quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

COMO FOSSE EU INTELECTUAL - Comentário

 
Francisco Moises said...
De maneira como Gisela Cumba comecou o seu ultimo comentario, eu pensava que ela ia desmentir que nao era anti-semita. No Ocidente a palavra ant-semitismo refere-se a odio contra judeus e nao contra arabes. Comprendo o que ela diz quando diz que arabes sao tambem semitas. Sim, os arabes estao na classificacao de povos semitas. Mas depos a senhora Cumba entrou na confusao de querer definir judeus e israelitas ou naose explicou claramente.
Biblicamente falando, os judeus sao israelitas. Mas se se fala em relacao ao estado de Israel de hoje, has mais judeus fora de Israel pelo mundo fora do que em Israel. Ha muitos judeus que nao tem nada a ver o estado de Israel. Sao poucos os judeus que nao se simpatisam pelo estado de Israel.
O que espantou-me e causou me calafrios foi o facto de a senhora Cumba cuspir todo o seu veneno contra os judeus, injentando muitos mitos nos seus ataques contra os judeus -- veneno este que agradaria os Nazis que lhe poderiam lhe dar uma promocao pela sua atitude contra os judeus.
Seja mais humana, senhora Cumba. Pode gostar de e apoiar os arabes como quer, nao e preciso que voce fique descaradamente contra os judeus.
 
JJLABORET said...
Como tenho certeza de que a Senhora Gisele Cumba não tem acesso aos compêndios de que disponho em minha biblioteca, transcrevo aqui um trecho do Wikipédia, onde o acesso lhe fica mais fácil e portanto basta consultar a qualquer momento:
WIKIPÉDIA
..."Antissemitismo (do alemão Antisemitismus) , em português, significa aversão ou hostilidade contra os semitas, especialmente os judeus[1] como etnia. Inicialmente manifesta como hostilidade de caráter religioso - a exemplo do antijudaísmo do Medievo -, no século XX, na Alemanha nazista, motivou verdadeira perseguição, baseada em doutrinas supostamente científicas."...
Notou que o texto explicativo é claro em dizer que:..."em português", significa aversão ou hostilidade contra os semitas, "especialmente os judeus" como etnia...
Minha língua é o português, minha senhora! Expressei-me nela no meu comentário. Poderia até expressar-me no latim, no francês ou no inglês, mas raramento o faço. Não tem sentido falar ou escrever em outra língua dentro dos PALOPS. Portanto, EM PORTUGUÊS SIGNIFICA "AVERSÃO ESPECIALMENTE CONTRA JUDEUS", entendeu? Sua suposta erudição claudica ante o entendimento geral dado ao termo citado na língua portuguesa. Mas se ainda assim não entendeu, dou-lhe explicação mais clara, para que não pense que sua tosca erudição me pega pelo pé:
Na ciência antropológica, os hebreus, os árabes e alguns povos do norte da África como os etíopes e os núbios, além de outras tribos tanto do Oriente Médio como ainda do norte da África tem origem semita, ou seja, descendem de Sem, um dos filhos de Abraão. ISSO NA CIÊNCIA ANTROPOLÓGICA E NÃO NA DIALÉTICA USUAL, NA LINGUAGEM COTIDIANA!
No português, o termo "anti-semita" é usado quando alguém quer comparar uma pessoa como "NAZISTA" desde que eram esses aversos a TODOS os povos de linhagem semita, fossem judeus, árabes, etc.
Dada a sua acusação, citando diretamente e com tal pejoração a "israelitas", fiz uma pergunta se "é a senhora anti-semita" (como poderia ter-lhe perguntado diretamente se era nazista), e não uma acusação de que o seja ou o fosse! não se amofine! Bastaria dizer enfáticamente NÃÃÃOOOO!!!
Mas não estou aqui para lhe ensinar nada, nem de si tomar lições nem exemplos espelhados do pensamento e das ações de papá Samora Machel, nos quais se orienta.
Como gostaria de vê-la, calças folgadas de cáqui, blusão quatro bolsos e chicote na mão tal como pinta esse quadro:
..."Chamboko, chicote pode ser bom, mesmo para esses moçcambicanos irmaos mas que nunca mais voltaram, fugiram para Canada, Kenia, fizeram confusao sempre, confusionistas, javalismo como dizia Samora."...
Notar a frase:... "como dizia Samora."...
Como se Samora Machel dissesse ou fosse alguma coisa aconselhável após os inúmeros assassinatos cometidos, e outros crimes diversos para além de chicotear seres humanos sem processo nem julgamento, entre tais crimes a infamante concupiscência que o levou a assassinar um dos "camaradas" para lhe tomar à força a mulher, e depois, quando desprezado por ela, também a matar... Esse o seu papá HERÓI!
O que Samora Machel pode ter "dito", sómente serviu e serve à vesga educação da senhora e demais "camaradas"! Tenha pois como bíblia, para sí, tudo o que ele vomitou e que continua fétido até os dias de hoje, MAS NÃO QUEIRA QUE TODOS SIGAM ESSE MESMO CREDO!
A Senhora reclamou, em seu primeiro comentário, da forma e do estilo como os comentaristas opinam neste blog. No entanto, SERPENTEOU COM VENENO NESTE SÍTIO, COMO SE ESTIVESSE ACIMA DE QUAISQUER CONSIDERAÇÕES. Vejamos:
..."O visado deu já ordens ao seu advogado para accionar processo contra o detentor do site por conluio e difamação. untamente com 'Licos Ivar' e 'Beirense da Manga'. Mas não cabe a mim ser porta voz do ex porta voz. Apenas denunciar que o Macua que sigo há muito esta se a desviar do caminho habitual ou talvez nao e a agir a mando de alguem. Mas aqui nao ha informaçao. Há campanha e ódio e vingança de quem diz ser pela democracia em Moçambique e no mundo. Eu sou da Matola, moçambicana de origem, e conheço uns e outros mas vejo que o Sr. Gil está a fazer fretes."...
Já respondi a isso.
Para finalizar este comentário, confesso que sua frase abaixo me deixa confuso:
..."nem so os judeus são semitas, entendidos senhores pseudo intelectuais e preocupados?"...
Já respondi isso logo acima. No mais...Preocupado com o que de importância sua, formosa dama? Não tenho eu título de intelectual, e, por não me julgar como tal, não me cai alcunha de "pseudo-intectual"!
Sou engenheiro por duas licenciaturas: Civil e Agrônomo, portanto, quando no campo, um operário daqueles que usam capacete, botas, além de trabalhar no sol e na chuva! Minha ferramenta de trabalho sempre foi a prancheta, a calculadora e algumas versões do AutoCad no computador, e já aposentado, agora cuido apenas de minha empresa de distribuição e venda, concessionária de máquinas e equipamentos para a agricultura, e alguma assessoria em projetos de engenharia civil, o que me dá uma folgada vida de "burguês", como na linguagem usada pela senhora e seus "camaradas" frelimos.
Termino parafraseando a sí, bela dama, por minha parte,
Boa Semana, irmã, vosso JJLABORET.
 
 
 
JJLABORET said...
Aqui vai um "mea culpa" por uma frase com endereço errado. O comentário seguinte era para a senhora Ismênia Cossa
Não estou aqui para lhe ensinar nada, nem de si tomar lições nem exemplos espelhados do pensamento e das ações de papá Samora Machel, nos quais se orienta.
Como gostaria de vê-la, calças folgadas de cáqui, blusão quatro bolsos e chicote na mão tal como pinta esse quadro:
..."Chamboko, chicote pode ser bom, mesmo para esses moçcambicanos irmaos mas que nunca mais voltaram, fugiram para Canada, Kenia, fizeram confusao sempre, confusionistas, javalismo como dizia Samora."...
Notar a frase:... "como dizia Samora."...
Como se Samora Machel dissesse ou fosse alguma coisa aconselhável após os inúmeros assassinatos cometidos, e outros crimes diversos para além de chicotear seres humanos sem processo nem julgamento, entre tais crimes a infamante concupiscência que o levou a assassinar um dos "camaradas" para lhe tomar à força a mulher, e depois, quando desprezado por ela, também a matar... Esse o seu papá HERÓI!
O que Samora Machel pode ter "dito", sómente serviu e serve à vesga educação da senhora e demais "camaradas"! Tenha pois como bíblia, para sí, tudo o que ele vomitou e que continua fétido até os dias de hoje, MAS NÃO QUEIRA QUE TODOS SIGAM ESSE MESMO CREDO!
Poderíamos tê-la aqui expressando suas idéias, concordando ou discordando, emitindo sua opinião ou confrontando fatos RELACIONADOS AO TEXTO EM EPÍGRAFE ECOLOCADO AO DEBATE, QUAL SEJA:
"""O Assassinato de Orlando Cristina e a Morte dos Irmãos Bomba – Um esclarecimento(2)"""
Ai, os leitores analisariam o seu comentário confrontando-o com os outros e por fim com o texto em epígrafe, e a cada um caberia tirar ilações segundo seus conceitos próprios ou conhecimento real dos fatos. E a senhora estaria aqui, ainda que contestada, confrontada, RECEBENDO TODOS OS RESPEITOS QUE MERECESSE!
No entanto, a senhora sem convincente argumentação, apenas ACUSA com base no que lhe sopram aos ouvidos.
Rio-me aqui! Ao lembrar-me de um papagaio (cujo dono, já falecido, era meu amigo) que recitava algo do Alcorão. Será que sabia o que estava proferindo? Que me diz a senhora que tem prática em recitar o que ouve? Sabe mesmo o que quer dizer?
Não me parece que a senhora tenha vivido os fatos (acontecimentos), de tal forma que possa desconsiderar os relatos de Licos Ivar, Francisco Moisés, Beirense da Manga, QUE FORAM PARTÍCIPES DA HISTÓRIA DE UMA FORMA OU DE OUTRA, DIRETA OU INDIRETAMENTE.
Tal como a Frelimo conta a sua "estória", todos os outros que viveram essa têm também o direito de contar a sua versão! A mais verossímel agradará e será a verdadeira!
Ah!...esquecia-me...
Os tempos atuais exigem muito de quem quer trabalhar! Torna-se necessário um bom estudo para uma boa profissão. Portanto, aconselho-a que volte aos estudos, A NÃO SER QUE O PARTIDÃO LHE ARRANJE UMA ESTACA ONDE COMERÁ AMARRADA! OU QUE JÁ LHE TENHA COMO TAL.

Sem comentários: