sábado, 28 de março de 2020

O conhecimento local vai ser fundamental para lidar com o coronavírus em Moz. Na verdade, não vai ser o governo, nem a saúde que vai salvar o povo. Vai ser o próprio povo.

Conhecimento
Partilho aqui três livros interessantes. O principal foi escrito por um antropólogo inglês, Paul Richards, sobre a epidemia do Ébola na Guiné, Libéria e Serra Leoa. Os outros dois são da autoria dum filósofo de ciência, Joseph Stegenga, sobre a medicina e duma médica de origem paquistanesa, Azra Raza, que trata e pesquisa sobre o cancro. Trago os livros à vossa atenção para dizer que há conhecimento absolutamente imprescindível na abordagem de desafios políticos. A tese de Stegenga é fascinante. Basicamente, ele diz que não sabemos porque muito medicamento funciona e que, na verdade, há muito remédio que faz mais mal do que bem. A Raza, sem se referir a Stegenga, corrobora com o seu argumento segundo o qual o tratamento do cancro, dum modo geral, faz mais mal do que bem e que devia ser repensado. Paul Richards é mais interessante porque apresenta uma tese bem arrojada: a ciência do povo, isto é o saber local, desempenhou um papel importante no controlo do ébola. Na verdade, segundo ele, quando a ajuda internacional chegou, essa ciência do povo já tinha conseguido reverter as coisas.
Espero que a comissão técnica tenha conhecimento deste tipo de estudos. Espero que ela integre cientistas sociais. O conhecimento local vai ser fundamental para lidar com o coronavírus em Moz. Na verdade, não vai ser o governo, nem a saúde que vai salvar o povo. Vai ser o próprio povo.
Yorumlar
  • Brazao Catopola Prof. Se puder gostaria que me enviasse em PDf. Estou a tentar baixar e não consigo. Meus nos meus sites confiados. Há dias no grupo de antropologia de Moçambique eu argumentava que era preciso perceber a África dentro do now How ganho pela ebola, gripe da aves... A minha filha não se deu muito bem com clima, e uma senhora depois de tudo que é clínica, inclusive na África do sul, deu uma mistura de ervas e até hoje, não sei se foi a junção da medição convencional com a tradicional, ou sei lá, mas sei que nunca mais teve crise de inchaços no corpo. Gostaria de ler sobretudo a questão da ebola
    1
  • Isaac Paxe Já baixei o Paul Richards... só o índice já desafia . Valeu a sugestão
    2
  • Hélio Maúre Obrigado pela sugestão...Precisamos também nos concentrar no conhecimento do povo. Talvez seja realmente dai que possamos controlar e combater o alastramento da COVID-19.
    1
    • Elisio Macamo Hélio Maúre, precisamos de saber como o povo lida com estas coisas. infelizmente, há sempre aquela ideia de que o povo é ignorante resistente à mudança.
      3
    • Hélio Maúre Elisio Macamo Muitos de nós, estamos com a mente ocidentalizada e hostilizamos o que é nosso (tradicional)...Dizia eu, para um amigo que, aos acadêmicos e intelectuais cabia-lhes a explicação exaustiva e minuciosa dos sintomas da COVID-19 e deixava-se o conhecimento do povo sugerir ou criar a cura. Penso que pode haver uma combinação proveitosa entre a ciência convencional e o conhecimento ervanário na busca de uma solução pontual.
      1
    Yanıt yaz...

  • Gervasioa Absolone Chambo Tenho maior interesse pelos saberes locais. Eles são a criação das pessoas com base nas suas visões e compreensões. Os saberes locais são agora chamados à luta contra o covid-19. Porém, como não são validados e são menosprezados pelo saber científico, por cá nunca andarão de mãos dadas com a medicina moderna. Os senhores da medicina são discriminadores.
    1
    • Elisio Macamo Gervasioa Absolone Chambo, é por isso que inclui os livros de stegenga e da raza. mostram quão complexa a doença é, tão complexa quanto a própria sociedade. O remédio perde eficácia, por vezes, porque é difícil isolar o problema.
    • Gervasioa Absolone Chambo Por favor, peço se tiver em pdf, sobretudo o de Paul Richards. Tenho uma colecção de materiais sobre os saberes locais mas nunca achei um estudo recente acerca de ébola. Ser-me-á de mais-valia para lutar contra a minha ignorância.
  • Coumba Ndoffène DIOUF Les recommandations que vous donnez ici sont également valables pour bcp de pays africains. J'espere que les instances de gestion de l'épidémie en tiendront compte.
    1
  • David Adriano Nota Interessante essa visão dos cientistas arrolados
    1
  • Fernando Chiconela Abordagem bem interessante "saber local".
    1
  • Flávia Palladino obrigada!
    1
  • Mande Nuel Elisio Macamo ha algum tempo que tenho vindo a pensar no contexto Angolano. Apresentas, precisamente, o que mais me inquieta em Angola face à desorganização social (se vale dizer assim). Gostaria partilhar o teu texto. Parabéns!!!
    1
  • Arcenio Cuco Uma pergunta que já venho me há alguns dias é a seguinte: quem é essa comissão?
    1
  • Paulo Inglês Pois...e insulta-se o povo que nao obedece as diretrizes quando o povo, as vezes, tem que lidar com as diretrizes do governo da mesma maneira que lida com a ameaça do coronavirus
  • Alcídes André de Amaral Parece que a China usou todo o conhecimento ao seu favor e ao seu dispor: até a sua assim chamada "Medicina Tradicional"

Sem comentários: