quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Prisões vão ter espaços para reclusos falarem por Skype com a família



Projecto-piloto arrancou em Lisboa e em Tires mas a ideia é alargar este tipo de espaços a todas as prisões. Reclusos vão conseguir consultar o seu processo ou situação nas finanças sem precisar de ajuda de técnicos.


Miguel Manso
Foto
MIGUEL MANSO

Do outro lado da câmara está um casal e crianças. Deste, está um recluso a experimentar a nova tecnologia disponível desde esta quarta-feira como projecto-piloto em duas prisões: um computador com ligação a Skype e a alguns sítios da Internet.
O recluso que se tornou o centro das atenções dos jornalistas por ser o primeiro a experimentar a novidade é um dos que pode comunicar com a família "ao vivo", que está no estrangeiro, tendo pelo menos algum contacto durante o período em que está a cumprir pena.  


Apresentado esta quarta-feira à tarde pela Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), o projecto Espaço Cidadão Recluso/Comunicar + tem como objectivo criar, em todas as prisões, uma sala equipada para que os reclusos acedam a informação de vários tipos. A ideia é que os presos tenham acesso controlado a dados da sua situação jurídico-penal, lista de visitantes autorizados, acervo de bibliotecas digitais ou legislação. 
Tenho mais alguma pena para cumprir? Quantos meses faltam para sair em liberdade? Que objectivos já alcancei e o que falta? Estas são algumas das perguntas que agora os reclusos do Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) e do Estabelecimento Prisional de Tires (EPT) poderão ver respondidas.  
Por enquanto, o projecto está em fase de teste mas o objectivo é que em 12 meses o protocolo feito pela DGRSP com a empresa MEO Altice, que irá estudar a melhor forma de criar este espaço, tenha apurado as funcionalidades e modelo necessários, disse Celso Manata, o director da DGRSP. Será lançado um concurso público num prazo que não deverá ultrapassar os 12 meses, acrescentou.

Dignificar e responsabilizar os reclusos

“É muito importante para a dignificação e responsabilização do recluso”, disse Celso Manata sobre o sistema que irá também implicar um ganho para os serviços prisionais, uma vez que dispensa a burocracia actualmente em vigor. Quando precisa de ter acesso ao seu processo, o recluso tem que fazer um requerimento a um técnico e ficar a aguardar. O sistema online dispensa esses pedidos e estará disponível diariamente, a toda a gente, por um período de 20 minutos, em dois computadores.
Na demonstração, o recluso, que não quis falar com os jornalistas, conseguiu ver a lista telefónica das pessoas a quem pode ligar e que o podem visitar, consultou os portais das Finanças, da Segurança Social e do Instituto de Formação Profissional e terminou a ligar para a família que rapidamente se juntou, sorridente, atrás da câmara. Na sua ficha pessoal conseguiu ver também qual a parte do plano de reinserção que lhe traçaram e que foi cumprida e o que falta cumprir. 
Desta forma, “a pessoa participa no seu processo de reinserção”, sublinhou Celso Manata, “através de um maior envolvimento na execução” do seu plano e “na promoção da autonomia e da iniciativa na procura de oportunidades de enriquecimento pessoal e social”.
Trata-se de um “passo muito importante” que está a ser construído e ao qual se juntam dois outros: o início da telemedicina, que está “pronta para começar”, e a possibilidade dos reclusos tratarem do seu cartão de cidadão nas prisões, depois de um protocolo com o Instituto de Registos e Notariado, conclui. Este projecto insere-se na modernização administrativa dos serviços do Estado e integra o “Plano Justiça Mais Próxima / Simpex+”.



Shirley Oliveira Porque não é necessário efectuar gastos em mais nada... Não há pessoas sem abrigo, não há pessoas carenciadas... Cada vez tenho mais vergonha nesta Justiça dos Criminosos!

GostoMostrar mais reações
Responder
49
14 h
Gerir

GostoMostrar mais reações
Responder
2
14 h
Gerir
Bruno Oliveira Se algum dia eu ficar sem casa, vou à esquadra mais próxima e dou uma chapada a um policia, arranjo logo, cama, comida e roupa lavada... De graça!!

GostoMostrar mais reações
Responder
14
13 h
Gerir
Shirley Oliveira Verdade, e penso que mesmo assim não consegue que lhe retirem a sua liberdade! O Estado tornou-se o protector dos delinquentes e Criminosos e a regra é que o Juíz deve, sempre que possível, escolher outra pena que não a privação da Liberdade, se ao crime cometido couber outra pena alternativa (Art.70° CP e seguintes). Um verdadeiro atentado aos Direitos dos cidadãos honestos!
E quem faz as Leis não são os Juízes, são os Legisladores dos diferentes Governos!!


GostoMostrar mais reações
Responder13 h
Gerir
Helder Mestre Legisladores não formas de advogados privados pagos por todos nós para nós poderem roubar e proteger os poderosos essas são as leis que eles fazem podes roubar milhões e ficas em casa se roubarem uma galinha no supermercado vais de cana por um ano

GostoMostrar mais reações
Responder13 h
Gerir
Shirley Oliveira É o Governo mediante Decreto-Lei que Legisla nessa matéria de Direito Penal. Não culpem nem os Juízes, nem os Advogados.

GostoMostrar mais reações
Responder
1
13 h
Gerir
Sergio Ferreira Fd Governos de esquerda... vai voltar a troika!

GostoMostrar mais reações
Responder
2
12 h
Gerir
Shirley Oliveira Quanto a isso não tenho quaisquer dúvidas, mas não tenhamos receio, o Ronaldo das Finanças está lá para nos "proteger" das suas próprias acções 

GostoMostrar mais reações
Responder12 h
Gerir
Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
Helder Mestre Mas que merda é esta eles não cumpriram as leis e cada vez tem mais direitos e regalias os desgraçados dos idosos recebem uma míseria de reformas vão para lar a custar uma fortuna sem condições nenhumas . Aconselho vivamente aos idosos que consigam peguem em armas e comecem a limpar corruptos e ladrões de colarinho branco assim terão um resto de vida com médicos de borla comida a horas e roupa lavada tudo z que têm direito menos a liberdade mas também se forem para um lar pouco ou nada saiem

GostoMostrar mais reações
Responder
49
14 h
Gerir
Ariam Snitram O problema, é que os idosos, a maior parte com problemas de saúde, não têm força para ir para a rua, fazer reclamações.
Destes, os sindicatos não querem saber, porque não lhes dão nada a ganhar!
Muitos reformados, têm pensões de duzentos e poucos euros, que mal chegam para pagar as contas da farmácia!

Isto, depois de terem levado uma vida inteira a trabalhar e, a descontar!


GostoMostrar mais reações
Responder13 hEditado
Gerir
Helder Mestre Não é pra rua reclamar é pra rua limpar gente corrupta

GostoMostrar mais reações
Responder
3
13 h
Gerir
Ariam Snitram Se os novos não o conseguem fazer (ou não querem), como é que os idosos, sem condições, o vão fazer?

GostoMostrar mais reações
Responder13 h
Gerir
Helder Mestre Se conseguem bater nas mulheres e nos vizinhos e irmãos também conseguem fazer muito mais

GostoMostrar mais reações
Responder13 h
Gerir
Agostinho Russo Tadinhos, que pena...assim já podem matar saudades e até, quem sabe, mandar matar alguém!....😂😂😂

GostoMostrar mais reações
Responder
1
4 h
Gerir
Nuno F. Pinto Ora nem mais. Tal e qual a minha ideia desde há muito tempo. Idoso, reforma baixa ou nula ;...rua , "puff" em "algum" .Resultado ?! "Hotel" em regime de pensão completa. Cuidados médicos, gym, TV, etc.. 😆👍

GostoMostrar mais reações
Responder
1
46 min
Gerir
Mário Correia de Sá Acho bem. Acredito que pode ajudar a preservar proximidade com a família, ajudar a manter laços que de outra forma se iriam perdendo ao longo do tempo e assim ajudar na reinserção na sociedade quando forem libertado.
Parece que sou o único a pensar assim ao ler os restantes comentários. Tanto nacional-labreguismo!


GostoMostrar mais reações
Responder
30
13 h
Gerir
João Santos desculpem lá, isto é ridículo!!!...também vão ter gambas como a outra para jantar?

GostoMostrar mais reações
Responder
33
14 h
Gerir
António Dias Uma cela de 2 X 2 metros, cama, lavatório e sanita chegavam bem...
Os criminosos em Portugal têm mais regalias que muitos portugueses que passaram a vida a trabalhar e descontar para o estado!!!


GostoMostrar mais reações
Responder
11
13 hEditado
Gerir
Nelo Correia Qualquer dia está-se melhor na cadeia do que cá fora,prendam-me,tenho,dinheiro,cama,mesa e roupa lavada,cinema,bar,com bebidas a preços de metade que cá fora,umas visitas femininas com quarto para se dar umas voltinhas,que mais queremos? Prendam-me

GostoMostrar mais reações
Responder
11
14 h
Gerir
Ricardo Barranco Gostaria de fazer uma pergunta aqui aos comentadores. Preferem: 1 - um sistema duro e punitivo nas condições dos prisioneiros, sabendo que estes quando saírem vão ter uma maior probabilidade de reincidência no crime e voltarem à prisão. 2 - um sistema que aposta na reeducação dos presos e nas condições das prisões sabendo que isso vai diminuir a taça de reincidência no crime e de voltarem aos estabelecimentos prisionais? Como exemplo da 1a opção estão os EUA com prisões "duras" e uma taxa de reincidência de 76.6%. Na 2a opção a Noruega com prisões que parecem "hotéis" e uma taxa de 20%. O que não se gasta na reeducação da população prisional, acaba-se por gastar depois bastante mais nas consequências dos crimes cá fora. Dados de 2014 recolhidos pelo Pell Center ar Salve Regina University, USA.

GostoMostrar mais reações
Responder
8
13 h
Gerir
Ricardo Barranco Cara Judite Ribeiro , a reabilitação passa muito por "trabalhar na cadeia em prol da sociedade". É dando aos reclusos a noção de que poderão ser úteis que se evita que voltem ao crime. Quando uma criança erra é mais importante explicar-lhe o porquê de ...Ver mais

"Here we pay attention to you like human beings."
BUSINESSINSIDER.COM

GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Gerir
André Alves Ridículo. As pessoas só querem direitos mas cumprir os deveres inerentes a qualquer cidadão nada. Para mim os presos contribuem 0 para a sociedade como tal deveria ser mais que suficiente um buraco com uma sanita pão e água. Mas enfim, qualquer dia ir para a cadeia é semelhante a ir para um hotel 5 estrelas.

GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Gerir
José Paiva Arranjem mas é umas garotas boas e e umas camas redondas que eles agradecem. Esta gente é tudo gente boa e merece. Afinal de contas estão dentro porque andavam a dar esmolas aos pobres!...

GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Gerir
Sonia Cabecinhas Parece que "cidadão recluso" é uma nova modalidade! Faz certamente parte de um "simplex" qualquer! Continua - se na cauda da Europa! Portugal no seu melhor! Não se esqueçam de lhes melhorar as refeições porque as das escolas estão no seu melhor! 😕 aliás crianças e idosos tem sido a "prioridade" das prioridades! Estranho... Parece que se vive noutra galáxia!

GostoMostrar mais reações
Responder
4
13 h
Gerir
Sonia Cabecinhas Portugal é Europa que eu saiba... e essas mordomias nas prisões de Portugal já as há! Aqui o que é tarda é mesmo a mentalidade! Antes de chegar a essas questões há muito trabalho a fazer. Dá e trabalho, mas cá, os tugas não gostam de trabalhar...

GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Gerir
Sonia Cabecinhas Esse é um dos pontos fundamentais da questão! 😊

GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Gerir
Dulce Peixoto “Dominar um batalhão, uma companhia ou uma esquadra de cinco homens é melhor do que destruí-los.” SUN TZE Já trabalhei como professora numa cadeia. Nunca esqueci o barulho das portas a fecharem-se a medida que ia passando pelas celas, das chaves, da sensação de opressão, do isolamento, claustrofobia, privação de oxigénio. Já estão a cumprir uma pena. Não sou apologista de cumprirem duas penas por um crime. O direito à família é um direito humano básico. É, claro, que podem todos replicar que, nos casos de homicídio, se aplica o mesmo argumento. Mas estão presos, alguns com penas longas para delitos menores. Não me lembro de servirem gambas na cadeia, como vi aqui publicado. Lembro-me, sim, de muitos, presos por tráfico ou posse de estupefacientes, roubo. Não conheci homicidas, mas havia-os. Um dos meus alunos pedia-me sempre selos para escrever ao pai. Escrevia todas as semanas, nunca recebeu resposta. Tinha 20 anos, era toxicodependente, estava a recuperar. Não tinha morto ninguém. Estava só. Tinha 20 anos.

GostoMostrar mais reações
Responder
4
13 hEditado
Gerir
Dulce Peixoto Nuno Miguel Marques Sousa Pequena gralha, não muda nada.

GostoMostrar mais reações
Responder13 h
Gerir
Dulce Peixoto Nuno Miguel Marques Sousa Nem sempre podemos concordar!

GostoMostrar mais reações
Responder13 h
Gerir
Dulce Peixoto Nuno Miguel Marques Sousa Fui aluna do Pinto de Bronze. Há aulas que nunca esquecemos. This is accurate! In english just to annoy you!

GostoMostrar mais reações
Responder
1
13 h
Gerir
Dulce Peixoto Nuno Miguel Marques Sousa O Público não é um parque de diversão...play somewhere else!

GostoMostrar mais reações
Responder13 h
Gerir
Filipe Geraldes Assim sim! Fico mais satisfeito por saber que pelo menos há alguém a viver melhor à custa dos impostos que pago! Sportv e Telecine para quando? Estão à espera de quê?!?

GostoMostrar mais reações
Responder
5
13 h

Sem comentários: