terça-feira, 24 de março de 2020

Temos liderança?





Elisio Macamo
23 Mart, 15:47 ·



Temos liderança?

Esta manhã fui colhido pela revoltante notícia da tomada de Mocímboa da Praia pelos “malfeitores”. No início não acreditei e até interpelei o portador, Luis Nhachote, acusando-o indirectamente de espalhar “fake news”. Infelizmente, parece mesmo verdade. Suponho que mais tarde, ou mais cedo, algo assim fosse acontecer. A vulnerabilidade do nosso País é, infelizmente, evidente. As notícias que desde 2017 são veiculadas pela imprensa davam conta dess verdade.

A questão, contudo, é se a vulnerabilidade é uma fatalidade. Já que somos vulneráveis não há mais nada que possamos fazer? Não sei, mas a minha impressão é de que há muito mais que podemos fazer e não estamos a fazer. Não o fazemos por falta de liderança.

Tinha decidido há algumas semanas não mais falar de questões políticas, mas não consigo ficar calado. Moz tem um grande problema de liderança e toda a gente séria tem que confrontar este problema. O Presidente Nyusi e as pessoas e estruturas que o rodeiam não parecem estar à altura do desafio de governar um País como o nosso. Como de costume, os grupos ideológicos de choque vão se sentir chamados a vir atacar quem diz isso, mas nada disso vai esconder as lacunas evidentes de liderança. Perder uma sede distrital para um grupo de insurgentes sem rosto é uma vergonha.

A primeira lacuna da nossa liderança é a sua fraca cultura de comunicação. Desde 2017 que estamos a braços com este problema e nunca a liderança soube informar a sociedade sobre o que se passa. O País vive de rumores sobre mercenários, malfeitores, envolvimento de figuras políticas, etc. Informar é básico numa democracia. É sinal de respeito, de tratar as pessoas que votaram nos partidos como gente adulta. Quem vai consentir sacrifícios para que o problema se resolva é a sociedade, por isso mantê-la informada é vital.

A segunda lacuna é o aparente autismo da liderança que, pelos vistos, não vê utilidade em se deixar assessorar pela sociedade. Houve mais conferências e seminários sobre a “insurgência” em Cabo Delgado fora de Moz do que em Moz. E o curioso é que esses seminários contaram com a participação de mozes, os mesmos que, ao que tudo indica, não são consultados pela liderança.

A terceira lacuna é estratégica. A nossa liderança não parece ter sentido estratégico, deixa-se enrolar pela táctica. O maior exemplo disto foi a “paz definitiva” provisória. Ao invés de usar as negociações com a Renamo para corrigir e revitalizar o sistema político, a nossa liderança preferiu garantir as prerrogativas do partido no poder e não envolveu as forças vivas da sociedade. O resultado está aí à vista: a descentralização está refém do poder executivo do chefe do estado, os homens que deviam ser desarmados não querem e, pior, não aceitam a autoridade do seu próprio chefe e o Presidente mantém um silêncio sepulcral sobre a quantas anda este assunto. E o problema não é a Renamo. O problema é quem negociou sem tomar precauções para que não houvesse uma cisão na Renamo que pusesse todo o processo em causa.

É claro que é fácil, hoje, colocar toda a responsabilidade nos ombros do Presidente. Infelizmente, pelo cargo que ocupa não há como não o responsabilizar. Responsabiliza-lo é um acto cívico. Mas é evidente que o problema não é só ele. Para já, ele herdou as forças de defesa e segurança com as quais deve resolver o problema imediato de segurança. Mas teve um mandato inteiro para reorganizar essas forças. Em 2017, aquando dos primeiros ataques, o seu Comandante Geral da Polícia, prometeu resolver o problema em dois dias. Ninguém sabe que consequências estruturais é que o não-cumprimento dessa promessa teve na organização da polícia.

Segundo, o problema é evidentemente o partido que o indicou para dirigir os destinos do País. Todas as omissões do Presidente são omissões daqueles que lhe deram esse fardo. Ele não é nenhum ditador, nem usurpou o poder. Ele está no lugar em que se encontra porque alguém quer que ele lá esteja, alguém confiou nele, só que esse alguém, no caso, o partido, não parece ter feito seja o que fosse para garantir que as suas lacunas e fraquezas não afectassem o desempenho geral do partido.

E chegámos a este ponto. Temos um líder, mas não temos liderança. Aliás, o partido que durante décadas conduziu os destinos deste País recusa-se a assumir a responsabilidade pelo País que ele próprio construíu. O secretariado do partido Frelimo, com todo o respeito que tenho pelas pessoas que lá estão, é uma sombra do potencial em quadros que o partido possui, uma afronta à imensa qualidade dos seus militantes, um insulto à inteligência dos moçambicanos privados, do lado duma oposição indiferente aos problemas do País, de alternativas sérias e credíveis.

As universidades, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa estão repletas de gente de qualidade que uma liderança menos autista teria a coragem de convidar para assessorar em momentos de crise como os que o País vive desde 2017. Mas como ter coragem quando se gosta da companhia daqueles que se especializam no contra-ataque verbal como se fossem os únicos com simpatia pela Frelimo?

Temos juízes e gestores reformados, gente forjada e temperada na luta pela construcção dum País em circunstâncias difíceis, cujo conhecimento e experiência é desperdiçado de forma criminosa por razões difíceis de entender. Muitos destes quadros podiam ter sido aproveitados para liderar comissões de inquérito sobre o que se passa em Cabo Delgado, sobre a paz definitiva provisória, sobre a descentralização, sobre as irregularidades eleitorais, enfim, sobre os vários desafios de governação para proporcionar à liderança mais opções. Mas nada. Preferem reunir para saudar o Presidente do Partido mesmo sabendo que o País arde.

E como sempre, vão deixar que a brigada ideológica de choque responda ao seu jeito e em seu nome para vincarem a sua indiferença pela País. Tudo menos distracção enquanto redigem mais uma mensagem de saudações.




186Lyndo A. Mondlane, Munguambe Nietzsche ve 184 diğer kişi

68 Yorum43 Paylaşım

BeğenYorum YapPaylaş

Yorumlar


Celia Meneses Cem por cento na mouche! País á deriva.
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Celia Meneses Gostava de partilhar, mas não deixas...
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g


Elisio Macamo agora deixo.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Celia Meneses Elisio Macamo 🤓
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Elisio Macamo Celia Meneses, e tu és uma dessas pessoas cuja experiência é imprescindível. mas como não estudaste física nuclear...
8
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Celia Meneses Elisio Macamo pois...e tenho uma língua irrequieta!
3
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Yanıt yaz...







Luis Mucave Tuffa...na mosca
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Isabel Maria Casimiro Elísio desde 2003, pelo menos, que falamos do que se passa em Nampula e Cabo Delgado. Temos feito pesquisa e seminários, EM MOÇAMBIQUE. sugiro a leitura do livro org por Teresa Silva, Amélia Souto e Manuel Araújo, COMUNIDADES COSTEIRAS: PERSPECTiVAS E REALIDADES, CESAB, 2015. Aquando da pesquisa p o meu PhD em Angoche, 2003, abordei o que estava s começar e sempre falei nisso. Há muito que falamos, organizamos seminários. Mas como dizes, quem de direito não nos houve! N7nca nos houve quando o que dizemos não é o que querem ouvir. Colegas do parlamento disseram-me que eu, intelectual, nada entendo da realidade ..... Infelizmente tem sido asdim há muito. O ano passado o ISRI/Univ Chissanoorg um seminário, a FLCS tb organizou um debate. Montes de debates em Moçambique. Todos desconsiderados. Qual então a razão deste desprezo?
16
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g


Elisio Macamo Isabel, eu imagino isso tudo. há muito que eu, pessoalmente, tenho sempre aconselhado maior aproximação com quem pesquisa. mas no tempo do meu ídolo lamentei a hostilidade que alguns cultivavam contra o iese. eu não percebo este autismo.
7
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Yanıt yaz...







Gigi Guerreiro Também pensei que fosse fake news! Mas acabei de ver o comunicado oficial, situação é grave mesmo. Como se chegou a este ponto?!
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g


Elisio Macamo chegou-se com mensagens de saudações da comissão política. quando (se) as forças de segurança recuperarem a vila havemos de ler uma mensagem com esse teor.
8
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Gigi Guerreiro Elisio Macamo Terrível!
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Brazao Catopola Elisio Macamo 😂😂😂😂😂
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g


Yanıt yaz...







Brazao Catopola Professor, infelizmente sempre, fui e seguramente continuarei um dos mal interpretados neste debate. Chamaria para aqui o Guilherme Mussane, Chico da Conceição, Miro Guarda faz anos que eu aponto essa questão da liderança em Moz pós os libertadores. Temos dois grandes problemas: o primeiro vem desde o congresso de Pemba onde muitos que pensavam, discutiam, davam nome as coisas e eram patriotas, não mais que outros mas notáveis, foram excluídos do círculo de poder tanto no seu exercício como no de influência. Esses foram postos não na porta da rua, mas a dois centímetros dela. Em troca entrou uma grupo de gente que se diz perceber do capitalismo, liberalismo e não olhou a componente país, estruturas etc, mas sim a como obter ganhos dos comitê central, do comissão política e se foram marimbando para construção do país "ideal", aliás, uma das razões do despiste de Guebuza ironicamente foi esse grupo. Ninguém mais pensou em fortalecer o país. O segundo problema advém de quem dirige. Como bem diz o Professor se ele está ali é por que um grupo assim o quis e mantém. Aí começa o problema. temos um Presidente que já deu mostras de bom gestor, mas está refém de tudo inclusive dele mesmo. O PR mais parece estar no círculo de poder (lugar onde existem muitos poderosos e você pode gozar desse privilégio na sociedade) do que alguém que tem e detém o poder (aquele que exerce o poder). Mas isso provém da sua indefinição em como liderar num contexto de contradições com seu potencial e o potencial que lhe mantém no poder. Este problema a meu ver não é de Nhusy como tal, mas das condições partidárias que o deixaram lá. O que o Professor bem aponta, o mau processo de descentralização, a paz definitiva, Cabo Delgado são apenas sintomas da doença grave que padece o país, infelizmente. Eu tenho dito, o país rela iniciará em 2025, quando nos lembrarmos do erro de casting e a biologia fizer seu papel...
13
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g
· Düzenlendi


Elisio Macamo percebo. só tenho dificuldades com essa de bom gestor. de quê exactamente? quem negociou a paz definitiva desta forma desastrosa? porque não se insurge ele contra os que o impedem de governar? é certo que ele não é o único culpado, mas não pode fugir à responsabilidade.
3
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Brazao Catopola Quando esteve nos CFM nada a apontar. Não se pode insurgir exatamente por que lhe falta a coragem de enfrentar quem o pós lá. Todos nós sabemos quem são os seus mentores políticos agora. Ele negociou a paz sim! Quem estava e apoiou esse processo? Quem veio a televisão dizer que era isso que se queria? Não lhe retiro a sua responsabilidade, até por que se ele está ali é para tomar decisões. Daí o conflito entre ele mesmo e o que outros podem pensar sobre ele. Não faz sentido nenhum que o PR tenha mantido o antigo ministro da defesa sob a situação em que se arrastou até ao novo governo. Mas aí entra o dilema, podia ele só tirar o ministro ou havia mais questões? Concordo. Falando em física, em condições normais de temperatura e pressão qualquer pessoa séria teria demitido o ministro. Esse cenário não se difere daquele em que um ministro disse "daqui não saio, daqui ninguém me tira".
3
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g
· Düzenlendi


Yanıt yaz...







Leo D. P. Viegas Texto bastante instrutivo! Faz uma radiografia do pais da forma mais clara possivel. Os sinais da crise de liderança já vem se desenvolvendo a alguns anos. É o culminar de altos níveis de corrupção que acabaram por corroer instituições tão vitais para o garante da nossa soberania. Acho que não vale a pena mencioná-los. O nepotismo e clientelismo ganharam raízes profundas na nossa sociedade que esvaziaram o professionalismo tão importantes para uma boa gestão e liderança. Estes são verdadeiros cancros sociais que vão afectando o resto da sociedade. Por mais boa liderança que possamos ter (e penso que o governo tem feito a sua parte da melhor forma possivel) mas o restante do corpo social está corrompido e fragilizado. Entradas de imigrantes ilegais, passaportes forjados, ingrrsso nas FDM e policia como forma de fugir ao desemprego, etc são alguns desses sintomas. Para agravar, temos a vez dos outros de comer! (Como se diz em outras partes de Africa * it is our time to eat). Com esta mentalidade não há modéstia de consultar alguém mais experiente sobretudo se este/a fizeram parte do governo anterior. É um orgulho e arrogância exarcebados. Dai que se compreende porque os novos timoneiros dificilmente consultam os anteriores tal como fazem nas democracias mais estabelecidas. É um problema bicudo que extravasa este governo. Mas o Partido poderia fazer melhor, sem dúvidas.
8
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g


Elisio Macamo é simplesmente confrangedor.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Leo D. P. Viegas Elisio Macamo Sem dúvidas! Assustador e uma sensação de impotência!
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g


Yanıt yaz...







Isabel Maria Casimiro Somos vários a fazer pesquisa Elisio, antes do IESE, OMR. O CESAB fez a pesquisa que resultou no livro que referi. E este ano saoram 2 livros, on line, da pesquisa TERRITÓRIOS EM CONFLITO, com a participação e apoio da Univ do País Basco, CES, WLSA Moç, Colômbia ..... O Yussuf tem pesquisado e escrito há décadas, desde que estudámos a luta armada - o que permite ter uma visão mais longa, desde o tempo dos colonstos, etc......
5
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g


Elisio Macamo eu sei. era apenas um exemplo. triste.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Elisio Macamo porque é que um quadro experiente e inteligente como o teu marido não pode ser convidado pelo presidente ou pelo primeiro ministro (senão mesmo pelo partido) a liderar uma comissão que verifique as irregularidades eleitorais e proponha saídas? porque gente assim não pode ser convidada a analisar as nossas forças de defesa e segurança? eu não percebo este autismo. não percebo mesmo.
9
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g


Yanıt yaz...







Sandro Oxay Rogério Ba-Senga
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Iranet Abdula Em suma, somos um estado falhado 😥
4
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g


Elisio Macamo isso não! se uma criança ou jovem se magoam ao crescerem não são por isso falhadas! estas coisas fazem parte do processo de crescimento, a questão é o que seremos depois.
5
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g


Yanıt yaz...







Samuel Chacate Huuuuh hi ku tikisa Macamo ...
Neste país qd se diz a verdade infelizmente vão ti mandar ao hospício... me preocupa quando premiamos incompetência e sancionamos o inverso ...hawena ..., este país avançou muito no que a competência diz respeito ..., mas os primos e os afilhados ke? Ntla
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g
· Düzenlendi

Cristiano Daniel Rosario Naene Estou ainda 3m negação, nao quero acreditar. Doí ver a desagregação de um Estado, o dealbar de uma utopia, do pais que se chamou Moçambique. Estamos em negação, mas a nossa teimosia colectiva deu nisto. Contra mim falo, como foi possivel chegarmos a este nivel e qualidade de liderança. O quê eclipsou a Frelimo, a Sociedade Civil, visto que honestamente da oposição não vislumbro nada. Ou surge uma nova vaga de novos partidos, lideres, SC, ou era uma vez...😥😪
4
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g


Elisio Macamo não há soluções messiánicas. a solução tem que vir de dentro a meu ver. é preciso lutar contra a complacência. o problema é que parece que muita gente na frelimo acredita que ser melhor do que a oposição significa ter razão em tudo. com esse tipo de complacência dificilmente avançaremos.
4
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Cristiano Daniel Rosario Naene Perfeitamente de acordo, longe de mim tal perspectiva, referia-me a acrisia que enleiou as outrora forcas vivas da nação. Ví tanto murmúrio pela alegada inação do Governo anti o Covid - 19,mesmo com multiplas aparições dos governantes e afins a darem u…Daha Fazlasını Gör
4
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g


Yanıt yaz...







Eliha Bukeni Aparentemente, quando ele colocou um civil no MDN entendemos que ele queria controlar directamente este Ministerio, porem, debalde a situacao esta pior. Primeiro, foi a informacao vazada pelo Canal sobre as contribuicoes da Total e Eni para a seguranca que nao chegam aos destinatarios. Depois o Comandante em Chefe vai o teatro de operacoes e diz que as tropas estao moralizadas, para na seguinte o inimigo infringir o maior golpe desde que iniciaram as confrontacoes. De acordo com relatos do "O Pais" os militares nem sequer defenderam as posicoes, simplesmente abandoram a vila e inclusive os blindados com que os insurgentes estao a deambular na vila. Quem conheceu as FAM que combateram a Renamo ate 1992, nao pode crer no que esta a acontecer. Transportar militares para Cabo Delgado de camioes ou machimbombos. Cade a forca area. Cade os Antanov que cruzavam os ceus em missoes de transporte de tropas e logistica, cade os helicopteros e os MIGs. Com esses milhoes de USD de mais-valias, nao era possivel reequipar a forcas armadas, principalmente a forca aerea. De facto, pode ser que a lideranca esteja a faltar!
6
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g


Elisio Macamo eu até reconheço que não seja fácil gerir isto. nos distritos de tete onde houve conflito armado com a renamo ouvi relatos de conduta muito duvidosa por parte dos oficiais, ao que parece, não declaravam mortes de soldados e continuavam a receber o seu dinheiro... temos o direito de esperar dum comandante em chefe que organize isso.
4
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g


Yanıt yaz...







Cremildo Churane Devo concordar com o Prof em 100% a paz com a Renamo era mais podre do que efectiva. Não precisava devser arguto para perceber isso. Há momentos que dá vergonha de ser moçambicano, o que está a acontecer em Cabo Delgado é revoltante e o discurso camaleónico das Autoridades não ajuda e torno mais confusa a compreensão do que está ocorrendo lá. Há muita insensibilidade na abordagem desta questão.
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g
· Düzenlendi


Elisio Macamo também vejo essa insensibilidade. mas vergonha de ser moçambicano não tenho. se tivesse, não desabafava aqui.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Cremildo Churane Elisio Macamo não signifique que tenha vergonha de o ser Prof. É um pouco com as acções das nossas lideranças enquanto sabemos que a pessoas com competências firmadas. Não é um desabofo é um pouco desalento pelo que está acontecendo. Aliás pelo que eu saiba o seu mural não é um mural das lamentações.
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Elisio Macamo o desabafo é meu. o meu texto é um desabafo pelo que acontece.
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Cremildo Churane Elisio MacamoElisio Macamo I got you Prof. Esses textos e de outros tantos moçambicanos digo, as pesquisas e tudo mais devia ser aproveitado, para criarmos instituções democráticas substantivas e que tivessem um espirito de devolução, na verdadeira ac…Daha Fazlasını Gör
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g


Yanıt yaz...







Rubi Kandisky Obrigada Professor, por favor continue a nos inlucidar com as suas análises em torno destas questões, apesar dos ataques que podes te sujeitar.

Só nos restam pessoas como o Prof para trazer luz, e análises profundas como essa. Enquanto jovem é revoltante viver este dilema quase que ditatorio e perguntas como é que a dita liderança lidera até entra em choque com o pensar racional das coisas. Internamente nesta alá do partido da... "Vitória organiza se" não existem pessoas sensatas capaz de trazer uma postura digna a este dilema!? Até quando o país viverá a esses massacres, sofrimento o esquecimento do seu próprio povo, não falta muito para uma província como Cabo delgado ser oficialmente abocanhado por estes tais insurgentes. É triste viver num país como este que simplesmente vive a deriva.
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Elisio Macamo yanıtladı · 1 Yanıt


Alcídes André de Amaral Complicado! Estamos acumulando problemas...
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Alcídes André de Amaral yanıtladı · 4 Yanıt


Macvildo Pedro Bonde ...já escrevia o poeta "um país que cresce"...
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Lourenco Rosario Elísio, é por isso que gosto da sabedoria dos contos populares, a corte de um certo rei, convenceu o, um dia, que havia um alfaiate, que lhe produziria um fato tão especial, que, saindo ele para a rua, só os sábios e inteligentes teriam o privilégio de…Daha Fazlasını Gör
10
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Samuel Canda Samito yanıtladı · 4 Yanıt


Mario Joao Gomes Sr. Mablinga Shikhani lideranca nao eh ? Kkk
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Mablinga Shikhani yanıtladı · 1 Yanıt


Constantino Reis Prof.Elísio.,houve um dia, que escrevi num papel com lápis de carvão:

Sorrio, ia falar...sorrio já não falo.…Daha Fazlasını Gör
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Jaime Silva Caro Elísio Macamo
Acho extraordinária a sua posição e digna de todos os encómios. Não creio que seja simples e confortável ser como é.Frontal, corajoso e preocupado com o seu País. Desejo-lhe e aos seus compatriotas o maior sucesso, Não será fácil, mas támbem estou certo que responsáveis e pessoas de bem não podem deixar de tomar em conta a sua legítima preocupação. Cumprimentos
3
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Luis Nhachote ... 'preferem reunir para saudar o presidente do partido mesmo sabendo que o país arde"
5
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Geraldo Angelo Mutuque yanıtladı · 1 Yanıt


Ivo Neto Costa Professor Macamo, será um problema d liderança ou fragilidade das instituições? O
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Ivo Neto Costa yanıtladı · 4 Yanıt


Raul Junior Quando se lê algo é necessário duvidar. Eu também duvidei inicialmente da informação e de repente vejo o porta voz da Polícia a confirmar. Acabava de ler um dos livros de Yuval Harari e numa das passagens o autor dizia que "os insurgentes nunca podem derrotar um Estado". O nosso caso é atípico. Deixou-se Dlakama com discursos triunfalistas que no teatro militar ganhara a guerra dos 16 anos, hoje está Nyongo que também diz que o governo vai se ajoelhar n'Ele. Os Insurgentes nome que nem sei quem os atribuiu, porque pelo menos o porta voz e o comandante geral apelidaram-nos de malfeitores, estão a usar uma engenharia científica ou uma abordagem sociológica militar muito acima das nossas FDS. Tudo isto acontece numa altura em que o chefe do estado conduziu Basílio Monteiro para um cargo altíssimo na esfera da segurança. Todo este teatro, os insurgentes aliás malfeitores que agora nem se sabe se é o mesmo grupo, tentam fazer coincidir nomeações e ataques de grande escala. Para os analistas isto é um caos que se pode resumir em tal inoperância militar. Esta fragilidade militar é Real. Guebuza tentou à sua maneira no último mandato mostrar um bocadinho da sua musculatura obrigando Dlakama a viver em tocas. Teve compaixão, se calhar pressionado pela comunidade internacional, para realimentar a serpente. E, agora? A melhor arma de Forças fracas é a negociação!
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Raul Junior ...e os malfeitores podem tentar concentrar as forças naquele ponto de Mocímboa para depois outros grupos começarem a atacar e ocupar zonas preferenciais. PEMBA, Palma, Montepuez, Macomia, Ancuabe, Quissanga devem estar em alerta e em prontidão combativa. Parecendo que não, hoje eles têm uma aliança com o povo e têm como alvo as FDS.
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Macario Tome Temos que admitir falta muita comunicação e coragem
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Luis Baptista Professor Elisio Macamo prepara-se para "ataques a pessoa"... os sábios na nossa terra atacam na pessoa...
4
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 1g

Sandra Mondlane Certo professor
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 23s

Lyndo A. Mondlane Acertivo prof
Sao essas coisas q fazem com que um faça poucos elogios do pais
E das suas lideranças

Fazer um desembarco de noite sem ser visto
Estavao todos soldados a dofmir?? Nao tem centinelas??

Nao sei nao
O pais caminha a passos gigantescos ao desastre e parece os deveriam remediar nao estao nem ai

Depois vira o general coronavirus para rematar

Bom artigo prof
Continue nos despertando consciencis
Saludos
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s

Tomo Valeriano Tenho certeza que todos nós concordamos com muitos dos escritos lúcidos do Professor, porém o estômago faz nos passar po hipócritas.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 13s

Manuel Roque Jamisse Uma enorme reflexão do Professor Macamo,porém,os ataques já começaram. O Gustavo já começou a mav(f)ir com um longo lençol.
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 10s

Sem comentários: