19 de Dezembro 20h29 - 19 Visitas
Na manhã de domingo, um ataque surpresa contra a coluna das Forças de Defesa e Segurança resultou na morte do Director Nacional de Reconhecimento da Unidade de Intervenção Rápida, identificado apenas com o nome Lorino.
Quando faltam poucos dias para o fim do prazo fixado pelo Comandante-Geral da Polícia, intensificam-se os confrontos nas matas do distrito da Mocímboa da Praia. Na manhã de último domingo, a coluna das Forças de Defesa e Segurança que ia abastecer o efectivo posicionado em Mitumbate foi emboscada. Segundo apurou O País, os atacantes começaram a disparar contra as Forças de Defesa e Segurança quando estes pararam para desbloquear a via.
De acordo com fontes próximas, a operação do ataque resultou na morte de um alto oficial da Unidade de Intervenção Rápida, que foi atingido por tiros no carro e mais tarde “acatanado” pelos atacantes.
A população conta que a troca de tiros, no local da emboscada, durou pelo menos uma hora.
O País apurou ainda que pelo menos cinco agentes foram feridos com gravidade durante o ataque e terão sido transferidos para o Hospital Provincial de Pemba. Na vila municipal, ninguém aceita abordar o assunto publicamente, quer as Forças de Defesa e Segurança quer a direcção do hospital local.
Muzungu Ndini is with Afonso Chicuare and 2 others.
- Alto oficial da Unidade de Intervenção Rápida baleado e posteriormente "acatanado" até a morte pelos atacantes em Mocímboa da Praia.
. ____ Menos de uma semana após o Comandante geral da Polícia, Bernardino Rafael, ter voado ao polêmico distrito autárquico da Mocímboa da Praia em Cabo Delgado e, na sequência, em fórum público ter dado um prazo de 7 dias para que os grupos radicais se entregassem de forma voluntária às autoridades e, ter afirmado que findo este período se...m que o fizessem seriam considerados terroristas e passados a ser atacados vigorosamente, portanto, sem reservas, eis que estes dão uma resposta ao mais alto nível diante daquelas ameaças. Informações da última hora indicam que foi morto um director de alto escalão da Unidade de Intervenção Rápida( UIR) pela facção de atacantes daquela região. O ataque foi encetado na manhã de domingo último (17) em plena coluna das Forças Armadas de Defesa e Segurança quando se deslocava para abastecer mantimentos a uma outra posição de agentes da corporação. Dizem que foi uma coisa terrível. Muitos agentes das FDS foram atingidos gravemente por chuva de balas incluindo o tal dirigente que igualmente foi atingido gravemente, tendo, períodos depois sido " terminado" a acatanada pelos insurgentes. Triste!. É essa polícia a que o Bernardino se referia que iria acatar até o último terrorista?
See More
Sem comentários:
Enviar um comentário