segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

As “venturas” da filha do Presidente Nyusi

Cláudia Nyusi é patrona de uma associação "beneficente".

. ___ Parece que a filha de chefe do governo de Maputo, Filipe Nyusi, que responde pelo nome de Cláudia Nyusi é a principal substituta da malograda milionária Valentina Guebuza que tornou-se numa jovem riquíssima, fruto de sistemáticas sagas de roubos astronômicos do dinheiro do pobre povo surripiado pelo seu pai, Armando Guebuza. Ou seja, sem ela saber como se formula um Curriculum Vitae para concorrer a uma vaga de emprego.
. ___Digo isso porque a filha de Filipe Nyusi nunca trabalhou, à semelhança dos restantes irmãos seus que levam vidas de verdadeiros magnatas num país paupérrimo, mas hoje ela está no comando de vários projetos sócio-ecônomos dentre os quais, uma associação "beneficente" chamada Amigas Solidárias". Na manhã de hoje a Cláudia Nyusi esteve num centro infantil de caridade situado no distrito municipal de Ka Tembe, província de Maputo, onde, supostamente, terá oferecido um almoço às crianças daquele Centro no âmbito dos comemorativos de Natal e do fim de Ano, numa clara demonstração de procurar por uma notícia boa, protagonismo e bom nome na praça.
. ____ Para me convencer que é pessoa do bem e com boas intenções viradas a ajudar os necessitados é preciso, em primeiro lugar, ter emprego, trabalhar honestamente e, ajudar o carenciado usando fundos do próprio trabalho. Ela só pode enganar os incautos sem visão, eu, ela não engana. Esse dinheiro todo que ela detém e que decidiu usar algumas merrecas hoje para financiar almoço na Ka Tembe, é dinheiro sujo que o pai saqueia dos nossos empobrecidos cofres. Quer dizer, roubam do povo para depois virem a impressionar o mesmo povo com alguns gestos de bom senso? ELA TRABALHOU AONDE E QUANDO??
LikeShow more reactions
Comment
Comments
Pio Cubias Namueto Agora sao Makodes a comerkkkkkkkk
LikeShow more reactions
Reply10 hrs
Manage
Francisco Nabila pork não foi em tete, terra da progenitora e/ou c.delgado, terra do progenitor. nem pensar bem eles pensam. SEMPRE OS MESMOS
LikeShow more reactions
Reply9 hrs
Manage
Joao Barros E dinheiro sem programa para o povo ver.
LikeShow more reactions
Reply7 hrs
Manage
Nelson Mario Temos muitos dificientes com varios problemas , eles nao ajudam nada mas estao a levar dinheiro para brincadeiras ,um dia deus tera resposta d tudo isso !!!
LikeShow more reactions
Reply3 hrs

As “venturas” da filha do Presidente Nyusi
Não se alarmem. Cláudia Jacinto Nyusi não eh uma empresaria novata. Adolescente, ela já tinha interesses empresariais em 2011, muito antes de Nyusi imaginar que seria ele a solução para o Presidente da Republica da transição geracional. Em Moçambique, figuras publicas escondem seus interesses empresarias nos nomes dos filhos. Esse eh um ardil pouco engenhoso porque vai ficar sempre claro que determinado negocio pertence justamente aos progenitores. Por isso, eh crível concluir-se que os negócios registados em nome de Cláudia ou são, na verdade, de seu pai, Filipe, ou de sua mãe, Isaura.
Nos últimos anos, as elites políticas preferiram esconder seus negócios em Sociedades Anonimas ou registando la fora em paraísos fiscais. Mas também existe a figura dos pactos sociais, em que determinado acionista de uma entidade pode ceder parte de seus interesses a outrem, sem a obrigação de relevar, entre pares, a identidade do beneficiário. Também há o recurso a subconcessões (por exemplo, o consorcio que ganhou a concessão para a gestão da Base Logística de Pemba fez uma subconcessão para uma jovem empresaria que era membro do trono no anterior consulado).
Cláudia Filipe Jacinto Nyusi tem registadas em Moçambique duas sociedades comerciais. A primeira foi registada em 2001 e chama-se a ULANDA, Limitada. Sua parceira eh Nimbuka Lagos Henriques Lidimo. Objecto social: criação, construção, remodelação, gestão e exploração de espaços, equipamentos e infraestruturas de turismo e de lazer, assim como a organização de eventos e atividades nesses espaços, equipamentos e infraestruturas. A outra sociedade chama-se Dambo Investe, Lda e foi constituída em 12 de Fevereiro de 2014. O outro sócio é Hipólito Michel Ribeiro Amad Ussene. O objecto social: a) Prestação de serviços; b) Importação e exportação; c) Hotelaria e turismo; d) Exploração mineira.
O conhecimento desta informação por parte da opinião pública eh fundamental pois permite controlar ate que ponto negócios públicos estão a ser canalizados, sem transparência, para as empresas da filha do Presidente, distorcendo princípios elementares de concorrência livre e drenando dinheiros publicos para bolsos privados sem justificacao aparente. Vale também para aferir da predisposição do PR em promover a transparência e a separação de águas entre política e negócios. Por isso, ao divulgar estes dados, minha intenção eh demonstrar que a opinião publica esta atenta e barricada na defesa da transparência e da boa governação.
36 Comments
Comments
Mauro Manhica Não sei se sou invejoso mas sempre perguntei aos meus ascendentes o porquê não haver nenhum Manhiça antigo combatente, Frelimista... ou lambe-botas. Os velhos andaram a ferrar... tsc
Manage
Boa Monjane Mas Marcelo Mosse, ate onde sei a Dambo nao tem assim muita massa. Talvez a Ulanda. Um dos socios da Dambo eh um brada e sei que ali massa que eh boa ainda eh um sonho. Kakakaka
Manage
Boa Monjane Pois, esperarei... mas não estou a meter mão no fogo por isso
Manage
Claudio Monduane Em fim.meu caro amigo. Estas nesta
Manage
Clara Castelo Ya tamos hipotecados.nos os pobres,vamos ficar cada vez .mais pobre.
Manage
Adrian Magoo Esta cena está cada vez mais a me surpreender
Manage
Cremildo Nhalungo A outra deve estar feliz no sentido de a imprensa vai virar os canos pra os lados da futura empresária de sucesso.
Manage
Djua Kizomba O grande problema é que as leis não são aplicadas. Precisamos primeiro que haja separação de poderes. Enquanto o PR continuar a nomear pessoas para ocuparem os cargos de justiça nada se vai passar para além de desordem.
Manage
Edumundo Pangara Obrigado. conheço estas empresas a bastante tempo mas não sabia quem eram os outros sócios, estou esclarecido irmão. Agora falta perguntar porque é que a Dambo Investe Lda., quer investir na área agrícola (com 100 milhões de USD) se no seu objecto social isso não consta, ou quer acomodar esta actividade no item exportação e importação?
Manage
Homer Wolf Bem (a)venturada a rapariga...
Manage
Antonio Pereira Incrível como os filhos dos líderes e presidentes, são sempre tão pró-activos, precoces, competentes, trabalhadores e visionários, pelo que dão sempre em empresários de sucesso e nas pessoas mais ricas dos seus Países. Acredito que seja tudo, apenas uma "feliz coincidência"...
Manage
William Antonio Mulhovo Mosse obrigado por nos manter informados. Nem imaginas o papel social que desempenhas. Quanto a moça filha do presidente, como humana, cidadã e Moçambicana tem liberdade e direito de usar seu potencial para constituir, multiplicar e manter propriedade independentemente de ser filha de quem é...que não seje crucificada por isso. Agora...estamos de olho, e olho bem grande...se derepente os negocios delas ganharem uma velocidade fantasmagórica inexplicavel (se não pelas variaveis tais como trafico de influencia e acesso a informação previlegiada) e haver indicios de qua tal velocidade não teria sido atingida se não fosse pelo facto de ser filha de chefe....ai ha de haver beefs. A ela desejo sucessos nos negocios, ética muita transparencia para não ser conotada com a estorias habituais de sucesso...
Manage
Mindo D'avila (Alguem me empresta esqueiro ou mesmo um fosforo porfavor)!
Manage
Rosario Fome Bem haja a transparencia e a boa governacao.
Manage
Helder Morgamo Culumba ...é extremo! O empresário não deve ser político, mas a questão cá é ainda profundo os políticos são empresários. Essas empresas não são um exemplo no cumprimento da Legislação Fiscal e muito menos da Lei do Trabalho e os seus gestores não tem espaço para desenvolverem a intelectualidade e nem a pesquisa cientifica no âmbito empresarial. o CONHECIMENTO FICA CONGELADO DENTRO DE FORD RANGER LIMITED PLUS 3.2 TURBO AUTOMÁTICA no ar condicionado duvidoso. Em outras linhas de pensamento, estas empresas é que levam o estado à derrocada. É PREOCUPANTE!
Manage
Mindo D'avila Li uma vez um livro que ilustrava o fracasso duma politica dirigida por comerciantes ou empresarios. Alias fiquei sabendo que ha paises onde politicos sao proibidos de criar outros enterreses. (nao me perguntem sobre o titulo do livro porfavor)
Manage
José Jaime Macuane Marcelo Mosse, penso que os jornalistas deram um passo muito grande em abordar essa questão dos interesses empresais e o Mosse foi pioneiro nisso. Depois seguiram-se "estudos" similares, mas sinto que houve uma estaganação neste tipo de análise. Há uma baixa compreensão de como funciona esse mundo empresarial e a dinâmica do rent-seeking. Empresas podem ser criadas para apenas algumas operações, algumas podem existir legalmente sem terem iniciado uma actividade concreta. Uma análise que se deveria fazer é sobre o procurement público e talvez entrar um pouco mais na CGE e ver que padrões de gasto público lá existem. Sobretudo, penso que as análises deveriam passar para operações concretas e não apenas ficar-se no registo das empresas.
Manage
Hoji Papucides outro guebas.não acredito nisso.deve ter arruinado um outro negocio para ter esse.
Manage
Marcelo Mosse Pois falta mesmo uma dimensao de tracking dos negocios que essas empresas ganham a partir de contratos com o Estado. Mas creio que ja ha algum conhecimento sobre o contexto em que as parcerias publico privadas sao estabelecidas, maioritaritariamente geradas por elites politicas que depois se acoitam nos fundos publicos que vao alimentar tais parceirias com o Estado, sendo essas elites o parceiros privados. A sistematizacao desses aspectos, nomeadamente actores, sectores, montantes, etc eh de facto ainda incipiente. Mas chamo a atencao para um outro debate: ninguem eh proibido de ter empresas mas ao longo deste todos anos as chamadas elites politicas endinheiraram-se no Estado mas nao foram capazes de fazer o take off, para se estabelecerem como empresas produtivas, rentaveis e empregadoras. As poucas que existem subsistem da manipulacao do procurement, e algumas em areas sensiveis como o sector das eleicoes. Ha anos escrevi um paper com o Joe Hanlon sobre alguns sinais desse shift de empresas mamadeiras para empresas robusta, defensoras do interesse nacional e com algumas possibilidades de se internacionalizarem (que eh dai onde vem a verdadeira riqueza); arrolamos alguns exemplos mas, creio eu (nao sei o Joe) que a nossa hipotese foi completamente invalidade pela realidade crua dos factos.
Manage
Marcela Chivale E rico cada
vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre estamos lixados.
Manage
Sofia Dos Santos Obrigada por esta informação importante, Marcelo Mosse. O CIP deve actualizar a sua base de dados de interesses empresariais dos dirigentes políticos. Urge também fazer mais e mais a divulgação das ligações empresariais, em diagrama, por exemplo...
Manage
Maria Helena Moura A historia repete se... nada de novo na frente oriental... excepto o balde dd agua fria para quem pensou que er diferente...
Manage
Sofia Dos Santos Para mudar tem de haver muita pressão. E com a credibilidade abalada é um bom momento...
Manage
Raul Novinte Eu nem credito, ou descredito dou a governação do Nyusi por ele não ser um Presidente verdadeiramente eleito em Moçambique. Confesso que me custa chamar-lhe de Presidente. O Nyusi foi o meu diretor executivo mas apesar disso nada me contenta em lhe chamar Presidente sabendo que ele não foi eleito mas lhe foi dado o poder pelo CNE e CC. Essa é a minha opinião. Para mim, um Presidente deve ser eleito pelo povo e não pelos orgãos eleitorais imperativos.
Manage
Desidério EC Chambo Salomao Moyane tambem deu o poder ao Filipe Jacinto Nyusi ao votar as favor dos resultados
Manage
Carlos E. Nazareth Ribeiro Gostei da frase: "...que seria ele a solução para PR de transição geracional...".
Manage
Mariaolinda Silva Che bastardagem em soma tutto mangia mangiaSee Translation
Manage
Sergio Mendes Agradeço gentilmente por almentar a minha alma. Abrcs
Manage
Jorge Ferreira Quando houverem concursos de prestação de serviços ao Estado,com um procurement aberto e sem influências,essas pseudo Empresas,delapidadoras dos dinheiros do Estado,fecham.Essas Empresas não dão emprego,fazem os negócios por telefonemas para quem decide(que também mama),depois abrem outra e,pior,não pagam Impostos e põem os lucros em off-shores.
Manage
Mutchay Mgbs Moiane porque razao nao morre essa tendencia de desacreditar o esforco de alguem, principalmente quando se trata de filhos de dirigentes... sinceramente.
Manage
Lionel Magul E alguem que nao e das minhas relacoes de amizade, ja lhe vi e lhe ouvi em plena TV alegando que mau tem em eles e os seus filhos serem empresarios de sucesso?
Disse mas, que em virtude de terem libertado este Pais do colonialismo, tem esse direito.
Direito de acambarcarem e delapidarem por completo os recursos naturais.
Tipico de Politicos Africanos...
Manage
Moty Farida Isto é vergonhoso demais

Sem comentários: