desportos no ano de 2008.
Actualmente sou funcionário do Ministério das Finanças na área de Recursos Humanos, o que de certa forma não me encontro enquadrado na minha área de formação.
O que gostaria de saber é:
1. Posso me candidatar ao curso de Gestão de Recursos Humanos?
2. Quais as vantagens que tenho uma vez que fui estudante
dessa Instituição.
Gratos pela atenção. -
Anónimo4 de Novembro de 2012 01:01Boa tarde, e cordias saudações, fui estudante desta prestigiada Universidade e conclui uma licenceatura, e gostária de saber como posso adquirir uma carta de recomendação (quais os passos que devo seguir encontrando-me na Provincia?) para uma outra Univesidade. desde ja um obrigado e aguardo a resposta.ResponderEliminar
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AngelStar22 de Novembro de 2012 07:44Boa tarde,sou Laura. Eu quero me candidatar para o curso GADEC, nesta Universidade. Mas gostaria de saber o que o curso e mesmo. De que se trata, e o que significam as letras. Agradeco.ResponderEliminar
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Anónimo7 de Dezembro de 2012 04:30Boa tarde Magnifico, meus parabens pela forma como tem digirido a UP, confesso que surprendo me a forma como a Universidade tem vindo a crescer fazendo com que algumas coisas venha a ficar desorganizadas. sou estudante de turma de AGE no regime Pos-laboral na UPNampula, andamos preocupado pela forma como tem sido o final de cada semestre. para sabermos a notas das cadeiras temos sempre que nos dirigirmos aos departamentos e um docente indicado nao sabemos por quem e' que ditas as notas e nos por detras do leptop dele... o mais preocupante e' que e' chamado estudante por estudante e no final diz que estamos em situacoes complicadas mas que pode nos ajudar a chegar ao exame mediante a um valor por ele estabelecido...ResponderEliminar
ainda que nos esforcamos estudando no final diz que falta nos sempre alguma nota para irmos ao exame ficamos sem saber se o que ele diz e' verdade ou simplismente porque manipula as notas... ja tentamos nos unir para chegarmos a preocupacao ao Director para ver se podiam tornar publicas as pautas nas vitrinas mas alguns colegas criam barreiras pois eles conseguem pagar os valores que os docentes pedem assim vao ao exames e nos que nao conseguimos somos excluidos injustamente. gostariamos tanto que o Magnifico podesse nos ajudar a desbloquear essa situacao, pois os indices de corrupcao sao cada vez maiores na UPNampula. agradecemos a ajuda... -
Donaciano14 de Dezembro de 2012 21:26Caro bloguer, um bom sábado para si e sua família.ResponderEliminar
Tinha iniciado bem a elogiar o trabalho que a UP está a realizar em todas as suas unidades mas parece que se arrependeu para logo a seguir dizer que estamos a fomentar a desorganização. Não se arrependa de elogiar pois tudo o que disse é verdade: estamos a crescer e implementar qualidade em muitas coisas que vamos fazendo.
Para o ponto que nos apresenta é o anómimo sabe que para os estudantes dos cursos de Pós-Laboral (principalmente os que têm dificuldades de pagarem a tempo as suas mensalidades)para saberem sobre o seu processo académico tem de passar pelas finanças para confirmarem se têm ou não dívidas. Sabemos que esse processo tem sido moroso e muitas vezes desgastante pois o sistema pode não corresponder como queriamos. No caso específico que apresenta do curso de AGE, em Nampula (e ainda bem que você mesmo disse que era do curso PL)as notas estão a ser feitas via directa, ditando-as, para os estudantes que estão com dívida zero. Deve ser por isso mesmo que pessoas da mesma turma/disciplina umas são ditas as notas e outras não. O mais correcto seria tira as pautas para os estudantes não devedores para evitar o que agora o anónimo está a fazer: trazer atona algo mal contado. Mas atenção, se realmente o que nos está a dizer que alguns para saberem as suas notas pagam algum valor monetário aí sim vamos ter de averiguar junto das pessoas visadas: desde os estudantes, os professores que ditam as notas, o Director do Curso e o Chefe do Departamento.
Como vê, por tudo isto, não exite em continuar a elogiar a UP pelo trabalho que está a realizar.
Um bom final para si, são os nossos desejos.
Donaciano.