terça-feira, 24 de março de 2020

Por que demoram mexidas nas forças armadas?

Se Moçambique for um país normal, a ocupação, ontem, pelos terroristas à Vila da Mocímboa da Praia provocará revolução nas altas patentes do Exército. Uns amigos militares contaram-me à semanas que os militares, às vezes, ficam dias sem refeições. E tem que recorrer às populações para se alimentares. São populações locais que muitas vezes os alimentam. Será que o ministro da Defesa e os Presidente da República não têm conhecimento disso? Isso me parece um problema de gestão e não de falta. Alguém deve ser responsabilizado. Estamos a assistir a uma província a ser ocupada por forças terroristas, como se isso fosse normal.
Consta-me que os terroristas estão a ganhar mais aceitação da população do que as forças armadas.
O Chefe do Estado e o ministro da Defesa devem ordenar um inquérito no terreno para averiguar tudo o que está a acontecer. Devem responsabilizar determinadas patentes por estas derrotas. É preciso mudar algumas pedras na gestão militar antes de os terroristas conquistarem a legitimidade das populações.
Esta guerra está a caminhar para uma situação complicada para o governo: de os terroristas se tornarem legítimos defensores da população locais e a população acarinhá-los. Foi assim a história de Luta de Libertação Nacional, iniciada em 1964. A Forças Armadas de Libertação Nacional, à medida que ocupavam as aldeias ou povoações controladas pelos portugueses, tranquilizavam a população e diziam-na que estavam a combater as forças coloniais, repressoras. Foi assim que a FRELIMO foi conquistando a legitimidade junto da população.
A Renamo, na guerra iniciada em 1976, também fez o mesmo para conquistar a população.
Um aspecto comum é que as forças que perdem terreno tendem a ser repressivas e brutais contra a população que tenta ser conquistada pelos actores tidos como inimigos.
A situação em Cabo Delgado caminha para esse cenário. É tempo de o Governo reflectir seriamente antes que os terroristas sejam legitimados pelas populações locais.
Yorumlar
  • Artur Saldanha Bem pensado.
  • Afonso Dete Moçambique é soberano e as autoridades militares estao a evidar esforços no sentido de repelir os malfeitores ever since.
    Yanıt yaz...
  • Mate Bela visao mano.
  • Zeferino Jose Assino em baixo! Eu tenho um amigo que já esteve lá, passavam fome e tinham que recorrer a população, familiares e amigos para mandarem valores por mpesa para poderem se alimentar e eu sempre me perguntava: como conseguem pegar AK-47 com fome e combater insurgentes que todos sabemos que em questões logísticas estão melhores que FDS?
    Deve se olhar a situação de Cabo Delgado de forma profunda, em primeiro lugar a área da logística! O governo está a perder Cabo Delgado, não falta muito para ser região autónoma
  • Abel Philip Aqui nada se leva aserio, hoje estamos a falar de mocimboa da praia, amanha de certeza podemos estar a falar de motepuz, mueda, namuno ou Balama..
  • Dercio Arlindo Manhica À meses fui retido no quartel da texlom pelos nossos soldados, alegando que cometi indisciplina e queriam uns soldos à troco da minha liberdade!! O interrogatório aconteceu no refeitório das FADM, o que vi é lamentável meus senhores!! Só vi Xima colocada numa mesa metálica e uma chaleira ao lado de água quente !! Tudo leva a crer que o jantar seria Xima e chá!! Como esses homens vão defender a pátria nessas condições ?
    2
    • Simon Cossa O governo da frelimo extinguiu com as cantinas militares para eles mesmos fazerem a gestão!
  • Albano Natal Lacaio Esquece o inquérito e esquece tudo meu caro. Pois se fosse para aprenderem já o teriam. Mas a ignorância e a ganância atingiu a indiferença perante qualquer situação que lese os cidadãos.
  • Jim Nhambau A questão é entender de que lado está o governo: FADM ou Insurgentes?
    1
  • Sergio Chisseve Kkkkkkkk. Mexidas ja foram feitas. E o resultado esta ai. Nepotismo e com raízes bem fundas. Não ha motivação no seio das forças armadas. Característica de toda função pública
    2
  • Agostinho Andre Nchinga Eu estou em Mocimboa da Praia, boa analise e é isso que esta ganhar contornos.
  • Hélder Dos Santos Majorntakarikwa Assunto é serio,em corre um dia o próprio presidente da republica ser rendido em plena atividades!
  • Linette Olofsson Caro Lazaro Mabunda eu penso que, não deve comparar a Renamo , a Resistencia Nacional Moçambicana com os insurgentes, malfeitores , terroristas não sei mais quê. A Resistência Nacional Moçambicana, tinha a sua razão de ser, combater um um regime Autoritário , militarista , marxista Leninista. As forças da Resistência tinham um Comando liderado por um Moçambicano da zona Centro de Mocambique de nome Afonso Dlakhama que, dirigiu a guerra civil até a II libertação de Moçambique, cujo o conflito terminou com a assinatura do acordo Geral Paz. A Renamo, a então guerrilha tinha simpatia e apoio das nossas populações, mesmo nas zonas mais recônditas de Moçambique do Rovuma ao Maputo, mesmo na frente externa . O Lázaro pessoa culta, mais do que eu em alguns aspectos, sabe muito bem de que, nenhuma guerrilha vence sem o apoio do povo. A Renamo , segundo as minhas pesquisas teve mais zonas libertadas que a frelimo durante a luta armada, considero um erro comparar os insurgentes com a renamo, como acima o descrevi, são chamados de insurgentes ,malfeitores, agora terroristas sem rosto. Quis sãos as suas reivindicações? Quem está no comando dos insurgentes ? A agenda ? Chegar ao ponto de tomarem por algumas horas Mocimboa da Praia , causar toda aquela destruição e a população e ainda por cima segui-los com euforia? É caso de estudo! Será que, os 3 anos não eram/ são suficientes para decifrar ? Quem não conhece as fragilidades das forças armadas? Nao serão os mesmos jovens que Guebuza mandou assaltar a residência do Lider da Renamo em Santugira? Os Combates em Muxungue? Quando na altura atravessei o rio Save a caminho da minha Província, a Zambezia, durante o tempo de espera na coluna, vi jovens, muitos jovens e pensei cá para mim; são estes jovens que vão enfrentar à Renamo nas matas do centro do País? Bom... houve promessa de acabar com os insurgentes por parte do PR, Ministro do interior ( na tomada de posse) do Ministro da Defesa Do comandante geral da policia o Bernardino e então? Acha que os mercenários russos vão resolver o problema ? A população está cansada da frelimo. Sabe também que a questão não é apenas essa....vai para o além das armas.
  • Vicente Mario Sando Os ministros da defesa e do interior deviam-se mudar provisoriamente para Cabo Delgado. Coordenar as acções a partir de lá. O que fazem aqui no Maputo? Comer, beber, fu*** só e ler relatórios viciados.
  • José Jaime Macuane O pior que pode acontecer é os insurgentes/radicais religiosos ganharem uma base social. Incrivel que assim seja, depois de mais de 2 anos e de todos os alertas e reflexões feitos. E alguns apenas se preocupam com os jornalistas e o que reportam sobre o assunto, como se isso fosse o mais importante. Mas esta é a falta de foco que contribui para enfraquecer as nossas FDS. As prioridades devem ter sido outras, dentre as quais, controlar cidadãos no exercício dos seus direitos, em defesa de interesses de um grupo, do que defender o Estado e a pátria. Não basta mudar pessoas, tem que mudar a filosofia de actuação as nossas FDS. Têm que ser verdadeiramente republicanas e deixarem de ser usadas como o braço armado de uma elite corrupta para violentar os cidadãos do país e focalizar na defesa do Estado e da pátria.
    3
    Yanıt yaz...

  • Magacebe Majacunene Profissionalizar o ESTADO.
    Eis a fórmula:
    PATRIOTA + COMPETÊNCIA + HONESTIDADE.

    Gente que inspira e expira a Constituição nos seus actos administrativos.
    Os tecnocratas para avançarem Precisam de um ambiente assente em CERTEZAS .
    Só Isso.
    1

1 comentário:

Grevilha disse...

Provavel que mozambique fique como Libia caso indigentes tomem conta do pais havera total anarquia igual a neocolonialismo agora vigente.