sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Vaticano. O principal conselheiro do Papa recebia 35 mil euros por mês de uma Universidade nas Honduras


569
8
O cardeal Maradiaga, principal conselheiro de Francisco e coordenador do Colégio de Cardeais, recebe 35 mil euros por mês da Universidade de Tegucigalpa. O Vaticano está a investigar a pedido do Papa.
O cardeal Oscar Maradiaga é um dos homens de maior confiança do Papa Francisco
Foi em maio deste ano que o Papa Francisco descobriu. Através de um enviado apostólico que ele próprio enviou às Honduras, percebeu que o seu amigo e principal conselheiro, o cardeal Oscar Maradiaga, recebia 35 mil euros por mês da Universidade Católica de Tegucigalpa, nas Honduras. O poderoso cardeal – que é coordenador do Colégio de Cardeais – era conhecido por defender uma Igreja Católica pobre e singela.
Quem conta a história é o jornalista italiano Emiliano Fittipaldi, que se tem ocupado a divulgar casos de corrupção e abusos sexuais no Vaticano. Na revista L’Espresso, explica que várias testemunhas – tanto eclesiásticas como seculares – garantem que o tribunal de contas das Honduras está a investigar um fluxo de grandes somas de dinheiro provenientes do Governo hondurenho para a Fundação para a Educação e Comunicação Social e a Fundação Suyapa: ambas fundações da Igreja local, logo, dependentes de Oscar Maradiaga.
O jornalista falou com membros da comitiva papal, que disseram que Francisco “está triste e entristecido mas também muito determinado a descobrir a verdade”. O Papa quer estar a par de todos os pormenores da investigação conduzida pelo bispo argentino Jorge Pedro Casaretto e descobrir o destino final das gigantescas somas de dinheiro que Oscar Maradiaga recebeu.
Mas o cardeal não é o único envolvido neste novo escândalo do Vaticano. Juan José Pineda, o bispo auxiliar de Tegucigalpa, terá recebido grandes quantias de Oscar Maradiaga, assim como “Father Erick”, um mexicano que gosta de dizer que é padre mas nunca chegou a ser ordenado. Segundo um missionário com quem Fittipaldi falou, o nome real do homem é Erick Cravioto Fajardo e viveu durante anos num apartamento adjacente ao do cardeal. Além disso, a fonte acrescenta que “Pineda, que viveu com Erick debaixo do mesmo teto, ofereceu-lhe recentemente um apartamento na baixa e um carro”. A equipa do Vaticano que está a investigar receia que todo este dinheiro tenha vindo da universidade ou da diocese e garante que “o Papa sabe de tudo”.
As testemunhas que falaram com o bispo Casaretto durante a investigação também detalharam vários investimentos de Maradiagaque correram terrivelmente mal. Supostamente, o cardeal transferiu mais de um milhão de euros que recebeu da diocese hondurenha para algumas financeiras de Londres, como a Leman Wealth Management. A maior parte do dinheiro investido – e depositado em bancos alemães – desapareceu sem deixar rasto.
Oscar Maradiaga nasceu nas Honduras em 1942. Foi professor da instrução primária, depois professor de matemática, é fluente em cinco línguas e especialista em teologia e filosofia. Tornou-se muito conhecido na América Latina por se assumir um inimigo da corrupção e um forte defensor dos pobres. O L’Espresso diz que o cardeal deve entregar a carta de resignação ao Papa Francisco ainda este ano.
Fatima Pliz Impressionante! E tanta gente a morrer à fome! Dentro do Vaticano deve ser uma corrupção daquelas.Basta olhar para aqueles cardeais, padres e bispos que por lá andam para se ver que aquilo move milhões
Gerir
Responder12h
Braga Ferreira José Braga Se de facto na Igreja Católica, há remunerações excessivas, não devemos esquecer o papel importante que têm para com os mais necessitados. Vejam o caso da Caritas em Portugal. Entretanto vejam as actuais reportagens sobre a IURD. Depois comentem.
Gerir
Responder12h
Simão Pinda Vicente farinha do mesmo saco.
Gerir
Responder12h
Maria Martins Farinha do mesmo saco...
Gerir
Responder12h
Braga Ferreira José Braga Esta Simão Pinda Vicente, se nao fosse a Caritas e nomeadamente no Porto, que conheço bem, não imagina quanto seria a miséria.
Gerir
Responder12h
João L R Abegão Senhor Braga entendo a sua posição como provável católico, mas não necessita de defender esta instituição, todos sabemos que como Christopher Hitchens disse: "A Religião Envenena TUDO!".. Essa história que fazem muito bem também é o principal argumento por parte dos muçulmanos que usam as acções de caridade do grupo Hamas para justificar todo o mal e extremismo e fundamentalismo que a mesma cria. Não há necessidade de termos estas fundações religiosas em pleno século XXI, sou ateu, e anti-teísta quando as pessoas desejam passar do espaço do privado para a esfera pública as suas fantasias pessoais, e não necessito de entidade nenhuma ou recompensas divinas a posteriori para praticar o bem, faço-o porque faz parte da nossa moral e altruísmo que adquirimos como espécie que pretende sobreviver. Ora mais fizessem o mesmo e deixassem de depender destes indivíduos.
Gerir
Responder11hEditado
Jorge Soares Subscrevo !!
Gerir
Responder12h
Responder11h
Rogerio Varela A caridade é paga pelos dinheiros do Estado , fora o que fica pelo caminho !. Ninguém sabe quanto ganha um Bispo !
Gerir
Responder10h
Braga Ferreira José Braga Rogerio Varela. Sabe amigo, o Homem vale por aquilo que dá, não por aquilo que tem.
Gerir
Responder9h
Braga Ferreira José Braga O Cristianismo é o mais sublime monumento a Razão e nada há que se compare. Eduardo Prado Coelho.
Gerir
Responder9h
Braga Ferreira José Braga Joao João L R Abegão. Pertenço a religião mais tolerante de todas. A cristã. Mas gostaria de dizer-lhe que ninguém está subordinado ao catolicismo. Porque somos HOMENS LIVRES, e a nossa opinião constitui um elemento fundamental para a sua renovação.
Gerir
Responder9h
Maria Lita Freitas Se Jesus cá voltasse entrava por aquele Vaticano a dentro e corria tudo à vergastada, como fez aos vendilhões do Templo. Cambada
Gerir
Responder12h
Manuel Pires Isso foi história mal contada começou a máfia logo com ele até fama de chulo teve.
Gerir
Responder12h
Braga Ferreira José Braga Mas se o Vaticano é um dos mais ricos Estados do planeta, neste espaço em vez de atacar e insultar seria melhor dar-mos ideias substanciais para a alteração destas situações.
Gerir
Responder12h
Maria Martins De ideias...e vai ver eles a porem em prática...
Vive em que mundo?
Desculpe o comentario mas fiquei desolada ao perceber que ainda acredita que todos eles fazem caridadezinha...
Gerir
Responder12h
Braga Ferreira José Braga Maria Martins, fazem caridade e muita, não confundamos os corredores do Vaticano com aqueles que diariamente dão parte da sua vida para ajudar os outros, os que mais precisam. Sou Igreja. Participo com o meu grupo de jovens no banco alimentar contra a Fome. Participo, com a minha mulher formação de noivos, a minha mulher é catequista, visitamos com o grupo de jovens, lares e pessoas necessitadas....
Gerir
Responder12h
João Pedro Aqui há engano. O Estado da Cidade do Vaticano é cronicamente deficitário. Quase todo o património relevante são bens que estão fora do comércio.
Gerir
Responder1h
Luisa Pereira Igrejas... tudo igual, aproveitadores de desgraça alheia... quem tem fé, quem acredita reza , não precisa de andar a seguir a manada
Gerir
Responder12h
Ariam Snitram Este vai-se lixar! O Papa Francisco, não admite este tipo de situações.
Já está a ser investigado e, vai ser castigado, com certeza!
Abençoado o Papa Francisco, que ao ter conhecimento dos erros cometidos no Vaticano, castiga, doa a quem doer!
Gerir
Responder9h
João Pedro Só vendo! É o principal conselheiro do Papa, que avocou a si próprio a investigação faz mais de seis meses. Por ora, o que consta é que Francisco irá aceitar o pedido de jubilação de Madariaga e que este se retirará para local discreto...
Gerir
Responder1h
Ariam Snitram Já houve outros casos e, o Papa fez com que fossem exemplarmente punidos!
Gerir
Responder1h
Maria Assentada Era importante saber como os gasta ,
talvez faça a 
diferença :🎉🇵🇹
Gerir
Responder12h
Armando Leite Viva, viva o Sr cardeal :ainda lhe batem palmas o meu povo.
Gerir
Responder8h
Amparo Santos É só artistas. ....É a velha história. ..faz o que eu digo não faças o que eu faço. ..Aquilo é uma cambada de ladrões
Gerir
Responder12h
Leopoldina Castro Hamade Mais um que tambem adora o deus do dinheiro !
Mundo podre !!!
Gerir
Responder11h
Ademar Bittencourt Conselheiro? Sempre achei que o conselheiro do papa era Deus.
Gerir
Responder11h
Rosa Silva É verdade costuma- se a dizer faz o que eu mando e não que eu faço ; o mundo e dos espertalhões. 😃😃
Gerir
Responder12h
Rui Oliveira Oliveira Cada vez vejo mais gatunos.... É só bandidos e há por todos os lados....
Gerir
Responder12h
José Leal Isto é que eu nunca entendi. Para quê tanto dinheiro se não o podem gastar. Ou será que podem?
Gerir
Responder12h
Andre Sousa A mesma hipocrisia que já dura desde o tempo dos cruzados,ainda se queixam da IURD,são iguais cambada de ignorantes...
Gerir
Responder12h
Ana Maria Fonseca A que se chama a isto!!!! Que eles são amiguinhos dos...... dos.... Animais🤔🤔🤔🤔
Gerir
Responder7h
Manuel Araujo É por estas e por outras que não ponho os pés na igreja rezo em casa fica me mais barato
Gerir
Responder6h
Juscelino Rodrigues Nada que o "leilão " do lamborghini não resolva.... viva o Vaticano!
Gerir
Responder12h
Mena Fraga É um atentado à pobreza e à miséria. A tudo contra o Papa Francisco condena! 
É uma vergonha.
Gerir
Responder1h
Jorge Simões O clero em geral é o responsavel por afastar as pessoas da Igreja. Porque não respeitam o essencial dos ensinamentos que Jesus nos deixou.
Gerir
Responder3h
Maria Morais Eu fico indignada sim, com a porcaria toda, que incorpora a grande maioria das religiões.
Gerir
Responder12h
Herminia Marcalo Como é possível o papá Francisco falar tanto nos pobres mostrar ao mundo que está preocupado com a pobreza das Pessoas .A mentira nunca ficará incoberta ..Jesus disse pelas suas Obras saber eis. Quem é os Falsos Profetas ..O mundo jaz no poder do iníquo. Os falsos Profetas estão no lado do deus deste sistema Satanás o diabo...

.
Gerir
Responder12h
Carlos Miguel Fonseca Não entendo tanta indignação. É tão somente o ordenado que é pago pelos contribuintes portugueses a vários apresentadores da RTP.
Gerir
Responder10h
João Pedro Os colaboradores mais chegados do "Papa dos pobrezinhos" são assim. Alguns, como Marx, até têm 'datchas' em Roma... 😠
Gerir
Responder1h
Jose Bernardino A doutrina deles é Clarinha como a água, do gênero façam o que eu digo não façam o eu faço!!!!
Gerir
Responder10h
Paulo Oliveira E ainda há uns beatinhos que ficam incomodados com a Iurd... 
Gerir
Responder12h
Paulo Gonçalo Eu só me preocupo com o que fazem com os meus impostos, o que a igreja faz com o dinheiro que tem é com ela
Gerir
Responder12h
Joana Freudenthal Os indignados com a Igreja Católica que tal lerem tudo: O VATICANO ESTÁ A INVESTIGAR A PEDIDO DO PAPA.
Gerir
Responder12h
Responder12h
José Leal Uma andorinha não faz a primavera ( ditado muito antigo ).
Gerir
Responder12h
Alexandre Pereira O exemplo que vem de cima...
Falsos moralistas...
Claro que doava para a caridade...
Gerir
Responder5h
Zef Soares Nem um cêntimo que eu dou á esses xulos !!
Gerir
Responder12h

Sem comentários: