quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

QUEM SABE NO ESPÍRITO DO NATAL!

JJLABORET said...

Cara Dona Ismênia Cossa,
Às vezes chego até perto da compreensão do seu sentimento de revolta!
Analisando melhor seu comentário, apesar de ter batido "duro" em algumas respostas que dei em meus comentários, só agora tento entender que um sofrimento às vezes nos faz disparar palavras que, inconsequentemente atingem terceiros alheios à nossa dor, tal como a senhora fez aqui neste blog.
Do que passei a entender, a senhora está até do nosso lado quando aqui criticamos duramente a atual Frelimo dos tais Guebuzas e pesudos "libertadores", que de fato só libertaram realmente às suas famílias, que hoje andam livremente em carrões luxuosos, e enquanto a nação passa fome e miséria, doenças, o presidente da República tornou-se O MAIOS RICO HOMEM DO PAÍS!!!
Só diverge quanto ao que comentamos sobre a figura do Samora Machel! Vamos entender assim!
Quanto ao seu irmão ter sido segurança da SNAPS, era apenas um trabalhador como outro qualquer. Se não bateu, não torturou nem assassinou ninguém, nada há a desmerecê-lo cara senhora! Não tratamos disso por aqui, quando erelacionado a simples pessoas.
Comentamos apenas o que nos é dado para comentar, e nossa crítica é para aqueles poderosos que vestiram e vestem hipócritamente o manto da história, apoderando-se dela e conspurcando-a com os seus atos. Mesmo a senhora tem conhecimento de quais são tais atos que cometeram e estão cometendo diáriamente.
Agora, vendo melhor, a senhora é apenas uma pessoa que está injuriada, maltratada, revoltada com tudo aquilo que vê, no lugar do que imaginava que veria em vista de todas as promessas feitas e que não se cumprem, ano após ano, e ainda na impossibilidade de pensar como será o futuro de seus filhos, caso já os tenha!
Se realmente a senhora queria expressar uma revolta com o que está a ocorrer com o seu país, e faz uma comparação com os tempos de Samora Machel, claro está que tenta passar a idéia de que para sí eram tempos melhores, e talvez por isso não aceite as críticas que fazemos àquele mandatário. É compreensível.
Mas que não seja por isso que deseje que voltem os tempos do chicote e dos assassinatos sem julgamento, que ocorreram mesmo no período de Samora Machel e que já não ocorrem no período atual.
A senhora fala de "Frelimo heróica"!
Talvez não tenha compreendido que numa estratégia, era necessário fazer passar essa imagem ao povo, como primeiro plano de um objetivo bem planejado. A propaganda eneltecia feitos fantasiosos dos "revolucionários libertadores" despertando sentimentos de "liberdade, independência, igualdade" e demonizava todos aqueles que tivessem esclarecimentos verdadeiros para o que ocorria por detrás do pano do grande circo, como assassinatos, traições ao povo, desvio dos ideais originais, perfídia, mentiras. E Machel foi autor e terminou também vítima de tudo.
Talvez a senhora (como todo o povo simples) foi educada segundo o que diziam, o ódio que propagavam, os "slogans" que proferiam. Não é culpa sua! E acho até que nunca tenha sabido a senhora dos crimes que cometeram aqueles. Talvez saiba apenas da capa que usava o Samora Machel, porém desconheça o seu interior, sua pérfida mente, seu instinto criminoso. Por isso o seu espanto e sua inseperada agressão aos comentadores como um todo, quando nada se tinha dito contra a senhora, sequer sabíamos de sí!
Só para ilustrar, Hitler se dizia imensamente amante do seu povo, tanto que queria separá-lo das outras raças! Tal como Samora Machel que também dizia amar o seu povo. Justificar os assassinatos cometidos a mando de Hitler ou aqueles que caem sobre Samora Machel, sob a razão de que o faziam por gostar demais do seu povo, é excrescência da natureza humana!
E o plano orquestrado teve avante como calculado pela FRELIMO (talvez com Machel à parte) e era simplesmente formar uma casta de privilegiados à parte do restante do povo. E A CASTA ESTÁ AÍ, LOGO À VISTA DE TODOS! E É TODA DA FRELIMO! Alguns ficariam absurdamente ricos, outros remediados e outros tantos com emprego perpétuo garantido às custas dos cofres do Estado, pagos pelo povo, esse mesmo povo que passa fome! NINGUÉM FOI OU É INOCENTE NESSE ESQUEMA, MINHA SENHORA! Estava tudo preparado, premeditado desde o início, que era apoderar-se de tudo o que a terra pudesse dar a sí, em paga do peso da AK-47 que empunharam. Arriscaram suas vidas pela liberdade? Ora minha senhora, arriscaram a vida para um dia serem eles ricos. Cadê a liberdade?
Tal como ladrões que arriscam a vida ao assaltarem um banco: podem morrer ou ficar ricos! É o jogo.
Liberdade... O que é a liberdade?
Liberdade é o feijão na panela, o arroz cozido, um naco de carne, alguma verdura ou uma fruta, crianças brincando barriga cheia, sorriso sem cárie, gestante confiante, escola para os filhos, um emprego para o chefe ou a chefe da família, calçados e roupa para as crianças, escola garantida...e o sorriso de paz da mãe, quando o marido regressa!
Um país que foi jogado na fome e a miséria se aprofunda, NÃO PODE JAMAIS DIZER QUE CONSQUISTOU A LIBERDADE! conquistou a autonomia, o direito de agir como quiser, porém não significando a LIBERDADE! E Moçambique é um país que deixou de ser dependente do colonizador para se tornar escravo! Agora sim é que é escravo! ESCRAVO DOS SEUS LIBERTADORES, QUE NÃO LARGAM O PODER JÁ FALIDO, PARA A GENTE DE IDÉIAS MAIS HUMANAS E JUSTAS! Que paradoxo!
A pátria livre!
Pátria livre? De que serve ter uma pátria tão madrasta...
Onde o "não ter" com o "ter de mais" contrasta?
Pátria onde o governo, os ricos, os libertadores, os patriotas... Riem e cospem na cara dos plebeus idiotas!
Minha senhora,
Creio que se esse meu pensamento for verdadeiro, a senhora queria estar ao nosso lado combatendo contra os atuais ladrões encastelados no poder, manchando os ideais com a corrupção, enriquecimento ilícito, ostentação de luxo desmesurado, ENQUANTO SEU PAÍS AFUNDA NA MISÉRIA, DOENÇA E FOME!
apenas se indignou quando também tocamos na figura do Samora Machel, a quem tem como "santo" por desconhecer-lhe a índole. Passo a respeitar o seu sentimento. Mas creia, os que a senhora aqui acusou, sofreram na carne e são parte da história, queira ou não. Merecem respeito quando expressam também a sua revolta em forma de comentários.
Queria eu que essas palavras escritas tivessem realmente acertado o que realmente tem na alma!
E se não for nada do que pensei, então desconsidere tudo o que está comentado.
Tenha um bom final de ano para começar um novo com mais esperança!
ue se dez said...
É ironico que Isménia Cossa diga "Notas, Lemanes, Kembos, Serapicaos (Serapiao - ha dois irmaos Serapiao) mereciam chicote ou castigo supremo se papá Samora pudesse?" A verdade é que estas pessoas que voce nomeu nao cometeram nenhuns crimes como o seu papa Samora que mandava matar pessoas a torto e a direito. Parece ter sido e por isto que ele recebeu e mereceu o castigo supremo do céu que lhe custou a vida. Ficou castigado nao ficou? O que voce diz sobre isto.
E voce apoia-o por ter instituido um regime de terror de detençoes massivas dos moçambicanos, prisoes sem qualquer acusaçoes formuladas, fuzilamentos que Matsinhe publicamente louvou quando disse que "fuzilar era pratica da Frelimo" e despacho de milhares de moçambicanos para os campos de re-educaçao onde muitos foram mortos o morreram, que sao, na verdade, campos de concentraçao. Voce sem escrupulos diz que isto é mentira das pessoas que voce nomeou. Como é que podia ser mentira se este blogue nesta coluna colocou uma lei da Frelimo falando de chicotadas e penas de morte que se passavam sem acusaçoes devidas, julgamento em tribunais, defesa dos culpados por advogados. Para si todas estas sao mentiras.
Estamos anxiosos em conhecermos mais detalhes sobre a sua afirmaçao de que o seu papa Samora foi morto pelos seus colegas do partido Frelimo. Aguardaremos que nos forneça tais detalhes, factos e provas neste blogue como os tens nos seus arquivos.
Afinal, voce diz nos agora que aquilo que a Frelimo disse acusando os sul-africanos de serem os culpados é falso e mentira dos seus camradas. Vamos agora registar a sua afirmaçao como sendo a verdadeira versao que, alias, foi tambem feita por um antigo General do apartheid que seus camaradas insultaram e forçaram a comparecer em Maputo para desmentir o que ele tinha dito que Joaquim Chissano estava envolvido na morte do seu papa Samora.
Foi muito prazer em lhe ouvrimos acusar os seus camaradas como corruptos, ladroes e muito mais. Nao sera que ao fazer uma tal afirmaçao, voce esta na verdade a repitir o que muitos leitores tem vindo a colocar neste blogue. Agora nao entendo o que voce esta tentar desmentir e apelida de mentiras.
Ismail Osman said...
Irmãos de Moçambique, apoio a irmã amiga e companheira Gisela Cumba. Aquele que no alto tudo sabe, Allah, louvado seja o Seu nome, conhece o que se expoe. A corrupcao que todos toca e como o irmao Yaqub Sibindy disse neste chão: o povo está farto só de peixe com legumes e quando mesmo isso consegue. Ninguem por denunciar o que esta mal ou os quem dobram a verdade pode ser acusado gratuitamente e avulso de 'nazi'. Estudei que baste na grande mesquita do Cairo as palavras do Altíssimo e os factos terrenos. Muitos criticaram e bateram-se contra uma minoria que dominou a Europa e infiltrou o Oriente Médio por milenios e não consta que os que contra eles resistiram tivessem uma braçadeira do partido 'nazi' desse Hitler. O Faraó era NNazi? Nabucodonozor babilónico era Nazi? Sargão II ou Senquerib ou os principes Assirios e de Tiro eram nazis? Os europeus da idade média e moderna eram nazis? O Idia amin era nazi? O czar Nicolau II era nazi? Não brinquemos com as palavras.
Eu, Gisela, muitos neste globo, de Riad a Islamabade, de Cairo e Damasco a Al-Quds (Jerusalem) buscamos a VERDADE. E a JUSTÇA SOCIAL. Verdade que é negada pela politica e informação desinformante da globalização e de uma nona ordem mundial. Pelo ocidente alicerçado no judaismo e cristianismo. Há obra social em Moçambique do judaismo? Nao ha. Ha do cristianismo, depois da cruz com espada e chicote, a esmola. Os islamicos nao estao isentos de culpas desde os navios e portos negreiros em Sofala, desde os tempos de Mus-al-Bik. Mas no presente é grande a obra em prol do pilar do sagrado Islao, no trilho do Mahomed - Razulla Allah! - e dos ditames de Allah, louvados os seus 99 nomes!
Mais não digo hoje. Subscrevo em tudo a Gisela o que expos. Mesmo no tocante ao Craveirinha , irmão que hoje deturpam com coisas sem vergonha. Arrepio de ver o sacrilegio do Shidua um blog obsceno na ilustração aos versos.
http://shidua.blogspot.com/2005/06/amendoins-de-som.html
http://shidua.blogspot.com/2005/06/anjo-do-tempo.html
etc, etc!!! Blasfemia! Admito até o Jardim Perfumado ou "Campos Perfumados" escrito por Muhammad ibn Muhammad al-Nafzawi ou o bíblico Cantico dos Canticos em termos de erotismo, mas isto que ilustra o Craveirinha não é não!

Talvez compreenda a depravação sabendo da ligação do culto homem ao maçonico internacional e luso. Peço mesmo assim na minha çalat matinal Paz e Pureza ao seu espirito.
Allah u Akhbar! Salvemos Moçambique e o seu Povo!
Ismail Osman
 
Isménia Cossa said...
É preciso chamar os animais pelos nomes. É preciso usar violência se for para defender o povo dos agentes e provocador estrangeiros pode ser CIA da Boss ou dos 'maputokezi', mas não usar violencia indiscriminada nem contra o povo. Renamo dizia que quando há cobra tem de matar nao importa de onde vem a arma, por isso aceitou ajuda do Vorster e do Botha e do Smith. Frelimo recebeu dos camaradas russos sovieticos e do povo irmao de Cuba. O Sr Nota sabe o papel da BBC neste processo todo? Es ingenuo? Sera que todos esses jornalistas que estiveram e estao connosco foram todos pelo o povo, de esquerda? Ian Christie, Henlon, Fauvets? Qual deles nao trabalhou ou trabalha para os serviços de espionagem da Inglaterra como diz o meu irmao que foi da Segurança? ele diz que isso é sagrado mesmo e nao pode falar. Aqui do caso dos Bombas porque não falam nunca do médico agora Constantino Reis, está lá em Portugal em Leiria, medico da equipa de futebol dessa cidade? Ele viveu nessa farm e nessa noite, foi ele que falou e disse ao director da radio o Oliveira e aos sul-africanos abriu o saco e apontou o o Boaventura Bomba e o Macocola John e outros 4 como autores do disparo contra Orlando. Mais tarde fugiu para a Frelimo o Constantino e é patriota e foi acabar o curso e trabalhar para Portugal atraves da embaixada. Porque nao sabem contar aqui uma estória bem contada, sem vergonha? Constantino sem saber entregou a morte patriotas ou mesmo ele estava do lado errado com os 'bandidos' e compreendeu e emendou. Povo, Moçambique , quer é progresso Independência marxismo ou não nao interessa mas Moçambique honesto como o chorado Samora quis. Não admira esta frelimo menor e sem moral de hoje. Mas espero que o povo um dia vai falar mais alto. Obrigada.
Isménia Cossa

Sem comentários: