quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Porta-voz da Frelimo deplora

AINDA OS PRONUNCIAMENTOS DE CISTAC: Porta-voz da Frelimo deplora


O MEMBRO do Comité Central da Frelimo PARA a Mobilização e Propaganda e porta-voz do partido, Damião José, condena de forma vigorosa os recentes pronunciamentos do académico Gil Cistac, segundo os quais juridicamente, há espaço PARA a Renamo governar nas províncias onde ganhou as eleições e sobre a falta de legitimidade da Assembleia da República na ausência dos deputados eleitos pela “perdiz”.

O porta-voz da Frelimo refere que “ é lamentável, triste e condenável a postura que de quando em vez tem sido minuciosamente ensaiada e assumida pelo académico Gil Cistac”.

Cistac veio a público através de certos jornais e estacoes televisivas defender tais posições.

A postura do académico Gil Cistac, é contrária aos valores elementares defendidos em qualquer academia que se resume na busca da verdade e apenas a verdade.

Segundo Damião José quando o académico Cistac, vem a publico defender a tese de haver espaço PARA a Renamo governar as províncias onde ganhou, bem como a perca de legitimidade da AR na ausência da Renamo, “ele mesmo tem a consciência de que está a faltar a verdade ao povo moçambicano, com a deliberada intenção de criar confusão nas pessoas em defesa de interesses que, só ele sabe que são alheios a vontade do povo moçambicano”.


Na verdade, avança Damião José, esta é a postura de um hipócrita que diz o que não pensa, e defende causas que ele mesmo não acredita. Não é necessário ser académico PARA compreender que com esta postura Cistac, está a ser desonesto e ingrato para os moçambicanos. Por isso a sua postura incomoda a todos homens e mulheres de boa-fé e suscita uma serie de dúvidas.

“Será que o académico Cistac, se estivesse na Argélia ou na França teria, a coragem de assumir a postura que tem estado a assumir, que é uma ofensa e desafio aberto a vontade do povo moçambicano?” questiona o porta-voz da Frelimo.

Damião José, questiona igualmente se, “será que, o académico Cistac faz tais pronunciamentos de livre e espontânea vontade ou fá-los em cumprimento e obediência de orientações daqueles que a todo o custo, tudo fazem para desestabilizar o país e retardar o seu desenvolvimento”.

O porta-voz da Frelimo, indaga que, não estará o académico com esta postura a ser “ingrato e mal-agradecido” a hospitalidade e ao acolhimento, que lhe são dispensados pelo povo moçambicano, que quer continuar a consolidar a unidade nacional, preservar a paz e fortalecer o Estado de Direito Democrático, do Rovuma ao Maputo, realizando periodicamente, eleições livres, justas e transparentes.

Este entende que, são muitas as dúvidas que os moçambicanos têm sobre a postura enganosa que tem sido assumida pelo académico Gil Cistac, por isso seria bom se de uma vez por todas ele dissesse aos moçambicanos porque é que tem se esforçado a “lançar areia” aos olhos do povo.

“De hipócritas, aqueles que dizem o que não pensam, defendem causas que eles próprios não acreditam apenas com intenção de desestabilizar o país, os moçambicanos estão cansados”, refere o porta-voz justificando que os moçambicanos lutaram PARA libertar a terra, e os homens e continuarem viver unidos, do Rovuma ao Maputo, em paz e continuar a consolidar as conquistas colectivas, cada um fazendo a sua parte, PARA combater a pobreza e desenvolver o país.

“Aqueles que almejam e defendem a divisão do país cumprem, objectivos alheios a vontade do povo moçambicano” salientou.

O porta-voz avisa que aqueles que, se esforçam, sob diversas formas, para desestabilizar o país, um dia a história do povo os levará a compreender que querer desafiar o povo é mesmo que querer “ parar o vento com as mãos”.

Do ponto de vista do porta-voz, a crítica construtiva é salutar e bem-vinda, o diálogo faz parte da cultura do povo moçambicano. A liberdade de expressão é uma realidade irreversível no país. Mas, em contrapartida “a hipocrisia, não faz parte da cultura dos moçambicanos, povo humilde hospitaleiro, sempre atento e vigilante contra as manobras dilatórias daqueles, visíveis e invisíveis que querem por em causa a unidade nacional a paz e o progresso” conclui.

NOTÍCIAS – 19.02.2015

NOTA:

Será que Damião José não ouviu a explicação e posição de Teodato Hunguana? Porque será tanto nervosismo?

Fernando Gil

MACUA DE MOÇAMBIQUE
Poderá também gostar de:



Posted at 23:51 in Opinião, Política - Partidos | Permalink ShareThis




Comments

1
Gwenjere Jr. said in reply to Joao Bacalebane...


Estou plenamente de acordo consigo. O povo está a espera de autonomia.

Quanto a divisao que o camarada Damião José fala, é amnésia da cabeça dele. Ele esqueceu que Moçambique já está dividida administrativamente: em províncias, distritos, localidades, círculos e celulas...

De que divisao ele fala?!... Um porta-voz ou papagaio?


2
Gwenjere Jr. said...


A ignorancia estupida do camarada Damião José, é de tal forma que nao se apercebe que esteja a ofender o presidente empossado, o Filipe Nyusi. Ele deveria tentar compreender o raciocínio do chefe de estado PARA estar em concordancia nos seus pensamentos/pronunciamentos. De contrário, vamos assistindo choque sistemáticos de ideias entre o partido Frelimo que o colocou no poder e o proprio governo do dia formado por Filipe Nyusi. Isto é mau. Melhor é dar o poder ao Nhysi PARA diirigir tambem o partido, assim ele arrumaria a casa (partido Frelimo)como melhor entender.

Ja me apercebi que o Nhysi nao alinha com os G40, é pena que ele ainda nao encontrou a melhor forma e melhor momento de os mandar parar e meter no saco de lixo.

Ademais, linguagens do tipo dos G40, so tira mérito ao F. Nyusi da sua personalidade como presidente empossado PARA governar Mocambique (...) Ainda bem que ele até ao momento usa os seus porta-vozes PARA falar em nome dele.

O Camarada Damião José conscientemente está a manipular a governaçao do presidente Filipe Nyusi. Está a querer guiar de como o presidente deve e como falar. Ha pouco dias descaradamente sem vergonha afirmou que nao havia conversaçoes entre o governo e a Renamo mas se provou que mentiu ao povo.


3
Joao Bacalebane said...


“Aqueles que almejam e defendem a divisão do país cumprem, objectivos alheios a vontade do povo moçambicano” salientou. Sao palavras de Damiao Jose. mas de qual povo ele se refere ? O de Mocambique esta a espera da autonomia


4
Mark said...


Nunca tinha me passado na ideia a existência de gente assim tão péssima no partido dos camaradas. Insultam a todos os que pensam diferente.
Tem sorte porque todos tem nojo do que é arte deles e ninguém vai querer repetir o que eles fizeram e fazem. Senão pegava se todos damiazinhos e companhia para um centro de reeducação.

ADVERTINCIA: O SR DAMIAO DEVE DEIXAR DE USAR O NOME DO POVO POIS NEM O SENHOR NEM O SEU PARTIDO TEM GENTE PARA CHAMAR DE POVO, TODAS PESSOAS QUE AINDA CONFIAM NO VOSSO BARCO COM CASCO FURADO SÃO TÃO POUCAS E PODERÁ TRATAR-LAS PELOS NOMES E NÃO DE POVO, O POVO COMO POVO ESTÁ AONDE LHE CONVÉM. Estamos combinados.



5
Khanga Hanha Muzai said...


TPC PARA Sr. Damião/Camião
Leitura obrigatória e rescrever 100 vezes a recomendação, orientação, instrução & o ABC do pensamento responsável de moçambicanos comprometidos com a causa nacional, o Sr. Damião tem de ler em alto e bom ton PARA memorizar de uma vez PARA sempre o discurso correcto, não me refiro ao politicamente correcto dentro da FRELIMO não, falo do anseio do verdadeiro POVO que não quer saber dessa vossa estúpida avidez de abocanhar tudo só PARA vocês sempre e perpetuamente.

TPC para Damião- ler, ler, ler, ler, ler e ler 
Citacao = >> Já não é anarquia nem é inconstitucional?
>> Timidamente pelo menos na aparência já canta outro galo em Moçambique

Uma combinação de acções legislativas, executivas e judiciais pode trazer aquele ambiente propício para entendimentos que irão colocar Moçambique no caminho de uma paz segura e de um desenvolvimento que satisfaça um número cada vez maior de cidadãos. Esta é uma oportunidade a não perder no sentido de qualquer percalço pode reverter tudo o que se ganhou até agora. Os interlocutores políticos precisam de agir com rapidez para não frustrar os moçambicanos. Fim de citação

Citando o artigo no Magazine CRV impresso, na sua edição 32 de 16.02.2015, na cidade da Beira, publicado também neste blog.

Khanga Hanha Muzai 



6
Catava said...


Damião José é uma brincadeira da FRELIMO. FRELIMO é uma pedra no sapato do povo moçambicano......


7
Lázaro Uria Mateus Simião Gumane said...


Vendo bem, os comentaristas esqueceram-se que Damião é isso mesmo : porta-voz de um partido que uma vezes sem diz antiracista e outras vem subtilmente levantar o véu racista com que sempre encubriu o seu rosto. Cistac é moçambicano branco, logo é “ingrato”. A alusão feita pelo porta-voz do partido à Argélia e à França é bastante signifactiva. No passado, outros porta-vozes do mesmo partido costumavam falar de “eixos”: Bona-Washington, Bona-Pretória, Lisboa-Nairobi. Agora seria o eixo Paris-Argel.


Este o mesmo partido que se afirma como defensor de princípios democráticos, mas quando alguém, neste caso um académico, defende um ponto vista do seu fórum profissional, vem com a linguagem do tempo do monopartidarismo, dizendo que o prof. Cistac está a criar a confusão. Os “confusionistas” tinha, tal como os “reaccionários” um destino bem conhecido.


Falta só esperar se o partido em causa vai fazer ressuscitar os campos PARA num passado não muito distante costumava desterrar os ditios “reaccionários”.


8
Benedito Marime said...


O Damião José é um crápula à justa medida de quem o usa PARA fins politico-tribais claramente sórdidos. Por tal motivo, e à falta de argumentos PARA contrapor à explanação científica do Professor Cistac sobre tal matéria de Direito Constitucional, vem PARA aqui com todo este arrazoado. Pobre Diabo que tu és, ó Damião! P.S. - se te sentires ofendido, ó Damião, processa-me, em tribunal ouvirás de mim mais e melhor a teu respeito.


9
Juizo said...


Ate aqui atacaram o camarada!

Espero ter recebido estas ideias construtivas e melhore o seu trabalho partidario!


10
hakuna said...


camiao ,alias damiao....reduza-se a sua insignificancia....pois calado seria um poeta.
Para alem de papagaio é um cobarde,ataca o Prof.Dr Cistac e porque nao o faz ao Dr Teodato Hunguana?????coooooooooooooooooobardeeeeeeeeeeeeee!
Onde esta o talde sitoe,que apareceu num canal de TV a dizer que admira o prof Cistac mas que neste aspecto particular foi infeliz.....u aluno mediano a tender para mediocre a querer ensinar o pai nosso ao vigario!


11
Sabio said...


De hipócritas, aqueles que dizem o que não pensam, defendem causas que eles próprios não acreditam apenas com intenção de desestabilizar o país, os moçambicanos estão cansados”,O contrario é verdade. É O DAMIAO QUE DIZ O QUE NAO PENSA E DEFENDE AS CAUSAS QUE ELE PROPRIO NAO ACREDITA APENAS COM A INTENÇAO DE DESESTABILIZAR O PAIS. OS MOCAMIBCANOS ESTÁ CANSADO COM DAMIAO JOSE.


12
Muxa said...


Quando começa a falar de acolhimento, mal agradecido, ingrato é próprio de um limitado e que já não tem argumentos. Este país não é de Damião José, quem é ele PARA responder por todos Moçambicanos! O Prof Cistac vive legalmente e paga todos os seus impostos em Moçambique como qualquer cidadão moçambicano. Deixem o Professor participar, aquele que dele quiser aprender vai aprender, quem não quiser, e querer continuar a defender a sua ignorância como o Damião José, a vontade...


13
Mwiko said...


um maluco perguntava ao outro. "dentre nos dois quem e maluco? o outro respondeu-você e mais maluco.
1-Damiao José sobejamente conhecido como um preguiçoso mental
2-como deputado da assembleia da republica ainda teve ousadia de acusar ao AFONSSO DHLAKAMA de ser estrangeiro por este ter usado passaporte PARA se recensear
3-e um papagaio - emite o que ouve e sem argumentos, em fim um palhaço.
4-o académico usou a lei PARA interpretar, e porque o damiao maluco não faz o mesmo em vez de ridicularizar no académico?
5-tiram recursos das províncias PARA o seu próprio beneficio. e estão com medo de perder o tacho.
va perguntar a população de magoe em tete quem esta dizimando os elefantes do parque.
Esta preocupação e da família Guebuza -invejosos



14
Gwenjere Jr. said...


O camarada Damião José, parece um comico, está sempre entrar em choque com a postura do novo governo. Nao sei PARA onde vai parar, pois ele está a ser um papagaio: diz e fala aquilo que lhe dizem para falar.

A constituicao de uma Republica é feita por leigos (entendedores de Leis e algumas das vezes fazem-se uns 'copy & past', e tentam melhorar, adequar aos seus interesses), todavia ela, a constituicao é aprovada pelo parlamento. Porém se os seus deputados andaram a dormir sobre ela, entao acontece o que aconteceu. Aprovaram algo que nao sabem. O que disse o constitucionalista Gilles Cistac Está lá escrito na nossa constituicao. Ele simplesmente teve o cuidado de ler e interpreitar o seu conteudo.

O camarada Damião José, gosta de tipos de pessoas que pensa e exprime como Paul Fauvet, e nao do tipo como Gilles Gistac que evidencia algo contrário a cegueira da Frelimo. Gosta daqueles que falam bem da Frelimo e nao daqueles que criticam a postura errada da Frelimo porque acha que a Frelimo sempre foi, sempre é e sempre será perfeita.

o Camarada Damião José, deveria ser processado, porque está a intimidar pessoas estrangeiras que nao se aliam a Frelimo. Ele é egoista politico, Bate palmas quando um estrangeiro critica a Remano ou outro partido da oposicao que ameace a visibilidade da Frelimo.

o Camarada Damião José, nao é membro do governo, como se atreve a ameacar um cidadao estrangeiro em nome do governo? nao estará a meter foice em seara alheia? Alguns membros da Frelimo (Ele especialmente) sao muito prepotentes, abusados, até chega a falar em nome de todos os mocambicanos incluindo em meu nome como se eu lhe desse uma procuracao. Acham-se donos de Mocambique... que asneira?!...


15
MOOLLA SIDAT said...


BOA OBSERVACAO E PERGUNTA CARO MOZAMBICAN


16
Mozambican said...


Exmo Senhor Porta-Voz do Partido FRELIMO

Senhor Damiao,

com todo o respeito à sua Personalidade e posicao Governamental, nao venha utilizar o POVO MOCAMBICANO, quando só o senhor está a amdrontar um cidadao que legalmente tem vivido no País.

a) 
Qual é o povo Mocambicano que foi à rua PARA contestar a interpretacao judicial dos artigos da Constituicao?

b)
Porquê é que o senhor nao ataca alguns Juristas que parcialmente concordaram com ele?

c)
Porque é que o senhor nao ataca o Sr. Teodato Hunguana?

EU ACHO INCRIVELMENTE IRRESPONSÁVEL UM ALTO MEMBRO POLÍTICO DO PAÍS PROFERIR AMEACAS À ESTRANGEIROS, O QUE É QUE A COMUNIDADE INTERNACIONAL VAI DIZER??

As evidências que o senhor está a apresentar, sao pura e simplesmente conclusoes pessoais e de responsáveis INTOLERANTES À LIBERDADE DE EXPRESSAO!
Se recebeu ordens Centrais do Partido, entao nao se cobre com o nome do povo Mocambicano. O professor nao promoveu divisao do País e nem amea(ss)a a unidade nacional. Se o senhor nao gostou a interpretacao jurística dele, entao interprete-nos com "ABSOLUTISMO" os artigos da constituicao, mas nao insulte os etrangeiros com INGRATIDAO, ISSO É CHANTAGEM E REPRESSAO!!

Os outros membros do seu Partido já estao espalhados nos vários pontos do país PARAcuidar a tal tao promulgada "UNIDADE NACIONAL". Uma pergunta, para finalizar o meu ponto de vista:

==> O Senhor Porta-Voz Damiao é Jurista?

Muito obrigado e desjo-lhe sucessos na sua missao,

Mozambican

Sem comentários: