domingo, 29 de março de 2020

Covid-19: não podem esconder o que vocês precisam saber

Sábado, 21 de março de 2020
Covid-19: não podem esconder o que vocês precisam saber

Nessa semana que termina hoje eu conversei com muita gente pra decidir como o TIB vai navegar nas próximas semanas. Em um ao vivo no Instagram (segue a gente clicando aqui), falei com a economista Mônica de Bolle. Ela deu a receita imediata que o governo Bolsonaro deveria estar tomando mas não está: investimento de dinheiro público equivalente a 4% do PIB no sistema de saúde e, sobretudo, nas pessoas. Aumentar o Bolsa Família; instituir renda mínima a dezenas de milhões de brasileiros pobres que, agora, serão jogados na desgraça, como escreveu a Rosana.
O que a Mônica está fazendo em seu twitter? Mostrando o que muitos querem esconder. O futuro não parece nada bom. Vocês têm o direito de saber disso: a economia vai afundar, nas projeções mais otimistas, uns 4%. A Mônica acha que vai ser ainda pior: -6%. De todo modo, será a maior queda da série histórica de medição do PIB, que começou em 1962. 
Se o número de infectados seguir dobrando a cada 54 horas, como disse a Cecilia, no próximo sábado esta newsletter estará comentando tristemente os mais de 10.000 casos no Brasil, e contando as dezenas de mortes, a insuficiência dos hospitais, o caos e o horror de uma pandemia que está longe de acabar. Na Itália de seus 5,1 mil leitos de UTI, metade estão ocupados por pacientes de covid-19 – e lembrem que todas as demais patologias e acidentes seguem acontecendo no país. Os acidentes de carro, os infartos, os pacientes terminais de câncer, tudo isso ainda acontece todos os dias.
O sistema ruiu. Um em cada dez infectados é médico ou enfermeiro, e eles precisam ser substituídos – eventualmente por médicos venezuelanos, cubanos e chineses. Até dois dias atrás, 14 médicos tinham falecido por covid-19 no país. Em conversas com amigos italianos, eles estão chamando o momento histórico de Terceira Guerra Mundial. É como todos se sentem.  
Vocês precisam saber dessas coisas por que precisam se preparar, como os 80% de italianos que ‘acreditavam fortemente’ que a mídia exagerava ao reportar sobre o impacto da doença também precisavam. É hora de conscientizar amigos e familiares de que a situação, para muitos, será dramática. Mas é preciso também cuidar da cabeça, ter empatia, pensar no vizinho como alguém que você pode ajudar a salvar. Chegou a vez de tentar com todas as forças viver uma vida comunitária nos pequenos gestos de amor.
Em janeiro de 1983, em apenas duas semanas, Françoise Barré-Sinoussi e sua equipe descobriram o HIV – o vírus que causa a Aids. Em um depoimento nesta semana, ela disse, sobre a missão de um cientista: “Tentar trazer algo importante para a sociedade, para os outros. Se você fizer isso, no fim de sua carreira você se sentirá bem.” Vale pra todos nós.
Toque de cotovelo e bom final de semana,
Leandro Demori
Editor Executivo

Destaques

A missão do Intercept é responsabilizar capitalistas, governos e megacorporações pelos danos que causam ao conjunto da população. Venha fazer o jornalismo que muda vidas com a gente hoje.

FAÇA PARTE DO TIB →

 
A crise do coronavírus
Coronavírus: pouco caso de Bolsonaro pode custar 478 mil vidas ao Brasil

Tatiana Dias, Leandro Demori, Bruna de Lara, Alexandre de Santi
O negacionismo de Bolsonaro diante dos perigos do coronavírus é catastrófico.
A crise do coronavírus
Coronavírus: ministro da Saúde é o único fio de sanidade num desgoverno engolido pela pandemia

João Filho
Além de trazer o coronavírus ao Brasil, contrariando recomendação da OMS, comitiva presidencial seguiu tratando epidemia como farsa da imprensa.
A crise do coronavírus
Coronavírus: Por que o Brasil precisa fechar hoje antes que seja tarde demais
Leandro Demori
Apenas o isolamento da população pode evitar o colapso do nosso sistema de saúde.
A crise do coronavírus
Riachuelo mantém funcionários em escritórios mesmo com caso de coronavírus confirmado
Tatiana Dias
Funcionários foram à Europa em fevereiro. Empresa recomendou afastamento, mas voltou atrás.
A crise do coronavírus
‘Estas palavras podem salvar vossas vidas’. Uma carta aos brasileiros.
Valter Hugo Mãe
O escritor português Valter Hugo Mãe manda carta aos brasileiros sobre a pandemia de coronavírus.
A crise do coronavírus
Bolsonaro mantém dezenas de faxineiras e garçons nos palácios em meio a infectados
Amanda Audi
Funcionários que recebem baixos salários servem o presidente nos palácios do Planalto e da Alvorada, onde circulam ministros doentes de covid-19.
A crise do coronavírus
Nesta pandemia de coronavírus, preferia estar na Itália e não nos EUA
Alice Speri
Se as mortes por coronavírus disparam na minha terra natal (a Itália), meu país adotivo (os EUA) está totalmente despreparado para enfrentar a crise.
A crise do coronavírus
Coronavírus nos presídios: há pelo menos 4 casos suspeitos na cadeia mais superlotada do Rio

Cecília Olliveira
Cadeia Milton Dias Moreira, na Baixada Fluminense, avisou de 4 casos suspeitos. O governo Witzel determinou que presos fossem isolados – dentro da cadeia.

Sem comentários: