segunda-feira, 2 de março de 2020

Enquanto líder da frente falante dos esquadrões da morte, G40n1, não creio que seja tão ignorante da história. Não usa terminologia fascista a toa. São assassinos do regime! Mataram Cardoso, Cistac, Pondeca, Matavele, espancaram Massango, Salema, Macuane, Guente e companhia limitada. Eles não insultam, matam. Basta pensares diferente!

a a um outro artigo que verse algo de que não concordo. É má educação e prova de falta de civismo insultar alguém só por ter expressado uma opinião ou posição contrária à nossa ou minha. O que se deve fazer é debater ou debater com argumentos e sofismas a posição contrária. Eu vivi e visitei vários países e não li lá nos jornais locais ou nas Redes Sociais nada insultuoso contra quem quer que seja. Só aqui em Moçambique há esse tipo de pessoas que só sabem insultar ou rotular outros com nomes feios apenas porque expressam opiniões que não são do seu agrado. Será que vos que insultam os outros têm a certeza de que as vossas opiniões/posições agradaram a todos? Podem não ter consciência mas essa nossa tendência é contra os valores universalmente aceitáveis para uma sociedade que se pretende seja normal e onde se assume que o debate é a busca de soluções para um certo problema ou problemas. E curioso que o denominador comum dos que me insultam é não é porque não gosta de todo o que escrevo - mas sim porque me acham defensor do regime do dia, que é o mesmo que dizer da Frelimo. Ocorre me perguntar se será um pecado mortal ser da Frelimo ou seu defensor? Neste país há vários partidos e é direito de cada um de nós filiar se em qualquer um deles e isso não é nenhum crime. Meus compatriotas, sejam democratas e não fascistas que não toleram opiniões diferentes. Eu sou da opinião que há jornais ou jornalistas anti Pátria. Cabe aos que discordam provar que estou errado. Não é insultando me. Gustavo Mavie
Yorumlar
  • Armando Nenane Uma vez um campones descobriu que a justiça não existe para ele e sua gente. Começou a insultar e mandar manguitos. Uns insultam e mandam manguitos, enquanto outros, quando não concordam, mandam esquadrões da morte, se tiveres sorte de não te matarem, dao-te uns tiros nas pernas, apenas para te deixarem coixo...
    4
  • Ricardino Jorge Ricardo Também nunca gostei de ver alguém a insultar ou a ser insultado só porque tem uma opinião contrária à dos outros.
    Mas também nesse caso de insulta, insulta...o senhor tem sido promotor por causa da tua intolerância para aqueles que pensam diferente e os que não se alinham ao seu partido de eleição.
    3
  • Fakir Madeira Madeira Bem dito,palavras escritas por um que sabe o que e como falar as coisas.Parabens Gustavo Mavie por esta aula que muitos precisavam de ter.
    1
  • Elvino Dias Mas meu Chefe Gustavo Mavie, a sua consciência não lhe diz que o que escreve não agrada as pessoas? Defender os que contraíram dívidas ocultas, roubam votos, defendem corruptos, etc.
    5
    • Ricardino Jorge Ricardo Elvino Dias calma, calma, as coisas não se resolvem desse jeito.
      1
    • Gustavo Mavie Não há pior coisa do que confundir uma árvore com uma floresta. Eu nunca defendi os que roubaram o dinheiro que era para o Projecto da Ematum e as outras subsidiárias MAM e Proindicus. Assim fito, é confundir algumas árvores com uma floresta quando se toma o grupo de caloteiros por toda a Frelimo e todos os que são seus simpatizantes. Eu já escrevi várias vezes que em qualquer organização ou partido politico há sempre os mais da fita. Quando a Frelimo completou em 50 anos em 2012 escrevi um artigo em que alertava que a Frelimo tinha nas suas fileiras corruptos que actuação como abutres políticos. Portanto o meu apoio à Frelimo não é para cada um e todos os membros da Frelimo mas sim para o Partido como tal mas não sou apoiante dos seus corruptos. Já antes deste artigo escrevi um outro da mesma jaez em 2004, em que alertava para que a Frelimo se dedfizesse dos abutres políticos que pululam no seu seio. Se o senhor Elvino Dias & Cia querer provar posso vos mandar esses dois artigos com evidências de que são daquele ano, tanto mais que o de 2012 consta na minha colecção já editada em livro como título A Colheita Jornalística de Gustavo Mavie já disponível nas livrarias. É um erro grave ou maldade intencional acusar toda Frelimo como sendo um partido de ladrões. Creio que a maioria dos mais de quatro milhões de seus membros não são corruptos e nem são sequer potencialmente ladrões. Mesmo a Renamo que já moveu uma guerra de natureza terrorista ao serviço do Apartheid têm no seu seio gente boa que não mataria sequer uma mosca sem justa causa. O que me têm levado a rotular a Renamo a rotila-la de organização terrorista é que foi mesmo criada para assim ser pelos regimes racistas da ex-Rodedia do Sul e da então África do Sul do Apartheid. Mas já a Frelimo foi criada por pessoas de boa reputação como o Prof.Doutor Eduardo Mondlane e Samira Machel. Sobre porque faço isso do terno Quinta Coluna, não é porque eu sou ignorante sobre a sua origem. É porque define bem o tipo de compatriotas que tudo fazem para orrjidicarv6o seu país em troca de alguns dólares e euros. Para que não haja dúvidas opto por enxertar uma explicação que extrai da Google.:

      Termo usado para se referir a grupos clandestinos que trabalham dentro de um país ou região, ajudando a invasão armada promovida por um outro país em caso de guerra internacional, ou facção rival no caso de uma guerra civil. Por extensão, o termo é usado para designar todo aquele que auxilia a ação de forasteiros, mesmo quando não há previsão de invasão.
      A origem da expressão remonta a Emílio Mola Vidal, general nacionalista espanhol que atuou na Guerra Civil Espanhola. Quando quatro de suas colunas marchavam rumo a Madri, ele se referiu aos militares madrilenhos que o apoiavam como "quinta coluna". No final dos anos 30, quando o líder fascista espanhol Francisco Franco preparava-se para marchar sobre Madri com quatro colunas, o general Quepo de Llano disse: "A quinta-coluna está esperando para saudar-nos dentro da cidade." Pela primeira vez, o mundo ouvia a palavra fatídica — "quinta-coluna".
      O termo ganhou força no curso da Segunda Guerra Mundial, denominando aqueles que apoiavam a invasão nazista, tal como aconteceu com parte dos alemães que habitavam nos Sudetos. A ação de uma quinta coluna não se dá no plano puramente militar. Assim como os demais partícipes de uma guerra, os elementos quinta-colunistas agem por meio da sabotagem e da difusão de boatos. Em outras palavras, pode-se dizer que a força da quinta coluna reside tanto na possiblidade de "atacar de dentro", como na capacidade de desmobilizar uma eventual reação à agressão que se intenta.

      Fonte: Wikipédia
      MIA Secção em Português Temática
      Mais não disse e reiteiro que debate não é INSULTAR os que expressam opiniões que são contrarias às nossas ou que são contra o que nós outros apoiamos. Gustavo Mavie
      1
  • Luis Filipe Beula Heheheee, No Comment...!
  • Laurentino Da Silva Ernesto Falou e disse! É assim q conheço o GM. Certeiro e perspicaz!
    1
  • Sidonio Pedro Muito bem dito!
  • Armando Nenane Fiquei muito ofendido quando o Gustavo Mavie me chamou de "líder da quinta coluna", sendo a quinta coluna, segundo ele, "um grupo de indivíduos que passam a vida a conspirar para derrubar o governo". Foi um insulto que tanto me abalou, não fosse ele o líder do G40, a frente falante dos esquadrões da morte...
    2
    • Angelo B Tivane Armando Nenane , kakak líder da quinta coluna?
      1
    • Armando Nenane Estás a ver, né?
    • Paul Fauvet Gustavo Mavie e' tao ignorante da historia que ele nao sabe que o termo "quinta coluna" foi inventado por um general fascista, Emilio Mola, durante a guerra civil de Espanha, em 1936. E' vergonhosa que Gustavo usa terminologia fascista para denunciar as pessoas que tem pensamento diferente.
      2
    • Armando Nenane Enquanto líder da frente falante dos esquadrões da morte, G40n1, não creio que seja tão ignorante da história. Não usa terminologia fascista a toa. São assassinos do regime! Mataram Cardoso, Cistac, Pondeca, Matavele, espancaram Massango, Salema, Macuane, Guente e companhia limitada. Eles não insultam, matam. Basta pensares diferente!
      1
    Yanıt yaz...
  • Luis Paulo Prezado irmao Gustavo,perdoe os que nao sabem oque fazem e o que escrevem,ate que muitos desses sao aqueles que se afirmam como pais e fazedores da Democracia;mas ser Democratico e' ser mais honesto,simples e tolerante,o conceito de ser Democratico nao e' abuzar aliberdade,nao se pode confudir a liberdade com alibertinagem,o presidente machel soube nos ensinar como pessoas com dignidade,e mesmo dlhakama em nenhum discurso disse que a Democracia Era pra os moçambicanos se faltarem o respeito;respeitar o outro e' respeitar a si mesmo.
  • Cremildo Alfredo Mawelele AMIGO, DOU NOTA 1000,NESTA PUBLICACAO
  • Dos Langas Verdade caro.
  • Júlio Mutisse Há vários tipos de insultos, uns mais velados que outros mas insultos. Uns mais directos e outros mais "escondidos"
    Uns com aparencia mais erudita.
    Insultar não é só dizer FY ou quejandos. Há coisas piores, insultos à consciência mesmo.

    O mais velho sabe disso.
    1
  • Armando Nenane E por falar em gente sadia, um poeta dizia que "a loucura é a única forma de liberdade que ainda nos resta".
  • Celso Timana Caro Gustavo Mavie, vai aí o meu abraço de solidariedade.
    Realmente não é fácil exercício democrático de respitar a opinião do outro, é preciso disciplina para tal.
    Há quem ofende sem que se aperceba, mas também existem aqueles que lançam ofensas cien
    tes do estrago que pretendem fazer. Em algum momento o próprio Gustavo a exprimir a sua opinião pode estar a ofender alguém.
    Bem haja a democracia e a liberdade de enviar depressão!
    Peço perdão se alguém se sentiu ofendido.

Sem comentários: